Política

Base de dados da Comissão Eleitoral Nacional está com problemas

A base de dados da Comissão Eleitoral Nacional tem problemas  que só serão resolvidos com a vinda de um especialistas estrangeiro. Para o esclarecimento  da situação a Comissão Eleitoral Nacional  reuniu-se esta quarta-feira com a Primeira Comissão Especializada da Assembleia Nacional.

Ao longo de algumas eleições foram detetados alguns problemas  com o kit  de recenseamento  e a base de dados da comissão eleitoral nacional, problemas como a eliminação de dados de forma automática que ainda persiste. « Tem ainda alguns constrangimentos com as bases de dados e a um técnico que foi selecionado ,recrutado para resolver estes  problemas e neste momento esta ausente do país é um técnico estrangeiro aguardamos a todo o tempo a vinda  deste técnico  para ultimar o trabalho de cadastramento, lavagem  dos dados  para depois sabermos efectivamente se estamos em condições  de poder realizar as eleições fazendo o recenseamento que é necessário» disse Elsa  Pinto  presidente da primeira comissão especializada da assembleia nacional.

Estas informações foram transmitidas a primeira comissão permanente da assembleia nacional  em detalhes na reunião de auscultação realizada esta quinta-feira no palácio dos congressos. No encontro o presidente da comissão eleitoral nacional garantiu que melhorias estão  sendo  desenvolvidas «  a uma parte que não esta concluída porque a conclusão  dessa parte depende da vinda do técnico  da empresa que forneceu estes equipamentos que em principio esta em  África do Sul a desenvolver melhorias para corrigir esses erros verificados» afirmou Victor Correia Presidente da Comissão eleitoral Nacional.

Problema que precisam ser resolvidos para garantir a realização das eleições ainda este ano.

Sónia Lopes

    41 comentários

41 comentários

  1. Fitxím di Flôgô.

    18 de Janeiro de 2013 as 10:00

    Faça e despacha, porque o banho faz falta.

    • povodiz

      22 de Janeiro de 2013 as 19:52

      Isso é mais uma treta vem aí as eleições tal como é certo o jogo vai começar e está por cima da mesa mais uma carta branca….

      malabarismo

  2. Ospibinho

    18 de Janeiro de 2013 as 10:10

    Bom dia caros leitores;
    Como podemos ver nesse artigo estamos perante algo de muito estranho. Tenhamos cautela POVO DE SAO TOME E PRINCIPE porque o Pinto da Costa e o MLSTP/PCD podem querer que nao haja eleicoes como o proprio Presidente manisfestou que nao se interressa do comportamento tenha o povo “se manifesta querendo eleicoes ou nao”. Eles estao tramando para que a eleico nao se realize daqui a 18 ou 16 meses. Eles assaltaram o poder e querem manter por la implantando a ditadura e caca ao homem. MAIS UMA VEZ POVO DE SAO TOME E PRINCIPE JA ASSALTARAM O PODER MAS NAO NOS TIREM A LIBERDADE A POSSIBILIDADE DE ESCOLHER OS NOSSOS GOVERNANTES. Porque os que estao no poder nao escolhemos. Foram nos imposto.
    Bem haja.

    • John Smith

      18 de Janeiro de 2013 as 20:20

      Efetivamente, eu li esta informaçao e também achei muito estranha, porque como reza a segurança informática e a experiencia do dia a dia, os dados devem ter pelo menos mais 2 cópias guardado em local seguro, por isso nao posso acreditar nisso.
      J.S

      • M.dos Santos

        19 de Janeiro de 2013 as 5:58

        Em sao tome meu caro amigo Seguranca Informatica nao funciona;Por isso muitos dos projectos feitos em Sao tome sao reprovados.

  3. Kekolo kua ca taxi

    18 de Janeiro de 2013 as 10:54

    Deixe de merdices pa cai na realidade voces teveram na governacao nao fizeram nada de concreto Hospitais sem medicamentos, lojas com escases de alimentos ,nao havia dialogo nem seriedade nesta governacao ,e eu te pergunto se sorriso e promessa enche o povo bariga cai na real porque adi teve oportunidade que teve e nao soube aproveitar, diga patrice pra ir candidadatar no gabao.

    • Cabojura

      20 de Janeiro de 2013 as 11:45

      Oh, Kekolo Kua ca taxi. Derdice estás tu a fazer. Falas de casas comerciais sem alimento, mas esqueces que os maiores comerciante/saqueadores de STP são do MLSTP, MDFM E PCD e sabes das várias especulações levadas a cabo por esses indivíduos quando perdem o poder. Falas de Hospital e esqueces que aquela maior unidade sanitária de país padece da água, porque a rede desse líquido foi desviada para as casas do campo de milho (zona onde vive a grande parte desser homens, ou têm lá casas e falando de casas, lembro-me das casas sociais onde esses indivíduos tomaram mas não pagaram). Caia na real ou não tente enganar os outro. Seu idiota

    • E. Santos

      21 de Janeiro de 2013 as 9:23

      O Governo era do ADI realmente e a ele devemos pedir resultados. Mas é preciso não esquecer que o Director responsável por colocar medimentos em STP e nos Hospitais é do MLSTP.
      Quando vi o título da mensagem também a mim veio logo a cabeça “Estes tipos já andam a procura de desculpas para não realizarem eleições no país”. Eu já discuti este assunto com várias pessoas e estou quase seguro de que o nosso querido Presidente não vai marcar eleições na data devida.
      Quem aceita ou é conivente com ilegalidade uma vez, aceita todas. Mais difícil é a primeira vez. A partir daí Pinto da Costa pode tudo. Todos os orgãos do país já se sabe que vão trabalhar no sentido de legalizar ou justificar qualquer ilegalidade que Pinto da Costa ditar. A ver vamos…”choraáé”

  4. Meninos Eu Vi

    18 de Janeiro de 2013 as 11:22

    Querremos eleições autárquicas e regional esse ano.
    Os Presidentes das CÂmaras que estão a trabalhar mal devem ir para casa. Os que estão atrabalhar bem que toda gente tem visto devem ter oportunidade para o povo renovar os seus respetivos mandatos.

    MLSTP e Pinto da Costa devem deixar de truques. Chamem especialista urgente. O povo quer escolher os seus legitimos representantes. não queremos ter na Cãmara Presidentes ilegais. P

    Presidentes das Cãmaras, se vocês são democratas e querem ter legitimidade exijam eleições. Senhor Tozé Cassandra, o Senhor está a trabalhar muito bem para o Principe. A sua obra só tem legitimidade quer interna quer externa quando gozar de um mandato para ter plenos poderes. Não aceita que se adie as eleições regional.

    Viva Democracia.
    Abaixo aldrabões e demagogos.

  5. NACIONAL_TB_É_BOM

    18 de Janeiro de 2013 as 11:30

    Acho isso uma vergonha, em pleno 2013 ainda este País vive de dependência do exterior nas coisas banal, como recuperação ou análise de uma Base de Dados. Sinceramente….! Cá em S. Tomé não existe técnicos capazes? Não existe Santomenses na diáspora com domínio da coisa? Tanto dinheiro gasto na formação de quadro para quê? Deixem-se da doença dos estrageiros…temos que aprender a valorizar e projectar os que são nossos…! Esses gajos vêm pra aqui e ganham balúrdio, e muitas vezes com coisas básicas do ponto de vista técnico. Pq não ganha os nossos?

  6. Mario da Costa

    18 de Janeiro de 2013 as 11:33

    Alteram as bases de dados, agora que a vaca muje.
    Tantos diagnósticos:
    Estradas, construções, obras.
    Parem de diagnostico, agora é avançar e não recuar.

  7. Santosku

    18 de Janeiro de 2013 as 12:53

    Sr. Nacional TB é Bom, não entendo a sua mente, o sr. acha que para solucionar um problema de uma base de dados é coisa banal, francamente. Pode-se questionar será que existe em São Tomé técnico com capacidade reconhecida, dúvido. Pode e deve existir sim na diáspora e para ir a São Tomé é só ligar, que brincadeira. Formação não é tudo, e onde está a especialidade. Se é coisa banal porque que o sr. não faz, cabeça vazia.

    • NACIONAL_TB_É_BOM

      18 de Janeiro de 2013 as 17:07

      Meu caro Santosku, banalsinho é o sr. Passo a responder: para ligar a um Santomense na diáspora será usado o mesmo método que ligam a um estrangeiro e até será mais barato; custa-me acreditar que o sr. é tão culto que acha um problema de BD um caso de engenharia de topo e que requer uma intervenção estrangeira, mente pequena…e assim vai o nosso país. Se o sr. não csguiu decifrar um pequeno trecho como o que escrevi..pouco ou nada tenho mais a explicar. Costumo presenciar cenas ilariantes, quando se refere a tecnico estrangeiro…até para mudar uma tape pedem que venha tecnico estrangeiro…!

  8. bandoce

    18 de Janeiro de 2013 as 13:45

    concordo com o sr santosko, o homem disse que a emprea que forneceu os materiais ira enviar um tecnico , desde ja não sera coisa banal nuito pelo contrario algo muito delicado, agora acho eu se tivessemos ca um nacional seje em stp ou na diapora que trabalhe na empresa fornecedora, aki sim

  9. Manuela de Ceita

    18 de Janeiro de 2013 as 14:43

    São apenas fórmulas mágicas expeditas para ver as eleições realizadas fora do prazo previsto, apenas isso!
    Estou atento, PCD, de gema!

  10. V.S s.t.p

    18 de Janeiro de 2013 as 15:10

    Povo Abram os olhos a manobras dos ditadores, olha que ja estou vendo o filme e o buraco é bem mais em baixo, proxima informação, não tem dinheiro para custear as proximas eleições e havera de novo governos de gabinete,bom fico por ai para não ser presa também……..

  11. Obama

    18 de Janeiro de 2013 as 15:33

    Eu tb partilho a ideia de que tudo se trata unica e exclusivamente para que n se realize eleições autárquicas conforme previsto (Agosto – Set 2013).
    Isto tudo n passa de uma manobra dos assaltantes do poder para ganharem tempo e puderem lapidar os bens do Povo. Mas o povo snatomense está bastante atento.
    Desta vez, n queremos Presidentes de Camara como a Srª Didinha que se perpetuou por 13 anos sem que tivesse legitimidade para tal. O Povo quer eleições autárquicas este ano e legislativas em 2014. Senão, sairemos a rua para manifestar e exigir os nossos direitos.
    Um bem haja ao maravilhoso povo de São Tomé e Príncipe.

  12. Reflexão

    18 de Janeiro de 2013 as 16:04

    Meus irmão não podemos aceitar uma coisa dessas. A democracia deve ser defendida para que realmente sejamos democráticos. Não queremos autarcas com mais de 10 anos de mandato como aconteceu no passado. Queremos eleições para que continue acesa a braza do servir e ser julgado pelo povo. É prioridade o povo poder constitucionalmente escolher os seus dirigentes.

  13. Paracetamol 500mg

    18 de Janeiro de 2013 as 16:59

    Meus Deus, só politiquices e baratas. Sempre que aproxima as eleições há problemas de maior. E durante este tempo todo não souberam resolver o assunto? Porquê só agora?

    Vivem só de projectos e apoios.

  14. ze maria gomes

    19 de Janeiro de 2013 as 10:53

    Ainda agora chegaram e ja querem fazer batota. MLSTP/PCD só com Cristo.

  15. O Povo é Quem Mais Ordena

    19 de Janeiro de 2013 as 13:24

    Base de Dados com Problemas! Francamente. Que tamanho terá uma Base de Dados de uma CNE Santomense? Minuscula. E o que mais irrita é ver que apenas recorrem a técnicos estrangeiros (não tenho nada contra estes – são sempre benvindos desde que ajudem bem). STP tem informáticos – e bons no estrangeiro. Descubram onde eles estão e contratem-nos. Aliás, a CNE deve ter um informático para administrar os sistemas da Organização. Se não sabem como fazer e organizar do ponto de vista técnico e operacional uma comissão eleitoral de um país (ainda por cima tão pequeno como STP), dêem oportunidade a outros. Gente com pouca preparação técnica a comandar os destinos de um país, de um organismo tão importante como a Comissão Nacional de Eleições vai levar a essa ridicula situação de não conseguirem gerir uma minúscula base de dados. Francamente…a que pontos chegamos. Santomenses, há que acordar. Como filho de STP, penso que temos que exigir mais e dizer um BASTA!

    O caminho para o sucesso é feito também à custa de rupturas na forma de pensar e agir.

    • E. Santos

      21 de Janeiro de 2013 as 9:53

      Este país é de facto uma piada. Se calhar até temos muitos técnicos de informática. Mas a experiência conta muito. Porque não exigimos das empresas que fornecem equipamentos e serviços a transferência de conhecimentos para os técnicos nacionais? Isto deveria ser uma exigência contratual, pois não podemos ser eternos dependentes de terceiros.
      De qualquer forma, neste caso não está em causa apenas o informático mas o próprio Gestor/responsável do CNE. É preciso ser um bom gestor para saber que toda a actividade tem riscos, e tendo riscos temos de acautelá-los. Nenhuma instituição que se prese tem uma base de dados e não tem aquilo que se chama “um plano de recuperação de desastre em TI”. Se falha esta base de dados a instituição não pode parar…ela tem de continuar a funcionar em pleno e para isso põe-se em marcha o plano de recuperação.
      A base de dados está num servidor? se este servidor tem problemas qual a alternativa. Existem backups diários de base de dados? Existe servidor alternativo? Existe algum plano de manutenção da BD? Muito provavelmente não existe nada disso, por isso é que a base de dados tem problema e toda a gente põe mão na cabeça.
      Depois achamos que somos muito bons profissionais, muito bons técnicos….realmente só com Cristo. Nós só achamos que sabemos bastante, que somos muito bons, somos os maiores até, porque não temos a mais pequena ideia do que nos falta saber…Assim realmente, na nossa mediocridade, acreditamos que já temos o conhecimento pleno.

  16. ANCA

    20 de Janeiro de 2013 as 6:25

    Anda tudo Cacharambado.

    Cacharamba só, ussúa só,
    papa, cú mama, tomá juízo ê, deixa vida cacharamba e banho ni chão ê.

    • ANCA

      20 de Janeiro de 2013 as 6:26

      Estamos entregues à bicharadas.

  17. ANCA

    20 de Janeiro de 2013 as 6:41

    A maquina dos Partdos Políticos MLSTP/PCD, já está a funcionar.

    Abram os olhos, óh caros cidadãos.

    Lembram-se do epsódio e da intervenção do actual Ministro da Defesa e Ordem interna, aqui algum tempo atrás num tribunal, de modo a travar, o maior acto de assalto ao poder pela via de alteração dos dados eleitorais….

    Cacharamba só.

    Pois estes Partidos devem levar uma lição do Povo.

    Pois o povo é quem mais Ordena.

    Chicotada Política do Povo, com maior martelo que temos na mão, o voto.

    • ANCA

      20 de Janeiro de 2013 as 6:44

      Manobras dilatórias, de diversão

      De modo a ganharem eleições pela trafulhices.

  18. O Analista e Censurador

    20 de Janeiro de 2013 as 13:14

    NACIONAL TB É BOM, estas de parabéns pelo seu comentário. Assim é que se fala, não buscar coisas sem lógica e que não faz sentido de conformidade com a noticia publicada. Claro é, já existe muitos filhos da Terra especializados na área de informática que pode muito bem resolver esse problema. Mas os nossos governantes são assim como são e as coisas estão assim como esta, porque não damos valor a nós mesmos.

  19. A luta continua

    21 de Janeiro de 2013 as 10:06

    meus carros amigos pelo que eu sei a comissão elitoral tem representação de todos os partidos dai que penso que se ouvesse algo de mal o representante de algum partido que entendesse que não é verdade aquilo que foi dito tanto pelo presidente da comissão eleitoral como daElsa Pinto.

  20. Carlitos

    21 de Janeiro de 2013 as 11:06

    Caros sofredores como eu, de ceteza absoluta que o PR irá instalar tb os presidentes de câmara da sua iniciativa. MLSTP/PCD/MDFM, abrem os olhos a coisa pode ficar peor que antes. UDD é que está e vai bater, é o tempo de se organizar UDD para as próximas eleições. Recorda que esta prevista a assembleia geral de UDD para reorganizar o seu corpo diretivo e estabilizar as bases e os militantes.

    Litos

    • Tito

      22 de Janeiro de 2013 as 9:06

      Quem mandou ressuscitar o morto?
      Tinhamos conseguido colocar o diabo dentro da garrafa e foram solta-lo em 2011!
      As eleições têm que acontecer para enviar-mos esses camaradas para o quinto do enferno!
      Força povo! Podemos, com o nosso voto.

  21. V.S s.t.p

    21 de Janeiro de 2013 as 11:41

    Agora estamos a ver, e digo mais as coisas vão se complicar
    aqueles homens são demias e td podem fazer para manter no poder. é uma pena

    • Tito

      22 de Janeiro de 2013 as 9:07

      O diabo está a solta! Prudencia!

  22. Santosku

    21 de Janeiro de 2013 as 13:08

    No meu entender aquelas pessoas que estão a ver que solucionar o banco de dados é banal que qualquer um pode fazer, sinceramente.Se vocês conhecem um especialista que entende do sistema vindo de Africa de Sulem S.Tomé indique a Comissão Eleitoral para facilitar as coisas. Creio que o pensamento em querer fazer as coisas atoa,é pensar no banho como escreveu o Fitxim di Flogo.Acalmam-se, para o banho faltam menos que dois anos, srs. banhistas e preguiçosos.

  23. Wilker André

    21 de Janeiro de 2013 as 14:00

    Resolvi Partilhar com vocês uma Indignação que Guardo a 4 anos…
    Fui Técnico de Recenseamento Eleitoral em Cabo Verde em 2006/2007
    Trabalhei na Raiz do Projecto de criação de base de dados Eleitoral.
    No fim de Projecto; Sabendo que os Equipamentos usados eram oferta dos estados Unidos, Solicitei a possibilidade Da Comissão Eleitoral de Cabo Verde Emprestar a São Tomé e Príncipe, para execução dos mesmo projecto. Tive acesso aos critérios para o tal.
    Fiz o Projecto”Rascunho em Anexo” a partir de Portugal enviei através do Reine Trindade (Testemunha) Trabalha na CST. Entregou o projecto na mão da tal… sem nome. #Dan som bilá Vinten# sei meses depois Lançaram projectos de 300 mil Dores, para pagar uma equipa de África do Sul Salvo Erro..Levaram uns equipamentos para São Tomé, deram formação, durou 2 meses avariou a Maquina, caiu projecto.. Era o Projecto que o dito cujo alegou que a comissão já tinha na carteira por isso não aceitaram o Meu Projecto. Três meses depois Vi o meu projecto no terreno, mal executado. Eu Fui a são Tomé tive uma reunião com os cabeceiro, Apontei os erros, (cada um eleitor terá 3 cartões e votará 20 vezes Erro da Execução.) Aconteceu… e muitos outros erros eu apontei..
    hoje ainda continua a lenga lenga..
    Sabem Porquê?
    Não dão Valor aos que são santomenses que foram estudar fora… não gostam de partilhar e humilhar..
    Eu não DESISTO DE TENTAR AJUDAR MEU PAIS , COM OS MEUS CONHECIMENTOS..
    Brevemente tem mais……….lol

    • E. Santos

      21 de Janeiro de 2013 as 17:16

      A questão não é não darem valor ao nacional. O problema é que chegaste tarde e o teu projecto não tinha “boca” para comer. Infelizmente. Gastaram o dinheiro de estado para nada e precisaram na mesma do teu projecto para justificar o dinheiro gasto. Só pode ter sido esta a razão. Choráé…é a mizéria do país que temos e toda gente acha um espectáculo. Assim continuará. Mudar para quê? O que está bem não se muda.
      Base de dados está com problema, apanhou gripe,hum, isso é alguma coisa. Gente espera médico hahahahah, aguenta só(ironia).

  24. V.S s.t.p

    21 de Janeiro de 2013 as 16:48

    Pelas conversas de rua e porque o circulo aqui é pequeno sempre se ouvi aqui e ali, as informações actuais levam-mi a pensar que tudo esta sendo feito com o devido cuidao para que as eleições sejam adiadas, e meus caros cometadores e sofredores como eu se assim for agora sim a nossa democracia esta em perigo, o futuro dos nossos filhos esta comprometido, eu tenho um certo receio pois essa gente como uniram assim……..

    • E. Santos

      21 de Janeiro de 2013 as 17:27

      Agora é aguenta só, meu irmão. A Gente não escolheu PC como Presidente? Todos não bateram palmas pela tomada de posição do PR Pinto da Costa ao deixar cair o governo do ADI e legitimar uma fraude com liderança de UDD que o povo nem quiz sequer a nos representar no Parlamento? A Democracia está em causa? Achas? Que ideia. Agora sim estamos no bom caminho. Sempre achei que preto era para governar com Ditadura…e agora ela vem de volta a caminho. Agora acbou-se isso de todos querem ter opinião, todos querem falar (falar o quê) a torta e direita. Agora aguenta só. A partir de agora, muitos serão chamados e poucos escolhidos. Meia dúzia fala e todo o resto engole. Choráé….
      Acredita que Pinto da Costa vai continuar a morder e a soprar para o povo não sentir. Primeiro vem com o discurso de que ninguém pode pôr em causa a Democracia, depois o próprio põe em causa a democracia retirando liberdade de decisão do povo e chapa-nos com artifícios “legalizados pelo seu tribunal” para legitimar a nossa perda de poder decisório de escolher quem conduz os nossos destinos. Aguenta só…fazer o quê?

    • Tito

      22 de Janeiro de 2013 as 9:15

      O cão não muda a sua maneira de se sentar. Seja ele onde estiver, ser tratadoo com carrinho ou maltratado, ele senta-se da mesma forma.
      Infelizmente acreditaram que era possivél e foram ressuscitar o diabo que tinhamos consiguido domonara acusto de muito sacrificio e sofrimento! Agora estamos conciente que “Maria não dá”. Pau que nasci torto morre torto. O que fazer? Fiquemos mobilizado, com o nosso voto, vamos dar os gajos uma lição. Na plena era das TIC’s pessam ainda que o povo é besta!

      • Titp

        23 de Janeiro de 2013 as 8:48

        Em vez de “domonara acusto de…” ler dominar a custo de…

    • Abençoado

      22 de Janeiro de 2013 as 9:25

      Queremos as eleições! Queremos o nosso banho! Ficamos muito sujos com esse assalto ao poder. Queremos-nos lavar!
      E vai ser preciso muita grana.
      E vamos esperar Sr. Gabriel Costa, ver se ele vai estar mesmo vigilante a controlar grandes quantidades de dinheiro sujo.

  25. ADI-revoltado

    24 de Janeiro de 2013 as 18:45

    O mais engraçado é que quem dizia que a Oposição só vive de poder vem dizer agora que esta preocupado com o estar no poder por outras palavras diz o secretário da bancada parlamentar que esta muito tarde e quer saber das medidas para as eleições ADI tomou lugar dos que gostão do poder o dinheiro ja acabou e agora tem preocupação em que a comissão eleitoral seja coerente vcs de ADI agora só pensa em estar no poder vão para assembleia em vez de preocupar com dados de eleitores. só querem poder ó IDALECIO QUARESMA vc devia ter receio de falar pela preocupação de votos o que ADI fez para o povo que elegeu foi abandono da casa parlamentar o povo deve abrir vista o dinheiro enfraqueceu pede PATRICE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo