Pinto da Costa conversou com Raul Castro mais de duas horas

O Presidente da República Pinto da Costa foi recebido esta segunda-feira, no âmbito da visita oficial que está a realizar a Cuba, pelo seu homólogo cubano, Raul Castro, no Palácio da Revolução.

No encontro que durou mais de duas horas, ultrapassando largamente o que estava protocolarmente previsto, os dois Chefes de Estado abordaram as relações de amizade e cooperação  entre os dois países tendo manifestado a intenção de fortalecer os vínculos bilaterais existentes.

Durante as conversações estiveram também presentes, pela parte de São Tomé e Príncipe, a ministra dos Negócios Estrangeiros, Natália Umbelina, e, pelo lado de Cuba, o vice-presidente do Conselho de Estado, Salvador Valdés Mesa e Bruno Parrilla, ministro das Relações Exteriores.

Antes do encontro o Presidente da República prestou homenagem ao herói cubano da luta pela independência José Marti, numa cerimónia em que colocou uma coroa de flores no memorial em sua honra erigido na monumental praça da revolução de Havana.

O encontro com Raul Castro foi o momento alto da visita oficial a Cuba iniciada por Pinto da Costa no passado sábado e que termina esta quarta-feira.

Durante os cinco dias da visita, o Presidente da República esteve na Casa de África na chamada zona colonial da cidade, onde está representada a cultura Santomense, no complexo histórico-militar Morro Cabaña onde visitou o Comando de Che Guevara e assistiu à cerimónia do disparo de canhão que se realiza diariamente há mais de 200 anos.

Pinto da Costa visitou ainda a Escola Latino-Americana de Ciências médicas e a Unidade Básica de Produção Cooperativa Vivero Alamar, manteve um encontro com estudantes Santomenses e reuniu-se com o Corpo Diplomático Africano acreditado em Cuba.

Téla Nón / Fotos de Yenny Muñóa – Cuba

  1. img
    Negro de STP Responder

    Guiné Equaterial . Angola agora Cuba velhos aliados .
    Espero que o povo de cuba possa vir a gozar de plena democracia como ja temos e que esta viagem traga beneficio para ambos os paises.

  2. img
    Barão de Água Izé Responder

    Faço votos que tenham discutido com bases em ciência politica contemporânea, a validade actual do marxismo-leninismo e os graves danos que esta ideologia fez em STP.
    Será estranho, penso que não será o caso, que pessoas que se dizem democratas, mantenham a cabeça formatada em modelos políticos que já demonstraram que só atrasam a vida dos povos que dizem defender.

  3. img
    Lede di alame ça ua Responder

    So um burro e que nao percebe as consequencias da democracia, hoje sao tome ja tem assaltantes, crimonosos e mais md, a democracia e coisa de capitalismo, que carrega, fome e miseria extrema, enquantos alguns vivem exageradamente ricos..se nao fosse os crimonosos e invejosos americanos, cuba ja teria outros tipos de desemvolvimente, mesmo assim e o pais com mais medicos no Mundo. viva a revolucao

    • img
      atento ao dossier Responder

      Mais medicos,e mais meretrises,este regime conseguiu transformar Cuba na casa de “passe” dos americanos e não só, viva cuba libre,viva as mutchaxas,e isso que voces querem para s.tome???

      • img
        kwatela Responder

        o amigo ja esteve em cuba???

        • img
          atento ao dossier Responder

          Muitas vezes,e sei bem o que estou a dizer.

  4. img
    Pen Drive Responder

    Cuidado com aquelas mentalidades que nunca se renovam!

  5. img
    feira ponto Responder

    Então Senhor Presidente não vai se encontrar com o Comandante FIDEL CASTRO o velho amigo seu? Que ingratidão.

  6. img
    Pensamento Responder

    Meus senhores, o problema não está no sistema, mas sim nas pessoas: as pessoas é que são orgulhosas, mesquinhas, malvadas, vingativas e desumanas. Por isso é que encontramos todo o tipo de atrocidades existentes no mundo. A solução passa por melhorar as pessoas, que só é possível quando estás decidirem buscar a sabedoria, o entendimento, a justiça, a humildade e o perdão na mão do seu Criador: Cristo Jesus

  7. img
    Pinto Ironico Responder

    Espero que com este jesto, o nosso presidente se lembre de fazer algo util em memoria da sua cunhada Alda Espiro Santo. Sugiro que a melhor homenbagem para ela….que sera marcada por todas as gerações….uma vez que ela alem dos cargos politicos que exerceu… sempre foi uma pessoa muito ligada a cultura… que transformasse a casa dela num verdadeiro Museu nacionalde Literatura, pensem nisso. Se alma existe, tenho certeza que ela vai adorar, por caso contrario a casa dela daqui a uns anos estara totalmente degradada e sugirão discursos de falta de verba para reabiliatar… pensem sobre isso……

  8. img
    E. Santos Responder

    Como nosso Presidente gosta destas cerimónias. Báboiucu!!!
    Resultado que é bom, só miragem.

  9. img
    Barão de Água Izé Responder

    Todos nós vemos, a maioria sente e vive, a pobreza em que se encontra a nossa Terra. A pobreza trás consigo marginalidade, crime, corrupções (de colarinho branco e do eleitorado), falta de ética e imoralidade.
    Aconteceu por acaso? Mas inacreditavelmente muito ainda pensam que o marxismo/leninismo (e por que não também o estalinismo) são a solução, quando foram os causadores da destruturação da Economia Sãotomense e foram o apoio firme da ditadura na República (dita democrática) no pós-independência.
    Há que ter coragem em enfrentar os factos para não se cair novamente na ratoeira da Ditadura ou Totalitarismo.

  10. img
    lay costa Responder

    EU como cidadão desse país acho que é uma boa ideia esse laçco de amizade entre ou dois país visto que temos muito quadro formado nesse e de certeza irâo forma mais quadro principalmente na area da medicina visto que faz muita falta no pais e também nos ajudam em termo da medicina que seunda a informaçao que eu tenho é a uma area(de saúde que eu esquece o nome da duença ) em que só a um deles formado em que toma conta por volta de 185.000 habitantas.

  11. img
    Golfo 2 Responder

    No ramo da saúde, vale a pena experiencia cubana.
    Presidente aproveita para fazer um check up a sua própria saúde, e faz muito bem. Veja também a saúde de nós todos coitado da Caue a Picão. Paguê.

  12. img
    truquim Responder

    Antes de mais, quer saudar todos os comentadores, no meu ponto de vista quanto a visita do Presidente Pinto da costa em Cuba é uma boa iniciativa, o que não comprendo é certos comentarios que eu li ai, será que não querem que sejamos amigos de Cuba? espero que não seja essa ideia vossa, para me o importante é quer presidente ou premeiro Ministro ou qualquer cidadão que poder fazer algo de melhorar a cituação deste povo que tanto sofre(Santomense)é de louvar, nós ja ficamos tão incredulo e que passamos só a criticar sem preocupação de vermos os lados bons das coisas.
    Meus amigos vamos ainda sonhar, e precurar de acabar com forma de fazer politica em S.Tomé que não esta a resultar .
    Bem aja a todos

  13. img
    Carlos Jorge da Silva Responder

    Patrice e seus aliados morem de inveja destas coisas. Comreende-se

Deixe um comentario

*