ADI denunciou alegada corrupção no governo envolvendo empresa de Delfim Neves

O partido ADI que entregou ao Ministério Público, alegadas provas de uma adjudicação ilícita para compra de 3 mil toneladas de arroz pela firma comercial Modelo Alimentação Neves Limitada, pediu investigação do caso para apurar responsabilidades.

O Ministro do Comércio Demóstenes Pires dos Santos e o responsável pelo Departamento Administrativo e Financeiro do ministério, Wilson Monte Verde, são apontados na denúncia da ADI, como estando envolvidos em actos ilícitos, no processo de adjudicação directa a favor da empresa Modelo Alimentação Neves Limitada, propriedade do Secretário Geral do PCD, Delfim Neves, para compra de mais de 3 mil toneladas de arroz.

ADI diz que  processo de adjudicação está viciado, porque dentre outros aspectos não houve concurso público como obriga a legislação nacional. O Partido de Patrice Trovoada, critica também a qualidade do arroz importado. «Tendo em conta o negócio que fizeram para a compra do arroz, a qualidade do arroz que puseram no mercado não é boa para o consumo da população. É  nessa perspectiva que o ADI veio apresentar uma denúncia porque o negócio tem vícios. O arroz que foi importado é impróprio para o consumo, tem bicho, sujo e mal cheiroso», declarou Ilísio Teixeira, membro da Direcção da ADI.

ADI aguarda que as autoridades competentes dêem o primeiro passo, no sentido de investigar a denúncia feita, e que se apurem responsabilidades.

A denúncia da ADI junto o Ministério público aconteceu na última semana. O leitor tem acesso as alegadas provas, entregues ao Ministério Púbico. Clique -Provas da ADI

Abel Veiga

  1. img
    Barão de Água Izé Responder

    Mas o negócio do arroz é ou tem que ser exclusivo de alguém? Há concurso público transparente? Será que é sempre a mesma empresa ou pessoa a monopolizar o arroz?
    Algo está errado num Estado Democrático quando o nome de alguém é sinónimo de arroz ou talvez mais!

  2. img
    jorge desalmado Responder

    Obrigado Tela Non, foi mesmo aqui neste forum que eu disse: assaltaram o poder e assim os armazens do Delfim Neves voltarão a encher de arroz. Bingo. Acertei mesmo em cheio.

    • img
      E. Santos Responder

      Nem mais…

  3. img
    ERC Responder

    Corruptos denunciam corruptos, boa noticia. Talvez assim a roupa suja serà lavada na praça pùblica e os santomenses saberão de facto que tipo de governantes têm.Quanto a mim, não faço ilusões em relação a boa fé dos nossos pseudo-politicos, pois têm todos uma doença commun, a sede do dinheiro e do poder.

  4. img
    rancataco Responder

    Delfim arroz das neves …

  5. img
    militante nº278 do adi Responder

    ADI – Acção Demónios Inferno.

    ou seja : Satanás à solta procurando poder para governar e criar desmandos na terra e nos homens.

    Mais está escrito: Ficarão presos (ALIÁS JÁ ESTÃO) para além dos “Mil Anos”.

    • img
      explicar sem complicar Responder

      ADI ESTÁ PRESO PARA SEMPRE.
      A CHAVE JÁ FOI DEITADA NO FUNDO DO MAR
      SABEM QUEM TEM UMA CÓPIA DESTA CHAVE?

      • img
        jorge tadeu Responder

        PATRICE TROVOADA já esqueceu que vocês existem.
        Vão mais é trabalhar.
        SABIAM que VOCÊS (Levy,Elisio,Varela,Stock,Agostinho,Varela),como advogados de “meia tigela” que são vocês já não vão ter clientes no escritório.Porque já não têm credibilidade e ninguèm vai meter dinheiro em RISCO porque sabem que voces não vão CONSEGUIR GANHAR MAIS NENHUMA CAUSA NESTE PAÍS.Tirem CAVALINHO DA CHUVA.

  6. img
    loqueto iambongo Responder

    Oh, NÂO!!!
    outra vez esse gajo!!?….meu Deus!!
    Sempre Delfim Neves!!?…Mas que raio!!

  7. img
    João Kibonda Responder

    Mais um escândalo que envolve aquele que demagogicamente apregoa representar e defender o povo santomense na Assembleia da República. O ex-candidato à Presidente da República de S.Tomé e Príncipe e deputado deste país está demonstrando cada vez mais o desejo de matar este povo. Um dirigente que na realidade defende o seu povo e quer o seu bem estar, não adquire géneros alimentícios em condições impróprias para o consumo humano. Tudo isso, é o desejo de enriquecer a qualquer preço,sem ver as consequências que possam advir num futuro próximo. Para onde se leva esta mordomia toda? Quando este pequeno país, chamado pérola do oceano, era colonizado não havia nenhum colonizador que tivesse casa com piscina. Hoje que pregoamos na teoria querer o desenvolvimento deste país, todos preferem fazer sabotagens, corrupções, negócios ilícitos e enganosos com o fim de enriquecimento fácil. Quantos santomenses receberam a morte como presente em 1953 para que este povo não fosse contrato?! Presentemente os seus netos e bisnetos estão sujeitos a se alimentarem do arroz impróprio ao consumo humano. Não se esqueçam que sabemos agora e hoje; o amanhã é uma incógnita. Quem bem faz, colhe bem e vice-versa. É pena! Mas, pode crer que muitos dos seus irão um dia sofrer as consequências.Mais uma vez, a culpa vai morrer solteira como aconteceu com os géneros adquiridos no Brasil.
    O MUNDO É DE DEUS.

  8. img
    Lele Responder

    Eu por acaso comprei uma vez um pouco desse arroz para experimentar e depois de o cozer não consegui comer, pois tinha um gosto muito mau, não sei explicar.

    Para não deitar fora, juntei na comida do meu cão, que está habituado a correr arroz e ele comeu tudo menos o arroz

    Acho que o arroz não é bom

    • img
      Responsabilidade Responder

      Lele
      Voces todos estao a agir de ma fé. Porque tanta inveja do Delfim Neves? Se leram as peças todas que vem no tela non, só pode ser mesmo inveja. Santomenses sao muito invejosos. QQuando nao sao capazes de ser como outros dizem cobra e lagartos dessa pessoa. Tlaba sá cada tê. Eu comprei o arroz, comi o arroz e nao apreciei nada de cheiro. Pra mim é um arros muito melhor do arroz que o Joao Gomes importou que depois de cozido tinha-se que cortar com faca porque é arroz elastico. Mas ninguem gritou o Joao Gomes. que País cheio de inveja. Vocês podem fazer tudo mas nunca vao herdar nada do Delfim Neves. Tu dares o arroz ao cao porque não dava pra comer? Deves ser um miseravel que se calhar está sempre a coca do Delfim Neves a ver se lhe saca lagum- Sem vergonha. Leia os documentos que anexou tela nom sobre isto.

      • img
        E. Santos Responder

        É muita lata da sua parte. Dão-nos porcaria para comer e ainda vem com cara de pau falar em inveja.
        Se o Sr. Delfim Neves fizesse a sua riqueza honestamente ninguém lhe apontaria.
        Agora estar a ganhar a vida a custa da morte lenta dos São-tomenses é uma grande vergonha,má fé da sua parte, isso sim.
        E ele não é primário nisso. Da compra que foi fazer ao Brasil também nos trouxe porcarias para comer.
        Se não sabe comprar, desiste. Não compra em nome do Estado. Porque o estado tem de defender o seu povo, a sua força de trabalho. Não matá-las lentamente.
        Inveja….vai contar outra…toda a vossa desculpa é inveja, para tapar os vossos erros.

  9. img
    Negro de STP Responder

    Outra vez?
    Jaja mé aua fiô ca sa cula.

  10. img
    convencido Responder

    Quando miguel trovoada precisava do bano e do delfim para lutar contra o mllstp, ele nao sabia que eram homens de negocio.? Como ele e o filho addotivo patricio sabiam , mas so queriam pessoas para fazer ponte para afastar daio, filinto e noberto costa alegre, olegario tiny, joao bonfim, o bano e delfim na alttura eram grandesl lideres. Agora estao com conversas com esses arrivistas da geraçao esperança ,senhores levy, varela da jota,agostino contra governo, serguidores e uma meia duzia de gatos pintados ao serviço da ignorancia politica. Voces nao conhecem nada da historia politica. Vergonhosos e corruptos do adi, mais os trovoadas. Delfim vai vencer.

    • img
      E. Santos Responder

      Tudo isso porque o ADI enquanto partido político está a fazer o seu trabalho de fiscalizador da acção governativa e vos está a denunciar.
      Vê-se que vocês estão mesmo incomodados…já disparam para tudo quanto é canto sem saber em quem acertar. hehehehe, quem não deve não teme. Escusado será partir para baixaria.
      Qualquer um que souber de falcatruas tem de entregar ao Tribunal sim. Seja do ADI seja um cidadão anónimo.
      O vosso problema é que não estavam abituados a ser responsabilizados pelos vossos actos.
      Comessem a pensar nisso, porque o ADI já abriu o caminho, agora a sociedade civil vai continuar….o cerco vai se fechando. Não há mal que dure para sempre.
      Podem se safar no Tribunal, mas denúncia vão ter…abituem-se.

  11. img
    convencido Responder

    Esqueci da alda bandeira, do vitor bonfim, alberto leal, fernanda pontifice, aito bonfim, do eng paquete, do sebastia, de muit pessoas anomimad que foram traidas

  12. img
    As Responder

    brincadeira…

  13. img
    convencido Responder

    Voces podem estar descansados, vamos demonstrar esses lacaios dos trovoadas pai e filhos( levy, varela animesico, salvador dos ramos,agostonho fernandes, elisio, que eles nao sao inocentes. Arlindo ramos trabalhou na secreta do daio, do amado vaz e.do celestino ele deve saber e ter arquivo. Estamos cansados desses parvos. Vamos entrar em cena. O migul trovoada nem confiança da vooces. O homem esta rico ele mais o filho desde que assinaram o acordo com taiwain. Esse varela qd fala do patrocio os amigos dele da jota do pinto ficam atormentados. Como ?????? So ele deve deve saber!!!!

  14. img
    paparazzi Responder

    adi mudou de estratégia
    agora porta voz e ilisio Teixeira o antigo ministro da justiça agora quer fazer justiça naquilo que não fez no seu consulado.sinceramente caro ilisio muda de comportamentos deixa isso para outros vc fica muito mal na fotografia

  15. img
    Revoltado e indignado Responder

    O que estão a fazer com o Delfim Neves, é pura inveja, querem a todo custo a ruina de um filho da terra, como é normal em STP, falarmos mal de todos porque são melhores que nós. Criticam o arroz importado pelo Delfim mas há gente a sofrer de falta de memoria, por isso faço vos lembrar que no ano passado o GOVERNO de PT importou um arroz que muitos não conseguiam comer, mas nessa altura, todos fomos obrigados a comer porque quem falasse ou criticasse sabia já a sua sentença ou de seu parente seja la aonde ele trabalhe. Deixemos disso, façam politica sim com apresentação de ideias de soluções para o engrandecimento do país e deixem desse parasitismo e intrigas. o ADI se continua com essas patetices vai cair em descredito e ser mais um “partideco” de lambe-botas e parasitas.

  16. img
    Mé-zochi Baixo Responder

    Meus senhores, o Nelson Mandela, na luta pelo apartaide lutou e foi preso pelo povo, pelo idela de comungava…ora vejamos no ADI o seu lider comportou como rato do naviu, mal comessou a afundar, pulou fora…onde esta o grande lider que deveria estar ca lutando com o povo, sofrendo com o povo…chegou a hora de pensamos, sera esse um lider, aquele que abandona o pode e foge pra viver a grande em Portugal…..meus senhores do ADI, por terem sido governo, e tambem têm no seu seio muitos jurista. em vez de fazerem politica de feira-de-ponto, porque que ñ vêm ao parlamento, trabalhar pra criar leis que venham a evitar de coisas dessas aconteçam…..reflexão

  17. img
    bmw Responder

    agora é que o ADI esta a ver mal.durante tempo que esteve no poder não estes males.piaaaaa
    se realmente o arroz não é bom para consumo,ha que se reclamar,pq de certeza que sr Delfim não come esse tipo de arroz com bicho nas suas refeições.

  18. img
    alvaro lopes Responder

    A justiça que actue e se esclareça as coisas , estamos perante um caso de justiça, o estado foi maIS uma vez enganado, lesado o produto é de baixa qualidade e alguém ficou mais uma vez rico com o bem público

  19. img
    confiante Responder

    Meus senhores a onde e que vai a nossa justiça o Delfin Neves ainda continua a querer matar o povo de STP para apenas ficar a geração dele mas como Deus e grande ele vai morrrer primeiro

    Delfin Neves Gabriel Costa Pinto da Costa Quidaleooooooooooo

  20. img
    de Ceita Responder

    Qualquer dia todos os políticos e governantes que desgraçaram este lindo país, irão pagar muito caro por todo mal que fizeram e fazem a este povo!

Deixe um comentario

*