Política

Presidente da República visita África do Sul a convite do seu homólogo Jacob Zuma

O Presidente Pinto da Costa que deixa São Tomé, as 9 horas de hoje com destino a África do Sul, responde a um convite do seu homólogo Jacob Zuma. A visita oficial de 4 dias, vai permitir o relançamento da cooperação entre São Tomé e Príncipe e a maior potência económica do continente africano.

Note-se que o Chefe de Estado sul-africano, pretendia em Setembro do ano passado, marcar presença na tomada de posse de Pinto da Costa como Presidente de São Tomé e Príncipe. Por questões de agenda fez-se representar no acto pelo seu vice-presidente. É a primeira vez que um Chefe de Estado são-tomense é convidado pelo seu homólogo sul-africano, para visitar oficialmente o país que se afirma cada vez mais como o pulmão económico da África Austral.

Consequência da visita de Estado à África do Sul, Pinto da Costa suspendeu a presidência directa ao sector da Justiça. O exercício de magistratura activa, será retomado no próximo dia 30 de Maio.

A visita de Estado à  África do Sul termina no dia 27 de Maio.

Abel Veiga

    27 comentários

27 comentários

  1. dPires

    24 de Maio de 2012 as 8:25

    São apenas 4 dias, 20% dos dias de férias de um Senhor. Vai e representa o Estado, porque é ao Senhor que compete fazê-lo, salvo as disposições previstas na Lei.

    Que volte dentro do prazo e retome a “Presidência Aberta” porque o povo espera por si.

    Antxehóla bilá, Sun Plegidente!

    • Ôssôbô

      24 de Maio de 2012 as 12:12

      É verdade! É assim que se constrói um país! Viva Pinto!!!

  2. João Ninguém

    24 de Maio de 2012 as 8:33

    Pinto sai 4 – Patrice sai 20!

  3. Teixeira

    24 de Maio de 2012 as 9:31

    Caros Compatriotas, deixam dessas maninhas de fazer compareções absurdas.
    Por favor, em nome de STP, deixam o Pinto e Patrice trabalharem.Tenho dito.

    • Ôssôbô

      24 de Maio de 2012 as 12:13

      Concordo consigo! Por vezes essas opiniões só atrapalham. Deixemos os governates trabalharem!!

    • Chacará, Madre Deus, Almerim, Bombom

      24 de Maio de 2012 as 13:58

      Mas trabalhar o quê meu Deus? Que trabalho o Patrice Trovoada está a fazer neste nosso S.Tomé, meu Deus???? Viajar? Viajar? Viajar? Prometer? Prometer? Prometer?
      Sinceramente que eu não vejo trabalho nenhum. Senão vejamos: a corrupção aumentou? Sim.
      A pobreza aumentou? Sim.

      A transparaência aumentou? Não.
      Há mais confusão e trapalhadas na Justiça? Sim.
      A educação melhorou? Não, piorou.
      A saúde melhorou? Não, piorou. Há mais pessoas a morrerem de paludismo, por exemplo, há menos meios médicos e medicamentos para tratar doentes.
      Patrice está a vijar mais e arranjar m ais dinheiro para o orçamento de estado? Sim, está a viajar mais mas a arranjar menos dinheiro para o orçamento do estado. Então, em que ficamos? Que trabalho o Patrice está a fezer? Sinceramente q

      • Corrupção

        24 de Maio de 2012 as 17:50

        Tem outra, ainda não criou um unico posto de trabalho para jovem… Neste STP só tem um ministro a trabalhar, ele chama-se Agostinho Fernandes… Unico ministerio que lança concurso para contratar jovem é sinal que algo está sendo feito por esse senhor… Ministerio da Finanças anda parado. A unica coisa que ministro das finanças fez foi aranjar tacho para 6 meninas ou seja compadrinho na sua pior especie. Porque será que só as meninas do senhor ministro têm direito de estagiar no ministerio da finanças sem qualquer concurso publico(eu chamo a isso corrupção). Mais Patrice prometeu nos mais transparencia na administração publica… Maldita foi a hora que votei no ADI… Por mim essa gente já deviam ser corridos do poder… é só passear de avião… Credo meu Deus! Rafael Branco peço lhe meu perdão, podes voltar eu estive enganado!..

  4. gente

    24 de Maio de 2012 as 11:36

    Senhores DOUTORES COMENTADORES de Tela Nom. Haja paciência!

    Alguém pode me dizer o que é governar um país pobre e que nunca foi auto-sustentável e que depende dos outros?

    Alguem, nesse contexto de crise pode me dizer como podemos encontrar dinheiro para suportar as despesas de investimento?

    Alguém pode me dizer como é que o Primeiro Ministros, Ministros vão convencer os outros se ficarem apenas na nossa ilha. Será que com a crise os outros é que vão ter connosco ou devemos ao menos ir lá ter.

    BAsta de criticar tudo.

    MAs uma coisa é certa. Há muitos senhores doutores na Administração, nos Ministérios, até na Presidência da República que não têm nada a fazer e andam a fazer serviço de contra informação/desinformação contra o Governo. Nada mais que isso.

    Temos que juntos encontra formas de dar a volta sobre a difícil situação em que vive o nosso povo.

    Que partido faria melhor para STP neste periodo de Crise.

    Quero resposta, senhores doutores comentadores.

    Fui…

    • Resposta

      24 de Maio de 2012 as 16:44

      Que tal aprenderemos a gerir os recursos que tivermos e passar a ser um pais economicamente independente das ajudas.
      Quando eu era menino e esticava a mao em gestos de pedido por vezes os mais velhos aplicavam uma palmadita na mao me ensinando que andar de constantemente de maos estendidas e muito feio.
      Que tal parar para pensar o que podemos fazer com o que temos?
      Que tal organizar o país para que possa aproveitar da melhor maneira todo o apoio recebido?

  5. amem-aleluia

    24 de Maio de 2012 as 11:42

    Gente

    Também concordo que devemos cada um é mais é trabalhar e deixar de fazer críticas baratas.

    Alguém que vê os comentários pode com razão dizer que este povo tem um nivel de cultura politica e de conhecimento muito baixo.

    Só vivemos de fofocas e disse que disse.

    Vamos apresentar soluções. Água mol, pedra dura. Bate bate até que fura.

    Um bem haja…

  6. Nós

    24 de Maio de 2012 as 11:47

    O Pinto da Costa devia viajar mais e pôr um “STOP” no Patrice. Um Presidente é muito mais respeitado lá fora do que um Primeiro Ministro. O Patrice Trovoada de tanto viajar, começa a ser visto como um vagabundo.

  7. jose carlos

    24 de Maio de 2012 as 12:09

    Boa viajem.Que trague novidades ao país;não faça como patrice que quando chega – é só promessas e blefs.

  8. Madalena

    24 de Maio de 2012 as 12:37

    O Presidente não precisa pedir muita coisa, apenas duas a tres considerações.
    1º Agradecer A Sul por ter desmantelado os homens da Frente, que invadiram em março de 1990 STP.
    2º Financiamento para construção de um aeroporto como o de Cabo Verde.
    3º Bolsa de Estudo.
    Boa viagem
    o povo agradece se 50% desse pedido for realizado.

  9. mé-zochi

    24 de Maio de 2012 as 14:47

    O primeiro ministro tem sido um pato, ñ foi convidado para Taiwan, mas fez pato, ñ foi convidado para Russia, queria fazer pato, assim ñ da.

    • TVSA-Televisão Santomense Aberta

      25 de Maio de 2012 as 10:56

      Mesmo assim Patrice teve a coragem de dizer aos jornalistas estrangeiros em entrevista de que “ELE NÃO É SUBORDINADO DE PINTO DA COSTA”,como publicado no pasquim de Ambrósio Quaresma em 24/05,pasquim este financiado por ADI e Patrice Trovoada.E visitem só este diario digital e vejem o que Ambrósio escreve sobre a saída de Pinto da Costa para àfrica de Sul;relação que faz com a decisão de saída por parte da assembleia,etc.-Que vergonha.!!!!!Ontem defendia uma coisa;hoje é totalmente diferente-capanga autêntico de PT.Se quiserem bem saber sobre mais papel sujo deste dito jornalista-Acompanhem o programa Noite Tertuliana da Rádio Tropicana aos sábados-21h;domingos-13h e quartas-19h30.Quando ele não está no auditório-faz intervenções por telefones-sempre com único propósito-sair em defesa de ADI Governo e Patrice Trovoada. Acham que à estes indivíduos,deve-se considerar jornalista? Vejam só a foto de Pinto que faz manchete na notícia de visita à Africa do Sul no cabeçalho deste pasquim digital……..

