Governo diz que não está na posse dos documentos fundamentais do Estado

Pela primeira vez desde o advento da democracia pluralista não houve troca de pastas após a tomada de posse do novo executivo. Segundo Gabriel Costa, o negócio com barcos gigantes que atracavam ao largo da ilha de São Tomé, é mais vasto do que se pensava.

O negócio do porto flutuante, que trouxe barcos gigantes para as águas territoriais de São Tomé e Príncipe, nunca foi devidamente esclarecido. O novo governo, que não recebeu pastas do anterior executivo, chegou mesmo a cancelar a saída de um dos barcos que estava ancorado ao largo de São Tomé, para conseguir ter alguns esclarecimentos, sobre o negócio. «Os dossiers fundamentais não nos foram entregues. Estamos a descobri-los nos meandros de cada um dos ministérios, na medida do possível, e mesmo no dia 24 de Dezembro, eu e os senhores ministros relacionados com as áreas deste negócio, tivemos que fazer indagação extra-institucional para obter informações porque devíamos dar uma resposta ao comandante de um dos barcos que devia deixar as águas de São Tomé e Príncipe», explicou o Primeiro-ministro Gabriel Costa.

O negócio, não se limita apenas a exploração do porto flutuante. O país ficou agora a saber que a mesma empresa taiwanesa Bluesky SA e o anterior governo assinaram acordo para explorar gás natural no país e na região africana, para abrir um banco comercial em São Tomé e outros negócios mais. «Afinal de contas que descobrimos pela primeira vez que esta actividade dos barcos tinha várias componentes, uma delas era a de porto flutuante, outra era de negócios de exploração do gás, outra tem a ver com a construção de um hotel, outra com a instalação de banco comercial aqui em STP pois que houve um memorandum de entendimento que foi assinado por um dos ministros do anterior governo, e que portanto estava na posse de um dos representantes da sociedade cá», declarou o Chefe do Governo, após ter sido interpelado pelos deputados sobre o tal negócio dos barcos.

Afonso Varela é o ministro do anterior Governo que assinou o memorandum de entendimento com a empresa taiwanesa Bluesky, para realização de todos esses negócios, sem que a sociedade civil e sobretudo a Assembleia Nacional enquanto órgão fiscalizador da actividade governativa tivessem qualquer explicação sobre os mesmos.

Segundo o governo as operações dos barcos gigantes nas águas territoriais de São Tomé e Príncipe, ao longo dos últimos meses, resultaram em dívidas para com a ENAPORT, em termos de taxas de estacionamento no valor superior a 551 mil euros.

O Ministro das Obras Públicas, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Osvaldo Abreu, informou aos deputados da nação, que no dia 28 de Setembro do ano 2012, a empresa taiwanesa enviou uma carta ao ex-ministro do sector solicitando total isenção das taxas de estacionamento, porque alegadamente os barcos não estão a realizar operações comerciais no país.

O novo governo, decidiu por sua vez aplicar uma caução à empresa no valor de 80 mil dólares, remetendo para posterior negociação sobre as modalidades das taxas a serem pagas.  Segundo o Ministro Osvaldo Abreu «estamos em crer que está em causa uma possibilidade de negócio que pode ser ou não, benéfica para o país. E pela pouca informação que tivemos, achamos que os investidores querem fazer o seu trabalho, e estamos dispostos para reanalisar todo este dossier, como mandam as normas deste país», precisou o ministro das Obras Públicas, Infra-estruturas e Recursos Naturais.

O Governo anunciou que a administração da empresa Bluesky SA, prometeu vir a São Tomé nos finais de Janeiro, para informar o Governo sobre os meandros do negócio que envolve várias áreas, incluindo a exploração do gás, e sobre a realização do projecto do porto flutuante em particular, renegociar as modalidades da sua implementação.

Abel Veiga

  1. img
    UE Bétu Responder

    Tomará que se vão a outro país qq, ficamos de tanga que é isso que os senhores querem.

  2. img
    DC Responder

    “indagação extra-institucional”? Há que ter cuidado com estas atitudes, pois a fronteira da (i)legalidade pode ser muito ténue…

  3. img
    Preto Responder

    Esta notícia é uma vergonha para STP.

  4. img
    Casca Pau 3 Responder

    Sera preciso mais transparencia. Uma vez que ainda continua tudo escuro.

  5. img
    JRufino Responder

    Bem,bem…espero que estas investigacoes nao fiquem so por ai,que continui ate apurar o que de facto esta a passar neste pais,nao e normal haver coisas destas natureza comessem duma vez,por toda a chamar a responsabilidades aos dirigentes politicos a prestarem conta com o pais,ponham os tribunais a funcionarem…tira de vez aqueles corruptos que andam por la,..sinplismente senhor PM,Gabriel Costa,tire a sua marca,mostra que es diferente daqueles,crie um pais aonde de facto pode-se viver,torna STP no melhor…deus abencoe S.tome e Principe.

  6. img
    João Carlos Responder

    Vergonha é assaltar o poder da forma que foi feita, verginhas está na insconstitucinalidade dos factos…Meus amigos, quando se passa por cima de tudo e todos (da lei), nada para mim é mais vergonha nesse país…

    • img
      jorge m Responder

      ó joão carlos! 1º aprenda a escrever para depois dar comentários de daixo nivel, és um dos seguidores do PT e a falta de respeito para com o povo teve um preço e ainda há muita coisa para se esclarecer. um bem hája.

  7. img
    Paparazzi Responder

    Eu acho que o governo agora sim deve chamar o pgr para resolver a bem do pais esse assunto chamando os membros do anterior governo para depor

  8. img
    Barão de Água Ize Responder

    A transparência é fundamental na Democracia.
    Para além do “negócio dos barcos e afins” este Gpoverno deverá informar/esclarecer o que passa com o dossier Petroleo.
    A mostrar, deve-se mostrar tudo,para bem do nosso País.

  9. img
    santiago filho Responder

    senhor primeiro ministro gabriel costa muito obrigado por ter descoberto a manobra destes tipos.SAO Cambadas de gatunos,ainda a quem diga que o ADI e o melhor falta de consciencia,conheci o Varela um homem baixinho e magro,durante estes dois anos ao lado do outro foi o suficiente para roubar e engordar.Senhor Gabriel levar estes patifes atras das GRADES por favor. Deus te abencoe.

  10. img
    mario leitão Responder

    São estas e outras acções pouco transparentes que levaram a saida do anterior Governo do poder. O Patrice só queria usar o titulodoPrimeiro Ministro para fazer a sua negociata.O seu pai numa conversa privada chamou-lhe atenção pela forma como estavagerir o país e ele disse
    “O senhor já está velho e caduco quem manda agora sou eu”.A procissão está a começar,irão saber porquê que ele negociava em nome dos ministros quase tudo.
    Quem não conhece este senhor dá muito por eu que segui a vida deste senhor em Libreville nem um tostão dou por ele.Nunca deu confiança aos santomensesem Librevile,gostavade boa vida e atacar mulher de amigos aliás estapratica enraizou no ADI, e há muita gente que sabe desta mania de PT.Cada nguê ca vigia muala dê.Camarão que dorme a onda leva…

  11. img
    eleitor independente Responder

    porto flutuante, banco comercial, concessão ( exploração) de gás natural , mais construção de um hotel….

    é ou seria um “mau negócio” ?!?!
    estes Governantes falam de barriga cheia
    ou aqui há gato !

  12. img
    Fala pouco Responder

    Senhor Primeiro Ministro a conquista dos 29 depotados valeu a pena. Por isso as verdades tem que ser ditas para esclarecer esta situação dos barcos para que todo o povo fica a saber quem era o Patrício Trovoada e Afonso Varela com os seu cambalachos . Senhor Primeiro Ministro sobre a divida com Enapor quem deve assumir os 550.000 dólar e o Patrício e o Varela este caso nao pode ficar em branco .queremos ver o fim deste processo de uma vês para sempre queremos alguém tem que tomar medidas .Patricio Trovoada e Afonso Varela S Tomé Poderoso e Santo Antônio há de vos condenar com a justiça devina porque aqui e o mundo vocês vão pagar .

  13. img
    GABONNÉ 50% Responder

    PK K deixaram o homem fugir essa gente nao é boa raça o povo um dia vai saber mas vai ser mt tarde mt tarde .

  14. img
    Amélia Responder

    A vossa sorte e que o ADI nao ter ganho a presidência senão s.tome seria um pais vendido por PATRICE TROVOADA e AFONSO VARELA em 2 anos que ficaram viram o estragos que fizeram, ainda tem duvida da bandidagem do PATRICE.TROVOADA CINCERAMENTE abram o olho.

  15. img
    zeme Almeida Responder

    Tudos isto nao passa de uma grande palhacada. O Governo de Gabriel Costa, encontra-se a deriva e desnorteado a procura de deitar culpa ao anterior governo.Tudo que se toma a revelia sao coisas dessas que se deve esperar.Assaltaram o poder que governem com os vossos proprios meios.O que faltou,foi a falta de concentracao do presidente da republica de girir bem esta crise o resultado voltamos a estaca ZERO.Inventem

  16. img
    joao pereira Responder

    Eu ficaria desapontado se o anterior governo, der alguma satisfação a actual governo arbitrário.Os homens queriam o poder,então tomam.Disseram que o PT. embarrou o dinheiro. Vão lá buscar.Admiro as capacidades desse Homem(PATRICIO TROVOADA).Recolheu-se apesar de saber que o povo estava disposto a caos,que o povo estava disposto a repô-lo de qualquer modo.Porém preferiu manter-se a aguardar a passagem do bôbo de Dança do congo. Porqque sabe,em 2014 estará de volta com a maioria absoluta.E quem o elegerá? Eu,você que até la mudará a tua forma de pensar,enfim,votarão a maioria, o povo.

  17. img
    Cassuma - .Sofredor......F-G Responder

    O ADI é igual ao tubarão que come seu filho, e outros peixes; é igual ao crocodilo que mata e come tudo que aparecer à sua frente mas neste momento está com lágrimas de tubarão ou de crocodilo meu povo ñ cai nessa do ADI diga sim para esclarecer o presente governo questões coerentes sobre caso dos Barcos,Super Mercado,Kzovu e mais negócios de carácter pessoais em nome do Estado e deixar de usar Carro de Estado e pedir passaporte Diplomático e ainda dizendo que ñ conhece este Governo? É claro que ADI ñ conhece este governo pork tem este governo ñ é governo de abrir dentes quando vem de algum país com investimento pessoais mas sim é um Governo que com 18 meses pensa já em breve naquilo que é garantir em pleno séc XXI as necessidades básicas do povo como Energia, Água-Potável, Alimentação, Estradas foram palavra do 1º ministro e Chefe do Governo”Gabriel Costa” Neste preâmbulo quero me desejar ao Presidente da Republica e votos de um seguimento coerente diante da constituição para um futuro brilhante para S.T.P e dar uma atenção ao Governo e Director da EMAE sobre a zona de Cassuma que carece de Energia como prioridade sendo que nunca vimos um Deputado ao defender a zona de Cassuma e eu quer dizer que a mãe de um dia é menos classificativo do que quem cria durante bébé até 18 anos ou mais. Embora que os Deputados são defensores do povo mas são eleitos por Distritos onde a população ñ conhece a lógica de quem o representa eu quer lançar um apelo ao Pires Neto-deputado- MDFM gostei da sua intervenção mas existe um proverbio lindo que diz assim “vijam bô sá lumón bô punda xi subá esca qui ê cá fixa zanélá da bô” Cassuma é visinho de Otótó es do MDFM o deputado pesso que tb digas algumas necessidades que carece a população de Cassuma prioritariamente ENERGIA que é uma necessidade básica que em pleno séc XXI ñ deve ser novidade mas sim o exemplo de que o país desde a sua Independência houve transformação. Pensávamos que os membros de conselhos nacionais e coordenadores tivessem feitos pressões aos deputados do anterior governo que garantiu a Energia à população de Cassuma diante do Patrice Trovoada apenas foi conversas bonitas e dentes abertos. Sendo eu militante do desenvolvimento de Cassuma quer por direito que me dá a constituição no contexto deste governo levar luz verde energia para minha localidade “Cassuma” perto de Otótó, Antonio Soares que dista 300 metros com cerca de 200 eleitores cerca de 40 casas onde na cidade tem consequências de êxodo rural devido como prioridade energia que ñ existe em Cassuma embora outras necessidades como ter informações sobre Televisão, porque mesmo custo com pilhas para rádio é trabalho de água com cesto em pleno séc XXI.

  18. img
    zeme Almeida Responder

    S.Tome e Principe ja esta vendido a anos!Um Pais que so depende de ajudas externas para sobreviver e com dividas elevadas que temos,o Pais esta praticamente entregue a aqueles Paises que nos devemos.Todos os politicos que estiveram a frente da governacao deste STP,todos tem a culpa no cartorio.O governo que esta no poder queremos saber qual a vossa estrategia para os proximos 18 menos!Nao podemos estar a atirar a areia nos dos outros como culpados de toda esta desgraca.Todos sabemos que STP encontra-se no beco sem saida.Por favor xv governo ponham a maquina a funcionar.Ainda nao estamos em CAMPANHA.

  19. img
    zeme Almeida Responder

    S.Tome e Principe ja esta vendido a anos!Um Pais que so depende de ajudas externas para sobreviver e com dividas elevadas que temos,o Pais esta praticamente entregue a aqueles Paises que nos devemos.Todos os politicos que estiveram a frente da governacao deste STP,todos tem a culpa no cartorio.O governo que esta no poder queremos saber qual a vossa estrategia para os proximos 18 menos!Nao podemos estar a atirar a areia nos dos outros como culpados de toda esta desgraca.Todos sabemos que STP encontra-se no beco sem saida.Por favor xv governo ponham a maquina a funcionar.Ainda nao estamos em CAMPANHA.[Se ja fiz o comentario com o mesmo conteudo qual e a razao que encontra ainda sobre moderacao!

  20. img
    zeme Almeida Responder

    Anjo Gabril nao deveria ter assumido esta batata quente, agora{AGUENTA}

  21. img
    Cassuma - .Sofredor......F-G Responder

    Bem como disse o Delfim a coisa está preta o Ministério Público e Polícia tem que funcionar sendo que o Sr.Afonso Varela tem cara de quem come e ñ gosta mas se calhar ele come muito mais do que outros vale os deputados entenderem que o Gabriel ñ faz milagre sendo que a coisa já está podre como aquecer e dar os deputados do MLSTP/PSD, MDFM, e do PCD Gabriel melhor deitar fora esta comida para o Governo do ADI caso eles ñ justifiquem com clareza chama polícia e Tribunal para os que compõem o ADI na gestão do Estado.

  22. img
    DA TRINDADE Responder

    queremos ver o Patrice Trouvoada e os seus elencos no tribunal,esses indviduos são malandros não querem acompanhar o desenvolvimento dos outros paises .Vamos seguir o desenvolvimento de Angola ,Moçambique ,Cabo verde ,etc etc.

  23. img
    DA TRINDADE Responder

    trovoada

  24. img
    DA TRINDADE Responder

    queremos ver o Patrice Trovoada e os seus elencos no tribunal,esses indviduos são malandros não querem acompanhar o desenvolvimento dos outros paises .Vamos seguir o desenvolvimento de Angola ,Moçambique ,Cabo verde ,etc etc. muito cuidado com esse senhor P.T.

  25. img
    zeme Almeida Responder

    Anjo Gabriel a batata esta bem quente.Agora [AGUENTA]Quem ti mandou segura-la[AGUENTA]

  26. img
    Carlosceita Responder

    Quando vi o Primeiro Ministro falar no parlamento inclusive prometer declarar os seus bens e de todos os que acompanham pensei/sonhei por uns instantes que estava num país do norte da Europa onde o pragmatismo a palavra dada o compromisso a honradez a organização a disciplina o esforço o trabalho etc são uma constante. Mas quando acordei vi que estamos em São Tome e Príncipe onde toda a pouca vergonha é possível.
    Meus amigos não sejamos ingénuos se este Primeiro Ministro quer fazer justiça (procuradoria da Republica) sobre os erros e atropelos da governação do ADI que acho bem terá de ir atrás dos corruptos do MLSTP e do PCD as docas de pesca GGA e outros casos enriquecimento ilícito etc é ai que ele pode estar perante um problema serio. Ver o senhor Rafael Branco o Delfin Neves e a senhora que ameaçou prender o Governo Regional do Príncipe a falar no parlamento como virgens imaculadas foi demasiado confrangedor para mim e provavelmente para muitos saotomenses de bem.
    Este parlamento tem de ser renovado/reciclado para ser mais radical e por uma questão de “higiene”é preciso uma vassourada em todos os dinossauros que ainda lá esta.

  27. img
    Engenheiro Responder

    Ninguém jamais confiará nos políticos deste

    país. SÃO GANANCIOSOS E IRACUNDOS.

    MALVADOS E GATUNOS.

    QUE DEUS OS CASTIGUE AINDA NESTE

    MUNDO,POIS ESSE PAÍS É DE TODOS NÓS E

    ESTAMOS SOFRENDO COM O JOGOS DOS

    POLÍTICOS.

  28. img
    Fala pouco Responder

    Até o Afonso Varela ganhou o vicio de esconder os dócies do estado ? E un caso para admirar porque as pessoas pensava nele como um cidadão muito patriota e um dos defensor da legalidade . Agora para ele tomar esta iniciativa porque esta consciente dos cambalachos feito por ele mais o Patrice .mas que pouca-vergonha .Senhor primeiro ministro Gabriel Costa a outra forma de entregar os dócies do estado .será que o tribunal nao funciona para esses caso? Queremos acreditar no senhor P M Gabriel Costa viva democracia

  29. img
    Fala pouco Responder

    O Patrice enrabou o Afonso Varela e o Ilizio Paquete até este momento sao os dois que assinaram os dócies polêmicos Varela os barcos, Ilizio Kosovo assinarão porque precisavam d algum dinheiro para mudar de vida queriam ser rico sem trabalhar a custa da republica o do povo. E agora ?O Patrice já bazou ! Vocês vão pagar por ele ?

  30. img
    Elias Diekum Responder

    Até nisto se vê que a ADI nunca foi séria.

  31. img
    Mandjuandadi Responder

    …afinal, era um TROVOADA, que estava no poder, que regressou para Sao Tomé e Principe, com a ideia fixa, a intençao evidente de enriquecer (familia modesta e ambiciosa,obriga!!!!). Todos que se aderiram a ele( dr.Varela e companhia), sabem que ele é francês , de nacionalidade.
    Nao existe sentimento patriota para o pai e o filho TROVOADA.

    Manduandadi

  32. img
    Fédorenta Responder

    …conclusao: foi nomeado pelos “kapangas” dos estudantes santomenses de França ( os drs. que deixaram de ter nome de nascimento, dando a prioridade ao titulo DR. , foi o caso do Afonso , que alguém cumprimentou “olha o Varela”, ele responde “Varela nao, dr.”.
    Tao ridiculo e baixo…que arrogância estùpida e sem razao de ser.Enfim…quando se nasce pequeno, morre pequeno ( nao so de tamanho)!!!

    Fédorenta

  33. img
    Fédorenta Responder

    Varela, pretendido homem de concenso, juste e patriota…ora que é um grande oportunista, cambalacheiro, sem vergonha, coloborador do Trovoada…ora que ele criticou ,severamente, tanta esta familia nos debates entre estudantes(lusofonos), tratando-lhes de tudo que existe de mais vilao como ser…hoje é o “corribotas” do Trovoada Laràpio da economia stm, com o Dr.Varela como ajudante de campo…….

    Fédorenta

  34. img
    Roberto Carlos Responder

    Sr.Primeiro Ministro!
    Que Sr está à espera com este ROBERTO RAPOSO?
    E sobre isto ele não diz NADA?

  35. img
    Levy Sanzaleiro Responder

    Sr Primeiro Ministro,ACORDA!!!!!!!!!!
    Sr está A DORMIR MUITO!!!!!!!!!!!
    Já é momento para pôr um BASTA.
    Sabiam que todos estes ADIstas na função pública estão a PASSAR SENHOR PENTE FINO.
    Vai de nobvo la pra TVS:——–Vai OUVIR e VER NOVIDADES.

  36. img
    Setilio Vaz Responder

    Aqueles deputados do ADI que apareceram na TVS.
    Como o Mundo sofre problemas climaticos estava convencido que já estavamos no periodo de carnaval.A vossa figura triste no Parlamento foi horrivel.Não apareçam mais porque durante 2 anos transformaram aquilo num autentico danço congo.Foi com o Governo de ADI é que começou o fenonemo santo.levem o vosso demónio para o vosso lider que ofereça as cabeças dos seus ministros e deputados e não das nossas coitadas crianças sem recursos.

  37. img
    vannya Responder

    Meus senhores o jornal foi criado para informar as pessoas sobre aquilo que se passa no país como no estrangeiro tudo sobre stp . nao vamos aqui faltar com respeito as pessoas a falar dos assuntos que nem se quer é noticias e principalmente querer armar em professores de lingua portuguesa alegando que o fulano ou a fulana nao sabe escrever porque nao é iswso que vem ao cas o mas sim cada vem e se achar por bem deixar a sua opunião é normal , nao ler o comentario do outro e depois dizer que a pessoa em causa noa sabe escrever . o nosso stp nunca ira acabar com a corrup cão porque até os recem nascidos de stp ja nascem coruptos e se olharem bem em stp tudo funciona com um lado escuro . obrigada

  38. img
    Kekolo kua ca taxi Responder

    Eu gostaria de perguntar a sua Ex.o Presidente da republica e sua Ex. Sr. Primeiro Ministro para que serve Ministério publico ?, No meu sentimento Procurador geral da Republica não esta fazer nada em beneficio do estado Saotomense,Este órgão de Soberania anda mas na escuridão do que na LUZ,esta muito no silencio,e quando a calma e de mais o Santo desconfia., Não sei porque que o anterior membro do Governo ainda continua na posse da Pasta ou Documento que diz respeito Estado Saotomense?,vejo que este procurador e muito mas muito parado mesmo, ou ele não sabe quais são as suas funções no ministério publico, já e Hora de este ser substituído.

  39. img
    Kekolo kua ca taxi Responder

    POVO DE S.TOME E PRINCIPE PORQUE QUE PATRICE TROVOADA NAO CONCORREU COMO PRESIDENTE OU PRIMEIRO MINISTRO NO GABAO TENDO EM CONTA QUE ELE NASCEU NO GABAO,?.OU SERA PORQUE S.TOME E CONA TIA JOANA,OU POQUE POLITICOS DE S.TOME E PRENCIPE CRIARAM CONDICOES PARA AQUELE QUE QUEIRA FAZER CAGADA MERDICES POSSAM VIR FAZER,SE QUEREM DESNVOLVIMENTO TRABALHEM COM SICERIDADE E HONESTIDADE QUE EM POUCO TEMPO IRAO VER O RESULTADO.,QUE DEUS NOS ABENCOE.

Deixe um comentario

*