Procurador-Geral da Republica reage a denúncia feita pelo Primeiro-Ministro sobre a entrada de dinheiro sujo ao país

Face a denúncia feita pelo  primeiro-ministro Gabriel Costa numa intervenção na assembleia nacional da entrada do dinheiro sujo no circuito financeiro santomense,  Interpelado pela imprensa sobre a denuncia feita pelo primeiro ministro o Procurador –geral da República Roberto Raposo, disse  que “ se o primeiro –ministro  disse isso publicamente fê-lo mal”.

«Se o primeiro-ministro disse isso publicamente  fê-lo mal, porque há entidades órgãos próprios  que estão vocacionados  para tratar desta matéria, unidade de informação financeira  procuradoria-geral da república  e as instituições financeiras do estado .É preciso termos mais responsabilidades quando estamos no exercício de funções de estado» disse Roberto Raposo Procurador-geral da República.

Sobre a falta de dossiês  importantes Roberto Raposo respondeu« O procurador-Geral da República não comenta   especulações » acrescentou.

Sona Lopes

  1. img
    mana Responder

    Gabriel, demite IMEDIATAMENTE este rapaz. Ele está muito arrogante.

    • img
      Nação Santomense Responder

      O SRº Procurador Geral da República tem toda razão,o SRºPM tem resposabilidade do Estado, deveria comunicar esta matéria de crime financeiro ao MP, impedindo distruição das provas dos factos e na futura investigação e que este facto é uma realidade que está a conhecimento de muitos ao nível nacional e internacional, ´povávelmente no intercâmbios bilaterais.
      Eu aconcelho o SRº PM que seja mais cauteloso não cometa o erro do passado sobre denúncia ao público sobre falsifição de passaporte em portugal que ficou mal para Sua pessoa e pondo-lhe fora da politica por muito tempo.Trabalha para o povo e não para cortesia.Tenha cuidado trata dos assuntos no seu devido lugar.

  2. img
    raposinho Responder

    Claro que o espaço não era próprio para comentar.
    O lugar certo para comentar é no BANCO DOS RÉUS.
    Você deve muitas explicações ao Povo Santomense. De todos os Dossiers não ESQUEÇA da QUEIXA CRIME dos técnicos da TVS que você escondeu/desviou e não deu entrada.não teve qualquer registo;mais foi descoberto na tua GAVETA escondido.
    O POVO precisa saber de todas as malandrices do Patrice Trovoada e ADI,Varela,Levy etc.E você deverá esperar para dar explicações é na RESIDÊNCIA atrás do Armazém de EMAE-Perto da Polícia,onde você mandou guardar de forma injusta,muita gente. É LÁ QUE VOCE DEVE ESPERAR para depois falar.

    • img
      luisó Responder

      Gostava de saber mais sobre isso da RESIDÊNCIA e que ele mandava lá guardar pessoas.
      Alguém pode dizer mais sobre isto?

      • img
        ZEMÉ FLÁ CUÁ LUMADU Responder

        trata-se da nossa cadeia nacional

    • img
      Abençoado Responder

      Agora só se ouve “manda prender”. Voltamos aos anos 75-90, os comunistas que estavam em hibernação já acordaram, já não têm outra palavra na boca, é só mandar prender, tem culpa ou não, fez ou não fez, é só o couminista ditar ordem de presão que serâo todos presos. Bravo!
      È isso que se dá quando se resuscita os mortos! Tinhamos consiguido com muito sofrimento colocar o diabo dentro do saco. Agora ele está por ai as soltas, com o garfo pronto a agarrar todos que o impidirão a concretizar o seu plano diabolico. Não se engana, todos, seja onde estiver. Primeiro vai ser o ADI com o PT, quando terminarem, vão saltar dentro do MLSTP, do PCD, do MDFM edepois vai ser dentro da sociedade civil. Querem repeir a história, dividir para reinar.
      DIABO, VOCÊ ESTÁ VENCIDO EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO!

  3. img
    Zambaula Pinto Responder

    Esse miudoque à partida se pensava ser um bom quadro revelou-se tão somente um bandido que em temo oportuno soube tirar vantagens pessoais do exercicio dessa função de Procurador.
    Revelou-se um incompetente e comedor de dinheiro. Primeiro enganou Fradique Menezes, chupou muita massa, depois refugiou-se no “saco azul” de Patrice Trovoada e foi vivendo a sua vida até que hoje aparece mais como um politico do que homem da justiça.
    Fracamente Raposo. Dessa ninguem espera de ti. Peça voce proprio a tua demissão e facilite as coisas, se é que gostas de STP.

  4. img
    malebobo Responder

    p.g.r, em parte tem razão o pm, tem que ter sentido de estado e responsabilidade,porque há instituições proprias para tratr deste assuntos, ok

    • img
      Nova Ordem Responder

      Caros compatriotas,

      Apraz-me estar de volta para dar a minha contribuição neste universo de correntes de opiniões.
      Caros, é bom que façamos as coisas acontecerem para o bem e para o desenvolvimento do nosso país; para que isso aconteça, cada um tem que conhecer a sua competência.

      Realmente, quando estamos no poder, fazemos de todo para acabar/ derrubar o nosso adversário, meus líderes, estamos fartos de ouvir tanto barulho, queremos ver as coisas a acontecerem.

      Se há realmente indício de negócio escuro no país, isso implica que existem gangues organizados a fazer das suas.

      Sr. Primeiro-ministro, com todo o respeito, queremos ver o outro lado da história, como todos os políticos, espero que o Senhor não está aqui simplesmente a acender o fogo para ver o tempo passar; estamos fartos de ver fogo que não queima, homem que fala e não faz.

      Se existem provas em tornos dessas informações passadas por vossa excelência, que seja atribuída as responsabilidades as pessoas envolvidas, seja la quem for, terá que responder na justiça. Por outro lado, se esse assunto tiver o mesmo fecho que os anteriores; o senhor será outro fracassado.

      Existe segredo que se chama segredo de estado, como é possível um primeiro-ministro sendo jurista, conhecendo a ética e antologia profissional, sair a dar informação de uma maneira leviana.

      Se existe matérias de origem duvidosa a entrar no país por vias travessas, pergunto, de quem é a culpa? Quem deve trabalhar nas questões de segurança? Sabendo da debilidade que existe o nosso sistema de segurança, quais são os démarches que esta sendo feitas para dar cobro a essa situação?
      Em todas eleições realizadas no país, sabemos que sempre existiu valores que entraram no país por via travessas.

      (Entretanto, nos últimos tempos isso virou o tema da atualidade em todos os níveis).
      Em vez de perdermos tempo com coisa que realmente trará desenvolvimento ao país, estamos simplesmente a gastar energia com assuntos que deveria ser uma tarefa atribuída a órgão competente.

      Aonde está os banqueiros deste país, os empresários, os economista e analistas financeiros.

      Sou um cidadão comum, e revolucionários, meus caros, revolução não significa pegar na arma, revolução não significa fazer barrulho, revolução significa resolver as coisas com palavras, dialogo.

      Se existe indício, trabalhe, apure os factos, e faça os marginais pagarem pelos crimes cometidos.

      Bem-haja a todos
      Nova Ordem

      • img
        Fitxím di Flôgô. Responder

        Lembro-me, na Campanha Presidencial, quando o Presidente Pinto da Costa foi Candidato, alertou o Sr. PGR, de quantidade de dinheiro que duvidosamente tenha entrado no País, porque não era possível entrar tanto dinheiro incontrolável. Mas o PGR, colocou esta alerta num ouvido e saíu no outro. Mesmo com o documento introduzido no Tribunal, brilharia à sua gaveta de Serviço. Ele deu alguma satisfação. Aliás, o Primeiro Ministro não chamou a Imprensa. Discursou na Assembleia Nacional. Penso que essa Instituição tem vocação para mandar fazer esse trabalho. Vamos esperar para ver. Um abraço.

  5. img
    JRufino Responder

    E qual o seu papel?uma vez tendo sido denunciado pelo Primeiro Ministro o que pensa este procurador pau mandado…manda esse gajo para casa ja chegou a hora dele…bando de gatunos…ja esqueceu o Adelino Izidro que em tempos atras lhe denunciou de tanta corrupcao…esqueceu..?..

  6. img
    fica atento Responder

    O nosso PGR tem cabeça, mas não tem pernas para andar. Porque o seu mandato ja expirou. Não se preocupe, brevemente irá ser substituido por outro.
    É pena que os nossos PGR têm sido parladores e não acionistas.

  7. img
    era uma vez Responder

    PALHAÇO do ADI

  8. img
    meu namorado Responder

    questiono comigo mesmo sobre o grau academico dos nossos dirigente. mesmo o Miguel Relvas (em Portugalque) que fes licensiatura por via estravessa e concluindo as caderas inexistente na faculdade onde passou mas não fas trapalhada como os nossos dirigentes. o nossso antigo presidente Fradique no termino do mandato fes um discurso que não lhe competia, disendo que acabou com o paludismo, e ñ só, sempre fasendo e falando aquilo que que cabe os outros. tds os cargos são limitado mas em S.Tomé parece que ñ. por isso nos ultimos ano se verificou um aumento de cidadão querendo ser presidente como tb primeiro minstro sem qualificação para tal, tendo uma capacidade limitada

  9. img
    Pidu Mamon Responder

    Bem dito Sr Procurador.

  10. img
    Paracetamol 500mg Responder

    Gabriel Costa, andaste a dizer publicamente que a justiça santomense anda doente. Tira-me esta célula morta da circulação sanguínea.
    Está contaminado muita gente, e aumentar a doença do país.
    Não espere mais tempo, tira-o já. Ano novo cara nova.

  11. img
    Paparazzi Responder

    Democracia sim falta de coordenacao e de respeito pelo governo nao.sr pgr se nao colabora se nao reconhece se nao aceita se nao respeita este governo seja PGR adulto .peca sua demissao.sera sempre saotomense .mas faltar respeito ao pm e provocar conflitos. Quem semeia ventos colhe tempestades.estou no ilheu das cabras a sua espera.

  12. img
    DC Responder

    É caso para dizer:
    I – “Se o PGR não sabe se o PM o fez publicamente,então devia estar calado!”;
    II – Se o PGR o diz, sem saber o PM o fez, então está a fazer exactamente aquilo censura: especular!”

    Ademais,desde quando é que:
    I – um PGR, que tem obbrigação de ser responsável e institucional, emite, em público, juízos acerca de intervenções, reais ou hipotéticas, do PM?”;
    II- o parlamento deixou de ser a instituição política, aliás, por excelência, para o PM prestar informações que, podendo ter relevância criminal, têm, inequivocamente, importância política?
    V – Parece que o PM carece do sentido de Estado (e do decoro institucional) como também denota um desconhecimento das (várias) funções do Estado e dos órgãos que, em primeira linha, as corporizam!

    • img
      DC Responder

      “sem saber SE”.
      “obrigação”

  13. img
    Dadán Responder

    Este PGR mandou prender o Américo do Banco central porque ele falou dos barcos que estavam nas nossas costas.

    No entanto o actual PM de dinheiro sujo ele nem quer saber. Ele anda metido nisso com o ADI e PT

    Vai para casa porque é corrupto e bandido e não é digno do cargo que ocupa. PGR político bandido.

  14. img
    cua lumado Responder

    Obrigado Sona Lopes. Que tenhas sempre a coragem de apresentar aos internautas todas as informações sem qualquer tipo de censura ou tentativa de manipulação. Apresentaste as informações tal como proferidas pelos seu protagnista, sem qualquer tipo de tratamento politico/”jornalistico”. Uma vez mais minhas sinceras felicitações. Força, só assim teremos um tel non melhor.

  15. img
    GABONNÉ 50% Responder

    Num Pais serio Raposo fica procurador muita confiança
    !!!!!!!!!!!!!!

  16. img
    Mé Zemé Responder

    Esse novo PM parece que fala mais doque executar, em vez de resolver os problemas fica por ai a falar. Já tivemos o caso quando foi PM da primeira vez no caso das cartas de condução falsa em Portugal, agora é o dinheiro falso a circular…RESOLVE, para isso que estás lá.

  17. img
    Cassuma - .Sofredor......F-G Responder

    Se for dinheiro limpo como não explicado pelo actual governo de Gabriel Costa?

  18. img
    Pateta Responder

    Este miúdo já pagou o que deve ao Adelino Izidro ou Adelino já ficou “manso”?

  19. img
    Põe boca não tira Responder

    Esse é outro bufo de Patrice Trovoada por não me estranha essa declaração, mas ele terá o que merece. Ja devia têlo há muito tempo……

  20. img
    VIOGO Responder

    Este gajo vai ficar desprezado pelos santomenses até a morte. Ele fez muita bandidagem. O caso de dinheiro de Adelino Izidro que ele extorquiu para não dete-lo; bandidagens de alguns politicios que o protegiam que ele esconde. Andava a perseguir os politicos dos outros partidos que não os do poder, como o do Patrice. Até socialmente este gajo está desprezado.. nunguém ve-o com bons olhos; vai ficar no MP para manchar a instituição… Alguém que o mande para o exterior numa das embaixadas nem que seja como embaixador, ou coisa parecida.
    Caca cá tai… pê paga cua mundo…. Caso Trdimg que ele montou a mando dos politicos e pos na cadeia dois altos cidadãos, caso puramente civel e não crime…e é arquivado. Estes devem pedir ao Estado uma choruda indemização e também o STP Trading deve ser indem,inizado porqwue o ERstado impediu-a de funcionar. O que se devia fazer era esperar o prazo e obrigar as pessoas a gagar as dividas. e não priosão seu judas do procurador. Lixo. E se Estado para tem de receber o que paga em direito de regresso copntra esse ladrão, bandido e ele terá sempre dinheiro para pagasr porque tem cobertura de quyem ele serviu.

  21. img
    jovem de 90 anos Responder

    este procurador e uma comedia.
    uma denumcia e sempre uma denumcia,seja publica, ou particular , cabe a procuradoria instaurar um inquerito para averiguar os factos.
    isto e uma vergonha ,demita-se

  22. img
    Nascimento Dias Responder

    o Senhor Primeiro Ministro apresentou o orçamento do estado muito bem o senhor Ministro dad Infraestrutura quero que o senhor lançe uma alerte de todos os ministros que ai foram nenhhum aprensentou o projecto pra o nosso aeroporto que e uma vergonha nao se pode admitir coisa dessa tem que hever mas rigor
    kanto a questao de casa de banho e outras coisas mas isso e um espelho do pais e nao pode continaur assim e bom analizar isso os passageiros ficam sufocados com isso nem internet isso tem por isso e bom arumar ja as casa e isso comessa apartir do aeroporto

    Se analizamos bem Stp e um dos paises da Africa com areporto mas atrasado e nao podemos continuar assim.

  23. img
    original Responder

    O Sr.Procurador Geral da República (República de certos gatunos malabaristas corruptos e bandidos)disse que o Sr 1ºMinstro não devia ter pronunciado desta forma e que há instituições vocacionadas para tal como:Unidade de informação financeira,Procuradoria Geral da República etc,agora pergunto: quando é que estas Instituições deram conta de recado para serem consideradas Instituições credíveis?
    para mim, o Sr.1º Ministro falou assim para dispertar do sono em que estão ibernados.

  24. img
    mulato na mira Responder

    De facto tenho que reconhecer que o 1º ministro tinha que ser mais cauteloso ,quando proferiu estas declarações,mas pronto ,o mal ja esta feito….
    Ao srº Raposo,epera aí que o seu tratamento esta em curso,brevemente o srº conhecera a sua sentença,pois é o que o srº merece..
    Explica ao povo santomense ,os tais 60.000 eur,que o Adelino Izidro declaraou publicamente na RDP INTERNACINAL,que o sr estorquio dele ,por causa de 2 mandatos de captura.
    o povo quer saber de que lado esta a verdade….dimita-se enquanto tempo,é o melhor que tem a fazer

  25. img
    Fitxím di Flôgô. Responder

    Fiquei estranho, quando ouvi a resposta do Procurador Geral da República, dada a Sra. Jornalista da TVS. Fiquei também com a impressão de que ele já substituiu o Secretário Geral do ADI. Será que ele faz parte do Conselho do Estado? Será que a Procuradoria da República faz parte de um dos Órgãos de Soberania? Posso não entender bem essa movimentação. Alguém pode esclarecer-me, devidamente? Espero a resposta de entendedores da matéria. Sou inocente. Obrigado.

  26. img
    Razão Responder

    Vocês do MLSTP-PCD-MDFM estão tentando em vão entoxicar a opinião pública contra o ADI. Invadem os sites dos jornais com opiniões contra o ADI. Mas esquecem-se duma coisa. O povo pequeno não entende nem tem tempo para entender muitas babuzeiras. O povo só usa uma linguagem: “POVO PÕE – POVO TIRA”. Não é “povo põe – outro tira!
    O vosso desespero pelo poder, é vosso. Não é do povo. Deixem o povo em paz! Neste momento, quais são os partidos que têm medo das eleicções? O povo morre de ansiedade pelas próximas eleições, tanto legislativas como presidenciais para reporem a normalidade democrática. Há bastante rancor entre os populares. O povo votou no Patrice para 4 anos… assim como no Pinto para cinco. E cada voto é um voto!!…Ném o voto do bêbado conta…

  27. img
    oil Responder

    rir é o melhor remédio.

  28. img
    Bento Aureliano Ramiro Responder

    É procurador-Geral ou corrupto? Já esqueceram da massa que mamou e que Adelino Isidro o acusou publicamente? Aquando do caso STP-TRADING, QUE INVENTOU UMA VIAGEM FANTASMA PARA O BRASIL E LEVOU cerca de 50 mil dólares do tesouro público. OS processos que são engavetados em troco da massa. A queixa crime dos trabalhadores da TVS que foi engavetada. Mas a do Patreice Trovoada sobre o jovem director do banco foi rápido. Em menos de 24 horas enviou à PIC para assembleia nacioanal afim de preender o indivíduo que leu um comunidcado com todas as verdades do seu partido, como hoje estamos a confirmar.
    Esse procurador é vergonha para o país.Deve ser preso imediatamente. E depois averiguar a sua dita licenciatura.SEMPRE FOI UM ALUNO MEDIOCRE.

  29. img
    Espirito Santo Responder

    Devemos começar com ex primeiro ministro Rafael Branco que tinha tanto dinheiro quardado em sua casa ate que un dos seus capangas fez questao de roubar um pouco. Lembram-se?

    • img
      Fitxím di Flôgô. Responder

      O Espirito Santo, deve ser uma coisa Santa. Não fale atôa. Se és o lambebótas deles, encolhe a tua língua. Deixe de mudar de assuntos para não desviares a atenção de coisa séria. Um abraço.

  30. img
    manga Responder

    O Adelino tinha razão só que não conseguiu apresentar provas. Este play boy Procurador da República é grande corrupto e bajulador. Rua com este bandido Sr. Gabriel Costa. Ele é um miúdo irresponsavel.

  31. img
    RICARDO VIEGAS Responder

    Por mais q o procurador tenha sido bom ou mau procurador, ele tem razao quando diz q isso nao deveria ser tratado pelo primeiro ministro tao publicamente como foi. Qualquer assunto dessa gravidade carece de investigaçao. Sendo assim ficou seriamente comprometido a investigaçao desse caso pq os bandidos ja foram alertados. Alias o primeiro ministro deveria ser chamado a apresentar provas para q o povo ficasse a conheces os bandidos q temos. Embora mais de 90% de politicos de sao tome sao no minimo malandros, para na lhes chamar outra coisa.

  32. img
    Eusebio Neto Responder

    Senhor Procurador Geral da Republica, o senhor Primeiro Ministro fez as declaracoes que fez na Assembleia da Republica. Sera que esse forum nao e proprio para escutar as duvidas que o lider de outro orgao de soberania (governo) tem em relacao a uma situacao precisa? No ambito das responsabilidades confiadas ao Procurador Geral da Republica, o senhor devia limitar-se a chamar essas duvidas a si e tudo fazer para tira-las a limpo. Nao pode o senhor esconder-se atras de umas consideracoes infundadas e como uma raposa manhosa, fugir com a cauda entre as pernas como se achasse incapaz de mexer com interesses fortes instalados! Senhor Dr. Raposo, esta e a sua derradeira oportunidade para deixar alguma obra que podera vir a merecer boas recordacoes do povo santomense, agarra neste e noutros casos (que sejam simples suspeitas) e faca historia. O desafio esta lancado, prove-nos que o senhor tem competencia tanto academica, juridica, profissional, intelectual e lisura. Vamos aguardar pelo seu grito de guerra. Viva Roberto Raposo.

  33. img
    concozuco Responder

    “Dinheiro Sujo” sr PM? Onde é que há dinheiro limpo, sr PM? So se for na fábrica. Sr Procurador, faça algo de útil pelo menos uma vez na vida, prende já esse PM. Ou preciso chamar Elsa Pinto!!!

  34. img
    graca Responder

    porque preocupar com esse pm se a assembleia esta composta pela podredao um pm que foi fazer queixenhas a portugal por causa da carta conducao.ele nao tem competencia para representar uma nacao .sra que ja salvarao a democracia dos corruptos?

  35. img
    de Ceita Responder

    Alguns comentários demonstram que somos tão pobres e que temos medo de dinheiro.Muitos países estão desenvolvendo bastante porque são países cuja as passoas e governantes não têm medo de dinheiro, exemplo é um país nosso irmão.

  36. img
    saotomense Responder

    n!!!!!! nunca vi intelectuais como o de sao tome, sao todos grandas vigaristas, mas entao derao golpe palacial ao PM patrice para fazerem propagamnda ou para trabalharem para o bem do povo? SO FIQUEM A FALAR BABUZADAS E O POVO ESTA A ESPERA DE DESENVOLVIMENTO , Emprego e mais… deixem o governo trabalhar pah

Deixe um comentario

*