Política

PCD felicita o XV Governo Constitucional

Num comunicado o partido PCD felicita o governo de Gabriel Costa, e responsabiliza o antigo partido no poder ADI pela crise política que gerou o actual governo de maioria composta pela ex-oposição.No último fim de semana o PCD reuniu-se em Conselho Nacional Alargado.

1.- Após duas semanas agitadas por uma crise premeditadamente forjada por objectivos pessoais que nada têm a ver com os superiores interesses de S. Tomé e Príncipe, tomou posse ontem, dia 12 de Dezembro do corrente ano, o XV Governo da República,

Chefiado pelo Dr. Gabriel Arcângelo Ferreira da Costa.

2. – Neste âmbito, a Direcção do PCD vem, em nome dos seus dirigentes, militantes, simpatizantes e amigos, congratular-se com o facto e felicitar Sua Excelência o Presidente da República, Dr. Manuel Pinto da Costa, pela forma inteligente e sábia como mediou um processo tão sensível, pondo sempre em primeiro lugar os superiores interesses do país  e do seu povo.

3.-  O PCD felicita, de igual modo, o segundo partido mais votado nas eleições legislativas de 2010, pela atitude politicamente responsável como assumiu a governação do país em circunstâncias tão difíceis.

4. – A Direcção do PCD repudia as atitudes grosseiras e absolutamente irresponsáveis de alguns dirigentes do ADI, que não obstante a reposição da ordem constitucional, insistem em proferir declarações insultuosas e estéreis ameaças dirigidas aos órgãos de soberania e a dirigentes políticos democraticamente eleitos.

5. – Repudia igualmente a vergonhosa atitude dos membros do Governo cessante que, contrariamente ao que constitui ética e prática políticas, tanto em S. Tomé e Príncipe, como nos demais países democráticos, independentemente das circunstâncias, estiveram ausentes da cerimónia de tomada de posse do novo Governo.

6. – Mais grave ainda, demonstrando a noção irresponsável que têm da gestão da coisa pública, os mesmos membros do governo cessante abandonaram os respectivos gabinetes, recusando encontrar-se com os seus sucessores e deixando de forma alheia os preciosos dossiers e informações à sua guarda, na clara intenção de criar obstáculos à governação do país, numa atitude absolutamente atentatória ao princípio da continuidade do Estado.

7. – Perante o novo contexto político, o PCD aproveita a oportunidade para manifestar publicamente a sua total disponibilidade para apoiar o XV Governo, o seu Programa e demais acções susceptíveis de encontrar mecanismos tendentes à resolução dos grandes problemas que o país enfrenta, na perspectiva de melhorar as condições de vida das nossas populações.

8. – Finalmente, o PCD saúda o povo de S. Tomé e Príncipe pela maturidade demonstrada durante a crise, resistindo aos apelos inflamatórios à violência e ao caos e comportando-se da forma mais ordeira e cívica, através da qual contribuiu decisivamente para manter o clima de paz e tranquilidade que sempre caracterizou a nossa vida colectiva.

S. Tomé, 13 de Dezembro de 2012

O PRESIDENTE,

José Luís  Xavier Mendes

    18 comentários

18 comentários

  1. Barão de Água Ize

    17 de Dezembro de 2012 as 13:05

    Seria importante para STP se o PCD e restantes partidos acordassem na discussão e análise da eventual revisão da Constituição da República. Sou de opinião que ela necessária e principalmente na alteração para o Presidencialismo(democrático). Não é tarefa fácil. Paralelamente o Código Penal deveria ser alterada para incluir como crime eleitoral a prática do “banho” e apoios ou incitamentos a golpes de Estado. També analizar, (será utopia?)a criação de uma entidade civil que substituisse bombeiros, policia e forças armadas, exceptuando o controlo de fronteiras. STP pode dar o exemplo a África.

  2. A.T

    17 de Dezembro de 2012 as 14:19

    A.T o P.C.D como sabemos é um partido formado por homens de grande capacidade intelequitual,nomeadamente Albertino Bragança,Delfin neves,Leonel Mario d Alva, mesmo o presidente deste partido o xavier é um individou muito calmo e com forte poder de raciossinar,nesta senda soube lidar bem com a crise criada pelo ADI dando a sua contribuição muito idónia para o bem do país. nestes termos o PCD esta de parabens, contrariamente ao ADI que deixou tudo perdido, devido iguismo de algumas pessoas deste partido, demonstrando apenas imatoridade, infantilidade, insultando pessoas, ate mesmo o Presidente da República.

    • SERÁ?

      17 de Dezembro de 2012 as 15:58

      O Pinto da Costa é intocavel? o todo poderoso? ou o ditador temivel? Aprendam a não terem medo de ninguem quando se fala a verdade.
      A ditadura acabou-se desde os anos noventa.
      Apesar de ele ser o nosso presidente, ele é um cidadão embora sempre ausente da vida deste povo, ele é um cidadão que deve ouvir as verdades do povo, ser o verdadeiro árbitro do jogo político deixar de arbitrar em causa própria.

    • Mé Zemé

      17 de Dezembro de 2012 as 17:04

      Este comentário do A.T até dá graça, como as pessoas do partido são cegas ou faz-se…homens de grande capacidade intelectual, só com Cristo!!! Pergunta lá para um desses intelectuais, quém é que vai pagar a dívida de STP Traiding? Como é que vamos resolver a situação dos deputados que têm problemas com justiça? Os tribunais que está uma malhaçada? Como esses intelectuais estão no poder, vamos ver como a coisa vai ser resolvida…eu sei, que se lixa o povo, essa que é a palavra desses intelectuais nos bastidores.

    • Argenezio Antonio Vaz

      19 de Dezembro de 2012 as 8:25

      Francamente, como o poder é doce e transforma tudo. Hoje o PCD é apenas um partido que vai até com o diabo. Mas o povo vai resolver tudo isso. O PCD tem medo das eleições?Porquê?
      Se eu estava com o PCD, contra as quedas dos governos do PCD, mas hoje sinto que estava errado. Ainda bem que o tempo nos da razão. Hoje o PCD é uma ala de MLSTP. Quem diria. Diziam que o Pinto distruiu o Pais em 15 anos e hoje é o maior defensor do Pinto, até querem dar de volta todo o poder ao Pinto, que por sinal retiraram. Nas eleições o PCD vai ter se possivel um ou dois deputados, pois estão a caminhar lentamente para instinção, não tenhamos a minima duvida.

  3. Conobia cua lumado

    17 de Dezembro de 2012 as 14:26

    Somos um pais de paz, STome todo poderoso nos proteja
    Viva democracia, viva STP, Viva Pinto da Costa

  4. Kanimambo

    17 de Dezembro de 2012 as 14:32

    Tela Non já n tem plurarismo. Está a parecer a nossa AN. Tal o qual a Correia do Norte!

  5. VÓM VOM

    17 de Dezembro de 2012 as 16:08

    O BIDÃO VOLTOU, VOLTOU PRA DIZER QUANTO ÓDIO E MAGÚAS TEM CONTRA OS TROVADAS. ATENÇÃO QUER OS COMERCIANTES DO pcd ESTÃO A ESPREITA DO GGA – ARROZ E FUNDO DO JAPÃO, ESQUECERAM DO BARCO PRÍNCIPE, DOS PASSEIOS, LOTA, DA ESTRADA DO BEJAMIM..O POVO NÃO ESQUEÇE DOS ARTISTAS ESTÃO AQUI A ESPREITA PARA SAQUEAR O STP. O PCD ESTÁ ESTRANGULADO COM ESTES PARASITAS DE PODER, SANGUESSUGA E ABUTRES EMPODRECERAM A MINHA SOCIEDADE PARA SOBREVIVEREM, QUE FUTURO ESPERA A SOCIEDADE COM ESTA GENTINHA NO PODER NEM FALAR SABEM QUANTO MAIS PEDIR AJUDAR OU NEGOCIAR CONTRATOS A FAVOR DESTAS ILHAS, O MELHOR É VENDER A RETALHO COMO TÊM FEITO COM AS CONCESSÕES DE TERRA E ANTIGAS CASAS COLONIAIS QUE APODERARM PARA VENDER AOS ESTRANGEIROS. ESTE É QUE É O PAÍS REAL NÚ E CRÚ..OS TIPOS DELAPIDARAM O BEM PÚBLICO, ATÉ AS PRAIAS É DOS DITOS FULANOS, BASTA DÓLARES OU EURO CQUE É VENDIDO.

  6. joao pereira

    17 de Dezembro de 2012 as 17:20

    Patrice não desanime,em 2015 estaresmo de volta,de momento faça tudo que puderes para impedir os intentos escuros da cabala mlstpiana. estou em crer que este governo imposto,sem o consentimento do povo, faz parte de um estrategema com o unico fim de apaziguar o povo,para na verdade,daí á alguns meses começar a serem despedidos e a dar lugar aos dinosauros, (aos verdadeiros interessados no poder facil)que de outro modo seriam veramente contestado pelo povo, pondo em aberto a verdadeira face dos seus objectivos.

  7. vestucio de almeida

    17 de Dezembro de 2012 as 19:14

    PCD, deixem de ser hipocritas. Seus malandros. Voces pensam que estao enganar a quem? O povo de STP? Voces estao se enganando a si proprio, ladroes.

  8. E. Santos

    17 de Dezembro de 2012 as 23:38

    Admira-me sinceramente a vossa falta de vergonha na cara, o vosso descaramento. Mas, só com cristo….

  9. preta de s.t.p

    18 de Dezembro de 2012 as 9:19

    Gente hipocrita, Levianos , sem principios morais, descarados e ainda por cima gingidos…… ummmm dia estarrei aqui para vos vêr ABUTRIS, larapios

  10. Bernardino Monteiro

    18 de Dezembro de 2012 as 10:01

    37 anos a criticar a substimar a insultar a mal dizer, o que mudou nada, deixam disso,se fosse voces fariam melhor? Se es santomense, tens zelar pelo bons costumes e moral etico e respeito somos um povo com qualidades, o que quer dizer que deixam de comentar palavroes e insultos, viva stp viva democracia

  11. Fókótó

    18 de Dezembro de 2012 as 13:13

    Senhores Vestúcio, E.Santos e Preta de STP ainda bem que estamos refugiados sob nomes falsos senão vossemeçês ficariam envergonhados com os vossos próprios comentários pois eles transmitem ódio e inveja.
    Dois atributos fertéis em pessoas sem personalidade e dignidade.

  12. ATENCIOSO NA DIASPORA

    18 de Dezembro de 2012 as 14:25

    muito bem mas que seja sem interesse pessoais ou colectivo..

  13. Bidão de azeite barbeado

    18 de Dezembro de 2012 as 15:39

    o bidão é igual a si próprio, um politico medíocre que tem de ser reciclado em tampa de bule.

  14. jovem de 90 anos

    18 de Dezembro de 2012 as 20:02

    meus sewnhores .
    mlstp, pcd, adi, mdfm,sao todos partidos de s tome e principe,so vao resolver os nossos problema se todos unirem , se nao sosinho nemhum consegue resolver, se disseren que se A D I diser ao povo que sosinho conseguem estao a inganar todos nos,cada ningue te guede,viva s tome e principe

  15. vestucio de almeida

    18 de Dezembro de 2012 as 20:38

    sr “Fókótó” nao diga “estamos refugiados sob nomes falsos”. Quer ver o meu BI, seu imbecil e cobarde. Fókótó (isto deve ser nome de algum atrasado mental)vai mas é trabalhar, seu Pecedista preguiçoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo