Política

MLSTP e PCD desmontam a tentativa do ADI de arrastar o Presidente da República para a crise parlamentar

No seu comunicado na última semana o ADI, lamentou o facto do Presidente da República ter ouvido representantes dos partidos PCD e MLSTP no âmbito da crise parlamentar, e não ouviu as outras forças políticas. MLSTP e PCD explicam em que circunstâncias foram recebidos pelo Presidente da República.

O MLSTP que nas vésperas da sessão plenária da passada quarta – feira, reuniu-se com o Presidente da Assembleia Nacional, Evaristo de Carvalho, numa missão de boa vontade para tentar evitar a contenda que veio a eclodir, diz que fez a mesma intervenção junto ao Presidente da República, mas a seu pedido. «O MLSTP/PSD tomou a iniciativa de solicitar audiências ao Senhor Presidente da Assembleia Nacional e a Sua Excelência Senhor Presidente da República, no intuito de buscar deste último uma magistratura de influência que pudesse favorecer o bom senso para uma solução pacífica e viável», refere o MLSTP/PSD, desmentindo assim a posição da ADI reflectida no comunicado da última semana, que deixou no ar a ideia de que o Chefe de Estado teria convidado uns e ignorado outros.

O PCD foi mais esclarecedor no desmentido ao ADI. «é de todo importante esclarecer que a audiência concedida pelo Presidente da República aos membros da Direcção do PCD, foi a pedido do partido, com o objectivo de informar ao mais alto magistrado da nação das diversas questões que eram e continuam a ser preocupação do PCD, mormente a crise que se vem arrastando na Assembleia Nacional, após o abandono dos membros da Mesa desse órgão legislativo em plena reunião plenária. De qualquer modo, todos os santomenses em geral, organizações políticas, religiosas, empresariais, profissionais e outros, têm o direito constitucional de solicitar, assim querendo, audiência ao Presidente da República», declarou Sebastião Santos.

O MLSTP por sua vez, repudia, «a tentativa do ADI de arrastar, de forma maliciosa, Sua Excelência Senhor Presidente da República para a crise em que o principal responsável é o próprio ADI».

O tratamento dado ao comunicado da ADI pela TVS, lamentando a alegada parcialidade do Presidente da República, mereceu reacção do MLSTP. «A Comissão Política do MLSTP/PSD repudia a manipulação grosseira conduzida pelo Coordenador da TVS, militante do ADI, que abusivamente apresentou as imagens de Sua Excelência Senhor Presidente da República, numa atitude de desrespeito pelo Presidente de todos os são-tomenses, dando continuidade ao clima de desrespeito e de insultos que o ADI quis impor aos são-tomenses durante as eleições presidenciais», frisou Fernando Maquengo.

Abel Veiga

    28 comentários

28 comentários

  1. BRUNO DAS NEVES

    20 de Fevereiro de 2012 as 10:51

    Muito bem, de facto preocupa-me a forma como o coordenador da TVS se vem fazendo noticia isto acho eu so na referida televisao, e lamento, ele esta escolhendo caminho erado como um bom jornalista que a tempos foi, isso pra mim sem duvida tem haver com corrupcao, tambem pra chegar onde chogou, nao contou so o merito, ha alguma coisa ai escondido, e por outro lado o ADI, esta procurando um bod ispiatorio pra tentar enganar-nos, mas ami eles nao enganam, porque so quem nao acompanha o evoluir do nosso dia dia pode ir na conversa desses politiqueiros. Ainda pensam eles que o povo esta dormindo, voces que acautelam!

    • Calibre-12

      20 de Fevereiro de 2012 as 12:11

      Então não tem a ver com corrupção?
      Tem tudo a ver com corrupção.
      Digo mais, um grupo de trabalhadores da TVS ficou de apresentar uma queixa no Ministério Publico para se averiguar a origem do dinheiro que Oscar Medeiros tem nas gavetas do seu gabinete para pagar “em dinheiro vivo”, as pessoas que fazem trabalho pró-ADI.
      A TVS é neste momento a grande decepção da nossa jovem democracia.

      • olho grande

        20 de Fevereiro de 2012 as 14:26

        pessoas como vc, apoiante da corrupção precisam ser condenadas a pena máxima como eles, toda gente sabe que vcs são falsos e que tds estes expedientes dados por PCD E MLSTP são manobras estudadas para derrubar o governo

      • BRUNO DAS NEVES

        20 de Fevereiro de 2012 as 14:41

        Ha se confirmar, podemos dizer que o nosso jornalismo esta seria compretida. E isso mostra quanto esta enraizado a corupcao na nossa sociedade. Digo-vos muito sinceramente, estou decepcionado com este pais, pela forma como aas pessoas buscam meios pra atingir seus objectivos.

    • olho grande

      20 de Fevereiro de 2012 as 14:32

      deixem o governo trabalhar e para de inventar, este povo já conhece artimanhas dos homens do MLSTP e PCD que que só querem o poder para lapidar, vocês já tiveram o poder na mão durante muito tempo e não fizeram nada a não ser roubar e destruir, deixem o ADI cumprir o seu mandato que o povo no fim julgara

  2. flasóóóó

    20 de Fevereiro de 2012 as 10:57

    Que vergonha por parte de ADI!

    • realista

      20 de Fevereiro de 2012 as 11:11

      flasooo fica sabendo k mlstp e pcd ali tambem nao tenhem anjos 90 por cento foram vermes de desvio publico nao te esquessamos

      • realista

        20 de Fevereiro de 2012 as 11:12

        nos esquecemos>.

  3. Maiker

    20 de Fevereiro de 2012 as 11:22

    O partido no poder está a usar a comunicação social para conseguir os seus objectivos. Está a enganar o povo de S.Tomé e Príncipe. O maior protagonista da crise parlamentar é o partido ADI e o presidente de assembleia de faz de conta o senhor Evaristo Carvalho. O Evaristo Carvalho está desrespeitando a lei o este senhor pretende a todo o custo ganhar um deputado ao ADI, depois diz que agiu segundo a sua consciência.
    O governo do ADI não está a conseguir dar resposta, é um governo sem imaginação por isso está a enganar o nosso povo e incluir o presidente da república nessa confusão.
    O deputado em causa fez pedido de renúncia, o pedido de renúncia foi assinada pelo mesmo, como é possível pássalo a independente. O ADI quer ganhar mais um deputado porque sabe que pondo ele independente está ao serviço do ADI.
    O governo de ADI em vez de preocupar com a sua desastrosa governação está a a usar a cominação social, arranjando comentadores políticos que nada sabe de lei, iletrados para comentar ao seu favor.

  4. Maiker

    20 de Fevereiro de 2012 as 11:26

    O partido no poder está a usar a comunicação social para conseguir os seus objectivos. Está a enganar o povo de S.Tomé e Príncipe. O maior protagonista da crise parlamentar é o partido ADI e o presidente de assembleia de faz de conta o senhor Evaristo Carvalho. O Evaristo Carvalho está desrespeitando a lei, este senhor pretende a todo o custo ganhar um deputado ao ADI, depois diz que agiu segundo a sua consciência.
    O governo do ADI não está a conseguir dar resposta, é um governo sem imaginação por isso está a enganar o nosso povo e incluir o presidente da república nessa confusão.
    O deputado em causa fez pedido de renúncia, o pedido de renúncia foi assinada pelo mesmo, como é possível pássalo a independente. O ADI quer ganhar mais um deputado porque sabe que pondo ele independente está ao serviço do ADI.
    O governo de ADI em vez de preocupar com a sua desastrosa governação está a a usar a cominação social, arranjando comentadores políticos que nada sabe de lei, iletrados para comentar ao seu favor.

  5. tomachó

    20 de Fevereiro de 2012 as 11:28

    ADI,Evaristo Carvalho,Patrice,TVS são a causa de toda a crise que está gerando na Assembleia.Sabem o que foi o Amândio Pinheiro fazer em Portugal?-Mas eu sei.

    • BRUNO DAS NEVES

      20 de Fevereiro de 2012 as 14:15

      Eu particularmente estou muito interessado em saber, podes me dar uma dica?

  6. juventude

    20 de Fevereiro de 2012 as 11:32

    Também acho.Estou plenamente de acordocom o tomachó.

  7. vozdarazão

    20 de Fevereiro de 2012 as 11:38

    Não sou político;não sou jurista nem tão pouco analista político;-mas à olhos nús como estudante e jovem que sou – o que está passando na assembleia é pura brincadeira de mau gosto por parte de ADI-Eles sim estão gerando crise na assembleia.Porque problema de Amândio e PCD deve ser resolvido entre eles.Que tem ADI a ver com isto.Conclusão então é que:
    EXISTE NEGOCIATA ENTRE AMÂNDIO E ADI!!!sejamos claros e honestos.

  8. Lévé-Léngue

    20 de Fevereiro de 2012 as 11:53

    Meus senhores,
    Não bastam as péssimas relações com os Juízes, a crise na Assembleia, agora querem também provocar o Presidente da República? Até parece que só o Governo é o perfeito órgão de soberania!!! Se ADI se sente tão mal assim na governação ao ponto de não cumprir com as promessas eleitorais, sejam mais claros e precisos, mas sem ter que envolver outros órgãos e entidades nessas brincadeiras.
    O povo já está desapontado com essa governação, mas ainda assim faz um esforço para “deixar-vos trabalhar”, acreditando em dias melhores. BASTA DE DECEPÇÕES E CONFUSÕES!!!

  9. Justino Manuel Abreu dos Ramos

    20 de Fevereiro de 2012 as 12:41

    Senhores de MLSTP e de PCD, não pensam, com esse comunicado que foi feita e publicada no jornal Tela nó vem nos convencer que são os melhores políticos e que os outros não são. Todo povo de santomé ja vos conhecem, e sabem quem são vocês e de peças são vocês.
    O que fizeram de pedir audiência ao sua Excelência o Presidente da República de esclarecer o que está a passar na Assembleia, para ser bom filho e um filho honesto, todo o povo conheçam as vossas peças e de quem são vocês. Não são os melhores são os iguais ou pior ladrões que existe na praça pública.

  10. Macalacata

    20 de Fevereiro de 2012 as 14:06

    Hee bila tata de ploco

  11. elizabeth dos Santos

    20 de Fevereiro de 2012 as 14:29

    a minha preocupação não tem nada haver com politica porque de politica não entendo, mas como santomense que gostaria de ver o meu pais a criar condiçoes para que um dia turismo fosse realidade mas infelismente quando se entrega a governação de um pais ou de uma cidade a quem so quer ter votos por simpatia e não por merito para estar no poder resultado o que se vem constatado ao longo das ultimas semanas na bonita mariginal ex praia de PM onde esta situada um museu , onde qualquer turista pode visitar não digo os santomenses porque se estão a distruir o espaço com quiosque falta de higiene e muito mais coisas feias não é admissivel que se possa conviver com tanta anarquia rua vedada ao longo do dia como se estivesse no mato não basta o mercado aos domingos na praia brasil onde qualquer estrangeiro que chega ao Pais aos domingos recebe boas vindas de tanta purcaria.qual será o proximo espaço de purcaria depois ex PM muito triste quando o Pais é governado so pensando nos votos

  12. lino

    20 de Fevereiro de 2012 as 14:35

    Amigo vozdarazão
    O raciocínio mais coerente é o que voçê apresentou aqui.
    De facto´, o mais provável é estar o ADI em negociatas com o Amândio.
    E é vergonhoso de facto.
    De certeza que é o que se está a passar neste momento.
    NEGOCIATAS.
    Uma vergonha! Assim, nem o amândio é sério, nem a ADI é um partido sério.
    Mas tb sabemos que política em s.tomé e principe é feita de jogo sujo.
    “GATO e RATO”…a ver quem se safa melhor.

  13. lapalala do bairro

    20 de Fevereiro de 2012 as 14:43

    a.d.i tem razao politica em stp e desafio
    mlstp e pcd sao bandidoa

  14. Espirito Santo

    20 de Fevereiro de 2012 as 15:09

    Continou a dizer, MLSTP E PCD são dois partidos que só querem estar no poder, para roubarem ao povo e maias nada. Corruptos, saqueadores da Republica. Maleficos oportunistas. só sabem viver pensando mal e fazendo mal.

  15. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    20 de Fevereiro de 2012 as 16:39

    ADI, corrage só mano!.. Aguênta Mano.
    O pior de tudo ainda sem maioria parlamentar, na democracia não dá Mano!..
    Vamos ver até onde isto vai para!.. So com precidencialismo.

  16. fia luxinga

    20 de Fevereiro de 2012 as 19:34

    Isto é uma artimanha, já conhecido do MLSTP/PSD (Macacos velhos) basta não termos memorias fracas e recordamos as primeiras eleições livres, na qual PCD/GR, conseguiu vencer e formaram primeiro governo democraticamente eleito em STP, a situação foi idêntica, até que o eis 1º Presidente também democraticamente, dissolveu parlamento, logo criaram governo de coligação encabeçado por MLSTP, estes não sabem ficar na oposição por serem os que mais praticam corrupção neste pequeno país ( ilha)

    Somente para recordar

    1- Qual foi partido que assinou acordo com validade de 99 anos, qual foi benefio para povo?
    2- Quem assinou um outro acordo (recentemente) para reparação do aeroporto de S.Tomé? Qual quantia ira investir governo Angolano?
    Quanto tempo terão direito de explorar o nosso aeroporto?
    Qual será contrapartida para os santomenses

    Abram os olhos quem rouba nunca diz que sou eu mas sim é ele e são sempre os primeiros a opinar

  17. santa catarina

    21 de Fevereiro de 2012 as 8:26

    “MLSTP e PCD desmontam a tentativa do ADI de arrastar o Presidente da República para a crise parlamentar”
    Quer o MLSTP quer o PCD são duas velhas raposas conhecidas. Naõ desmontam nada ADI, fala de factos e não levanta suspeita.Levaram a ordem do dia ao PR e tudo o que passou na Assembleia já era do conhecimento previo do PR.Este truque são conhecidos desde os protagonista.Não é necessario ser esperto e basta estar atendo logo o PCD e o MLSTP a solicitarem audiencia quase em simultaneo nas vesperas da plenaria.
    O que faz o MLSTP nesta confusão! Quer mais uma vez ganhar um primeiro ministro nas secretarias.
    Estão anciosos e cheios de dividas e querem delapidar os fundos publicos para pagar e viverem como se fossem altos senhores.
    Quem mata com ferro com ferro morre.
    É pena que o delfim consegue enganar a todos e fazer o seu jogo.
    Abra os olhos MLSTP/PSD dito partido historico mais de experiencia não tem nada.Cometendo sempre os mesmos erros. Ganhe as eleições e governa e não vai a boleia do outro que nunca ganhou eleições e que estar no poder.

  18. ôssobó

    21 de Fevereiro de 2012 as 8:33

    caros colegas, eu nao sei como é que nos estamos a brincar com nosso pís!
    Deveriamos estar a falar como pagar Brasil os 5,000,000.00 de dolares de STP trading, navio Principe como fica,Doca de pesca o chamado”cavalo branco”, se vale todo dinheiro investido,deviamaos perguntar quando é que começa obras no aeroporto de Sao Tomé, isso sim intereça Sao Tomé, nao luta devido deputados,que nao influenciará em nada a vida dos
    Pobres deste país. obrigado

  19. tartaruga

    21 de Fevereiro de 2012 as 11:54

    “êle mandá cú a cá lemblá nguê…”
    No tempo de Fradique todo este problema na assembleia já estaria resolvido.estes homens do ADI estão a abusar da nossa população.Estão a gozar com a paciência do Pinto…guadá!

  20. Hmendes

    21 de Fevereiro de 2012 as 12:50

    Vão brincado,ade chegar momento que será o povo a brincar.Cabeça de alguem pagará tudo isto.

  21. Ana de Ceita

    29 de Fevereiro de 2012 as 15:02

    Boa ADI fizeram bem , O delfim esta com medo, porque no passado ele comprou 4 deputado do ADI e hoje tem esta chorando , çuba ku moiha damion ,alexandre po ta ceto. O pior é o Xavier mendes que tornou criança do Delfim , é puchado na gola para assentar na Assembleia. Força do dinheiro do povo que o Delfim roubou durante a obra da DOCA e STP TRADING Bandido

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo