Política

São Tomé vai ter uma Casa de amizade São Tomé e Príncipe – Cabo Verde

A Boa nova foi anunciada pelo ministro de Estado da Família e Desenvolvimento Social de Cabo-Verde à saída de um encontro de trabalho com o primeiro-ministro santomense. A casa de amizade S.Tomé e Príncipe Cabo-Verde será o símbolo histórico e cultural dos dois povos e países. A instalação prevê-se para breve na capital santomense.

«Esta casa vai acima de tudo mostrar aquilo que S. Tomé e Príncipe e Cabo-Verde têm de melhor. Um bocado de cabo-verde em S.Tomé e um bocado de S. Tomé e Príncipe em Cabo-Verde. Essa história tem de ser contada, tem que ser memorizada, tem que ser vivida para podermos garantir o nosso futuro, porque só quem tem a sua identidade bem vincada pode galgar terrenos para o futuro. E é uma grande oportunidade cultural e económica de se criar aqui uma economia também a volta dessa relação para contarmos ao mundo aquilo que foi essa relação e, criarmos uma linha turística que envolve países comuns como todo o espaço da CPLP»-destacou, Fernando Freire de Andrade, Ministro de Estado da família e Desenvolvimento Social de Cabo-Verde.

Um outro assunto que mereceu atenção no encontro com Patrice Trovoada foi a política de emigração, com destaque para a experiência de Cabo-Verde em matéria de retorno forçado.

«Esse retorno forçado é aproveitarmos isso a favor da nossa economia. São nossos cidadãos que precisam de uma oportunidade que passa por fazer-lhes uma formação, ou então, adaptar a formação que já tinham no país de acolhimento à nossa realidade. Falam línguas que é uma grande mais-valia na relação com o mundo e têm alguma profissão. Então, é criarmos canais próprios de os podermos financiar para terem acesso a algum tipo de crédito e poderem desenvolver as suas actividades e estarem integrados».

Fernando Freire de Andrade está em S.Tomé e Príncipe numa visita de trabalho de cinco dias.

José Bouças

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top