Política

“Não haverá Caos”

Garantia do Primeiro Ministro e Chefe do Governo. Segundo Gabriel Costa, o seu executivo traz tranquilidade para o cidadão são-tomense e para todos os estrangeiros radicados no país, que viveram o pânico, após as ameaças feitas durante a crise. Não haverá, o prometido, caos, caos, caos.

Na tomada de posse como Primeiro Ministro e Chefe do XV Governo Constitucional, Gabriel Costa, realçou o papel tranquilizador do novo executivo. Nasce como resultado de uma crise artificial, que segundo o Primeiro Ministro tinha como objectivo principal provocar a realização das eleições legislativas antecipadas.

O caos, prometido durante a crise, e que gerou pânico a nível nacional, não acontecerá, garante o novo Primeiro ministro. « É um governo saído de uma maioria parlamentar inequívoca que tem como uma das primeiras tarefas,  tranquilizar o cidadão  perante o pânico  causado pelas ameaças proferidas durante a crise. É uma mensagem, um sinal,  de tranquilidade para os empresários,  para os trabalhadores para os investidores nacionais, e estrangeiros  que escolheram  São Tomé e Príncipe como pais de acolhimento, que não haverá Caos», afirmou o Chefe do Governo.

Gabriel Costa, agradeceu a coragem dos membros do seu executivo por terem aceite o desafio difícil. « É um contributo decisivo que em democracia cabe  as forças da oposição, dar para gerar nova solução do governo evitando que o caos se instalasse», pontuou.

Tranquilizar o país é missão imediata. «temos por missão  restabelecer o clima de estabilidade e confiança,  abalado pela crise politica artificialmente engendrada apenas com o propósito de provocar eleições legislativas antecipadas», frisou.

O Téla Nón disponibiliza na íntegra ao público o discurso de tomada de posse do Primeiro Ministro do XV Governo Constitucional.

CLIQUE – Discurso de Investidura do Primeiro Ministro Gabriel Costa

Abel Veiga

.

.

.

    66 comentários

66 comentários

  1. carlos gomes

    13 de Dezembro de 2012 as 13:25

    so mesmo em s.tome gabriel costa andou a defamar em portugal enquanto enbaixador que documentos de s.tome carta de conducao,passaporte eram facilficadas,este homen nao val nada esteve la como primeiro ministro fes o que?? so merdas e agora entra para roubar mais um poquinho cabaro gatuno

    • Fala pedra.

      13 de Dezembro de 2012 as 16:22

      Que tamanha escuridão. Estou no estrangeiro e apoio a atitude do Gabriel Costa de ter dado a conhecer o negocio da falsificação de documentos provinientes de STP em Portugal. Como embaixador na altura, fez algo que nenhum dirigente sério na Europa faz. Em vez de denunciar a rede mafiosa que opera esses crimes, acabam a colaborar com os memos. O santomense e africanos em geral pensam que p se ter sucesso na Europa é o mesmo que andarmos a falsificar e aldrabar. Os q beneficiam desta situação ñ são os santomenses. Mas, sim a mafia estrangeira.

      Denunciar crimes é uma coisa positiva, só quem vive de batota esta contra.

      Eu gostaria de saber se em STP há homens com caracter de Gabriel Costa que chegue a 5 dedos de um mão.

    • original

      13 de Dezembro de 2012 as 18:55

      Sr. Carlos Gomes,diga-me onde é que o antigo embaixador faltou a verdade? Não era verdade que as catas de condução eram encomendadas sem algumas pessoas ao menos tivessem passado na escola de condução?Não era e é verdade que maioria dos diplomas não corespondem ao nível de escolaridade de muita gente? O Sr.acha que falar verdade é defamar o país ou é colocar o dedo na ferida para os serviços passarem a funcionar melhor? O Sr.está a fazer um retrato do homem de forma leviana e ainda a expressar acha isto correcto? Vamos com calma nenhum Governo desempenha as suas actividades sem participação do cidadão e respeito pelas istituições,se não der conta do recado seguirá o caminho do seu antecessor.Vamos dá-lo tempo.

    • original

      13 de Dezembro de 2012 as 19:23

      Já agora,o dinheiro que estava guardado para eleições antecipadas cadê? Não havia dinheiro para comprar medicamentos para hospital mas havia dinheiro para sustentar campanha não não é?
      Sr.1ºMinistro,logo que puder envia-me toda informação do negócio daquele barco Taiwanês,acordo com Kosovo,negócio de blocos de petróleo,e outra sugestão é evitar ir a aquele barco porque podem atirá-lo ao mar, negócio faz-se em terra.Outro conselho é ter cuidado com Cawik do Sindicato.

      • Cauteloso

        14 de Dezembro de 2012 as 4:36

        Original és muito ingénio.

        • original

          14 de Dezembro de 2012 as 14:39

          Caro amigo desconhecido (Cauteloso),

          Esta ingenuidade é uma das formas assumida para dizer o que vai na alma.É claro que o Sr. 1º Ministro não iria perder tempo comigo para dar satisfações mas ao País sim, e creio que todos nós estamos a espera porque muitas coisas não foram esclarecidas.Obrigado cauteloso.

    • Olimidê Teixeira

      13 de Dezembro de 2012 as 20:01

      28 pessoas que meteram voto negativo andam a dormir ou seja são do partido dos oportunistas

  2. turista exigente

    13 de Dezembro de 2012 as 13:29

    sr 1º ministro, o senhor falou do turismo como prioridade :agora explica-me porque é que associou o turismo com comércio e indústria ao invés de associar o turismo com o meio ambiente? poderia ser: MINISTÉRIO DO AMBIENTE E TURISMO …E, se fizer isso coloque um profissional de turismo…

    • Fala Verdade

      14 de Dezembro de 2012 as 16:03

      Também quero receber Dinheiro para andar a meter GOSTO nos comentários a favor do MLSTP e e NÂO GOSTO nos comentários a favor de ADI.. É um trabalho muito digno.. de pessoas que AMAM São Tomé e Príncipe..

  3. CAOS CAOS CAOS.....

    13 de Dezembro de 2012 as 13:49

    Haverá sim caos, caos, caos no Partido ADI quando vierem as próximas eleições Legislativas…..

  4. tenho manção nos estados unidos

    13 de Dezembro de 2012 as 13:52

    No ultimo caso,se for pra borrachar,borracha la os homens se faz favor ,a começar pelo seu lider patrice trovada,levy ,e acaba nos restos.
    Força srºGabriel costa,nosso 1º ministro.
    Peça tds os dossier de cooperação,para trazer ao de cimo as irregularidades cometidas pelo srº patrice trovada nesses 2 anos de mandato.

  5. STP

    13 de Dezembro de 2012 as 14:36

    espero que não haja mesmo caos, mas no entanto quem diria que a UDD estaria na governação…

    • E. Santos

      15 de Dezembro de 2012 as 22:40

      Pois, o povo não quiz o UDD no poder a governar os destinos do país. Aliás, nem o quiz a defender no parlamento os seus interesses de tal forma que não tiveram um único deputado.
      E agora impuseram ao povo, num estado de direito democrático, o líder que o povo chumbou categoricamente nas eleições para nos governar.
      O que se chama a isso? Ditadura, certo?

  6. santa Marta

    13 de Dezembro de 2012 as 14:40

    É bem feito. Os mandachuvas do ADI não devem estar só mergulhada na obediência ao patrice. O que levi, Agostinho andavam lá a fazer? Obedecer sem ter oportunidade de aconselhar ou também omitir as suas opiniões? Senhores vendedores da pátria. Ainda teremos que ajustar as contas convosco.

    • joao pereira

      13 de Dezembro de 2012 as 19:46

      Antes pensava que era impressão minha, a clarividência do exibicionismo infor-partidário dos produtores deste site,mas em sintese vislumbramos que os protagonistas,os tais” deste site são nitidamente anti ADI,inclusive duvido dos apologismo manifestado(pontuação)atrbuidos aos comentários que ignoram a beneficiência do ADI. Estou em condiçôes de afirmar que essas pontuações são postas por individuos duvidosos.

    • Cauteloso

      14 de Dezembro de 2012 as 4:43

      Muita ingenuidade. Dentro da ADI quem é que mete lá dinheiro . O que é que vc esperava. que fossem contra o Patricio

  7. Féde ká Dóxi

    13 de Dezembro de 2012 as 14:50

    O caos, caos, caos, já está no ADI. Queremos vert até aonde vão com esse caos.
    Muita debandada vai haver. Só o dinheiro não ditrárá tudo. Muita TRISTEZA. Estou mto chateado comesse partido.

    • E. Santos

      15 de Dezembro de 2012 as 22:45

      O santomense só tem boca. tanta coisa, tanta coisa e quando se fala em caos saem todos com rabo entre as pernas, porque nós somos pacíficos e isso e aquilo.
      Nós somos medrosos, isso sim. Submissos. E vamos padecer e morrer assim submissos.
      O caos que vocês entenderam como confusão, na verdade não era este o seu sentido.
      Caos vai ocorrer quando o povo começar a passar fome…não tarda muito. Vamos lá ver como vai ser o Natal da função pública.

  8. STP sempre

    13 de Dezembro de 2012 as 14:56

    Que ganhe o STP, abençoai-nos senhor…

  9. A.T

    13 de Dezembro de 2012 as 15:16

    Entendo que o caos referido pelo então primeiro ministro,era apenas forma de falar,pensando na revolta popular,isto porque ele sentia se protegido pelo povo e nada mais,ate porque ele sabe que o nosso pais nao é caracterizado por conflitos armado como muitos entenderam,por outro lado ele tinha vontade de fazer algo para povo, nao vamos ser ingratos ha medidas que foram tomadas por ele e que foram muito aplaudida pela população,uma coisa é certa a sua forma de agir enquanto um governo minoritário nao era melhor,isto porque nao prestava conta,nem dava explicações de diversos negocios do pais é ai onde mora o seu grande erro,quando as normas reguladoras do pais manda o contrario.sendo assim ele perdeu aquela protecção do povo que ele se arrogava ter. os depotados usaram um instrumento legal na democracia que é monção de sensura por conseguinte veio a derrubar o seu governo, ele inves de indicar uma nova figura nao fez,sendo assim o pais não pode parar ,entao avançou se outro filho da terra e tudo ja voltou a normalidade e por nao se pode falar de caos nenhum. espero que o novo governo venha corresponder com interresse do povo ,o pais nao é de ninguem é de todo os nós se um não da conta do recado avança se outro e mais nada.

    • STP no coração

      13 de Dezembro de 2012 as 17:44

      Caro(a) A. T., se calhar o T é de Trovoada.
      Será que estavas na mente do PT quando ele falou em caos, ele conversou contigo o q quer dizer com isso. Se ele não explicou o que quis dizer com isso, então, deve-se fazer o juízo no verdadeiro sentido da palavra, “Caos”. Na minha opinião, o PT deveria ser preso no instante que usou essa expressão. Dizem que o PT estava a trabalhar bem e eu pergunto a muita gente um exemplo de algo que melhorou em STP nestes dois anos de mandato de PT, que seja por sua iniciativa, ninguém é capaz de dar-me um exemplo.

      • E. Santos

        15 de Dezembro de 2012 as 23:39

        um exemplo claro e inequívoco foi a melhoria do índice de percepção da corrupção do país. Outro exemplo claro foi ter conseguido um elenco governativo que não se envolveu em nenhum caso de corrupção.
        Se todos os governs conseguissem isso, já teríamos meio caminho andado para o desenvolvimento do país e pela distribuição justa dos opoios concedidos.

        • STP NO CORAÇÃO

          17 de Dezembro de 2012 as 8:02

          1º – Isso, por si só, não é garantia de desenvolvimento.
          2º – Sabes que piorou e entrou na alista negra de branqueamento de capital e sensibilidade de financiamento ao terrorismo. O q isso significa para ti? Boa governação? Melhoria? E não se detectou índice de corrupção porque eles não apresentavam contas. Vamos ver agora o q os novos ministros vão revelar…
          3º – Aonde está a melhoria das condições de vida da população? Sabes que o acordo de paridade cambial entre Dobras e Euros está ameaçada?? Se esse acordo cair, estamos lixados…

  10. Nada

    13 de Dezembro de 2012 as 15:20

    Meua Amigos de ADI ! aparecem em peso no parlamento. Pelo menos ainda podem ter uma esperanca.

    • Mimi

      13 de Dezembro de 2012 as 15:42

      Vao aparecer! Os bolsos daqui a nada vao começar a arder… Fazer o quê sem “cumbú”?

  11. RAFOVES

    13 de Dezembro de 2012 as 16:00

    MEUS CAMARADAS,
    SE REPARAREM,O DR. PATRICE TROVOADA, NÃO TEM AMOR A TERRA QUE O MESMO DIZ QUE É SUA TAMBÉM. POR RAZÕES MERAMENTE PESSOAL, DOCE DO PODER, AFIRMOU POR VÁRIAS VEZES, DE QUE IRÁ POR O PAÍS, SÃO TOMÉ E PRINCIPE NUM CAOS. O MESMO DEVERIA SER INTERDITO DE PODER SAIR DO PAÍS. POVO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE ESSE SENHOR NÃO É VOSSO AMIGO. FARTOU-SE DE VENDER O PAÍS. NÃO SE SABE AONDE O MESMO QUER LEVAR TANTA COISA. SE É VERDADE QUE O PATRICE TROVOADA TEM TANTO DINHEIRO, CRIE EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE ALGUMA EMPRESA QUE POSSA ABSORVER TANTO DESEMPREGADO QUE EXISTE NO PAÍS, ALIVIANDO TANTA MISÉRIA QUE ASSOLA ESTE PAÍS QUE DIZ SER SEU.POVO SE PATRICE FOR EMBORA DE SÃO TOMÉ, ADI ACABOU. TUDO NÃO PASSA DE UMA FACHADA.O PATRICE TROVOADA, SÓ QUER É PODER,PARA O MESMO VIVER A SUA VIDA.SÃO TODOS UMA CORJA DE MAUS.NÃO PERDOA NEM OS SEUS FAMILHARES.
    ESSE LEVY,ISABEL,BOA MORTE E OUTROS SEUS SEGUIDORES CEGOS, VOCÊS IRÃO PADECER.LEVY DEVERIA VOLTAR PARA LUCUMI, PARA CONTINUAR A PEGAR PAPÊ.

    • E. Santos

      15 de Dezembro de 2012 as 11:03

      Bem vocês revelam uma injeva doentia. Vão padecer sim, e isto vai melhorar bastante a sua vida. Cuidado que Deus dá-nos em dobro aquilo que desejamos para os outros.
      Política é política. Vida particular de cada um não deve entrar neste barrulho.
      O ADI já não é Governo, vocês estão felizes, pronto siga. Esquece o que ficou para trás, mais nada.

  12. Dinika

    13 de Dezembro de 2012 as 16:12

    NÔ PINCTHA, DA COSTA…NOUS SOMMES AVEC TOI MON GRAND.

    QUE DIEU TE BENISSE ABONDAMMENT!!!!!!!!

    GROSSES BISES

  13. João Martins

    13 de Dezembro de 2012 as 16:23

    Gabriel Costa, pensava eu que sr. era homem sério, mas pelo visto não. O sr. fez um discurso igual ao do banqueiro anárquico.

    o seu discurso só digno do um pau madado, o sr. é uma fraude

  14. francisco

    13 de Dezembro de 2012 as 17:46

    Caos é guerra entre o ADI E SEUS SINICOS

  15. Olimidê Teixeira

    13 de Dezembro de 2012 as 20:03

    agora será a vez do PCD, MDFM associar ao ADI e deixar este governo cair antes de chegar os dois anos como já é habitual

  16. luisó

    13 de Dezembro de 2012 as 20:16

    Estou com grande fé neste governo.

    • Cauteloso

      14 de Dezembro de 2012 as 4:45

      Burro! que fé País tem dinheiro

  17. Eduardo Santos

    13 de Dezembro de 2012 as 21:54

    Gostaria de saber o seguinte; Senhor Primeiro Ministro será que vai ter voz de mando neste Governo? Vai obdecer senhor Presidente da Republica, MLSTP ou PCD? Ou vai mesmo pensar com sua cabeça, pk ou obdece quem o mandou chamar ou quem vai dar sustentablidade ou vai ter que ficar aí por muito pouco tempo. Se estou errado me desculpe mais o tempo ditará.
    Cumprimentos

  18. Shiloe

    13 de Dezembro de 2012 as 22:48

    Caros compatriotas de São Tomé e Príncipe

    Todos nós temos o nosso direito de questionar quando falta a verdade.
    Mas eis que chegou o momento para pararmos e colocar a nossa mente a funcionar, contribuindo para que a nossa terra possa seguir rumo ao desenvolvimento.
    Agradeceria a todos meus irmãos e minhas irmãs seja de que partido for unamos as nossas forças para ajudarmos o nosso país, o Chefe do Estado o Governo recentemente formado e todos aqueles que estão a contribuir para o desenvolvimento desta terra.

    Bamú juntá mô fêssu bassôlá.

    Que assim seja, e bem-haja ILHAS MARAVILHOSAS.

    Pin Manager

  19. João Rodrigues Serôdio

    14 de Dezembro de 2012 as 0:18

    Como já afirmei anteriormente,não me revejo em qualquer partido com assento na Assembleia,nem no Presidente da República,contudo ao ler o discurso deste 1º Ministro,denoto que foi tirado a papel químico ao do Presidente,quando se dirigiu ao País.Ao afirmar que é um governo saído de uma maioria parlamentar inequívoca,não corresponde à verdade,pois tal só seria possível se tivesse saído após eleições,o que não foi o caso.Tal só aconteceu e sejamos claros,foi imposto pelo Presidente da República aos restantes partidos da oposição.O que não foi explicado,é se o programa de governo a apresentar,é até as eleições de 2014 ou se é para 4 anos.Quanto aos interesses políticos e partidários,em parte estão explicados,o resto haveremos de saber ou talvez não.No restante discurso,já lê-mos e ouvimos outros a dizerem o mesmo,uma coisa é certa,o País não sai da cepa torta.

  20. zeme Almeida

    14 de Dezembro de 2012 as 2:31

    Se este governo nao consiguir realizar o sonho de muitos que tem usado este espaco para vender o seu peixe,espero que estas pessoas continuem com mesma linguagem e nao culpar o governo anterior.Somos um Pais que depende exclusivamente de ajuda externa com estes dois anos nenhum destes governantes vai ter milagre para tirar este S.Tome e Principe deste fosso que se encontra?Nao vale a pena culpar ninguem porque o sr.Gabriel Costa nao vai poder fazer nada como muitos estao a pensar.Nao a pena contar com o ovo no rabo da galinha.

  21. zeme Almeida

    14 de Dezembro de 2012 as 2:32

    Nao vale a pena contar com o ovo no rabo da galinha.

  22. justino couto

    14 de Dezembro de 2012 as 3:06

    Dr Gabriel Costa, homem culto, honesto e trabalhador. O seu dircurso é um pouco e tanto inflamatório e isso não é bom. Não o conheço como PUXA SACO. Não tem necessidade para isso. Saiba ser humilde. PEGA LEVE. Aposto que sairá a ganhar. Um Bem Haja.

  23. preta de s.t.p

    14 de Dezembro de 2012 as 8:15

    P.R- Manuel Pinto da Costa
    P.M – Gabril Costa
    P.A- Ancino PInto
    Enfim estamos na Terra dos Pinto Costa, Fazer o quÊÊÊÊê, se esse é o resultado do atropelos de leis e assalto ao PODER….

  24. santa catarina

    14 de Dezembro de 2012 as 8:17

    Gabriel Costa Vice Presidente da UDD foi as eleições em 2010 não consegui se quer um deputado é hoje o 1ºMinistro. Que brincadeira. Só mesmo na ditadura do pinto da Costa. O discurso da tomada de posse não é mais nada do programa chumbado pelo povo em 2010 em que Gabriel Costa era um dos candidatos a deputação.
    Não entendo ser o MLSTP/PSD partido historico cheio de competencias não ter alguem para assumir o 1ºMinistro, então o chamamento do segundo partido mais votado só foi uma farsa.Um erro grave do Pinto da Costa.O Pinto da Costa deixou de ser arbito e passou ao selecionador nacional que grande obra de mestre.
    Toda promessa feita polo 1ºMinistro será que as eleições só serão em 2022?Só assim poderá compreender a tonica do discurso.Para 18 meses é impossivel.
    O 1ºMinistro apareceu muito raivoso com um discurso cheio de atropelos e pouco convição, entende-se a preocupação sair do MLSTP passar pelo ADI e UDD e voltar de novo ao MLSTP é grande cambalhota é só mesmo de um bom artista.
    Espero que tenha a possibilidade de pagar as dividas de campanha da UDD de 2010.
    Ao sr. Pinto da Costa solicitamos que leia bem a constituição nos seus artigos 80,81 e 82.
    Na nossa cosntituição já não existe governo de iniciativa presidencial e muito memos de salvação nacional. Quando há problema devolve a palavra o povo é o unico que tem que fazer a escolha é o nunico selecionador.
    O senhor é arbito e não selecionador nacional.
    Um bem haja a todos!

    • E. Santos

      15 de Dezembro de 2012 as 23:48

      Pois, mais ainda assim, nós todos estamos a deixar o Presidente voltar a ser ditador, voltar a fazer o que quer. Depois não reclamemos mais tarde.

  25. RAFOVES

    14 de Dezembro de 2012 as 9:15

    Sr. Carlos Gomes, o sr. deveria ser um poucochinho mais justo com as acusações, de modo leviana. O Sr. Gabriel Costa, gosta de um pouco de legalidade. Se é que o Sr. não sabe, vá ao parlamento e vasculhe as cartas de todos os Deputados, faça um levantamento na Direção dos transportes, se Sr. não descobrirá cartas falsas? Digo ainda, faça também um levantamento, “pente fino” nos alunos de aulas noturnas do Liceu Nacional, neste preciso ano letivo de 2012/2013, o Sr. irá encontrar, um monte de alunos a estudar 10ª CLASSE, sem ter a 9ª CLASSE. Agora, pergunta-se, o que a Direção do Liceu anda a fazer que não consegue por Termo a essa situação. Existe de fato uma indústria que produz cartas de condução e certificados de habilitações falsas. O Sr. Gabriel Costa, se fez em denunciar junto das autoridades Portuguesas, dessas situações, ele não se não se proteger, porque o mesmo na qualidade de Embaixador, mais tarde ou mais cedo, veria a estar confrontado com essas situações. Para uma pessoa, um pouco integra, só fez muito bem. Repito mais uma vez; VÁ AO PARLAMENTO E AO LICEU NACIONAL, E VAI VER.

  26. binoculo seculo XXI

    14 de Dezembro de 2012 as 9:20

    O PT caiu em desgraça. Não contou com a inteligência e astúcia da Oposição e da sábia decisão do PR. Fez de tudo para impedir a apresentação da Moção de Censura. Incitou os seus deputados ao pugilismo, a leucorreia verbal, insultos e outros atropelos grosseiros na casa Parlamentar. Subornou de forma grosseira alguns comunicadores nacionais e internacionais como Carlos Menezes, Abílio Neto, Medeiros, Ambrósio Quaresma entre outros. Cauíque é a vergonha de um marginal cadastrado. Levy é jurista mas, com uma infância delinquente, que muitos de nós conhecemos, não cresceu parece o mesmo. O PT caiu em desgraça porque fez manifestações com compra de pessoas (200 a 300 mil dobras cada) e abastecimento de combustível na bomba do seu primo em Boa Morte, e com a cara mas deslavada deste Mundo veio dizer que não esperava pela adesão da população vilmente subornada. O PT caiu em desgraça, porque contratou ao preço de 50000 dólares ninjas e outros malfeitores nacionais que em conluio com os mercenários líbios que estão na Praia das Conchas para instalarem o CAOS. O PT caiu em desgraça porque usou e abusou da coitadinha da nha Isabel que, diga-se de passagem não saiu mal na fotografia. Fez um casarão na Trindade com mosaico e telha importada. O PT caiu em desgraça porque o Porta-Voz do Governo era um jovem carrasco que disparou sobre inocentes na Trindade e telefonava a PN para prender pessoas que falavam mal do regime. Hoje está a andar de táxi do seu cunhado. O PT caiu em desgraça porque nem o Varela, homem nacionalista, bem formado, tornou-se arrogante e adorava o Poder e o tapete vermelho. Esqueceu-se dos amigos aonde roubou informações do MLSTP/PSD e levou para o ADI. Aqui é Mundo.
    O PT caiu em desgraça, porque colocou cartazes na manifestação desafiando grosseiramente o PR. Dizendo que Governo cai Pinto cai. Resultado O Ovo partiu e o Pinto ficou.
    O PT caiu em desgraça, porque zombou do Povo, ao ajoelhar como um mendigo ou cigano a pedir ajuda para manter-se no poder.
    PT caiu em desgraça e podia remediar a situação. Mas, preferiu manter a cultura do Chefe ou eu ou mais ninguém. Resultado o CAOS instalou-se e voltou-se contra eles. O PT caiu em desgraça, porque há dias o comunicado do ADI, lido pela nha Isabel, apenas foi passado algumas passagens, contrastando com os 50 minutos que o Agostinho Fernandes proferiu na TVS a seu belo prazer.
    Por esta e por outras, o PT caiu em desgraça, agora, o Rambo vai-lhe estar colado à perna.
    As novas Autoridades já disseram que não vai haver CAOS. Contudo, só não haverá CAOS, CAOS, CAOS se o PT for impedido de deixar o pais, para compulsivamente explicar cabalmente ao país o que todos nós queremos saber: Prestar Contas aos representantes do POVO.
    Exortamos também as novas Autoridades, que é urgente retirar o ultimo símbolo da passagem deste PT, que é eliminar as ARGOLAS AZUIS que ainda passam nas nossas antenas nos separadores da grelha de Programação da Televisão, que eles diziam que era de todos Nós.

  27. cuba

    14 de Dezembro de 2012 as 9:22

    se fosse mo meu caso, mesmo ki o patrice trovoada mi metesse dólares, eu não aceitaria uma coisa dessa, de obedecer, dizendo, sim chefe fala ki eu cumpro, sim chefe fala ki eu cumpro, mesmo ki a coisa está mal, sim chefe fala ki eu cumpro, e assim caiu em bloco, agora vai ajudar patrice trovoada chorar.

  28. SERÁ?

    14 de Dezembro de 2012 as 9:56

    Os ditadores não se vão embora para sempre. Pinto da Costa esperou de forma inativa os vinte e tal anos, achou que não deveria contribuir para o bem-estar desse país porque os santomenses são ingratos e não merecem a sua contribuição. Viu essa oportunidade nas urnas dada pelo mesmo povo que não serve para ele, aproveitou a maioria dos capangas parlamentares e forjou a crise com o único objetivo de introduzir o seu próprio Governo. Um 1º Ministro que é vice-presidente da UDD e escolhido por Pinto, os Ministros minuciosamente selecionados por Pinto e alguns deles como pagamento da ajuda dada na passada campanha presidencial. Começa a ser de conhecimento de todos que o MLSTP, PCD e MDFM estão completamente descontentes com as escolhas feita pelo Pinto mas infelizmente terão que “engolir o sapo”. O Pinto pretende amedrontar o povo e por isso escolheu o seu Ministro da defesa da era ditatorial.
    O mais importante de tudo isso é que haverá eleições no máximo daqui a 18 meses. O ADI regressará em força e espero haver lugar na cadeia ou fuga do país para aqueles que o Pinto já não poderá proteger.

    Viva STP
    Viva a democracia
    Abaixo o partido único e a ditadura

    • Afinal

      14 de Dezembro de 2012 as 12:46

      Ve-se mesmo que estamos perante a mais um simpatizante do ADI! Seja imparcil, irmao!
      Com humildade

  29. Neto Keta

    14 de Dezembro de 2012 as 10:03

    Meus senhores SAO TOME E PRINCIPE sempre foi um Pais de calma,tranquilidade,paz,alegria,convivencia,amizade e mais…e assim sera.O Sr.Patrice nao mete medo a ninguen si nao os seus seguidores,parabens P.Ministro e como dizem os Brazucas”bola para frente”

  30. Neto Keta

    14 de Dezembro de 2012 as 10:10

    Agradeco o Jornal TELANON na pessoa do ABEL VEIGA entre outros do jornal por nos manter informado,principalmente nos da diaspora.Mas atencao voces sao e so jornalistas nao confundem as coisas como alguns dos vossos colegas da TVS.Bem Aja

  31. EVN

    14 de Dezembro de 2012 as 10:32

    É bem feito. Os mandachuvas do ADI não devem estar apenas mergulhado na obediência ao Patrice. O que Levi, Agostinho andam lá a fazer? Gente cultas e formadas não podem estár só a Obedecer sem ter oportunidade de aconselhar ou também omitir as suas opiniões? Senhores vendedores da pátria. Ainda teremos que ajustar as contas convosco.

    Haverá sim caos, caos, caos no Partido ADI quando vierem as próximas eleições Legislativas…..

  32. MACHIABA

    14 de Dezembro de 2012 as 10:43

    Deus esta vivo e activo no planeta TERRA.

  33. haverá caos sim senhor

    14 de Dezembro de 2012 as 11:31

    não haverá caos,essa frase é pra fazer rir………
    em s.tomé e príncipe,nem é preciso ser vidente para ver que daqui a uns meses esse governo da tranquilidade esse governo do não haverá caos estará caótico,fragilizado,morto,é verdade,o pior cego é aqule que não quer ver….
    so quem vive na conchichina aceitamos que tenha uma ideia diferente.

  34. em nome da lei

    14 de Dezembro de 2012 as 11:47

    AINDA AGORA TOMOU POSSE JA DA GARANTIAS CUIDADO SENHOR GABRIEL DEPOIS NAO CULPES NINGUEM

  35. Malapê_Tema

    14 de Dezembro de 2012 as 12:29

    Meus senhores,
    Vos peço uma pequena reflecção na causa propriamente dita, e em seguida faço duas perguntas:
    Quem beneficio com essa crise?
    Porque?

  36. madalena

    14 de Dezembro de 2012 as 12:50

    ADI, volta imediatamente ao Parlamento,antes algo de calunia vos acontece. Alguem pode inverta que estão a provocar rebelião.Nada está perdido,este governo é sol de pouca dura.
    Mas voltem ao parlamento,lá é centro de ideias.
    Caso contrario, pode entrar o projecto de revisaõ constitucional,cuidado. Ja está todo feito.

  37. dor de dente

    14 de Dezembro de 2012 as 13:06

    sr 1º ministro, falou de caus , tenho que dizer-te que o sistema de ensino está 1 caus , os alunos n está a estudar, por favor, muda esse sistema para são tomé não tenha doutores que não sabem tabuada,outros que não saibam escrever os seus nomes, ou fazer uma boa leitura

  38. Santosku

    14 de Dezembro de 2012 as 14:05

    Vamos pensar no nosso São Tomé Principe. Ele não tem dono, dono somos nós todos. Mesmo no regime único nunca nenhum Governo que foi demitido usopu esta expressão, “caos, caos”. Embora estando no exterior continuo a ser santomense e tenho familias em São e Principe. Portanto aquele que vier com más intenções para o nosso País, Santos Tomé e António nunca permitirão tal barbaridade
    ADI caiu por sua burrice e estupidez dos seus membros, portanto agora deve ir ao parlamento fazer oposição. É um direito que lhe assiste. Agora se continuam com a mesma estupidez o parlamento não pode parar, País não pode parar e assim vamos com ou sem ADI.

  39. zemé

    14 de Dezembro de 2012 as 14:16

    Quanta ignorância!!
    O Partido UDD pode ñ ter um deputado na AN,mas sempre teve pessoas capazes de governar,pessoas essas que sempre deram seu contributo como Cidadão Nacional.Ñ abandonaram STP,estão tds aí a dar no duro…No seio da UDD existe Homens com cabeça,tronco e membros.O Dr. Gabriel Costa ñ está no poder por pertencer a este ou aquele partido mas sim,pela sua competencia.

  40. sabio

    14 de Dezembro de 2012 as 15:20

    “Não haverá Caos” então pergunto “Haverá arte?” [Sabemos que a Arte é o contrario de Caos]
    Visto que a crise em S.T.P demonstra a falência de um modelo de sociedade com demasiada concentração de poder no governo. O sonho igualitário contra as injustiças criadas pelo livre mercado. Todos devem ter “direito” a uma vida digna, e o Estado não é o instrumento desta conquista, mas sim a produção , o trabalho a um preço justo e com a regalias, acho que esse discurso do PM não é alternativa.
    Pus me a pensar que o PM (G.Costa) fizesse um discurso humildade perante a tarefa que lhe foi imposta, mas acho que este governo tem um desafios difícil, instrumentos que têm para enfrentar podem ser novos. Mas os valores dos quais depende das honestidade e trabalho árduo, coragem e jogo limpo, tolerância e curiosidade, lealdade e patriotismo. Estas são coisas verdadeiras. O que o povo de S.T.P exige o regresso a estes princípios que nenhum governo o teve. O que o povo exige agora é uma nova era de responsabilidade, um reconhecimento da parte de cada Santomense de que temos deveres para connosco, o nosso país, deveres que não aceitamos com relutância, mas que cumprimos alegremente, sabendo com toda a certeza que não há nada mais compensador para o espírito, que defina tão bem o nosso carácter, do que entregarmo-nos de alma e coração a uma tarefa difícil.
    Portanto, espero que esse governo consiga estabilizar a crise politica, pois estamos cansado com esses nossos politiqueiros.

  41. Mé Zemé

    14 de Dezembro de 2012 as 16:24

    O que acho estranho, é que o lider do MLSTP não tenha falado ainda. Deve estar muito triste, depois de tanta luta não conseguir nenhum cargo dentro do governo…??? coitado, o Pinto ainda manda nisso tudo. Para que serve ser lider se não tens força? Se fosse a ti já punha o cargo a disposição, não estás la a fazer nada.

  42. jovem de 90 anos

    14 de Dezembro de 2012 as 18:45

    NOS VIRAMOS DE UMA FORMA ,QUE NEM DA PARA ESPLICAR, NOSSO PRIMEIRO MINISTRO MAL , ENTROU NO MINISTERIO JA ESTAMOS A COBRAR,E ACUSAR , E PRESISO TERMOS MUITA CALMA.
    A COMPRENÇAO E UMA VIRTUDE QUE MUITOS NAO COMSEGUEM CULTIVAR.
    JA QUE NINGUEN O FEZ ,VOU VAZER ,REGRA DE BOA EDUCAÇAO QUANDO ALGUEM CHEGA TEMOS QUE DAR BOAS VINDAS .
    BEM VINDO SENHOR PRIMEIRO MINISTRO E O SEU ELENCO.

  43. pantufas

    15 de Dezembro de 2012 as 9:24

    Estou completamente desiludido,pois o meu MLSTP,com um Presidente+5 vices+um secretário geral,foram todos considerados incompetentes……

  44. Barão de Água Ize

    15 de Dezembro de 2012 as 9:59

    A principal atitude a tomar para evitar o CAOS, é dar prioridade total á Economia.
    STP está farta de politicos e conversas politicas que não aumentam o bem estar e qaulidade de vida dos Sãotomenses. O partido do sr. Patrice não vai estar a dormir, pois ele criou e deixou sementes de autoritarismo ditatoriaal e sem pão a revolta instigada pode estar à vista. A pobreza está bem à vista de todos.

  45. Santomé Plodôsu

    15 de Dezembro de 2012 as 11:03

    Oscarituê, bô bilá bi-za? Sa kuacé bila kuá men-bô ku pé-bô!? Êssa moçu ká pô gosta de pôdê!
    Migu pô bila bichi muala kaka nda naí nbassu kulu, di vez sé non ka pega, migu ka fédé pégá. Migu ka ba ké ba tasson ni aua quentxi ku salu.
    Antê ola bilaê!

  46. vestucio de almeida

    15 de Dezembro de 2012 as 23:58

    “Binoculo Seculo XXI”, devias ficar mais atento ao que se passa dentro da tua casa. Vai la ver meu irmao, depois diz-me.

  47. Fernando Quaresma

    19 de Dezembro de 2012 as 10:09

    Discurso cheio de boas intenções prioritárias. Contudo, o tempo de mandato poderá eventualmente ser insuficiente para realizá-las na totalidade. Por isso, prestaria um bom serviço à nação sãotomense se o novo governo conseguisse pelo menos realizar a revisão da lei eleitoral no sentido de estatuir que a prática de corrupção eleitoral assente na compra de votos através do fenómeno denominado “banho” seja considerada crime punível com pena efectiva de prisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo