00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Pinto da Costa reuniu-se com o corpo diplomático e as confissões religiosas

O Presidente da República em exercício, Manuel Pinto da Costa, anunciou que não é candidato à segunda volta das eleições presidenciais por considerar que o escrutínio de 17 de Julho, foi fraudulento. «Continuara participar num processo eleitoral tão viciado seria caucioná-lo. Não o faço como candidato e muito menos como Presidente da República», afirmou numa comunicação feita à Nação.

Na quarta – feira o Presidente da República em Exercício reuniu-se com o corpo diplomático acreditado em São Tomé e Príncipe, para explicar as razões da sua decisão em não participar na segunda volta das eleições presidenciais. «Como puderam observar, durante toda a fase de campanha eleitoral a actuação do Governo, particularmente a do senhor Primeiro Ministro enquanto líder da formação política que apoia uma das candidaturas às referidas eleições, foi centrada em ataques sistemáticos, intrigas de pequena política, insultos e desrespeito, no ódio ao candidato Manuel Pinto da Costa, para além de outros comportamentos pouco dignificantes da vida política em democracia», declarou Manuel Pinto da Costa na recepção ao corpo diplomático no Palácio do Povo.

O Presidente da República em exercício, revelou para o corpo diplomático, que foi criado um círculo vicioso de incompreensões cristalizadas pelos «conflitos e ódios do passado que foram disseminados, principalmente junto das gerações mais jovens».

Defendeu a eliminação dos excessos que se verificam na forma de fazer política no país, repor a urbanidade, porque segundo Pinto da Costa na política não pode valer tudo.

Segundo ainda Pinto da Costa, a actuação do Presidente da Comissão Eleitoral na noite eleitoral, suscita interrogações. «A minha convicção é a de que sem a correcção dos erros crassos registados na primeira volta, o risco de se repetirem ou mesmo intensificarem é enorme», frisou.

O Presidente da República em exercício realizou o mesmo trabalho de esclarecimento na quinta – feira. Desta vez com as confissões religiosas implantadas na República Democrática de São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Tela Responder

    Força mambo rijo… Não nos abandona… Mão rija com os aldrabões… Não deixa os Messias aplicarem ditadura no país devido água e luz…. Ajuda Maria na sua luta… Constrói um governo de salvação nacional da democracia… Força nisso mambo rijo

    • img
      MIGBAI Responder

      Por favor telanom.
      deixem de censurar os meus comentários.
      Eu sei que voces não gostam que as pessoas digam as verdades sobre esta criatura, mas isso é um problema vosso.
      Parem de censurar os comentários.

  2. img
    Ok Responder

    Nos termos do artigo 8o da CRDSTP, o PR defende a constituição da República. Se a democracia esta em perigo alguém tem k defender. Nos termos do artigo 81 coadjuvado com 117, demitir o governo quando tal se torne necessário para assegurar o regular funcionamento das instituições democráticas ouvido o Conselho de estado… Fica a vosso critério… Se o próprio presidente da comissão eleitoral admitiu os seus erros como sendo gravíssimo…

  3. img
    SAMPONHA Responder

    AS FALHAS GRAVES DA CEN, mais o DINHEIRO E “TACHOS”, OBRIGAM AS GRANDES FIGURAS DE MLSTP-PSD, EMIGRAREM PARA ADI.
    As falhas graves é falta de sabedoria, competência, maturidade, e dá direito á demissão.
    A contemplar as coisas simples e a navegar nas águas da emoção, a não ter medo de viver e a superar os momentos mais difíceis da uma história eleitoral melindrosa.
    A vida é o maior espectáculo no teatro da existência, os fracos julgam e desistem, enquanto os fortes compreendem e têm esperança.
    O Evaristo de Carvalho se for eleito Presidente vai ser o primeiro presidente da republica conho, mole, ovo mal cozido da nossa democracia.
    Amigos e amigas, não somos perfeitos; decepções, frustrações, falhas graves, irregularidades e perdas, sempre acontecerão.
    O presidente da CEN, Dr. Alberto Pereira, contrariou o presidente de Tribunal Supremo, e assumiu o seu erro, as suas falhas gravíssimas; o Alberto Pereira, membro da comissão politica de ADI, e presidente da CEN, é humilde, educado e responsável, porque assumiu as suas responsabilidades.
    Alberto Pereira reconhece as irregularidades nos actos eleitorais, enquanto José Bandeira presidente de tribunal supremo e Tribunal Constitucional, diz que não houve nenhuma irregularidades, o José Bandeira que viveu anos e anos na custa do partido Mlstp Psd, foi director da PIC muitos anos, o partido dos gloriosos sempre lhe defendeu, Patrice Trovoada gosta viciar as pessoas com dinheiro e “tachos”. Desta vez, o Bandeira que tem cinco mulheres, e o salário do tribunal não dá para sustenta-las, o mesmo pede reforço financeiros, e foi vendido barato e ofertado com grades de cervejas de Rosema na mão de Nino Monteiro, pedido especial de Patrice Trovoada
    S. Tomé e Príncipe neste momento, está numa situação politica confusa, complexa e complicada, e tudo ainda pode acontecer……..
    Estamos na beira da ditadura,o senhor Patrice Trovoada é o homem mais endinheirado de STeP e vai acabar com o partido Mlstp Psd, os camaradas estão falidos e desempregados, e não conseguem viver fora de poder por causa de ganancia e ambição, estão a vender a sua alma devido dinheiro e “tachos”.
    Ilustres, os bons hábitos e costumes e carácter, os políticos santomenses estão a perder cada dia que se passa, a ingratidão e falta de compaixão pelo partido Mlstp Psd, faz com que, as grandes figuras de partido MLSTP-PSD, abandonar o barco e ir a busca de salva-vida para não afogar na miséria e na pobreza; a salva-vida dos mesmos, é o homem que não tem medo de dar dinheiro, é o homem que promete o tacho e dá, nesse momento, esse senhor é visto como Deus na terra para alguns santomenses. Muito poderoso, e tem estado a usar o seu poder para subtrair as grandes figuras do Mlstp Psd.
    Caríssimo, é triste, mas vou vos citar os nomes das grandes figuras de MLSTP-PSD que emigraram para ADI devido “Tachos”.
    1º. Hélio Almeida, antigo ministro das finanças de MLSTP-PSD, dentro de dias, será o governador de Banco Central.
    2º. Raul Cravid, actual deputado de MLSTP-PSD, dentro de dias irá substituir Acácio Elba Bonfim no BISTP.
    3º. José Maria de Barros, antigo director dos Correios e EMAE, já foi nomeado como director financeiro do Instituto Marítimo e Portuário (IMAP)
    4º. Cândido Frota, quadro da CST, braço direito de Carlos Tiny, o homem que era calo e sapato de MLSTP, já saiu de partido, e vai ser director de AGER.
    5º. Arminda Bom Jesus, conhecida por Arminda Rolin, essa senhora foi vender para Patrice Trovoada. Traiu a sua amiga intima engenheira Conceição Silveira, a mesma vai ser directora de laboratório de engenharia, lugar que a sua amiga exerce bastante de anos.
    6º. António Quintas Aguiar, filho de Mlstp Psd ainda está interrogado o seu tacho.
    O partido ADI, como não tem quadro, vai subtraindo os quadros de MLSTP-PSD pouco aos poucos, até acabar.
    Patrice Trovoada, quem mata com ferro, mesmo ferro será ferido, eu sei que está na moda, mas não esqueça, que tempo é que anda com moda e moda é que anda com tempo.
    Espaço é vosso, mas opinião é minha.
    A voz do Povo.

    Luxemburgo

    • img
      cidadao Responder

      Samponha, por favor ñ me culpa o Patrice, a politica é uma ciência, quem destruiu MLSTP são os proprios membros do MLSTP. Como é possivél que que um partido numa eleição vem a ter 3 candidatos, estou a referir-me as eleicões passadas. Entao Samponha ñ sabe que foi por sorte que o Pinto ganhou da outra vez, se o Evaristo estivesse pelo menos 50% ativo como esta desta vez o Pinto ñ ganhava. Um partido tinha 3 Candidatos: Aurelho, Maria e a Chinha, como é possivél e depois como ñ bastasse o Pinto aparece como independente. O Pinto enquanto PR deveria fazer uma aproximação ao MLSTP, tornando a sua ambição clara entrando num acordo q após a seu mandato iria aponhar um candidato do MLSTP. Ñ o fez, criou Plataforma, fez uma Presidençia feichada e agora vocês tenhem coragem de reclamar que Patrice é isto e aquilo. Parem com isso, vão é estudar uma forma de travar o homem nas proximas eleicões. Samponha, pq q eu vou ficar num partido como MLSTP, um parido desnortiado, sem anbição clara. O Patrice so faz bem levar os seus membros, ja deveria ter feito isso a tempo.

      • img
        seabra Responder

        …é preciso ter má fé para não admitir que os responsáveis da QUEDA do MLSTP,foram os seus militantes,aqueles que outrora tinham-se apropriado do partido,da sua ideologia,tornando-se” + papistas que o Papa”,mais revolucionários que o Che Guevara,como se tivessem feito a guerrilha (urbana,como mocidade portuguesa,escoteiros mirins ou exército português). Foram sim,os maiores oportunistas,que hoje confirmam que de facto sempre o foram…hoje,criaram e pertencem a outros partidos que estão em voga,ao lado dos que têm o PODER em STP…amanhã,estarão ao lado daqueles que dirigem…estarão sempre do melhor lado.
        Afinal,o essencial(,para não dizer o único) do combate destes indivíduos (homem,mulher),é o PODER, a ambição desmedida,o dinheiro,a celebridade/fama.
        A independência de STP,foi adquirido com um Beijo e uma Maozada,sem nenhum esforço,foi um Presente obtido,graças aos países que lutaram para a sua liberdade e STP tomou a boleia…eis porque o Povo não tem noção,absolutamente,nenhumadda coisa do Estado,da politica,dos seus direitos,etc etc. Não estão aptos para distinguir o homem politico de valor e com valor.
        Dizia a Maria Silva,e com muita razão “o povo saotomense é tão corrupto que os homens políticos”,eu acrescento,São mais corruptos que estes homens,estão habitados de uma corrupção doentia…enquanto assim for, será impossível de mudar a situação politica,social,economica de STP de um “iato”.

  4. img
    Socorro Responder

    Pinto da Costa,
    SOCOROOOOOOOOOOOOOOOO!
    Venha nos livrar.
    Ainda é tempo.

  5. img
    FÉDÉ KÁ DÓXI Responder

    Se o Pinto, Pai Grande, Mambo Rijo demitir o Governo, todos sabemos que o povo que não sabe das Leis e alguns que não são respeitadores, vão se revoltar e ADI, pode-se reforçar mais. Mas medidas devem ser tomadas. Muito desmando. O Pinto ainda é Presidente em exercício, não pode ser enxovalhado como tem vindo a ser.
    O Primeiro Ministro não dá exemplo de filho educado.Imagino como se comporta junto dos ais dele. Assim não, me desculpem.
    Pinto deve usar mão pesada nisso. O Patrice já disse Pão Pão, Queijo Queijo. Então Dr. Manuel Pinto da Costa, O que o Senhor espera?
    O Senhor nunca foi assim, o que espera? Também não pode agradar a todos.Salve-nos da ditadura por favor. Mesmo hoje nós já começamos a ter medo de falar. Na função pública, quem está contra o ADI e diz algo contra, é automaticamente vendido ao PT. Estamos expectante.

  6. img
    caduco Responder

    O Pinto da Costa está a chorar demais. Não estou a gostar disso. Descansa em paz.

  7. img
    cansado Responder

    Já estou cansado de ver a cara de Pinto da Costa. Quero ver a cara de Evaristo Carvalho. Por favor. É verdade.

    • img
      Boca Pito Responder

      Meu caro.
      Acho que se fores compatriota, ou seja, santomense, deverá ter bom senso.
      Porque estamos perante uma situação que, todos nós deveremos nos preocupar a sério com ela: Opinar de forma séria e responsável, uma vez que isto não se trata de nenhuma brincadeira de criança. Por um lado, a situação obriga a todos os cidadãos de revisitarem a nossa Constituição Política e a Lei Eleitoral, de forma a darmos as nossas opiniões a luz dessas Leis, por forma a conhecer as competências de cada órgão de soberania, e por outro lado, rezar para tudo acabe da melhor forma e não haja o derramamento de sangue e para que o povo pequeno não antecipe a sua morte lenta que, já vem há muitos anos, na fome e miséria, sem que os sucessivos governos conseguissem dar aos trabalhadores um salário que desse para viver, diminuísse o desemprego, desse melhores condições a nível da saúde e da educação e incrementasse a sério um investimento privado forte para criar mais postos de emprego e apostasse num sistema judiciário credível para cumprir cabalmente o seu papel.

  8. img
    Quidide Responder

    Aguardamos uma solução Sr. Presidente. Estamos deveras ansiosos com toda essa situação e queremos um desfecho para tudo isso de acordo com a democracia. Temos assistido a relatos de inúmeras ilegalidades cometidas pelo governo. Nós não podemos tomar decisão contra a concorrência de um só candidato a 2ª volta, nem podemos demitir ninguém, nem anular eleições.
    Quem pode restaurar o bom funcionamento das instituições ?
    Quem pode devolver ao povo de STP a esperança de um novo amanhã?

  9. img
    cacau Responder

    Dizem que o Pr Pinto da Costa foi um ditador, mas o verdadeiro ditador é o tal messias que não respita ninguém assim como os imbecis dos seus apoiantes.

    Os jovem recém formados que apoia este messias não estão a pensar no bem para o país mas sim para o seu próprio benefício.

    Existem jovem que mal terminaram a formação percorreram de partido em partido a procura do melhor tacho, hoje construiram habitação de luxo e depende inteiramente do tacho do ADI para se manter.

    E estes defendem até mesmo insultos do messias por medo de perder tudo.

    Hoje são estes que falam na estabilidade e tranquilidade.
    Estes não sabem que um dia o tacho do messias pode virar e intornar todo o caldo.
    Quem viver vera.

  10. img
    Fra Responder

    grande homem

  11. img
    OU VAI OU RACHA Responder

    Meus companheiros vocês não entenderam que o homem também já não quer mais nada todo este esforço que estão a fazer é em vão. Setenta e Nove anos não são setenta nove dias. Deixa o idoso pinto ir pra casa. Estamos fartos deste senhor e de sua imagem. O homem que na vida só soube ser presidente que raio de coisa é esta. Desapareça da vida política, volte pro seu mlstp, quem sabe o sr. ainda consiga unir este partido que o sr ajudou a destruir.Ouvi dizer que o sr é economista, que eu saiba o sr nunca exerceu um cargo que pudesse pôr em prática as coisas que aprendeu na formação. Acho esta oportunidade ideal, ao menos vai dar aulas, que a sociedade ficar-lhe-á muito grato. Deixa de ser preguiçoso e muito relaxado. Dia 7 de agosto vá votar, no 2º quadradinho.

    • img
      Zagaia Responder

      OU VAI OU RACHA, ou dar palestras aos aspirantes e recém formados economistas,olhe que isso dá muita grana(dinheiro, ele bem precisa para a reforma. BEM HAJA

  12. img
    fora Responder

    Pinto da Costa, fora e já, antes do dia 3 de Setembro. Fora, fora… O Povo de STP já não te quer como PR. Fora.

  13. img
    Arroz Substansia Responder

    O unico periodo da ditadura em s.tome que conhece forao 15 anos do partido unico em que o Pinto da Costa era presidente.

  14. img
    alerta Responder

    Povo o Pinto da Costa e Maria das Neves têm um plano para o dia 7 de Agosto. Eles estão a organizar um piquenique em Porto Alegre impedindo que os seus simpatizantes votem no dia 7 de Agosto.

  15. img
    seabra Responder

    ….esta cena política actual em STP,vai terminar com um banho de sangue. Não é precisa ser-se PROFETA ou VIDENTE para saber o fim que esta DITADURA + TOTALITARISMO está provocando nos corações e nas cabeças de muitos indivíduos. Todo este abuso do “homem pelo homem”,vai levar à decisão de alguns mais corajosos,que tomarão a frente com coragem e determinação,a pôr um termo definitivo a esta grande BARAFUNDA,sem respeito,sem lei…é pena,porque nesta situação,alguns inocentes serão victimas. Mas é assim,para se pôr uma sociedade Falhada em marcha,para bem funcionar, certos inocentes “pagam a dívida pelo devedor”,ditos “mártires”.
    STP tem que passar por uma verdadeira REVOLTA(que nunca conheceu),onde o POVO será e estará na cabeça,para melhor aprender e saber qual é o seu dever e direito,na decisão política,econômica e social, no seu próprio país…o povo deve aprender e não deixar a decisão sobre as suas vidas,à meia dúzia de pilantras.
    Gostaria que nesta bagunça da REVOLUCAO,paguem apenas os senhores ditadores e os seus comparsas…meter na prisão e julgar,a aqueles que sobreviverao.
    ..Seria um sucesso e uma boa limpeza para STP.
    Os ditadores (tanto da direita como da esquerda e dos extremos),os fascistas…Salazar,Franco,Mussolini,Staline,Hitler,etc…todos eles pensaram que a política abusiva imposta por eles,nunca teria fim…é a pancada e o ideal de todo o DITADOR,por isso o Patrice Trovoada+ ADI+ Comparsas,não escapam deste princípio,o de criar horror,o medo a todos de “quem não está comigo,está contra mim”,por isso devo elimina-lo. Aquele que está mais perto dele,pode ser o 1o a agir contra ele…o mal pode vir do seu próprio travesseiro. Tudo pode ser possível…o tiro pela colatra!

  16. img
    Pinta Responder

    Pinto da Costa ainda estás aqui ? a fazer o quê ? 20 anos não chegam ? queres mais ? vai a casa, vai .

  17. img
    Tou de fora Responder

    Quatro décadas ainda não chegaram. Ainda a humanidade irá descobrir e povoar outro planeta e STP ainda sem se descobrir a si próprio…

Deixe um comentario

*