PCD felicita o XV Governo Constitucional

Num comunicado o partido PCD felicita o governo de Gabriel Costa, e responsabiliza o antigo partido no poder ADI pela crise política que gerou o actual governo de maioria composta pela ex-oposição.No último fim de semana o PCD reuniu-se em Conselho Nacional Alargado.

1.- Após duas semanas agitadas por uma crise premeditadamente forjada por objectivos pessoais que nada têm a ver com os superiores interesses de S. Tomé e Príncipe, tomou posse ontem, dia 12 de Dezembro do corrente ano, o XV Governo da República,

Chefiado pelo Dr. Gabriel Arcângelo Ferreira da Costa.

2. – Neste âmbito, a Direcção do PCD vem, em nome dos seus dirigentes, militantes, simpatizantes e amigos, congratular-se com o facto e felicitar Sua Excelência o Presidente da República, Dr. Manuel Pinto da Costa, pela forma inteligente e sábia como mediou um processo tão sensível, pondo sempre em primeiro lugar os superiores interesses do país  e do seu povo.

3.-  O PCD felicita, de igual modo, o segundo partido mais votado nas eleições legislativas de 2010, pela atitude politicamente responsável como assumiu a governação do país em circunstâncias tão difíceis.

4. – A Direcção do PCD repudia as atitudes grosseiras e absolutamente irresponsáveis de alguns dirigentes do ADI, que não obstante a reposição da ordem constitucional, insistem em proferir declarações insultuosas e estéreis ameaças dirigidas aos órgãos de soberania e a dirigentes políticos democraticamente eleitos.

5. – Repudia igualmente a vergonhosa atitude dos membros do Governo cessante que, contrariamente ao que constitui ética e prática políticas, tanto em S. Tomé e Príncipe, como nos demais países democráticos, independentemente das circunstâncias, estiveram ausentes da cerimónia de tomada de posse do novo Governo.

6. – Mais grave ainda, demonstrando a noção irresponsável que têm da gestão da coisa pública, os mesmos membros do governo cessante abandonaram os respectivos gabinetes, recusando encontrar-se com os seus sucessores e deixando de forma alheia os preciosos dossiers e informações à sua guarda, na clara intenção de criar obstáculos à governação do país, numa atitude absolutamente atentatória ao princípio da continuidade do Estado.

7. – Perante o novo contexto político, o PCD aproveita a oportunidade para manifestar publicamente a sua total disponibilidade para apoiar o XV Governo, o seu Programa e demais acções susceptíveis de encontrar mecanismos tendentes à resolução dos grandes problemas que o país enfrenta, na perspectiva de melhorar as condições de vida das nossas populações.

8. – Finalmente, o PCD saúda o povo de S. Tomé e Príncipe pela maturidade demonstrada durante a crise, resistindo aos apelos inflamatórios à violência e ao caos e comportando-se da forma mais ordeira e cívica, através da qual contribuiu decisivamente para manter o clima de paz e tranquilidade que sempre caracterizou a nossa vida colectiva.

S. Tomé, 13 de Dezembro de 2012

O PRESIDENTE,

José Luís  Xavier Mendes

  1. img
    Barão de Água Ize Responder

    Seria importante para STP se o PCD e restantes partidos acordassem na discussão e análise da eventual revisão da Constituição da República. Sou de opinião que ela necessária e principalmente na alteração para o Presidencialismo(democrático). Não é tarefa fácil. Paralelamente o Código Penal deveria ser alterada para incluir como crime eleitoral a prática do “banho” e apoios ou incitamentos a golpes de Estado. També analizar, (será utopia?)a criação de uma entidade civil que substituisse bombeiros, policia e forças armadas, exceptuando o controlo de fronteiras. STP pode dar o exemplo a África.

  2. img
    A.T Responder

    A.T o P.C.D como sabemos é um partido formado por homens de grande capacidade intelequitual,nomeadamente Albertino Bragança,Delfin neves,Leonel Mario d Alva, mesmo o presidente deste partido o xavier é um individou muito calmo e com forte poder de raciossinar,nesta senda soube lidar bem com a crise criada pelo ADI dando a sua contribuição muito idónia para o bem do país. nestes termos o PCD esta de parabens, contrariamente ao ADI que deixou tudo perdido, devido iguismo de algumas pessoas deste partido, demonstrando apenas imatoridade, infantilidade, insultando pessoas, ate mesmo o Presidente da República.

    • img
      SERÁ? Responder

      O Pinto da Costa é intocavel? o todo poderoso? ou o ditador temivel? Aprendam a não terem medo de ninguem quando se fala a verdade.
      A ditadura acabou-se desde os anos noventa.
      Apesar de ele ser o nosso presidente, ele é um cidadão embora sempre ausente da vida deste povo, ele é um cidadão que deve ouvir as verdades do povo, ser o verdadeiro árbitro do jogo político deixar de arbitrar em causa própria.

    • img
      Mé Zemé Responder

      Este comentário do A.T até dá graça, como as pessoas do partido são cegas ou faz-se…homens de grande capacidade intelectual, só com Cristo!!! Pergunta lá para um desses intelectuais, quém é que vai pagar a dívida de STP Traiding? Como é que vamos resolver a situação dos deputados que têm problemas com justiça? Os tribunais que está uma malhaçada? Como esses intelectuais estão no poder, vamos ver como a coisa vai ser resolvida…eu sei, que se lixa o povo, essa que é a palavra desses intelectuais nos bastidores.

    • img
      Argenezio Antonio Vaz Responder

      Francamente, como o poder é doce e transforma tudo. Hoje o PCD é apenas um partido que vai até com o diabo. Mas o povo vai resolver tudo isso. O PCD tem medo das eleições?Porquê?
      Se eu estava com o PCD, contra as quedas dos governos do PCD, mas hoje sinto que estava errado. Ainda bem que o tempo nos da razão. Hoje o PCD é uma ala de MLSTP. Quem diria. Diziam que o Pinto distruiu o Pais em 15 anos e hoje é o maior defensor do Pinto, até querem dar de volta todo o poder ao Pinto, que por sinal retiraram. Nas eleições o PCD vai ter se possivel um ou dois deputados, pois estão a caminhar lentamente para instinção, não tenhamos a minima duvida.

  3. img
    Conobia cua lumado Responder

    Somos um pais de paz, STome todo poderoso nos proteja
    Viva democracia, viva STP, Viva Pinto da Costa

  4. img
    Kanimambo Responder

    Tela Non já n tem plurarismo. Está a parecer a nossa AN. Tal o qual a Correia do Norte!

  5. img
    VÓM VOM Responder

    O BIDÃO VOLTOU, VOLTOU PRA DIZER QUANTO ÓDIO E MAGÚAS TEM CONTRA OS TROVADAS. ATENÇÃO QUER OS COMERCIANTES DO pcd ESTÃO A ESPREITA DO GGA – ARROZ E FUNDO DO JAPÃO, ESQUECERAM DO BARCO PRÍNCIPE, DOS PASSEIOS, LOTA, DA ESTRADA DO BEJAMIM..O POVO NÃO ESQUEÇE DOS ARTISTAS ESTÃO AQUI A ESPREITA PARA SAQUEAR O STP. O PCD ESTÁ ESTRANGULADO COM ESTES PARASITAS DE PODER, SANGUESSUGA E ABUTRES EMPODRECERAM A MINHA SOCIEDADE PARA SOBREVIVEREM, QUE FUTURO ESPERA A SOCIEDADE COM ESTA GENTINHA NO PODER NEM FALAR SABEM QUANTO MAIS PEDIR AJUDAR OU NEGOCIAR CONTRATOS A FAVOR DESTAS ILHAS, O MELHOR É VENDER A RETALHO COMO TÊM FEITO COM AS CONCESSÕES DE TERRA E ANTIGAS CASAS COLONIAIS QUE APODERARM PARA VENDER AOS ESTRANGEIROS. ESTE É QUE É O PAÍS REAL NÚ E CRÚ..OS TIPOS DELAPIDARAM O BEM PÚBLICO, ATÉ AS PRAIAS É DOS DITOS FULANOS, BASTA DÓLARES OU EURO CQUE É VENDIDO.

  6. img
    joao pereira Responder

    Patrice não desanime,em 2015 estaresmo de volta,de momento faça tudo que puderes para impedir os intentos escuros da cabala mlstpiana. estou em crer que este governo imposto,sem o consentimento do povo, faz parte de um estrategema com o unico fim de apaziguar o povo,para na verdade,daí á alguns meses começar a serem despedidos e a dar lugar aos dinosauros, (aos verdadeiros interessados no poder facil)que de outro modo seriam veramente contestado pelo povo, pondo em aberto a verdadeira face dos seus objectivos.

  7. img
    vestucio de almeida Responder

    PCD, deixem de ser hipocritas. Seus malandros. Voces pensam que estao enganar a quem? O povo de STP? Voces estao se enganando a si proprio, ladroes.

  8. img
    E. Santos Responder

    Admira-me sinceramente a vossa falta de vergonha na cara, o vosso descaramento. Mas, só com cristo….

  9. img
    preta de s.t.p Responder

    Gente hipocrita, Levianos , sem principios morais, descarados e ainda por cima gingidos…… ummmm dia estarrei aqui para vos vêr ABUTRIS, larapios

  10. img
    Bernardino Monteiro Responder

    37 anos a criticar a substimar a insultar a mal dizer, o que mudou nada, deixam disso,se fosse voces fariam melhor? Se es santomense, tens zelar pelo bons costumes e moral etico e respeito somos um povo com qualidades, o que quer dizer que deixam de comentar palavroes e insultos, viva stp viva democracia

  11. img
    Fókótó Responder

    Senhores Vestúcio, E.Santos e Preta de STP ainda bem que estamos refugiados sob nomes falsos senão vossemeçês ficariam envergonhados com os vossos próprios comentários pois eles transmitem ódio e inveja.
    Dois atributos fertéis em pessoas sem personalidade e dignidade.

  12. img
    ATENCIOSO NA DIASPORA Responder

    muito bem mas que seja sem interesse pessoais ou colectivo..

  13. img
    Bidão de azeite barbeado Responder

    o bidão é igual a si próprio, um politico medíocre que tem de ser reciclado em tampa de bule.

  14. img
    jovem de 90 anos Responder

    meus sewnhores .
    mlstp, pcd, adi, mdfm,sao todos partidos de s tome e principe,so vao resolver os nossos problema se todos unirem , se nao sosinho nemhum consegue resolver, se disseren que se A D I diser ao povo que sosinho conseguem estao a inganar todos nos,cada ningue te guede,viva s tome e principe

  15. img
    vestucio de almeida Responder

    sr “Fókótó” nao diga “estamos refugiados sob nomes falsos”. Quer ver o meu BI, seu imbecil e cobarde. Fókótó (isto deve ser nome de algum atrasado mental)vai mas é trabalhar, seu Pecedista preguiçoso.

Deixe um comentario

*