NOSI de Cabo Verde moderniza Instituto Nacional de Segurança Social

Dentro de 10 meses São Tomé e Príncipe começará a dar passos mais seguros na Governação Electrónica. O ponta pé de saída foi dado na quinta – feira, com a assinatura de um acordo de parceria entre o Instituto Nacional de Segurança Social e o Núcleo Operacional para Sociedade de Informação de Cabo Verde.

O documento assinado por Manuel Ramos Director do Instituto Nacional de Segurança Social e por Jorge Lopes pela entidade cabo-verdiana, lança as bases para a digitalização de todo o sistema de segurança social de São Tomé e Príncipe.

asinaturaJorge Lopes Presidente do Conselho de Administração da NOSI, descreveu o projecto como sendo histórico, e apontou 10 meses como tempo para transformar o Instituto Nacional de Segurança Social, num exemplo de sucesso na governação electrónica. «Significa instalar e configurar toda uma plataforma de comunicação e de infraestruturas e equipamentos sobre os quais vão correr as aplicações. Significa estabelecer um sistema de conectividade com algumas outras instituições envolvidas no processo de segurança social», declarou.

A formação dos quadros do Instituto de Segurança Social, para melhor de apropriarem das novas tecnologias a serem instaladas, é outra acção que vai preencher os próximos 4 meses. «É um conjunto de acções que vamos desenvolver num período record de 4 a 5 meses. Prevemos em 10 meses começar o processo de produção com o sistema instalado», assegurou Jorge Lopes.

Pela parte são-tomense Manuel Ramos, Director do Instituto Nacional de Segurança Social, realçou a importância do acordo de parceria assinado com a NOSI. «Este serviço permitirá também uma gestão mais profícua, com o objectivo genérico a modernização e informatização dos processos de segurança social através do desenvolvimento de um sistema capaz de fazer a gestão de todos os processos, prestações e contribuições», precisou.

O grupo cabo-verdiano acredita que o Instituto de Segurança Social será o ponto de partida para a extensão da governação electrónica no país. «Vai começar a acontecer, com a experiência do instituto de Segurança Social estaremos a dar os primeiros passos para alargar e disseminar essa experiência a outros sectores até atingir uma nova etapa», pontuou, Jorge Lopes.

Instituto Nacional de Segurança Social, caminha para a entrada na era digital, numa parceria com a NOSI de Cabo Verde. Note-se que as sementes para a parceria entre as duas instituições foram lançadas pelo Ministro do Emprego Carlos Gomes, na recente visita a Cabo Verde.

Abel Veiga

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Africano Responder

    Isto é uma tremenda “bofetada” de Cabo Verde a STP. Com tantos engenheiros q temos e não são capazes de desenvolver este projeto? O que andaram a fazer tantos anos nas universidades? Na praça são todos doutores e engenheiros, mas se espremer não sai nada.

  2. img
    Pipoca Responder

    Infelizmente ainda no nosso país alguns partilham a ideia de que tudo que vem de fora é melhor. Eu acredito que em São Tomé existam grandes potências mais infelizmente por falta de oportunidade ainda não provaram o seu valor. Agora cabe aos decisores criarem políticas de valorização dos nossos quadros. Também acredito que alguns dos nossos quadros já tiveram as suas oportunidades e fracassaram, mesmo assim defendo que mesmo por incompetência de alguns todos não devem pagar.

  3. img
    Seabra Responder

    ….e essa, Abilio Neto???? O que conta informar ao mundo, sobre este assunto?
    Aliàs, durante a campanha, o seu patrao PT, prometeu mundos e fundos, entre outras coisas, a instalaçao da tecnologia que permitiria o acêsso do internet em todo o pais de STP…CADÊ!?
    E onde està o prometido DUBAI?
    Sao tretas do PT- ADI.
    Quando é que o Afonso Varela vai ousar enfrentar o Patrice Trovoada para lhe fazer compreender que nao pode continuar a adormecer o povo (“esse povo todo”- expressao do Varela militante do MLSTP), com CAMBALACHO.Isto é indigno de um patriota como o Varela, nao é possivel que ele esteja no mesmo comando que o PT. Desperta VARELA, jà é mais do que tempo!

  4. img
    Hernane Prazeres Responder

    Meu caro Seabra, o então prometido DUBAI que o PT prometeu, é conseguido com muito trabalho suor, e muita dinâmica, com comprometimento de todos, com amor a pátria, com seriedade,é verdade minha cara Seabra, concordo contigo na intriga quando dizes, infelizmente ainda no nosso país alguns partilham a ideia de que tudo que vem de fora é melhor.E ainda como dizes, também acredito que em São Tomé existam grandes potências, e acredito que alguns dos nossos quadros já tiveram as suas oportunidades e fracassaram, e não obstante isso continuo a achar que STP, precisa de uma politica de requalificação e de aproveitamento de quadros, nacionais, e sei que juntos poderiam também criar a nossa própria Nozi no país, e descorado contigo, senhor Africano, não é verdade que Cabo Verde esteja a dar uma tremenda “bofetada a STP, meu amigo não si trata disso trata-se das oportunidades que ambos os países decidiram pegar , um decidiu, pelo colectivo e outro pelo individualismo, e hoje estamos a colher simplesmente o que plantamos, é importante que a partir de agora nos os Santomenses olhemos para nossa pátria como a nossa , com o sentimento de pertença,, os cabo-verdianos assim estão a olhar pela sua própria pátria, e acreditem estão a construir seu Dubai, um bem haja a todos.

    • img
      SEABRA Responder

      Senhor Prazeres, nao sei “situar” a sua posiçao politca, tao pouco compreendi a sua mensagem.Lamento!!!
      O que posso confirmà-lo é o seguinte:
      O senhor falou de ser patriota, de facto é necessàrio mas nao é ùnicamente este perfil que permite de pretender fazer parte da direçao de um pais, embora seja também muito importatnte.Quero com isso dizer, que seja qual fôr dos dois aspectos que sublinho, nenhum deles possui o pm Patrice Trovoada, porque ele nao tem carisme nem inteligência e instruçao para dirigir STP corretamente, tao pouco é patriota, aliàs, pouco conhece da cultura, da tradiçao,das linguas faladas no pais…quando fala em português é uma catàstrofe monumental, é um autêntico horror.
      A mentalidade dele, e o jeito de ser do individuo, nao é dos nossos…o PT està em STP, porque encontrou ai um povo “perdido”, que nao conhece nada sobre os seus direitos (apenas os seus deveres), que quer obter tudo sem grande esforço (a preguiça domina), que é falso(hoje acha o Fredique de Menezes o melhor, amanha ele é o pior etc…),falta-lhes a noçao politica que os outras populaçoes da CPLP têm…enfim, sao fàcilmente comprados, com o BANHO…é pena! Mas é um facto …e contra nao hà argumentos.
      Quanto ao Dubai, nao creio que devemos tê-lo como modelo, pois que temos as nossas caracteristicas bem africanas, das îlhas, que devemos explorar, sem ter que passar pela imitaçao que nao nos corresponde…temos potencialidades para tal.
      Eis o mal dos nossos homemsn politicos, a de nos engaarem com estas BAIXARIAS MESQUINHAS que nada tem a ver conosco.Pois, o importante para um pai ou uma mae de familia é de ter um trabalho correctamente remunerado, para educar ,viver e gozar junto dos seus filhos , familiares e amigos.
      Acho bem mais interessa que o governo se interesse a criar melhores e boas condiçoes nas infraestruturas (escolas, hospitais, habitaçoes, justiça,comércios etc), do que viver no imaginàrio da célebre promessa DUBAI que nunca serà realizado, que aliàs é sem interesse para o povo.Suponho que o povo nao quer ver STP transformado, no que nao conhecem, num pais que lhes é estrangeiro…senao, teriam emigrado.
      Pergunto, venderam assim o projeto ilusionàrio…serà que explicaram ao povo o que significa transformar STP em Dubai? O povo nem noçao tem do lugar em questao.
      O povo tem acêsso à televisao? Nao creio!!!E é tudo assim…TRETAS, ùnicamente TRETAS!!!
      O POVO PRECISA DE INFORMACAO, se estiver bem informado, ele poderà e saberà o que escolher, como decidir.
      Nao é assim tao complicado, basta ter a boa vontade,ter a integridade e a honestidade…em suma uma boa CONDUTA E LEALDADE, para aquels que nos fazem confiança e que votam .

  5. img
    Hernane dos Prazeres Responder

    Meu caro compatriota Seabra, realmente tens toda razão , em tudo, ou em quasi tudo.Mas repara o Dubai que aque falo, é simplismente uma metáfora. Mesmo assim meu amigo acredito nesse Governo e alias preciso acreditar nesse desenvolvimento, nesse maravilhoso País, nessa rica ilha, nesse maravilhoso País, e por outra meu irmão teremos que ser nos mesmos a cuidar daquilo que é nosso, hoje STP, é um País jovem, com um numero consideravel de licenciados, uma grande grupo de pessoas afabetizadas, e acredito que o desenvolvimento vem por ai, por gente esclarecida, o que falta-nos é um verdadeiro lider social, e foi assim que cabo verde chegou aonde chegou.

Deixe um comentario

*