O anúncio foi feito pelo Ministro de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernando Freire de Andrada que iniciou, esta segunda-feira, uma visita de trabalho de cinco dias a S. Tomé e Príncipe.
Para além de alargamento do número de beneficiários, o ministro avançou que trabalhos estão em curso para que o pagamento das respectivas pensões seja feito de forma célere.
«Em 2017 nós duplicamos o valor da pensão. Neste momento temos cerca de 1200 pessoas que, aqui em S.Tomé e Príncipe, recebem esta pensão e é neste quadro que nós estamos a pensar em criar mecanismos de atribuição de pensão que sejam mais céleres que, eventualmente, pode passar por envolvimento de estruturas bancárias ou dos próprios correios, ainda esta é uma decisão por tomar, e querermos alargar às pessoas que efectivamente precisam»- disse o governante cabo-verdiano.
Actualmente são cerca de 1200 cabo-verdianos residentes em S. Tomé e Príncipe que beneficiam desta ajuda do estado cabo-verdiano no valor de 40,82 euros mensais.
Fernando Freire de Andrade foi recebido em audiências, esta segunda-feira, pela Ministra dos Direitos da Mulher, Maria Milagre Delgado e pelo Presidente Santomense, Carlos Vila Nova.
José Bouças