Política

Mensagem aos Jovens de Sua Excelência o Presidente da República, Dr. Manuel Pinto da Costa, por ocasião do Dia Nacional da Juventude

Nesta data em que se celebra o Dia Nacional da Juventude quero enviar uma saudação muito especial a todos os jovens Santomenses, não só aqueles que habitam no nosso país mas também aos que, espalhados por esse mundo fora, constituem a Diáspora.

Neste dia de festa mas, também, de reflexão sobre o papel dos jovens na sociedade venho, desta forma, deixar uma palavra de esperança e confiança na juventude e sublinhar que São Tomé e Príncipe conta convosco.

É fundamental que o país consiga aproveitar a generosidade, a criatividade, o dinamismo, a abertura à mudança dos nossos jovens e que, sobretudo, tenha cada vez mais em conta a sua voz.

Um país que não acredita nos seus jovens é um país sem futuro porque, não tenhamos dúvidas, a juventude representa já hoje o amanhã.

Quero, com as minhas palavras, hoje e acima de tudo, incentivar-vos a que não desistam e não virem a cara às enormes dificuldades que, estou ciente, diariamente enfrentam.

O desemprego, a falta de oportunidades, a pobreza e a crise de valores que afectam a nossa sociedade, não podem ser motivo de desânimo ou para baixar os braços.

Terão de ser vocês, jovens, os primeiros a acreditar que o esforço de cada um, o trabalho, o estudo, a dedicação à causa pública, o rigor, a disciplina e competência serão, mais tarde ou mais cedo, recompensados.

Estou seguro que o sucesso de cada um será um factor decisivo na construção de um país que todos queremos mais justo, solidário e, sobretudo, mais desenvolvido.

Estou, também, firmemente convicto que a aposta na juventude será sempre uma aposta ganha.

Disse uma vez o presidente Norte Americano John Kennedy, “Não perguntes o que o teu país pode fazer por ti, diz o que podes fazer pelo teu país”.

O que é que cada um de vocês, jovens, pode fazer para contribuir para o desenvolvimento do nosso país. É este o repto que quero lançar aqui a todos vós, neste dia Nacional da Juventude.

Estou certo que na resposta que sabereis dar a este enorme desafio o país encontrará motivos para se orgulhar, confiar e ter esperança na sua juventude.

    17 comentários

17 comentários

  1. Leopaldo

    6 de Novembro de 2012 as 11:13

    Não fazem nada pelos e vêem com mensagem…. isso é coisa da primeira república… deixa lá de mensagem que não leva a lado nenhum e faz coisas concretas para os jovens santomense.

    • telâ bô sã búa

      6 de Novembro de 2012 as 20:02

      Leopardo concordo contigo,nada de criar fanatismo.. jovens precisa de fazer e ter apoio para criar o seus objectivos, dê oportunidade a jovens.

    • Alerta

      19 de Novembro de 2013 as 18:27

      pode-se notar que a cada dia a juventude santomense esta se perder e por falta de oportunidade e conversas de falsas esperanças os mesmos estão a se tornar agressivas e fazendo coisas ilícitas devido frustração a onde é que estamos afinal e depois o sr.secretario de juventude diz que jovens não tenham iniciativas?..o senhor presidente esta sempre em Luanda mais se perguntamos para ele como esta a situação dos jovens que la estão acredito que o mesmo não sabe

  2. País Sério

    6 de Novembro de 2012 as 12:02

    Muito Bem dito.

    MAs Tela Non, Parece-me que o Senhor Secretário de Estado da Juventude e Desporto também dirigiu uma mensagem para os jovens. cadê? Hum. Tela Non, Tela Non. Faz coisa pá você tê razon.

    • videoamador

      6 de Novembro de 2012 as 12:41

      Meu amigo “País sério”,talvez não escutou bem o que falou o Sr Abenildo,Secretario da juventude!
      Fez fotocópia do discurso do Presidente da República eleu na TVS.
      Recorda essa parte:”…fazer para o país e não esperar que o país faça por…”

    • videoamador

      6 de Novembro de 2012 as 12:43

      Coitado do Abenildo.Não sabe raciocinar

      Abenildo Fiasco usou esta parte:
      Disse uma vez o presidente Norte Americano John Kennedy, “Não perguntes o que o teu país pode fazer por ti, diz o que podes fazer pelo teu país”.

  3. hiro manuel

    6 de Novembro de 2012 as 13:38

    Acho o seguinte: basta de tanto palavreado cheio de pompose.Porque disto estamos fartos. Sempre discursos,lançamento de primeira pedra, comerete,dançarete e beberetes de um lado para outro e coitados a se sacrificarem por um País que esperava-se depois da independência conhecer rumo de desenvolvimento, mas que limita-se no rumo continou do subdesenvolvimento. Não interessa aquilo que o Senhor Presidente, o Sr. Primeiro Ministro,os srs.Deputados,os Ministros entre outros politicos dizem.Interessa sim o que bom fazem por um S.Tomé e Principe melhor, este sim é o melhor discurso….

  4. hiro manuel

    6 de Novembro de 2012 as 13:49

    Há Paises que se verifica poucos discursos e manifestacões, os politicos trabalham, pensam, executam, ponhem em pratica, ajudam-se mutuamente, difinem leis e sonham com olhos posto num dia melhor para a nação. Em S.Tomé e Principe é o oposto de tudo quanto mencionei inicialmente: os politicos, roubam,sabutam,mentem,são arrogantes,ditadores,incompetentes,mafiosos e maldosos…Assim sendo, não se pode esperar outra coisa, o povo vive mal e o País desconhece-se o ritmo de desenvolvimento…

  5. Cobra

    6 de Novembro de 2012 as 18:52

    Ó “Tela non” porquê que o título da noticia é tão longo que parece um parágrafo?

  6. Leonel Pinto

    6 de Novembro de 2012 as 21:13

    SR. Presidente Dr. MAnuel Pinto da Costa, acho que esta na hora de fazer algo de concreto para os jovens Sao Tomenses isto porque desde a sua saida da Presidencia nos anos 90, os jovens pederam o rumo da liberdade, de vida,e sucesso na carreira profissional. Por isso Sr. acredito no seu projecto pos tomada de posse nesta nova governacao, e que ainda vai-se a tempo de fazer muita coisa bonita para os jovens e pelo o nosso Pais. Deixa de mesnsagens.

  7. BANANA DE STP

    7 de Novembro de 2012 as 9:10

    Sr. Presidente, por favor se realmente lhe preocupa a situação da juventude santomense, que pergunte ao Ministro da Educação qual é a situação dos estudantes santomenses quer no exterior quer no interior do pais? Ja a quanto tempo o governo não paga bolsa de estudos quer interna como externa???? E quando ira pagar??? Quantos estudantes poderão abandonar os seus estudos por falta de condições, e por falta do emprego neste pais???? O que nos jovens podemos esperar de si perante a actual situação politica e social do pais????
    Acho que essa sim devia ser a sua preocupação diante da juventude!!!
    CHEEEEEEEEEEEEGA DE CONVERSAS, JA ESTAMOS CANSADOS DE DISCURSOS,….

  8. DIASPORA

    7 de Novembro de 2012 as 11:07

    o abenildo é um fraco.. que nem sabe espressar…é um tambem que vai depois pedir esmola quando Patricie cair….

    • rochinha

      7 de Novembro de 2012 as 12:23

      Ó meu palerma da diaspora o Abenildo é jornalista de profissão…

    • País Sério

      7 de Novembro de 2012 as 14:47

      Meus caros, sejamos sérios.

      Patrice é fraco, todos os ministros ´são fracos. Abenilde é fraco. Evaristo é fraco. todos os deputados são fracos. Presidente da República é fraco.

      Quem afinal é forte neste país. será que ninguém presta? O jovem esta a começar e está bem, porquê esta tendência de deitar tudo a baixo. Se calara o/a senhor/a “diáspora” é que tem complexo de não aceitar o outro e sentir-se mal com os outros.

      Força Governo. vai em frente.

  9. Bernardino Monteiro

    7 de Novembro de 2012 as 14:39

    Es melhor tens capacidade para desenvolver stp nao me parece meus senhores, levantam procura solucao nao problemas, e mais quem fala dos problemas e porque nao tem solucao,sejam mais Democratico, identifica sff quem fala sem identificar e ignorante e covarde,

  10. Engenheiro

    8 de Novembro de 2012 as 15:14

    De discurso estamos fartos. Comece mais é a trabalhar e procurar soluções reais para a situação do país, que o senhor também ajudou a destruir, e da juventude e levante-se da cadeira, Ó PINTO DA COSTA!!! O senhor devia tirar um curso de letras e não como dizem por aí o senhor é “economista de meia tigela”

    DISCURSOS MARXISTA-LENINISTA ESTAMOS

    CANSADOS.

    ESPERANÇA DEMORADA ENFRAQUECE O

    CORAÇÃO E TORNA UM HUMILDE CRIMINOSO NA

    HORA QUE MENOS SE ESPERA.

    DEMOS TUDO POR TUDO CÁ EM PORTUGAL PARA

    QUE O SENHOR FOSSE PRESIDENTE DA REPÚBLICA

    E O SENHOR ESTEVE EM PORTUGAL HÁ MESES E

    SOUBE DA REAL SITUAÇÃO DOS ESTUDANTES

    BOLSEIROS(12 MESES SEM BOLSA, UM CRIME

    CONTRA DIREITOS HUMANOS) E ATÉ HOJE A

    SITUAÇÃO SE MANTÉM.

    DIZ SENHOR OLINTO DAIO, MINISTRO DA

    GERAÇÃO ARASCA PARA NÃO PENSAR

    EM VIR A PORTUGAL, PORQUE SE ELE FOR

    APANHADO, HAVERÁ BIFE PARA CÃES…PADRECO

    DE MERDA…

    SEUS DESGRAÇADOS…

  11. daniel martins

    21 de Novembro de 2012 as 15:59

    Os jovens precisam de emprego pra auto sustento e acho que este presidente é a pior pessoa para falar de prespectiva para os jovens porque durante os anos que esteve fora de politica o que fez? nada, nada e mais nada.Quais são as politacas para os jovens no nosso pais ? Vamos ver um exemplo pratico a construção de casas socias deverias ser uma das politcas para jovens mas esses senhores que não vão morrer mesmo com vida feita não deixam nada. tela ce ça mo de muala plegida cu ca fe cume ele tan só ca cume que dé.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo