STOP

O Governo através do Ministro das Infraestruturas, Carlos Vila Nova, anunciou na sexta – feira a suspensão das obras em curso de construção do Centro Comercial de São Tomé. Há muito tempo que São Tomé e Príncipe, não conhecia uma obra de construção civil com desenvolvimento tão célere.

A engenharia chinesa que está a erguer o maior centro comercial do país, já suspendeu as suas actividades. «Há 3 situações que importam explicar. A primeira situação prende-se com o espaço físico ou seja o terreno. O terreno acabou por ser cedido pelos serviços geográficos e cadastrais por orientação, não houve um processo construído de forma que permitisse que ele fosse feito. Estamos a falar de um espaço púbico e os espaços públicos nos centros urbanos são da gestão das câmaras distritais, foi um primeiro erro que se cometeu», sentenciou o Ministro Carlos Vila Nova.

No entanto em Junho passado,  um grupo de cidadãos e a câmara distrital de Água Grande solicitaram ao Ministério Público, o embargo da obra, pelo facto de se tratar de um espaço público. A resposta do Ministério Público foi esta. «não se vislumbra no ordenamento jurídico interno, qualquer diploma legal onde seja atribuído ao referido espaço a característica de domínio público, zona verde, ou espaço reservado a jardim público».

centro comercial geralMas, o Ministro das Infraestruturas, apresentou outras razões para justificar a suspensão das obras do Centro Comercial. «O título foi passado por orientação superior, os serviços não puderam fazer qualquer estudo relativamente ao terreno, a haver a emissão do título teria que haver um pedido, apresentação de um projecto. Para se constituir administrativamente o projecto, haveria também lugar ao pagamento de taxas previstas de acordo com a lei pela emissão de títulos de posse», referiu Carlos Vila Nova.

Por tudo isso, o Ministro das Infraestruturas diz não ter dúvidas sobre a ilegalidade no processo. «Que fique claro que o processo não foi devidamente instruído e está  ferido de ilegalidades em termos de normas», pontuou.

Carlos Vila Nova, reconheceu que as obras estão avançadas, e avisou que a suspensão decretada, não significa que o Governo tem qualquer hostilidade em relação ao investidor. «Suspendemos para repor a normalidade. Nós não suspendemos porque há alguma situação contra o investidor. Pelo contrário, o investidor é bem-vindo. Mas o investidor vai ter que agir, dentro do quadro das normas em vigor», sublinhou.

O projecto inicial previa um edifício de 3 pisos, mas foi alterado para 5 pisos. O Ministro contesta o facto de não ter sido feito um estudo geológico antes do início das obras. As obras do centro comercial de São Tomé garantiam emprego há dezenas de são-tomenses.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Barão de água-ize Responder

    Repor a legalidade é fundamental.
    O terreno deve ser valorizado com base real e o promotor pagar esse valor, já que o edifício não será demolido.
    Esse valor daria para manter os serviços de limpeza da cidade no mínimo por 20 anos ou reconstruir os passeios e rede de esgotos para evitar as cheias na cidade.

    • img
      Lôçô tlêze (13) conto Responder

      Afinal estão a falar da legalidade?!!
      Que tal dos directores que foram nomeados sem qualificações conforme emana a lei? Isso também não é ilegalidade? Essa atitude não é inteligente mas sim interesseira:
      1º Porque o Patrick tROVOADA não quer concorrência do centro comercial com o seu SuperCKO.
      2º Essa atitude coloca de imediato quase centena de pessoas que viam trabalhando nesta obra no desemprego.
      3º Este centro viria a dar emprego a quase 300 pessoas quando em funcionamento.
      4º ADI é contraditório, diz que vai dar emprego as pessoas agora faz o contrário.
      5º Enfim…..e tem mais….

    • img
      Atento ao Dossier Responder

      “Mas o Investidor vai ter de agir, dentro do quadro das normas em vigor.”
      1ª-Norma,Pagar a taxa ao Partido.
      2ª-Norma,Pagar a taxa ao Ministro.
      3ª-Norma,Pagar vassalagem e tributos eternos,até a falência.
      Viva AFRICA.
      Viva S.TOMÈ E PRINCIPE…

  2. img
    Emilio Freitas Responder

    Olha , Vila Nova, essa medida é completamente extemporânea nessa fase deste “projeto” , entendo e concordo plenamente que o processo está ferido de ilegalidades e o ministério publico ,coniventemente, respaldou essa obra, entendo ,também, que medidas administrativas devam ser tomadas para corrigir e mitigar esses malfeitos, mas suspender a obra não será de todo a solução, um país capenga como é o nosso, cheio de dificuldades para atrair investidor, processo como esse deve ser conduzido de forma mais suave possível. O Gabriel Costa e sua trupe cometeu o destempero de avançar com essa obra nos moldes em que fez, entretanto a essa altura , essa atitude publica de suspender a obra só revela a falta de norte e tendencia a revanchismo.
    PS: Antes que as más línguas venham dizer que eu estou torcendo contra o governo, fiquem logo sabendo que se estivesse em stp , teria votado no ADI, e mais, torço pra que as coisas realmente funcionem e que rumos serios sejam dados a nossa jovem nação, mas ,sinceramente, estou seriamente preocupado com as faláceas que começam a surgir e medidas de diversão. Quero ver projetos sérios, não quero ver stp de novo em 2018 procurando rumo em vez de trilhar progresso. Saudaçoes diretas das terras de vera Cruz

  3. img
    kwatela Responder

    Sr ministro também quer a sua parte no negócio
    Viva STP

  4. img
    Fruta madura Responder

    Fiquei triste com esta suspensão.Espero que seja apenas uma suspensão temporária das obras e não definitiva. São Tomé precisa de obras desta invergadura, precisamos de postos de emprego, precisamos modernizar a cidade.

  5. img
    António Silva Responder

    Sinceramente, tudo isto revolta-me.
    Um estado pouco sério e por conseguinte as pessoas que trabalham em nome deste “suposto estado” em nada contribuem para engrandecer este país. Não podemos andar a brincar com as pessoas que tencionam investir no nosso país!
    Como se pode atrair investimentos?Por estas e outras razões poucos são aqueles que quererão correr o risco.
    Que analisem muito bem os projectos, os locais de implantação, os impactos ambientais, as legalidades, etc, antes de tomarem decisões importantes. É tão difícil assim?

  6. img
    José Armando Responder

    Patrice Trovoada,o senhor é uuma vergonha! Durante 2 anos do seu anterior governo o que fêz nada. Viajou centenas de vezes, deu abrigos a armadores falidos,gastou fortuna com publicidades em jornal estrangeiro, prometeu tanto e nada trouxe de visível como este emprendimento da china popular o maior até aqui em S.T.P.
    É assim que se trata um investidor desta envergadura? Como pensa senhor P.T. atrair investimentos estrangeiros com esses comportamentos?
    Que será de mais de duzentos chefes de família que ficaram sem amprego?
    Como negociante que é e sem empresa que se conheçe, caso queira a sua parte fale com o investidor. Não traga esta farsa. O senhor é conhecido. Infelizmente o povo ainda não o conhece. Mas terá tempo.
    O populismo tem pernas curtas,funciona enquanto houver ignorancia. Senhor P.T. A maior absoluta não é arrogancia, prepotencia e incompetencia!

    • img
      Seabra Responder

      J.A., Li atentamente o seu comentário, agradeco pela VERICIDADE dos seus propositos EXACTOS sobre o pm Patrice Trovoada. Só mesmo os – esclarecidos e os capangas do ADI podiam votar para ele, sabendo que ele andou difamando STP , seus dirigentes, longe das preocupações São-tomenses durante 2 largos años, tentou destabelizar o funcionamento político do país, com a suposta queixa-crime junto da CPI, ora que ele mesmo tem queixas-crime junto da Justiça de STP, pendente….acaba sendo nomeado como pm. É aberrante…só em STP mesmo. A QUEDA dele vai soar como uma bomba,tal como foi a campanha dele, acompanhado dos seus novos lacaios tugas (certamente q receberão o beneficio prometido…libertou-se STP dos TUGAS, o P.T. voltou a atribui-los o direito de emiscuir nos assuntos internos…Varela, acorde, você da JOTA gritou e militou” fora os TUGAS, os lacaios…etc”, reaja, homem!).
      STP precisa de uma boa Revolução, q nunca teve, para esclarecer alguns pontos obscuros, de mobilizar e despertar a população sobre o seu importantíssimo papel no país (social, política, histórica….tudo).
      PT está a hipotecar STP, nada fez, nada faz, nada fará, para além de encher os bolsos, comprar + casas,ter + bens e é claro, instalar os sentimentos do ódio, de rancor, de rivalidade e a DITADURA, como é o exemplo no país vizinho Gabao, o seu verdadeiro país (educação, sentimental, mentalidade, língua….muçulmano – homem da prática de feitiços, magias e máfias). Eis a que STP está entregue ! Veremos, daqui há alguns mesitos.

  7. img
    vamos acreditar Responder

    Grande atuação senhor ministro. Mas será que nessa decisão do ministério também não tem ordem superior. Como cidadão nacional gostaria de entender bem as coisas.

  8. img
    Manuel Vicente Fernandes de Sousa Responder

    A referida obra não deve apenas ser suspensa, mas anulada e os seus mentores condenados a repor a sua arquitectura anterior. Porque esta obra representa na sua génese o cumulo da corrupção ao mais alto nível no nosso país.

  9. img
    Tela Responder

    Desde de quando é competência do governo mandar parar obra, os tribunais servem pra quê afinal quem deve analisar as ilegalidades é governo ou os tribunais?
    Porquê que faz-se politica com tudo em São Tomé, o objectivo é mais do que claro desfazer tudo que o XV governo deixou, daí a nada também vão parar a obra da Trindade é so questão de tempo
    E o princípio da continuidade do estado é letra morta para o XVI Governo so porque tem maioria

  10. img
    VOZ DOS CEITA Responder

    Com este tipo de politica ou mediocridades que tem o(s) Governo(s) esta ou continuam atrasar de Desenvolvimento de meu Pais que é STP

    Esse STOP do Governo de PATRICE EMERY TROVOADA é sinonimo de Odio, Vingança que tem sobre presumível socio ou investidor que é cidadão Manuel Espírito Santo Pinto da Costa, contrariando ele «PATRICE EMERY TROVOADA» as sua palavras demagoga na sua campanha politico eleitora do seu ADI …..
    Para mim não é estranho porque sempre seio que DEMAGOGIA é o apelido das família Trovoada

    Quero aqui aconselha família TROVOADA que povo esta cansado com DEMOGOGIA, ODIO, VIGANÇA,,,,, porque nada traz para desenvolvimento de S.TOME E PRINCIPE ,,,,,

    Este projecto que esta ser feito no terreno do Balneário(noutra hora era um terreno baldio onde concentrava bêbados, e vagabundos), tem que continuar….

    conselho para PATRICE EMERY TROVOADA (Povo põe….Povo tira) não esqueça ….deixa ódio, vingança….Ver para como seu país….

    conselho para POSSIVEL INVESTIDOR: FIRMEZA, ESPERANÇA, AMOR A STP ( são os ideias de família Ceita )

    Conselho para PINTO DA COSTA … não desista dos seus IDEAIS DE SERVE BEM O STP …Continua o seu programa promover INVESTIMENTO PARA STP

    VIVA STP
    ABAIXO ODIO
    ABAIXO VIGANÇA
    ABAIXO DEMAGOGIA

    • img
      VOZ DOS CEITA Responder

      Antes de mas quero frisar para os mas ATENTO DA POLITCA que sou um CIDADAO EMIGRANTE APARTIDARIO ….sou ou somos como todos os CEITA adepto de bem estar para STP

  11. img
    Manuel Vera Cruz ceita da Costa Responder

    Muito bem Patrice Trovoada. O Senhor está a trabalhar para o povo pequeno que votou em si. Estes pequenos que trabalhavam naquela obra vão para casa para ganharem juízo. A maioria votou conerteza em si. PT assim é que se trabalha para o povo pequeno tornando-lhe mais pequeno para sempre voltar em si. Viva ADI. Viva Patrice Trovoada. Viva pequeno. Viva os jovens.

  12. img
    Escobar Responder

    Issó é apenas documentário.
    Filme está pra vir.
    Ouvia-se muitas vezes usar palavra DITADURA.
    DITADURA apenas está a começar.
    Voçes vão comer pão que diabo amaçou.
    Não pediram….agora recebam calados.E mais está pra vir.
    Eu sei bem do que estou falando,porque também estive na leva.

  13. img
    vugu vugo Responder

    Enfim
    Mas será que vão demulir as estruturas que já se encontram erguidas?
    Quem ira pagar essa fatura?
    De serteza que são os piquenos!!!
    Deveriam pensar antes de fazer.
    De serteza que um C.C faz falta nesta terra,e muito mais infraestruturas,.
    Mas o jogo do poder é que está corruir a minha pátria querida São Tomé e Príncipe.
    Que onatual governo fassa o seu trabalho mas com muita consciência,porque são Tomé não é só dos que sentam ali na assembleia adescutir coisas muitas das vezes sem cabimento,não basta só baixar arroz pra 13mil dobras, o povo quer trabalhar e ver trabalho dos que estão em soma(no governo)

  14. img
    Arnaldo (santola) Responder

    Eu pensando que o ódio e a vingança tinha acabado, pelo que sei me enganei a história ainda continua e quem sofre é o povo, por isso que o país está a ficar cada vez mais para traz. Espero que seja temporária esta briga, e que avance com a obra, os jovens estão a espera do emprego e do melhor para STP.
    Fui.

  15. img
    Maria silva Responder

    Infelismente somos de uma patria de ” maioria absuluta ” sem educacaçao e com pouca informaçao!!!
    Porque num Pais de gente culta e informada , Patrice trovoada jamais seria PM, muito mesnos ter ganhado com a maioria absuluta !!!!!
    Agora a esperança de 300 ou mais postos de trabalho, o sonho de um nimi shopping cai por terra!
    Eu nao sei que tipo de politica este ” tipo ” !

    • img
      H.Borges Responder

      Muita gente ainda não conseguiu engolir o sapo…. Que coisa… ? Deixem de misturar alho com bugalho e centrem-se na questão fundamental. Ou se não quiserem comentar com objetividade esperem a vossa vez de (des) mandar.

      • img
        VOZ DOS CEITA Responder

        Caro Amigo H.BOROES

        1º Agradeceria que ultima palavra « (DES)MANDAR» que usaste no seu comentário tira.se parentes porque com essa altitude de ODIO E DEMAGOGIA EM METER STOP A OBRA DO TERRENO DE BANEARIO… começa a Rimar mas com Governo atual (DESMANDAR=GOVERNO DE PARTICE EMERY TROVOADA)

        2.º Para STP Desenvolver temos que pensa em conjunto deixa de FANATISMO POLITICO que começo a ver que carateriza contigo caro H.BORGES

        3ºSTP não precisa de DESMANDAR OU MANDAR … mas sim um verdadeiro líder desmandar e mandar fez parte de 500 anos de colonização portuguesa, fez de política monopartidarismo, que o mundo lusófono atravessou depois da independência o que caracterizava política caduca do passado. PASSADO

        Quero recordar os mais atento que já chamei pessoal a base de respeito os patrono da família Trovoada (ex-Presidente) numa das suas reuniões que fez no exterior do país.

        OBS : A voz do Ceita a defesa de bem estar STP

        Viva STP
        Viva emprego
        Viva desenvolvimento de STP
        Abaixo mandantes
        Abaixo desmandantes
        Abaixo demagogia
        Abaixo ódio

      • img
        Camoes Responder

        H.Borges, é o seu comentário que estimo desnecessário. Ainda bem que existem comentarios e que Telê Non nos permite de exprimir, livremente. Contráriamente a muitos internautos imbecis que tentaram sabotar este principio democrático, quer dizer, impor a ditadura Trovoadeska . Nao sera nunca!
        Por esta razão Téle Non promoveu-se e será cada vez MAIOR, graças a sua resistência.
        Tele Non , não cedam a nenhuma pressão, porque é aí a vossa forca. Continuem!

      • img
        H. Borges Responder

        Hun! Pelos vistos toquei mesmo na ferida daqueles que só sabem “desmandar” e agora que não têm o que e como “desmandar”, põem-se “aos bicos dos pés”, reclamando por reclamar, o “leitinho ingenuamente derramado”. Mas será que não repararam que (des) mandar é alternativo, tal como, escreveríamos Senhor(a)? Meus caros se vos enquadrastes no “desmandar” e não no “mandar”, então é porque a carapuça vos serviu e muito bem. Deixem o Governo Soberano trabalhar! Ele é a expressão clara da vontade do povo soberano. Respeitem isso e trabalhem positivamente para que tenha a vossa vez de trabalhar merecida e legitimamente. Quer queiram, quer não, a maioria já decidiu. Esperem daqui a 4 anos para fazerem qualquer balanço, mais objectivo, mas certeiro. Aprendam a fazer política. Não critiquem por criticar, porque assim revelam que “o sapo viscoso” ainda vos está travado na garganta. Aquele que reclama em vão do ódio e da vingança, se não é o seu verdadeiro promotor é simplesmente um esquizofrénico com a mania da perseguição. Vamos construir um São Tomé e Príncipe novo, sem este tipo de preconceitos, acabou-se o ódio e o povo, na sua maioria, já decidiu, agora esperem para ver, mas esperem mesmo, pelo menos até 2018. O tempo passa depressa, tenham calma meus amigos! Não inventem mais… O Povo sabe disso, O Povo sabe quem é quem. Não nos atirem poeiras nos olhos, dando duma de gente séria e preocupada com o futuro do povo. Esta estratégia não vai colar. Mudem senhores porque se não mudarem, ficaram sozinhos neste “Blog”, comentando por comentar, criticando por criticar e não haverá mais H. Borges, nem outras pessoas, que nada têm nada a ver com esta “luta de titans”, a ler ou comentar as vossas “tristes lamentações.” Que o ano 2015 ilumine a vossa consciência. Um bem haja a todos.

  16. img
    povo Responder

    este govoerno ñ tem amor a povo uma obra de tamta impoortncisa para pais e o seu povo. iria dar milhoes de posto de emprego a cidadao

  17. img
    solitario Responder

    Querido amigos são-tomense venho por este meio mostrar a minha satisfação com a atitude do governo em suspender a obra. agora sim vou montar a minha obra em Angola ou cabo verde porque lá tem um governo para todo o povo. e não um governo apenas para uma parte do povo que constitui a base eleitoral de um partido.

  18. img
    luisó Responder

    Alteraram o projecto de 3 para 5 pisos.
    Mas alteraram também as fundações para mais 2 pisos?
    Se calhar não….
    E digam-me uma coisa : 5 pisos? vai ter escadas rolantes ou só escadas? elevadores? acessos para pessoas de mobilidade reduzida? escadas de incêndios?
    Conhecendo bem a terra e o tipo de construção chinesa já estou a ver tudo isso nesse centro…
    Daqui a 3 ou 4 anos vai estar como o mercado novo, a precisar de obras.

    • img
      VOZ DOS CEITA Responder

      Aproveito para fazer recordar caro LUISÓ, que uma das maior infra-estrutura « PALACIO DE CONGRESSO» feito em STP no tempo do PARTIDO UNICO continua de PÉ. foi feito pelos CHINES NUM TERENO PANTANOSO !!!!!!!

      Falou e Disse a VOZ DE CEITA «Bisneto de MÉ BUÉ DE CEITA»

  19. img
    askl Responder

    deixa obra andar,,e por isso q este pais numca vai a frente,,ó o senhor promeiro ministro contamos cm o senhor,,,o senho tem q pensar em tds santumen-si,,,mesmo nesta obra a mts q ganha denheiro e q conseguem ajudar os familiares em casa,,,olha só no caso de angola esta a desenvolver são as obras q numca param de fazer em angola,,ate quando quando meu Deus,,contamos cm o pratrice trovoada mas eli estão a fazer tds sãtumen-si vergonha,,para cm isso seu premeiro ministro.

  20. img
    bem ní wê mali ni tlachi Responder

    Suspenderam obra Ministro de Tutela falou, e falou muito bem…mas comunicação social eu acho que deveria ir procurar a outra parte…

  21. img
    MoçoKata Responder

    Sr. Luisó
    É preciso algum cuidado quando o Sr, Faz esse tipo de juizo a Obra Chinesa. Pode- se pedir organização do dossier mas não precisa de fazer o filme. A final quando é que deixamos o ódio para trás? O país não é apenas dos ministros e primeiro mitro. Depois vão ficar com o edificio para fazer novo SupermercadoSKO de Sr. Patrico Trovoada? Ele deve ter tudo? O Sr. Agostinho Fernandes, StoK e outros da cupla já tenhem CREDIAL. Onde foi para alguns bens de Ministério de agriculta no anterior governo de PT? Tenhem moral de falar de currupção?

  22. img
    Marta Henriques Responder

    Boa tarde caros,

    No seguimento das vossas opiniões, que enalteço activamente, apelo ao superação de conhecimento. Explico: entendo que, o melhor que alguns de voz tem a fazer ler muito(cronicas, jornal internacionais, etc), esculturarem-se e saírem da insularidade ideológica. Assim, poderemos poupar a precariedade objectiva que avassala muitas opiniões.

    Atenciosamente,
    Marta Henriques

  23. img
    Tristeza Responder

    Patrice Trovoada kidaleouuuuuu, deixa STP em paz, deixa povo em paz, para como ódio, vinganças e perseguições. Povo quer desenvolvimento, povo quer emprego, povo quer investimento. Deixa os chineses trabalharem, deixa os santomensess terem um salario no final do mês. culpa não é tua Patrice, a culpa é da ignorancia do povo que votou em si, mas Deus não dorme, ele ha de dizer chega.

  24. img
    Benefecio das Duvidas Responder

    Votei em Si, senhor Patrice para Trabalhar e não para destruir e perseguir as pessoas! Assim não vais lá….

  25. img
    Pické Responder

    Centros urbanos são da gestão das câmaras distritais, mas se me lembro o presidente da Câmara de Água Agrade “Dr. Ekeneide Santos” é do ADI.
    Gostaria de saber qual é a explicação Dr. Ekeneide Santos” para esse caso.. certamente ele que deve aprovar, analisar viabilidade da obra.

  26. img
    Dar razão Responder

    Não sei se é ou não mas espero que a obra vai dar o seu segmento e atendendo os futuro postos de emprego que os STP esperam.
    Digo vos uma coisa baseando nessa janela, pessoal é melhor por as ordens aos Chineses para que amanha eles possam respeitar o cidadão nacional, porque sei que no Grande mundo ( o super mercado ) eles não respeitam os trabalhadores.
    Deixo um apelo a Sr. Ministro de obras publica, ( senhor apreça o aranque da obra porque nesse momento temos muitos artistas a perderem o seu pão e é grave) não queremos pessoas a passarem fome ainda nesse periodo de festa).

  27. img
    Chico Responder

    Isso é que é bonito falar de legalidade. O Primeiro Ministro utiliza a boca do seu ministro Carlos Vila Nova para falar da legalidade. É preciso não ter vergonha na cara.Onde estava Vila Nova porta-voz do Patrice Trovoada, quando este no 14º Governo apoderou de Doca das Pescas para abrir seu comercio? Houve algum concurso público?
    Hoje no nosso país acontece um fenómeno engraçado ” a pessoa que anda com calça rasgada no rabo, ri-se da pessoa que está bem ataviada.
    Fui

  28. img
    joazí Responder

    Amém. que Jesus vos abençoe, e que a mão de Deus esteja sempre presente nesta vossa boa iniciativa.Parabens pelo nosso bom e maravilhoso Paìs.

Deixe um comentario

*