Última hora – Pinto da Costa propõe diálogo Nacional sobre o futuro do país

O Téla Nón apurou que na reunião com os 4 partidos políticos com representação no parlamento, o Presidente da República propôs, a realização de um diálogo Nacional sobre o futuro do país alargado, e cuja modalidade de concretização está a ser discutido na reunião que começou as 10 horas locais e prossegue ainda esta tarde.Pinto da Costa propõe que esse diálogo nacional seja aberto e inclusivo à sociedade, não se restringindo aos partidos políticos.

  1. img
    conobia cumé izé Responder

    ok; concordo.STP é de todos e não meia duzia de carcamanos e corruptos. Juntos por STP para todos.Boa; Sr. Presidente PINTO DA COSTA !!!Parabéns.Fui

    • img
      tudo o vento levou!... Responder

      Pinto ; …

      PARA !…

      OLHA !…

      ESCUTA !…

      TENTE PERCEBER QUE O ERRO E HUMANO…

      depois da tempestade criada por Pintto da
      Costa esperemos que vem a bonanca…

  2. img
    Trinta Mil Responder

    As questões chaves devem ser: Como decorrem os trabalhos de recenseamento dos eleitores?
    A cooperação internacional? China? e/ou China Taiwan?

    há novos eleitores? Há muita participação?
    O resto é conversa, o cumprimento de um cronograma de actividades, etc.

  3. img
    Engenheiro Responder

    Boa intenção!!!

    Mas, como se diz; De boa intenção esta o inferno cheio. E digo mais por melhor que seja o dialogo isso nunca se resultara em nada e se cada um não olhar para dentro de si mesmo e cair em si mesmo e analisar o sei interior e livrar se do peso que,certamente todos, mas todos tem na sua consciência tanto para com Deus como para com homens e olhar para aquele que TOME, ajoelhou e DISSE MEU SENHOR E MEU DEUS, JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS,O ÚNICO,EXCLUSIVO E SUFICIENTE SALVADOR DE TODOS OS HOMENS,meus queridos e minhas queridas DE MODO NENHUM,HAVERÁ CONCÓRDIA NESSA TERRA.

    Tomamos como exemplo. Porque e’ que EUA e’ a nação MAIS PODEROSA DA TERRA? E sempre será!!! Porque o PRESIDENTE ali quando toma posse põe a sua mão sobre A PALAVRA DE DEUS, A BÍBLIA SAGRADA alem disso os EUA protege muito a ISRAEL, o povo escolhido de por DEUS aqui na terra,através de Abraão nosso pai da FÉ’.E DEUS disse na sua PALAVRA,abençoarei quem te abençoar. Então como EUA protege muito a ISRAEL,o povo escolhido,DEUS engrandece muito aquela nação, podem abalar mais não caem, porque a promessa de DEUS não FALHA!!!

    Então, qualquer nação que não busca o DEUS de ISRAEL, o DEUS invisível e adoram outros deuses de pau, pedra esta entregue a si própria, entregue a confusão, contenda por tudo e por nada,começa tudo mais NUNCA chega ao fim, nem no meio,tudo as pessoas tentam resolver com feitiçaria,e o pais esta indo assim d mal a pior, INFELIZMENTE,

    SERÁ QUE ISSO QUE ACABO DE ESCREVER DA’ PARA TODOS NOX PARARMOS UM POUCO E MEDITAR???

    Eu sei que Satanás vai fazer tudo para não publicarem isso.

    Mas JESUS CRISTO SERÁ SEMPRE O SENHOR!

    QUEM TEM OUVIDO OUÇA!!!

    • img
      Caçô múmu. Responder

      Não se pode também, cruzar os braços e pensar como o sr. está pensando. Temos que de qualquer forma, apoiar ou não a iniciativa, porque temos todos razão ou culpa nisto tudo. Um abraço.

  4. img
    Pirueta Responder

    Muito bem senhor Presidente!!! O país precisa de paz, harmonia, solidariedade, estabilidade e progresso. Há tempo para se fazer política, cada um defendendo as suas ideias, mas também já é altura para consensos para a organização do nosso futuro. Pode-se perfeitamente defender ideias contrárias mas contribuir para desenhar um futuro melhor para todos nós que vivemos nestas ilhas. Não acho que estas coisas sem incompatíveis.
    Patrice Trovoada e o seu ADI deve ser chamados para este consenso e devem participar na construção do nosso futuro mesmo defendendo ideias contrárias aos dos outros partidos. A oposição não é sinónimo de estar contra tudo e contra todos como o senhor Patrice Trovoada tem feito ultimamente.

  5. img
    arroz podre Responder

    Isso não vai dar em nada.
    Cadê a conferência sobre a corrupção? ficou na caveta?
    Cadê o resultado do trabalho da equipa chefiada pelo Finto Costa Alegre?
    É mais um blef para dilatar à data das eleições, mas o povo está muito atento.
    Os maus feitores desse País não vão levar nada.

  6. img
    lede di alami Responder

    Apoiado, pena nao estar no pais para participar tambem.

  7. img
    Bom Gosto Responder

    Muito bem.
    Meus Parabens à Pinto da Costa e aos quatro Partidos com assento parlamentar. É com diálogo que se consegue estabilidade e consequentemente o desenvolvimento. Pena só é que entre esses quatro partidos um deles é cobnsiderado traidor, é considerado como aquele que não cumpre o que assumi, ainda que por escrito. Foi o que se viu em 2008.

  8. img
    K Responder

    Acho que foi uma decisão no momento certo. Deixar tudo que nos separa e procurar com muita responsabilidade as alternativas possíveis para sairmos todos a ganhar. É a hora! Somos capazes porque já provamos isso ao mundo… Temos que ser mais saotomense
    e aceitar as diferenças…

  9. img
    António Menezes Responder

    Porque será?
    Agora? Depois de fazer sair um governo legitimo, e as eleições? Depois de tanta perseguição? Eu ouvi que deveríamos governar com transparência, esse foi o lema do actual presidente nas ultimas eleições, mas nós verificamos com a queda de governo do ADI, só as pessoas do MLSTP é que podem aceder a diversos lugares e trabalhar. Porque será? Vimos as nomeações para as embaixadas, empresas, até os chefes de serviços, serventes têm que ser do MLSTP ou de PCD. Depois disso, depois de colocar os amigos, agora venham fazer o resto, precisamos de sociedade civil? Sei de uma coisa, em 1991 também houve coisas dessas, e o que se fez nessa altura? Bom, os jovens nada sabem, pois não existe memoria nessa terra. Francamente…

    • img
      Carlos Santos Responder

      Em 2008 o Tomé Vera Cruz era Primeiro Ministro eleito pelo povo saido das eleições quando Patrice Trovoada fez cair esse mesmo governo com promessa de 800 milhões de dolares de Venezuela e foi promovido Primeiro Ministro ele nessa altura foi eleito pelo povo quando ADI só tinha 12 deputados isso o que diz então…. sobre isso não erra governo legitimo.voces do ADI tenh memoria muito curta ou estão a enganar quem povo pequeno.

      • img
        socolomesso Responder

        O Sr sempre vem com está conversa!!! Quem fez cair o governo de Tomé Vera Cruz, foi o padrinho dele, e os Pires Netos que queriam meter o corrupto do Agostinho Rita ccomo governador do Banco Central, deixá de tretas, o P T como político aproveitou as vossas fragilidades, a verdade é bom de se dizer.

        • img
          António Menezes Responder

          Poxa…felizmente existe pessoas nesse forum com informações. Fica claro para alguns.

        • img
          António Menezes Responder

          Os políticos têm de saber o seguinte: O pais é de nós todos, estão ai apenas para dirigir e governar e nada mais. Ao contrario o que fazem, pensam que estão no seu quintal. Tomam tudo e depois vêm pedir ao povo bla bla.
          Faça um referedum, senhor presidente e muda o regime. Julga os corruptos, mas todos e não alguns de determinados partidos…mas não, são precisamente os duvidosos é que vão lá encima…francamente. Que moral é esse?

  10. img
    Engenheiro Responder

    Mas uma tentativa de reconciliação que não

    resultara em NADA! Garantidamente!!!

  11. img
    Verdade Responder

    O País é de todos nós, por isso toda tentativa para levar o País a entrar no cominho do desenvolvimento e do bem estar dos santomenses é bem-vinda, mas será que todos estamos realmente imbuídos na procura de solução para os problemas que afectam o nosso País? Será que estamos preparados para ajudar a resolver esses problemas? Muitas vezes até queremos resolver os problemas, mas queremos que o protagonismo seja nosso, e isso é um dos grandes problemas nosso, toda gente quer protagonismo, por isso muito coisa não avança.
    Si queremos realmente encontrar um clima de consenso (claro que respeitando a diversidade de opiniões) para a solução dos problemas, primeiro temos que evitar protagonismos, temos que realmente incluir a todos e os resultados serem a responsabilidade de todos (do bom e do mau), Governo, Oposição, Partidos … de todos os intervenientes.
    Enquanto estivermos a busca de protagonismos pessoais ou de pequenos grupos, nada irá avançar.

  12. img
    sotavento Responder

    Em 38 anos como pais independente quantas vezes ja houve dialogos sobre o desenvolvimento da nacao?
    O principal entrave para o desenvolvimento é a corrupcao interna a nivel dos mandatarios dos politicos.Combatendo frenando com seriedade a corrupcao em STP de certeza que as coisas tomariam um ootro rumo. Mas é sempre bom os irmaos falarem…a ver vamos

  13. img
    epm Responder

    Temos de encontrar um ponto de partida.
    A oportunidade e boa e espero q nao seja propaganda.
    Na qualidade de fazedor de politicas publicas tenho todo o gosto em dar o meu contributo na busca de solucoes que promovam o desenvolvimento economico do pais

  14. img
    E Agora! Falo eu... Responder

    É mesmo triste ler certos comentários sobre um tema tão importante como este, o futuro do país.
    Meus caros, desde o início da nossa jovem democracia, já tivemos presidentes de pertencentes aos maiores partidos do nosso país. Todos eles destituíram governos e após a mesma convocavam eleições. Vêm as eleições, dão banho ao povo, quem chega ao poder, coloca os seus em lugares chaves de forma a conseguir os seus objetivos e o país continua na mesma ou pior do que estava. Entramos nesta rotina vezes sem conta e nós, simpatizante ou militante deste ou daquele partido, ficamos nesta quizila política que as vezes não nos deixam ver as coisas de forma como elas devem ser vista. Vamos tentar responder a seguinte questão…já tivemos algum governo que tinha ou teve um programa/projeto estruturado para desenvolvimento do país? Eu não me lembro de um.
    O país esta metido num buraco. Apesar de cada um dos partidos ter, vamos acreditar que sim, uma ideia para o tirar STP do mesmo é necessário que todos eles, juntamente com a sociedade civil, sentem-se e definam um rumo para esta terra. Por isso, não vejo nada de errado nesta iniciativa presidencial. Também a verdade seja dita, para debater ideias é necessário tê-las.
    Saudações.

    • img
      Zeca Afonso Responder

      O problema que se coloca, é que já houve três e não deram em nada!

  15. img
    QUEM SABE, SABE Responder

    O País é de todos santomenses, no entanto a iniciativa é boa. Na perspectiva no que sairá no diálogo seja ela qual for, o importante é haver entendimento entre os quatro Partidos para bem e desenvolvimento do nosso País. Repito (ENTENDIMENTO).

  16. img
    Barão de Água Izé Responder

    O diálogo é sempre importante, quando todos os intervenientes estão de boa fé e espirito aberto.
    Penso que seria um tempo mais ganho se o Sr. Presidente, como eu já sugeri, criasse o Conselho Económico para enfrentar de frente, com espirito de urgência a Economia da nossa Terra.
    E deixava as eleições decidir quem deve governar, de preferência já com a criminalização do “banho”.

  17. img
    Mina Malé Responder

    Para quem está distraído, até percebo que muita gente esteja, pode até supor que o diálogo que o PR propõe é de boa fé! Isto é uma combinação entre os partidos do governo, sobretudo do PCD que, ao constatar no terreno a perigosidade do resultado das eleições propõe ao PR que chame o ADI(alvo principal) para um diálogo nacional(falso)com vista a conseguir o envolvimento do ADI, para no fim, da conferência chamar os órgãos da Comunicação social com publicidade para que a população tenha o entendimento que há boas relações entre partidos, está tudo já muito bem,de modo a que todos vão a eleições em pés de igualdade! Por isso não tem pernas para andar este diálogo que não passa de uma estratégia político-partidária, sem qualquer benefício para o país. O país politicamente não está mal, não há crise institucional, não há conflitos armados, não há mais nada, a não ser, o debate político, o princípio de ideologias politicas contrárias que é próprio de democracia. Neste momento só se deve criar condições para que as eleições se decorram num clima de paz e de urbanidade. O PR deve no período de campanha, apelar ao bom senso, propor debate de ideias e projectos entre os diferentes partidos que concorrerão as eleições que permitirá aos cidadãos fazer a sua análise e poder melhor fazer a sua escolha! Isto de pacto é hipocrisia! Os partidos devem por natureza ser diferentes! A diferença de princípios e ideias é específica da democracia! Tudo que diz respeito ao governo será depois das eleições, que os partidos saberão como resolver!

Deixe um comentario

*