Água potável chegou as praias Cruz, Loxinga e Gamboa

São 3 comunidades cuja população para se abastecer de água potável tinha que atravessar a pista do aeroporto internacional, para encontrar o líquido precioso. O financiamento dos EUA na ordem de 500 mil dólares, levou água para as comunidades e pôs fim a ameaça à segurança aérea.

Manuel Pinto da Costa Presidente de São Tomé e Príncipe e Dante Paradiso, Encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos de América inauguraram a chegada de água potável às 3 comunidades piscatórias vizinhas do aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe.

Por causa da falta de água potável a população das 3 comunidades, violava o espaço aeroportuário, atravessava a pista mesmo em momentos de navegação aérea para se abastecer de água no interior do aeroporto.

Uma situação de insegurança para as populações e para a navegação aérea que vigorou durante mais de uma década. «O facto de se ter posto água para as três localidades, vai resolver muitos problemas e não se vai ficar por aqui», referiu o Presidente da República.

Pinto da Costa desafiou o Presidente da Câmara de Agua Grande, considerado pelo Chefe de Estado como uma pessoa dinâmica, a encontrar junto ao Governo soluções para o problema de habitação nas 3 comunidades. «Há muita gente que vive na Praia Cruz, Gamboa e Luxinga. Em 1975 eram poucas e agora são quatro à cinco vezes mais, o espaço é muito pequeno e tem-se que começar a pensar em alargar este espaço para dar oportunidade a outras famílias que pretendem construir, porque muitos jovens já têm famílias, vivem em casas dos pais e tudo isso tem de se tomar em consideração», precisou Pinto da Costa.

Por sua vez Dante Paradiso, encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos de América com sede em Libreville-Gabão, apelou a população a proteger a infraestrutura construída, principalmente os chafarizes. «Esperemos que a comunidade zela bem para a sua protecção, sobre tudo nas torneiras de modo que demore muito tempo para o bem de todos os moradores», declarou.

Foi um fim-de-semana festivo nas 3 comunidades. A chegada de água potável, põe fim ao martírio da população local que para além de violar o espaço aeroportuário, gastava a sua pouca economia na compra de água na capital São Tomé.

Abel Veiga

  1. img
    STP-AQUI Responder

    Assim se entretem os pobres e miseraveis sem SABER.

    é uma pena…! até triste chafariz público, como veem as eleicoes, um presidnte da republica, vai inaugirar, junto ao PM.

    o mérito nao é vosso, é od presidente da Camara, jovem de quase 33 anos, mas que tem trabalhdo com garras!!! Nem é mérido do ADI, nem MLSTP; PCD; nem outro partido qualquer. é mérito da desenvoltura do presidente da Camara de agua grande, que voces relegaram do evento.

    corja de lobos mascarados.

  2. img
    Le di Alami Responder

    Hoje petroleo cheira, os USA estao no pais, depois da independencia, so existia, CUBA, OS RUSSOS, CHINA, eles suportaram o Paludismo , analfebitazacao, formacao, e muito mais, que politicos ingratos e os de STP. Um dia saberao quem sao os Americanos, coitados, nem tentam olhar um pouco no que se passa hoje no mundo, Sobretudo no Medio Oriente.

  3. img
    Magalhães Responder

    Foi uma vergonha o que aconteceu aí nas praias. o presidente da câmara faz o seu pedido pessoal, prepara todo o projeto e os americanos financiam e na hora de inauguração, Presidente da Republica e Governo, vão inaugurar, dizendo na radio nacional ” um projeto do presidente da republica” francamente, só mesmo nessa republica das bananas. Meus senhor façam para merecer.

  4. img
    Sensa Responder

    É necessário estar próximo das eleições para que Pinto da Costa vá inaugurar chafariz público!!! É INACREDITÁVEL O PRESIDENTE DA REPUBLICA INAUGURANDO CHAFARIZ PÚBLICO!!! Onde está o Presidente de Camara? Ah ah ah… campanha para fazer botar poeiras nos olhos dos pescadores!!!
    Povo ê biliê oô

  5. img
    malabo Responder

    Fico impressionado com o alcance da hipocrisia humana quando dou uma parada e olho o mundo ao redor. Senhores, doutores e corruptores batem a mão no peito e defendem suas posições como se fossem exemplares perfeitos da mais pura ética e moral, dignos de fundarem qualquer religião que salve de modo cabal a alma de seus seguidores.

  6. img
    malabo Responder

    Alguns deles chegam a se contorcer quando escutam a palavra “violência” como se não cometessem atos de violência o tempo todo contra seus semelhantes. Esses senhores defensores dos direitos humanos, das liberdades e tantos nomes bonitos que infestam o discurso dos famélicos políticos; são os que mais causam mal e violentam a vida das pessoas. Eles perpetuam um sistema gerador das mais intensas contradições, a república, que reduziu os brasileiros a bestas que acreditam em contos da carochinha.

  7. img
    armando Responder

    Sera que temos mesmo um presidente da Republica? O povo tem de tomar cuidado para esse senhor em conluio com os seus aliados da Assembleia Nacional nao mudarem as leis pois, esse senhor nunca mais governara STP o que nunca devia ter acontecido. Vai se respeitando os politicos e esta ai o resultado. Isto ja ultrapassou todos os limites.

  8. img
    Militar Responder

    Inaugurar um chafariz não é trabalho de Presidente da Republica, Governo nem tão pouco presidente da câmara.
    Só em S.Tomé que inaugura, um chafariz, uma estrada de 100 metros, iluminaçào de pista de avião, iluminação de luz publico, etc, etc. Uma vergonha, São Tomé não precisar de Presidente da Republica, Governos, porquê, não existe trabalhos para esses Senhores.
    Só um Governador neste País da conta de recardo.

  9. img
    Dias Responder

    isto é mesmo uma vergonha. Um presidente da republica sair do palácio para inaugurar chafarizes de agua?
    tudo isto significa que não têm trabalho no gabinete. Porquê que não orienta governo e a Assembleia Nacional em procurar melhorias para os vitimas do massacre e reformados? Fui admirador do atual Presidente mas o que tem demonstrado arrependi-me de ter votado nessa personalidade. Fui

  10. img
    Nilton Almeida Responder

    É uma vergonha não havia pelo menos um ministro para inaugurar este chafariz

  11. img
    luisó Responder

    Enfim STP no seu melhor…

  12. img
    Odair Costa Responder

    Vamos deixar de criticar coisas alheias,o que interessa é água para o Povo não interessa quem enagurou.

  13. img
    Falar Direito Responder

    Porquê estarem a festejar quando é uma obrigaçao de Estado de garantir à todos minimas condições de sobrevivência.
    Por amor de Deus nao festejam.

  14. img
    meu namorado Responder

    ao terminar o mandato do Fradique ele disse que conseguiu alcançar os objectivo que era de acabar com o paludismo agora agora o outro vai inaugurar chafariz. kikikiki

    só em São Tomé e Príncipe é que acontece estas senas

  15. img
    peixe frito Responder

    Ainda continuamos com a politica de inagoracao de chafaris em pleno seculo XXI quando cada um poderia ter agua em sua casa. pena muito dor muito.

  16. img
    Flá von von Responder

    Meu povo abra os olhos, os politicos de Sao Tomé e Principe nao é gente boa.

  17. img
    Dias Responder

    o nosso homem é mesmo saudoso. Depois de fazer fantásticas promulgações que libam os dirigentes corruptos prestarem conta com a justiça agora traz ao publico Dialogo Nacional. para quê esse dialogo? Vocês já estão livres da justiça o que querem mais? O mais certo é que S.Tomé Poderoso saberá dar-vos despacho merecido um dia. Podem desfrutar tudo senhores camaradas.

  18. img
    Anastacio Pinho Responder

    finalmente!!!!!!!!!!
    eu conheço bem a zona,porque morei la perto.
    mas ter que ir a inauguraçâo de um chafariz,um presidente da república!
    como se tratasse de uma grande industria,que vergonha!!!
    onde é que andaram esses senhores politicos desde 1975!!!!!!!!!!!

Deixe um comentario

*