Política

Primeiro-ministro comanda operações ultra-secretas de navios ancorados ao largo de São Tomé

A denúncia é grave e vem do Secretariado Permanente do MLSTP/PSD. Há alguns meses que todos os são-tomenses têm visto navios enormes a circularem ou a estacionarem ao largo da ilha, sem que as autoridades dessem uma explicação oficial ao público.

O maior partido da oposição diz que está na posse de informação que prova a denúncia que faz. «O Secretariado permanente do MLSTP/PSD está na posse de informações que dão conta da presença de navios, nas imediações da costa portuária do nosso País, efectuando operações ultra secretas, sem que as autoridades competentes tenham informações sobre os objectivos e os tipos de mercadorias transacionadas por estas embarcações» diz o MLSTP.

O partido da oposição, é contundente na acusação do Primeiro-ministro Patrice Trovoada como sendo o comandante das operações ultra-secretas. «O que se apurou é que trata-se de uma operação comandada diretamente pelo Primeiro-ministro e Chefe do Governo que tem estado discretamente á bordo dos respectivos navios», garante o MLSTP.

O MLSTP faz recordar que São Tomé e Príncipe é um micro Estado insular, vulnerável aos novos flagelos de pirataria, tráfego de estupefacientes, branqueamento de capitais, tráfego de menores, que não podem compadecer com acções governativas que facilitam o recrudescimento da criminalidade ao invés de um combate sério para persuasão destes males.

Para o MLSTP transparência não faz parte do vocabulário do Governo de Patrice Trovoada, e dá exemplos que comprovam o que diz. «O Governo do Sr. Patrice Trovoada insiste num modelo de Governação obscuro, despótico e prepotente furtando-se sistematicamente das obrigações exigidas por lei, de prestação de contas e de esclarecimentos aos demais órgãos de Soberania. O MLSTP/PSD tem conhecimentos que nenhum dos órgãos de Soberania tem informações de acordos bilaterais recentemente assinados com a República da Geórgia que envolveu supostas contrapartidas financeiras e que as autoridades financeiras do Pais desconhecem», precisa o MLSTP.

A bandeira da transparência terá sido arreada do Palácio do Governo são-tomense. O debate das questões fundamentais do país ou para prestação de contas, nunca mais tiveram lugar na Assembleia Nacional. De repente São Tomé e Príncipe, evolui para um estado em que ninguém sabe o que acontece e como acontece.

O MLSTP acrescenta mais exemplos para demonstrar que a governação está nublada. «Os relatórios de execução financeira não são apresentados á Assembleia Nacional, nem ao Tribunal de Contas. O envolvimento pessoal do Chefe do Governo e dos seus ministros nos casos sob a alçada da Justiça, prova a ingerência do executivo no sistema  judiciário», destaca o MLSTP.

Há mais exemplos, que provam a morte da transparência. «A concessão de vantagens aos empresários amigos do Primeiro-ministro como é o caso da lota de peixe, um investimento que custou ao País cerca de cinco milhões de euros, entregue de maneira obscura a uma empresa, sem quaisquer formalidades, bem como de qualquer instrumento de fiscalização e controlo que se consubstancia numa violação grosseira à Lei das licitações e contratações Públicas. Embora o negócio tivesse sido alvo de um Inquérito parlamentar, até a presente, o Governo não se dignou em remeter à Assembleia Nacional as informações exigidas pelos Deputados», conclui o MLSTP.

Abel Veiga

    76 comentários

76 comentários

  1. ZE PEDRO

    8 de Outubro de 2012 as 13:57

    Já começam a surgir os resultados das multiplas viagens…

    • Zé da Quinas

      8 de Outubro de 2012 as 20:03

      Nao tenho memória de ter ouvido falar de um pais normal aonde um politico tenha sido acusado de tamanha acusação sm que nada seja feito. Andamos a brincar e este pais assim jamais ganhara credibilidade. Pais de “Disse que disse, que ouviu dizer”. Aonde é que isto vai parar..

    • Lucas vaz

      9 de Outubro de 2012 as 10:21

      Isto tudo é um problema crónico.
      Me permita publicar um texto de Vinicio Pina e que eu achei bastante interesante e foi publicado no forum tela non no Facebook.

      ” Prestigiando homenagem aos promotores da educação

      Os eleitores “não” são militantes partidários
      Nem os Partidos políticos devem ser clubes de futebol

      Em períodos eleitorais, os partidos políticos se mobilizam, criando estratégias de caça ao voto. Estas estratégias em grande maioria das vezes passam paralelamente aos objectivos principais e necessárias para o desenvolvimento efectivo do país.

      Ora, num país democrático como é a República Democrática de São Tomé e Príncipe, onde os governantes são eleitos na base dos votos populares, nada ou quase nada se vê em relação à propostas de governação nos períodos de eleição e nos espaços destinados para tal. Ausência de debate de ideias e propostas concretas por parte dos políticos e partidos tem feito parte do processo eleitoral e são compensados com ataques pessoais.

      Os eleitores “não” são militantes partidários, mas são decisores na hora da votação. Quais os factores que têm decidido ou condicionados os votos consciente. A minha capacidade crítica me leva a crer que estes factores devem ser um objecto profundo de reflexão.

      No meio de tantas dúvidas, há uma certeza consensual! Definitivamente, os partidos políticos não devem ser clubes de futebol. Aqui não há adeptos!

      Os desempenhos dos clubes têm pouco ou quase nenhum reflexo sócio-económico dos adeptos dos mesmos. Os desempenhos dos governantes políticos reflectem em todos e extrapolam fronteiras, seja a governação um dos factores de caracterização dos portos que influencia o seu desempenho, designadamente a sua eficiência.

      Se calhar a educação tenha uma palavra a dizer, mas, por hoje vamos prestigiar as homenagens aos promotores da educação.”

    • Maferro

      9 de Outubro de 2012 as 15:51

      A ja algun tempo k tenho analizado o sistema politico do pais e pode verificar o seguinte nesse curto espaço de tempo :
      O ADI nao tem quaiker vinculo com este povo nen este pais? limitando a cuajir os povos miodos dando lições k bem eles merecem ( ja a dias k um pais encontra-se sem a Ministro de saude e ninguem se preucupa )e a mesmo tempo disviando as intenções do povo cadaves mais a uma buracada?

