Chuva torrencial não travou Manifestação para “Salvar a Democracia”

A chuva que irrigou a ilha de São Tomé na sexta – feira, até a hora da manifestação, condicionou a aderência popular, mas não impediu que largas centenas de pessoas, marchassem em prol da democracia.

Nas regiões mais afastadas do centro da capital, a intensidade da chuva foi maior. Um condicionalismo natural para o protesto popular que a oposição tinha agendado. Mesmo assim, cerca de 5 mil pessoas, marcharam debaixo da chuva para dizer NÃO, à tendência ditatorial, que o país tem registado nos últimos tempos.

Populares ouvidos pelo Téla Nón durante a manifestação garantiram que aí estavam molhados, para impedir que as conquistas da liberdade e dos direitos dos cidadãos a se exprimirem, ou de discordarem sejam postos em causa em São Tomé e Príncipe.

Um dos manifestantes, fez questão de dizer ao Téla Nón, que o que estava a acontecer era a expressão de democracia. «Direito a manifestar está consagrado na constituição política. Esta manifestação é popular, para o governo entender que há guarda» declarou Manuel da Fonseca.

Com a metáfora do “Guarda” que existe, o manifestante quis transmitir a ideia de fiscalização da acção governativa, e a prestação de contas. A referência ao texto constitucional para sustentar a razão da manifestação, foi uma forma de Manuel da Fonseca, pôr em causa os que contestam a manifestação, que consideram o exercício desse direito constitucional, como um perigo, como sendo instabilidade.

«O objectivo foi cumprindo. Foi para demonstrar que a democracia está em perigo. Queremos dizer basta a ditadura que ameaça o país. Queremos dizer que o governo deve governar com o povo, deve governar para o povo e não governar para os seus bolsos», declarou Jorge Amado, porta voz da coligação partidária, após a entrega no Palácio do Povo de um manifesto para o Presidente da República.

Um protesto de rua irrigado pela chuva, que visou também alertar o país sobre a necessidade do governo melhorar o seu desempenho em termos de transparência. «Basta de promessas falsas, basta de projectos que não são realizáveis, basta de mentiras. É preciso que as pessoas sintam o pulsar da terra e não estar só a viajar. Tem que se trabalhar com transparência, precisamos que haja transparência na gestão da coisa pública», acrescentou Jorge Amado.

A manifestação pretendeu também incentivar o diálogo e a concertação. «Se não houver clima de negociação e diálogo, não poderá haver coesão social. Assim só haverá roturas e o país caminhará para o colapso», conclui o porta voz da coligação partidária.

Debaixo da Chuva, centenas de São-tomenses marcharam em protesto, contra as acções do governo que ameaçam o sistema democrático. O povo não admite que os valores da liberdade de expressão, a democracia, conquistados desde 1990, sejam beliscados por qualquer CHEFE da administração pública, seja ele quem for.

Abel Veiga

  1. img
    Coisa Feia Responder

    Manifestação sem razao de ser. Isso só serviu para denigrir a imagem do MLSTP/MDFM/PCD, que nao deram resultados ao povo. nao sou do ADI, mas a gente deve dar ao Cesar o que lhe pertence. Em dois anos, pelo menos conseguimos ver algum fruto. Eu só acho que estes usurpadores estão sem dinheiro. estao a tornar-se pobres.

    • img
      Chocolate-Biológico Responder

      …Heheheeeee…..!!!

      “…SALDO de GRAVANA no Riboque…!!!”

      Jaca “MOVÍDU”…, “kú vonté” de SALVAR as suas CARAS e o seu PÃO, saem as ruas de São Tomé à preços de “SALDOS de GRAVANA”, para salvaguardarem não como dizem – a nossa DEMOCRACIA – mas sim, para impedirem o desmoronamento do por eles ao longo dos anos criado SYSTEMA de defraudação e proteção “IMUNITÁRIA”, com base numa sustentabilidade partidária & privada altamente ascorosa…!!!

      Uma Manifestação partidária com CARAS, mas sem OLHOS e VISõES para um desenvolver das Ilhas e das suas Gentes…!!!

      Como disse um comentador antes de mim…; “…Sou sim à favor das manifestações que sirvam os interesses das Populações e ponto final…!!!”

      Um salve a todos

    • img
      caboverdiano Responder

      tens toda a razao isidoro sou de mlstp mas nao viracasaca quando eles tiveram ali no poder nao fizeram nada tambem havia desvio so desvio e o po vo tambem sempre a viver na miseria o ADI tambem mandou e fez muita
      promessa continuamos na m…a portanto na minha optica de ideia todos querem chegar aki so pra saboriar o bolo e k se lixe o povinho.

    • img
      Armenio Silva Responder

      Foiumagrande vitoria dos partidos da oposição. Não se tratou de participação de centenas de pessoas, mas sim de milhares de pessoas. Pelo que vi, em termos de cálculo por metro quadrado,como economista que sou, estavam presentes nessa manifestação cerca de cinco mil pessoas.
      É a vitoria dobem sobreo mal, porque narealidade, este país vai de mal a pior.
      Força MLSTP, força MDFM e força também ao PCD pese embora este último seja o chefe das traições.
      De qualquer forma é necessário travar o abuso da acção governativa da ADI.

  2. img
    Inocente Responder

    E se tivesse sido num dia de sol?

  3. img
    TVSA-Televisão Santomense Aberta Responder

    Mesmos de tanto rezar que os 2 Padres do Governo e ADI rezaram para que a chuva fosse torrencial,mas Deus virou-lhes as costas.
    Por isso vamos todos:
    CONTINUAR A SALVAR A DEMOCRACIA EM STP
    VIVA A DEMOCRACIA EM S.TOMÉ E PRÍNCIPE

  4. img
    ZE PEDRO Responder

    Salutar a manifestação pela crescente injustiça social, falta de transparência e rumo para o País …Importa também dizer que essa oposição não tem legitimidade para aparecer ao lado do Povo, pelos rostos que se viu, são os mesmos de sempre….

  5. img
    Gente Responder

    Eu não vi rosto definido algum, que mania de estar sempre a desdenhar as manifestações…individuais e populares. Então quem são os que deveria lá estar afinal? seria sempre os de sempre. ora esta….

  6. img
    Jaca de Bombom e Praia Melão Responder

    Não me parece, daquilo que as imagens e as notícias demonstram que tenha sido uma manifestação para se desprezar como algumas pessoas, designadamente o senhor primeiro-minsitro tentou fazer. Vivo em Inglaterra e pelas informações que recebi e imagens que vejo no “Téla Nóm” parece-me que o primeiro-ministro e o seu governo fazem um grande erro tentando desprezar a leitura política que esta manifestação deve ter. Mesmo com chuva parece-me que muita gente aderiu a esta manifestação num país como o nosso que as pessoas não manifestam interesse nestas coisas tendo em conta os problemas sociais, económicos e mesmo de cultura política e de manifestação de cidadania. O senhor primeiro-ministro pode ignorar ou até desprezar esta manifestação mas para quem vê as coisas de longe como eu vejo e ouve as informações de familiares que estão no interior do país parece-me que as coisas estarão complicadas para o primeiro-ministro. Não se pode governar um país com tantos problemas económicos e socias ainda por cima com comportamentos ditatoriais perseguindo os cidadãos que se manifestam contrários a sua política. Isto não pode acontecer. Um funcionário público, independentemente do cargo que ocupa, não é um trabalhador do senhor Patrice Trovoada. Nem pode ser considerado como tal. Mesmo se ele fazer uma crítica política ao primeiro-ministro, como adversário político, que tenha lesado a honra do senhor primeiro-ministro, este não pode entender que é ele que manda em toda a administração pública e andar a perseguir este funcionário tratando-o como seu trabalhador ou assalariado. Em que país estamos??? No Irão????? Na Rússia???? Na Arábia Saudita???? O país é do Patrice Trovoada???? Quem lhe deu este poder??? Desde quando???? Ele que recorre aos Tribunais se entender que a sua honra foi manchada. Agora, andar a perseguir os funcionários públicos só pelo facto destes manifestarem a sua opinião contrária a dele???? Onde é que se viu uma coisa desta???? Já o pai dele tinha tiques de ditador agora ele vem com a mesma tendência. Onde vamos parar com estas coisas???? Chega!!!! Basta!!! Ele que aprenda a ser democrata. Já fez a Conceição Deus Lima a mesma coisa. Depois fez o mesmo ao deputado do PCD. Agora faz o mesmo ao vice-presidente de um partido político. Isto pode ser?????

    • img
      dias freitas Responder

      As imagens faladas por Patrice sao imagens editadas por TVS-Televisao de ADI e Patrice.Eu estive na manifestacao.Nao teve menos de 5000 pessoas.PATRICE e mentiroso.Esta com medo porque vai para o olho da rua.O povo ja nao quer Patrice.

      • img
        João Carlos Responder

        Dias Fretas, povo está para ver quem vai colocar o “Patrice” no olho da rua…e outra coisa, melhor nem sonhar com as eleições, caso contrario, adêuá congô…

  7. img
    ZE PEDRO Responder

    Att: “Gente”
    Sim é mesmo isso, não se está desdenhar quem quer que seja, só quem não conhece ou esquece-se muito rápido a história recente do nosso País para não concordar que as figuras politicas que apareceram junto da população na manifestação, aliás tentando tirar partido disso, são pessoas que alguma vez pensou no bem estar desse País. Se o meu amigo(a) não sabe informe-se por favor…. Sou sim à favor das manifestações que sirvam o interesse das Populações e ponto final !

  8. img
    jorge desalmado Responder

    Hei, faltava muitos gatunos nesta manifestacao. Espera, vi um, dois,…sete.
    Ah, faltava mais. Hum foi a chuva.

    • img
      Moderado Responder

      A mensagem do povo sofredor foi passada. Toda a manifestação ou greve num país em que as coisas vão cada vez pior deve ser vista como um direito de cidadão. O pior é termos uma oposição silenciada. Na democracia cada um joga o seu papel e é o povo quem julga nas urnas os ditadores e incompetentes.

    • img
      vabu Responder

      Quando é k haverá mabifestacao do meu grupo o Vabu?

    • img
      vabu Responder

      Quando é k haverá manifestacao do meu grupo o Vabu?

    • img
      Quase la Responder

      Com certeza que faltava mais gatunos na manifestação sim, pois você não estava la. Vê se aparece na próxima para adicionar o número dos gatunos ou dos seus apoiantes.

      A manifestação é a demonstração publica do descontentamento e isso até mesmo os prisioneiros o fazem. Não importa se a frente, a trás ou no meio estão lá alguns gatunos. O que vale é que a população está a reclamar os seus direitos: liberdade de expressão, saúde, educação, uma melhor justiça, pão e água potável …
      Esperemos que o governo tenha esses aspetos em conta e não se limite a esconder por detrás de alguns gatunos que por lá se tenham andado.

      Companheiros, se algum dia tivemos um presidente ditador e não gostamos, continuamos a apoiar os que atualmente promove a ditadura porque o outro também já o foi? Não escolhemos um regime democrático e ansiamos por uma liderança democrática?

      Se tivemos ministros e diretores que roubaram, apoiamos os que agora roubam porque os outros também o fizeram? Não os escolhemos para que tivessem melhores comportamentos?

      Se eram corruptos, não desejamos que os novos poiam fim a corrupção?
      Para você é mais importante que ou que partido lidera ou a condição de vida da população?

      • img
        João Carlos Responder

        Quase lá….

        Vê se convida outros yô nóm a participar, se não o povo ficar sem os conhecer de novo. Porque eles querem ver se nascem de novo, mas esqueceram que só se nasce uma e única vez na vida.

  9. img
    Tonga de Pedroma Responder

    Coitado do POVO!!

  10. img
    Isidoro Porto Responder

    A Democracia em STP deve ser preservada por todos e não apenas pelo Governo do Sr. PM PT.

    Os Partidos Políticos também devem dar um exemplo. Se ao nível da Administração Pública não se deve exonerar, nem perseguir altos funcionários do Estado por difamação e calúnia ao “Cheefeee”, do mesmo modo, no seio dos Partidos Políticos não deve haver exonerações nem perseguições de Deputados cujos sentidos de voto são diferentes ou contrários aos das suas respectivas Bancadas Parlamentares.

    Estamos bem lembrados da novela “Deputado Amândio Pinheiro, versus PCD” em que tivemos o inédito caso no mundo, onde uma sessão Parlamentar teve o número de Deputados presentes superior ao de Deputados eleitos (56 vs 55). Esta novela foi protagonizada por PCD, ao um DEPUTADO DA SUA BANCADA PARLAMENTAR de ter a opinião própria e sentido de voto numa determinada matéria, contrária a do seu “Cheefeee”/Partido.

    O simples facto de os Partidos da Oposição assinarem um Pacto de “UMA SO VOZ” no Parlamento, confirma-se que nos Partidos de Oposição não há democracia, nem liberdade de expressão, pois todos os 28 (21+7+1) são obrigados a prescindir dos seus sentidos de votos particularmente pessoais, pela obediência do referido pacto ditatorial, no acto de votacao parlamentar.

    Qual será o destino dos Deputados que ousarem enfrentar tal pacto ditatorial, , num acto de votação, na Assembleia Nacional? O mesmo do Ex-Deputado Amândio Pinheiro? A minha firme resposta é: SEM DÚVIDAS.

    A experiência que eu tenho desde a minha juventude em que lideres da Juventude blasfemavam o OCIDENTE, nas reuniões, mas na primeira esquina, eram os primeiros a seguirem para França, Estados Unidos, I nglaterra,etc, com Bolsas de Estudo, mesmo em plena guerra fria, eu não acredito em nenhum deles, nem nos do poder, nem nos da oposição, porque alternam-se. Uns vao e depois de algum interregno, volatm. O PODER E DOCINHO.

    Simplesmente, peço-lhes para roubarem até 50% das riquezas ou dos donativos e apliquem os restantes 50% em acções que dignifiquem o país no futuro. Estou certo que se aplicarem mais de 50% dos donativos e riquezas e das suas inteligências em benefício do país, STP conhecerá dias melhores em muito curto espaço de tempo.

    Mas os santomenses não devem esperar apenas pelo Governo e doações externas.

    CITAÇÃO: O arroz do Japão estará no mercado a partir da próxima segunda-feira, 22 de Outubro, e deve ser vendido ao consumidor final ao preço de treze mil e quinhentas dobras o quilo. O anúncio foi feito esta quinta-feira, 18, pelo Ministro de Plano e Desenvolvimento, Agostinho Fernandes, depois de testemunhar a descarga do produto que Japão coloca regularmente à disposição do governo são-tomense no âmbito da cooperação bilateral entre os dois países.

    As três mil e seiscentas toneladas de arroz, um dos produtos da primeira necessidade mais consumido no País, deve assegurar o abastecimento do mercado interno, durante seis meses. FIM DE CITAÇÃO.

    Ora, somos 185000 almas. Choveu torrencialmente na manhã do dia 19/10/12, dia das manifestações. Se pelo menos dedicássemos esse dia a PLANTAÇÃO DE BANANEIRAS, e se pelo menos 100,000 adultos e velhos, plantassem (cada um) 10 bananeiras (mesmo em terrenos de terceiros – como doação pessoal ao país) teríamos no próximo ano, cerca de 5,000 tons (Cinco Mil Toneladas – 100,000 santomenses x 10 bananeiras x 5 Kgs – média por cacho) de bananas no próximo ano, que garantiria os 6 meses do próximo ano com produtos do nosso próprio esforço.

    Mas, infelizmente, estamos mais preocupados com manifestações e a espera de doações fruto do suor dos outros, quando no seio dos Partidos da Oposiçâo reina a Ditadura Partidária.

    DITADURA GOVERNAMENTAL OU PARTIDÁRIA Ė DITADURA OU FALTA DE DEMOCRACIA.
    OUTRA COISA NÃO Ė.

    Isidoro Porto
    21/OUT/2012

    • img
      E.Santos Responder

      Concordo consigo. Nós temos o país que temos porque somos a gente que somos. Preguiçosas, más, invejosas e oportunistas. E quando digo isso não me refiro apenas a classe política. Somos todos assim.Por isso outros países conseguem dar passos e nós vamos sempre continuar como estamos. Não tenham dúvida.

      Esta manifestação poderia até ser uma manifestação interessante do ponto de vista de ensinamento se não padecesse dos seguinte males:
      - Mais de 50% das pessoas que lá estiveram nem sabiam o bem o propósito da manifestação. Foram lá naquela de ver se sai uns tostões, como se fosse na campanha. Isso revela o oportunismo do zé povinho que em vez de trabalhar, adoptou uma cultura de andar atrás de migalhas dos partidos. O povo não aprendeu e nem ensinou nada com essa manifestação.
      - Os mentores da Manifestação são eles ppróprios, os primeiros a violar a democracia do país. Agem conforme lhes interessa e usam o povo em benefício próprio.Porque se escondem atrás da imunidade parlamentar para não responderem em tribunal? Isto não põe em causa a nossa democracia?
      - A manifestação tinha rostos sim, mas rostos muito sujos por sinal. Sujos e desavergonhados. Insistentemente desavergonhados. Até faz confusão como é que estas pessoas conseguem ser tão descarradas: Bano, Guilherme Posser, Anacleto Rolin, Xavier, Jorge Amado na linha de frente. O Delfim viajou por isso não deu as caras também.
      Eu pergunto? Que moral têm estes fulanos para fazerem uma manifestação? Querem vir nos convencer que agora sim, viraram salvador da pátria? Tiveram de 1992 a 2010 para darem prova do amor ao povo e só nos lixaram e agora é que de repente mudaram? E mudaram porquê? Porque perderam acesso aos seus tachos? Façam-nos o favor.
      O Presidente falou e cada um deu as palavras dele o sentido que mais lhe interessou. Mas uma coisa é certa ” fazer manifestação por fazer só desgasta e não resolve os reais problemas do país” Antes, só serve para pôr em causa a nossa imagem internacional contribuindo um pouco mais para atraso do país pela fuga de potenciais investidores.
      Como quiz dizer o Presidente, usem de facto a vossa energia para fazer coisas, ter acções que enaltecem e dignificam o país, e conduzem para a real melhoria da vida das populações”.
      Pelo menos uma vez na vida, não pensem só em vocês.

  11. img
    Xico Dendê Responder

    A oposição deveria canalizar toda a energia que utilizou na organização desta manifestação para fazer propostas alternativas e concretas de governação.
    É uma vergonha o estado em que estamos. O mais vergonhoso é saber que as pessoas que colocaram o país neste buraco durante mais de 30 anos utilizando a mascara da democracia, são as mesmas que tentam a todo custo preservar essa pseudo democracia que não passa de uma mama seca sem leite.

    • img
      José Vale Responder

      Meu caro, falar dos 30 anos é facil. E a proposito, de entre as pessoas que colocaram o país nesta situação contam – se Miguel Trovoada (1º Ministro, Ministro de Coordenação Economica e Depois Presidente da república), seu filho, seu Conselheiro Especial, Patrice Trovoada. Patrice Trovoada, Ministro dos negócios Estrangeiros, e actualmente Patrice Trovoada, Primeiro – Ministro e Chefe do do 14º Governo. Como reflectir os 30 anos sem apontar o papel destas duas finguras incontornaveis da cena política São-tomense no últimos 30 anos? Deixemos de hipocrisia e desresponsabilizando-lhes? Eu n/ falo mais… pois, proseguir é perder tempo. Patrice TROVOADA se fosse governante inteligente devia era fazer uma melhor leitura política da manifestação e sentar a mesa e negóciar, para evitar situações piores para ele. Pois, porque houve que depois da manifestação já se fala numa greve geral. É pena, mas quando alguem considera manifestação de 5 mil pessoas e ainda mais na chuva de um fiasco. Ele que estava, aquele dia no Principe só pode ter sido ou enganado pelas imagens tratadas da TVS por Hoscar medeiros ou seus informadores estavam cegos.

      • img
        E.Santos Responder

        Quando o Miguel Trovoada chegou a STP, vinha com muito boas intenções para STP. Quem estragou o MT foi o PCD. O PCD, não sei se foi pela algria de se terem livrado daquilo que achavam ser a ditadura do Pinto da Costa, deslumbrou-se com o poder, roubou, saqueou o país e anarquizou-o.
        Miguel Trovoada não teve mão para os segurar e embarcou com eles nessa anarquia.
        Lembro-me do próprio Miguel Trovoada ter chamado o povo de São-tomé de ingrato e a aprtir dai foi de facto o descalabro.
        Mas não me venha com a conversa de sem vergonha que só o MT e PT contribuíram para o estado em que o país se encontra. Faça-me o favor. Você é bastante genereso ou faz-se de inocente para enganar quem nasceu ontem. Tem juízo.

      • img
        Xico Dendê Responder

        Meu caro conterrâneo José Vale,
        Antes de mais obrigado pelo seu ponto de vista.
        Com todo respeito, estou em completo desacordo consigo. Eu não condeno os políticos. Sou sim, crítico em relação as suas políticas. Não guardo rancor.
        Não sou fundamentalista ao ponto de crucificar o MLSTP, PCD ou ADI pelos seus erros do passado. O problema é de que forma é capitalizada esta experiencia negativa de 30 e tal anos? O sofrimento do povo foi em vão?
        A única forma de se redimirem seria através de apresentação de propostas concretas que levassem a melhoria efectiva das condições de vida dos santomenses. Têm feito isso enquanto oposição? Não!
        Acha que o grande problema de STP é mesmo falta de democracia? Acredita nisto?
        O povo santomense é humilde mas não é burro. A questão não está no deficit de democracia, mas sim na má interpretação decorrente da mesma. Numa democracia sólida e plena, o partido no poder governa e a oposição serve de contrapeso. A grande questão é mesmo esta. Tem a oposição servido de contrapeso, ou apenas um papagaio que relata o que está mal coisa que todos nós ja sabemos?
        Ser alternativa não pode significar apenas dizer mal, mas sim indicar qual o caminho certo!!!
        Qual a diferença actual entre um papagaio e a oposição?
        Resposta: o papagaio sairia mais barato aos cofres do Estado.

  12. img
    Isidoro Porto Responder

    ERRATA:

    1. Onde se le “100,000 adultos e velhos”, deve-se ler “100,000 jovens e adultos”.

    2. onde se le “que garantiria os 6 meses do próximo ano”, deve-se ler “que garantiriam uns 6 meses de 2014″.

  13. img
    Isidoro Porto Responder

    Isidoro Porto diz:
    O seu comentário aguarda moderação.

    21 de Outubro de 2012 às 0:20
    A Democracia em STP deve ser preservada por todos e não apenas pelo Governo do Sr. PM PT.

    Os Partidos Políticos também devem dar um exemplo. Se ao nível da Administração Pública não se deve exonerar, nem perseguir altos funcionários do Estado por difamação e calúnia ao “Cheefeee”, do mesmo modo, no seio dos Partidos Políticos não deve haver exonerações nem perseguições de Deputados cujos sentidos de voto são diferentes ou contrários aos das suas respectivas Bancadas Parlamentares.

    Estamos bem lembrados da novela “Deputado Amândio Pinheiro, versus PCD” em que tivemos o inédito caso no mundo, onde uma sessão Parlamentar teve o número de Deputados presentes superior ao de Deputados eleitos (56 vs 55). Esta novela foi protagonizada por PCD, ao um DEPUTADO DA SUA BANCADA PARLAMENTAR de ter a opinião própria e sentido de voto numa determinada matéria, contrária a do seu “Cheefeee”/Partido.

    O simples facto de os Partidos da Oposição assinarem um Pacto de “UMA SO VOZ” no Parlamento, confirma-se que nos Partidos de Oposição não há democracia, nem liberdade de expressão, pois todos os 28 (21+7+1) são obrigados a prescindir dos seus sentidos de votos particularmente pessoais, pela obediência do referido pacto ditatorial, no acto de votacao parlamentar.

    Qual será o destino dos Deputados que ousarem enfrentar tal pacto ditatorial, , num acto de votação, na Assembleia Nacional? O mesmo do Ex-Deputado Amândio Pinheiro? A minha firme resposta é: SEM DÚVIDAS.

    A experiência que eu tenho desde a minha juventude em que lideres da Juventude blasfemavam o OCIDENTE, nas reuniões, mas na primeira esquina, eram os primeiros a seguirem para França, Estados Unidos, I nglaterra,etc, com Bolsas de Estudo, mesmo em plena guerra fria, eu não acredito em nenhum deles, nem nos do poder, nem nos da oposição, porque alternam-se. Uns vao e depois de algum interregno, volatm. O PODER E DOCINHO.

    Simplesmente, peço-lhes para roubarem até 50% das riquezas ou dos donativos e apliquem os restantes 50% em acções que dignifiquem o país no futuro. Estou certo que se aplicarem mais de 50% dos donativos e riquezas e das suas inteligências em benefício do país, STP conhecerá dias melhores em muito curto espaço de tempo.

    Mas os santomenses não devem esperar apenas pelo Governo e doações externas.

    CITAÇÃO: O arroz do Japão estará no mercado a partir da próxima segunda-feira, 22 de Outubro, e deve ser vendido ao consumidor final ao preço de treze mil e quinhentas dobras o quilo. O anúncio foi feito esta quinta-feira, 18, pelo Ministro de Plano e Desenvolvimento, Agostinho Fernandes, depois de testemunhar a descarga do produto que Japão coloca regularmente à disposição do governo são-tomense no âmbito da cooperação bilateral entre os dois países.

    As três mil e seiscentas toneladas de arroz, um dos produtos da primeira necessidade mais consumido no País, deve assegurar o abastecimento do mercado interno, durante seis meses. FIM DE CITAÇÃO.

    Ora, somos 185000 almas. Choveu torrencialmente na manhã do dia 19/10/12, dia das manifestações. Se pelo menos dedicássemos esse dia a PLANTAÇÃO DE BANANEIRAS, e se pelo menos 100,000 adultos e velhos, plantassem (cada um) 10 bananeiras (mesmo em terrenos de terceiros – como doação pessoal ao país) teríamos no próximo ano, cerca de 5,000 tons (Cinco Mil Toneladas – 100,000 santomenses x 10 bananeiras x 5 Kgs – média por cacho) de bananas no próximo ano, que garantiria os 6 meses do próximo ano com produtos do nosso próprio esforço.

    Mas, infelizmente, estamos mais preocupados com manifestações e a espera de doações fruto do suor dos outros, quando no seio dos Partidos da Oposiçâo reina a Ditadura Partidária.

    DITADURA GOVERNAMENTAL OU PARTIDÁRIA Ė DITADURA OU FALTA DE DEMOCRACIA.
    OUTRA COISA NÃO Ė.

    Isidoro Porto
    21/OUT/2012

  14. img
    ÔSSÔBÔ Responder

    Na verdade, vos digo, o povo santomense já começou a abrir os olhos, as manifestações são formas claras de luta para vencermos todos os obstáculos que impedem a democracia!
    Que mais manifestações sejam feitas independentemente deste ou daquele partido estar na esfera govrnativa!!
    Fui!!!!

  15. img
    TC Responder

    Esta foi a manifestação organizada pelos partidos com e sem assento na Assembleia Nacional. Agora, eu penso que a sociedade civil deveria organizar a sua manifestação, utilizando as mensagens no Facebook, telemovel e mesmo o “Tela Non”, para protestar com todos os actos de corrupção, desemprego, pensão baixa dos reformados, falta de habitção, subsidio atrasado dos bolseiros. Uma manifestação dos santomenses pacificos e indignados contra tudo que mal que se passa em S Tomé e Principe, criticando tudo de mal e apoiando tudo de bem. Será possivel?

    • img
      E.Santos Responder

      Nesta sim, eu estarei lá a dar o meu contributo.

  16. img
    capuita Responder

    O que é democracia afinal?
    1. Queimar milhões de dólares em comida e ninguém vai preso… quando lhe chamam a justiça se escondem atrás do escudo (imunidade) .
    2. Comprar dois barcos à 2 milhões de dólares, um para ligação S.tomé- Príncipe, mas que operou durante 6 meses e outro pessoal que está novo e operacional.
    3. Construir estradas asfaltadas para seus quintais.
    4. Depositar dinheiro de zona franca na conta pessoal.
    5. Ter os melhores carros e melhores casas, enquanto povo passa fome.
    6. Fazer grandes piqueniques no alto mar (cada um no seu bote).
    7. Estar no parlamento a brincar em vez de defender o direito de povo.

    Isso é que vocês chamam de democracia?
    Poder tem mel, mas vai deixar de ter quando esses sacanas começarem a ser alvejados e isso não está longe de acontecer. Esse país tem que começar a aquecer só assim é que as coisas vão mudar.

    • img
      Quintino Responder

      Já agora eu acrescentaria:

      1- fazer prédios sem ter condições financeiras para tal com dinheiro que deveria ser dado para garantias socias ao povo;
      2- andar a viajar de um lado para outro, em jactos, enquanto o povo passa fome e não tem emprego;
      3- assinar contratos estrangeiros que façam com que barcos apareçam nas águas territoriais do país e ninguém sabe o que andam lá a fazer,
      4- assinar contratos com estrangeiros para puderem explorar a Doca Pesca que foi feita com dinehiro do povo e para resolver os problemas do povo;
      5-andar a enganar o povo, de Distrito em Distrito, que resolve os problemas e não fazer nada passados vários anos;
      6-aterrar e descolar no aeroporto internacional cá do país com mercadorias, na calada da noite que ninguém sabe o que nem para que serve;
      7- comprar jipes de dezenas de dólares para ministros enquanto o povo passa fome e nem tem emprego;
      Isto é que vocês chamam democracia???? Poder tem mel, mas vai deixar de ter quando esses sacanas começarem a ser alvejados e isso não está longe de acontecer. Esse país tem que começar a aquecer só assim é que as coisas vão mudar.

      • img
        capuita Responder

        vc quintininho, de certeza absoluta que é um dos que estao a ficar pobre. claro tomaram medida que te afeta e a tua porta está a estreitar- se. vc só comia as migalhas e bebia as babas desses sacarnas, coitadinho. pessoa como voce tambem merece ser alvejadas.

      • img
        E.Santos Responder

        Que patético. Consegue ver fundamento naquilo que acrescentou?

        1) Passa pela sua cabeça que sossegadinho´no seu canto alguém vai ter ao Primeiro Ministro para lhe oferecer soluções para o país? Ou nós somos tão bons que não precisamos de ninguém de fora?
        2) A porcaria da Doca Pesca mal projectada e que só serviu para enrequecer um pouco mais quem a fez e que já estava a virar balneário? É desta Doca Pesca que está a falar? Agora que alguém pega nela, agora que ela vai gerar emprego é que vêm reclamar?
        3) Quando o PM vai de zona em zona a dizer que vai melhorar a vida das populações está-nos a enganar. Quando a gente começa a ver verdade nas suas palavras é contrato que põe barco nas nossas águas e ninguém sabe porquê?
        Vai ter aos pescadores, aos agricultores, a gente que quer de facto trabalhar, não parasitas como você, e pergunta-lhes se o Governo não lhes ajudou em nada até hoje.

        Vocês são mesmos uns …não fizeram e nem querem deixar que outros façam. O povo que se lixe. Olha a sua cara de preocupação com o povo. Desavergonhados.

        • img
          Mimi Responder

          Os vários governos passados fizeram exatemente o que o presente está a fazer: o possível com poucos recursos. Será que o presente tem feito algo de tao extraordinário para achar-se melhor do que os outros? Por acaso acabou a corrupçao que tanto se apreguou se ia combater? Por acaso há mais justiça social? O que de novo e melhor se fez de há dois anos para cá? Criou-se empregos na doca de pesca? Quantos? E anteriormente estavam todos desempregados? Já se fez algum estudo comparativo das coisas para realmente se falar em melhorias? Os relatórios do FMI e Banco Mundial sao sucesso? Estes dois alguma vez falam mal do desempenho de algum Governo?

          • img
            E.Santos

            Você não vive em STP, está visto. Não dá para lhe explicar tudo agora e aqui. Andar a ler só o Tela Non ñão esclarece tudo, infelizmente.As vezes até engana-vos.

    • img
      Mé Pó Feladu Responder

      meu caro capuita
      subscrevo na integra o seu artigo
      porque este pais precisa de mais homens com
      pt, porque recordo ainda quando ex presidente fradique de menezes classificou AN com refugio de bandos aquilo caiu como se fosse uma bomba aos deputados, repito se a justiça funciona mal infelizmente em STP, pq ha dois oesos e duas medidas ha para raia miuda e colarinhos brancos, porque um pais serio muita gente que esta na AN a mandar boca em vez de apresentar ideias deviam estar fechado a sete chaves,justiça que inicialmente acusa os stp traindg so porque o PM solicitou inspenção no sistema pronunciaram que não existe materia para julgamento, agora pergunto o produto chegado a pais corresponde os cinco milhões de USD, que este povo vai ter que pagar, meus amigos da oposição tenham calma porque na democracia quem ordena é o povo e as urnas portanto esperem a vossa vez porque o tempo passa,deixem que o povo julgue muito obrigado viva democracia viva o povo viva STP viva a liberdade abaixo os ladrões do povo e confusionista que so querem o poder para usufruierem de mordomias vamos todos trabalhar viva a democracia

  17. img
    zeme Almeida Responder

    Coitadinho do nosso povo.Estes politicos so os reconhece quando estao na oposicao.Quando assumirem o poder nunca mais aparecem junto destas populacoes.O Jorge Amado e os outros so pensam em poder essa gente nao tem alma,isto e o que o povo deveria saber.O poder so servira para os politicos suas familias e amigos.

  18. img
    pida Responder

    O senhor Patrice Trovoada deveria entender de que estamos num Estado de Direito Democratico;aonde o povo nao so pode como tambem deve manifestar o seu descontentamento face a ma governao.O senhor foi sim democraticamente eleito como primeiro ministro mas caso o povo e da opniao de que os resultados do voto da confianca nao estao a ser prezados torna-se necessario a sua retidarada pacifica do poder e,nao a manipulacao dos meios de cumunicacao social como forma de arrecadar aderencias de pessoas”ingnorantes” que o apoiam e por em causa os edeias da democracia,ou o senhor nao tem nocao do que e a democracia ou o senhor e um “Tirano” por este tipo de governacao em Africa salvo erro o ultimo a aderi-lo foi o kadaffi isto esta ultrapasado entenda por favor de que o povo esta cansado da sua pessoa tente entende-los tendo em conta o velho ditado”A voz do povo e a voz de Deus”.

  19. img
    Almeida Paquito Responder

    Bom dia. Eu pergunto, quem souber responder responda.

    STomé e Principe é pequeno, quase todos sáo familiares ou conhecidos. Dos Ministros que estáo no Governo actual, quando cairem o que vai acontecer em Novembro, como váo olhar para os proprios primos, amigos de infancia, colegas do Liceu, visinhos amigos dos pais, pessoas que os viram crescer, etc.

    Sabem quem sáo!

    Digam lá os nomes para eles terem consciencia das suas maldades quando ate pensam que estiveram bem.

  20. img
    Santosku Responder

    Gostei da manifestação. Nem a chuva conseguiu travar o espirito de defender a democracia e de dizer não a ditadura. O PM e o Governo devem tirar as ilações desta manifestação. Presidente da REpública na qualidade de conselheiro numero 1 da Nação deve chamar o Patrice e dizer-lhe algumas boas verdades. Quando da campanha para as eleições presidenciais o PM dizia que o Pinto não era democrático mas pelo visto O PR está dar-lhe uma boa lição da democracia.

  21. img
    Deixa governo trabalhar Responder

    O que é democracia afinal?
    1. Queimar milhões de dólares em comida e ninguém vai preso… quando lhe chamam a justiça se escondem atrás do escudo (imunidade) .
    2. Comprar dois barcos à 2 milhões de dólares, um para ligação S.tomé- Príncipe, mas que operou durante 6 meses e outro pessoal que está novo e operacional.
    3. Construir estradas asfaltadas para seus quintais.
    4. Depositar dinheiro de zona franca na conta pessoal.
    5. Ter os melhores carros e melhores casas, enquanto povo passa fome.
    6. Fazer grandes piqueniques no alto mar (cada um no seu bote).
    7. Estar no parlamento a brincar em vez de defender o direito de povo.

    Isso é que vocês chamam de democracia?
    Poder tem mel, mas vai deixar de ter quando esses sacanas começarem a ser presos e isso não está longe de acontecer. Esse país tem que começar a aquecer só assim é que as coisas vão mudar.

    • img
      Quintino Responder

      O que é democracia afinal?
      1- fazer prédios sem ter condições financeiras para tal com dinheiro que deveria ser dado para garantias socias ao povo;
      2- andar a viajar de um lado para outro, em jactos, enquanto o povo passa fome e não tem emprego;
      3- assinar contratos estrangeiros que façam com que barcos apareçam nas águas territoriais do país e ninguém sabe o que andam lá a fazer,
      4- assinar contratos com estrangeiros para puderem explorar a Doca Pesca que foi feita com dinehiro do povo e para resolver os problemas do povo;
      5-andar a enganar o povo, de Distrito em Distrito, que resolve os problemas e não fazer nada passados vários anos;
      6-aterrar e descolar no aeroporto internacional cá do país com mercadorias, na calada da noite que ninguém sabe o que nem para que serve;
      7- comprar jipes de dezenas de dólares para ministros enquanto o povo passa fome e nem tem emprego;
      Isto é que vocês chamam democracia???? Poder tem mel, mas vai deixar de ter quando esses sacanas começarem a ser alvejados e isso não está longe de acontecer. Esse país tem que começar a aquecer só assim é que as coisas vão mudar.

  22. img
    Féde ká Dóxi Responder

    Não me partece que o Sr.Isidoro Porto, tem experiência em platações de bananeiras pão ou então deve ser um dos compradores de roubo de banana pão ou então um gatuno de banana pão. FGaça um inquérito para ver qts plantas os Agricultores meteram na terra naquele dia nos diuas anterioes e nos subsequentes. Meu caro, sou burocrata, tenho um lote, comprado, não cedido e nesse dia, não fui a manifestação, faltei ao serviço e meti 20 plantas. Qts o seu meteu no chão? Responbda sem cerim
    onia. Deixe de blá blá blá.
    Quintino, Estou de teu lado, É assim. Só que para fazer manifestação alguém tem que ter iniciuativa e o pôvo não vai, porque tudo para ele s tem que ser pago até para votar. Já viste? Por iosso é que o zó povinho sofre.
    Capuita é um viracasaco. Com Quintino fala de todos, para capuita ele, o quintininho comu migalhas e bebe babas.
    O capuita dfeve ser um borrabotas de PT.
    Sr. Isidoro Porto, Todo mundo pode plantar e o que se tem feito mto, mas os gatunos e preguiçosos não deixam. Antes de completar o tempo devido, levam. Os carenciados (ditos pobres) plantam, criam e os que não plantam levam tudo.
    Temho pena do Sr. PT quando diz que o MLSTP/PCD/MDFM não conseguiram reunir mais de 300 pessoas. É bom que ele comece a usar oculos. A própria TVS tentou deturpar através da filmagem. Eles que se cuidem porque qdo chegar a hora, vão gritar. Sejam isentos, apresente a verdade e só verdade. Na Comunicação Social, não pode haver partidarismo.Muita gente não fopi a manifestação, particularmente os funcionários do Estado com medo de represália. Em S.Tomé e Príncipe, existem Sindicatos? o PT fez calar a todos. O Costa Carlos, o falante desapareceu (O susbsído do Cons. de Adm da CST (€1.000,00) fez-lhe calar. O Kauiki lambi botas de quem quer que seja que esteja no poder só vem falar asneiras a favor do PT. Falta de autoridade, Já devia estar na cadeia.

    • img
      capuita Responder

      nas tuas frases nota-se que estás com fome. vamos te dar descontos meu kota, vai trabalhar e pensa em pagar o apartamento em que estás, por tua causa o governo nao está fazendo outros apartamentos para quem ainda nao tem (eu).

  23. img
    pantufas Responder

    Sr. Quintino,o aeroporto de S.Tomé não tem iluminação a 2 anos e tal.

    • img
      capuita Responder

      pois é pantufas… eu acho que o sr. QUINTINO é o único piloto que consegue aterrar no nosso aeroporto de noite. esse palerma é um dos paus mandado, está claro.

  24. img
    Sensa Comissário Responder

    Caros leitores e colaboradores do Tela Non
    Mais uma vez, venho colaborar com as informações e criticas construtivas neste ainda “nosso” País, STP.
    Meus Caros, antes de começar o assunto, pergunto: o que na verdade está passando em São Tomé e Príncipe?
    O que está havendo na “nossa” Comunicação Social?
    Acho piadas e sobretudo, a falta de escrúpulo perante a população em geral.
    Viram e acompanham a notícia nos últimos tempos?
    Ouviram o comunicado do Presidente do MLSTP, quando dizia que era prova viva dos barcos ancorados na nossa costa?!! Hi hi hoi… palhaçada!!!
    A TVS, apresentou umas papeladas assinada pelo senhor do MLSTP. E viram como ele reagiu aos documentos apresentados? Uma pouca vergonha para esse povo que acredita nesses políticos… de meia tigela.
    Vc diz que tem provas… não as apresenta… e quando chamam para responder no Tribunal… esconde na ASSEMBLEIA NACIONAL, como deputado. Rsss
    Já notaram que o nosso País não precisa desses políticos… desde a Assembleia, que muitos estão ali deveriam estar na cadeia… ou pagando o estado indemnizações… e do nosso Tribunal que ancora muitas coisas para atrasar o País…
    Como querem que o País desenvolva…
    Eu acredito em algo… e espero que vcs também.
    Bem-haja STP

    Comissário Sensa

  25. img
    Tiago Santos Responder

    Senhor quintino se ha alguem k pope explicar melhor o que é k os tais barcos estão a fazer nos nossos portos é o Sr José Amado Vaz pk foi ele k assinou controto com o tal navio enquanto Embaixador de S. Tomé em China Taiwam.
    E como hoje as coisas não correram bem ele ja n esta no cargo de Embaixador e como o plano furou para ele e n esta a receber a sua cota parte é k esta a formentar toda essa confusão e voces k são inocentes é k andam atraz dele.
    Ela como não consiguiu a sua parate para reabrir o talho é por isso.

    • img
      Paulo E. Correia Responder

      Senhor Tiago Santos e preciso ser mesmo tótó e lambe botas do patrice trovoada para vir dizer que foi Jorge Amado quem assinou o contrato desses barcos. nenhum embaixador assina contrato com empresa. so o governo esta envistido dessa possibilidade. Jorge Amado procurou um bom investimento para S. Tomé e Principe, pegou na carta de intenção dos homens de barco que está escrita em ingles, fez um ofcio de embaixada e mandou para governo. Porque essas coisas nao se faz ao telefone e não preciso estar a subir avião para cima para. Agora quem tem que negociar e negociou com empresa de barcos é patrice trovao. Como nós somos 180.000 habitantes,coisa que gente quero saber é como é que negocio ficouééé … quanto é que é 179.998 e quanto é que é para os restantes 2 habitantes (patrice trovao e gugu varela).
      Se voce não sabe fica a saber teu chefe não vai dar voce nem bocado desse macuta. Levy que é Levy não vai ver nem tostão, alias voces capangas todos estão vão estar incluidos no nosso grupo de 179.998 que vai ficar com apenas 5% enquanto o grupo daqueles dois (patrice trovão e gugu varela) vão ficar com 20% do negocio. É ESTA A PREOCUPAÇÃO DO MLSTP. QUE RAIO DE NEGOCIO, QUE RAIO DE CONTRATO QUE PATRICE E VARELA ASSINAM QUE NEM PRESIDENTE DA REPUBLICA PODE SABER???? PAÍS É DO PATRICE SOZINHO??? NÃO CHEGA O NEGOCIO DA FAMILIA TROVOADA E PARA TODAS AS GERAÇÕES DOS TROVOADAS, ENTRE ERHC E O NOSSO PETROLEO? As trovoadas veem com relampago, miamiam, não precisam de muito tempo ( 4 – 5 anos) para distruir . Em fracção de segundos elem fazem estragos incalculaveis.
      A uma musica :

      “eles comem tudo,
      eles comem tudo,
      eles comem tudo e não deixam nada”

      Assim são os trovoadas que agora se ajuntaram ao varela para enquanto jurista legalizar as suas falcatruas. Nota bem meu caro Tiago Santos:
      sempre que a falcatruas para assinar o patrice trovão viaja com gugu varela.

      Caro Tiago Santos cai na real,
      caro Tiago põe pés firmes na terra,
      Caro Tiago ajuda-nos a combater a corrupção organizada (patrice é um lobo, vestido de cordeiro)

      Fui…..

  26. img
    binoculo seculo vii Responder

    Que país é esse, em que o senhor Patrice Trovoada e os seus sequazes abusam de tudo e de todos.
    Tudo é feito calculadamente. Quando a oposição vai falar, o malandro do Medeiros passa primeiro a novela e só depois o comunicado. Quando o Por Conseguinte usa a palavra, o pau mandado do Medeiros coloca a peça antes da novela. Convenhamos. Numa coisa o Por Conseguinte tem razão o Povo de ontem não é igual ao Povo de hoje. Ele sabe que a televisão de todos nós é um instrumento ao serviço sujo do poder. Sabe que a água que inaugurou não é potável e já não corre. Sabe que o PT é gabonês e a mulher togolesa. Sabe que o homem paga, manipula todos os seus sequazes. Sabe ver que a manifestação não foi um fiasco. Sabe que o orçamento do cidadão é uma pura demagogia do gabonês.
    Senhor Por Conseguinte, o que o Povo quer saber é que tipo de negócio e quais as contrapartidas para o Estado. O senhor trata dos assuntos do Estado como da sua casa se tratasse, que país é esse? Responda com verdade: o senhor assinou a socapa ou não acordos com a Geórgia envolvendo o país? O senhor é ou não reincidente em casos de tráfego de drogas, lavagem de dinheiro, tráfico de armas, lixo tóxico ou não? Uma coisa que o Por Conseguinte não sabe, é que os partidos políticos são os pilares da democracia. Sem partidos não há democracia. Porque não informa o PR, a AN os partidos políticos com assento parlamentar, a sociedade civil, os agentes económicos, a juventude, em suma, as chamadas forças vivas da sociedade, do negócio dos navios. Eu estou atento chegou mais um. O senhor está-se nas tintas para o Povo. Vai fazendo o seu negócio, vai molhando a mão aos seus lacaios, vai viajando a grande e a francesa e vem dizer que o Povo de ontem não é igual ao Povo de hoje. Quer dizer que o santomense é tão burro que só o senhor e os seus larápios é que são os espertos. O santomense é tão burro que nem sequer sabe contar. O santomense é tão burro que não sabe que 106 viagens em dois anos, trouxe um rombo nas Finanças públicas. O santomense é tão burro que não sabe que um mês agora tem 40 ou 50 dias. O santomense é tão burro que não sabe o que é perseguição, demissões e transferências arbitrárias. O santomense é tão burro que não sabe que o Governo orientou o Padreco da Educação para exonerar todos os diretores das escolas básicas e secundárias deste país e os mandarem para a quarentena no Centro de Recursos de Água Grande. O santomense é tão burro que não sabe que para os lugares dos directores demitidos foram colocadas pessoas incompetentes, para servir os interesses do PT.
    O Pai Grande ainda não se pronunciou. Ele está a ver a afronta e o desrespeito que esta a ser alvo pelo Governo de PT. A ministra demissionária da Saúde, por conduta indecorosa contra o presidente é persona grata nos Encontros dos orçamento do cidadão. O ministro Padre da Educação aviltou o Pai Grande na Gala da Educação ao colocar na mesa a tal ministra demissionária para entregar prémios aos professores numa confrontação aberta contra o Pai Grande.
    O santomense é tão burro que não sabe que só através do diálogo é possível reduzir a conflitualidade, evitar a crispação e criar condições para se encontrar os consensos necessários para vencer os desafios do desenvolvimento.
    E o PT vem dizer que o Povo de ontem não é igual ao Povo de Hoje.

    • img
      Mé Pó Feladu Responder

      Meus caros
      deixemos de politica de terra queimada, hoje estão a fazer manifestação, introduzir moção de censura, inclusivé houve figuras q disse q isto faz parte de jogo democratico, digo que não mais faz parte do jogo sujo, porque queremos ter vida e saude qualquer partido que seja que ganhar com maioria, eu quero ver onde é que como estas atitudes terao lugar como jogo democratico,portanto isto esta acontecer agora pq o poder actual tem minoria, na democracia a urna é q manda,os partdos politicos tem seu papel a desempenhar, quando falam de transparencia o estado tem estruturas para imvestigar como PIC,MP,TC,CP,IF,IMP etc não é normal toda ação do governo este tem que vir a Yon gato discursar, em tempos ja se fez isto mas resultou em quê em nada so foi enganar o povo enquanto cada um enchia seus bolsos. viva a democracia veio para durar, viva STP, por nenhum outro cidadão ou partido polico ficara no poder 15 anos sem urnas,nunca mais portanto a democracia não esta em perigo, os senhores que tinham mordomia do estado sem fazer qualquer algo visivel para este pais é que estao a criar confusão, como por exemplo Zona franca, receberam casas do estado e não pagaram, digo mais caso usd 5.000 que este povo vai pagar e não viu nada deste dinheiro enquanto cada um encheu suas contas pq em qualquer pais do mundo é muito dinheiro será que conseguem dormir ou ter uma comnsciencia tranquila, a venda de ações da enco a songol feito pelo rafael Branco, onde para este montante que nem um infatario se construiu, viva a democracia viva STP, viva o povo de STP, viva a liberdade

  27. img
    Verónica Responder

    Quintino é um capacho do ADI. É como o ex-motorista do Delfim que depois de roubar ao Delfim, foi refugiar no ADI e hoje, ao ser entrevistado mesmo a porta da sede do ADI, cospe no prato e come de imediato. Graças ao Delfim, ele veio a cidade. É como o vizinho dele.

  28. img
    Santosku Responder

    Volto a carga porque esperei para ver na RDTPÁfrica a manifestação infelizmente não passaram e foi daí que confirmei que os homens da RDTPÁfrica estaão a ser pagos pelo PT de forma a não mostrar no exterior as imagens que podem lhe afectar. Este PM é mesmo sacarna, mas cuidado porque o povo põe e o povo tira.

  29. img
    Carlos Jorge da Silva Responder

    O Presidente da República deve assumir as suas responsabilidades e não misturar-se com o Chefe do Governo da LAMA DA CORRUPÇÂO

  30. img
    O Analista e Censurador Responder

    Só existe uma solução para acabar com esta palhaçada. Pedir uma Auditoria Internacional, para apurar as veracidades dos factos que preocupa o Povo, principalmente os mais carenciados.Ai sim,depois de ser apurado as anomalias que tem levado o país para o abismo, todos aqueles que aproveitaram do bem do povo para seu bem estar, devem responder na Justiça e serem encaminhados para onde deveriam estar a mais tempo (Cadeia). Deixo esta alerta ao meu povo, na próxima eleição vamos pensar duas vezes antes de votar para não cometermos os erros de sempre. que Deus abençoe São Tomé e Príncipe.

  31. img
    Isidoro Porto Responder

    O meu “conterra” “FEDE KA DOXI” está de parabéns, pois se de facto plantou 20 bananeiras na sua “gleba” no dia das manifestações, encorajo todos jovens e adultos (ministros, deputados, juizes, advogados, directores, medicos, engenheiros, professores, vendedores ambulantes, quinguilas, taxistas, coveiros, todos) a seguirem o seu exemplo.

    Os que não têm “glebas” podem pedir autorização aos que as têm para lá plantarem 20 bananeiras por ano. Os Deputados da Oposição de mãos dadas com o Governo deveriam decretar dia 19 de OUTUBRO, “Feriado Nacioanal – Dia das bananeiras”, dia em que se desenvolveria uma campanha nacional dedicada a palntação de bananeiras em todo país (nos terrenos próprios e de terceiros – como doaçõo pessoais ao país).

    Desta forma, se cada um plantar 20 bananeiras por ano (entre Setembro e Outubro) produziremos mais de 10,000 tons (Dez Mil Toneladas) de bananas por ano, o que inundaria o mercado de bananas, o seu preço baixaria dràsticamente e desencorajaria os ladrões e preguiçosos porque os preços estariam ao alcance das suas pobres bolsas.

    Caros compatriotas com plantações de bananeiras á larga escala (20 bananeiras por adulto e jovens por ano) STP não teria como consumir tanta banana.
    Esperimentem implementar esta ideia.

    No final, o Japão não terá coragem para ofertar tanto arroz a STP, anualmente
    Temos que trabalhar a terra.

    Chove-se em STP durante 8 meses (no mínimo). Devemos criar condições para armazenarmos as águas das chuvas para ser utilizada na rega das hortícolas e não só, no periodo seco. Ė MUITA AGUA DESPERDIÇADA ANUALMENTE meus “conterras”.

    O “conterra” “FEDE KA DOXI” não opinou sobre a ditadura partidaria, reinante na Assempleia Nacional, sobre a perseguição do Ex-Deputado Amandio Pinheiro por seus companheiros de Bancada, apoiados pelos homólogos do MLSTP.

    O “conterra” “FEDE KA DOXI” não se pronunciou sobre a Ditadura Partidária, referente ao “PACTO DE UMA SÓ VÓZ” dos partidos da oposição na Assembleia. Este pacto foi liderado pelo MLSTP, vedando o direito dos deputados da oposição de votarem em sã consciencia sobre materias em votação.

    O Patrice, como um excelente aluno, tem aprendido com os partidos da oposição. Expulsaram o homologo Armando Pinheiro e colocaram desnecessariamente 55 + 1 Deputados numa cessão parlamentar.

    Mutilaram a liberdade de expressão dos DEPUTADOS da OPOSICÃO, com o PACTO de UMA SÓ VÓZ no parlamento. E impossível 28 pessoas pensarem da mesma maneira, sem uma mínima diferença de ideias. SERÃO TODOS CAMELOS? NÃO TERÃO IDEIAS PRÓPRIAS?

    Quando “UMA SÓ VÓZ”acontecer, estaremos perante a Ditadura da Oposição Parlamentar.

    Estas práticas foram muito bem copiadas por PT que as aplicou no sector Administrativo. Cronològicamente, tanto o Deputado do ADI, como o Alto Funcionario do Estado (do MLSTP) foram perseguidos depois do caso Amandio Pinheiro.
    Agora resta saber qual será o fim deste PUXA-PUXA entre as ditaduras administrative e partidárias

    Foi assim que levaram Fradique a demitir inúmeros governos durante o seu mandato. E no fim ele assumiu sozinho o HoNUS das demissoes dos sucessivos governos.

    Agora querem estender esta ditadura Parlamentar a Presidência, forcando Pinto da Costa a fazer o mesmo que FRADIQUE e no fim do seu mandato atirarão cobras e lagartos contra si como demitidor de governos.

    Fizeram esta Constituição da discórdia, por estarem no governo naquela altura, para serem independentes do Presidente Fradique. Agora que a “feitiço” (a Constituição) virou-se contra o “feiticeiro” (Partidos da Oposição) estão a suplicar a intervenção do Presidente.

    Esqueceram que enquanto foram Governo com base na vigente Constituição, pisotearam Fradique e fizeram-lhe de “GATO SAPATO”.

    O FEITIÇO VIROU-SE CONTRA O FEITICEIRO.
    PLANTEM MAIS BANANEIRAS PARA ACABAREM COM FOME EM STP.

    Isidoro Porto
    22/OUT/2012

  32. img
    VOZ DO POVO Responder

    A manifestação é um dereito de todos.
    O povo não tem que ter medo do governo mas sim o geverno tem que ter medo do povo os politicos pressicam de povo para chegar ao poder.
    Demo(poder)+ cracia(povo)=poder de povo, sem povo não a Democracia por isso temos que sair a rua revindicar os nosso derieto os nosso deveres.
    Povo Santomense é um povo democratico não devomos deixar cair na ditadura lá ja se foram os tempo de partido unico BASTA DE MÁ GOVERNAÇÃO.
    VIVA POVO DE S.TOMÉ E PRÍNCIPE.

  33. img
    LEVE-LEVE Responder

    Gosto da manifestação. Mas odeio o “banho”.
    Por isso acho que o ideal seria um debate público entre o Dr. Patrice Trovoada e o Dr. Jorge AMADO.
    Quem sabe a gente fica a saber mais….

    Faço esse apelo aos jornalistas

  34. img
    Felisberto Bandeira Responder

    OLHA na minha visao eu vejo que os partidos politicos da oposicao andam pertubados,inconformados com ausencia do poder ,deviam clamar por uma governacao mais transparente e de reconciliacao entre os sao tomenses baseado no respeito ao proxim, porque temos que dar cesar o que e de cesar dar ADI o que e de ADI dar MLSTP …MLSTP dar PCD …PCD dar MDFM o que e de MDFM porque todos ja teveram o poder e nao fizeram nada em prol do povo ou de S.tome e Precipe,todo este tempo o PAIS foi desgovernado ou desorientado,no meu sentimento o povo esta carente de um Lider pra lhes orietar,por isso qualquer individuo com a capacidade de manipular consegue influenciar o povo a esta ou aquela manifestacao .,olha quando acusamos que o governo tem praticas da ditadura tambem estamos acusar o Presidente da Republica ,porque e o orgao mais alto da soberania do PAIS,deixe que o governo termine a seu mandato porque quem tem que sancionar o governo e o povo ,o povo poe o povo tira ou maioria parlamentar porque nao nenhum justo entre todos esses politicos eo povo sabera recompensar ou sancionar.,so desejo respeito pelo proximo muita coragem humildade paciencia e muito trabalho para os SAO TOMENSES que dias melhores ao de vir.

  35. img
    Felisberto Bandeira Responder

    MINHA GENTE SAO TME E PRENCIPE TEM 4 ORGAOS DE SOBERNIA QUE SAO 1 PESIDENTE DA REPULICA 2 ASSEMBLEIA 3 TRIBUNAIS 4 GOVERNO, se Governo esta a fazer a ma gestao da coisa publica existe tribunal de conta que controla a gestao da financa do estado,EU pegunto sera que esess orgaos estao enoperante,nao funciona`?

Deixe um comentario

*