Governo garante que os problemas do sector da Saúde terão resposta na execução do OGE para 2013

O Primeiro Ministro, Gabriel Costa, diz que ficou surpreendido com o pré-aviso de greve dos profissionais da saúde. Tudo porque a Saúde é a prioridade número 1 do seu governo que atribui maior fatia do investimento público para 2013 ao sector.

«Há problemas que tem a ver com a carreira, alguns desses problemas encontraram a solução a nível de orçamento geral de estado para ano económico 2013, por isso que ficamos seriamente surpreendidos», referiu Gabriel Costa, tendo acrescentado que também os médicos e enfermeiros manifestaram-se surpreendidos com o anúncio da greve. «Na medida que alguns problemas que constituem, portanto as reivindicações dos trabalhadores da saúde encontram resposta no quadro orçamental. Aliás alguns responsáveis sindicais estiveram connosco na formatação da base orçamental para 2013», frisou.

No que concerne a melhoria das condições de trabalho, com ênfase para a aquisição de reagentes e outros consumíveis, Gabriel Costa, explicou que para além das verbas estipuladas no OGE para 2013, que deverá ser discutido e aprovado pela Assembleia Nacional na próxima semana, o seu Governo, como o Instituto Marquês de Valle Flor, que disponibilizou cerca de 100 mil dólares para garantir a importação de medicamentos. «Não esperei pela greve para o fazer, porque sei o que é que falta no hospital, quais são as carências para que hajam medicamentos essenciais e tudo aquilo que é necessário para o funcionamento regular do nosso hospital», pontuou.

Abel Veiga

  1. img
    asd Responder

    Sr. Primeiro Ministro eu não esperava isso de si. 100 mil dolares é dinheiro ? Até isso devemos mendigar a Vale Flor? Como já havia dito noutro quadro, se o senhor vender em hasta publica 4 viatuas do estado topo de gama o Sr. já tem 100 mil dolares. O troco o Sr. compra 4 ligeiros a 7 mil dolares e entrega de novo a esses sangue sugas que so sabem aproveitar das coisas do estado. Matematica simples. Faça isso que proprio Deus lhe dara uma mão. FUIIIIIIII

    • img
      Nação Santomense Responder

      Srº PM Gabril Costa aonde que está o dinheiro da dos Impostos e as Taxas que são pagos pelo contribuinto? O país não tem Reservas Financeira? O Banco de STP está vazio? Então quando Tomou a posse não Lhe foi informado sobre a situação económicae financeira do País? O Srº PM é Jurista como dizem, estava no país e não tem conhecimento aonde que está o dinheiro do país?

      Isto é a má gerência e delapidação , roubo e gatunagem nos bens público é inadimicível , ir pedir cem mil dolares para fazer face a situação do Hospital , isto é vergonhoso, e mau hábito de estar permanentemente a depender dos terceiros, a espera de migália que vinha de Lisboa e como estão em crise e STP está em zero é a imagem da dependência de um país que também é pobre(Portugal)que dependeu sempre dos terceiros.

      De um vez por toda Portugal deve deixar STP caminha sozinho ao seu destino para deixarem desta minséria dependência que prejudica claramente o desnvolvimento do país , servindo do bloqueio do seu desenvolvimento.

      Srº PM Gabriel Costa eu Lhe proponho a Privatização Total da Venda dos 48% da Ação de STP no BANCO BISTP para assegurar a Situação Financeira do País, porque ter um Banco que não está na altura de assegurar financeiramente o país não faz sentido o Estado Ser Accionista menoritário em relação aos dois parceiros juntos que têm decisão de 52%, por isso devem proceder a Vossa participação de 48%, é urgente a situação dramática que o país vive.

      E de uma vez por toda TEM DE HAVE O CONTROLO DA CONTA DO ESTADO, porque assim niguém vai dar dinheiro a grupo de pessoas que está a tratar dos seus interesses pessoais, com cúmplice de Lisboa, claramente a mesma situação, o país(STP) deve estar a precisar uma TROIKA, se os politicos não agirem vai acontecer, mais cedo ou mais tarde.

      A situação da dependência do país é crónica desde era da ditadura, e continuou o mesmo e o roubo tem sido ainda maior porque não existe controlo da conta público pelo que vejo cada um trata da sua vida , vevendo de lucho dentro e fordo país pela culpa de Lisboa, que têm comido o bolo junto pela dupla futuração dos serviços prestados, o que custa 100% cobram 500%, o de 25% cobram 150% é a cultura dentro da Sociedade portuguesa em que qualquer país que segeue este modelo está arrumado como é STP.

      Portugal dá STP 100 cobra 500 e dizem que somos irmãos amigos dos Santomenses nada disto,há interesses financeiro tremendo da parte portuguesa em manter o seu poderio de domínio total sobre os Africanos impedindo-os ao seu desenvovimento para estarem sempre a mendigar a migália, colocando na pobresa total, enquanto STP não desmarcar de portugal vai vever permanentemente nesta situação de minséria estrema. Abrem os olhos´, vira a politica para África aonde pertencemos.

  2. img
    Cultura Responder

    O governo santomense deveria ser condenado por violação ao direito humano. Nos santomense também temos direito a saúde a saneamento básico.
    Pessoas morem por falta de cuidado medico, falta de medicamento.
    Isso não pode ser.

  3. img
    Telavive Responder

    Num país sério Dr. Gabriel Costa não tinha lugar nunca como 1ºMinistro. Quem tem dúvidas pergunta ao Fradique de Menezes!

    • img
      Culorado Responder

      Telavive,

      Deixa de blá, blá blá, ok, o Fradique de Menezes não devia ser aqui chamado porque sua presidência já faz parte do passado;

      Fique sabendo que água passada não move moinho.

      Mas já que acreditas tanto no Fradique de Menezes peça-lhe para divulgar tudo que fez de bom e de mal à STP.

      Pergunta-lhe uantos negócios desinteressados de cacau ele fez como encarregado de negócio e/ou Embaixador de STP.

      Pergunta-lhe também quantos hectares de terreno ele se apropriou enquanto PR de STP?

      Pergunta-lhe ainda se todos esses hectares ainda são sua pertença ou se já pertencem os estrangeiros?

      Por último peça ao Fradique de Menezes para indicar o Primeiro-ministro de sua escolha ou melhor, de sua preferência.

      Com certeza que ele te responderia de imediato:-

      Fradique de Menezes.

      Pelo amor de Deus, deixa de ser idiota.

  4. img
    AMOR A SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Responder

    TELAVIVE,
    Você deveria investigar a fundo, a causa de não convivência entre Dr. Gabriel Costa e o Sr. Fradique de Menezes. Aconselho-lhe a investigar. Por isso, aproveito para lhe perguntar, com quem o Sr. Fradique de Menezes se deu bem, enquanto foi presidente deste País? Não se lembra, mesmo o homem em quem juntos poderiam fazer seguir este país ao melhor rumo, foi o mesmo em que o mesmo enxotou?!”Eng. Tomé Vera Cruz”.

  5. img
    Barão de Água Ize Responder

    Provávelmente o sr. 1º Ministro ficou surpreendido por não conhecer o “Hospital” central e como trabalham e são pagos os profisionais de saúde. Só fica surpreendio quem acha que o povo Sãotomense tem assistência e tratamento na saúde com dignidade e minimo de qualidade.

  6. img
    congratulation Responder

    Esta agora na moda assistirmos a grandes missas na TVS, com apóstolos e megaoradores de lavagem cerebral, faltando apenas a hóstia e agua benta para ficarmos todos Santos.

  7. img
    budo batxada Responder

    Como ficou o caso do casal que perdeu o filho, devido ao problema com a garrafa de oxigenio?

  8. img
    Carlos Santos Responder

    Sao Tome e Príncipe a trinta sete anos da independência nao sofreu o desenvolvimento na saúde, em termos de melhorias no equipamentos de diagnósticos de doenças onde da mas valia a os técnicos que possam diagnosticar com a melhor qualidade as doenças, por outro lado as melhorias que STP conseguiu durante esses anos são altas construção no campo de milho, viaturas de luxo,roças vendidas aos estrangeiros, enquanto que único hospital que temos não tem oxigênio reagentes e outros matérias e medicamentos.Pergunto o seguinte a todos santomense o seguinte
    Porque que tomamos a Independência
    Sera que ela valeu a pena
    Ser independente e ser corrupto
    Gerir mal os recursos de estado

  9. img
    jonas Responder

    Caros Compratriotas,
    Vamos ser coerentes, discutir as coisas desapaixonadamente, Dizer que em S.T.P a saude nao desenvolveu nada?
    Isso é falso. Antigamente muitas gentes, sobre tudo crianças padeciam e chegavam a morte por doenças como paralisia flacida aguda, tosse convulsa, sarampo, mesmo o paludismo, tudo isso mudou, entao vamos deixar de ser Ingratos e respeita os esforços que foram feitos para alcançarmos essa melhoria.

    Mesmo Quanto a situação do Hospital centra, aquilo nao é facil, mas também alcançamos algumas melhorias, tecnicas, apoio ao diaganostico, mesmo quanto aos medicamentos e consumiveis. O que estamos a passar hoje, é reultado de Má fe de muitos dirigentes que passaram nesse país, Dr. Arlindo Carvalho, Dr Antonio Lima, Dr. Nascimento… Olha os profissionais de Saude, até hoje agradece a Dra Angela Costa Pinheiro, Ela sim viveu e tentou con toda garra resolver o problema do Hospital Central. O XIV, sim tinham o HAM, a Saude Como uma prioridade, Vão para o HAM e investigam. O que ela fez em 2 anos, se todos que passaram por lá o fizesse nao estariamos nesse sofrimento.
    Eu conheço criança que ingoliam moedas ou um objecto, tinham que ir para portugal, o XIV comprou o aparelho, nem eram tao caro assim, atarves da cooperação francesa, nao mais de 70.000euros, hoje já nao se vai para Portugal ou Cabo Verde por causa disso, Ambulancias hoje o HAM, algumas areas de saude já nao queixam Por causa de disso.Diz Camarada Filomena de lobata- A Ambulancia que que lobata recebeu, Estavam mais de 5 anos para comprar, atraves de projecto do banco Mundial- Projecto PASS, Com A Ministra Angela em menos de 2 anos alcançaramos bons resultados. Perguntam Alberto Leal , Ele é de PCD, Já temos mamografia no HAM. Iam comprar mais equipamentos para melhorar a situação do HAM, mas está historia de COSSIL, nao aprovaram os contratos, sabem que a execução Orçamental iniciam já no final do ano, para se lançar o concurso, demora muito tempo e muitos dessas compras foram orientado e aprovado no conselho de Ministro, pensado aqueles senhores que eles estavam a fazer mal ao Patrice, mas sim a esse povo. Mas aprovou o contrato mas fraudolento que existiu na compra de medicamentos e equipamentos, quem ia financiar era a cooperação Taiwanesa.Era Tanta subfacturação e eles nao financiaram, A Ministra Angela sempre falou disso, Sr Gabriel Costa e Pinto da Costa Perguntam o Anastacio Menezes, Abel Viana, Frota e mesmo Dr José Luis eles vos darão a resposta.

    Voces Vieram para acabar com esse país!

    Os Medicamentos e consumiveis, sao como comida, utiliza se todos os dias, ainda mas, para um hospital de 400 camas, que as vezes teem mas de 450 doentes internados. tudo de graça-gratuito.

    VOCES FICAM 3 MESES SEM ABASTECER O HAM, ficam só no bla,bla,bla e agoram querem culpar o outro. Tenho conhecimento que o XIV abasteciam o país de medicamentos e consumiveis quase semanal, vinham de Portugal e Cabo Verde. mesmo assim nao era suficiente. Entao Gabriel Costa 100.000dolares nao é nada para compra de medicamento. voce vai ter que negociar e tomar fiado como o XIV fez, se nao vai ser uma sassina o HAM, deixa de bobo- cheio de Mordomia. pobre desgraçado nao quer pedir esmola, todos o fizeram, se nao for assim, enquanto a nossa economia nao crescer. vamos todos morrer. PINTO DA COSTA A VIDA DESSE POVO ESTA NAS SUA MAO.
    Gabriel Costa, Deixa de orgulho e aproxima a Impharma STP, eles tem tudo, inveis de ficarem a matar pessoas no HAM.

    Agora sim as pessoas estão a morrer por falta de oxigenio no HAM, vai fazer inquerito, Estão a fazer BOCADO COM OXIGENIO NO HAM. JÁ MORREM PESSOAS NA ENFERMARIAS POR CAUSA DISSO.
    Quanto criança, que veio de feria, já resoveram o problema? se fosse a Ministra Angela Ela nao pessava 2 vezes, A Dra Feliciana já comia castanha. Aquilo nao foi por falta de oxigenio, mas sim negligencia medica.

    Onde está Dr. PASCUAL? vai para parlamento falar tudo isso… Agora PASCUAL QUER SER MNISTRO, nós os profissionais de saude nao vamos aceitar isso, agora é que ele vai ser mesmo operi- morri. Dr. Pascual o senhor já tem ocupação de mais, chega! Senhor é gestor, é padeiro… dedica mais na operação! seja importante, valoriza o seu diploma. O senhor é o unico operador nacional. reflete um pouco sobre nisso.

    Olha para! eu cansei, caros compatriota, eu sou camarada. mas estou farto da politica dos nossos camaradas. ainda quando eu ouvi ontem Delfim a falar de corrupção…. Essa é muita Brincadeira.

    Voces sim estão a enganar esse povo…

    • img
      Culorado Responder

      Jonas,

      De todos os defensores do XIV, o teu texto identifica-te como o pior fanático do ADI.

      Lá que és um exímio auto biográfico, ninguém tem dúvida mas fanatismo demasiado é psicose.

      Fique sabendo que todos aqueles que atacam XV Governo não fazem autobiografia mas lamentam o estado calamitoso (falta de água, falta de medicamentos, falta de consumíveis falta de isto e aquilo) no HAM e que é uma vergonha, situação essa deixada pelo XIV Governo.

      Para ti tudo estava muito bem no XIV Governo, não é verdade? Então explica porque é que há mais de dois anos, todos os Santomenses vinham reclamando a degradação dos serviços de Saúde em STP?

      E o pior de tudo é que utilizas uma linguagem muito pouco elegante a mistura com insulto a dignidade das pessoas, o que em nada te prestigia.

      Costuma-se dizer no nosso País: “ladron só ca concê fitxicelu, punda inen doçu só ca nda notxi.

      Crítica deve ser com a verdade e Construtiva e não com insulto e arrogância.

      • img
        jonas Responder

        Sr colurado!
        A verdade doi,
        O pior cego, é aquele que nao quer ver.
        A falta de agua no HAM, tambem é problema do XIV Governo?
        Estas a ver tudo errado, quem tentou resolveu problema de agua no HAM foi o XIV.Ministra Angela e Ministro Varela ficaram no Hospital até 20horas, com a empresa montagil. para resolver o problema de má obra que empresa afrotubo fez. Hoje pelo menos minimizaram´. Já o bombeiro nao abastece o HAM; o acontrario que passou em 2010-2011.
        O que o XV governo tem que fazer , é o melhor que o XIV Governo”nao fez. E deixar de bla,bla,bla.
        Eu nao sabia que dizer a verdade é insultar o outro.
        Só sei, que as coisas estão de mal para pior. já é tempo para o XV mostras o trabalho e deixar de bla.bla.bla.
        EU sou camarada, e nao estou satisfeito.
        Pergunta a Maria das Neves porquê que ela esta caladinha. Porque ela tem outra visão. Ela é camarada mais nao se mistrura com esses ambiciosos de poder. Ela é lutadora, porque eles, São capazes de matar a sua propria mae, para estarem no poder.

        • img
          HLN Responder

          Caro jonas

          Refiriste um nome que me vez lembrar o terror que eu e a minha esposa passamos nesse hospital, Dr Feliciana,assistia minha filha, olhou-a como se não visse nada, disse que ia e voltava, cada momento a menina piorava dirigimos a enfermeira pedindo a presença da mesma, a enfermeira ficava sem saber o que fazer deu-nos o número de movel mas com medo de represalia Desta Dr feliciana falamos com ela e a mesma não apareceu no mesmo dia até o dia seguinte, graças a deus a minha filha não valeceu porque não tinha chegado o dia, ainda por cima no dia seguinte vem com arrogancoa, e a zangar a minha esposa eu quase que ia perdendo a cabeça, essas médicas nem parecem mae,
          Enfim, jamais STP irá desenvolver tudo nesse país, em cada instituição é movido a politica e ranconres, eu proprio tenho odio dessa doutora um dia que poder a vingar farei com prazer.que a justice seja feita e que cada um pague o que tem que ser.

          Tive possibilidade de participar nunas formação com Angela Pinheiro, posso lhe dizer que essa é dinamica, é uma das mulheres Santomense que tenho grande admiração, como também tenho por Alda Bandeira, Maria das Neves,Alda E. Santo, cada uma a sua epoca, com defeitos, e qualidades como qualquer ser humano.

  10. img
    Flho da terra Responder

    Em Sao Tome agora tudo e supreza,haver vamos,tenham pena do povo.

  11. img
    Barão de Água Ize Responder

    Problemas da saúde terão resposta? Requalificação total do “Hospital” sua envolvência urbanistica? Atrair médicos Sãotomenses que trabalham no exterior? Dar assistência,tratamento rápido e adequado aos doentes? Aparelhos e medicamentos actualizados? Triste País está a nossa Terra, que já deveria ter tudo isto há muitos anos atrás!!!!

  12. img
    Santosku Responder

    Senhores vamos ser sérios fazendo criticas construtivas ou melhor aconselhar ou dar opiniões válidas. Lamentavelmente HAM, este sr. Jonas diz que o HAm estava bem e agora está pior, francamente. O XV Governo nem se quer ecebeu as pastas do XIV Governo. Antes de tudo tinha que conhecer a casa sózinho porque o Inquilini que lá esteve abandonou a casa e levou os haveres + preciosos. Ao descobrir que o Estado não tinha reserva minima para satisfazer necessidades minimas, tinha que procurar dinheiro. Portanto sem dinheiro e sem orçamento O Governo tinha as mãos atadas mesmo assim conseguiu 100.000 USD para minimizar o problema e o sr.Jonas diz que não é nada. Deve ser um rico.Porquê que a greve aparece quando próprio elemento de Sindicato participa em discussão com o Governo sobre a vida dos trabalhadores da saúde e do hospital. Um Governo de 3 meses, é a causa de males do HAM, francamente, que cabeça.

  13. img
    Santosku Responder

    Rectifico: Inquilino e não inquilini. Recebeu falta “R”. HAM e não HAm. Obrigado

  14. img
    Mina pia Responder

    Povo de stp tem que colocar uma coisa na cabeça, DESENVOLVIMENTO so acontece no bolso de quem é deputado, ministro,presidente e dos derivados deste grupo, querem uma prova… E só voçes olharem como essas pessoas e suas familias vivem nesta terra….altos caros, grandes casas, grandes viagens pra 5 e tal membros de familia, sao eles ainda k adquirem bolsa por aí fora

Deixe um comentario

*