Eleições : ADI entrega ao TC candidaturas para Autárquicas e Regional

ADI, vai disputar sozinho a eleição para o Governo da Região Autónoma do Príncipe. Fica assim quebrado o vínculo político que nos últimos 8 anos, uniu o partido de Patrice Trovoada ao movimento UMPP da ilha do Príncipe liderado por José Cassandra.

Desde o nascimento da UMPP-União para Mudança e Progresso da Ilha do Príncipe, nas eleições de 2006 que os partidos que compõem a chamada família da mudança, nomeadamente ADI, MDFM e o PCD, apoiam o UMPP na conquista do poder regional.

Desta vez, ADI vai lutar sozinho pela conquista do poder regional. « ADI vai concorrer sozinho para as eleições regionais porque entendemos que chegou a hora, de o fazermos. Dentro da ADI há pessoas capacitadas e competentes para também disputar essas eleições. Temos projectos concretos», afirmou o porta voz, Abnildo d´Oliveira.

aqdi frenteAbnildo d´Oliveira que se fez acompanhar por Boa Morte, ambos deputados da ADI a Assembleia Nacional,  disse que o seu partido pretende conquistar todas as câmaras distritais na ilha de São Tomé, para incutir dinâmica como acontece nas autarquias de Água Grande que envolve a capital São Tomé, e na do distrito de Mé-Zochi, as duas mais populosas do país, que desde 2010, são administradas pela ADI.

Questionado sobre as figuras que a ADI escolheu para liderar o poder na ilha do Príncipe e nas câmaras distritais de São Tomé, Abnildo Oliveira, remeteu para depois, ou seja, após a confirmação das candidaturas pelo Tribunal Constitucional.

Para as eleições legislativas, ADI anunciou no corredor dos Tribunais que Patrice Trovoada, é o candidato ao cargo de Primeiro-ministro, e que o mesmo deve chegar a São Tomé brevemente para liderar a campanha eleitoral. Mais pormenores da entrevista dada pela ADI no Tribunal podem ser ouvidos :

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Maria silva Responder

    Pois é Chegara stp dentro em breve para liderar a campanha eleitora, antes disse que nao podia ir a stp porque estava ( ou esta ) a ser perseguido pelo Pinto da Costa e Oscar de Sousa, e agora ja nao??
    Tomara que o povo saiba realmente quem é quem ! Eu nao gosto deste tipo, aldrabao que só ele.
    Nao Sei o porquê este Senhor insiste em nos fazer de estupidos!!!!

    • img
      Riboqueano Responder

      Só posso cocncordar consigo. Como é possível que alguém que está fora do país durante dois anos, abandonou o país por livre vontade vem agora a correr para o país para concorrer ao cargo de 1º ministro? Isto até parece uma brincadeira. Quem vai confiar neste senhor, minha gente? Isto é tratar o povo por parvo. Não basta dinheiro para ganhar as eleições é preciso também a ética, respeito pelas pessoas e pelas instituições do país. Este senhor pode ter muito dimheiro mas o dinheiro não pode ser tudo. Tem de haver respeito, ética, moral e sobretudo amor ao país. Este homem não tem amor ao país.

  2. img
    Maria Madre Deus Responder

    Ele só pode mandar nos seus servientes e não conviver com eles. Não pode comer fruta -pão, não come banana, não vive a miséria do seu povo. Só quer é mandar. O povo santomense terá sempre dirigentes que merecem.

  3. img
    Rodrigo Cassandra Responder

    Fico muito feliz em ter o ADI como um dos adversários nas eleições regionais vai ser muito bom vai permitir a UMPP se esforçar mais e tirar ilações para as próximas eleições ,, mesmo até rever os nossos estatutos adaptando-os ao conceito de eleições Legislativas ,, ou mesmo presidenciais,, pois todo o esforço que estamos a fazer digo a UMPP no Príncipe,, só será compensado quando encontrar-mos na capital do país um governo competente e com iniciativas capazes de arrancar o país rumo ao desenvolvimento.

    • img
      Ponte Papagaio Responder

      Subscrevo senhor Rodrigo Cassandra. Isto vai fazer a UMPP lutar, suar, transpirar e valorizar-se mais. Que venham mais projetos políticos para o Príncipe que isto só vai fazer enriquecer a nossa democracia regional. Teremos cá no Príncipe regionais, legislativas e posteriormente presidenciais. Doa a quem doer. Vamos lutar!!! Isto só enriquece a nossa democracia.

    • img
      cocaína Responder

      bela explanação, mas esperemos que a UMPP percas as eleições, pois já são 9 anos no poder e queremos mudança para uma boa preservação da democracia regional.
      Já sabemos que é do teu interesse ter o teu irmão como o dono do Príncipe, mas dessa vez não safas…tenho dito!

  4. img
    Grigspo Lenn Responder

    Non cumprendu comu un paíes STP aceta uno gropu di fantasma a las eleçõns, un gropu di encapazes e di corupcionis internationalis. Agire ahora es mejori, una coligacioni cercada contra esti gropu va leva a frenti una democracia fuerti e d con espieranças par el puevo.

    • img
      Gente do Príncipe Com Muita Honra Responder

      Como natural do Príncipe, que nasceu aqui, vivi aqui e trabalha aqui, eu só tenho 3 perguntas para fazer ao presidente do ADI quando ele vier para cá fazer campanha.

      Primeira pergunta: Porquê que ele assinou contrato comigo e com mais meus colegas cá do Príncipe para as eleições legislativas anteriores dizendo que iria fazer um investimento cá no Príncipe de mais de 1 milhão de Euros e que contava com o nosso apoio para estas eleições e no entanto quando ganhou as eleições nem nos passou cavaco e ainda gozava com a nossa cara dizendo que o contrato que assinámos não foi reconhecido no cartório? Ele vai ter de me explicar isto tim por tim. E não me venha com lenga lenga porque ele foi um grande sacana e aldrabão.Eu deixei de acreditar n os políticos por causa dele. Ele que venha mais rapidamente para o Príncipe explicar-me este assunto. Eu quero ver-lhe cara a cara para ele me explicar isto. Eu já estou farto de aldrabões. Cai uma vez e não vou cair mais uma vez na aldrabice deste senhor.

      Segunda pergunta: Porquê que ele quando foi primeiro-ministro fez tudo para que o contrato do grupo HBD que tem dado emprego a muita gente cá no Príncipe não fosse assinado. Tanto ele como os seus ministros Agostinho e Varela vão ter de me explicar isto cara a cara. Estes senhores fizeram tudo para que este contrato não fosse assinado porque queriam dinheiro em troca e queriam que o projeto ficasse em S.Tomé. Ele tem que vir mais rapidamente para o Príncipe me explicar isso tim tim por tim. E não me venha com aldrabices e outras coisas que eu tenho provas de pessoas que trabalhavam para este próprio senhor que me contaram isto e outras coisas. Eu quero ver o senhor cá no Príncipe para o senhor me explicar isto tudo sem aldrabices como é seu hábito.

      Terceira pergunta: Eu quero que este senhor me explica o que é que ele fez para o Príncipe no seu mandato. Ele que me venha explicar sem rodeios porquê que ele não fez nada aqui na minha terra e no entanto fez lá na terra dele alguma coisa e ainda por cima criou dificuldades ao governo do Príncipe em relação ao investimento do grupo HBD. Onde é que está o Porto de Pesca que ele andou a dizer que faria cá no Príncipe? Ele que me venha explicar isto tudo. Eu não acredito neste aldrabão nem na escumalha dele.

      Todas estes perguntas ele vai ter que me responder uma a uma. Doa a quem doer ele vai ter de me responder. Só agora que ele tem pessoal qualificado e com projeto para o Príncipe? Onde é que este pessoa estava? Onde é que estes projetos estavam?
      Que venham mais rapidamente para aqui que eu estou a vossa espera. Eu já disse aqui que não me interessa partidos nem nada. O que me interessa é o desenvolvimento do Príncipe. Vocês todos de todos os partidos lá de S.Tomé são todos aldrabões e corruptos. Quando estão na cam pamha prometem muito e depois enganam o povo e enchem os vossos bolsos. Ladrões e corruptos. Estou a vossa espera cá no Príncipe.

      • img
        Minuiê Responder

        Eu também fui enganado por este aldrabão do Patrice Trovoada que nos prometeu que investiria cá no Príncipe em troca do nosso apoio na campanmha dele. Também estou a espera dele aqui no Príncipe para ele explicar-me este caso. Quem via este homem a falar conosco nunca pensaria que ele seria tão aldrabão e enganador. Só palavras. E ainda por cima queria impedir a assinatura dos contratos com HBD. Tudo isto por malvadez. E não é só ele. A senhora Ângela e o senhor Number também estavam nesta reunião. E eles são pessoas do Príncipe. Também contribuiram para esta farsa enganado-nos. Que venham para cá outra vez com o mesmo truque. Estou farto destes políticos. Não voto para nehuma porcaria de eleição nacional. São todos aldrabões e mentirosos. Só voto para eleição regional e mais nada.

        • img
          realista Responder

          Por amor à Deus como k Adi trabalha se o lhes tiraram ou seja deixaram trabalhar apenas 2anos abra pestana gente

      • img
        abat Responder

        Patríce Trovoada é teu filho? saiba como se espressar públicamente. és analfabeto?

  5. img
    Cidadão da Terra Responder

    Boa sorte ADI Tudo de bom e que consiguiremos uma boa vitória. amém
    costuma se dizer que quando temos muitos adversários é porque estamos a a fazer coisas boas amém e amém, força…

    • img
      bintoudjalo Responder

      “va de rétro, Satanás”. ADI, está infestado de KAPETAS, cujos chefes São : Patrice Trovoada(cabeca),Afonso Varela(tronco curto),A.Fernandes e N.Lévy (membros). Não votem para estes larapios corruptos, porque vão vender STP. Nenhum deles vale mais do q o outro…os lacaios!!!

  6. img
    Patriótico Responder

    Cara compatriota Maria Madre Deus! Prefiro ter um Primeiro Ministro que não come banana e nem fruta pão nacional, mas que seja um líder competente e forte. O que vale um primeiro ministro comer fruta pão, comer a nossa banana e ser uma figura sem expressão na senda nacional e internacional.
    Vamos deixar de denegrir imagem de outrem, só pelo facto de não gostarmos da pessoa.
    Acho que estamos a perder desnecessariamente o nosso tempo,falando do Sr. Patrice Trovoada, porque quem vai escolher o Novo Governo é o Povo de São Tomé e Príncipe e nunca serão apenas a Senhora Maria Madre Deus e a Senhora Maria Silva.
    A democracia significa o poder do Povo, o que pressupõe que devemos respeitar a sensibilidade política de cada cidadão!

    • img
      bintoudjalo Responder

      Patriotico (de boca pra fora), quanto foi a soma paga pelo ADI, este seu mediocre comentário? Assim vai o futuro de STP, devido o banho dos corruptos e da miséria dos corrumpidos! É lamentável….por uns tostoes mudar o destino de um país.

      • img
        Patriótico Responder

        Ignoro-te meu caro amigo bintoudjalo, porque não sabes o que dizes! Abraços fraternos!

        • img
          bintoudjalo Responder

          Nao você não sabe quem eu sou…no meu quintal, tive muitos assanhados como você, que méfiant a colher là onde aas curtas mãos deles não podiam alcançar… Vá, cresça e aparece, porque lá onde estou i patriótico não pode apresentar a cacha…sem rancor!

  7. img
    FClindex Responder

    Vem ai o rei do Jajão

  8. img
    FClindex Responder

    Você Trovoada sempre teve o ar que é o tal, no ADI o insubstituível, mas o partido contigo só vai perder.
    Mas este político que agora esta a frente da nossa nação é surreal, ele sim tem nível, se for coabitar contigo São Tomé só vai perder, pois ele é de uma classe depois do desastre que foste tu, que és tu.
    Seu falar mata sede e o teu destruiu- nos por dentro, bem dentro, bem por dentro, pois Pinto é melhor que tu. Em todos os aspetos dá-te 10 a 0 .. e tu não tens noção, que ele é muito melhor que tu, mesmo em 4 paredes elas vem varias corres. Tu ainda és menino e ele um Homenzão. Uo, uo, uo, uo, uo, uo….. Tu ainda és menino e ele um Homenzão, uo, uo…
    A diferença entre tu e ele é abismal, ele da uma boa imagem do pais. São Tomé nunca teve um presidente assim. O teu modelo de governação esta em fase terminal, pois não se pode admitir que em pleno século XXI, existe um politico tão quadrado como tu. Pois ele é o nosso doce depois do amargo que foste tu, que és tu…
    Seu falar mata sede e o teu destruiu- nos por dentro, bem dentro, bem por dentro, pois Pinto é melhor que tu. ………. Em todos os aspetos dá-te 10 a 0..e tu não tens noção, que ele é muito melhor que tu, mesmo em 4 paredes elas vem varias corres. Tu ainda és menino e ele um Homenzão. Uo, uo, uo….. Tu ainda és menino e ele um Homenzão, uo, uo…
    Se for para falar de carisma…vais perder, vais perder. Qual dos dois tem mais estilo. Vais perder. Qual dos dois sabe governar uns pais, vais perder.

    • img
      A realidade Responder

      O bom ou mau é relativo. Sabias que o ponto de vista é “geo-estrategicamente” localizado? Querendo dizer que depende da nossa localização e estratégia que queremos montar? Existem regiões no mundo onde a carne de primeira é a que está na faze de putrefacção?
      Nenhum fruto é bom durante todo o tempo, ele chega a fase de podridão?
      Outra coisa, a lista enviada pelo ADI é das autarquias e regionais, o nome do Patrice não figura na mesma. Para vos dizer uma vez mais que o ADI não se cingiu nem se resume á Patrice Trovoada.
      Estão muito atrapalhados, tenham calma e aprendam a usar as vossas “balas” envenenadas.

    • img
      abat Responder

      que apetite tens tu? estranho, declarando-se públicamente! que insanidade! porque não candidatas-tu ao presidente da república? não serás melhor que pinto?

    • img
      abat Responder

      Era o comentário para o FCclindex!

  9. img
    Camarada Responder

    Povo saotomense nao se esquecam da palavra CAOS que o Patrice disse e daquilo que o Levy ja falou e fez no nosso pais. Atencao abrem os olhos.Vamos votar noutras caras, esquecem todos aqueles que nao deram provas de boa governacao.Quem ja esteve no poder ja nao tera mas oportunidade porque estamos cansados de ser enganados.

    • img
      A realidade Responder

      Lembraste do que disse teu amigo Pinto? Que o povo só manda nas urnas. Pois claro deixemos de palavras e passemos a acções dando o veredicto ao povo soberano, que não se reduz nem a mim ou bem os que deixam seus comentários neste jornal.
      Será que não estamos perante caos das instituições? Onde não se sabe quem manda em quem?

    • img
      abat Responder

      Há quanto tempo houves a palavra «camarada»? Que vergonha!

  10. img
    Ze critico Responder

    Logo que perder regressa para aonde nunca deveria ter saído. Vocês seguidores vão ficar desta vez mesmo desamparados

    • img
      abat Responder

      E se os seus progenitores lhe quizerem fazer voltar para onde não devias ter saído? que idioma falas-tu? que refeição fazes-tu? que meio de comunicação usas-tu para te fazer houvir? de onde vem o arroz que chega á sua mesa?

  11. img
    bintoudjalo Responder

    Apraz-me constatar q uma boa parte dos eleitores descobriram a “magouille”deshonesta do oportunista corrupto cambalacheiro GATUNO aldrabao corrupto mentiroso ….Patrice Trovoada, não se contenta com a fortuna q conseguiu, graças aos desvios de bens de STP, para uso pessoal, por exemplo de comprar uma super casa nas zonas de Cascais, ora que ele é de uma familia pobre, sem herança, que conheceu apenas HLM médiocres, como alojamento. Ê assim q vai dando BANHO à alguns imbecis e necessitados, que ele compra com uns miseros tostoes, que nem saiem do bolso dele. A Maria Silva fez uma observação bastante inteligente: se é perseguido e ameaçado por alguns, que alia

  12. img
    bintoudjalo Responder

    Continuacao : dizia q a Maria Silva levantou a questao da perseguição da victima do ADI, Patrice Trovoada, aliás, a foi esta a razão (segundo ele), q lhe levou a partir de STP assim q foi destituído do cargo de primeiro ministro, e que foi a causa da queixa dele junto do TPI contra STP e alguns dos seus dirigentes….o P.Trovoada é mesmo doidao de memória curtissima, pois q já esqueceu o q disse ha umas semanas atras…para o PODER ele está pronto para enfrentar as dificuldades de outrora (2do ele), já nao receia mais nada e ninguém. Pra ja, se ele quer ser minimamente credível, mais respeitado, + responsavel, deve esperar a “suite et fin” dos dossiês das queixas junto do TPI e CLPL, antes de regressar à STP (não para STP, sabendo de antemao, q nunca vai là vive, sem estar no poder, o gabones “genuíno”…l’anti-patriote santomien. Por esmola, juntos unidos para pôr estes “patos fora”….definitivamente de STP, nao São nacionais e buscam a glória únicamente para eles e por cima só propagam a volta deles : intrigas, ódio, rancor, vinganca, divisão….que ninguém caia de novo na armadilha deles. Pay attention,please. Este partido ADI deve ser abolida, comecou mal e e muita mal dirigida : STOP !

    • img
      abat Responder

      que idade tens tu? aquando da governação do Patríce Trovoada como Primeiro-ministro, vivías-tu no subsolo? teus amigos e parentes não comíam? sabes aonde se formaram os demais ladrões do MLSTP e o próprio Pinto? no estrangeiro. o mundo está desenvolvido, os preconceitos e mentes retardadas, já não fazem parte de gente urbana. o corredor de escola é tão grande que nem imaginas. ATRASADO.

      • img
        bintoudjalo Responder

        …comentários sem vigor,de má fé como é o seu, prefiro não perder o tempo, nem a ocupar espaço do “site”. Boa continuação BATARD!

  13. img
    Maria silva Responder

    Muito obrigada Senhor ( a ) bintoudjalo , por ter refrescado a memoria de sertas pessoas aqui este jorna em especial senhor patriotico, que de patriotico nao tem nada !!
    Graças a Deus somos livres nas nossas opinioes e nas nossas escolhas, atè porque somos e estamos num País democratico, porem quando o assunto em questao é coletivo nada mais justo que sermos racionais de modo a nao prejudicar os outros (ou seja para que os outros nao se prejudiquem devido a má escolha nossa)!
    Devido a má guestao e má escolha dos nossos pais e avô, temos sofrido grandes consequências ate hoje !!

  14. img
    Original Responder

    O Inferno não está apenas lá em cima:começa cá na Terra e livrai-nos deste inferno que ADI está preparando para S.Tomé e Príncipe e povo deve cilindrá-los nas urnas para acabar com esta raça dos maldosos Trovoadas e seus capangas.Gorgulho teve mau tento para com este povo humilde,modesto e não conseguiu.Gentes de boa fé de ADI deverão encontrar outro caminho e mudar o nome deste partido porque o mesmo tem um dono se não demarcarem desta situação quando o barco afundar todos vão à pique e estão ainda a tempo de inverter esta situação.Arlindo,sei que és humilde educado foge do teu patrão a tempo.

  15. img
    Odair Costa Responder

    Sim eu concordo com candidatura do Partido A.D.I na região Autonoma do Príncipe sozinho porque já é tempo de cada partido mostrar sua competência no terreno.Me admira muito como que um cidadão que diz que tem um comprímisso com o Povo ausenta o País e só quer regressar no momento de campanha eleitoral para ser candidato ao PRIMEIRO -MINISTRO.Todos que entendem de Política vamos fazer uma reflexão juntamente e e analisando uma questão : Qualquer partido político que vencer as eleições, legislativas tem que apresentar ao Presidente da República o nome de 3 figuras para liderar o Governo,isto quer dizer caso se for o ADI, o vencedor da eleição legislativa vão ter que apresentar o o Presidente da República três figuras logo tudo o que o Patrice Trovoada diz ao Presidente da República é claro que o Presidente não vai escolher a sua figura para liderar o Governomais sim outra figura do ADI, caso se for esse partido o vencedor da eleição legislativa esta é uma contribuição depois de muitas pesquisas que eu fiz sobre esse assunto. Avisar ADI que os santomenses estão com olhos abertos e eles já não conseguem nos enganar.

  16. img
    êhbôbôêh Responder

    Nelson Carvalho bate o ADI com as portas.
    E sabem é candidato de camara para que partido?

    ADI adesmorronarrrrrrrrrrrrrr

    • img
      Dlakama Responder

      PND/STP- Plataforma Nacional para o Desenvolvimento de S.Tomé e Príncipe.
      Reuniram todos ontem em casa de Amandio Pinheiro a tentarem convencer ele a voltar a resposta foi NÃO!!!!!!
      Sabem porque Ele ficou farto de conviver com Bandidos do próprio ADI.
      ADI agora vai ficar na m………rrrrrrrrrr
      E não é só ele.
      Perguntem BORNO que desceu antes de ontem na sede de ADI entre LEVY NAZARÉ e Pastor ABENILDO OLIVEIRA,graças a segurança de Evaristo de Carvalho.Porque queria sobrar para o próprio mais velho EVARISTO coitado.
      Outra guerra é porque ABENILDO fez esperteza falar sobre vinda de Patrice Trovoada sem ser autorizado. OUTRA GUERRA,a cá samé súba!!!!!!!!!!!!

  17. img
    Aristides Torres Responder

    Sou quadro senior deste país. Já vi e já vivi coisas neste país terriveis. Mas aposto o que for necessário que o Patrice Trovoada não virá para STP agora como propalou o Abunildo Servil de Oliveira. Mas ainda que ele venha, ele não concorrerá as eleições para a função de primeiro ministro porque infelizmente para seu desagrado surgiu o Fradique de menezes na jogada. Já em 2006 Patrice levou um a surra grossa, e naquela altuta Patrice para além de apoio da ADI tinha também apoio do MLSTP. Neste momento sem esse apoio e sem outros apoios do exterior vistos em 2006, o Fradique lhe irá cilindrar e como ele quer ser Presidente da república ele não vai se expôr para ser cilindrado, ao menos que ele não esteja bem da cabeça.
    Para concluir, diz-se que depois das declarações de ontem do Abnilde Servil, o rapaz sofrou fortes puxões de orelha dos seus chefes porque não foi autorizado a dizer as babuseiras que disse.
    Coitado daquele manquele!

  18. img
    jonas Responder

    Fala o que quizeres, o ADI vai sozinho para a eleição regional sim, porque é um partido que tambem tem responsabidade com a população do Príncipe. Tozé ou o UMPP é dono do Príncipe?
    Principe é tde todos que escolheram que escolheram para viver, e só que vive no Príncip é que sape o que passa no Príncipe.
    Muito dinheiro esta a entrar no principe, existe divisões do eraico Publico para pessoas que nem trabalham na função Publica. o Recurso é pouco então temos que fazer de tudo para que seja bem utilizado. Então pela primeira vez vamos ter outra força politica no parlamento do Principe. Chegou a hora!

    • img
      Príncipe Responder

      Concordo plenamente. Acho que o ADI deve ir sozinho. Assim acaba toda a brincadeira de andarem a dizer que não existe oposição no Príncipe. Que o ADI avance e com força.
      No entanto eu como natural deste terra só tenho a perguntar a este bandido do Patrice Trovoada e suas escumalhas a razão dele me ter enganado nas eleições anteriores dizendo que iria investir cá no Príncipe 1 milhão de dólares para ter o meu apoio e de outras pessoas e quando ele chegou a governo não fez nada e ainda abusou de nós. Só isto que eu quero lhe perguntar e mais nada. De resto podem vir fazer a vossa eleição, podem fazer listas e outras coisas. A democracia é assim mesmo. Mas podem crer que quando eu ver este bandido cara a cara eu vou lhe tirar satisfação. Doa a quem doer. Eu também sou do Príncipe. Nasci aqui, vivo aqui e nunca sai daqui. Tenho direito a participar na vida política da minha terra. Doa a quem doer. Não me interessa. Eu vou receber este bandido no aeroporto e vou perguntá-lo isto cara a cara como eu aliás já fiz com a senhora Ângela e o senhor Number. Outros dois aldrabões.
      Muito obrigado.

    • img
      bintoudjalo Responder

      Acho que lhe vai bem o nome de Judas, mais que o de Jonas. Tive esta idéia ao ler o seu comentário. Boa continuação para o seu partido e líder (outro Judas em STP, isto é, se regressar ao país…). ADI e os seus “tutu” querem vender STP por moedas, como fez o Judas com o Jesus!!! Força….

  19. img
    PONCHI Responder

    Meus caros,
    Fico feliz e muito orgulho, depois de ver os comentários dos que me antecederam. Quero dizer-vos sinceramente que o país esta crescendo. Finalmente já vemos os políticos a serem condenados/sancionados pelos maus desempenho/má governação/desrespeito pelo povo/ corrupção e todas outras formas de má gestão e falta de amor pela terra.
    Sou jovem e estou satisfeito, pela forma como o POVO SANTOMENSE vem julgando o BANDIDO PIRATA, PATRÍCIO TROVOADA.
    Esse imbecil, enganador, traidor, ladrão com capa de milionário, pensava que iria continuar a gozar com a cara dos santomenses… Um homem que perde a liderança do seu governo abandona o país horas minutos depois, e só comunicava com os seus seguidores por meio de gravação de entrevista, deixou o governo e não fez a passagem de pasta, promoveu o trafico de drogas e outras atividades inlicitas no nosso mar (barcos piratas), usou a posição de primeiro ministro para fazer lavagem de dinheiro, semeou a discórdia a mente dos jovens e da sociedade santomense usando e abusando da simpatia política de alguns no momento, faltou e vem faltando respeito ao presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe eleito pela maioria dos santomenses, orientou os seus deputados para transformarem a Assembleia Nacional num campo de batalha por diversas vezes, ameaçou o País que viveria o “CAOS, CAOS, CAOS”…Não fez nada para o desenvolvimento e bem-estar da população ao longo do seu governo, justificando que o país é podre, todos os dias ouvi esse homem dizer nas entrevistas de que o país não produz nada e que vive de mãos estendidas. Mas quando queria ganhar enganou as pessoas incluindo eu mesmo, que tudo iria fazer para inverter o cenário econômico do país. CAMBARDAS E CORGAS DE LADRÕES, FAZENDO-SE DE INTELIGENTES E INTELECTUAIS. Essa Angila Costa cara de paú sem vergonha essa miuda, esse Abnildo de Oliveira corrupto, Levy Nazaré malcriado…enfim.. Só tenho pena daqueles homens sérios que estão a se afundar com o ADI!!! Escreve o que eu vos digo aqui! ADI jamais será governo em São Tomé e Príncipe! 10 lugares na Assembleia Nacional ira vos custar desta vez! O POVO JÁ ABRIU OS OLHOS, QUANTO MAIS MENTIRAS, E MANOBRAS MAIOR SERÁ A VOSSA CONDENAÇÃO!

    VIVA O POVO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE! VIVA A CONDENAÇÃO DOS BANDIDOS!

  20. img
    PONCHI Responder

    correção: orgulhoso e não orgulho,
    ilícitas e não inlicitas
    na mente e não a mente
    corjas e não corgas

  21. img
    budo-budo Responder

    Sou um simples Zé povinho gostaria de ter um lider disposto a dar a vida pelo país.não um lider que desaparece no primeiro tiro.depois quando a guerra acaba aparece de novo para receber a medalha de herói.esse chama-se cobarde e lideres como este na minha porta não para fui.

  22. img
    Flori canidu Responder

    Força ADI!
    Força Patrice Trovoada!
    Força São Tomé e Príncipe!

    • img
      bintoudjalo Responder

      Força, ponha + graxa, porque o seu lider separatista. P.T. , do ADI, ainda não está a lustre…continua basso, ele precisa de toneladas de pomada para lhe “tentar”limpar. Mesmo assim, não está garantido que lustre. Bom entendedor meia palavra basta !

  23. img
    Adelino Santos Responder

    Gostaria de dizer ao senhor Patrício e o seu elenco, só ganha a guerra queles que são capazes de dar a sua propiá vida em defesa da sua pátria e não aqueles que com apenas um disparo do inimigo procura refúgio no pais vizinho.

    • img
      abat Responder

      o general, por acaso é que vai em frente? vá estudar o manual militar!

  24. img
    FClindex Responder

    Desafio o Patrice Trovoada a tomar um banho de água gelada, antes de regressar a terra

    • img
      abat Responder

      levas-tu o balde.

  25. img
    FClindex Responder

    Por favor vamos todos publicar na estrada que liga o aeroporto a cidade, cartazes com o escrito “Bem vindo Rei do Jajão”, para receber o sr que quer regressar só para ser primeiro ministro.

    • img
      A realidade Responder

      A senhora anda pouco esclarecida, porque este Sr. a que se refere já foi candidato a Presidencia da Republica. Bem diferente do seu “H” que apenas tem como função exercida de Presidente.

    • img
      abat Responder

      pinto, fradique, rafael branco, alcino pinto, elsa pinto e o demais, regressaram para o quê? meu pobre

      • img
        bintoudjalo Responder

        ….Abat, será que você está a “bater bem do baralho”? A sua obsessão pelo P.T. é preocupante….assemelha mais a um caso psicólogico, patologico. Deve ser um enorme sofrimento pra si, esta dependencia. Faz muita pena. Sei q há fãs que se suicidam por admiração exarcebada aos seus “stars”, mas também podem ir até assassinar o seu líder ou star, como já aconteceu com alguns, por ex.com o John Lennon. Atenção!!!

  26. img
    A realidade Responder

    A vida é o bem mais precioso que cada um tem. Os santomenses aceitam de bom grado heróis mortos. Porque o morto já não pode entrar numa vaga de emprego bom. Sabias que existem individualidades que reúnem apenas para criar problemas a outro? Neste país sabemos bem que sempre existe perseguição, porque muito dos nossos dirigentes têm incompetência crónica de conviver com o contraditório, aceitar que outro tem mais e melhor para dar.
    Querem mandar eternamente e ser visto sempre como melhor que os outros, sem ter feito algo de muita relevância para a nação.
    Consegues entender porquê que muitos para conseguirem emprego têm que estar atras de uns políticos inescrupulosos da nossa praça? Muitos não suportam nem a fome de apenas alguns dias ou horas. Fomos feitos todos iguais mas, ao mesmo tempo diferente. Existem pessoas mais importante que outras, e estas ao saírem pode esmorecer toda a conquista. Quando colocam a tua cabeça a prémio nem sempre é por seres o mau da fita.
    Se a nossa política fosse feita com verdade e pensando no bem estar deste povo, estaríamos bem descansados. Porquê que os melhores filhos desta terra são colocados de lado? Tudo indica que não querem o progresso, muito menos que se diminua as assimetrias social reinante no país. Têm muita relutância a substituição e quando esta é acompanhada de uma diferença de geração.
    Se cada um de nós fossemos capazes de estar em certos lugares com uma camara ou para gravar em áudio certas conversas, das individualidades que compõem certos elencos, teriam a mesma visão das que tenho.
    Mesmo que fosse culpado todos os crimes que são imputados ao Sr. Patrice Trovoada, mesmo assim estaria muitos furos abaixo de uns que neste momento gozam da maior liberdade. Crime contra a Saúde Publica e burla ao Estado é muito mais lesivo ao país que qualquer dos que imputam ao Sr. Patrice Trovoada. Sabem quem é o Rei do “Jajão” é o nosso senhor do ARROZ PODRE. Vai-se entender porquê que nada é feito contra este, incluindo, os ministros de Turismo Comércio e Indústria e a dos Negócios Estrangeiros? Mesmo com uma denúncia pública neste jornal. Onde andou o Procurador Geral “implacável” no cumprimento da lei? METE NOJO ESTA CLASSE DE POLÍTICOS.
    Querem saber mais, muito de nós usamos nomes fictícios mas, sabem e conhecem bem os que escrevem os comentários contra a continuidade da imoralidade política desta nossa República que desde a sua génese chamou República Democrática de São Tomé e Príncipe. Pese embora muitos assim não a vejam.
    Uma vez mais minha gente, este partido que entregou a lista é o ADI e não é o Sr. Patrice Trovoada, a lista tinha vários nomes e nenhum era a deste senhor.

    • img
      A realidade Responder

      Patrice Trovoada é a nossa cabeça de lista de ADI.

    • img
      FClindex Responder

      Sr Realidade, conheço perfeitamente o currículo do Dr PT:
      Patrice Émery Trovoada é um político de São Tomé e Príncipe.
      Filho do antigo Presidente Miguel Trovoada, foi ministro dos Negócios Estrangeiros de Setembro de 2001 a Fevereiro de 2002. Posteriormente ocupou o cargo de assessor do Presidente Fradique de Menezes para as questões petrolíferas, acabando por ser demitido.
      Em 2006, foi candidato à Presidência da República pela Acção Democrática Independente (ADI), tendo sido derrotado pelo canditado Fradique de Menezes.
      Em Fevereiro de 2008, foi nomeado primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, cargo que ocupou até Junho do mesmo ano, acabando por ser demitido.
      Mais tarde, em Agosto de 2010, voltou à chefia do governo, para, também ser demitido, em Dezembro de 2012.
      Em Outubro de 2014……….bo sca bila bi?

    • img
      bintoudjalo Responder

      Alguns cobardolas como vocessemece Realidade. Isto porque nenhum de vocês assume a sua posição, visto mudarem segundo o banho (+ dá,+vou arranjar-me do lado dele ou dela), votam pelo vosso intéresse pessoal e ñ do país e da colectividade. Creio q de todos os homens politicos o menos patriota é sem dúvida nenhuma é o Patrice Trovoada , q não adere em nada do q e STP, o q lhe interessa do país é únicamente o PODER e tudo q lhe faz beneficiar…daí a suposta presença dele em STP quando há eleicoes! Todos os outros vivem em STP, e sao patriotas, embora possam sê-los “bons ou maus”, mas vivem e consomem os produtos nacionais, respiram o mesmo ar que o resto dos São-tomenses, investem no pais etc. Por estas e +razões, é q nenhum politico de STP pode ser comparado com o pior de todos que é o Patrice Trovoada, o GATUNO. Quanto ao Gabriel Costa, que lhe apreciem ou não, creio ser o + patriota de todos e tem mostrado pelas agressoes inclusive físicas a q foi victima e portanto nunca saiu de STP.

  27. img
    Cassuma sem energia electrica Responder

    O Nelson Carvalho, presidente de Camara de Mé-Zochi é e sempre continuará ser um Deus enganador ou seja um Genio Maligno, mestre Samba da Igreja Messianica. Isto é desde que assumiu a presidencia distrital foi traidor e hoje deu a vista maior devido o interesse de quem quer tudo e que pode perder tudo. Fazendo proposta e com intensão de interesse particular o Nelson Carvalho lança desafio aos partidos que concede lhe 250 mil euros(€)e listado como deputado. Estas são as exigencias que o pato bravo(Nelson Carvalho) propós ao A.D.I que ja não faz parte, MLSTP/PSD, PND( Plataforma Nacional e Desenvolvimento) de António Quintas. De todas negações o partido PND ja aparente ou de concreto ja assinou acordo com Nelson Carvalho e logo afastou do partido A.D.I e hoje diz que o contrato dele com A.D.I expirou. Na minha zona como no meu circulo nada fez em cumprimento do artigo nº 142º da nossa Constituição da Republica de S.T.P isto é violou a Constituição junto ao seu amigo sinico de segredo e lançamento de falsa obra na Trindade o Pinto da Costa. Porém o Pato Bravo vive como leão neste ultimo tempo na Assembleia Distrital é um ensaio. Aintenção do Nelson de afastar do A.D.I foi precipitada de ganancia e quem tudo quer porque acima de tudo é um pato Bravo ou um homem de aventuras, sociedade e socios privados e tudo em grande ele é socio em Mé-Zochi desde Roças até infrastruturas de poder local. Sendo assim o Nelson Carvalho pretende ir as eleições independete achando e fazendo tempestade num copo de água. Hoje o bem adquirido por Presidente de Camara de Mé-Zochi( Nelson Carvalho ou Pato-Bravo)A mediateca de Trindade é sociedade de Nelson Carvalho alem das roças que ele aproveitou o poder para tomar e até tomar de quem tinha Documento criou uma luta no Cadastro devido força do poder E agora quer tomar parque para fazer sua sociedade colocando nome do povo dizendo que vai beneficiar a colectividade é mentira muito grave.E quero salientar a energia de Cassuma q em pleno séc XXI tenho a zona escuras mas a minha mente está clara. Um bem haja o Nelson Carvalho somos grande amigo por sermos S.T.P

  28. img
    Savimbi Responder

    Ra ré ri ro rúúúuuuuuuua

  29. img
    PRAIA ABADE ILUMINADA Responder

    Uma coisa vos garanto, aqui no Príncipe ADI não levará nada!!! Quem no Príncipe vai votar para Angila Costa e Namber serem governantes??? Ébobo êêê ADI. Já era… Povo deu uma chance não souberam aproveitar…AGORA ACABOU A BRINCADEIRA! Nós do Príncipe já estamos VACINADOS CONTRA A MENTIRA E FLA SÓÓÓ… O nosso Presidente é e será para sempre o TOZÉ CASSANDRA ATÉ DIA QUE ELE MORRER! Vem perder tempo e dinheiro que estamos aqui….!

  30. img
    Mais velho Responder

    Muito boa tarde a todos.

    Eu venho para este espaço de debate e trocas de ideias para dizer o seguinte:

    1. Fui lidder da minha comunidade ao serviço do meu partido ADI. Mas já a duas semanas que decidi sair do partido, e sou claro em dizer devido a ausência de liderança que se verifica no seio do partido.
    2. Da ultima vez que estive na sede do partido, só vi confusão, não há entendimento entre os camaradas, ninguém respeita outro. Agora pergunto meus senhores desta forma é que queremos governar o país??? Se não somos capazes de orientar o partido, o que iremos fazer com país???
    3. Eu sou claro em dizer isto porque me preocupa o futuro dos meus filhos! E com idade que tenho, deve refletir profundamente para o bem de STP. Por isso eu digo eu tomei a decisão de sair de partido, e não fui influenciado por qualquer outro partido. E como eu acredito que muitas outras pessoas responsáveis já tomarão ou irão tomar a mesma decisão. Vamos ser honestos em dizer e assumir que o ADI não tem alternativa para STP. O que eu vi dentro do partido são interesses pessoas ambição pelo poder. Grande parte dos camaradas e sobretudo os mais jovens só querem o poder ou seja ser governantes, e sempre defendi e continuo a dizer que é preciso pensar primeiro no país de forma sistemática. Vamos parar de querer enganar as pessoas com uma TV e Parabolica como fizemos na eleição passada,… Sempre aconselhei, chamei atenção que esta estratégia enganadora não vai funcionar mais porque os santomenses já perceberam, mas não me quiseram ouvir. Falei sobre a distribuição dos panfletes que o partido vem fazendo como não uma forma legal do partido agir porque ainda não estamos no período da campanha! Senhores não ligaram alguns até disse que já fui comprado. Mas uma coisa eu sei, e grande parte dos camaradas também sabem. ADI não ganhará essas eleições!
    Obrigado.

    • img
      Verdade Seja Dita Responder

      Mais velho não engana ninguém, porque quem foi de ADI ou é de ADI não utiliza termo camarada, mas sim companheiro. O Mais Velho está a chover no molhado. Coitadinho do Mais Velho que não toma juízo. Vai lá desinformar para outras bandas…

  31. img
    Mais velho Responder

    tomaram

  32. img
    Alfredo Gentil Responder

    Diz a sabedoria do POVO que tudo que tem princípio tem FIM. Chegou a hora do Fim do nosso maior martírio. O antipatriota PT. O homem que teve a coragem de saquear o país para o seu proveito próprio, fugiu sorrateiramente e para disfarçar o seu assalto, colocou os Altos dirigentes do ESTADO no TPI. Senhora e Senhores, quando disse aqui neste painel da feitiçaria feita pelo PT aos seus enfeitiçados, dando-lhes dinheiro na mão, para serem subservientes toda a vida, esqueci de dizer que essa maçonaria tem que ser alimentada periodicamente com dinheiro vivo. Mas o PT, está com mil problemas por resolver; o KOSOVO, os LÍBIOS, a INTERPOL, para além da Justiça nacional e o dinheiro já não é capim. Muitos daqueles graúdos enfeitiçados já olharam ao espelho e perguntaram? Eu mesmo é que fiz isso e aquilo e aqueloutro? Como filhos da terra, alguns foram limpar o corpo e o resultado está à vista. Lutas internas, acusações e dissidências…. Na diáspora, os enfeitiçados, porque ainda não limparam o corpo, continuam na mesma. É comoventes caros cidadãos. O Abílio Neto, espremeu de tal ordem o Afonso Varela, na entrevista que deu há aproximadamente dois meses no canal STP TV, como se ele é que fosse o culpado pelo desgoverno do XIV Governo Constitucional. Mas, semanas depois, quando entrevistou o PT é só falinhas mansas a pensar no próximo boló. Quero aqui subscrever aquilo que disse o senhor Torres quando rotula o mocinho de recados do PT, de Abnildo Servil de Oliveira. Os meus parabéns. Parabenizo-o porque nunca vi um quadro jovem, formado a descer tão baixo na subserviência, até mete dó. Dos lacaios ainda fiéis ao PT, restam poucos. E até ao final de Setembro quando o PT não chegar, começarão a deitar contas a vida e dirão aquilo que o Fradique de Menezes alertou no que toca a sua coligação.

    • img
      bintoudjalo Responder

      ….é uma prática habitual e normal dos Trovoada. A mãe Helena, a nova companheira muçulmana, do P.T., ocupam-se muito bem do assunto dos mistérios tradicionais. Instalam um “marabu” em casa, à disposição da familia que vai trabalhando para que o P.T. domine todos os seus lacaios, tal como fazem os homens políticos africanos (sem excepção). Temos alguns exemplos como o defunto presidente bissau-guineense Nino Vieira (grande amigo e apoio financeiro dos Trovoada em França), o presidente gabones Omar Bongo , que estiveram anos sem conta no poder (apesar dos crimes que cometeram nos seus respectivos países), pelos pactos misteriosos que fizeram. Eis como funcionam os ditadores e os corruptos. Não há dúvida que os Trovoada São desta banda!

  33. img
    Mais velho Responder

    Parabéns Senhor “Alfredo Gentil”. Só o Sr. “Verdade seja dita” que não consegue cair na real. Eu não tenho razão pra enganar ninguém. Falei a verdade porque estive lá presente e vi com os meus olhos! O Senhor se quiser estar melhor informado pode perguntar ao Abenildo de Oliveira o que Levy fez ele depois de ter dito na entrevista que a figura do ADI para legislativa é o PT. Espera dentro em breve ADI vai apresentar o candidato para legislativa e o senhor vai ter a CERTEZA que falei a verdade porque não será Patrício Trovoada.
    Senhor sabia que o NELSON CARVALHO bateu os membros da direção do ADI com a porta na cara??? Sabia que muitos deputados do ADI já estão a negociar com outros partidos para saírem do ADI, porque o barco esta se afundando cada dia que passa? Melhor cair na real!!! Tenho filho muito mais velho que o senhor… Portanto não estou a brincar!

    • img
      Verdade Seja Dita Responder

      “Mais Velho” é um autêntico mentiroso! Quando o Abenildo de Oliveira juntamente com o Sr.º Boa Morte se deslocaram ao Tribunal para entregar as listas dos candidatos a concorrem para eleições autárquicas do partido ADI, o Levy Nazaré não se encontrava no país.
      Por isso, não devemos dar crédito a política de desinformação por parte do Senhor “Mais Velho”.

    • img
      bintoudjalo Responder

      O partido ADI deve ser desfeito . Não se trata de um partido da oposição, embora pretenda ser. Este partido, ADI, foi criado únicamente, com o objectivo do beneficio (poder, dinheiro…),de proteção, para o seu líder e alguns elementos próximos do P.T. ! O que acontece é que todos ambicionam o PODER e tirar proveito pessoal, ora, que os privilégios do poder São limitados (só há 1 posto para pm, 1 posto para ministro de negócios estrangeiros, etc) …eis porque há desentendimento e conflitos, no seio deste partido . Se não há ordem, disciplina, respeito, escuta, diálogo, comunicação etc etc, como é que este partido ADI pode pretender fazer parte ou dirigir STP? Como pode um partido, que quer ser forte, ouvido no país, ter um líder P.T. que se sente mais e melhor no estrangeiro do que na TELA – NON , STP., como? Não votaremos ADI, não queremos o Patrice Trovoada como dirigente politico são-tomense, porque ele não o É. Ele não é bemvindo

  34. img
    Dinamico Responder

    São-tomenses, eu acho que ja é altura de nós refletirmos bem sobre o desenvolvimento do nosso país. A governação com vista ao desenvolvimento so é possível quando ha por seu turno estabilidade política. O desenvolvimento de cabo verde deve-se ao facto de terem estabilidade política e governativa. Temos que ser capazes de dar maioria absoluta a um partido político para fazer um mandato completo (4 anos). Eu vos aconselho a darem esta maioria absoluta ao partido ADI, pois foi o único partido que de forma inequívoca começou a dar os primeiros passos rumo ao desenvolvimento de STP. Já desde de mil novecentos e pouco que o MLSTP não ganha uma eleição nas legislativa, mas se repararem estão sempre no poder, como é que conseguem fazer isso? R: derrubando o outro. estes nunca apresentam ao povo um projecto de desenvolvimento do país, passam a vida a enganar o povo que Patrice trovoada é isso é aquilo, não têm argumentos para convencer o povo. temos que deixer destas tretas concentrar naquilo que é mais importante. Temos que dar maioria absoluta ao ADI porque este é o único partido com visão e competência para desenvolver este país. Passem esta mensagem para os outros. Abraços.

Deixe um comentario

*