Destaques

O povo já começou a votar

A maioria das mesas de boto abriu desde as 7 horas da manhã. No distrito de Água Grande o mais populoso do país, a CEN registou algumas dificuldades logísticas na colocação das urnas a hora prevista por lei, mas o problema já foi ultrapassado, apurou o Téla Nón. As urnas fecham as 18 horas locais.

Mais de 92 mil eleitores elegem hoje os seus representantes para a câmara distrital, para a Assembleia Regional da ilha do Príncipe e para a Assembleia Nacional. Pela primeira vez, o povo são-tomense exerce o poder político ao mesmo tempo, para legitimar os órgãos de poder local, regional e nacional.

As eleições de 12 de Outubro, deverão marcar a viragem do cenário político nacional, caracterizado por sucessivas crises, que produziram 18 primeiros ministros em 23 anos de democracia pluralista.

Abel Veiga

    9 comentários

9 comentários

  1. bicho nos ministério

    12 de Outubro de 2014 as 10:50

    Abel Veiga correge erro autográfico “boto” para “Voto” ou será isso mesmo que quis explicitar?

  2. Zé Magro

    12 de Outubro de 2014 as 11:06

    Já começou sim, e tudo indica que mais uma vez o povo vai deitar a sua confiança no mais velho de entre os candidatos á função de primeiro ministro, ou seja, parece que por causa do Fradique o MDFM é o que mais vai crescer em termos de mandatosna Assembleia, ainda que não fique no primeiro ou no segundo lugar.
    Pelos vistos, tanto o ADI como o MLSTP vai conhecer uma drastica redução do numero de mandatos. Pelo menos é este o resultado de uma análise (sem grandes bases de sustentação ou fundamentos) que se fez no último sabado por uma equipa de santomenses, angolanos e brasileiros (iniciativa por conta propria). Mas a ver vamos.

  3. Takora Mohamed

    12 de Outubro de 2014 as 11:35

    God Bless São Tomé e Príncipe.
    Viva independência.
    Viva a liberdade.
    Viva democracia.
    Bem haja a todos santomenses!

  4. bintoudjalo

    12 de Outubro de 2014 as 13:29

    Votem justo …no homem justo e capaz, honesto …estavel, que reside em STP, em todas as circunstâncias. Não votar pelos senhores ” Convenencias”.

  5. Ambrisio Ma Fachica

    12 de Outubro de 2014 as 14:52

    O Povo começou a votar sim, numas eleições em que o MLSTP parece estar a ultrapasar o ADI em matéria de banho (e de forma descarraga com avultadas somas), com o PCD muito pensativo já que foi queimar a única figura que ainda resta no seio seio com alguma lisuria, com o MDFM de Fradique de menezes a contyinuar a liderar suas prestações nas entrevistas e debates (tanto do seu Presidente como do seu secretário geral), com a Plataforma a esbanjar dinheiro nunca visto para um partido tºão pequeno e tão novo e com o PEPS de Rafael Branco em vias de se trafsormar em COCA-Cola.
    Que vença o melhor, que vença aquele em que o povo fizer confiança e não aquele que der mais banho!
    Que os observadores internacionais façam a devida atenção!.

  6. Ernesto Franklin

    13 de Outubro de 2014 as 7:55

    O povo ja votou em quem merece…PARABENS O ADI.

  7. Joaquim sacramento

    13 de Outubro de 2014 as 10:03

    Olha aprecio muito este site, sou um seguidor e tenho que vos felicitar por esta iniciativa, mas a verdade é que a escrita tem que ser melhorada, pois não é a primeira vez que me deparo com incidência deste género.
    Obrigado pela boa compreensão!

  8. luisó

    13 de Outubro de 2014 as 19:50

    Uma pergunta para o CNE:

    Não havia outro lugar para escolher onde fazer a mesa de voto?
    Quem olha para esta foto dá a noção que estamos numa qualquer casa no meio da selva, com humidade nas paredes, grafitis e paredes meio acabadas e após um conflito armado.
    Então não há em STP escolas para fazer e montar as mesas de voto?
    Tem que ser num lugar como este?
    Dignidade eleitoral precisa-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo