Política

Elsa Pinto já está a dirigir a Procuradoria Geral da República

Foi investida esta manhã pelo Presidente da República Manuel Pinto da Costa. Prometeu rigor, muito trabalho e descrição no seio do ministério público. Luta contra a corrupção e a impunidade é outro compromisso de Elsa Pinto.

48 anos de idade, mãe de 4 filhos, Elsa Pinto tomou posse como Procuradora Geral da República no salão nobre do Palácio do Povo. Reconheceu que o Ministério Público está numa fase de reformas, e garantiu que tudo fará para consolidar o processo. «É com este espírito que vou entrar para esta casa. Exijo muito rigor, muito trabalho, muita descrição», declarou numa entrevista aos jornalistas no átrio do Palácio do Povo.

Luta contra a corrupção e a impunidade é uma exigência do poder político. O Ministério Público deverá jogar papel determinante. «É preciso devolver credibilidade ao Estado são-tomense. Isso passa efectivamente por uma política de transparência, isenção, de imparcialidade e prestação de contas», sublinhou a nova Procuradora Geral da República.

Elsa Pinto substituiu Roberto Raposo nas funções de Procurador Geral da República. Raposo, estive 6 anos a frente da Procuradoria Geral da República. Na hora de saída disse que cumpriu a sua missão. «Desejei a nova procuradora geral da república todo sucesso, da minha parte poderá contar com toda colaboração, a minha experiência, e terá no Ministério Público,  o Procurador-Geral adjunto Roberto Raposo, sempre no estrito cumprimento da legalidade, na defesa do Estado de DIREITO, da independência, da não filiação partidária dos magistrados do ministério público», declarou Roberto Raposo.

Anunciou que em parceria com a nova Procuradora Geral da República, «poderemos melhorar aquilo que foi feito de bom, e os erros cometidos corrigir, e assim reafirmar a consolidação do nossos Estado de direito democrático», precisou.

Roberto Raposo, não deixou o Palácio do Povo, sem antes lançar uma polémica no ar. Questionado pelo Téla Nón sobre os Estatutos dos Magistrados do Ministério Público, que alargou o mandato do Procurador Geral, o que permitia a sua continuidade em funções até 2014, respondeu da seguinte forma. «Uma das grandes conquistas do MP foi exactamente o reforço da estabilidade do mandato do Procurador-Geral da República. Significa que procuradores não podem ser nomeados a luz dos novos Estatutos em Comissão de Serviço», declarou.

A declaração de Roberto Raposo deixou polémica no ar, uma vez que Elsa Pinto foi nomeada para o cargo em Comissão de Serviço. «Façam a leitura que entenderem, mas não ponham palavras na minha boca. Só quero dizer e reafirmar que a estabilidade do mandato do PGR num Estado de direito democrático é fundamental para a credibilidade do sistema jurídico nacional», concluiu.

Abel Veiga

    79 comentários

79 comentários

  1. John Smith

    5 de Fevereiro de 2013 as 14:24

    Olha quem fala de luta contra a currupção, isso eu pagava para ver, o que nos vai desttrair nos proximos dias é a perseguição aos dirigentes do ADI que digo de passagem, preparem os de ADI que vem ahí a tormenta tropical.

    • Lévé-Léngué

      5 de Fevereiro de 2013 as 19:24

      Parece que neste ano o carnaval começou cedo demais. Os figurantes estão completos e a combinar em rimas:
      Sun Pinto Costa,
      Sun Alcino Pinto,
      Sun Gabi Costa,
      cu San Elsa Pinto.
      Ya cu sá tlundu. Auó!!! Nancê pô buta vungu, pa pôvô cu sá bôbô pô batê món. Santomén nón bilá axiêêêê

    • Nação Santomense

      6 de Fevereiro de 2013 as 20:10

      Caro Cidadão fazem criticas positivas quem já errou ganha a experiênciavamos deixar que as coisas funcionam,o mundo mudou, os Africanos têm que começar a ssumir sériamente o seu destino, porque a VACA GORDA ACABOU, é necessário politicos sérios e forte para tomar decisões sérias, e Afriaca tem que manter a sua cultura, não tem que acatar a cultura dos outros só porque deu-nos emprestado algum valor.
      Eu quero que a Srª Proicuradora revê o contrato da embaixada de STP com Portugal, qual a dívida para futura geração.Qual o interece de Portugal construir uma en«mbaixada com Bumquer em STP, quato que nois custa por mês aquele espaço?

  2. Féde ká Dóxi

    5 de Fevereiro de 2013 as 14:36

    Finalmente pôs-se termo aos fiascos do Raposo. É demais.
    Participação nos julgamentos no Tribunal de Contas como juiz. Bandeira pendurada às costas e Panjauê mna cabeça. Querelas com Adelino Izidro. Querelas com Eugério. Enfim. Pouco a pouco está-se a acabar com ditigentes sanzaleiros.
    Parabéns Pinto da Costa

  3. Fernando

    5 de Fevereiro de 2013 as 14:38

    Esta senhora não tem condições para fazer um mandato com dignidade nesta função. Já estou a imaginar o que vai acontecer. Se alguém do MLSTP, seu partido, fizer algo condenável do ponto de vista criminal, todo o comportamento dela sera escrutinado. Se alguém da oposição fizer algo, do ponto de vista criminal, todo o comportamento dela será escurtinado. Isto desgasta qualquer procurador. A partir de hoje, todo o comportamento dela será escrutinado ao milimetro porque ela é uma política e sempre foi uma política. Isto até é prejudicial para o próprio MLSTP. Por isso é que tenho dificuldades em compreender esta nomeação.

    • Tito

      5 de Fevereiro de 2013 as 16:42

      Mero tacho, talvez pagamento por seviço prestado.
      O que é certo temos
      Pinto da Costa Presidente da Republica

      Gabriel Costa Primeiro Ministro

      Alcino Pinto Presidente de Assembleia N.

      Elsa Pinto Procuradora Geral da Républica.

      De ditadura – a democracia – a tribalismo?

      Haver vamos, quando cheirar mal, vamos saber.

    • TC

      5 de Fevereiro de 2013 as 16:53

      Pois é meu caro,

      Tem toda a razão.

      É caso para dizer “Não havia necessidade”!

      Só vejo uma razão para isto. Carreirismo ou Aventureirismo da Srª Elsa Pinto e/ou Totalitarismo, Autoritarismo e/ou ainda desnorte do PM e do PR.

      Para mim é difícil compreender como se pode deixar o cargo de Administradora do BCSTP para se aventurar em dores de cabeça, traições, intrigas, etc na PGR politizada.

      Talvez a Srª tem por garantido o cargo de Administradora vitalícia ou algo mais…

    • DKNY

      5 de Fevereiro de 2013 as 21:47

      Os políticos passaram a ser mais gestores de conflitos de interesses do que líderes capazes de oferecer ao povo desígnios nacionais.

      Os melhores não querem sujar a sua reputação e dão lugar aos piores, sem qualquer reputação a defender.

      A falta de qualidade da classe dirigente não é a causa, mas a consequência da fragilidade do Estado. Por isso correm todos para o exterior bater a porta de Luanda/Libreville/Bata…

    • fla vede ca dochi

      6 de Fevereiro de 2013 as 11:16

      Dr Elsa Pinto seja bom vinda que Deus ti ajude faça tudo com transparencia porque posso dizer si me permite a senhora conhece a casa porque ja foi ministra da justiça e de defesa conhece bem a situaçao de justiça para pobre e rico nao vai fazer como senhor raposa que julga na rua a favor do seu partida que toda gente conhece fico por ai

  4. HLN

    5 de Fevereiro de 2013 as 14:43

    Dr, Elsa Pinto,
    veja lá as suas promessas, de promessas estamos fartos, queremos acção, todos prometem erradicar a corrupção, mas sabemos que não passa de um grande ingoudo.

    Para mim corrupção em STP, é uma doença cronica, simplesmente não tem cura nem agora nem nunca.
    Para começar a sua nomeação já infringiu a conquista do MP, foi infringida. Entretanto, desejo sucessos na sua árdua função, haver vamos.

  5. Porto Real & Sundy

    5 de Fevereiro de 2013 as 15:08

    Raposo cai, Raposo levanta, na Procuradoria-Geral da República?
    Que noticia!
    Afinal passaram pernas ao nosso mais conhecido”POLITICO”
    Meu caro, os tipos são assim, como antigo professor de História, sabe como funciona o FEUDO. A luta continua!!!

  6. Verdade dói

    5 de Fevereiro de 2013 as 15:17

    ESPERO QUE VÁ E FAÇA ALGO DE JEITO E NÃO IR SÓ PUXAR A FAMOSA GRANA PRETA, MENSALMENTE! VAMOS VER SE ESSE PAÍS VAI, AGORA QUE ESTAMOS CERCADOS POR PINTOS E COSTAS, POR TUDO QUANTO É SÍTIO DE INFLUÊNCIA NAS ESFERAS MAIS ALTAS DO PODER DE S. TOMÉ. PINTO (P.R. P.A.N. E P.G.R. ETC) COSTA ( P.R. P.M. ETC)

  7. Leopaldo

    5 de Fevereiro de 2013 as 15:31

    Estou ansioso para saber qual jeep Land Cruizer topo de gama terá a PGR.

  8. DC

    5 de Fevereiro de 2013 as 15:59

    Independentemente daquilo que vier a ser o desempenho da nova PGR, a sua nomeação não deixa de ser, objectivamente e no plano dos príncípios, um sinal contrário ao princípio do “Estado de direito democrático” e à desejável “credibilidade do sistema jurídico nacional”.

    • Abençoado

      6 de Fevereiro de 2013 as 10:03

      Estou de acordo consigo!

      O PM e PR fizeram isso “duji-duji”. Estão a tirar um tiro nos seus próprios pés? Que imagem estão a dar do país? Ainda mais com a polémica da sua nomeação e da resposta da PGR, que pareceu uma criança quando é acusada… (ele também fez!!!!).
      Só que “ele também foi nomeado em comissão de serviço”, foi uma resposta muito infeliz da nossa PGR, isto porque o Roberto foi nomeado em 2006, quando o antigo estatuto que assim permitia, estava ainda em vigor. A Sr. Dra. Elsa Pinto, foi nomeada a luz do novo estatuto em vigor desde 2008, que já não permite nomeação em comissões de serviço.

      Esses tipos estão com tanta pressa que só estão fazendo atropelos constantes as nossas constituições e leis. Porquê?
      è mesmo fome de poder? Ou estão a tramar qualquer coisa.
      Não se esqueçam. O povo de hoje, não é o povo de a 30 anos atrás!!!

      Viva o povo santomense, e estejam atentos. Camarão que dorme água leva ê ê!

      • E. Santos

        6 de Fevereiro de 2013 as 16:47

        Como eu já tinha alertado, o mais difícil é a primeira vez.
        Quem comete fraude uma vez comete sempre. Quem pactua com frade uma vez, pactua sempre. Quem pactua com reoubo é ladrão.
        Estão criadas condições em STP para cada um fazer o que quer, porque infelizmente quem deveria ser o garante do cumprimento da constituição e das leis não o foi. Não o foi uma vez e jamais o será.
        Vamos acontinuar a assistir, porque mais fraudes virão na prática, mas o discurso continuará tranquilizador.
        Coisa de rato, morde e sopra para não se sentir.

  9. Gey

    5 de Fevereiro de 2013 as 16:04

    Quero aproveitar e enviar a Dra Elsa Pinto as minhas felicitações. Acredito que foi uma escolha certa, porque já deu provas de que onde é colocada tabalha com afinco, profissionalismo, e acima de tudo é uma mulher de consenso. Muitos deveriam seguir o exemplo da Dra Elsa Pinto para o melhor da nossa nação.

    Um bem haja!

  10. "Nós por cá e a nossa maneira"

    5 de Fevereiro de 2013 as 16:07

    …senhora procuradora-geral falou bonito……combate a corrupção…muito trabalho….muito rigor…isensão….imparcialidade….prestação de contas…….vou registar para não esquecer com o passar do tempo….o seu mandato tem duração de 6 anos…..até lá……haver vamos……se a camaradagem, a politica e os politicos que se escondem no parlamento para furtarem a justiça, vão se compadecer com este discurso de palavras bonitos…….

    • Abençoado

      6 de Fevereiro de 2013 as 10:13

      O primeiro desafio para a digníssima senhora PGR, é convocar o Bano a prestar conta dos milhões “desviados” com a sua empresa fictícia de “construção”. Quero ver o que vai dar, vai ser um teste para a senhora!
      A ver vamos.

      Não concordo com a sua nomeação, mais haver vamos. Desejo-lho todo o sucesso do mundo, para o bem desta terra abençoada e de todos que ali vivem.
      Coragem!

  11. sara

    5 de Fevereiro de 2013 as 16:09

    Espero que com nova PGR a Rosema seja entregue ao seu legitimo dono.

  12. Augusta Pinto

    5 de Fevereiro de 2013 as 16:19

    é mais uma mobília do Pinto da Costa.Só com Cristo!

  13. Viegas1

    5 de Fevereiro de 2013 as 17:02

    Espero que esta frase será o pão de cada dia da senhora Elsa Pinto. Havemos de julgar-lhe pela tão sábia frase “Luta contra a corrupção e a impunidade é outro compromisso de Elsa Pinto”.

  14. São Tomé Poderoso

    5 de Fevereiro de 2013 as 17:11

    Pinto esta a fazer coisa de deixar fama em stp maculu cú bô

  15. maria chora muito

    5 de Fevereiro de 2013 as 17:16

    Elsa, desejo-te muito estudo do Direito. Acho que és capaz. Retomas todos os bons ensinamentos da escola do Direito de Toulouse e da escola da magistratura em Portugal. Faz só o direito e mais nada. Manda o teu colega Agsotinho Fernandes, que vocé promoveu na Direcção de Finanças, da mesma escola de Toulouse estudar Direito e deixar de venerar o Partice Trovoada e de escrever panfletos na pagina do ADI. Nós a esquerda nacionalista estivemos em Nanterre, conhecemos o desempenho do Patrice em todas as Uiversidades: Nanterre, em Lisboa e em Bucareste. Ele viveu na casa de Seacheasco. Mas, nem o comunismo leninismo estudou. Era um grande preguisoso e ambisioso do dinehiro e das mulheres. Até tomou a mulher do Carneiro. agora quer passar por Alaaaa.

    • maguita tatuá

      11 de Fevereiro de 2013 as 9:36

      nem escrever o senhor(a) sabe.

  16. consumado

    5 de Fevereiro de 2013 as 17:53

    para ja essa senhora nao deveria ser nomeada de P.G da Republica por e simplesmente por ela ter uma ideologia politica bem definida. ora o estatuto proibe que alguem tao ligada a politica como ela seja procuradora geral da republica. teria que necesariamente ser alguem imparcial..por isso sinceramente eu nao vejo que mudanças fizemos. mas pronto estamos no pais de deicha andar..a ver vamos

  17. para de chorar maria

    5 de Fevereiro de 2013 as 18:04

    Maria chora muito esta a levantar ponta do véu. Mas falta dizer mais coisas. Nao so que esteve em Nanterre… mas porque venera todos os do MLSTP, outrora era sphynx de Rafael Branco no forum do Telanon, agora é lambibotas? de Elsa. Continue levantando o véu…

  18. PONTA MINA

    5 de Fevereiro de 2013 as 21:56

    Como é possivel isto acontecer, Dr ELSA PINTO, menbro da comissão polita de um partido, é a pessoa escolhida para ser procuradora geral da republica, vai defender interesses de quem, sera que vai resolver ou esconder muitas coisas.Nao ficava melhor e para bem do pais uma pessoa neutra a qualquer partido politico politico, deixemos de brincar com o zé povinho….

  19. Ze Fofoqueiro

    5 de Fevereiro de 2013 as 22:06

    Sinceramente, andar a dizer que esta senhora e o Gabriel Costa são familiares do PR é mesmo de quem não conhece Sao Tomé! O PR se calhar bem quereria, mas é tudo gente burra

  20. Francisca Gostosa

    5 de Fevereiro de 2013 as 22:19

    Procurador não dava gente boleia agora…É o fim, parece mentira, mas é verdade, mas para ele era bom que não fosse realidade, terminar é tão ruim, mas teve que ser assim, acabar para amanha chorar e dizer que não quer mais voltar a reinar, porque que tudo tem que ter um fim queria ser cego para não ler esse despacho. Os conflitos com o Adelino Izidro, a casa que tenho para pagar em Portugal como eu vou fazer….

    • ana

      6 de Fevereiro de 2013 as 13:49

      A casa que ele tem em Portugal, serás tu agora a pagar.

  21. Pedroso

    5 de Fevereiro de 2013 as 22:26

    Delfim Neves seria uma figura mais capaz e consensual

  22. João Rodrigues Serôdio

    5 de Fevereiro de 2013 as 23:28

    A política neste País,nunca chegou a um estado tão miserável como agora.O cargo de Procurador-Geral da República,por inerência é a 3ª Figura na Hierarquia do Estado,deve ser um Magistrado independente e sem filiação partidária.A recente nomeação da Procuradora,para além de ilegal,viola os Estatutos dos Magistrados do Ministério Público.Num Estado de Direito Democrático,de transparência e independência,um Procurador-Geral da República não pode exercer o cargo em Comissão de Serviço,pois é contrário à Lei.Pressupõe,que o mesmo fica condicionado às directrizes de quem o nomeou e consequentemente de quem o empossou.Se dúvidas houver,basta ler na Constituição da República,sobre o que é dito,quanto à nomeação e como o cargo deve ser exercido.Neste aspecto,a declaração do Sr.Roberto Raposo,mais não faz,do que constatar um facto por demais evidente,a estabilidade da Procuradora-Geral da República,não é transparente e sobretudo não será independente.Quanto às declarações da Sra.Procuradora,palavras leva-as o vento,já outros disseram o mesmo,o tempo passa,o País e o Povo vão de mal a pior.

    • DC

      6 de Fevereiro de 2013 as 17:21

      Se o PGR é, como afirma, 3ª figura na hierarquia do Estado, só por curiosidade, qual o lugar do PR, do Pr da AN, do PM, do Pr do TConstitucional / STJ, do Pr do TContas, já para não falar dos Vice – Pr do Parlamento e dos ministros?
      Importa ter presente que PGR não é nem tão pouco integra um órgão de soberania!

      • João Rodrigues Serôdio

        8 de Fevereiro de 2013 as 1:53

        Sr(a)DC,conforme diz,e bem,o PGR,não integra um Orgão de Soberania,contudo para além do que está inerente aos tribunais e justiça,e como Orgão Independente,compete-lhe zelar e promover a defesa da legalidade democrática,requer ao Tribunal Constitucional a declaração,com força obrigatória geral,da inconstitucionalidade ou ilegalidades de qualquer norma.Em caso de conflito,e como exemplo:o Poder cair na rua,fuga do Presidente,ect.,será sempre Ele,junto ao Tribunal Constitucional e ao STJ,tentar repor a legalidade,recorrendo às Forças Armadas,caso seja necessário.Não confundamos Orgãos de Soberania (eleitos),Presidente da República,Assembleia e Governo,com Orgãos Fiscalizadores (nomeados).Quanto à sua curiosidade,em saber qual é o lugar que cada um deve ocupar,seria longo e fastidioso estar a enumerar.Contudo,se me permitir,e sem qualquer ponta de ironia,todo e qualquer cidadão,tem Direitos e Deveres,e de entre os Deveres,é informar-se sobre a Constituição do País e das demais formas e funcionamento do Estado,em termos gerais.Exemplo: se ao conduzir a sua viatura na via pública,e transgredir uma regra de trânsito,e ao ser interpelado por um Agente de Autoridade,não lhe vai responder que desconhecia aquela regra,ou vai?

        • DC

          8 de Fevereiro de 2013 as 12:54

          Julgo ter sido muito claro e objectivo no que afirmei: PGR nao e a 3ª figura na hierarquia do Estado.
          Aceite, com humildade, a correccao, e nao ensaie um salto em frente, mediante consideracoes de outra ordem.
          Quanto a minha “pergunta”,julgo que percebeu a ironia…
          Cumprimentos,

  23. Fitxím di Flôgô.

    6 de Fevereiro de 2013 as 8:20

    Os meus parabéns, Sra. Dra. Elsa Teixeira Pinto. Usufrua também dos sacrifícios que tem feito desde a JMLSTP. Alcino Pinto, Gabriel Costa, e outros, sacrificaram muito no tempo de Jota. Afonso Varela, Salvador Ramos e outros também sacrificaram no tempo de Jota. Bem ou mal, aí está os vossos presentes. Dê provas evidentes para que de facto este sacrifício valeu a pena. Um bem haja.

  24. Santomense

    6 de Fevereiro de 2013 as 8:31

    Aprendamos uma coisa,temos que ser construtivos e colaborativos. Já notei que aqui a gente passa tempo a reclamar, reclamar e reclamar por tudo e por nada, isto é menquinhice. A pobresa de um povo não se mede pela sua riquesa física, más pelo conhecimento e inteligência que lhe é característico, e me desculpem meus caros, isto falta-nos bastante. Todos almejam por uma oportunidade, lutam brigam, fazem loucuras, e por vezes usam meios poucos concencionais para os atingir. Más quando conseguem estas oportunidades, o que temos visto é pouca entrega e resultados nulos e negativos. Paremos com isso, não tou querendo que copiemos outras Nações, más temos que começar a mudar a nossa maneira de pensar. Os comentários aqui por exemplo é espelho dessa minha inquietação. O Dr.º Raposo foi um optimo Procurador da Repúblico, não tenhamos dúvidas disso, tudo bem que Ele em determinados momentos excedia nas suas autoridades, más com isso não ponhamos em causa as realizações do mesmo. Como disse, tudo tem seu tempo determinado, e eis o tempo de Ele cessar as funções e passar ao outro. Agora se a nova Eleita é a mais conviente ao cargo ou não, isto é algo que devemos aguardar pelas suas obras, não venhamos aponatr coisas que não aconteceram. ISTO É PÉSSIMO, CARRÍSSIMOS, E NÃO AJUDA A DEMOCRACIA. Não tenho intimidades pessoais com a nova PGR, e não tou a defende-la, más sejemos prentórios, francamente. Reflitam e parem de reclamar.

  25. Preto

    6 de Fevereiro de 2013 as 10:28

    É esta mulher que uma vez ameaçou mandar prender o Presidente Tozé Cassandra?

    • XK

      8 de Fevereiro de 2013 as 7:34

      por opção pessoal.

  26. Tchintchintcholò

    6 de Fevereiro de 2013 as 10:37

    Ponto bodon …

  27. lambe botas

    6 de Fevereiro de 2013 as 11:35

    Sra Elsa Pinto, palavras muito bonito. Comece pelo seu proprio marido. Casos da Air S.Tome, os terrenos do Campo de Milho (40 Lotes), equipamentos e maquinas que estao ainda hoje escondidos,etc. Haja Paciencia.
    Pinto realmente nunca cresceu. Sera sempre Pinto. Saotome Poderoso ha de vos ter pena.

  28. poder do pensamento positivo

    6 de Fevereiro de 2013 as 12:28

    ESTA FRASE ENCAIXA:

    Sou teimosa sim !
    Se eu não lutar pelo que quero, ninguém mais fará isto por mim.

  29. Porto Real & Sundy

    6 de Fevereiro de 2013 as 13:42

    Pelo que sabemos, fontes seguras e familiares, esta nomeação é forçosa demais, até com caracter de ditadura. Mas, engoliu-se e esá trancada na garganta do Premier!!

  30. Porto Real & Sundy

    6 de Fevereiro de 2013 as 13:44

    Estiveram na JOTA, e depois!!
    Estudou na ESCOLA DO MATO!! ALCINO PINTO!!!

  31. zeme Almeida

    6 de Fevereiro de 2013 as 14:01

    Estes é que pensam ser donos de S.Tomé,vejo neste espaco de comentarios, muita gente criticando por criticar,ou por facto de nao gostarem dos TROVOADAS,vém dizer que este PAIS ser a pertenca desta familia!Ninguem consegue dizer que o pai grande{Manuel do Espirito Santo Pinto da Costa é que pensa ser dono de STP?Este senhor, é que muita gente tem medo, de falar porque ele nao brinca!Temos tanto medo em falar do MLSTP/PSD,como o seu lider carismatico!S.Tome e Principe,sempre vive e viveu sobre denominacao deste Partido que nunca souberam estar muito tempo fora da governacao deste PAIS.Muita gente esquece que esta senhora e o seu marido Alcino de Barrros Pinto fezeram parte dos 25 elementos que apresentaram a mocao de censura ao governo do ADI,claro que as partilhas do poder tém que ser assim?Os do MLSTP/PSD sao espertos,so tenho a pena dos elementos do PCD como Albertino Braganca,Sebastiao Santos{BIDAO}e mais que ainda nao foram beneficiados?Haveremos de viver outras guerras por partilha do poder,que vem ali.Por favor Jornal Tela-Non de aval ao meu comentario porque STP é a pertenca de todos nos e nao para meia duzia de pessoas.Viva a RDSTP e o seu povo.Abaixo os ambiciosos do poder.

  32. TELÁ SÁ GINÓM

    7 de Fevereiro de 2013 as 8:14

    Temos um país fantástico. Podemos dizer, fazer e até escrever o que achamos, independemente de, ser verdade ou não. Tudo servirá para um dia crescermos como pátria.
    Vamos enfrentando os perigos.
    OLÉ STP,

  33. truquim

    7 de Fevereiro de 2013 as 9:46

    Antes de mais quer agradecer todos que fazem parte da familia santomense.
    li com muita atenção comentarios de muitos,fiquei sem jeito, Eu acredito muto no Pinto Alias sim recuarem para traz poderão ver os meus comentarios sempre a favor de Pinto da Costa.
    Embora o Presidente Pinto da Costa tendo apelido de pinto da Costa ele não é familia de os Pintos mencionado ai, mas isso tambem não importa muito, devemos assumir os nossos erros, no meu ponto de vista o Presidente falhou ai, Elsa Pinto pode ter copitencia para ser PGR, mas cofesso que ela não é pessoa indicada para essa função neste momento que o país se encontra,
    Eu diria mais embora possa estar errado antes melhor o Furtunato Piris (embora reformado)quando começou o julgamento no tribunal de contas muitos tiveram medo a coisa tinha um carracter serio eu tive previlegio de assistir 2 julgamento neste tribunal onde a senhora Mandiga Maria de Cristo Cristina Dias pingava agua no corpo para responderm sobre dinheiro do povo que estavam na responsabilidade delas. um dos advogado sairam para Rua conversando com outro diziam”se n fizermos algo para pararmos com esses julgamentoestaremos traumados, e assim quando mal esperamos os ditos deputados criaram a lei de acabar com o julgamento abrindo de novo caminho de corrupção.
    Vos cofesso que a Elsa Pinto não vai dar a resposta (Pinto Abre os olhos estão a por casca maduro pra vc.

  34. Anjo do Céu

    7 de Fevereiro de 2013 as 10:27

    Até quando que Os PINTOS que estão a criar no aviario passa para Galinha ou Galo.Eles não crecem pra dar alimento a nossa população.Já sao 37 anos só dentro da capoeira.Crescem para vender e com este dinheiro para fazer uma no va criação.PINTO kidalê. Nom mecê cumé bô ê

  35. mimi

    7 de Fevereiro de 2013 as 12:11

    Viva dra Elsa viva

  36. Armindo Pinto

    7 de Fevereiro de 2013 as 15:12

    Meus senhores.

    Li atentamente todos os comentários. náo se matem.

    Elsa Pinto concorreu as ultimas eleiçóes presidenciais, ainda se lembram das suas propostas!Elsa estudou direito, fez magistratura tudo bem. Que é uma moça inteligente concordo. O que tenho a dizer é o seguinte, eu no lugar dela para o meu bom nome no lugar dela nunca aceitaria o lugar isso é que seria justo, ela sabe que quem a nomeou desconhece em absoluto o ministerio publico. náo acredito que seja uma proposta vinda da Dra Edite Tenjua com aval do Dr. Gabriel costa para o presidente,nunca.

    Foi algo imposto. E quem nomeou neste caso Pinto da Costa desconhece em absoluto o Ministerio Publico. Chinha, e Pinto, vocès os dois tenhem obrigaçáo de saber que para este cargo de procurador geral da republica tem que ser alguem com carreira no aparelho judiciario. E tu sabes que náo fizestes carreira para o lugar.Em suma tinha que ser alguem independente.

    Elsa, nós te conhecemos desde do liceu a fazer politica na jota, como Ministra, na linha da frente do MLSTP, comissáo politica do teu partido.

    Convenhamos.

  37. Armindo Pinto

    7 de Fevereiro de 2013 as 15:15

    o que resta a Elsa é publicamente entregar a camisola do MLSTP, o cartáo, deixar a organizaçáo das mulheres e demitir se do banco central, tudo isso fazer publicamente e se possivel pedir desculpas a naçáo.

    • E. Santos

      8 de Fevereiro de 2013 as 11:44

      Se eles fossem pessoas de bem, pessoas com dignidade e carcter, era o que fariam, todos. O Presidente voltava atrás e vinha pedir desculpas ao povo pelos atropelos que tem estado a cometer. O Primeiro Ministro punha o seu lugar a disposição ou nem sequer teria aceite ocupar o lugar porque politicamente ele não foi eleito pelo povo, o marido da procuradora, hehehehe, este então devia olhar-se no espelho com atenção e lavar a cara de pau de ter sido eleito Presidente da Assembleia de forma fraudulenta, e agora a sua mulher ilegalmente nomeada Procuradora e sem condições de o ser por incompatibilidades várias.
      Que respeito a gente pode ter por instituições que agem de forma fraudulenta. E quando se perde o respeito, meus amigos, perde-se tudo.
      Mas infelizmente, achas que eles ligam a isso? Nada. Todos com cara levantada como se pessoas de bem se tratassem.Rídiculos.
      Mas é bem feito. O país não tem pessoas com atitude. Parece que todos os juristas e e juízes se subjugaram a isto. Que outro profissional de justiça foi a comunicação social manifestar-se contra esta nomeação? Onde para a boca da Ordem dos Advogados?
      Então, quem cala concente. Tomam-nos todos como burros e palhaços e a gente aceita de bom grado. E até agradece porque se acham inferiores a eles. Bem feito.
      O país é de nós todos, meus senhores. Ninguém é mais do que ninguém. Ninguém tem mais direito ao país do que outro.

  38. samangwana

    7 de Fevereiro de 2013 as 17:10

    Assalto ao poder custou aos seus prevaricadores. Assim sendo, eis as esperadas reconpensas. Assaltaram ao poder com o pretexto de que o pais se encontava mal. Pergunto: Quando é que esteve melhor? Quando é que estará melhor? Esta assunção do poder era a unica botija de exigenio que havia para tirar os que vivem do poder da situação economica que o vento da mudança ia se impondo com Justiça. Agora estamos tramados. O pior esta para vir. Um dia desses a Direção da EMAE desmorronar-se-á! Cada um que se cuide…

  39. Cassuma-sofredor-

    7 de Fevereiro de 2013 as 17:47

    Muitas coisas já comessem ter falia quer na EMAE corte de energia constantes, o arroz já é dominado pelos Comerciantes não pelo Estado. Em que hoje dia 7 de fevereiro a partir das 9 horas armazém que se localiza na antiga fabrica de Água-Grande no bairro de Chacara tantos pequenos iam comprar arroz porque acabou arroz na praça tudo devido a grande alteração do gestor Comercial do governo será que o arroz é para ser dependente dos grandes comerciantes que só vive a custa dos pequenos e explorando a classe baixa? Ou deve ser governo fazer uma melhor partilha do mesmo bens do consumo da alimentação os Dirigentes

  40. manga pada

    7 de Fevereiro de 2013 as 21:26

    Elsa passou cheque sem cobertura kikikiki
    cua li hahahaha

  41. Oi

    7 de Fevereiro de 2013 as 22:38

    A queda da direcção da EMAE está a levar muito tempo.

  42. TRISTEZA DE STP

    8 de Fevereiro de 2013 as 0:33

    FELICIDADES DR ELSA PINTO

  43. Argenezio Antonio Vaz

    8 de Fevereiro de 2013 as 2:10

    Mas quem vos disse que essas nomeações têm como objectivo a gestão do Pais?
    Todos sabemos que tudo esta sendo feito e ainda coisas virão para salvar o MLSTP.
    Onde estão os PCD e MDFM?
    Onde esta o Bidão que dizia que o MLSTP geriu mal o Pais?

  44. P.I.C

    8 de Fevereiro de 2013 as 8:42

    Minha senhora lembre-se da empresa Pristigio rent-car,se esqueceu faco lembrar acerca do cheque sem cobertura que emitiu em 2011 para aluguer de viaturas para sua campanha Presidencias,ficamos a saber que Sr ja mandou dar sumisso aos documentos no Ministerio Publico,nao esqueca que fomos inteligentes ficamos com a copia.So em Sao tome para seres PGR;Celiza advogada do caso nao dormi mostra o teu profissionalismo.

  45. leve leve

    8 de Fevereiro de 2013 as 8:48

    Sr. Zemé deve ser daqueles que foi a Gabão para uma vez mais ser lavado o cerebro com mentiras e falsas promessas e passar informações de que o país está bloqueado. O patrice trovoada continua a enganar-vos de que ele tem muitos conhecimentos no estrangeiro e que consegue bloquear PINTO DA COSTA, Gabriel Costa e o país, tudo isto é mentira. patrice trovoada também teria dito que iria acabar com o PCD! Isto aconteceu? O patrice trovoada que se cuide as portas de cadeias nacionais e estrangeiras estão abertas a espera dele. Você fala do MLSTP,PCD e MDFM, qual é moral que o ADI, patrice trovoada os seus seguidores têm? Quando o carro que o estado pôs a disposição do patrice trovoada por ter sido 1º ministro tem sido usado por afonso varela(Isto só é um dos exemplos). Quem é afonso varela? Eu conheço-lhe como lambe bota, chulo e mão de vaca.

  46. original

    8 de Fevereiro de 2013 as 10:48

    Acho que a nova Procuradora vai desempenhar bom papel na Procuradoria porque actualmente os Santomenses pelo facto de estarem cansados de tanta brincadeira,estão sendo mais exigentes e quem está no poder não tem sossego se tiver mau desempenho.Aquilo que andaram a fazer antigamente,hoje a margem de manobra está mais apertada e muitos querem lavar a sua imagem e que para isto aconteça,é necessário mudar comportamento.
    Vou estar atento

  47. Nom scá pia

    8 de Fevereiro de 2013 as 11:18

    Elsa Pinto que tomou posse anteontem, é arguida num caso que corre os seus termos no ministério público e o governo evita esclarecer a situação.

    Fonte da justiça santomense disse a Voz da América que Elsa Pinto é arguida num processo-crime por passagem de cheque sem provisão. A mesma passou um cheque sem cobertura no valor de 270 milhões de dobras – cerca de 15 mil dólares – em Junho de 2011 a empresa de aluguer de viaturas, Prestígio. O cheque foi rejeitado 5 meses mais tarde, ou seja em Novembro de 2011 pelo BISTP, por falta de provisão.

    O caso que tem estado sob a alçada do ministério público, terá transitado esta semana ao Tribunal Supremo, por causa do previsto no artigo 9º do processo penal.
    Esse escândalo há muito que tem sido tema de conversa em São Tomé, mas os actores judiciais e políticos quando questionados evitam comenta-lo.
    Ontem a noite depois de vários contactos com as diversas entidades em São Tomé, a Voz da América foi informada por uma fonte do governo de que estavam em curso negociações envolvendo a presidência da república, a visada e o executivo, e que possivelmente as autoridades estavam a analisar formas de silenciar o caso nem que seja através do pagamento dos cerca dos 15 mil dólares ao queixoso.
    Os golpes baixos do PINTO DA COSTA terão os dias tristes.
    Dirigentes sem escrupulos

  48. observador

    8 de Fevereiro de 2013 as 11:32

    Acho que não se deveria a estar a se preocupar com nomes ou apelidos que não tem nada a ver com consanguinidade. Deveria haver uma lei no País, S.Tomé e Príncipe, de que quando alguém fosse indicado para ocupar um determinado cargo do Estado, um filtro do seu perfil deveria ser feito em primeira mão. Essa, seria abrangida até para qualquer candidatura. Não é justo que muitos que vem criando grande danos ao País, são esses que estarão sempre a frente de grandes lugares; corruptos, lavadores de dinheiro e traficantes. Até já tivemos um traficante como Presidente da Camara.

  49. jonas malheiro savimbi

    8 de Fevereiro de 2013 as 11:45

    PATRICE TROVOADA,

    não quer entrar S.Tomé e Príncipe porquê?

    TEM MEDO DE QUÊ?

    • Nom scá pia

      8 de Fevereiro de 2013 as 16:37

      ele tem medo do ditador PINTO DA COSTA. Ele não quer passar o risco de morte como passou o seu pai Miguel trovoada. O PINTO está a criar todas as condições para umilhar e destruir o Patrice Trovoada. O PINTO está a criar cerco ao Patrice promovendo todos os militares, nomeando pessoas com cara de carasco etc, etc. tudo isso para criar pánico na população de modo a silencia-las.
      Não deste conta disto meu PARVALHÃO?

  50. zeme Almeida

    8 de Fevereiro de 2013 as 13:00

    Oh Leve Leve a carapuca esta a servir muito bem pra ti?Estas mesmo revoltado com o Patrice Trovoada,sera que ele nao chegou a lhe dar alguma oportunidade na vida?Nos os Saotomenses somos assim como sempre disse:orgulhos, mesquinhas invejosos quando nunca temos uma oprtunidade.Muito lamentavel esta situacao e comecamos a atacar em todas as direcoes.Com a chegada do novo governo eu acho que ja lhe ofereceram algo pra se calhar.Eu nao vivo da politica para ser enxuvalhado por pessoas sem escrupulo como senhor?O senhor Leve Leve so faz comentarios nas horas normais de servico,porque nao tem internet?Esta a ver uso do bem do estado,nao so o senhor como muitos!Ok.

  51. zeme Almeida

    8 de Fevereiro de 2013 as 13:04

    Com a chegada do novo governo,eu acho que ja lhe ofereceram algo para se calar e atacar.

  52. Antagónico

    8 de Fevereiro de 2013 as 13:38

    Meus compatriotas é necessário críticas construtivas por um São Tomé e Príncipe promissor, também é certo que ninguem é perfeito, cada um tem o seu defeito e qualidade. Mas, no entando, espero que a Dr. Ela Pinto mude de mentalidade e promova a justiça em São Tomé e Príncipe, não obstante, limite também na compra de consciência “banho” no momento de campanha.

    • Barão de Água Ize

      10 de Fevereiro de 2013 as 10:17

      O “banho” deve ser pura e simplesmente criminalizado.
      Os Partidos e seus presidentes deviam ser criminalizados e impedidos de participar em eleições, segundo leis a incluir no Código Penal.

      • Razão

        11 de Fevereiro de 2013 as 9:07

        Meu caro amigo. o “banho” é um falso problema. Pois, sendo as eleições o momento de grandes festas democráticas, o “banho” representa neste ambiente de miséria em que vivemos o mero sustento destas festas. Ninguém ganha eleicções em S.Tomé por banho. Ninguém! Nem Wê Kédagi, nem Pinto, nem Patrice.Até parece que quanto mais banho mais derrota!

  53. António Silva

    8 de Fevereiro de 2013 as 14:34

    No dia 12 de Agosto de 2012 dei a minha opinião sobre no assunto relacionado com o Ministério Público ter recorrido ao Supremo no caso STP-Trading.
    E eu disse o seguinte:
    -“No contexto interno, o “TONÓ MÚ SÓ, PÁ BÔ PIÁ”, a Mentalidade da Bruxaria/Feitiçaria, os Laços de Amizade e Parentesco, devem-se esbarrar com as leis da justiça e também os mais “Poderosos” estão sempre bem protegidos. Dificilmente haverá justiça. Oxalá que não.”
    Este caso vem mais uma vez corroborar a minha afirmação.
    Será que este país um dia se endireitará? Ainda haverá pessoas honestas e sérias neste, mas infelizmente a classe política está infestada daquelas menos honestas e sérias. Estão ali sempre os mesmos; é só tachos e mais tachos.
    Infelizmente.

  54. SantosEduardo

    9 de Fevereiro de 2013 as 9:38

    Senhora Doutora Elsa Pinto, o pensa fazer em relação aos 271 milhões de dobras do cheque sem cobertura passado ao senhor Herlander e que o caso ja esta no tribunal? Vai pagar e pedir de joelho para retirar a queixa mesmo assim os doadores na vão acreditar na senhpra” ou vai pedir a sua demissão? O povo esta aí a espera.

  55. C. Semedo

    9 de Fevereiro de 2013 as 11:15

    Por uma questão moral e de ética, a Sra Elsa Pinto deveria pedir a sua demissão de modo a preservar a imagem do país e da Instituição ou por lado quem de direito deveria automaticamente demetir a referida Sra. Que moral terá esta Senhora para com outras pessoas? Pelos vistos não porque ela tem o rabo muito comprido. Que moral tem esta Senhora de dizer que vai lutar contra a corrupção. Eu pessoalmente aconselho-a a pagar o que deve, assim como eu faço e ando com a cabeça bem levantada e ninguém me aponta.

    • E. Santos

      9 de Fevereiro de 2013 as 21:46

      Pedir demissão? Quem? Achas que agora que ela conseguiu vai largar o osso de bom grado? Esperemos sentados. Falta-lhes caracter e dignidade suficiente para fazerem isso. Vai uma aposta? Se a senhora se demitir eu me mato. Hehehe, vou viver cem anos se fosse a esperar por isso. Olha, se bobear, o dinheiro do estado ainda paga esta divida. Não estavam a arranjar o passeio? Então quer dizer que tinham dinheiro para pagar a divida. Ou o passeio do presidente da assembleia e foi feito com direito do estado, quer dizer, nosso dinheiro?

      • C. Semedo

        11 de Fevereiro de 2013 as 8:52

        Sim ela deve pedir imediatamente a sua demissão, pois para além caso dos 271 milhões de cheque careca, como já sabiamos da incompatibilidade desta Senhora em exercer esta função como diz a atual Senhora Bastonária da Ordem dos Juristas, sendo Membro do Conselho de Estado, Vice-Presidente de uma das Comissões da Assembleia, Deputada e lider do MLSTP não de jeito nenhum exercer esta função. Mas a culpa não morre solteira, existem vários cumplices nesta nomeação a saber o Senhor Gabriel Costa que diz ser jurista e o Sr Pinto da Costa, mesmo sabendo desta incompatibilidade nomeiam a Sra com e único objectivo, colocar uma tabua raza por cima de todos os dossiers que se encontram na justiça e não só tabém encobrir outros que hão de surgir. Meus senhores tem um pouco carácter.

  56. Barão de Água Ize

    10 de Fevereiro de 2013 as 10:10

    Se é verdade que correm nos tribunais processos contra a sra. Elsa Pinto, seja inocente ou não, ela não pode continuar a ocupar o cargo para que foi investida, por que e simplesmente se está perante uma situação de conflito de interesses, pessoal e institucional.
    Compete ao Sr. Presidente Pinto da Costa que a empossou, convidá-la a apresentar a demissão. Se após o(s) julgamento(s), ela for considerada inocente, então poderá ser de novo empossada como PGR. Se a demissão não ocorrer, o Presidente e o regime ficarão manchados.

  57. toresdias

    11 de Fevereiro de 2013 as 7:39

    Ao meu ver é infeliz a nomeação da jurista Elsa Pinto ao cargo do procurador geral da Republica, visto que fere de forma grave os estatutos curriculares da magistratura publica e incomoda todos aqueles que humildemente vêm com toda a dedicação em torno de uma justiça isenta, lutando para um envveredar de uma democracia e direitos fundamentais das populações.
    è um osso dura de roer que a actual procuradora tem porque a sua nomeação não coaduna com a etica profissional ao se envistir neste sublime cargo. Acreditem que a sua ação será a pertida compromitidora. pelo que aconselho a procuradora em se retirar a francesa do cargo. Não se envegonhe porque competencias e capacidades suas estão patentes, mas a sua travessia curricular embate de forma bruta numa murralha que é Ministério Publico.
    sou amigo

  58. Porto Real & Sundy

    11 de Fevereiro de 2013 as 15:50

    Não tirem sono a minha prima, mas do isso!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo