“Fui, abri, o governo que execute”

Assim o Presidente da República resume a sua visita de 48 horas à África do Sul. Ao convite do seu homólogo Jacob Zuma, abriu as portas da potência económica africana, para São Tomé e Príncipe aproveitar oportunidades. Pinto da Costa deixou recados no seu regresso da África do Sul.

«Nos nossos discursos dizemos sempre que São Tomé e Príncipe, tem que se abrir ao mundo, buscar parceiros, investir. Creio que muitas vezes esquecemos  dos amigos mais perto», afirmou Pinto da Costa, num recado, que o país entendeu.

O Chefe de Estado são-tomense, que se fez acompanhar pelo Presidente do Governo Regional do Príncipe, José Cassandra, disse que no encontro com o seu homólogo Jacob Zuma, foram abordadas múltiplas questões, com destaque para a «cooperação actual e futura entre São Tomé e Príncipe e a África do Sul. Estou convencido que esta visita vai abrir perspectivas para uma cooperação mais intensa entre os nossos dois países», referiu o Presidente da República.

Para que não restem dúvidas sobre o resultado da visita ao país africano, economicamente mais desenvolvido, Pinto da Costa concluiu «fui, abri, o governo que execute».

Abel Veiga

  1. img
    Cunha Com padrinho na cozinha Responder

    Qual governo?! Esse de Jato privado viajar e mais viajar… Senhor presidente, senhor pode esperar sentado! Patrice está burifando para tudo e todos.

    • img
      Maiker Responder

      O patrice Trovoada anda a gozar com o povo.
      Esse governo é o governo de problema, tem que se fazer alguma coisa porque o turista do Patrice Trovoada não faz outra coisa a não ser viajar.
      O governo está formado por incompetentes, a incompetência é tanta que dentro de 8 ministros se tiver um ou dois competentes é muito.
      Oquê que a ministra de saúde está a fazer, desde de quando essa senhora tem competência para dirigir uma equipa de médicos? O quê que o senhor José Manuel Carneiro, vulgo Cubila está a fazer na Direcção do Hospital Ayres de Menezes? Que provas este individuo deu para o pais? Oquê que o Olinto Daio está a fazer no ministério de Educação?
      Patrice Trovoada não tem amor com este povo, esse senhor só sabe viajar e anunciar projectos que nunca irá concretizar, enquanto os estudantes com meses de bolsa em atraso, os estudantes de Portugal a um ano sem receber nada do governo muitos estão a abandonar a universidade porque não têm o que fazer

      • img
        Palacio do Povo Responder

        Pinto da Costa devia chamar Patrice para palacio, entrar com cinto muito bem entrado, assim ele aprenderá a respeitar gente grande, ainda por cima quem tem idade para ser o pai dele. Esse menino mimado parace que não tomou sotche flima! Anda muito mal educado!!!!!!

        • img
          Eu Responder

          Por puderem fazer e desfazer das palavras cada um entra na net e faz o que quer. Insultam os outros e fica por isso mesmo, criticam e fazem pior, deste jeito achas que estão a contibuir com alguma coisa. Seus palermas

  2. img
    ch Responder

    penso que o presidente da republica, cometeu um erro, ele em pleno exercício da presidência aberta viaja, agiu muito mal, não termina um coisa e já começa outra…

    • img
      Helves Santola Responder

      Xê…. visita de 48H vai prejudicar alguma coisa??? Fonix…. porquê o apela à mais burocracia?? Não leste a matéria? Ñ percebeste que ele foi abrir as portas do país para cooperação com África do Sul?? Que coisa, vcs se prendem a esse tipo de coisas, por isso estamos onde estamos…. só alegria!

      • img
        FIJALTAO Responder

        Xiu, convém ler bem a mensagem do presidente que pouca palavra basta; ou seja o governo que faça o resto porque a parte fundamental, o presidente já fez! Agora resta saber se este governo tem ministro dos negócios estrangeiros a altura ou que fique o retso a cargo do superministro e recordista em viagens e promessas o sr. Patrice Trovoada de o fazer, ou só reta a assembleia mais alguns dias ou meses pedir ao presidente da república que dessolva a assembleia e marque novas eleições para que haja homens com capacidade em tomar rédeas do país.

  3. img
    Chacará, Madre Deus, Almerim, Bombom Responder

    Muito bem senhor Presidente. Bom trabalho. Sem espalhafato mediático nem promessas diabólicas, o senhor está a trabalhar para o futuro do país como já fizera em relação a Angola. Enquanto outros andam 20 dias na engorda pelo mundo inteiro para chegar ao país e começar a falar em “centros comerciais maiores de Africa”, Portos de Água Profundas” e outras coisas que não saem do papel.
    O senhor é que deveria estar a governar este país. Eu já estou farto de tanta gabarolice e mentira de pessoas que só andam a enganar o povo e a encher os seus bolsos enquanto os hospitais não têm medicamentos; o paludismo aumenta no país; a pobreza e a miséria aumentam no país; os bens de primeira necessidade estão cada vez mais caros; os estudantes estão sem bolsa lá fora há mais de 6 meses; etc. Foi para isto que este homem foi para o governo e disse para deixarem ele trabalhar? Sinceramente! Diabo leva senhor para inferno.

    • img
      Cunha Com padrinho na cozinha Responder

      Paciencia já está a esgotar se… Temos que sair a rua para pedir a Patrice o seu regresso emidiato a sua terra natal Libreville Gabon.. Allez monssieur Patrice au Gabon.

      • img
        pagagunu Responder

        Estas é com muita presa para teu MLSTP, voltar para o poder, para voltar o roubo, a desordem,para clientilismo, este governo vai até ao fim.

    • img
      Eu Responder

      Se desse para vermos o seu rosto aí sim saberiamos se tambem ja estiveste lá ou não. Volta e meia já foste ministro ou primeiro ministro que andou a engordar com o dinheiro do povo e hoje vem aqui botar banca como se fosse o mais honesto. Toma vergonha na cara, vai trabalhar. Quem esta por de tras dessas palavras pode muito bem ser um antigo ministro que andou a comprar carros e casas com dinheiro de projecto. Apontar o dedo oa outro lhe convem hoje e ontem, o senhor fez oq?

  4. img
    dPires Responder

    BOM TRABALHO!

  5. img
    TVSA-Televisão Santomense Aberta Responder

    Muito bem Sr. Presidente!
    E foram apenas umas horas: Esperemos que o Patrice acate bem o seu recado “Fui,Abri e o Governo que execute”.As portas estão abertas.Esperemos ainda que o Governo não venha a comportar da mesma forma como aconteceu com a rejeição do apoio financeiro de Angola,contactos estes feitos por V/Excia aquando da visita em Angola. e que realmente não esqueça de …..”nossos visinhos mais próximos”; muito embora o PT diz que “NÃO É SEU SUBORDINADO”. Resultado: Quem paga a fatura cara é a POPULAÇÃO…..

    • img
      jovens desempregados Responder

      Enquanto Dr Pinto da Costa está dando no duro,Patrice Trovoada viajando como turista com Varela,vem ainda com grandes insultos ao Sr Presidente da República.
      Olhem e ouçam em :
      http://youtube.com/watch?v=KqMo3c8xWRk

  6. img
    dPires Responder

    Não te preocupes, meu caro.
    O destino do sr. Patrice(ADI) e do seu “Governo” esta certo e definido: APENAS UM DEPUTADO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES… e esse deputado será eleito somente por todos aqueles que andaram na engorda durante a sua governação….Porque o povo de STP( o povo que tem tanto sofrido)…nem com todo o banho do mundo cairá no mesmo erro!

    VIVA STP!
    VIVA OS SÃO TOMENSES!

  7. img
    Cunha Com padrinho na cozinha Responder

    STP é um país cheio de azar. Agora que Deus nos deu um presidente serio e adulto, eis que nos aparece um primeiro ministro turista, brinca na areia e muito infantil…

    • img
      l Responder

      Muito azar mesmo. Tomamos independencia num dia aziago.

  8. img
    jojo Responder

    Bom trablho Excelencitíssimo Senhor PR.

    Este governo está a desgraçar este País.

    Temos que prestar muita atenção.

    PR, AN, STJ cuidem do nosso país, porque está entregue ou seja está a ser governado por bicharadas…

    Fui

  9. img
    Teixeira Responder

    Afirmação do PR da Republica, demostra mais uma vez que todos nós devemos estar unidos, cada um fazendo a sua parte e dando o seu exemplo(FUI,ABRI, AGORA O GOVERNO QUE EXECUTE).Tenho dito.

  10. img
    Patrice Turista Responder

    Xê presidente saiu e já regressou, patrice ainda continua a passear la fora! Kê Kua! Haja paciencia para aturar esse filinho de papai…

  11. img
    Tiago Santos Responder

    Muito obrigado Sr. Presidente Manuel Pinto da Costa… espero que os outros imitem

  12. img
    DON VEIGA Responder

    este é o homem certo no lugar certo. pena é que os santomenses despertaram-se tarde.

  13. img
    BRUNO DAS NEVES Responder

    Haaaa, isso sim, despertamos mesmo mt tarde, mas nunca E tarde pra se fazer alguma coisa, diz o velho ditado “ANTES TARDE DO QUE NUNCA”. O nosso PR ainda vai mostra ao PT como se governa um Pais, o exemplo por ele dado mostra isso mesmo, viajou, e em menos de 48horas ja estava no Pais.

  14. img
    Maiker Responder

    Matrice Trovoada está a brincar com o povo, este homem até agora não fez nada.

  15. img
    mosssad Responder

    Despertamos muito tarde, colocamos o Cidadao certo e correcto na presidencia.. ate aqui tudo muito bem.. E O GOVERNO? sera que o chefe do Governo e o correcto???

  16. img
    Dondô Responder

    Que treta! Não basta apenas abrir, foi dito que quem danificou foste tu; portanto, deve reparar. É por isso que o povo depositou a confiança na sua pessoa.
    Ademas, um palavrão deste, «fui, abri, o governo que execute» faz transparecer que não existe a relação de proximidade, muito menos a boa relação entre às Instituições. Como é sabido, assuntos pessoais não devem ser misturados como o que são de interesse Nacional. As partes devem reunir-se e debater o que de melhor poderá beneficiar o País. O diálogo como forma de encontrar a solução para o problema deve prevalecer, contribuindo para a firmação dos cidadão.

    • img
      xnove Responder

      Por que não te calas mané…Deves ser um poeta de bico fechado

    • img
      XYZ Responder

      Tu es filho ou parente do Patricio? Sr filho da……
      O que e que o PT esta a fazer?Viajar , viajar e mais viajar. Diz-me que resultado palpavel das viagens do Patrice Trovoada. ZERRO.
      Aonde e que se viu um primeiro ministro abandona pais durante 20 dias so a viajar? O pais nao tem problemas? CREDOOOOOOOOOOOOO Patrice . Mas o povo tem culpa nisso tudo. O pai ja fez e agora e filho. E o que se diz tal pai tal filho.

  17. img
    Brito Responder

    E entao povo santomense ,o que estao esperando . Esse primeiro ministro ja demonstrou que nao tem capacidade de tirar o pais da situacao em que esta . Entao `e a vez do povo comecar a manifestar e tira-lo do governo.
    Nao podemos esperar que a casa caia pra depois fazermos a devida reparacao. Se o pilar de suporte nao esta fazendo o seu papel, temos `e substitui-lo antes que a casa toda va abaixo.

  18. img
    Bestide Menezes Responder

    O senhor presidente foi e abriu o que? Carecemos de uma explicação mais clara do que foi aberto para sabermos o que esperar do governo. Já estamos fartos de brincadeiras desses políticos sem escrúpulos.

  19. img
    abre olho povo sofredor Responder

    Mais um labe botas do Patrice. N encha o saco

  20. img
    jojo Responder

    Concordo plenamente com o Brito

    E entao povo santomense ,o que estao esperando . Esse primeiro ministro ja demonstrou que nao tem capacidade de tirar o pais da situacao em que esta . Entao `e a vez do povo comecar a manifestar e tira-lo do governo.
    Nao podemos esperar que a casa caia pra depois fazermos a devida reparacao. Se o pilar de suporte nao esta fazendo o seu papel, temos `e substitui-lo antes que a casa toda va abaixo.

    Não vamos aceitar que nos distruam a casa toda e deixar os pilares desmoronarem-se.

    Fui e fico

  21. img
    quente Responder

    Bestilde Menezes e Domdô são lambe botas do Sr. Patrice Trovoada o viajante incompetente.

  22. img
    sulila miranda Responder

    MÉDA MUITO ENH!!!
    Mas esse povo precisa sofrer para aprender a escolher. Quem sabe não é esse o chicote que o povo estva aprecisar para dar conta das coisas! Deixa la!

  23. img
    Fruta pão Responder

    Abre o que, para ser executado o quê?
    Fui

  24. img
    Argenezio Antonio Vaz Responder

    Muito bem, uns defendem o Pinto outros, o Patrice. Quem defenderà STP? Para mim aquele que defende STP, são aqueles que assinam contratos que tragam algo para o Pais. Actualmente, os SANTOMENSES são uns pedintes, pois, os politicos transformaram o POVO em pedinte.
    Quem atrazou o Pais durante os 15 anos apos a nosso gloriosa independencia?
    Pois, se os politicos prestassem contas, e pagassem o mal que fazem ao Pais, muitos não estariam ai a mandar bocas que são bons.
    Mas senão vejamos.
    Quem são os verdadeiros responsaveis pela nossa desgraça? Sera que é o governo de Patrice? Sera que foram os governos de Pinto. Todos têm responsabilidades, uns mais que outros. Não vale a pena dizerem ao contrario, pois os dados estão ai. Estamos desgraçados e pobres até na mente, na cabeça. Publiquemos os dados do Pais apos a independencia e depois veremos.
    Seria bom que cada um fizesse paz consigo mesmo, em vez de dizer que esta fazendo muito. Pelo que sei S.Tomé ja deveria ter um bom aeroporto com Africa de Sul. Fomos solidarios com Angola e hoje sera que estamos ser compensados. Imaginem quanto ganhariamos, tendo um aeroporto internacional desde à mais de vinte anos? Duvido muito , mas muito.
    Deveriamos ter sim o nosso aeroporto, pois hoje estariamos com o nosso aeroporto moderno. Vejam Cabo Verde. Logo apos a independencia, devido a esperteza de alguns limitamos estar na nosso gleba, sermos pequenos, pedintes, sem orgulho, so passados quase 4 decadas, nos dizem para abrirmos ao exterior. Muito engraçado

  25. img
    Madalena Responder

    A nova constituição so traz problemas!
    Tem de haver exercicio de poder com muita lealdade e humildade.
    SE não for assim “Adeua Congó”

  26. img
    Palacio do Povo Responder

    Pinto da Costa devia chamar Patrice para palacio, entrar com cinto muito bem entrado, assim ele aprenderá a respeitar gente grande, ainda por cima quem tem idade para ser o pai dele. Esse menino mimado parace que não tomou sotche flima! Anda muito mal educado!

  27. img
    Conóbia cumé izê Responder

    Sr. Presidente, pode abrir tudo que abrir, este mancluto não vai fazer nada.Precisamos urgente da revisão constitucional e que encontre uma disposição onde o Presidente seja defacto o chefe de Estado. O 1º.Ministro não pode continuar a brincar com o País. Escolhemos o Pai GRANDE para impor respeito e fazer o País avançar.Propaganda de intenções do Sr.1º. Ministro irrelizáveis já basta! As brincadeira teem limites: é preciso dizer ao Sr.1º Ministro, Patrice Trovoada, que existe defacto um Chefe de Estado a que todos devemos obdiência.Não orgãos de soberanias acima do Presidente da República ; é o Presisdente garante de constituição e do regular funcinamentos das instituções.O governo está tentando bloquear o País.As bricadeiras teem limites.O Presidente foi eleito e prometeu aos santomenses que o ano 2012, seria do arranque de STP; se o 1º. ministro tem outra objectivos, o chefe de Estado deve intervir. Quando terminar a problemática da Justiça,inicia a Presidencia aberta e fala com o POVO …Fui

  28. img
    Barão de Água Izé Responder

    Mais importante do que relações externas, seria a implementação do Presidencialismo (democrático), para decisões rápidas que ajudem a tirar o povo de STP da pobreza.

  29. img
    beny sacramento Responder

    pomba branca,boa tarde vossa excilencia (Manuel Pinto DA Costa)espero com a sua dislocaçào em africa do sul,que vai nos traser uma alegria,de muito importante para sào tomè e principe.um conselho madeira que nào è boa corta fora, mete bananeira que nos da o lucro, para que a sua cabeça fica fria,coragem ,força

  30. img
    stepense Responder

    Problema é que nos somos um povo muito passivo.. temos de tirar esse PM…como é que pais avança. Presidente quando tenta fazer alguma coisa, PM sempre bloqueia… Temos que abrir os olhos. PM como nao ganhou quer estragar tudo que PR faca.. KEKUA!!!

  31. img
    bibi Responder

    Meus senhor, toda esta palhasada de chamar nome as pessoas não é bom PR tem um madato de 5 anos,é bom não acompanhar os vitor que é bom mentirosso aldrabão.Sr Abel tú vaz matar o pinto,

  32. img
    Pidu Mamom Responder

    Fui recebi a grana e regressei.Entenderam?

Deixe um comentario

*