Patrice Trovoada cumpre promessa feita a 5 localidades de Mé-Zochi

Água e energia elétrica de média tensão, já chegaram as localidades de Almas, Cola Grande, Praia Melão, Sam Fenícia, Samaria e Riba Mato. Cumprimento de uma promessa feita há mais de 1 ano.

Patrice Trovoada inaugurou na segunda-feira, 25 chafarizes instalados nas 5 localidades do distrito de Mé-Zochi. Uma empresa gabonesa que realizou a obra sem abertura do concurso público, como determinam as leis da República Democrática de São Tomé e Príncipe, construiu 4 depósitos e instalou tubagens numa distância de 5 quilómetros, para levar água às 5 localidades. Água extraída do subsolo através de perfurações.

Para além de água o executivo reforçou a potência de energia eléctrica nas 5 localidades. 6 postes de média tensão foram instalados para reforço da potência de energia eléctrica.

A obra de perfuração do subsolo para encontrar água e distribuí-la pelas 5 localidades durou 9 meses. Na cerimónia de inauguração, não foi apresentado qualquer resultado do estudo feito sobre a qualidade da água exctraída do subsolo para o consumo das populações das 5 localidades.

Abel Veiga

  1. img
    Zeme SOOO Responder

    Correção,

    Aquela comunidades não tinham água há mais de 30 anos,com o Glorioso a liderar a banda,

    Fui

  2. img
    Zeme SOOO Responder

    Abel,
    ´
    FAZ COISA PARA ÔCÊ T~E RAZÃO.

    ZEMÉ SOO Ê

    ÔCÊ SABE DO QUE Ê TÔ A FALAR.

    PROCURE SER MAIS IMPARCIAL E PROFISSIONAL. Como dis Semedo: É altura de premearmos aquels que têm boa conduta na sociedade.

    tens uma oportunidade de oro Abel. Distancia-te do mal, porque o mal faz mal. Pratique o bem, porque o bem faz bem.

    E bem é informar com verdade. Eliminaste o meu primeiro comentário. não faz mal.

    Mas quero apenas trazer a reflexão aos leitores e comentadores:

    Qual é realmente a qualidade desta água perfurada? tanto a empresa Gabonesa quanto a Emae pode nos dar a resposta. É disso que precisamos. Para podermos no fim do ano te premear pelo brilhante serviço de informar.

    Fui

  3. img
    de coração Responder

    È uma nova forma do Patrice roubar dinheiro do povo. A empresa dele ( com sede em Gabão) abre poços, cuja água não foi testada pelos serviços de saúde publica, e pode contaminar as pessoas ( e ele está se lixando para isso), e recebe balurdio do dinheiro do povo para seu cofre. malandro!!!!

    • img
      E.Santos Responder

      Se a empresa é do Patrice, então é caso para dizer “pelo menos o trabalho ficou concluído”. Porque Delfim nem conseguiu acabar os passeios. Abriu os buracos, comeu dinheiro e o povo que se lixe. “A empresa de Patrice”, se é que é realmente, fez uma parte. Cabe agora aos nossos técnicos mostrarem aquilo que valem e trabalharem para a saúde pública nacional. Estes que efectuem estudos e trabalhem para garantir-nos a qualidade da Água.
      Queremos é ver trabalhos concluídos, não metade do passeio, metade da Doca, metade do produto comprado com 5 milhões e ainda assim parte dele estragado ou impróprio para consumo. E como isto, muitas outras metades por aí.
      Bem haja

    • img
      Santomense Responder

      Pelo menis!!!… Pior é manter assim aamis 30 anos! Seja justo, e menos egoista!

  4. img
    Fernando Castanheira Responder

    facam mais

  5. img
    Catchingolo Responder

    Resultado do estudo sobre a qualidade da água exctraída do subsolo para o consumo das populações para quê? A saúde da população não faz parte da prioridade do governo.O principal é ter água para beber.

    • img
      Danço Congo de Almeirim Responder

      Estes governantes não sabem que não se pode fazer furos a torto e a direito, sem qualquer estudo para captação de águas no subsolo? Estes governantes não têm técnicos e especialistas que lhes podem dar estes conselhos? Que burrice!!!
      Fui

  6. img
    nora Responder

    Uma empresa gabonesa que realizou a obra sem abertura do concurso público, como determinam as leis da República Democrática de São Tomé e Príncipe.MAIS UMA VEZ O GOVERNO CORROMPEU AS LEIS DA REPÚBLICA.

    • img
      Santomense Responder

      Às vezes é bom corromper a lei para o bem das pessoas. Para que vale, por exemplo, a lei da “moção de censura”? Para alguns subirem de patamar ou impedirem os outros de fazer. O Santomense é mesmo assim. Se a doca que não é mais doca passou a ser supermercado, não me interressa se Patricio comeu ou não comeu dinheiro. Quem não quer comer dinheiro? Nem você!

  7. img
    mimi Responder

    N´~ao fez mais do que o seu dever. Não entendo porquê que os políticos se sentem tão realizados quando cumprem o dever de providenciar água e outros bens básicos à população. Então eles (os polticos) vivem sem agua? Grande Feito!…

    • img
      Zeme SOOO Responder

      Meu caro, se um politico nao se sente realizado qunando dá água, energia, estrada, educação etc a sua população sentir-se-ia realizado com quê?

      Não seje ignorante a quadrado. Cresça e apareça. Desculpa se te ofendi, mas procure você primeiro ser sério para contigo mesmo e depois exija seriedade aos outros.

      Fui

    • img
      peter Responder

      fidasssseeeeee camaradas o que que voces querem pa?? porque que nao participarao no inicio das obras com os vossos enginharias e metodos e tecnologias de purificao e sabemento se a agua esta doce ou boa ou potacel?? voces so sabem e fitchin, qual e a agua potavel que temos em sao tome/ SE O PROPRIO mar de sao tome ja esta dispotavel por estes mesmos engenheiros que estao sempre a construir com as areia das praias.
      deixen la o outro fazer que e seu dever de fazer e nos agradecermos, porque quem sofre sao os populares
      forca Man Pat.

  8. img
    Brigadero Responder

    o principal é ter agua pra beber? como assim. você também faz parte dos corruptos e corruptor. senhor Catchingolo, malvado isso não se faz

  9. img
    Filipe Samba Responder

    Essa composição química deve satisfazer determinadas condições de acordo com a legislação de S.T.P
    A água deve ser submetida a um processo de purificação (filtração, esterilização, precipitação, decantação) para eliminar todas as impurezas e torna-la própria para consumo.
    Os aborígenes foram exterminados por beberem água com micróbios
    Conclusão: Antes de consumir é necessário que façam Analise laboratorial da substância

    • img
      E.Santos Responder

      Meuscaros, o facto do estudo não ter sido apresentado não significa que não o tenham feito. Aliás, não consigo imaginar um projecto destes sem estudo prévio. Ninguém gasta dinheiro para só depois, na inauguração vir fazer estudo se dá ou não dá. Isto só na forma de estar do São-tomense. Não vamos cair nesta burrice. Ides lá solicitar o estudo que de certeza que ele existe.
      Mas não é o estudo que garante a qualidade da água. O que garante a qualidade da água é o tratamento que se lhe vai dar depois de extraída. Este trabalho não é do Governo mas sim dos Técnicos que temos e dos responsáveis pela saúde pública. Se cada um fizer a sua parte com zelo teremos bons resultados. Não critiquem por criticar, não desviem a atenção do que é mais importante, porque era precisamente isto que se pretendia com estas passagens nesta notícia.

  10. img
    Tavo Responder

    O camarao que dorme a onda leva.

  11. img
    Helmer Responder

    Gente, não foi o primeiro ministro que fez isso, nem as promessas foram dele… foram do governo (liderado pelo primeiro ministro)… se continuarmos a dar mérito das coisas a pessoas físicas, nunca seremos tão credíveis o quanto precisamos…

  12. img
    abaju boa morte Responder

    parabens cota pt faz enquanto eles criticam nota dez voce merece mas 4 anos

  13. img
    malebobo Responder

    é verdade que deveria haver uma equipa de fiscalizção da emae para saber se de facto esta agua é apropriada para consumo da população, o essencial não é so cumpri as promessa, mas as consequencias que isto pode ter para população, obrigado

  14. img
    Francisca Delicia Responder

    25 chafarizes = 25 copos de água. Não vi imagens do PM PT a beber 25 copos daquela água!, por isso, tenho as minhas reservas.

  15. img
    Francisca Delicia Responder

    Se em cada chafariz que inaugurar nos próximos 2 anos o nosso PM beber um copo de água ao vivo ganhara muita consideração.

  16. img
    crédo Responder

    Eu sou de dessa Zona, se eu beber essa água e me fazer mal Patrice Pode Contar que ele esta Lixado conosco, porque alguams pessoas pode não ser intelectual e ver água a correr na zona e ficar contente sim é nomal como diz o Patrice mas eu não, reza para essa água não fezer mal a população, porque se fazer pessoa mal e pessoa não morrer tudo, se morrer PT adéwua Congo, é melhor vc pedir demissão porque população vai buscar vc e fazer bebé essa água de bem ou vc já sabe.

    melhor rezar vem por água para gente, sem fezer o estudo da àgua vc está Maluco!

    • img
      Santomense Responder

      É melhor esta àgua do que a do rio!

  17. img
    crédo Responder

    tudo bem

  18. img
    crédo Responder

    queria eu dizer (fazer-te beber)

    melhor rezar, vem por água para gente, sem fazer nenhum estudo dessa água, vc esta Maluco Pah!

    não brinca cvom coisa seria

  19. img
    crédo Responder

    não birnca com coisa seria, aproveitando já a desgraça e meséria que a população vive.

    • img
      Fruta pão Responder

      Isso ainda não é nada, muitas coisas basicas estão pra chegar…o que deveriamos ter feito a mais tempo…deveriamos sim hoje estar a construi predios, autoestradas, bom porto, bom aeroporto, para melhor servir…

  20. img
    Engenheiro Responder

    Se hoje há água para essas pequenas localidades, o primeiro Ministro que não se vanglorie. Ele tem que entender que foi eleito exactamente para servir o povo e não para se servir do povo como na maioria dos governos.
    Agora o que não é admissível é que não haja uma resposta técnica de um Engenheiro nacional especializado em Hidrologia ou em Hidráulica para que se possa saber se aquela água é potável ou não. Isto é inadmissível!!! E será que existe na EMAE laboratório equipado para o efeito? Duvido que…
    E se de repente surge um surto de cólera?
    Eu penso que de ponto de vista político essa resposta deve ser dada pela dita Ministra de Saúde, Ângela qualquer coisa…
    Mas, estou mais do que certo de que ela não entende nada disso !!! Nem entende o seu papel interventivo nessa matéria!
    Uma terra com alto nível de precipitação e para se obter água fazem-se furos sobre furos numa ilha de origem vulcânica,não se entende sinceramente, tanto Engenheiros na EMAE e não se consegue conceber um projecto de construção de barragens para socorrer a população em situação de carência de água?
    Sinceramente…

  21. img
    Fijaltao Responder

    A iniciativa é de louvar! Somente, a população deve exigir ao governo que apresente publicamente as fichas técnicas do processo de perfuração, elevação e adutoria do mesmo líquido até a população, inclusive os estudos laboratoriais do processo de captação e salubridade do mesmo líquido e as credenciais reconhecidas internacionalmente pela ISO e a continuação de técnicos presentes permanentemente na verificação constante e diária da qualidade da água. Bem, sei lá… a captação da água dos rios talvez dos estudos efectuados pelo governo não foram as mais viáveis economicamente e foi assim que ele optou por captação da água por furos ou poços. Qualquer das formas, pelo menos já vimos a realização de um projecto. Também sou de opinião que um projecto não é dito um dia e feito logo no dia a seguir! O que é necessário é esperar; mas esperar não uma eternidade como está acontecendo com o projecto PETRÓLEO!

  22. img
    Ê ça cada cuá! Responder

    Pois é, ainda bem que a população de Margarida Manuel não aceitou esse feasco, ecreditem k queriam fazer “Toca-Toca” la naquela localidade,……sera que esta agua é potável?, onde foi feito os estudos, quem os fêz?

  23. img
    VicJkiupor Responder

    Estou a ver que ha muitos ignorantes que acreditam nas inverdades publicadas por Veigas como se este fosse um Santo apesar das inumeras noticias tendenciosas com untadas de ma fe que o mesmo costuma publicar.

    • img
      VicJkiupor Responder

      Estou a ver que ha muitos ignorantes que acreditam nas inverdades publicadas por Veigas como se este fosse um Santo apesar das inumeras noticias tendenciosas untadas de ma fe que o mesmo costuma publicar.

      • img
        ha ha Responder

        O Téla Nón é tendencioso sendo-o menos que os outros órgãos de comunicação em STP. A campanha para destruir a imagem do jornal é mais tendenciosa que o próprio jornal.

  24. img
    Engenheiro( LISBOA) Responder

    Senhor Fijaltao, respeito muito a sua opinião como também é do meu costume e natureza ética respeitar as dos outros, mesmos não concordando com elas.
    É “louvável” a realização dessa iniciativa, sim! ou talvez!
    Eu sou Engenheiro Civil e se não sabe procura saber! Fazer um furo para captação de água exige conhecimente de Geologia de Engenharia ou seja é necessário do ponto de vista e estudo conhecer a estratificação da reagião e ter a certeza que a quantidade da água existente naquelas formações geológicas a que se designa de AQUÍFEROS, justifica a sua exploração do ponto de vista económico,quanto tempo durará a sua exploração e sobretudo o número de população a servir. Interessa alguém ter água em sua casa por um período de 6 meses e sem a certeza de que por virá enfermidades sem precedentes?
    Outro aspecto é questão das águas no chafarizes público. Isso tem que acabar!
    Mas como? e porquê? As estruturas hidráulicas( tubos,torneiras,bombas, e outras) não tem custo? E quanto a manutenção ? Quem deve assumir ? É o estado? Dou-te uma camisa e passando algum tempo ela rasga-se e tens a moral de me exigir que vá a uma retrosaria( custureiro/a) repará-la. Nunca! E se o fizeres, sabes que eu não tenho obrigação de te aceitar,verdade?
    Se me perguntares, será que toda gente a possibilidade de ter água canalizada até ao seu quintal? E eu vou responder:tem.
    Só que como esses governantes pensam pouco e governam a pensar nas próximas eleições, fazem esse tipo de realizações que aparentemente são “benéficas” para as populações mas que no futuro as consequências virão.
    Os governantes pensam pouco, pensam baixo. Têm medo de serem criticados.
    E tu sabes muito bem como é que as pessoas têm tanto respeito como as coisas públicas e “afabal”(grátis)!!!
    Mesmo que um projecto tenha custo zero para os cofres do estado, tem haver custo de manutenção e somos nós a população acontribuir!
    É bom que saibas também que eu não tenho nenhuma afinidade com partidos politicos em S.T.P., embora tenha amigos em todos.
    Uma outra questão que não me agrada muito é que porque nesses actos de corta fita só aparece a figura do Patrice Trovoada! Onde está o Ministro da Tutela(Infraestrutura), “Ministra” de saúde e outros? Ele é uno e trino? Vá lá vai!!! E sempre com dentes abertos! Quem ri muito é frouxo e pensa pouco!
    Espero que venhas a entender tudo o que eu disse, mesmo não sendo Engenheiro.
    Um abraço!
    E olha que estamos no séc. XXI.

  25. img
    Eliseu Neto Vaz Responder

    SINCERAMENTE, MAS AXO NORMAL O PEDIDO DAQUELES QUE COMENTARAM. SE SABEM OU NAO DA EXISTENCIA DUM ESTUDO PREVIO DESSA MESMA AGUA, EU AXO QUE E DA COPETENCIA DO GOVERNO ESCLARECER. E NORMAL. SE EXISTE O ESTUDO, ENTAO DIGA AO POVO.

  26. img
    Pidu Mamom Responder

    São tão maldosos que ainda vão colocar algo na água para depois virem dizer que afinal avisaram que a água não é boa.Diabo leva vocês.NB)espero que o ABEL VEIGA,aceite este comentário.
    Fui

  27. img
    Pidu Mamom Responder

    Porquê que os senhores não perguntam a população se prefere continuar a beber água do rio Manuel Jorge como sempre o fizeram desde a independência,ao invés de estarem aí a criar confusão com ajuda de Abel Veiga?
    Credo.

  28. img
    zeme Almeida Responder

    Gente mesquinha e o que caracterizo alguns comentarios.Deve haver algum grupinho organizado e ma fe que vem utilizando este espaco para denegrir e desvorizar tudo quanto este governo e a pessoa do P.T.Convenhamos meus compatritas.Neste mundo fora somos muitos com vontade de contribuir para este Pais.Pela forma de agir de alguns malfeitores e invejosos leva-nos a por pe atras e com receio de investir neste S.T.P.Se investir-mos querem saber a proveniencia do dinheiro.Valha me Deus, que gente tao pobre e mesquinhas no espirito.

  29. img
    Anjo do Céu Responder

    Todo projecto no ambito social é só para Agua Grande e Mezochi? E outros distritos tambem nao faz parte do projecto do Governo por não ser Camaras do ADI.Isto é uma grande injustiça e visão curta deste GOverno.Havemos de encontrar no momento de tirar prova dos nove.As coisas nao vão só há de haver um limite

  30. img
    zeme Almeida Responder

    Nos os saotomenses nao sabemos dar valor a nos proprios.Deixem de criticas.Alguem que pense em algo para este Pais,e so boicote!Que raio de seres humanos somos neste planeta!

  31. img
    Anca Responder

    Como o Titulo em Epígrafe enuncia;

    “Patrice Trovoada cumpre promessa feita a 5 localidades de Mé-Zochi”

    Prometeu e cumpriu.É responsavél.

    Quantos já o fizeram no País, enquanto foram responsaveis políticos?

    A verdade deve ser dita e assumida, para a assunção da responsabilidade e amadurecimento Político/Social e Cultural, no País.

    Caros cidadãos

    Jovem imagina que prometes a tua namorada algo, um passeio, ir comer um gelado, ir ao cimena, ir á discoteca num domingo, e jamais cumpris com o que prometes-te;

    Como sentiria a tua namorada/o.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Imaginem um pai de familia, que promete os filhos, a esposa;

    Comprar roupas novas, e cumpri a sua promessa.

    Como pode ser considerado tal acção, por par deste pai de família.

    De responsável, afinal prometeu e cumpriu a sua promessa, para com os seus filhos e esposa.

    As nossas mães, os nossos filhos, sabem bem, disso.

    Ficam ofendidas, quandos os homens, seus maridos, seus pais, prometem e jamais cumprem com as suas obrigações, e são muitas as mães/filhos SãoTomenses, a passar necessidades e privações pela falta de responsabilidade, dos maridos, dos Pais.

    Muitos aestão a criticar e pôr em causa a qualidade da água.

    O pai de família, responsavél, assumiu a sua palavra, assumiu aquilo que prometeu, comprou roupas novas a sua esposa e filhos;

    Mas a parte da roupa vinha em parte, com defeitos;

    A culpa do defeito, pode ser atribuida ao pai, ou ao alfaiate?

    A questão da quantidade e qualidade da água pode ser melhorada e aperfeiçoada, se é que ela não tenha qualidade.

    O que importa é o cumprimento da responsabilidade, social, cultural, desportiva, política, ambiental, económica e finaceira, para a modernização, crescimento e desenvolvimento sustentável do País(Território, Mar, População).

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençõe São Tomé e Príncipe

    Bem haja

    Está notícia é caso para dizer

    Muito bem

    • img
      Anca Responder

      Quantos cidadãos e políticos, assumem a sua responsabilidade, no País?

      Lembrem-se do caso das casas que estão por pagar, do caso GGA, STP-Trading, dentre outros,…

      Pratiquemos o bem

      Pois o bem

      Fica-nos bem

      • img
        Anca Responder

        Como diz a velha maxima:

        Quem asume as suas responsabilidades e diz a verdade;

        Jamais merece castigo.

        Pratiquemos o bem

        Pois o bem

        Fica-nos bem

        Acreditem

  32. img
    Pidu Mamom Responder

    Anjo do ceu é mesmo parvo.Com voto de água grande e Mezóchi é suficiente para ter maioria absoluta rapaz.Burrrrrrrrrrro

  33. img
    Mosso telanon Responder

    Meus senhores, vamos deixar de criticas e ver os factos, quais as qualidades das aguas dos nossos rios? Tem alguma? Por isso fomos criado com elas não morremos, então, não e hoje…….fui.

  34. img
    crédo Responder

    Meu Senhores eu fiquei a sber que um chafariz em Riba Mato, que água não está a correr, para vcês ficarem a sber que isto é maau fizeram trabalho de má fé, esse chafariz água correu dois dias depois desses dois dias água sécou, e mesmo essa meus senhores que correu, minha gente é uma vergonha, água não faz espuma, água tem sébo é triste e é mau eles pagam Deus ele se essa água fazer mal a plulação, dpois vem para televisão dizer que compriu objectivo, que essas localidades agora ja têm água, sim tem!, mas não esse tipo de água que a população contou que sr. fosse por, e não fica a pensar que população esta contente contigo, não pensa assim porque sr. está enganado, eles não burros ok.

    É melhor vc patrice ir lá e explica sobre está água para polulação se não vc arepender por isso eu próprio provei esta água para seber se é boa, a ideia que tive, é que estava só com sébo na boca e logo em seguida comecei a sentir na minha língua um apecto esquesito, pior de tudo é que esta água não fica fresca, é morna.

    E tudo quanto tenho a vos informar

    patrice resolve esse problema antes que seja tarde, porque a Justiça tarda mas não falha.

  35. img
    crédo Responder

    É melhor você, patrice ir lá e explicar sobre está água a polulação, se não for, você irá arepender

  36. img
    Deus é que sabe Responder

    Meu Deus

    Como é possível tanta coisa má tanto ódio no coração, desculpem me mas o vosso PM pode até estar a falhar, mas os Srs. a falarem desta maneira tão rudimentar também não são melhores que ele!
    Impor sim a lei, mas com educação e como direito mas sem ter de perder a razão pela forma comportamental errada na exigência, sem duvida com direito mas com educação dar o exemplo já que o direito e obrigações é de todos.

    Como diz o ditado “Não julgues para não seres julgado”

    Por terem este tipo de reacção é que ele vos tem por” tolos” SEJA A MUDANÇA QUE QUEREM VER, a mudança tem que começar também por vocês, acreditem que a mal nada na vida se consegue.

    Exijam sim vossos direitos que as leis do país se cumpram mas com educação e postura já que eles não a têm como vocês dizem então sejam melhores que eles tenham postura e lutem pelos vossos DIREITOS mas cumpram também as vossa OBRIGAÇÔES como cidadãos.

    Deus vos dê sabedoria!

    Fui……….

Deixe um comentario

*