  10. Põe boca não tira

    24 de Maio de 2012 as 15:32

    Cara Madalena, Tomara que ele consiga…….
    Se ele não for uns do patrice que vem delapidando esse povo com viagens infundadas e promessas falsas e futeis, se ele usar a influencia e postura do chefe de Estado que sabe podemos conseguir alguma coisa.

  11. Joao Pedro

    24 de Maio de 2012 as 15:57

    Criticar faz bem a democracia, quem não deve não teme, se o Patrice está de facto a trabalhar bem, então que se apresente provas evidentes em quase 2,5 anos de Governo….. Portanto creios er ligitimo os são-tomenses cobrarem….

  12. Papagaio

    24 de Maio de 2012 as 17:43

    O PRESIDENTE FOI ELEITO PARA SERVIR O POVO DE SAO TOMÉ, POR ISSO DEIXA-LHE SERVIR.É melhor um presidente ou um ministro viajar em bem estar do povo duque o povo todo viajar em prol do PaÍs.Até já.

  13. Estudei mais estou frustrado em STP

    24 de Maio de 2012 as 18:01

    Pinto meu Presidente quero que faça Presidencia direta no ministerio das Finanças… Quando lá chegar perguntas as meninas que o ministro das finanças colocou a estagiar de que forma elas foram lá parar, se por acaso participar em algum concurso publico transparente. Senhor presidente jovens com melhor CV são excluido a favor da corrupção dos senhores ministros e senhores poderosos directores da chamada DAF dos ministerios…. Senhor presidente muita corrupção nos concursos publicos para selecção e recrutamento de jovens quadros… Peço apoio para acabar isso!

  14. Fruta pão

    24 de Maio de 2012 as 18:36

    Vamos ver o que Pinto irá trazer para STP,

    Viva STP!

  15. N.C

    24 de Maio de 2012 as 19:26

    Por cetcismo,essa visita do chefe de estado ja fora planificada ou e uma visita relampago?Ao que se deve essa visita quando existia uma uma presidencia aberta com objectivos,horarios pre estabelecidos,justamente na altura que iria visitar um dos sectores mais criticos do pais?Ate ja imaginava que o Presidente sofre de tonturas ao viajar ou reumatismo quando se senta umas horas a mais,pois ja se declinou tantos convites para o exterior.Haver vamos……

  16. Moralista

    24 de Maio de 2012 as 19:46

    O Zuma parece que tem 5 mulheres e arranjou uma nova….

  17. mosssad

    24 de Maio de 2012 as 20:00

    Traga boas coisas e nao tome o exemplo do Zuma que tem varias esposas, e mandou pintar um trabalho de um artista em que apresentava as partes genitais do Zuma numa pintura…..

  18. Joven Santomense

    25 de Maio de 2012 as 8:39

    Que vergonha!Deixem os nossos governantes trabalharem.Deixem de fofoca e trabalhem, ajudem S.Tomé sair da crise,que vergonha!!!!

  19. Joven Santomense

    25 de Maio de 2012 as 8:41

    Que vergonha!Deixem os nossos governantes trabalharem.Deixem de fofoca e trabalhem, ajudem S.Tomé sair da crise,que vergonha!!!!
    O povo agradece pela paz….

  20. Conóbia cumé izê

    25 de Maio de 2012 as 12:37

    Africa do Sul /ANC sabe que pagamos muito caro, pela expulssão dos Aviões dos RACISTAS sul africanos.Pinto da Costa esteve sempre ao lado do POVO SUL-AFRICANO e da ANC. Chegou a hora da COOPERAÇÂO técnica e científica de Africa do Sul aterrarem STP e contribuirem defacto para o nosso desenvolvimento!…Fui

  21. macho_men

    26 de Maio de 2012 as 2:02

    Ao Moralista quero dizer o seguinte:

    – Acho muito bem o Zuma ter 4-5 mulheres. Homem tem que ser macho mesmo

    Aqui em Africa o homem tem que pensar é mesmo com a cabeça de baixo e não com a de cima

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo