“Mina de Ouro de Patrice Trovoada provinha deste sujo negócio (dos barcos)”

A denúncia foi feita pelo MLSTP/PSD. Num comunicado de imprensa o MLSTP/PSD, faz o rescaldo do debate parlamentar, diz que o negócio dos barcos era a “Mina de Ouro” do Presidente da ADI, e pede ao Procurador Geral da República a instauração de um inquérito aos membros do antigo Governo da ADI.

MLSTP diz no seu comunicado, que tudo ficou esclarecido a volta do negócio com os barcos. «As negociações e os engajamentos que procedem a captura e a decisão judicial que recaiu sobre os dois capitães e os navios foram conduzidas por Patrice Trovoada e os ex-ministros das Obras Públicas e dos Negócios Estrangeiros, e os documentos exibidos pelo senhor Primeiro Ministro, confirmam a existência de acordos assinados e ganhos obtidos por estes», diz o comunicado.

O partido no poder realça outro aspecto que não deixa dúvidas sobre a cumplicidade entre os barcos, o negócio nas águas territoriais nacionais, ADI e Patrice Trovoada. «A prontidão manifestada por alguns advogados oriundos das hostis do ADI como defensores dos Piratas, vem corroborar com a verdade do envolvimento deste partido e dos seus dirigentes em actos de pirataria pondo em causa o bom nome de São Tomé e Príncipe e a estabilidade na região do Golfo da Guiné», fundamentou o MLSTP.

O Procurador Geral da Repúlica foi instado a agir, no sentido de instaurar um inquérito para o «apuramento das circunstâncias do envolvimento dos mentores do negócio dos barcos», refere o comunicado do MLSTP.

Abel Veiga

  1. img
    Barão de Água Izé Responder

    Este negócio dos barcos, chama a atenção para uma obrigação que deve ser aplicada a todos os políticos: Declaração de rendimentos, bens imóveis e móveis, no momento da tomada de posse e declaração anual e até cinco anos, após saída de cargos públicos. Declarações a apresentar em serviço público dependente da Assembleia Nacional.

    • img
      MICOLÓ Responder

      VILA NOVA DISSE e Abílio Neto tem muito que explicar sobre isso:
      «Trata-se de um memorandum de entendimento que assinei com uma empresa nórdica, isto porque durante o exercício do décimo quarto governo constitucional, tentamos transformar São Tomé e Príncipe numa plataforma de serviços»

      Até o Vila Nova nisso e a querer confundir-nos.
      Coitado, ele tinha que assinar, senão o Patrice que lhe tinha dado prémio como Ministro, por causa das dívidas que este tinha com Mistral Voyage e Vila foi protelando até que fosse Primeiro Ministro, pagasse as dívidas e o premiasse com a pasta de Obras Públicas e Petróleo.

      Vila nova pensa que não sabemos o que significa um CONSÓRCIO?
      Foi o que Gabriel leu e que o Okito disse na carta.
      Brincadeira tem hora!
      Que pouca vergonha, Vila Nova!
      Eu estou ansioso que o Abel Veiga anexe a tal carta para vermos com os nossos olhos e depois cuspir-te nos teus (vossos) olhos.
      Mas, estás a pagar o que muito sorrateiramente fizeste aos outros.
      Tu não és santo nenhum e sabes que sei.

      Olha…olha…olha!!!!
      O ABÍLIO NETO esquece-se que não sei que ele é o principal ideólogo desse negócio?
      É ele, o “CONSELHEIRO PRINCIPAL” do Patrice.
      Foi o Abílio quem montou tudo. Ele disse com a sua própria boca no Debate Africana do dia 27 último. Ficou claro qual era a estratégia que estava a montar com Patrice para era do petróleo.
      Disse com boca cheia que Stena Oil é um gigante na área do petróleo e não só e que era bom que fosse dos principais, ou mesmo,o principal cliente do nosso petróleo. GRANDE ESTRATÉGIA, Abílio.
      Basta ler o Memorando de Entendimento que previa garantir as futuras operações na ZEE de STP e JDA com a Nigéria, para confirmar o que digo.
      Estava tudo arranjado para haver exclusividade do nosso petróleo.
      Abílio Neto, o País é só do Patrice Trovoada?
      O Elíso Teixeira já está com diarreia. Aaaaaaaaaaa!

      MAS QUE POUCA VERGONHA ABÍLIO. O tiro saiu-te pela culatra.
      Toda gente ouviu da boca do Abílio Neto no Debate Africano, dizendo que o processo de venda do combustível não foi legal, porque não houve concurso público:
      Abílio Neto disse:
      {…UMA EMPRESA QUE EU REPRESENTO, PODIA ESTAR INTERESSADO, EVENTUALMENTE, NA AQUISIÇÃO… DAQUELE… DAQUELE… DAQUÊ…DAQUÊ LOTE DE COMBUSTÍVEL…E ISTO NÃO FOI DADO ACESSO A TODAS AS EMPRESAS PARA O FAZER}.
      Já viram? Vocês não ouviram isso da boca dele?
      Abilio ê…bô me ku boca bô. Bom vida bô ni putuga!
      Depois de teres dito que a Guarda Costeira é Pirata, querias ganhar comissão na venda de combustível que eles prenderam para dividir com Patrice? Aaaaaaaaaaaa! Bô cu lôpa péssado mece cume jaca? Bô buiá!
      Ainda por cima vem dizer que os da Guarda Costeira são analfabetos impreparados porque não sabem falar línguas estrangeiras. Ooooooo….ABUSO DEMAIS!
      Espero bem que os militares tenham ouvido isso da tua boca.
      Pergunta ao Sterlyne do MNE…Ele viu fogo e até urinou nas calças.

      Depois do Levy “LUPUIÉ” ter chorado no Parlamento porque não houve concurso e Posser ganhou dinheiro, que ele também poderia ganhar se tivesse havido concurso, agora vem o Abílio Neto também chorar.
      O que ele ganha com EMAE, não chaga ainda?
      MAS QUE POUCA VERGONHA, minha gente!
      O vosso problema não é o País, mas sim, o dinheiro que não ganharam.

      Coitado do Abílio Neto. Estava a contar com o Cargo de Ministro Secretário Geral do Governo ou Ministro do Petróleo. Quem sabe!

      Estou a espera do momento justo para falar-vos do outro larápio insonso do ADI e do XIV Governo [VÁBÚ!!!].
      Ele chama-se AGOSTINHO FERNANDES.

      O dinheiro é capim, não vinha somente dos barcos petroleiros…há outras minas também.
      O Agostinho Fernandes sabe do que estou a falar. PREPARA-TE.
      O teu momento está quase a chegar. Tonomu pa bô pia! Um ga moça bô!

      AFONSO VARELA, SALVADOR RAMOS, AMÉRICO, ELÍSIO E STOK… preparem-se.
      Vou por boca no trombone brevemente.
      QUISERAM COMER SOZINHO…TÓMA!

      Bala, tas a gostar?
      Tudo que andamos a falar, vou desbobinar.
      Falta o que andamos a conversar em casa do Patrice na praia da conchas
      O problema é teu e do Levy LUPUIÉ.
      FUI…

      • img
        ferpenapandopo Responder

        Mas a onde é que está o dinheiro apurado na venda dos produtos petroliferos que estavam nos barcos???

      • img
        Abençoado Responder

        Essa é uma prova de imparcialidade do Abel. Como publicaste para MICOLO, espero que publiques o meu comentário também. A ver vamos!!!

        Indicado por Pinto da Costa para segurar um poder que não conquistou nas urnas, Gabriel Costa tem sido o mais ridículo, desatinado, incompetente e mentiroso dos Primeiros-ministros que a República já conheceu, talvez até, que um país alguma vez conheceu.
        Nas suas já habituais manifestações esquizofrénicas no Parlamento e dotado de uma gesticulação discursiva epiléptica e, como forma de atirar poeiras aos olhos dos mais desatentos, Gabriel Costa veio afirmar, no último debate de urgência, que o XIV Governo Constitucional tinha assinado, pelo punho do ex-Ministro Carlos Vila Nova, um acordo secreto com a STENA OIL, na base do qual operações ilegais estavam a ser desenvolvidas nas nossas águas, com ganhos financeiros que nunca entraram para os cofres do Estado. Ridículo em que se transformou, Gabriel Costa até se esqueceu que se houvesse acordo com o Governo anterior, as operações jamais poderiam ser consideradas de ilegais. Mas a verdade é que nem sequer há, nem nunca houve, acordo algum com a STENA OIL.
        O ex-ministro das Obras Públicas, Carlos Vila Nova, veio desmentir publicamente Gabriel Costa, desafiando-o a apresentar, também publicamente, o tal contrato secreto com a Stena Oil a que fez alusão na Assembleia Nacional ou a carta da Stena Oil onde se diz que o Governo cessante tem com esta empresa algum acordo.
        Carlos Vila Nova afirmou ainda, em conferência de imprensa que, enquanto membro do Governo cessante, apenas assinou um memorandum de entendimento (cópia em anexo) com um consórcio nórdico (L&J Invest AB e Acona Wellpro AS), que nada tem a ver com a Stena oil, AB, visando a constituição de uma parceria público/privada para apoiar as futuras operações petrolíferas na Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe e na Zona de desenvolvimento Conjunto. Nada mais era visado do que a criação da tão almejada plataforma de serviços petrolíferos, tirando partido do desenvolvimento da indústria na nossa sub-região e a crescente procura de serviços dessa natureza.
        Nada de novo, numa República onde vários memorandos de entendimento já foram assinados pelos sucessivos governos, como é o caso por exemplo do MoU com Abu Dabi, celebrado pelo Governo de Rafael Branco em 2009 (cópia em anexo), sem que tal fosse motivo de tanta esquizofrenia. A diferença é que nenhum dos anteriores primeiros-ministros se prestou a este ridículo e palhaçada que só Gabriel Costa sabe fazer. Mas, compreende-se, pois, Gabriel Costa é o único humano na nossa República que conseguiu ser primeiro-ministro duas vezes sem que em nenhuma delas tivesse legitimidade para o efeito. Como um abutre, Gabriel Costa come sempre da caça alheia, pois tanto quanto se sabe a UDD nunca ganhou eleição alguma nem alguma vez teve alguma representação parlamentar ou mesmo distrital.
        Gabriel Costa, na sua avidez de sujar o bom nome de pessoas, para escamotear a incompetência e o insucesso da sua governação, e na sua habitual obsessão pelo seu predecessor Patrice Trovoada, nem deu-se ao trabalho de certificar que uma coisa é o consórcio nórdico onde está a L&J Invest AB e outra é a Stena Oil, AB. Gabriel Costa, qual um ignorante, fixou-se no sufixo AB constante da parte final das duas sociedades e concluiu ridícula e cafrealmente que se tratava da mesma empresa. O que Gabriel Costa ignora é que o sufixo AB (AktieBolag), nas sociedades nórdicas, mais não é do que o correspondente ao sufixo “Limitada” nas sociedades portuguesas. Gabriel Costa agiu de forma comparável a um banal atrasado que vendo “Lda” na parte final do nome das sociedades portuguesas concluiria que é tudo a mesma empresa. Mais ridículo não podia ser.
        Mas, importa aqui dizer em abono da verdade e da seriedade que o referido memorandum não só não foi assinado com a STENA OIL, como não dizia respeito a barco nenhum e muito menos à uma eventual autorização para a realização de operações ilícitas nas águas territoriais de São Tomé e Príncipe.
        Mas, foi lançado ao Gabriel Costa um desafio: Tornar público o contrato que o ex-Ministro Carlos Vila Nova teria assinado com a Stena Oil. Os são-tomenses aguardam com grande ansiedade a divulgação deste acordo, sob pena de imputarem a Gabriel Costa, para além da alcunha de flassóoo que já ostenta, o rótulo de “ser mentiroso e de uma baixeza atroz”.
        Mais ainda, os são-tomenses aguardam que Gabriel Costa apresente à Assembleia Nacional os documentos comprovativos de que o dinheiro da venda do combustível perdido a favor do Estado, juntamente com os navios Marida Melissa e Duzguit Integrity, já entrou nos cofres do Estado, pois, fontes oficiais, já deram conta que na data em que afirmou na Assembleia Nacional que o dinheiro já havia entrado no cofre do Estado tal não tinha de todo acontecido. Razão pela qual, aliás, no debate de urgência Gabriel Costa não fez qualquer alusão ao montante, como se tal não interessasse aos deputados e ao povo.
        Sinceramente que, se não tivesse sido transformado por Pinto da Costa numa República das bananas, o país nunca teria um primeiro-ministro destes. Um indivíduo que em vez de governar e resolver os graves problemas que o país enfrenta, passa o seu tempo a destilar o seu ódio doentio por Patrice Trovoada, como se o país todo tivesse algo a ver com os seus desentendimentos do passado e demais recalcamentos de que padece atrozmente.

        • img
          ferpenapandopo Responder

          Mas a onde é que está o DINHEIRINHO???

          • img
            rancataco

            dinheirinho nao …dinheirao sim

          • img
            rancataco

            deixe o governo trabalhar , dizia assim o ex primeiro ministro , estava a rebentar com o nosso lindo Pais.

    • img
      a barca do enferno Responder

      sera que essa gente da troica MLSTP ,PCD ainda tenhem moral para julgar algem…
      muita cara de pau…
      se o pais esta assim podemos
      agradecer a vossa boa conduta!…
      durante 38 anos voces usaram e abusaram desse povo. foram sempre bons professores na gestao coisa publica?!…
      Mais uma vez estao arrumados em salvadores
      da patria…
      o povo que vai na vossa conversa…
      depois nao veham chorar pelos cantos…
      sao lagremas do crocodilo…
      ninguem e perfeito , voce ja tiveram
      muita oportunidade de correger os vosso erros.
      de oportunidade aos outros!..
      deixe de chantagem!..
      nao val apena enumerar os casos de ma gestao
      da coisa publica…
      nao haveria espasso para tanta
      anomalia…
      deixe do odio ,a vinganca procurem ser felizes com vosco proprios …
      facam um favor a esse povo!…
      antes de sairem de casa olhem
      para o espelho aumenos uma vez por dia
      durant nm mes!…e dame a resposta …
      que Deus vos abencoi…

  2. img
    MICOLÓ Responder

    Ele dizia “dinheiro é capim”, pois é hoje ta claro que a mina ou o tal capim provem de negócios sujos.

    • img
      joão pedro Responder

      Os teus alaridos pecam, por falta de honestidade e frontalidade,não se pode levar a sério quem ejacula barbaridades estando escondido por de trás de uma porta, ainda por cima, mascarado.
      E digo-te mais, as tuas verboreias por serem desonestas, chegam ao exterior, de uma forma nebulosa, que só têm efeitos para os aliados dos teus pensamentos.
      O país não pode ficar refém de Patricio Trovoada, não é isso q interessa o povo.

  3. img
    armando Responder

    Bom trabalho este do MLSTP, instar o PGR a instaurar um inquerito a este negócio por sinal mau para STP. Todavia, peço_vos encarecidamente que completem esse vosso trabalho pedindo ao PGR para lembrar de outros casos como o do arroz importado dos Camarões pelo Sr Delfim Neves, e diversos outros casos de colarinho branco cometidos por estes santos senhores do MLSTP que hoje querem limpar a sua imagem usando o ADI (sem tirar a responsabilidade do ADI) e estāo impunes. Coitado do povo ignorante!!!…

    • img
      Lazaro Lambane Responder

      Em 2010 quando cheguei a este pais, ouvia muitas as vezes o governo da altura falar que esta a trabalha para que STP transformasse numa plataforma de prestação de serviço, na altura pensei que tratava de pessoas com conhecimento da matéria visto que este pais possui todas condições naturais e geográfica para o efeito, mais sim de um conjuntos de ignorantes, que falavam porque ouviu alguém falando do assunto e não sabia por onde começar. analisando toda essa polémica, pergunto, como pensava buscar financiamento para estes projectos? ajuda externa, de quem? união europeia, banco mundial e FMI, NUNCA,já viram alguma vez essas instituições financiar projectos que leva a financiamento de empresas, criando fabricas, construção de hotéis (TURISMO, que leva a criação de emprego e crescimento económico.
      eles financiam projectos onde o capital não gera rendimento como: estudos, construção de estradas, projectos ecológico com algumas beneficio social a médio prazo, mas não a criação de riqueza. porque,
      quando um pais atinge o rumo de desenvolvimento a sua politica em relação a politica exterior muda, o pais diminui a sua importação e aumenta a exportação, perdem o mercado para determinados produto, matéria prima
      barato, e ganha competidor directo nu outro mercado. Ex: STP temia o acordo com UE no que concerne a barcos pesqueiro porque adquiriu seus próprio barcos e quer vender na Europa. agricultura deixa de ser se subsistência e passa a ser industrial, neste caso vai buscar mercado para escoar o excedente.
      Por isso todos países de terceiro mundo menos STP estão a buscar esta via de filamentosos para seus projecto através de grandes multinacionais onde o seu capital tem duas cara, limpa serve para investir na Europa e escura para terceiro mundo.
      Otros aspecto importante, esse capital resultante desse negócios não entram para o cofre de estado porque têm auditoria constante de instituição financeira internacional(Banco Mundial e FMI)entram como filiares essas empresas, criação de sociedade publico privadas, etc que contribuirá para criação de emprego e clima de negocio.

    • img
      Bandeira Responder

      oh MLSTP-PCD porquê tanta luta vocês já não esta a governar o pais? olha a vossa volta veja o povo que voz elegeu mesmo vocês não merecendo! trabalhem pra aquele povo que voz honrou com os seus votos, honra também a eles, eles merecem ser felizes, felicidade deles não dependo da mesquinha de guerra entre o MLSTP-PCD e o ADI, mostra Estabilidade Politica Económica e Social nesta Nação de S.Tomé e Príncipe será que o ADI comeu todo dinheiro de S.Tomé e Príncipe em pouco ano de mandato, e que já não a mais dinheiro para vocês darem uma boa estabilidade económica o esse Povo que vivi ah mais de 38 anos a depender de fruta pão, banana prata,jaca,cajamanga, safu, etc, bife é caso serio, que me desculpe e expressão, só são apenas uma media 150 mil habitantes e que a maioria delas vivem a baixo de 2 dólares por dia, em vez vocês ficarem mais focado com o melhor do pais e trabalharem com mais dignidade para bem do vosso Povo não, só estão desfocado e preocupado com o ADI,esquecendo que vocês é que tem a faca e queijo na mão, oh MLSTP-PCD vocês só falam mal do ADI será que vocês são melhor do que o ADI, são? são mesmo ENTÃO MOSTRE PELO VOSSO BOM TRABALHO COM HONESTIDADE.

  4. img
    Me Zemé Responder

    Ai se a procuradoria fosse isenta…muita gente iria à cadeia e o estado teria dinheiro para o orçamento geral do estado com as indemnizações que os nossos políticos teriam que pagar ao estado. Deus nos Abençoe.

    • img
      Observador Responder

      Algum dia esse ato terá que começar. Se a partir de agora não se começa, então estaremos todos tramados. Se esses atuais danosos não forem a partir de agora castigados, esse País já mais terá um norte. a situação atual é muito grave para o País.

  5. img
    arroz podre Responder

    O documento que o 1º.Ministro mostrou no parlamento é falso, até a presente data não se teve cópia do mesmo.
    O MLSTP sabe disso. Vergonha é que eles não têm.
    Tomaram poder e não estão a satisfazer as necessidades do povo.
    O governo não tem diplomacia para lidar com os investidores é o que está a acontecer.

  6. img
    osvaldo pereira Responder

    hoje ADI, ontem MLSTP , as vezes MDFM-PL , de vez em quando PCD-GR , resumindo e concluindo vocês os políticos são todos iguais, e não vale a pena virem agora armar-se em honestos porque nenhum de vocês quer saber do povo pra nada, so querem é o vosso bem estar , de alguns membros da vossa família e das vossas amantes, tenho dito…

  7. img
    Má Plá Miná Responder

    Quem comenta essas figuras triste é quem não quero ver país a ter outro rumo isso tudo é politica.

  8. img
    Pv Responder

    Aprenderam os barcos, venderam o crude, receberam uns bons milhões de euros e disso não dizem nada do que será feito com ele. Com que percentagem ficará o advogado do estado nesse processo? O memorando assinado entre o anterior governo e as empresas nórdicas estão disponíveis na internet e todos podem ver. A carta de que refere o PM, essa ninguém vê. Falácias só servem de balão de oxigénio para os fanáticos. Os lúcidos quererão sempre ver as provas.

    • img
      ferpenapandopo Responder

      Mas a onde é que está o dinheirinho??

      • img
        Pv Responder

        Provavelmente o PM e os seus aliados poderão lhe responder essa questão. Pelo que foi dito numa emissora da radio em STP, 15% de 7,5 milhões de euros (cerca de 1 milhão de euro) será para Advogado de estado no processo dos barcos apreendidos.

        • img
          ferpenapandopo Responder

          E quanto é que o advogado vai pagar de impostos ao estado sobre esse rendimento de um milhão de euros???

    • img
      celeste Responder

      essa é que é publiquem a carta.
      o povo espera isso do P.M. Gabriel costa.
      a verdade,de que têm medo.
      o ex ministro vila nova pediu um debate publico. gabriel costa o povo está a espera,sejam corajosos

      • img
        de Ceita Responder

        Concordo, fez-se a acusação a alguém, e este alguém pediu um debate público e frontal. Que se faça.

  9. img
    Germias Responder

    Tudo Mais Tudo Chama-se crimes e etc,ate agora quero que alguem dis aqui aquele ou este foi detido por causa disto ou aquilo,preparam que patricie Trovoada Ainda vai ganhar as eleicoes,o homen Ainda Tem Muita massa,lenbro que quando foi campanha para presidenciais em Portugal Mamei algus dolar na nao do cubila e chalino,patricie Ainda Tem Muita massa em breve regressa a terra fui

  10. img
    Pedro Lima Responder

    Tudo isso q foi dito no parlamento por gabriel costa n tem consistencia. Prova? Sei q gabriel esreve ontem com embaixadora de suecia. Porque!

  11. img
    Má vijam Responder

    Não vejo nesse País um Governante sério, isto atribuíram titulo de terreno para construção na zona de S.Marços até a presente data os beneficiários que já pagaram o seu dinheiro desde 2009 no B.Central de S.Tomé e Príncipe estão a espera, incluso houve que comprou os materiais para sua construção os mesmos materiais acabaram por apodrecer. Diga-me agora a quem deve-se atribuir esta responsabilidade. Como é que querem que o País se desenvolva assim desta forma. E depois como não bastasse agora está na moda toda a culpa é do Sistema Judicial (os Tribunais é que não funciona). Diga-me uma coisa. Qual é o Organismo do Estado Santomense que está a funcionar melhor que os Tribunais? Não vejo nenhum se não for mesmo os Tribunais. Constatei isto porquê devido os títulos de posse que os beneficiários têm que até então os mesmos não receberam o terreno não obstante terem pago o mesmo terreno. E depois existem políticos de arrogam ser justo e Santo. Não são nada e nem valem nada só com este comportamento e resumindo e concluindo vocês os políticos são todos iguais, e não vale a pena virem agora armar-se em honestos porque nenhum de vocês quer saber do povo pra nada, so querem é o vosso bem estar , de alguns membros da vossa família e das vossas amantes. Espero que sem vergonha contesta esta minha posição.

  12. img
    xxxxxxxxxxxxxx Responder

    Caso Sta mariado

  13. img
    Helcio Viegas Responder

    A vontade de mostrar ao povo santomense e ao mundo que Patrice trovoada é sujo ainda vai levar essa nação a cometer erros irreversíveis a serem pagos pelo povo. Quanto ódio, meu Deus. Para quê mais confusão, se dá para todos a ração…Bola para frente, e concentração nos reais problemas a serem solucionados em prol do povo santomense seria a opção mais correta ao invés de nos distrairmos com esses atos ilegais iguais a outros que justificam a fundação do “campo de milho” e as mansões e jeeps caríssimos que decorram a nossa praça. O homem nem sequer esta aí para isso. Esta a optar pelo silencio e isso deve estar a irritar os prevaricadores dessas noticias e o próprio governo. Estou identificado sem medo de represálias. Façam o mesmo irmãos.

    • img
      de Ceita Responder

      Tanto o MLSTP, PCD, MDFM, pelo facto de não terem matéria para convencer a população, já que também as eleições estão próximas, o único ponto que têm para atrair alguma atenção da população é atacar o ADI e o seu líder. Estou curioso para saber o que estes partidos irão inventar para convencer o eleitorado nas próximas eleições. Será que com a mesma cara de sem vergonhas, estes partidos irão usar o quê?

  14. img
    bôbô fé Responder

    MLSTP.PCD nance té nome ,muda de ideia , porque vocês são uma maquina de curopcão !eu ali não vejo um que presta , mas culpa não eh vossas o povo troca o seu voto por dinheiro , e esse e o resultado , o pior ainda esta para vir ,

    • img
      ASSASSINO Responder

      Meu caro, mesmo quando o povo não vota neles, a Troika está sempre no poder. Diz a quanto tempo o MLTP ganha uma eleição legislativa? a uns 8 anos!!!! Mais de 2 em 2 anos estão sempre no poder!!!! E o que fazem, só tramam, roubam, destroem o sonho deste povo e vêm dar dos mais sábios, dos melhores governantes, dos mais intelectuais. Esses gajo são uma verdadeira mafia.

  15. img
    3 macucu Responder

    A verdade està aonde? vamos acriditar quém?por favor deixem de falar muito , o povo quero saber todas as verdades da parte de ADI,e de MLSTP e eu pesso ao senhor Gariel de fazer uma copia de tudo isto para mostrar o povo e para acriditarmos melhor no seu lindo trabalho porque jà estou farto de ler bla bla bla o MLSTP tenhe que mostrar a sua capacidade para envergonhar esses senhores que dizem nao està dentro desse negocio agora que as coisas estao a ser veridico ,muitos querem ritirar-se do problema por favor sernhor Gabriel continua o seu trabalho temos que conhecer as verdades de umavez para sempre e assim o povo vai saber quém deve governar o futuro de STP

  16. img
    forro da terra Responder

    Gabriel Costa e Pinto da Costa, onde está o dinheiro de venda de 9 mil toneladas de petróleo que vocês venderam?

    O Cofre do Estado está vazio e nenhum dinheiro entrou no tesouro público.

    Dessa vez vocês não escapam. Se vocês comerem esse dinheiro escondido…

    Não se esqueçam o dinheiro é do povo e deve entrar imediatamente no tesouro público.

  17. img
    Abdel Santos Responder

    O ex ministro Arlindo Ramos, provou ao povo que ADI sabia e era dono dos negócios dos barcos, tanto é que ele apresentou um certificado dos pretróleos roubados que só ele tinha. era ´homem da contrainformação do ADI e sabe tudo.a verdade vem sempre a tona.

  18. img
    Engenheiro Responder

    TODOS PECARAM NA GESTÃO DOS BENS QUE

    DEUS TEM NOS DADOS.

    MAS, NÃO VEJA PARA PECADO DO OUTRO!!! VEJA

    O TEU, PRIMEIRO, CORRIJA O TEU E EM

    SEGUIDA DIZ AO OUTRO,VEM,EU AJUDO-TE A

    TIRAR O TEU PECADO.CASO CONTRARIO

    PASSAREMOS A VIDA TODA A ACUSAR UNS AOS

    OUTROS.E VIVEREMOS ESSA SITUAÇÃO,ESSE

    INFERNO DE COISAS ATE QUANDO???

    DIRIGENTES DA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

    ANTERIORES E ACTUAIS E OS QUE HÃO-DE

    VIR,PARA!!! PARA E PENSAM UM POUCO!!! ATE

    QUANDO SOFREREMOS??? NINGUÉM PERDOA

    NINGUÉM!!! QUE COISA!!! CADA UM CARREGANDO

    SEU ÓDIO E ÓDIO DOS OUTROS!!!

    Mas a oração de todos nos, grandes ou

    pequenos,ricos ou pobres,senhores ou

    servos e todos os dias antes de por os pés

    nos caminhos da vida deve ser assim:

    Oh,Deus misericordioso! Tem compaixão de

    mim que sou pecador e do meu povo e do meu

    pais.Abre-nos a porta da PAZ e de

    PROSPERIDADE e AMOR aos nossos inimigos!

    Quem sabe se fizermos assim,Deus não

    ouvira dos Céu e transforme São Tomé e

    Príncipe numa terra ABENÇOADA!!!

    Atenção que essa oração não e só para os

    dirigentes,não! E para todos!!! Porque

    não são apenas dirigentes que andam a

    cometer maldades!!! A maldade,pecados e

    abominações esta em cada esquina de São

    Tomé e Príncipe.

    Quem tem ouvido ouça!!!

    Deus abençoa-nos a todos!!!

    Amem JESUS!

  19. img
    Toni Responder

    Será que o problema de STP é somente o ADI, as únicas acções que tenho visto è combater o anterior Governo. Agora o que faz este Governo pela governação de STP , eu ainda não vi nada de concreto a não ser fazer guerra Política, as vezes até parece que são a oposição . Como sempre os Governantes estão a atrapalhar o desenvolvimento e o bem estar do Povo, não fazem nada que se veja. Srs Ministros façam obra em prol do Povo.

  20. img
    Bem de S.Tomé e Principe Responder

    Eu não votei nesse partido, pq conheço há mt tempo quem é PT.Porquê Carlos Neves, Edgar Neves,Gabriel Costa, Diogo da Enaport, Jaime Menezes,Rodrigo Cassandra e outros abandonaram esse partido?
    Patrice tinha oportunidade de ouro quando ganhou as eleições, mas como ele é pessoa como é, por isso que caíu.Se ele fosse humilde, com espírito de verdadeiro patriotismo, desprovido de rancor, ódio e tentasse ter uma politica construtiva, o seu governo não cairia e até seria presidente da Republica na próxima presidencial.

  21. img
    A Voz do Povo Responder

    Tudo quanto disse o Gabriel e os seus comparsas no parlamento é só para tentar distrair as pessoas menos atentas! São inverdades, inventonas e malabarismos políticos que já não têm espaço no século 21. É uma tática antiga! Um primeiro ministro e o governo completamente desnorteados, criticado em todo espaço por onde se anda pela maioria esmagadora da população deste país até por estrangeiros! Quando se fala deve-se mostrar provas!! Onde é que está? O partido ADI no seu site, sempre quando fala de algo mostra provas. O Gabriel Costa enganou até aos deputados: isso é grave!! Até hoje ele não foi capaz de mostrar aos deputados nem a ninguém nenhum documento que andou a exibir a distância a última sessão parlamentar! Esse primeiro ministro é mentiroso, incompetente e subserviente. É até obrigado obrigado pelos seus chefes do MLSTP e PCD a mentir, porque se não o fizer vai para a rua. Quem viu Gabriel Costa Bastonário, quem ouviu Gabriel Costa e quem o vê o ouve agora! Quem diria que este indivíduo se transformava num homem banal, isento e ignorante! quem diria!! Foi bom ter ele mostrado ao povo que não vale a ponta de um….

  22. img
    Conselho Responder

    O Gabriel Costa vai ter vida muito difícil no seu relacionamento com este povo, quando sair brevemente deste pseudo “poder” instalado. Está a semear ódios e bom fruto não há-de colher de certeza! Devia cuidar do tempo que ainda lhe resta viver neste mundo respeitando as pessoas e o povo deste país! Anda obcecado em ganhar algum dinheiro servindo interesse de grupos bem identificados hipotecando a sua imagem e a sua própria dignidade! O tempo dirá!!

  23. img
    Pau Três Responder

    Gabriel em maus lençóis, usando o rosto que não é seu!

  24. img
    stp indignados Responder

    Viva nosso líder Cubila.

  25. img
    H. COSTA Responder

    Insto a todos os santomenses que amam de facto este país, independentemente de serem do ADI, MLSTP, PCD, MDFM ou qualquer outro partido que iniciemos todos uma campanha de alcance nacional e internacional, em todos os sites ou meios de comunicação, sob o lema: “Mas onde é que depositaram o dinheiro do povo?” Pela transparência e boa gestão da coisa pública.

    • img
      H. COSTA Responder

      De igual modo desafio a Direção do TELANON, a criar um abaixo-assinado sobre a petição para efeitos de que o valor resultante da arrecadação do crude seja depositado nos cofres do Estado, bem como a prestação de contas sobre a sua eventual distribuição. Pois considero este um assunto de interesse público, tendo em conta o aumento de comentários solicitando o paredeiro do dinheiro.

  26. img
    Marta Costa Responder

    enfimmmmmmm…Vejo varias verdades misturadas por vários lados…depois vejo alguns “crentes” defendendo com unhas e dentes os seus partidos do coração…Ao menos isso, mostra que estão vivos e tentam ter alguma vontade pra política, coisa que muitos já perderam…Entretanto achei curioso um comentário pela sua construção positiva. Diz o seguinte: “A vontade de mostrar ao povo santomense e ao mundo que Patrice trovoada é sujo ainda vai levar essa nação a cometer erros irreversíveis a serem pagos pelo povo. Quanto ódio, meu Deus. Para quê mais confusão, se dá para todos a ração…Bola para frente, e concentração nos reais problemas a serem solucionados em prol do povo santomense seria a opção mais correta ao invés de nos distrairmos com esses atos ilegais iguais a outros que justificam a fundação do “campo de milho” e as mansões e jeeps caríssimos que decorram a nossa praça. O homem nem sequer esta aí para isso. Esta a optar pelo silencio e isso deve estar a irritar os prevaricadores dessas noticias e o próprio governo. Estou identificado sem medo de represálias. Façam o mesmo irmãos.” Bem, analisando: 1. Este governo nunca teve nenhuma estabilidade para governação (O ADI fez de tudo para que isso nunca acontecesse, desde do seu comportamento na entrega de pastas até as denuncias avultadas no seu site que mais pareciam uma propaganda contra o governo do que propriamente oposição política); 2. Gabriel Costa não é o melhor político que já vi desfilar por aí…alias lembrem-se que não foi a primeira escolha do Pinto da Costa…Bem, quem é o culpado de tal situação que agora uns falam de falta de liderança no país? Na minha opinião é do próprio Patrice Trovoada que recusou arranjar um substituto para o seu lugar que gerasse alguma concórdia…(sempre disse isso e continuarei a dizer)…Se o homem (Gabriel Costa) lá aceitou esta “saia justa” e não está a fazer o que “todos nós” esperávamos??? Há lá isso é verdade…Mas quem foi o bruxo que conseguiu perceber isso só agora???? Era de se esperar…num país onde mais parece existir milhões de máfias reclamando território, num país onde o povo é faminto, em todos os sentidos…num país onde a corrupção humana e a agressividade parece reinar em todas as vertentes…sem falar dos interesses dos múltiplos partidos…Bemmmmm…não preciso continuar…para que todos se apercebam da situação…Agora pergunto: quem na altura seria a figura “publica” que poderia dar conta deste “espetáculo” todo de forma feroz e implacável? Tenho muitas duvidas pra responder a esta pergunta…”Fazer omeletes sem ovos” as vezes parece difícil não????? 3. Face a tudo isto e muito mais, o nosso presidente deveria agarrar a situação e fazer uma coisa que pode vos parecer uma grande barbaridade, mas eu o faria, para o bem do País – adiava as eleições por tempo indeterminado (tempo indeterminado= tempo em que os meninos e as meninas, de toda a esfera política se entendessem e honrassem um acordo de trabalho conjunto para a estabilidade e bem da sobrevivência da nossa soberania/ pátria…Nem que tivesse que reformular o governo, assim o faria…)…mai nada…quero lá saber de ser anti-democrático e…e…e…quero lá saber…os meninos e as meninas teriam que se entender

  27. img
    Manuel Ceita Responder

    Faço das palavras do Barão de Água Izé.É necessário ter olhos nos olhos no nosso País. Parabéns pelo comentário.

Deixe um comentario

*