    • MAGUITA TATUÁ

      10 de Outubro de 2012 as 10:25

      Este país está cada dia pior ninguém toma uma iniciativa do concreto o MLSTP está a citar o sucedido mas continua na mesma situação, ja que tem provas do que está acontecendo relacionado com os navios que encontram na costa da nosso ilha, não entendo o porquê que não esclarece esta situação para que a população possa tem conhecimento do que se passa concretamente.
      Espero um parecer do MLSTP.
      Obrigado
      MAGUITA TATUÁ

  2. Baga Tela

    8 de Outubro de 2012 as 14:16

    A ser verdade, esta denúncia é muito grave e precisa ser investigada pelas autoridades competentes, se de algum modo existe ou funciona a justiça em STP.
    Já agora espero que isto não morra em água de bacalhau como de costume.
    Um bem haja!

  3. ZE PEDRO

    8 de Outubro de 2012 as 14:24

    Tal pai tal filho, ainda se recordam da negociata do lixo toxico dos anos 90 em que o Miguel Trovoada esteve envolvido ???

  4. Paracetamol 500mg

    8 de Outubro de 2012 as 14:38

    Muito bem MLSTP, é assim que se faz a oposição. Vamos ver se patrice viaja já na próxima sexta-feira para fugir as perguntas.
    MLSTP devia interpor uma providencia cautelar quanto as viagens do Primeiro ministro como também na pessoa do Sr. Emery Patrice Trovoada, já que o Patrice faz distinção quanto a sua pessoa. Assim ficaria mais de 15 em solo santomense.
    Falta agora perguntar a CST quanto de investimento anual faz em stp.

  5. torresdias

    8 de Outubro de 2012 as 14:48

    Hei! cuá daná
    Não é nada estranho para as pessoas que vem acompanhando a governação deste Comandante. Este assunto é gravissimo e esta denúncia feita por MLSTP-PSD não deve ser só desta maneira, mas também junto ao Ministério Público, e caso se venha apurar verdades que ferem a legalidade, deve o primeiro ministro ser responsabilizado e submetido a barra de tribunal.

    Cuidado! ainda acho que se deve acompanhar as movimentações deste comamdante para não fugir

  6. leucadio

    8 de Outubro de 2012 as 15:18

    Palhaçada!!!!Este comunicado do MLSTP é típicamente santomense:intrigas pra cima e pra baixo!!! Então, o MLSTP, não sabe o que os navios fazem cá nas nossas àguas??? Então eles têm que estar mais atentos aos noticiários nacionais, em vez de passarem o tempo nos copos, nas partidas de futebol e nas novelas. Quem assiste os Telejornais foi informado de que existe um grupo taiwanês que iria criar plataformas flutuantes nas nossas aguas e as vantagens que disto decorriam para o País, nomeadamente a arrecadação de divisas com o pagamento de taxas e o facto dos nossos comerciantes poderem abastecer os seus estabelecimentos comprando nos ditos navios economizando os custos de transporte a partir da Europa. Alias, isto foi falado em todo país como um dos projectos “imaginários” do PM que nunca haveriam de se concretizar. Ora, o que acontece é que contrariamente aos outros este materializou-se imediatamente.
    Costumo a dizer que o nosso país não avança devido a política de “terra queimada” que os nossos políticos ( de todos os partidos) adoptaram e que se traduz em impossibilitar todos os negócios e contratos que a ala adversária tente implementar. Porquê??? Simplesmente porque todos os partidos que ja andaram no Governo desta terra sabem muito bem que ao negociar com um estrangeiro um investimento os que conduzem a negociação por parte nacional acabam lambendo os dedos muito bem, recebendo luvas e impondo-se como parceiro nacional. Todos sabem muito bem disto porque todos o praticaram enquanto Governo.Pois então, como os que hoje estão na oposição sabem por experiencia própria que os que governam vão mamar um bocado, assim que ouvem falar num investimento privado, em vez de pensarem nas repercussões do investimento na vida do povo, pensam em primeiro nas repercussões do mesmo na vida dos governantes que o assinaram; logo ficam com “wê-xa” e fazem tudo para impedir o negócio esquecendo-se que com o fim do mesmo o povo também fica lixado. Mas, que se lixe para o povo, pensam eles o importante é encher o meu bolsinho e evitar que os gatunos da vez não encham os seus. Somos todos, em matéria de governação, o que os mais velhos sempre dizem:”MÁ LASSA!”

    • XYZ

      8 de Outubro de 2012 as 18:33

      Meu caro amigo esta em S.Tome? Acho que nao. E se esta em S.Tome, e um dos lambebota do Patrice.
      Aquilo que se viu e ouvio na comumnicacao social foi o que Patrice disse. Mas nao e o que ele faz. Ele pode dizer umas tantas coisas hoje para iludir o povo e nao fazer nada.
      Meu caro amigo conhece tipo de produtos que estao no navio? Sabe quanto ja entro no cofre de estado com a presenca destes navios ca na nossa costa? 00000000 zeroooooo.
      Abra os olhos e nao defende o diabo

    • Gente

      8 de Outubro de 2012 as 22:51

      E então, não custaria nada esclarecer isso uma vez mais a toda gente, ao povo, mesmo tendo a noticia veiculada inumeras vezes e os senhores andarem aos copos. Acabemos com essa coisa de alguem dizer algo, pedir esclarecimentos e votos de transferencia e vir cã um grande abestalhado com a mania de que se quer mal. Nada disso, devem filmar tudo aquilo que o navio e os taiwaneses andam a fazer e mostrar pra toda a populacao. Assim que se faz…

      • leucadio

        9 de Outubro de 2012 as 11:34

        Assim que se faz? Onde??? Só podia ser lá em STP.

    • Fidelio Castro

      9 de Outubro de 2012 as 8:28

      Leucadio gostaria que me respondesses o seguinte:
      A criação de tal plataforma permite a criação de um novo Estado dentro de STP?
      Pois o que está se questionando segundo me parece, é que as instituições ligadas às questões portuárias, marítimas, costeira, comerciais não têm acesso nem sabem o que os navios transportam, uma vez que lhes é vedada a entrada e controlo dos navios.
      Portanto, se essa plataforma foi criada como um novo Estado com a sua soberania, suas leis, seu governo então tens toda razão, nós desconhecemos o projeto, porque eu pessoalmente ouvi a notícia e explicação dada na altura pelo Sr. Primeiro-Ministro, e em nenhum momento foi dito que se criaria um novo Estado dentro de STP com a vinda destes navios. Sejamos sérios e não andemos cá a desconversar, desgovernar, descomandar, (des)democratizar.

    • Paracetamol 500mg

      9 de Outubro de 2012 as 14:49

      É bom saber que há pessoas que acreditem no PT. Mas cabe a ele respeitar os seus eleitores evitando tamanhas acusações.
      Mas, se Patrice tiver “corones”, que venha dar explicações. Há suspeitas, não acusações. Cabe a ele vir dar explicações fundamentadas (com documentos)ao povo.
      Mas como ele não é homem, vai passar a batata quente a outrem…

  7. REVOLUÇÃO A VISTA

    8 de Outubro de 2012 as 15:18

    Haver vamos!!!!!!!!!!!
    Este PATRICE TROVADA !!!!!!!! É BICHO MAUUU!!TAL PAI ,TAL FILHO!!!!!
    VAMOS PAGAR CARO PELA ESCOLHA QUE FIZEMOS!!!!!! PODEM CRER!!!!!!!!!!

  8. Féde ká Dóxi

    8 de Outubro de 2012 as 15:18

    Meu amigo. Os Mulçumanos agora já participam nas festas de freguesia. Vcs viram o PT ontem em Guadalupe?
    Isto é para tapar boca ao povo miudo.
    Coitado do Zé povinho.
    Vem aí o Orçamento e o tipo já está preparando através do blá blá blá, para enganar os da bancvada dele. Par dizerem que tem financiamento para Porto de água profundas entre outros.
    Pôv^ªo bili uê

  9. Sotavento

    8 de Outubro de 2012 as 15:21

    A acusacao é grave.Sinceramente hoje ja nenhum partido tem crédito…todos fazem politica acima dos interesses populares.Nao sei em quem devo acreditar.Reconheco que é grave , a ver se fica esclarecido tudo isto.

  10. Lede di alame ça ua

    8 de Outubro de 2012 as 15:39

    O povo, em geral, deve de imediato, pelo menos desta vez, mostrar a sua forca, pois o povo pode de tudo, basta unir, e preciso ter em conta e cuidado com um primeiro ministro de negocios, pois temos exemplo de lixo toxico, no HAITI, SOMALIA, e outros, paises em que individuos curruptos, como o primeiro ministro nosso, aceitou as grandes empresas, dos paises desenvolvivos depositarem o tal lixo toxico industrial, em seus paises, hoje e visivel o nivel de poluicao, que esses paises enfrentam, so pra dar a conhecer, uma vez esses lixos depositados e preciso milhares de anos para que o efeito da poluicao desapareca, afecta mesmo ate aformacao do feto, isso nao pode continuar assim, e preciso que a oposicao, o povo faca esclarecer as coisas, sao tome vive um nivel de currupcao tao grande que ja pode se considerar de virus, nao vamos a lado nenhum nessas condicoes, o povo precisa compreender que, o facto de alguem ter dinheiro ou de ser doutor, pode ser governante do nosso querido pais, e preciso ter acima de tudo, amor a patria, familia trovoada, destruiu e continua destruindo muito o pais, e preciso a gente lembrar o passado, desde a chegada do Miguel Trovoada no ano 90, o pais destruiu numa escala catastrofica, ate as rocas, eles, ou seja com O PCD, afondou o pais, fez contratos em beneficio familiar, essas gentes sao uma doenca, se querem saber mais, sobre o MIguel Trovoada, o seu caracter traidor e fingido, e so perguntar os homens daquela epoca, a minha opniao e que devemos unir a fazer sair as informacoes a toda populacao, eles tenhem mania de dizer, segredo do estado, isso pra sao tome nao deve existir pois o pais nao tem guerra, isso e para os grandes, o povo precisa saber ao menos, um pouco das negociacoes e transaccoes, temos que agir, unir nesta hora de dor, no ultimo caso iliminar essas gentes da nossa sociedade; porque e mesma coisa que eradicar o palusismo. Muito Obrigado

  11. lisboa

    8 de Outubro de 2012 as 15:51

    Sua Excelência Dr Manuel Pinto da Costa, votei no senhor. Sempre acreditei no Senhor. Fiz campanha com o meu proprio dinheiro. Se fôr verdade as acusações do MLSTP,faça por favor qualquer coisa. O Patrice Trovoada está faltando Senhor muito respeito. Está abusando muito do Senhor. Nos bastidores ele tem dito que o Senhor é velho e caduco. O senhor acha que o comportamento da ex-minstra de saúde é solitário? Nada disto. São coisas orientadas pelo Patrice Trovoada. A Angela Pinheiro pagou pela ingenuidade, burrice e ignorãncia.

  12. The Politics

    8 de Outubro de 2012 as 16:32

    O MLSTP diz que tem informações seguras das operações dos tais navios, mas na noticia não se diz o que esta a fazer esses navios. Ta certo que o Sr. Patrice é um bandido, mas quando você publica uma noticias como esta deve dar detalhes e não ficar no mesmo de sempre (esse disse aquele disse). Comecemos a ser serios.

  13. Carlos Jorge da Silva

    8 de Outubro de 2012 as 17:22

    Não sou do MLSTP,mas o Patrice Trovoada está abusar demais dos Sãotomenses. Anda nas negociatas a defender os interesses da sua família. É uma Vergonha Nacional.

  14. razao

    8 de Outubro de 2012 as 18:08

    Ó meu caro Baga tela acha que a justiça em Sao Tome fará alguma coisa com aquele procurador geral “pau mandado”.
    Com este governo a justiça jamais será prioridade e nunca vai funcionar.
    Não eram isso que estavam a espera quando votaram?

    Fui

  15. santomense tambem

    8 de Outubro de 2012 as 19:09

    «O Secretariado permanente do MLSTP/PSD está na posse de informações que dão conta da presença de navios, nas imediações da costa portuária do nosso País, efectuando operações ultra secretas, sem que as autoridades competentes tenham informações sobre os objectivos e os tipos de mercadorias transacionadas por estas embarcações» diz o MLSTP. Haja paciencia.
    Perguntem ao Rafael Branco como foi feito o negocio da ENCO. Leucadio tem razao. Estao de fora e nao mamam. Espera a vossa vez, palermas.

  16. lyetet mendes

    8 de Outubro de 2012 as 19:29

    QUE PAÍS É ESSE MINHA GENTE?????SERÁ QUE O PRESIDENTE NAO TEM VOZ???EU NAO ENTENDO DA POLITICA ALGEM ME EXPLICA ISSO POR FAVOR!!!!ESTE É O PAIS QUE QUEREMOS PARA OS NOSSOS FILHOS???

  17. Estamos tramados

    8 de Outubro de 2012 as 22:26

    Se esta informação é verdadeira, estamos tramados. Tarde ou cedo este Patrice Trovoada vende S. Tomé. Ele já anda por ai a dizer que quer eleiçoes antecipadas para comprar os votos todos desses santomenses famintos. Isto que saiu da boca do Patrice é tratar santomense muito mal. Temos que dizer isto ao povo.

  18. booster

    8 de Outubro de 2012 as 22:45

    Como é possivel estao a brincar em…. vao deixar navios a circularem assim o pais pertence ao povo e nao ao governo quem deu ao seres humanos o direito de estar a vender praia estao a brincar em

  19. booster

    8 de Outubro de 2012 as 22:48

    ESSA NOTICIA NAO PRECISA DE INVESTIGACAO E CHEGAR ESSE NAVIO PEGAR COMANDANTE PEITO ORGANIZAR ELE ESQUEMA BRUTO ATE ELE DIZER QUAL NEGOCIO ESTA A SER TRATADO

  20. Miki

    9 de Outubro de 2012 as 7:06

    Lixo toxico? Really? Are STPDestroying one of the

  21. Miki

    9 de Outubro de 2012 as 7:07

    Lixo toxico? Really? Are STP politicians really destroying what could be the last remaining paradise on Earth? Do not let it happen, people of STP!

  22. Sensa

    9 de Outubro de 2012 as 7:15

    Até k enfim, pronunciaram sobre o assunto!!!!!!!!!!!!!!!!!! Pensei k o País, vê e se cala… não podemos ser assim… as Criticas tb são Benvindas ainda neste “nosso País”. Pk só com as Criticas, claro, construtivas, podemos ir a longe. Somos democraticos… e isso faz parte da democracia.
    Tem k dizer ao POVO o k se passa. Temos k fazer o bem, mas preciso e transparente.
    VIVA STP
    BEM HAJA STP
    O PAÍS TEM FUTURO… SÓ ACREDITAR!!!!!

    Gé Borges

  23. Santosku

    9 de Outubro de 2012 as 7:39

    Companheiros, a acusação feita pelo MLSTP é gravissimo. Pelo menos desta vamos ver se o Ministério Público funciona. As autoridades devem reter o navio para averiguação e bastante profunda. Porque tal pai tal filho são os dois mafiosos.

    • XYZ

      10 de Outubro de 2012 as 6:26

      Trata-se de algo que carece de provas. Ca do meu lado nao acredito em PT nem na acusacao feita por MLSTP. Imaginem so. Se o MLSTP tivesse provas d’aquilo que vem divulgando ja teriam utilizado isto como uma bomba.

  24. Elias Diakum

    9 de Outubro de 2012 as 7:42

    Gosto das “operações ultra secretas”, porque só “secretas” não tem piada nenhuma.

  25. Telavive

    9 de Outubro de 2012 as 8:14

    O senhor PT obviamente saberá explicar ao país as acusações que recaiem sobre ele. Já aqui alguém disse que se trata de navios taiwaneses. Nós Santomenses somos assim. Para o bem e para o mal falámos muito. E na maior parte das vezes destruímos o que é bom para o país, a custa das nossas desconfianças. Como é que um navio faz operações ultra secretas praticamente nas prais de capital do país? Ainda se lembram das operações da avioneta da panalpina? Hoje quem ficou a perder? Mas quando começou era tambèm chamada de ultra secreta.

  26. André

    9 de Outubro de 2012 as 9:10

    ISO não passa de uma corrida ao poder.

  27. EVN

    9 de Outubro de 2012 as 9:34

    Porquê que votaram em ADI,
    Agora aguenta,
    Eu avisei que esse partido “ADI” é pior que todos,
    Não fizeram ouvir minha voz,
    Agora aguenta,
    Muitos até votaram só por Dbs. 50.000,
    Agora Aguenta,
    O pior ainda está pra vir como disse PM nas entrevista,
    Agora aguenta,

  28. EVN

    9 de Outubro de 2012 as 10:06

    SERA QUE FOI FALTA DE INFORMAÇÕES QUE LEVARAM AS PESSOAS EM VOTAR NO ADI…
    ACHO QUE NÃO,
    MAIS DE METADE DA POPULAÇÃO VOTOU POR DBS.50.000
    ENTÃO VAMOS PAGAR CARO PELA ESCOLHA QUE FIZEMOS!!!!
    HIPOTECAMOS O FUTURO DOS NOSSOS FILHOS,
    POR APENAS DBS. 50.000 CRER!!!!!!!!!!

  29. EVN

    9 de Outubro de 2012 as 10:07

    SERA QUE FOI FALTA DE INFORMAÇÕES QUE LEVARAM AS PESSOAS EM VOTAR NO ADI…
    ACHO QUE NÃO,
    MAIS DE METADE DA POPULAÇÃO VOTOU POR DBS.50.000
    ENTÃO VAMOS PAGAR CARO PELA ESCOLHA QUE FIZEMOS!!!!
    HIPOTECAMOS O FUTURO DOS NOSSOS FILHOS,
    POR APENAS DBS. 50.000…

  30. Mario da Costa

    9 de Outubro de 2012 as 10:09

    A coisa repete-se, vejam só: Foi assim em 1990 com a conferencia nacional, para dar abertura politica, sendo certo que o grupo comamdado pelo Afonso Arlecio Costa estavam preste a chegar sem apoios. Mas antes vivia-se um clima de medo, com barcos em toda a costa, sempre inimigos que pretendiam invadir nosso solo pátrio, nada disso. O nosso povo deve abrir os olhos, ja houve recentemente conferencia nacional soberana, de soberano não tem nada.
    Patrice Trovoada, não sou do seu partido nas não cede a chantagens. 1º Ministro, pode sim ir visitar navios de guerra, da marinha Norte america, interpol,e mais.
    Acautelam-se. Porque que o mesmos não pedem o fim de acordo com China -Taiwan???

  31. Mario da Costa

    9 de Outubro de 2012 as 10:10

    Viva a democracia!
    Quem não tem cão caça com gato

  32. Kebla

    9 de Outubro de 2012 as 10:36

    O homem vos deu banho. Vocês receberam o dinheirinho bom. Portanto ele comprou o vosso voto e vocês elgora ele elegeram-no como PM. Agora, ele está a Governar. Que o aturem. Vocês venderam-lhe o vosso voto. Vocês não sabiam quem ele é? Pediram-lhe o programa de governo, caso ele fosse eleito? A ser assim, aguentem com ele 4 anos ou saiêm a rua e peçam mudança. Venderam o voto ao Homem e agora têm a cara de pau de exigir? Francamente!….

  33. Deixa governo trabalhar

    9 de Outubro de 2012 as 10:58

    Deixa governo trabalhar

    Deixa governo trabalhar falta 2 anos
    fui

  34. Deus é que sabe

    9 de Outubro de 2012 as 11:32

    Meu Deus tanta ignorância e inveja que horror pois como querem que a ilha desenvolva se com a vossa mentalidade, desconfio que ainda andavam ai de carroça e a pé e comunicavam uns com os outro como na altura da pedra com fogueiras e mesmo assim ainda reclamavam porque com as fogueiras ainda podiam deitar fogo a ilha e virarem churrasco .

    Como é possível não perceberem as coisas então se o vosso governo andou a negociar poços de petróleo que foram referenciados em toda a costa os trabalhos de implantação das plataformas não tem que começar, não me digam que pensavam que as plataformas iriam aparecer por magia, não tem que ter estes navios de apoio a sua construção por amor de deus o vosso governo pode realmente não ser o melhor como em todo o mundo mas com gente tão ignorante também é de ter pena deles bem fazem eles de nem perderem tempos convosco.

    Em vez de acusarem se os senhores se instruíssem um pouco mais não vos fazia mal nenhum.

    Deus dá pérolas a porcos e é bem verdade .

    Tenho pena é realmente dos humildes dessa ilha que com gente como os senhores pouco podem esperar para o futuro.

    Todos em maior parte que se manifestam aqui são iguais ou priores que o actual governo estão é cheios de dor de cotovelo e inveja se tivessem lá só fariam porcaria com tanta ignorância que tem.

    Sejam a mudança que querem ver!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Deus vos conduza a sabedoria para ajudar realmente quem precisa principalmente as vossas crianças que elas serão o FUTURO.

  35. fiá luxchinga

    9 de Outubro de 2012 as 12:54

    Credo, Credo, pessoas sem escrupulos, passa vida a inventar coisas a fim de de condenar outro, que politica mais pobre, ora, ora meus caros cidadão uma queixa tem de ser fundamentada, li a informação e fiquei na mesma, somente se pode avançar com isso sabendo de onde é barco, matricula do mesmo, as que horas que estiveram ancorado no porto e quais são os produtos tranportado pelo mesmo, de quanto em quanto tempo este respectivo barco ancora nas nossas prais.
    Posteriormete enumera certos erro sem fundamento que é da gente pobre.
    Por favor crescemos de mentalidade e espírito, somente depois entraremos na politica com cabeça tronco e membro. Vendo esta informação vejo causa do nosso atraso, estamos no sec XXI, por isso mudam por favor. E deixe governo até fim da legilatura, e se portar mal o povo saberá dá resposta, estamos a precipitar as coisas sempre

  36. Engenheiro

    9 de Outubro de 2012 as 13:08

    Será que isso é verdade, óh MLSTP/PSD?

    Se isso é verdade para que servem os militares da marinha? E as nossas forças armadas não dizem nada, não pronunciam nada?

    Que país é esse? São.Tomé e Príncipe mesmo?

    Eu não acredito?

    Eu penso que o PINTO DA COSTA deve saber do assunto. Vamos aguardar que a todo o momento ele se pronuncie, porque a suspeição do MLSTP/PSD se se confirmar é muito grave e no mínimo esse governo deve se demitir.
    .

  37. santola

    9 de Outubro de 2012 as 14:04

    já estou farto de politicos de s.t.p todos os dias fazem denúcia . mas não se ve nenhum resultado se tem prova mostra que povo quer ver. isso é mas um capitulo de novela que não tem fim… deviam é pensar em povo buscar solução para combater varios problemas que stp tem ..

  38. Féde ká Dóxi

    9 de Outubro de 2012 as 16:14

    Volto mais uma vez para fazer a seguinte pergunta:

    Com toda esta acusação,o Patrice não diz nada?
    Quem cala consente.
    Se os navios são da plataforma, ele deve ir a sua Comunicação Social que é sua e pessoal (TVS e Rádio Nacional) e contrariar. Fazendo ver a todos quanta mentira existe e se não o faz! Caros compatriotas, debaixo desse angu de banana pão tem ôisso.
    Patrice nunca levou desaforo pra casa.
    A ver vamos.

  39. Amadora lisboa

    9 de Outubro de 2012 as 16:29

    Caros Santomenses, o Patrice Trovoada e o a ADI estão a gozar e abuzar deste povo. Sua Excelência DR. Manuel Pinto da Costa, faça qualquer coisa em defesa deste pobre povo que não cresce e não ganha juizo. O Sr Presidente ao sair da sua residência de pantufo todos os dias, de certeza depara-se com um minimo de dois enormes navios.
    Será que o Sr. sabe o que estes navios fazem em S. Tomé?

    Informação que tenho é que estes navios não pagam um centimo de imposto. É de conhecimento publico ou das finanças do Estado do contrato que foi assinado com os proprietários destes navios?

    Estes navios pagam as taxas devidas a ENAPORT?

    O Sr. Patrice Trovoada acusa o MLSTP de partido irresponsável. Mas será que o Sr PT já mostrou ou já tornou publico o contrato assinado com os proprietários dos navios?

    Ouvi há momentos na RDP-Africa o Patrice Trovoada a acusar o MLSTP dos males de S. Tomé e Principe. O Sr. Patrice Trovoada uma vez mais está-se a esquecer de que o seu pai foi 1º Minstro e Presidente da Republica durantre 10 anos, e que ele nem o pai têm responsabilidades acrescidas dos dez anos desastrosos de Fradique de Menezes.

    O SR. Patrice Trovoada não se esqueça que está no poder há mais de dois anos. O que é que o Sr. fez? Nada. Granda turista. Só viajando. O Sr não é culpado. Bem feito para o povo santomense.

  40. TC

    9 de Outubro de 2012 as 16:49

    Está-se a fazer comentarios em função de se ser-se a favor ou contra. No meu enteder o Secretariado do MLSTP/PSD diz estar na posse de informações…..Atendendo a gravidade do assunto deveria analisar essas informações para saber se elas são crediveis ou não e depois para verificar se têm sustentabilidade para aguentar as afirmações. Em suma, assim está-se a emitir opiniões em função das posições pessoais, não ajudando muito e tem sido sempre assim em quase todos os temas que são publicados no “Tela Non”.

  41. Cidadao com muito orgulho

    9 de Outubro de 2012 as 17:11

    Presidente faz algo por favor.
    Diz qualquer coisa.

  42. Coisa Feia

    9 de Outubro de 2012 as 18:43

    Acham que os outros partidos políticos têm a boa cara para voltarem a governar este país. só ladainhos e mais nada. luta pelo poder. que estratégias terão estes partidos de oposição para o futuro de são tomé? acho que nenhuma. só acusam para cá e para lá e mais nada. deixaram a justiça como está, corrompida, a educação o mesmo, a cultura tb. a cidade era um campo de refúgio para os preguiiçosos, só lixo e mais nada. nao sei nao. acho que os partidos políticos deviam ser mais cautelosos. qd deixarem de se preocupar com eles mesmos e ver o país no seu todo, td bem. o trabalho é sempre trabalho. vamos deixar de choraminguices.

  43. peter

    9 de Outubro de 2012 as 19:26

    o M sempre teve este tipo de politica de panfletos. ninguem em sao tome mais e burro. estes trukes de pamfletos de M de 75, 80 ja esta fora de moda. povo mesmo se formos analfabetos achao que neste seculo alguem vai trazer barcos sem que as autoridades saibam?deixem de politiqueses limaos, o Patricio nao e tao inresponsavel como aqueles que lhe acusao para trazer barcos ou avioes AOS escondidos.
    pensamos para o melhor de sao tome e deixem de pamfletos ou jogadas panfletistas.

  44. peter

    9 de Outubro de 2012 as 19:39

    Truques do M foi assim que em nos anos 78, 79 o M acusou muitos dos seu camaradas de luta dizemdo ao povo que havia barcos nas aguas costeirad de sao tome trazidos pelo mercenarios do intelectual e nacionalista Miguel Trovoda. e agora e o secretario do um MLSTP do millenium que quer mais confundir os cindadoes? isto nao e politica de boa fe. e melhor esclarecerem bem as coisas quem esta a criar problemas no pais por causa do poder?? sao os que querem o poder a todo custo, isto nao e o papel de uma oposicao, isto chama-se chantagens politica ” sois fracos’
    VIVA A DEMOCRACI
    viva sao tome e principe
    viva PT.

  45. a verdade

    9 de Outubro de 2012 as 20:05

    Nao sou apoiante do ADI nem tao pouco acredito neste Sr Patrice Trovoada mas no entanto gostaria de comentar sobre o comentario dum compatriota nesta edicao do telanon: falou-se da doca de peixe q o Patrice Tovoada deu ou cedeu a um dos amigos pra fazer la negocios ou sei la pra que. Isto e mau pra um pais como STP, ele nao devia ter feito isto mas e de salientar q duma forma ou outra se o negocio for bom ou viavel, sera de beneficio pra STP e a populacao. Pra nao ficar la feichado como o club nautico q foi comprado a cash pelo cidadao Angolano Melo Xavier, segundo ponto, o Aeroporto intrnacional e Porto de Ana Chaves q foi dado de bandeja a Sonangol, a privatizacao da Enco e a comissao q foi paga a empreza do Sr Jovem Rico em Angola; Guno Tiny, o Arroz q foi a Pic a alguns anos no qual o Sr Manuel San Zinha ate a data nao deu nenhuma explicacao, tanto e q o Homem q havia feito a transacao com o Manuel San Zinha venho a STP, o governo teve conhecimento deteu indeviduo de modo a apresentar-se a justica, pediu permissao pra ir aquecer o aviao segundo as tretas do governo na altura e pos-se em fuga, a reabilitacao do estadio nacional, STP-trading, caso GGA, sabiam q existem navios no estrangeiro com bandeira de STP, a area verde onde esta o novo edificio da Embaixada de Angola, agora pergunto: a doca de peixe custou mesmo $5 milhoes ou alguem papou o resto, sera q ja viram o terreno da Maria das Neves e a cupla, o terreno q deram a Sonangol pra fazer a construcao. Agora gostaria de enviar uma messagem ao Sr.P.Trovoada, cuidado com manobras estranhas, o Sr ja e suspeito a algum tempo. O seu Pai era dono da empreza q num pescar piscar dos olhos feichou as portas e os jonens q la trabalhavam refugiaram-se pra Angola. O MLSTP e q comecou a venda, o PCD esta em baixo da mesa a apanhar megalhes, enquanto o ADI esta terminando o tarbalho do MLSTP q e vender o q ainda resta. Deus e grande.

  46. JOJO JOAO

    9 de Outubro de 2012 as 20:24

    Porra o PT tem que esclarecer esta situaçao

  47. Danilo Salvaterra

    10 de Outubro de 2012 as 7:03

    Os constantes ” panfletos” do MLSTP cansam e denotam claramente a frustração e o desespero pelo poder a todo custo. Nao para servirem ao país, senão interesses particulares.

    Estando o MLSTP, partido composto e liderado por gentes com responsabilidades pelo mal e o estado de penúria que se vive em S.Tomé e Príncipe, devia a sua Liderança caso nao estivesse com a sede do poder, concentrar-se redimindo-se dos seus pecados e desenhar um plano estratégico para apresentarem nas próximas eleições.

    Nao acredito nesta noticia. O MLSTP hoje é um partido panfletário, que tudo faz para chegar ao poder.

    Mas caso seja verdade, e estando o MLSTP na posse das provas, porque não apresentá-Las à nação e em lugar próprio, que é a Assembleia, apresentar uma moção de censura ao Governo.

    Os cidadãos santomenses e amigos de S.Tomé e Principe devíamos estar atentos ás movimentações deste hoje desorientado partido. Desde movimentações para alterações à constituição com um único intuito ” Excluir o Patrice Trovoada” da corrida às eleições, até o lançamento de panfletos nojentos sem se importar com o prejuizo para a credibilidade e imagem do país já por si debilitadas.

    Caros amigos, o nosso país está a necessitar de soldados e gentes de causas para pedirmos contas ao MLSTP e seus dirigentes sobre os negócios como o petróleo, zona franca, portos de aguas profundas, concessões de terras e praias, gestão de fundos e ajudas externas, transferencias de bens e propriedades publicas para os privados.

    Acho que devemos nos concentrar nestes pontos sem perdermos de vistas que todos os assuntos que beliscam o nosso país devam ser tratados.

    O MLSTP tal como está, só pretende dar continuidade à impunidade, roubo, e em ultima instancia continuar a dividir os santomenses em benefícios de gentes que dado o papel desempenhado enquanto dirigentes, deveriam era estar a pagar pelos actos praticados.

    Danilo Salvaterra

    • verdadesim

      10 de Outubro de 2012 as 10:03

      Ohh Salvaterra. Você costuma ser mais maduro.
      Os barcos estão cá. São visíveis mesmo em Monte Café! Já viste barcos normais atracarem em portos durante tanto tempo sem trazer nem levar mercadoria? Mais ainda, o Patrice falou ontem, mas não desmentiu nem disse nada. Ou melhor, ele fez o que fizeste agora: “soltar os fogos pelas ventas”, qual um dragão encurralado! Será por causa dos recalcamentos antigos?
      O MLSTP não é polícia, nem ministério publico. Fez o seu papel de partido político, informando ao povo, fá-lo-á de novo na Assembleia (que está de férias ainda).

      • peter

        10 de Outubro de 2012 as 18:04

        O Mr desde monte cafe ve-se os barcos querias que se visse os barcos desde aonde?? epah se ha duvidas dos barcos que se encontrao encostado nos portos entao chamao la jornalistas e autoridades da policia e da defesa e vao la ver o que estao dentro dos barcos e pedem depoiment dos capitoes e tripulacao dos mesmo para se esclarecer melhor isso, porque ja se estao a ver os barcos em monte cafe, daqui a pouco vao se ver em trindade depois em bombom, no ultimo se pararmos em pantufo ao lado da casa do man P tambem vai se ver melhor. irmaos de sao tome os outros estao a desenvolver construindo e contribuindo e nos so nas fofocas.
        viva sao tome e principe, daqui a pouco principe vai ser o proximo destino turistico e capital importande com o Dr To Ze Cassandra e sao tome ficara sempre ‘LA Isla Del Diablo”

    • Caetano

      10 de Outubro de 2012 as 13:17

      Onde é que o senhor estava quando foi o principal protagonista ou Director ca campanha da Maria das Neves para as presidenciais que foi e é uma das principais responsáveis políticos deste partido e desta política, desde a independência nacional, que o senhor acabou de enumarar??? O senhor não sabia disto?? O senhor não sabia que a Maria das Neves foi primeira-ministra do governo do MLSTP durante longo tempo e colaborou, como principal executora desta política que o senhor enumerou??? Sejamos sérios…. O senhor deveria estar calado porque tendo apoiado a Maria das Neves nas presidenciais é co-autor de todos estes males que o senhor enumerou. Não venha agora com lágrimas de crocodilo sacudir a água do capote.
      Tenho dito
      Caetano

    • Lapiseira

      10 de Outubro de 2012 as 14:20

      Danilo ocê cala essa boca. Nós os dois juntamos comemos dinheiro de Maria das Neves na campanha. Você não moral para falar mal de MLSTP. Maria das é de MLSTP, não esquece de dinheiro dela que ocê comeu.

      • Amadora lisboa

        10 de Outubro de 2012 as 17:38

        Lapiseira parabéns pelo comentário. Este Danilo Salvaterra é granda Bandido e armado em muito esperto.

    • bobôfito

      10 de Outubro de 2012 as 15:06

      “o MLSTP na posse das provas, porque não apresentá-Las à nação e em lugar próprio, que é a Assembleia, apresentar uma moção de censura ao Governo.”
      Danilo por amor de deus você é parvo:
      Apresentar na Assembleia pra quê? Moção de censura: se quisere doute video dos cães que patrice pôs na rua com 50000dobras…por causa de moção.Vc não veio pra stomé fazer campanha de Maria das Neves.Voce é a nossa vergonha…vergonha de filhos do príncipe,filho da p…Ja estiveste no Principe a criar Tozé Cassandra problema porq queria lugar dele a força.Voce tem dado opinioes no fb para o Governo Portugues porq quer q eles te deem no c…Fique sossegado.nos em stome não te pedimos nem necessitamos de tuas opinioes.vc é um grande bandido.Pena é teu irmao Aguinaldo;porq cuá cá dá ni uê lichi cá colê áua.Patrice ja jogoute umas migalhas para ajudarte com crise.Principe podes nem pisar.Voce é pessoa non grata e grande malandreco.Voce ja tornou um grande bandido que se em 79 quando fomos a cuba alguem dissesse eu nao acreditaria.Bandido.

      • Danilo Salvaterra

        10 de Outubro de 2012 as 18:50

        Senhores Verdadesim, bobôfito, lapizeira, caetano, eu o que escrevo e faço assumo. Por isso identifico-me sem equívocos.

        Um dos beneficios da democracia é podermos expressar as nossas opiniões sem receio, não escondendo por detrás de capas. Logo, comentaria ou responderia as vossas “opiniões” se não tivessem medo de se identificarem. Um abraço

  48. LEVE-LEVE

    10 de Outubro de 2012 as 7:47

    o meu comentário foi sensurado.
    Que vergonha. Acho que o Tela Non devia publicar e responder. Não estou a insultar ninguem. Apenas disse que o trabalho jornalístico foi mal feito. Denúncias sem fundamento não é jornalismo é política.

  49. RICARDO VIEGAS

    10 de Outubro de 2012 as 12:22

    Realmente deveria ser investigada por autoridade competente como diz o baga tela.
    Mas será q existe autoridade competente naquela republica das bananas. Basta ver q eles fazem tudos as escuras sem sequer dar satisfaçoes ao tribunal de contas nem assembleia da republica. Aquilo ta de pernas para o ar

  50. st

    10 de Outubro de 2012 as 13:47

    algo estranho, não sei o ki passa assim vai o nosso são tomé.

  51. Emiliano da Trindade

    10 de Outubro de 2012 as 16:15

    O meu comentário é apenas sublinhar e enaltecer o comentário do Danilo Salvaterra que tudo o que diz é verdade quanto ao MLSTP. Importa dizer de que esse partido deve ter paciência, apenas só faltam 2 anos, depois veremos nas urnas por este povo tão sofredor, o veredito final. Só falta 2 anos.Nós o povo de STP, sabemos o que queremos, ninguém mais nos engana. O MLSTP não engana ninguém, os 33 anos de poder prova toda a miséria, corrupção prevalecente ainda em STP.Para quém viveu em São tomé desde do inicio da independência conhece bem a história de STP, desde 1975 á 2012, mais não escrevo, o povo saberá julgar, quém está no caminho certo, a oposição ou o actual governo. Que Deus nos dê mais longa vida e assim veremos, fim de citação.

  52. Amadora lisboa

    10 de Outubro de 2012 as 17:34

    Danilo já recebeu dinheiro da mão do Patrice Trovoada. Danilo é do grupo de Afonso Varela, Oscar Medeiros, Jeronimo Moniz, Carlos Menezes, Oscar Baía(o bandido do grupo de lavagem de dinheiro), ambrosio Quaresma, Mário Bandeira, etc. Este PT compra toda gente. Os barcos estão visiveis a toda gente. O PT e o governo têm que responder, somente o que é que os navios estão a fazer em S. Tomé. E qual a contribuição que estes navios têm dado ao cofre do estado.

    • Emiliano da Trindade

      11 de Outubro de 2012 as 16:42

      Amadora Lisboa
      Hoje já não reconheces o papel que este mesmo Oscar Baía defendia o MLSTP nas legislativas 2010, como comantador político da RNSTP, até aborrecia os ouvintes nas manhãs diárias do jornal da manhã, sempre com prognóstico ao favor do MLSTP, entrteanto o tiro saiu pelo colatra, porque o nosso povo hoje já tem os olhos abertos .Certas pessoas são ingratas ou não têm boa memória.

  53. luisó

    10 de Outubro de 2012 as 20:34

    Tanto comentário e fiquei na mesma.
    Mas afinal alguém pode-me dizer a verdade sobre esses barcos?
    Gostaria muito de saber…

  54. Mbé Za

    11 de Outubro de 2012 as 10:24

    Meu Caros, o Sr Patrice Trovoada respondeu às acusações feitar por MLSTP, através do Jornal parvo.
    aPENAS ESQUECEU-SE DE DIZER AO POVO SE TEM REALMENTE PARTICIPAÇÃO NAS TRANSAÇÕES, NEM TÃO POUCO DISSE QUE TRANSAÇÕES ESTÃO SENDO EFECTUADAS NO NAVIO.

    ATENÇÃO AO NOTICIA DO pARVO NA INTEGRA
    “A resposta do primeiro-ministro, Patrice Trovoada às acusações do MLSTP/PSD sobre as alegadas operações ultra-secretas feitas nos navios ancorados nas águas costeiras da ilha de SãoTomé já é do conhecimento público. O chefe do Governo diz que tem vergonha da tamanha irresponsabilidade do maior partido da oposição que faz “política da lama”.

    Patrice Trovoada respondeu, esta terça-feira, que o comunicado do maior partido da oposição “é uma vergonha pública para SãoTomé e Príncipe que só prejudica a imagem do País e não compreendo como é que o MLSTP/PSD que pertence a uma coligação tenha uma tamanha irresponsabilidade política da lama”.

    O Primeiro Ministro voltou a lembrar as pessoas que pretendam governar, e que tenham a responsabilidade do estado em que se encontra o País, não devam estar a sair à rua para acusar o Governo de todas as situações que vive SãoTomé e Príncipe num momento da crise económica internacional.

    O chefe do Governo disse que em democracia, gostaria de ver o contraditório político que possa trazer “algumas soluções e não a política de boca suja. “Lamentavelmente, se é uma questão de liderança, o MLSTP/PSD deve mudar de líder, porque o País só desenvolve com a política de boa governação, de paz, de seriedade no trabalho e de solidariedade”.

    O partido Acção Democrática Independente, ADI, que sustenta o Governo numa lacónica reação, a propósito das acusações do MLSTP/PSD, disse que a maior força política da oposição continua a fazer “politica de bloqueio ao Governo e de terra queimada” com o objetivo de derrubar o Governo.

    Recorde-se que no comunicado do MLSTP/PSD distribuído àlguns órgãos de impressa na última segunda-feira, oito, o MLSTP/PSD denunciava que nestas operações secretas, “as autoridades competentes não têm informações sobre os objetivos e o tipo de mercadorias transacionadas por estas embarcações”.

    Fazendo menção a entre outras denúncias, o comunicado referia-se que “O MLSTP/PSD tem conhecimentos que nenhum dos órgãos de Soberania tem informações de acordos bilaterais recentemente assinados com a República da Geórgia que envolveu supostas contrapartidas financeiras e que as autoridades financeiras do País desconhecem”.”

    uma piada autentica!

  55. Mario da Costa

    11 de Outubro de 2012 as 10:26

    Aonde pára os serviços de segurança da republica, comandada outrora pelo actual membro do governo, na area parlamentar. Os policias do trópico som”.
    Viveu bem antes, e agora?

  56. Tiberio

    11 de Outubro de 2012 as 15:31

    Abel, Abel, Abel!!
    Faça jornalismo com transparencia!!
    Por favor publicar as reaçoes do IMAP, Gurda Costeira e da ENAPORT sobre o assunto!!

  57. Barão de Água-Ize

    12 de Outubro de 2012 as 6:58

    O sr. Patrice não será um aprendiz de ditador?

  58. O Analista e Censurador

    12 de Outubro de 2012 as 20:14

    Aguardo para ver o fim desse episódio.
    Mais parecendo-me que não a acusação é grave. Deixo essa pergunta no ar… A onde anda Guarda Costeira do País?!…Será que esta instinto?!…Ou não têm meios para trabalhar?!…Essa não é de duvidar.

    Que Deus proteja São Tomé e Príncipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo