Raposo cai, Raposo levanta, na Procuradoria-Geral da República?

O Téla Nón está na posse de informações que apontam para a queda iminente do Procurador da República Roberto Raposo. Para o seu lugar, o nome mais falado é de António Rafel Raposo, por sinal antigo Procurador, que actualmente é secretário do Governo Regional do Príncipe.

Informações recolhidas e cruzadas pelo Téla Nón, indicam que o jurista António Rafel Raposo, antigo Procurado da República, e que até agosto último desempenhava as funções de Director da Polícia de Investigação Criminal, terá sido contactado para exercer o cargo de Procurador-Geral da República. Desde agosto último, que Rafel Raposo deixou a Direcção da Polícia de Investigação Criminal, para exercer as funções de secretário do Governo da Região Autónoma do Príncipe para o sector das infraestruturas.

António Rafel Raposo, deixou de exercer as funções de magistrado do ministério público, devido a choques e fortes clivagens com o Procurador-Geral da República Roberto Raposo.  Um dos momentos fortes de clivagem, aconteceu no ano 2009, por causa do processo STP-Trading.

O procurador Rafel Raposo, que tinha o processo nas mãos considerou que não existiam provas suficientes, para sustentar as acusações. O Procurador-Geral Roberto Raposo, contestou, retirou o processo das mãos do procurador Rafel, e avançou com a acusação. O resultado final foi conhecido em Dezembro de 2012. Primeiro o tribunal da primeira instância, decidiu arquivar o processo por falta de provas. O Ministério Público recorreu da decisão, mas o Supremo Tribunal de Justiça veio confirmar a decisão do Tribunal da primeira instância. O ex-Procurador Rafel, sorri quando fala deste episódio, afinal tinha razão desde 2009.

Agora os dados apontam para o seu regresso como o mais alto magistrado do Ministério Público. Em declarações ao Téla Nón a partir da ilha do Príncipe, não confirmou nem desmentiu. António Rafel Roposo, reconheceu que tem sido contactado, mas «não há nada de concreto», pontuou.

No entanto segundo a lei 13/2008, que se refere ao Estatuto dos Magistrados do Ministério Público, o mandato do Procurador-Geral da República é de 6 anos. A lei em causa entrou em vigor em novembro do ano 2008.

Desta forma o mandato do actual Procurador-Geral da república Roberto Raposo, só termina no ano 2014. «O mandato do Procurador-Geral da república, tem a duração de 6 anos não podendo ser reconduzido. O Procurador-Geral é nomeado e exonerado pelo Presidente da República sob proposta do governo, e entre magistrados ou juristas», diz a lei 13/2008.

O actual procurador geral da república, exerce tais funções há mais de 6 anos, mas só em 2008 o Ministério Público passou a ter um estatuto que define a duração do mandato do Procurador Geral da República.

Abel Veiga

  1. img
    Um Elemento do Povo Responder

    Nem mais, quero ver, esse gafanhoto fora da PGR o mais rápido possível.

    • img
      Verdade dói Responder

      ACHO JUSTO QUE O ROBERTO SE VÁ, POIS CHEGOU AO FIM CONFORME A LEI. MAS PELOS VISTOS O QUE VEM AÍ OU É UM RELAXADO OU É UM SUSPEITO. PERANTE ESSA DESGRAÇARIA TODA DE STP-TRADING SER O PRIMEIRO A QUERER DEIXAR PASSAR ALEGANDO FALTA DE PROVAS, SINCERAMENTE AO SABER DISSO FICO DECEPCIONADO. ESSE É BEM CAPAZ DE SER “DEIXA FAZER E DEIXA PASSAR”. E PROCURADORIA CERTAMENTE NÃO É UM LUGAR PARA “DEIXA FAZER E DEIXA PASSAR”. SEI QUE MUITOS NÃO GOSTAM DA VERDADE MAS APESAR DE TODOS OS DEFEITOS O ROBERTO NÃO FOI “DEIXA FAZER E DEIXA PASSAR”. O PINTO SE PROVAVELMENTE DEVERIA VECTAR ESSE, PRECISAMOS LÁ DE ALGUÉM QUE MESMO NÃO PODENDO FAZER MUITO, MAS QUE INTIMIDE OS CORRUPTOS. PORQUE EM S. TOMÉ OS CORRUPTOS SÃO MAIS CORAJOSOS DO QUE OS HONESTOS. PROVA DISSO CONTE QUANTAS PESSOAS (CORRUPTAS) VÃO VOTAR CONTRA ESSE MEU COMENTÁRIO E COMPARE COM QUANTAS PESSOAS (NÃO CORRUPTAS) VOTARÃO A FAVOR. TEMOS QUE INVERTER ESSE QUADRO NÓS CIDADÃOS HONESTOS.

      • img
        Verdade dói Responder

        Minha correcção
        O Pinto provavelmente deveria vetar esse novo procurador

    • img
      Tozé Cassandra Responder

      SOCORRO!

      O Gabriel quer desfalcar o meu governo!!
      Acudam!!!

    • img
      "Nós por cá e a nossa maneira" Responder

      …….isto agora é que vai ser “porra”…. desculpem……sai um incompetente e entra outro incompetente…..se olharmos para a PIC durante o tempo que lá esteve e obter as informações sob o mandato REFEl RAPOSO….ficaremos realmente tristes……mas é ao governo e a sua Ex.ª o Senhor Presidente da Republica quem cabera decidir pela pessoa mais certa neste momento para a Procuradoria………no entretanto quero aqui esclarecer dois apectos da desenformação noticiosa:

      1 – o Dr.Refel Raposo nunca deixou de ser magistrado do ministerio publico, esteve apenas em comissão de serviço na PIC e agora sim esta de ferias sem vencencimento a trabalho como membro do governo regional….alias a politica é o seu forte…….

      2 – O mandato do senhor Procuradora Roberto Raposo não termina em 2014…o mandato do senhor Dr. Raposo pode terminar a qualquer momento……. porque quando ele foi empossado como procurador geral ainda não estava em vigor o novo estatuto do mºpº…….o estatuto só entrou em vigor em 2008 e o senhor PGR tomeu posse em 2006……a lei não vigor para traz……vigora para o futuro…logo a situação dos 6 anos só se aplicará ao novo procurador que tormar posse na vigencia do novo estatuto……caso assim não fosse o senhor PRG Roberto Raposo teria um mandato superior ao permetido por lei que seria de 8 anos em vez de 6 anos.

      ……haver vamos…..

  2. img
    rancataco Responder

    ate que enfim , sai mais rapido possivel por favor , Viva S.T.P

  3. img
    original Responder

    Porra!Será que vento de mudança que se pediu há 2 anos vai soprar agora? Ah quero este vento a soprar bem forte para empurrar todos bandidos ,corruptos malabaristas,sanguessugas,ladrões de colarinhos branco,para o abismo de forma que o País possa tomar outro rumo.Não podemos continuar a ser reféns dos males sobejamente conhecidos na nossa sociedade e Procuradoria da República não pode nem deve prestar serviço aos políticos mas sim defender interesses do Estado e da República.Viva mudança.

  4. img
    ATENCIOSO NA DIASPORA Responder

    estou a acompanhar o evoluir da noticia…

  5. img
    Féde ká Dóxi Responder

    Viva!
    Até q’enfim fala-se na saida deste sem nome.
    O Patrice dizia que lutava contra a corrupção, mas……
    O Raposo já pintou muitas. Participou em acções e teve comportamentos que não coadunam com o cargo do Representante do Estado na Justiça. Mas enfim! É que que temos e o que queremos. Como é cunhado do exPresidente, Nada há a fazer. Mas ainda vai-se a tempo e ele que contiune a pôr defraudar a bandeira Nacional sempre que houver jogos de futebol e não se esqueça de levar o chapéu para tapar o sol.
    Que tenha bôa viagem

  6. img
    Os Leonenses Responder

    Esse Roberto Raposo, o chamado procuradorzinho, garroto incompetente, nunca deveria ocupar esse cargo tao melindroso e de grande responsabilidade. Ele nunca deveria la estar. De direito nesse nao sabe nada. So paleio. Ele deve ser afastado o mais rapido possivel de forma Adelino Isidro prestar as contas com ele. Haver vamos.

  7. img
    Os Leonenses Responder

    Correccao:”De direito esse nao sabe nada”

  8. img
    CT Responder

    Não sou, nem quero ser amigo deste Roberto Raposo…. embora posso estar errado entendo que este homem só tem discurso. nada mais…por isso ja vai tarde de mais.

  9. img
    Douglas Carneiro Responder

    Muito bem, já é hora de Roberto Raposo ser posto para fora da Procuradoria Geral da República…quando ele foi empossado havia muita expetativa pelo facto de ser jovem, todos pensavam que ele poderia ajudar a organizar e fazer funcionar a justiça no país, mas fomos todos enganados….aliás tanto Roberto Raposo como Levy Nazaré são provas dadas de que os nossos jovems formados não conseguem ou até agora não têm conseguido fazer melhor que os anteriores conhecidos como ” inê comedô gêlo “. Muitos jovens que estão formar não têm carácter nem espírito de sacríficio….não gostam de ouvir falar da palavra trabalho…..

    • img
      Sensa Comissário Responder

      Caro Douglas
      Não vamos generalizar as coisas!!!
      Há incompetentes demais neste “nosso” País, e é verdade. E pessoas que querem estar no poder de mãos limpas.
      O País não necessita dessas pessoas… por favor, não generalize as coisas… por que sou jovem e acredito que faço melhor no meu ramo, muito melhor do que muito dos “nossos” antigos dirigentes fizeram.
      Bem haja STP
      Acreditemos na mudança com os Jovens desse País
      Sensa

  10. img
    são tome Responder

    Ele ( o raposo mestiço) é um forte candidato a secretario geral da ADI, uma vez que o Levy vai “estudar” em Portugal. Ele merece ser “promovido”. Deu provas.

    • img
      credo_boca Responder

      Levy vai estudar para Portugal? estudar o quê são tome? Esse andou por cá vários anos e pelos vistos não aprendeu nada. Será que ele virá estudar nas novas oportunidades?!

  11. img
    Jacinto Novaes Responder

    Sr. Abel só publica comentarios que lhe são favoráveis. Francamente

    • img
      orlando Responder

      se fosse realmente assim o teu comentario não estaria aqui

      • img
        Jacinto Novaes Responder

        Caro Orlando:
        Eu disse isso por não ter visto publicado dois comentários que tinha feito sobre esta matéria. Se o Sr. acha contrario, eu não posso comentar. É sua opinião.

  12. img
    são tomé Responder

    ….Ele ( o raposo mestiço) é um forte candidato a secretario geral da ADI, uma vez que o Levy vai “estudar” em Portugal. Ele merece ser “promovido”. Deu provas.

    HAVER VAMOS!!!!

  13. img
    Paracetamol 500mg Responder

    Até que enfim…!
    Não podia ser melhor. Acho que este é um dos melhores presentes de natal ao povo Santomense. Falta prender mais uns bandidos para ser um ano 2013 cheio de prosperidade.

  14. img
    TRIBUNAL COSTA Responder

    Celia Posser ficará procuradora adjunta? Ou irá mesmo para Ministra da Justiça, já que a outra ainda não tomou posse.
    Agora é que haverá justiça:
    Bastonario dos advogados Gabriel Costa -1º Ministro /substituto na Ordem Posser da Costa
    Procuradora da republica:Celia Posser da Costa

  15. img
    Llusiadas Vivo Responder

    Grande porra! O que vai fazer agora este procuradorzinho? Ele chegou ao ponto de trair quem lhe colocou lá, o Fradique. O que vai ele fazer agora?
    Pelo menos conseguiu arranjar um tacho ai para a irmã dele que é uma fraca bem fraquinha e que nem canudo possui.
    Francamente.

  16. img
    MV Responder

    Se confirmar, louvado seja!
    Este Raposinho, precisa mesmo fazer parte de um club, onde a sua incompetencia,arrogancia e estupidez sejam reconhecidos apenas pelos membros do mesmo club. Feito em menino bonito por ter sido promovido pelo eis cunhado Fradique Menezes e a sua eis sogra Alice Carvalho. O Roberto Raposa, pulou a cerca com tanta perseverança, pensando ele que a Procuradoria-Geral da Republica é sua casa ou a casa da mãe joana.” O incompetente sempre desqualifica, a competência dos outros”, tirando sobretudo mérito aos que de boa-fé e respeito, buscam cotidianamente um clima de concórdia e ajuda mutua. Os mais atentos, sabem perfeitamente que o Magistrado António Rafel Raposo, foi um bom colaborador do actual Procurador Roberto Raposo, quando exercia as funções de magistrado do ministério público. Por isso, caso venha confirmar-se o afastamento deste senhor ROBERTO RAPOSO, para muitos será uma boa iniciativa ,porque uma instituição tão importante que é o Ministério Publico, deve ser dirigida por alguém responsável e de bom caracter

  17. img
    arlindo fernandes Responder

    CONHECO BEM O RAFEL RAPOSO(POLITICO) E A PESSOA INDICADA PARA OCUPAR LUGAR DE PGR O PAIS SO VAI GANHAR SE ELE FOR ESCOLHEDO

  18. img
    arlindo fernandes Responder

    QUIS DIZER ; ESCOLHIDO.

  19. img
    Paparazzi Responder

    Depois do raposo vai a emae pra deixar de desligar a energia na hora de comunicacao ao pais sempre do presidente da republica

  20. img
    Amélia Responder

    O PROCURADOR ROBERTO RAPOSA, JÁ VAI TARDE ,!!! ANTES TARDE DUQUE NUNCA.MALANDRO BANDIDO DE COLARINHO BRANCO, A VAIDADE A ARROGÂNCIA VAI ACABAR ,FALTA SÓ O LEITE, PR DESMANTELAR A QUADRILHA ,!!.

  21. img
    Fala pouco Responder

    Fala pouco acha que o Procurador Geral da Republica deve ser uma pessoa idonia com mais nucao de responsabilidade uma pessoa de segredo do estado mesmo que fosse um dos magistrado já jubilado ao qual podemos fazer da justiça santamente uma justiça credível uma justiça que faz convencer os estrangeiros investir porque os seu direitos nao será abatidos por via de esquemas atualmente e o que si passa

  22. img
    Fala pouco Responder

    Si vamos falrar de Procurador temos que lembrar também de outro sócio que si chama Silvestre Leite também um outro mafioso bandido e sem vergonha ele até para facilitar as coisas devia por o seu lugar a disposição . Temos que mandar fazer uma auditoria nas contas d tribunal supremo para saber como foram gastos os dinheiros

  23. img
    Fala pouco Responder

    O P G quando sair vai ter que prestar contas a muita gente Raposinho agora vai ser elas vai saber quanto custa a vida os cambalachos terminarão os esquemas vão acabar até que enfim

  24. img
    JOSE CARLOS Responder

    Também acho o mesmo, depois da Procuradoria Geral da República, é necesário ir a EMAE

  25. img
    PATRICE EM E.U.A, Responder

    JA FOI TARDE DEMAIS .O RAPOSO É UM INCOPETENTE,BURRO PAU MANDADO DO PATRRICE ,E AGORA VAMOS LA VER O K SERA DE TI SENHOR…..
    NEM TENHO NOMES PRA CLASSIFICAR…..
    FORA RAPOSO , FORA RAPOSO
    FORA, FORA ,FORA, FORA ,FORA
    O TEU PATRÃO PATRICE HA 2 ANOS A ESTA PARTE VEM FAZENDO UMA POLITICA DE DIVISÃO DOS SANTOMENSES,E NÓS HERDAMOS E VAMOS EMPLEMENTAR ,VOCÊS QUISERAM PORQUE O SEGUIRAM,AGORA VÃO TER QUE AGUENTAR,E NEM SEQUER FORAM CAPAZES DE ENTENDER QUE ENQUANTO AGENTE TIVERMOS UNS CONTRA OUTROS ELE CONSEGUE TIRAR PROVEITO EM SEU BENEFICIO PROPRIO,PORK O QUE ELE ESTA INTERRESSADO É NO PETROLEO DE SANTOMÉ ,E NÃO NO BEM ESTAR NOSSO.
    TXAU SENHOR RAPOSO ,NUNCA MAIS VOLTAS TA ENTENDIDO?
    VIVA PINTO DA COSTA

  26. img
    Argenezio Antonio Vaz Responder

    Esse Abel não faz comentarios ou analises sobre a nossos tribunais , porquê?

    • img
      Awóêê Responder

      Porque os tribunais está infectado com pessoas do seu partido (MLSTP)

  27. img
    binoculo seculo XXI Responder

    Roberto Raposo, é o caso mais evidente da promiscuidade entre a Justiça e os dirigentes corruptos. Deu cabo do Augério Amado Vaz no dossier Rosema , mandado arquivar o processo eivado de irregularidades grosseiras de forma compulsiva por outro vabú , o Silvestre Leite o do Supremo. O pessoal só quer viver a grande e a francesa sem olhar a meios para atingir os seus fins. O malandro do Silvestre Leite já tem nas mãos o veredito da solicitação do Governo sobre a Moção de Censura e meteu na gaveta com medo de perder os dividendos da Rosema. O Melo vem aí e o processo será reaberto e a justiça tarda mais chega. Dura lex sed lex. Voltando ao procuradorzinho esse sinhôlo chegou ao cúmulo do admissível, em fazer comentários de processos que nunca deram entrada na Procuradoria a favor do Governo. Deverá ser investigado à sua fortuna e ajustar contas com o causídico Adelido Izidro. Outro que deverá ser rapidamente banido do sistema é o pau mandado do ADI que foi colocado na PIC, à margem dos Estatutos daquela organização. Este policial de nome Alducindo, é um corrupto de primeira água, Serve-se escandalosamente da instituição para extorquir dinheiro aos coitadinhos que lá aparecem e tira-lhes o couro e o cabelo.
    Como dizia o candidato Aurélio Martins como slogan da sua campanha a presidência da República, (diga-se de passagem deu-se muito mal), UM TEMPO NOVO PARA TODOS. O Tempo esgotou-se para premiar bandidos disfarçados de dirigentes. O tempo de promoção de corruptos terminou. Agora teremos, UM TEMPO NOVO PARA TODOS, mas, não, para o Aurélio Martins que depois da humilhante derrota, sumiu e nunca mais a sua Fundação FAMA deu mais nada a ninguém. Adeus gala dos jornalistas. Bem haja, UM TEMPO NOVO PARA TODOS

  28. img
    binoculo seculo XXI Responder

    O senhor Raul Cravid , director-geral da EMAE é um dos maiores vira-casacas que a república já pariu. Salta tanto que os seus saltos, são maiores que os do canguru. Agora simula a velha tática do ADI, entrevista combinada para mostrar serviço. Bem-haja, UM TEMPO NOVO PARA TODOS.

  29. img
    Budo cu té tema Responder

    Todas gente tem coisa no seu corpo para pensar.

  30. img
    PATRICE EM E.U.A, Responder

    AGRADECIA QUE O MINISTERIO PUBLICO INVESTIGASSE A ESTURSÃO DE 60.000 USD,FEITA AO SRª ADELINO IZIDRO.
    POIS NUMA DECLARAÇÃO A RDPI , O SRº ADELINO IZIDRO,DISSE QUE O SRº RAPOSO SACOU DELE 60.000 USD,EM 2 MANDADOS DE CAPITURA QUE HAVIA IMITIDO CONTRA O MESMO,1º FOI UMA CONFUSÃO COM A SUA VISINHA POR CAUSA DE NAVIO.E O 2º FOI O CASO DA ROÇA BOA ENTRADA, PERANTE A GRAVIDADE DA DECLARAÇÃO NÃO CONSIGO ENTENDER PORQUE QUE ATÉ AINDA O M.P .NÃO MOVEU UM INQUERITO PARA APUROS DOS FACTOS.
    POIS O PATRICE FALAVA TANTO DA CORRUPÇÃO E PROTEGIA UM PROCURADOR CORRUPTO,QUE ISTURQUIA DINHEIRO AOS OUTROS PARA PAGAR A CASA QUE ADQUIRIU EM LISBOA.

    POR FAVOR AGRADECIA QUE INVESTIGASSEM ESSE CASO .

  31. img
    Elias Diakum Responder

    Até que enfim, mais um inútil que vai embora.

  32. img
    São Tomé Poderoso Responder

    Credo País que nunca mais vai para frente sempre com problemas, quando não é ódios é inveja, hó francamente…!

  33. img
    Neto Keta Responder

    Ola a todos so penso o seguinte:um cargo de tanta responsabilidade como este deve ser alguem bastante competente para exercer a funcao do Proc.Geral da Republica…e nunca por opcoes partidarias.E neste aspecto acho que o sr.Rob.Raposo esta a fazer bem o seu trabalho.

  34. img
    Vaca gorda Responder

    Não veja nada neste Dignissimo Senhor para se comentar tanto.

  35. img
    Os Leonenses Responder

    Caros comentaristas dele jornal digital, quanto ao cargo do Procurador Geral da Republica, sou de opiniao que seja idonia conhecedor das leis isenta de qualquer partido politico, intrangigente. Comom opiniao pessoal apostava no Dr Flaviano que ja esta jubilado. Seria uma boa figura para esse cargo.
    Quanto ao Silvestre Leite, esse senhor nem da para chama-lo de Dr. E mais um bandido do que jurista ou magistrado. Um malfeitor da casa de justica que realmente deveria sim por o seu cargo a disposicao para facilitar as coisas. Mas nao vai tardar. Esse senhor desiludiu muita gente. Mas a sua hora ha-de chegar.

    • img
      Os Leonenses Responder

      Correccao: “…comentaristas desse jornal…..”

  36. img
    mébudo Responder

    São Tomé Poderoso, tenta controla que nada acabou,quem não quer eu tenho um avião grates para aqule que não esta a gotar, quem mata com ferro e morto com ferro, tu sabis kem é autor de tudo isto são vocês mesmo

    • img
      Tozé Cassandra Responder

      Pois é, é urgentissimo resolver a questão do Procurado-Geral da República. Já se arrasta há tempo demasiado.

      Passar bem!

  37. img
    verdades Responder

    substituir por substituir não faz sentido, não entendo o que refel (politico) sabe pra ser PGr , acrescentar mais marionetes no poder pra quê?
    procuram juizes novos sem vícios gente boa com sentido de Estado e da justiça, que saiba sobretudo de direito para melhor defender os interesses do Estado. o rapaz do príncipe nem na pic, conseguiu. sua preferência é h20, agua e de preferência sem misrtura pra chorar que é alfaite lá no príncipe e tem arte.bobô muito, só com cristo.

  38. img
    Lava Roupa Responder

    Meu amigo vá de férias e dps volta cá para terra para dar bofetadas as estes invejosos, corruptos que passam vida a assaltar o poder. O MP não combate a corrupção sozinho. A lei é feita na assembleia. Depende da nossa vontade em acabar com este flagelo que nos envergonham. Se continuar-mos neste ritmo, os vossos serão mandados pelos filhos deste corruptos. Pai e filhos escravos dos corruptos… Viva Movimento dos ladrões de São Tomé e Principe (MLSTP)…Abram olhos!

  39. img
    silvestre leitinho Responder

    vou ficar sozinho nesta barca de incopetência, que mande-me outro igual a mim pra misturalmos leite e a cerveza e deitamos ao relento do curso da ignorância, estou triste porque só agora a minha filha ia apanhar um tacho na Procuradoria como adjunta, que deus ajude os meus proximos…

  40. img
    Senhor não Brinca Mata rápido Responder

    Olá, como Santomense que sou, quero vos dizer o seguinte.
    Se nós os Santomenses( na sua maioria), estivéssemos a fazer o que amamos, e amando o que fazemos, o nosso STP, seria diferente.
    Mas mesmo assim, devemos dar graças a Deus, porque somos um povo abençoado.

  41. img
    Barão de Água Ize Responder

    Não interessa o nome do Prourador Geral da República, interessa sim que seja uma pessoa íntegra, com sentido de Estado, imune aos interesses de amigos e conhecidos;que aplique a lei com isenção e que se faça respeitar.

Deixe um comentario

*