Política

Decreto Presidencial confirma o derrube do XIV Governo Constitucional pela Assembleia Nacional

O decreto presidencial número 23/ 2012, publicado pela rádio e televisão são-tomenses, por volta das 23 horas de terça-feira, pôs fim ao Governo de Patrice Trovoada. O Decreto assinado pelo Presidente da República e Chefe de Estado, anuncia que o executivo demissionário, fica em exercício até a nomeação e empossamento do novo Primeiro Ministro.

O leitor pode ler o decreto na íntegra clicando abaixo :

1 – Decreto Presidencial – 1

2 – Decreto presidencial – 2

    61 comentários

61 comentários

  1. original

    5 de Dezembro de 2012 as 7:05

    Espero que o País tome outro rumo e que tudo quanto aconteceu seja coisa do passado.Sempre disse:tudo que tem princípio tem um fim.

    • O Revolucionário

      5 de Dezembro de 2012 as 19:35

      Esperamos um novo rumo para STP des da independencia. Não por ser hipocirta mas enquanto existir pessoas como Patrice Trovoada e os seus escumalhas em STP, esse páis de nome santo nunca andará pra frente. É necessario que a população tome medidas, que não se deixe enganar por um simples trocado, que não venda a sua consciencia, que faça com que a sua voz interior sej ouvida, que desperto o desejo de mudança em si e que acima de tudo mude a sua mentalidade, caso contrário esse país estará de mal a pior ou como disse o Patrice Trovoada “CAOS E CAOS”.

  2. homemserio

    5 de Dezembro de 2012 as 7:51

    O Pinto é o grande mentor dessa crise.

    Está mancumunado com MLSTP, PCD E MDFM, para derrubar o governo e nomear o governo dos corruptos, formados por elementos desses partidos.

  3. STP NO CORAÇÃO

    5 de Dezembro de 2012 as 7:53

    A justiça pode demorar, mas chega.
    STP está de parabéns.

  4. Mayfer

    5 de Dezembro de 2012 as 7:57

    Congrats!!!
    Tava demorando PR!!

  5. Hitler de são tome

    5 de Dezembro de 2012 as 8:07

    Uhhff! Que alívio!!!

    • CIDADÃO CIVIL

      5 de Dezembro de 2012 as 10:34

      Todos que estavam a favor e por detrás da queda deste governo,são CORRUPTOS E LARÁPIOS…Aplaudiram a queda do governo pra continuarem a rotina de smpre “Viver a Custa de Esta e roubar”, e os pequenos k não sabem nada correm atrás deles pra mais tarde gritar KIDALÊ…GAGADAS PÁ…

    • CIDADÃO CIVIL

      5 de Dezembro de 2012 as 10:43

      PINTO DA COSTA, aproveita pk esse é o teu mandato de despedida…

      • bobo

        5 de Dezembro de 2012 as 18:10

        comentario MAIS triste.
        Viva PC!!!

        Cansei dessa familia trovoada…Pais tava na mao da familia trovoada.

        Viva STP

  6. Mario Aguiar

    5 de Dezembro de 2012 as 8:11

    Quer dizer, o comentario porque e contra o MLSTP nao foi publicado, quero que saibam que a responsabilidade daquilo que la vem escrito e meu, seus CORRUPTOS!

  7. 100%nosporCá

    5 de Dezembro de 2012 as 8:12

    governo caiu em bloco, estamos de parabéns, Presidente da república o país estava nas mãos dos ditadores, quem fala verdade será expulsado do seu posto de trabalho ou demitido, ki raio da democracia é esta?
    Patrice trovoada e os seus elencos brincadeira tem hora, homem manda com tempo e Deus manda para sempre! manifestação de hoje não vai dar a nada, cada um manifesta e vai a sua casa e acabou.

  8. paula borges

    5 de Dezembro de 2012 as 8:13

    MLSTP/PSD, PCD E MDFM, já distruiram tudo e querem continuar, Pinto da Costa deve agir de maneira parcial, o que se tem constatado este senhor esta defedendo a sua elite formado por corruptos igual a ele.

    • A luta continua

      5 de Dezembro de 2012 as 11:39

      Minha senhora diga-me por favor uma das corrupção do Pinto da Costa que a Senhora com certeza deve saber Ja que a senhora diz que ele está envolvido com os corruptos como ele…

  9. DIASPORA

    5 de Dezembro de 2012 as 8:18

    o senhor homen serio…ja vi ke nao es serio…se nao tens nda pra falar, por favor nao comente…es muito burro…o ke queres afinal…que a crise continuasse….procura estudar mais ya.

  10. védé

    5 de Dezembro de 2012 as 8:21

    Antes tade que nunca!!! Aguardemos para ver o desenrolar dessa novela. Espero que o ADI seja responsável, democrático e digno, constituindo um novo governo formado por ministros sérios, credíveis, principalmente primeiro ministro. Alguém com percurso político e com provas de trabalho realizado em prol do país ou não, mas que saiba governar e ame estas ilhas verdes do equador. Chega de aventureiros!!! Viva STP!!!

    • leucadio

      5 de Dezembro de 2012 as 9:45

      Caro Védé, ainda alimentas a ilusão de que no seio dos políticos sãotomenses, pode se encontrar pessoas com as qualidades que elencas? Talvez no MLSTP, no PCD e no FM, não é??? Kwa li!!! Como se costuma diozer: o maior cego é aquele que não quer ver! Aqueles que insistem em não ver qual o objectivo de toda esta tramoia política. Os tipos só querem é mudar a sua vida, e o povo é utilizado e manipulizado.

      • védé

        6 de Dezembro de 2012 as 8:31

        Caro compatriota!! Não vivo em ilisão, mas ainda acredito nas pessoas!!! Acredito que dentro do partido ADI haja pessoas com o perfil que rlrnquei, como acredito que em outros partidos também o tenham. Mas creio que o ADI é quem deve formar governo tendo em conta os fresultados das últimas eleições legislativas e mais nenhum outro partido. No entanto, na execução da sua política devem ser dialogantes e não autoritários, arrogante e não ouvir e prestar contas a ninguém. Viva STP!!!

  11. VENTO

    5 de Dezembro de 2012 as 8:22

    Carros continuo a pensar que o PR n deveria chamar o ADI para formar o governo, mas sim convocar eleições antecipada para que o povo resolva está situação pois digovoz que vamos continuar na mesma situação no parlamento.

    • Cidadão

      5 de Dezembro de 2012 as 11:36

      Não, senhor VENTO, o mandanto é para 4 anos. Por isso ainda falta o resto para governar. Por isso quem ganhou as eleições deve governar. Ninguem pretende assaltar ao poder como vem sendo dito por aí, o que contrariamos é a falta de respeito, arogancia e prepotência.
      Força o PR.

  12. zora

    5 de Dezembro de 2012 as 8:25

    Que raiva desse Pinto.

  13. silvia

    5 de Dezembro de 2012 as 8:34

    veremos os próximos capitulos desta nova temporada. da serie Mediocridade politica de São Tome e Principe.

  14. Féde ká Dóxi

    5 de Dezembro de 2012 as 8:39

    Decisão de gente de Estado.
    O ADI se quer estabilidade. eleja novo 1º. Ministro e negocei com a oposição, sem arrogancia.
    Insistem na manifestação. Porquê?
    Cuidado com desobediência.

  15. truquim

    5 de Dezembro de 2012 as 8:39

    homemserio, se vc fosse como presidente o que faria , o Pinto agiu Sabiamente, agora o que me admira é com o governo e asssembleia aruma as suas confosões e vem senhor homemserio a dizer que Pinto é mentor desta confução?convenhamos

  16. Fiá paga Uê

    5 de Dezembro de 2012 as 8:40

    O primeiro sinal foi a fraquesa da Ângela da saúde, a segunda e gota de água foi a de Evaristo com reflexos para o Óscar e a agora todo o Governo. Quem deve estar mais infeliz é o Carlos Gomes que viu a sua vida a melhorar mas só uns dias. É a vida. MUNDO TÊ PÉSU ÊÊÊ
    Ê…

  17. Calú

    5 de Dezembro de 2012 as 8:47

    O primeiro paço… foi dado, é de salientar que era o maximo para não se mergulhar todo junto com os asaltantes do poder a ver vamos até onde isto vai chegar. Como fica o Presidente da Assembleia se caso o ADI venha a formar o novo Governo?

  18. Concordo plenamente

    5 de Dezembro de 2012 as 8:49

    demorou mais aionda tamos no tempo

  19. Felisberto Bandeira

    5 de Dezembro de 2012 as 8:49

    SO temos e que agradecer a DEUS VIVA SAO TOME E PRINCIPE,temos que ter fe e esperanca que dias melhor virao

  20. boca grande diz

    5 de Dezembro de 2012 as 8:50

    Se voces fossem enganados como eu fui pelo patrice trovoada depois de ter andado durante um mês a falar de patrice trovoada na campanha voces estariam comigo ou mesmo iriam matar esse cabrao e a familia dele toda.
    O tal orçamento do cidadao nao foi ideia dele, foi ideia do FMI e ele ate aproveitou para fazer campanha, é aproveitador das ideias dos outros e fama dos outros

  21. gola

    5 de Dezembro de 2012 as 8:51

    Afé cu dêçu paça baia isto pega.

  22. Comentarista

    5 de Dezembro de 2012 as 8:52

    Demourou, mas foi! Já tava a ver que o Pinto tava com medo de tomar essa decisão.

  23. Santos

    5 de Dezembro de 2012 as 8:53

    Bom, o PR confirma o Derrube do governo do ditador Trovoada filho, é formado um novo governo pela ADI, que sem haver consenso com a oposição ira passear como fez o Ministro da Saúde.
    Garanto-vos que dentro de 2 a 3 meses teremos outra vez problemas no país visto que o OGE bem como os outros diplomas a cerem aprovados irão ser chumbados pela oposição que tem a maioria parlamentar.
    APENAS MINIMIZAMOS O PROBLEMA, ‘’2013 KuA SKA BA PIOLA’’, DEVERIA HAVER ELEIÇÕES ANTECIPADAS ISSO SIM.

  24. Filho das ilhas maravilhosas

    5 de Dezembro de 2012 as 8:55

    O cenário político continua negro, depois do decreto do Sr. Presidente e esta manhã ao ouvir os partidos na rádio nacional,fiquei ainda mais preocupado com a situação do País. Ninguém quer dialogo e estão todos a buscas de benefícios para os seus partidos alias como disse e muito bem o Sr. Presidente no seu decreto. Devia ser possível em democracia sancionar os maus políticos de forma a poder acabar com esta doença cronica que nos afecta a todos. Os nossos políticos não são políticos, os nossos políticos não homens sérios, os nossos políticos são todos eles corruptos e finalmente os nossos políticos não gostam do povo e de São Tomé e Príncipe.

  25. santos e pecadores

    5 de Dezembro de 2012 as 9:00

    Caro Mario Aguiar, o Tela Non so publica o que lhes é favoravel e do seu agrado. Babacarias e palavroes contra o governo eles publicam. Assim vai a nossa DEMOCRACIA.

  26. Jacinto Novaes

    5 de Dezembro de 2012 as 9:14

    Pinto está de “coluio” com estes super-parasitas de S. Tomé e Principe que não sabem fazer nada a não ser “governar”. Está cumprida a promessa eleitoral feita aos do MLSTP – Maiores Ladrões de S. Tomé e Principe – como alguem convencionaou chamar, e, aos do PCD.

    ADI que não forme o novo governo e deixe que os parasitas formem o novo governo. Dizem que já há conflito no seio da inter-partidário no que respeita a criação do novo governo. Problemas existem sobretudo de que partido sairá o Primeiro Ministro e tambem de onde sairá o ministro dos negócios estrangeiros. A ser verdade, este país nunca mais sairá deste “buraco”

  27. gola

    5 de Dezembro de 2012 as 9:16

    essa manifestação em stp so tem um significado ja comeste eu tbm quero um bocado

  28. inem tlaxa ê

    5 de Dezembro de 2012 as 9:17

    Quero em primeiro lugar agradecer ao P R pela sábia decisão que ele tomou, Srº esta de parabens e STP mais uma vez viu quem o Srº foi e o Srº é, e ao mesmo tempo reforçar que o Srº PR que continue firme como sempre foi obrigado STP te agradece.
    Punda nón dai tlaxá tava ca cunda cuma ola cu galo ca bila vé ê ca muda cantá, mais nem sempre a tradição Trovoada vai permanecer.

  29. Filho da nação

    5 de Dezembro de 2012 as 9:33

    mais que país em que estamos meu senhores?
    o que queremos para futuro dos nossos filhos?
    como é impossivel governar este país?
    o partido MLSTP/PSD e Pinto da costa(este não é presidente do país e´um grande mentiroso, o povo foi enganado por ele)
    essas pessoas não querem ver o país a desensolver, o que noso presedente quer afinal este é estabilidade ou desgraça para povo, sempre a mudar governo, o melhor deste sempre. um governo serio e com rigor.é o mesmo que não querem (um compor de pessoas que mandam MLSTP/PSD como se fosse o país na tem pessoas só eles é que vivem nesta Ilha de resto são animais, isto é mesmo desordem)o que é deles esta a vir é morte.

    • enteada da nação

      5 de Dezembro de 2012 as 11:17

      Que tal,raciocinares desapaixonadamente,eu sou de opinião,que no país não temos politicos sérios,mas convenhamos o Sr.PATRICE já estava a mais,o que me dizes da polemica com a embaixada do Brasil,das viagens cujas consenquencias positivas estao por comprovar,é o primeiro 1º MINISTRO que elegeu diplomacia externa como factor de desenvolvimento,estender a mão pra pedir,por diga-me eu quero saber,qual foi o indice de desenvolvimento nestes 2 anos na agricultura,nas pescas,no turismo,e pelo menos um unico projecto de criação de uma pequena fabrica,que possa gerar emprego,eu nem sequer falo da justiça porque,com aquele MINISTRO DA REFORMA DE ESTADO,pouco contava,são esses problemas concretos que tocam com a vida das pessoas que quero resolvidos…por exemplo o 1ºMINISTRO DEMISSIONÁRIO viajou tanto,mas será que nunca observou ás condições deploraveis do nosso AEROPORTO,por isso quando quer emitir opiniao faça-o com clarividencia,pois todos dizemos querer melhor pra SAO TOME E PRINCIPE,e era bom que assim fosse. eu fui…

  30. santola

    5 de Dezembro de 2012 as 9:45

    Bom voltamos outra vez com a mesma história de sempre um governo em stp só tem duraçao de 2 anos seja qual partido politico for enquanto os ditos senhores que comanda o poder em stp não deixar orgulho de lado isso vai continuar sempre.
    O povo tem um papel chave nisso que é dar uma maioria absoluta a uma partido para governar um mandato todo.
    vamos ver aonde isso vai parar pais bonito e pequeno , mas meia duzia de cabeça querem dar cabo

  31. Eusebio Neto

    5 de Dezembro de 2012 as 9:51

    Tal como eu opinara, Pinto da Costa tomou a decisao mais acertada possivel. Nao tenho quaisquer duvidas que fosse qual fosse o presidente da republica em funcoes, Miguel Trovoada incluido, em plenas capacidades mentais, teria tomado a mesma decisao. Por isso nao fiquei nada surpreendido. Surpreendido fiquei ao ouvir o Abilio Neto, comentador (?) da RDP Africa elogiar o alto cumprimento da lei que Pinto da Costa fez ao decidir como decidiu. E surpreendido fiquei ao notar que a analise do Abilio Neto ter minimizada crise da comunicacao social. Muito mais surpreendido fiquei quando este mesmo comentador afirmou que a situacao ainda nao esta sanada porque os Tribunais ainda nao falaram. Esta afirmacao deixou transparecer que o presidente devia aguardar mais tempo para tomar uma decisao. Enquanto isso, Patrice Trovoada dizia segundos antes que a decisao do PR fora tomada muito tardiamente. Em que ficamos? Meus compatriotas, o problema esta resolvido e todos ao trabalho. O pais nao pode ficar refem de u1 partido cuja Assembleia e composta por 4 grupos. Afinal o que e a democracia (semi)presidencial? Atencao, a chamada mega manifestacao promovida pela ADI nao representa sequer 1% dos eleitores santomenses, portanto nao estamos perante uma luta entre o povo santomense e um grupo. Relativamente a hora em que a decisao foi comunicada a Nacao, e de muito menor importancia e so pode ter uma leitura, o presidente esgotou todas as demarches possiveis e, infelizmente nao conseguiu levar os adversarios a se entender. Curiosamente todos os politicos santomenses so se lembram do povo quando estao em apuros. Para dizer que, como grande partido que e, a ADI deve regressar ao parlamento e indicar outro primeiro ministro (candidatos nao faltam) para retomar as redeas da governacao e concluir o seu mandato. A nao ser que a ADI e Patrice Trovoada e so ele tem competencias para liderar um governo dessa organizacao?! E preciso nao esquecer o povo nao votou em Patrice Trovoada para ser primeiro ministro. Essa funcao foi-lhe confiada pelos seus colegas do partido e entao confirmado e empossado por Pinto da Costa. Viva S. Tome e Principe!

  32. sulila miranda

    5 de Dezembro de 2012 as 9:53

    Claro que o PR tinha que agir, mas tb tinha que deixar que os que criaram a situação em que nos encontramos, se sentassem a mesa e a resolvessem. Mas como não resolveram por intransigência de uns e outros então vamos esperar que continuem a tentar solucionar o mal, se não conseguirem, Presidente, dá um basta nisso e faça um governo de iniciativa presidencial e manda esses malfeitores todos pra casa.
    Estamos fartos deles todos!
    Se colocassem poder nas mãos de uma mulher iriam ver o que isso ia dar! Ou ia ou rachava! Mas os nossos homens têm-se revelado, incompetentes, mafiosos, desonestos,arrogantes e crianças. Só mandam bocas cá em casa!!!!!!!!!!!!!!!!

  33. sulila miranda

    5 de Dezembro de 2012 as 9:56

    Valeu Sr Presidente! Estamos consigo!!!

  34. de ceita

    5 de Dezembro de 2012 as 10:00

    O nosso país precisa de livrar-se de certos parasitas, porque sem eles no poder, nunca houve e nem haverá paz possíve.

  35. Boris

    5 de Dezembro de 2012 as 10:05

    São Tomé e Príncipe fez um dos avanços mais significativos na história do Index de Percepção de Corrupção da Transparência Internacional , publicado esta manhã para 2012: http://www.transparency.org/cpi2012/results. É um salto de 28 posições – do 100a ao 72a, que São Tomé e Príncipe agora divide com a Itália e Bósnia e Herzegovina e imediatamente abaixo da África do Sul, deixando a maioria África subsaariana trás.

  36. Filho da nação

    5 de Dezembro de 2012 as 10:05

    O QUE ESTA ACONTECER É A BUSAR DO “POVO”

    TEM UM A BOA VIDA DELES E “POVO” NA DESGRAÇA

  37. Dlima

    5 de Dezembro de 2012 as 10:24

    Com exa decisão o PR ñ resolveu a crise política k o país enfrenta, pois, para a infelicidade do Téla Nón e o seu responsável = a oposição, o Patrice vai voltar como PM no novo governo, caso contrário o país seguramente k irá a votos dado k a oposição ñ o kererá de volta…

    Viva a democracia responsável!!
    Abaixo a PARCIALIDADE!!

  38. Nikilay Monteiro

    5 de Dezembro de 2012 as 10:31

    Mas uma coisa é certa, o pais não pode continuar assim, com a queda de todos os governos! Que pais é esse?

  39. Miguel Carvalho

    5 de Dezembro de 2012 as 10:35

    Não entendi!!!
    O Governo estava em crise ou é a Assembleia? Se é Assembleia porquê que cai o governo e Assembleia Fica? Só mesmo em STP…

    • Cidadão

      5 de Dezembro de 2012 as 11:55

      Senhor Miguel? Que assembleia referes? O senhor esqueceu que o senhor Evaristo de Carvalho pediu a sua demissão? Peço que fiques calado se não percebes nada.

  40. Malê

    5 de Dezembro de 2012 as 10:42

    Desse jeito a gente nunca consiguira, o pôvo escolhe o pôvo tira ñ isso ñ é democracias…

  41. malebobo

    5 de Dezembro de 2012 as 11:09

    Caducidade do homem diz tudo, então pinto aproveita esse mandato porque é ultimo

  42. Bengue Doxi

    5 de Dezembro de 2012 as 12:03

    Sinceramente não sei porquê tanto apláusopela demissão do governo. Esqueceram da outra vez que demitiram o governo de Patrice Trovoada só em 3 meses! E que governo foi empossado! O que fiz aquele governo! Enriqueceu e muito. Após a eleição, o ADI vence as eleições e volta o Patrice. PAssados 2 anos, derrubam o homem outra vez! O que vem agora? Conclusão, o Patrice ganha com eleições e oposição ganha no gabinete.

  43. santomense

    5 de Dezembro de 2012 as 12:46

    Patrice jogou mal agora saiu a perder. Pinto é mais velho. Ele devia aprender melhor com o seu pai que é politico habil, ele patrice é economico so sabe de dinheiro. Agora que mande Evaristo para primeiro Ministro tendo saido as pressa do parlamento. ele vai sentar com Lely a fazer as contas aos erros sucessivos. Varela que va viver para o infrno bobo.

  44. silvia

    5 de Dezembro de 2012 as 12:47

    entre os ditatores e os curruptos venha o diabo e escolha.quem dá o primeiro passo?

  45. Engenheiro

    5 de Dezembro de 2012 as 12:50

    Que novela triste!!! Será que toda nossa história de democracia vai ter sempre como conteúdo a QUEDA DOS GOVERNOS.ATÉ QUANDO VAMOS CONTINUAR ASSIM MEU DEUS!!!
    Porraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhh.Creeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeedooooooooooooooooooooooo país!!!!!!!!!!!!

  46. não te interessa

    5 de Dezembro de 2012 as 12:53

    É! Sr Pinto waliteia já conseguiu de novo encher seu cofre e está de coluio com os malfeitores deste pobre e humilde país que esperamos que seja um verdadeiro paraíso para que possamos viver harmonia e paz e podermos promover o desenvolvimento económico e social não estarmos sempre em confrontos e luta de interesse pessoal que haja um clima de intendimento para o bem estar do povo de São Tomé e Príncipe

  47. fernando

    5 de Dezembro de 2012 as 14:53

    Patrice saio, agora é vez do Pinto! vamos ver quem manda na democracia, se é presidente ou Povo. vamos fazer três manifestações contra pinto pra ver quem sai. se estão a pençar k o presidente não sai estão enganados.

  48. O Analista e Censurador

    5 de Dezembro de 2012 as 15:59

    Deixem de criticar Presidente da República!… Aqueles que fizeram pior em São Tomé, estão a sorrir de nós. Ora vejam só. Que mal Dr. Pinto da Costa fez em São Tomé? Aqueles que apoderaram de 50% do País vcs não criticam. Deveriam saber como é que eles conseguiram tanto dinheiro em curto prazo para obterem tanta riqueza!… O actual Presidente da República se fosse pessoa que guarda rancor ou ódio é que vcs veriam onde o povo ia chegar. Devemos até congratular com a presença DELE como Chefe de Estado neste preciso momento que não existe entendimento entre os políticos. Se fosse uns certos que passaram na Presidência São Tomé já estaria em pé de guerra.Vamos rezar para que ELE consiga organizar o País antes de terminar o mandato como Presidente da República. Temos que aceitar que Dr. Pinto da Costa é o Pai Grande.

  49. Filho da nação

    5 de Dezembro de 2012 as 18:26

    O QUE ESTA ACONTECER É A BUSAR DO “POVO”

  50. fresquinho

    5 de Dezembro de 2012 as 19:05

    Bom, a decisao esta tomada, agora vamos ver o que vai acontecer. Nao acredito que tenha sido uma boa decisao tomada pelo presidente da republica!!! Quem vai ser nomeado primeiro ministro ate eleicoes. isto esta a tornar um ciclo viciado de derrubar governo,para proporcionar eleicoes antecipadas que nunca trazem beneficios para o Pais, mais sim beneficiar os corruptos que tomam conta deste maravilhoso Pais!

  51. osso de mundo

    5 de Dezembro de 2012 as 19:28

    Os partidos politicos da oposição, são todos mal feitores, mesmo estando todo esse tempo no poder a cumer,ou seja tudi iné dedo sé cú nance lolo na xiga nance faça fem favolo lega tipo tlaba, mom nance na sa custumado fa, di ta som na lá bancada fa,sa custuma cu podé tason nala anta uhó lega sum Patrice Tabla.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo