Política

Carlos Neves representa São Tomé e Príncipe junto às Nações Unidas

Num decreto o Presidente da República Manuel Pinto da Costa, nomeou o historiador e embaixador de carreira Carlos Filomeno Azevedo Agostinho das Neves(na foto) como representante permanente do país junto à Organização das Nações Unidas em Nova York. O diplomata é nomeado numa altura em que o mundo se prepara para desfilar na sede das Nações Unidas, durante a Assembleia Geral da ONU a ter lugar no final deste mês.

Ao que tudo indica Pinto da Costa, Presidente de São Tomé e Príncipe, deverá regressar ao palco da política mundial, para discursar na Assembleia Geral das Nações Unidas. Recentemente um artigo do Téla Nón produzido a partir de Nova York, dava conta que a comunidade são-tomense reclamava pela ausência de um representante diplomático nesta que é a principal praça da política internacional. São Tomé e Príncipe, não poderia continuar a falar da promoção da sua imagem externa, ignorando a ausência de um representante seu, exactamente na sede das Nações Unidas.Por outro lado,  o Chefe de Estado são-tomense fez publicar, o decreto  nº16/2012 que nomeou Damião Vaz d´Almeida(na foto) como novo embaixador da República Democrática de S.tomé e Príncipe em Angola. Quase três anos que o país não tinha um embaixador acreditado junto ao estado angolano. Damião Vaz d´Almeida deixa a representação diplomática em Portugal e segue para Luanda.

Sónia Lopes

19 Comments

19 Comments

  1. Hector Costa

    11 de Setembro de 2012 at 13:37

    Gostei!

    • Malegueta

      11 de Setembro de 2012 at 14:05

      Gostou do quê senhor plagiador??

    • Martins Elba

      16 de Setembro de 2012 at 0:01

      o que tem o sinhor a ver com aquilo que ele gostou?

  2. zuchi dletu

    11 de Setembro de 2012 at 14:28

    boa escolha, pois é homem sério, responsável, prudente e experiente! oxalá tenhas os meios para bem representar o nosso país e defender os nossos interesses …

    • Yuri Gagari

      12 de Setembro de 2012 at 9:33

      Também acho boa escolha essa de Carlos Neves ir para a ONU.
      Não era sem tempo, pois que ele é um dos poucos quadros do país que parece não ter “makas” com a corrupção, pese embora não ter revelado muito como historiador, o caminho que ele próprio se propôs a seguir.
      A nomeação de Carlos Neves para esta missão é um sapo cru a ser mergulhado na garganta de Patrice Trovoada. Ele que aguente!
      O Patrice desde cedo apercebeu-se que Carlos Neves era incorruptível e desde cedo lhe por fora de combate.
      E basta olharem para o Governo de Patrice como é constituído;
      – Patrice Trovoada – nunca trabalhou como quadro desde país, sempre preferiu estar nas lids da governação e transformou-se em menino rico, desde que dinheiro grosso começou a entrar para sua família a partir de dadivas que eram colocados a disposição do CLSTP e do MLSTP por países amigos como Ghana, Guiné-Equatorial e Gabão, ao ponto de como disse Guadalupe de Ceita, fazerem almofada com dinheiro para disfarçar-se dos colegas da luta de libertação nacional:
      – Afonso Varela – o rapaz que foi daldo golpes à antiga JMLSTP, roubava viagens que deveriam ser para outros, viajou para formar-se mas não se revelou nunca nem como bom estudante nem como quadro, regressou ao pais foi nomeado ministro mas a por incompetência foi ruado três meses depois e agora mergulhou-se no chamado “seguidismo patricista” conformando com as migalhas que vão sobrando do negócio do barco gigante que se encontra nas nossas águas a fazer não se sabe o quê;
      – Levi Nazaré – o jovem que deu golpes ao grupo geração esperança, tendo ficado com os bolos que eram ofertados ao grupo para as eleições de 2006. Rapaz pouco sério e que envergonhou o próprio pai que lhe sustentou e sustentou os seus estudos no exterior com dinheiro da firma CGI de Fradique de Menezes já que o pai é administrador da CGI.
      – Angela Pinheiro – uma incompetente. Não sabe falar não tem capacidade de comunicação, desconhece por completo o seu próprio sector. É uma verdadeira Maria Mijona que embora tenha sido filha de gente do MLSTP, envergonhou os emelestepistas. Tem grande capacidade de dar golpes.
      – Elisio Paquete – Um fraco, um verdadeiro espalhafateiro e nem se preocupa com o funcionamento do seu ministério, basta-lhe o titulo de ministro para depois agir como um bobo da corte.
      – Abnilde Oliveira – Muito fraco. Incompetente a todos os níveis. Em momento algum conseguiu provar uma execução pratica do seu sector. Um autentico banana . Mesmo quando lê os comunicados do governo não sabe assumir, posiciona-se como verdadeiro pau mandado sem beira nem eira pronunciando pessimamente as palavras. Roubou para beneficio próprio o terreno do Estado que deveria ser para campo de futebol de Mé-Zochi, tomou de assalto uma casa do Estado, levou uma menina para Portugal para comê-la e como ela não aceitou deixou-à lá ficar e pelo que tem dito João Costa Alegre a seu respeito, ele terá que prestar contas ao Estado.
      – No amplo saco de bandidos e corruptos, entram lá vários outros comparsas de Patrice Trovoada envolvidos nos negócios da SATOCAO, da Lota de Peixe, dos Navios estranhos atracados nas nossas águas, nos despejos de lixo tóxico nas nossas águas etc.etec.
      O Povo tem que abrir olho.

    • XYZ

      13 de Setembro de 2012 at 1:00

      Falta Vila Nova, Olinto Daio e Agostinho Fernandes.

    • cesar brito

      16 de Setembro de 2012 at 20:26

      o sr deve informar melhor quanto a pessao de afonso varela, garanto_lhe que ele quando ezteve na governacao do MLSTP/PSD foi o proprio a pedir o afastmento da governacao. E penso que devrmos falar so a verdade e com provas. …

    • Conóbia cumé izé

      13 de Setembro de 2012 at 16:32

      ESPERO QUE CARLOS NEVES ESTEJA ALTURA DA CONFIANÇA NELE DEPOSITADA . SERVIR STP E SEU POVO. FELICIDADES, CORAGEM E BOM TRABALHO.DEUS O ABENCOE !…FUI

    • Martins Elba

      16 de Setembro de 2012 at 0:05

      nois esperemos que sim.

  3. Cobló

    11 de Setembro de 2012 at 14:57

    Algo de novo na frente ocidental

  4. paparazzi

    11 de Setembro de 2012 at 15:26

    ~damiao vaz de almeida bem vindo a angola os saotomenses residentes em angola esperam por vossa excelencia para por o termo do vazio em que se encontrava a embaixada de sao tome em angola

  5. Lede di alame ça ua

    11 de Setembro de 2012 at 18:16

    A maca e que cooperacao com USA e um erro, pois so sabem proporcional instabilidade mundial, e sao……

  6. Santosku

    12 de Setembro de 2012 at 7:37

    Não era sem tempo, seja benvindo o embaixador Damião Vaz de Almeida.

  7. Brigadeiro

    12 de Setembro de 2012 at 9:04

    Todos “Feios”, nisso sim somos dos melhores do mundo.

  8. blagapena

    12 de Setembro de 2012 at 13:17

    Caras novas meus senhores,Damião Vaz é rosto da diplomacia primitiva. Queremos outra dinâmica na nossa diplomacia. Dê oportunidades à outras pessoas….seaj como for precisamos de um representante para defender os interesses dos nossos compatriotas nas terras angolanas…

  9. Kebla

    13 de Setembro de 2012 at 10:02

    Nós (STP) precisamos de vozes activas nos centros de decisão internacionais.

    Estas nomeações são de pessoas que não têm opinião. So sabem dizer “sim senhor” a tudo para manterem tachos e ficarem bem na fotografia..

    è preciso mudar oh Pinto. A nomeação de Damião é pura e simplesmente para defender os interesses Pintistas junto do Eduardo dos Santos. A tal cumplicidade da velha guarda, companheiros de luta.
    A nivel de politica Internacional, Carlos neves sabe o quê? É Historiador sem exercício de actividade, perdeu-se intelectualmente emm STP já a mais de dez anos, depois de ter passado pelo nossa embaixada em Portugal a muito tempo.
    Já existem tantos quadros formados em Relações internacionais, Existem tantos Economistas e Juristas formados residentes em STP e no estrangeiro, pessoas com formação mais adequada para o Cargo. Porquê um Historiados desligado ainda por cima da sua profissão?
    Este nosso País, realmente assim nunca mais e sabado.
    Sr. Presidente. Já temos muitos quadros tanto em STP como residentes no Estrangeiro. Deixe de compadrios e tente fazer escolhas adequadas.
    Para Hospital contrate medicos e enfermeiros. Nos Tribunais contrate Juizes. Para imprensa Josnalistas. Para Cultura historiadores e Nações Unidas Licenciados em relações internacionais, Economistas e Juristas e para contrução carpinteiros e pedreiros… Cada um tem o seu lugar específico na actividade económica. ok Aprendam de uma vez por todas esses conceitos basicos.
    Os santomenses com formação e experiencia profissional não residem apenas em STP. Existem competências também em diversos paises como Reino unido, EUA, Portugal, França, etc, gente disposta a contribuir e conhecedores em termos de vivência diaria de sociedades qque conseguiram trilhar o caminho do desenvolvimento. Não se restrinja apenas aqueles que votaram em si, se realmente quer em STP melhor.
    Diria mais. Se continuarmos a apostas sempre nos mesmos, “no vira o disco toca o mesmo” jamais as coisa mudam.
    Os quadros residentes no estrangeiro, para além da experiência profissional e formação academica, têm conhecimento e experiência de vida em Países desenvolvidos. Não se conhece um Pais visitando-o oito – quinze dias. É necessario conviver e lutar dia a dia com as suas gentes. Assim ganhamos formação academica, experiência profissional e o diploma da vida. Por isso podemos contribuir e muito para o desenvolvimento do nosso País se efectivamente também nos derem oportunidade concreta. Mto obrigado

  10. Eliseu Neto Vaz

    13 de Setembro de 2012 at 10:37

    fico feliz por isso…axo que carlos neves foi boa escolha..tanto como damiao almeida…eu, como residente na diaspora (angola) espero que o damiao preencha o vazio que existe na nossa embaixada em angola…e que tb

  11. Eliseu Neto Vaz

    13 de Setembro de 2012 at 10:37

    fico feliz por isso…axo que carlos neves foi boa escolha..tanto como damiao almeida…eu, como residente na diaspora (angola) espero que o damiao preencha o vazio que existe na nossa embaixada em angola…e que tb venhe nao para interesses alheios mas dos santomenses radicados em angola. bem haja

  12. C. Semedo

    8 de Fevereiro de 2013 at 10:59

    Não tenho dúvidas quanto a competência técnica do senhor Carlos Neves, mas é bom que se saiba de que se trata de mais um UDD, partido que apoiou a candidatura do Senhor Pinto da Costa. É mais um pagamento de favores.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top