Eleições presidenciais

Delfim Neves indica apoio a Manuel Pinto da Costa

« NAS PRESIDENCIAIS DE 2006, PATRICE TROVOADA FOI APOIADO PELO MLSTP-PSD»

O vice-presidente do PCD, Delfim Neves conquistou o terceiro lugar e será um factor na disputa Pinto da Costa – Evaristo de Carvalho no dia 7 de Agosto. Concedeu esta entrevista ao Kê Kua! ao fim da tarde desta quinta-feira.

Entrevista conduzida por São de Deus Lima

KKO que vai fazer com os 14, 38% que obteve?

DN – Este resultado não é só meu, é um projecto abrangente, que envolve muita gente, o meu partido, pessoas de muitos quadrantes, que se empenharam de alma e coração e às quais estou muito agradecido. É costume o 3º candidato orientar os seus votos para um dos dois primeiros, o que lhe pedir apoio e o que ele ache que seja capaz de fazer uma boa presidência. O melhor candidato para nós seria eu, obviamente, por isso me candidatei. Agora é preciso ponderar e ponderar muito seriamente. E não devo ser só eu a ponderar.

PJá tiveram decerto tempo para ponderar. Já foi contactado?

R – Já fui contactado pelos dois candidatos. Na verdade, os argumentos do candidato Manuel Pinto da Costa foram muito mais convincentes do que os de Evaristo de Carvalho.

PQue argumentos apresentou Pinto da Costa para o convencer a apoiá-lo?

R – Todos sabemos que Pinto da Costa foi Presidente da República numa era diferente, num sistema diferente, num regime diferente. Hoje a realidade é outra e o seu projecto de sociedade tem cabimento nesse novo regime, nesse novo sistema. A nossa sociedade tem problemas graves, problemas que exigem rigor e determinação, dignificação do cargo de Presidente, porque caso contrário, poderemos desagregar. O principal objectivo da minha candidatura foi unir os são-tomenses, criar entendimento entre a classe política e não só. Estabilidade para o desenvolvimento. O Presidente da República pode jogar um papel muito importante.

P E Manuel Pinto da Costa dá essas garantias?

R – Há que apostar.

PPor outras palavras, a aposta está feita?

R – Estivemos à espera do projecto de sociedade do segundo candidato, o que pensa fazer se for eleito, como pensa exercer as suas funções. E fizemos ver que é visto como um servidor da família Trovoada, o que pode não ser muito bom para alguém que deve tomar grandes decisões pela sua cabeça e em defesa do povo. Acabamos de ter um encontro há momentos e continuamos sem conhecer o seu projecto de sociedade, os seus planos para o país se chegar à Presidência, a sua agenda como mais alto magistrado da nação, o que quer dizer estabilidade concretamente não só governativa mas para todo o país.

PQue contrapartidas espera de Manuel Pinto da Costa?

R – A garantia de uma presidência abrangente e consensual, que ajude o governo a conduzir o barco da governação, a resolver os graves problemas que o país enfrenta, representando e dignificando a imagem do Estado.

P Nada mais?

R – Nada mais.

PNão receia que ao orientar ao voto em Manuel Pinto da Costa possa dividir o seu eleitorado?

R – É preciso deixar muito claro que, na II República, todos os candidatos que venceram, venceram com os votos do PCD. E quero dizer também de forma muito clara que quando o PCD anuncia apoio a um candidato, não é uma mera declaração pública. Quando orientamos, entramos no terreno de forma activa, envolvendo todas as nossas estruturas, todos os nossos meios, todos os nossos quadros e todos os nossos militantes. O PCD é assim.

P – Evaristo de Carvalho é um membro da chamada família da Mudança, foi militante e dirigente do PCD. O PCD, que nasceu contra o MLSTP, poderá ser acusado de traição ao não apoiá-lo.

R – Vamos devagar. Em primeiro lugar, Evaristo de Carvalho foi um membro e dirigente muito controverso do PCD. Em todos os conflitos e crises que o PCD teve com Miguel Trovoada, ele ficou sempre do lado de Miguel Trovoada contra nós. A gota de água foi a crise com o governo de Norberto Costa Alegre, ele acabou por ser expulso do partido e depois aceitou chefiar o governo de transição. Muitos militantes do PCD têm boa memória.

Quanto a essa conversa da família da Mudança, quero dizer que a Mudança está completamente esfrangalhada há muito tempo. Quando vão buscar isso é só demagogia, para ganhar pontos e iludir as pessoas. Antes destas eleições, o PCD teve encontros com o ADI e com o MDFM-PL para se encontrar um candidato único, evitar dispersão de votos, muitos candidatos. Tivemos um encontro com o ADI e nunca mais nos disseram nada.

PIsso não impedirá o ADI de acusar, à mesma, o PCD de traição, por apoiar Manuel Pinto da Costa, contra Evaristo de Carvalho.

R – E a minha resposta será muito simples: nas presidenciais de 2006, o líder do ADI e actual Primeiro-ministro Patrice Trovoada foi apoiado pelo MLSTP-PSD. Quem estava do outro lado? Um candidato da chamada família da Mudança, Fradique de Menezes. Nessa matéria, não recebemos lições de ninguém.

Exclusivo jornal Kê Kuá/ Téla Nón

    79 comentários

79 comentários

  1. MÉN GAÍ

    22 de Julho de 2011 as 9:52

    Muita gente lhe admira pensando que colega é incompetente. Acabo de provar que em matéria política o colega percebe muito bem. Faz a mesma leitura que um cidadão letrado faz. Penso soube dar as respostas convicentes a medida que possível.Contamos consigo para esta mudança de mentalidade. Viva a democracia, viva Delfim Neves/Pinto da Costa.

    • AMIGO DE VERDADE

      22 de Julho de 2011 as 16:00

      Delfim é mesmo teimoso, é burrice ou o quê? O que é que a tua base te diz durante as reuniões? “A CAUSA DE TÃO GRANDE DERROTA DO PCD NAS LEGISLATIVAS FOI A ALIANÇA COM MLSTP”. O QUE TU Delfim respondeste: “ PCD JÁ NÃO TEM NENHUMA ALIANÇA COM O MLSTP”. Pensas que a base acreditou nisso. Foste votado a 14% já te acredita “rabo de papa”. Foste votado pelos adeptos fieis ao PCD porque não apresentastes nenhuma aliança com o MLSTP durante esta eleição. Tu não sabes que a base do PCD não gosta, não suporta, não quero ouvir falar do Pinto da Costa, é na base do PCD que se encontra os sacrificados do regime Pintista. Menino Delfim sabe qual é o teu maior defeito: ARROGÂNCIA e ODIO PELA FAMILIA TROVOADA. O ÓDIO mata, não é o melhor conselheiro. Com essas atitudes estas a destruir o PCD e a ti mesmo. Comporta-te bem, faz-te perdoar pelo povo de STP que roubaste quando foste levado na laia pelo MLSTP, assim estarás a construir pouco a pouco o caminho para seres Presidente da Republica de STP um dia, porque apesar de tudo, tu és uma boa pessoa. Deixa de ser egoísta, o que já tens faz fortificar e não entra mais em robalheiras … não precisas disso e iras muito longe, caro amigo, para ajudar a construir STP como tu, filho de podre construíste a tua vida e hoje és Senhor Delfim Neves. Juízo, muito juízo. Cura-te do teu ódio.

  2. Fela dí bê

    22 de Julho de 2011 as 10:12

    Há-de concordar que realmente essa politiquice toda está enchafurdada na demagogia! O certo é que nestas eleições o homem chegou ao 3.º lugar, mas pergunta-se como? Depois de todos esses escândalos, teatros? Eu só vejo uma resposta mais convincente, o homem tem “massa” e influência! Neste país, (in)felizmente é assim.

  3. DT

    22 de Julho de 2011 as 10:12

    Palavras bonitas, e ñ é muitas vezes que se vê Derfim Neves a falar dessa forma. Respostas politicamente correctas. Mas repara na seguinte contrariadade: O Pinto da Costa tinha dito que ñ vai cintactar qualquer dos candidatos ja excluídos da corrida, mas Derfim Neves garante que foi contactado por Pinto da Costa. Eu gostaria que o nosso jornal de preferência “Tela Non” procurasse esclarecer melhor essa contrariadade. Cumprimentos, DT

    • edy

      22 de Julho de 2011 as 23:16

      percebes te mal a mensagem do pinto costa. axo ki ele disse aceito apoio mas sem nenhuma contrapartida. tipo dou t apoio e tu me garante um lugar de peso no palacio cor de rosa, a mensagem da das neves pareceu me kem ta aprocura de um lugar no palacio.

    • h silva

      23 de Julho de 2011 as 0:31

      clara k alguem ligado a sua campanha ia faze -lo,ate pk aurelio martins assim k notou da derrota disse k apoiaria um dos mlstp k esta a concorrer.visto k ha boas relacoes actual entre mlstp e pcd intermediada por angola,esta td explicado.pinto nem precisa falar com delfim que ja estava escrito ne ceu.mas o que msm espero e k pinto da costa nao assuma compromissos com essas gentalhas,pk ha de haver justica no pais.mao pesada com eles Pai Grande como te chamam.

  4. Viegas1

    22 de Julho de 2011 as 10:19

    Até quem fim Delfim Neves falou alguma coisa que presta. Porquê só agora? Lá já vão 20 anos. És mesmo sonso. Estás com medo de ser alvejado? Espero que quem ganhar essa eleição seja mesmo um modelo a nossa conturbada democracia e que o tribunal faça o papel a que foi criado.

  5. fair

    22 de Julho de 2011 as 10:27

    Ola dr delfin neves venho dizer que eu nunca gosteu do pcd mas que dizer que nao proxima eleisao vc pode conta com um voto….
    Eu sei que o teu apoiO A PINTO DA COSTA e muito importante e que nao fica por aqui pq hoje e vc a ajudar ele amanha sera ele a ajudar vc pq as tua palavra foi muito clara que o Dr PINTO DA COSTA…

    Se esta vc nao chego la nao deixa este sonho para traS pq os militante doDr MANUEL PINTO DA CONTA ESTARA COM VC NA PROXIMA ELEISAO…..

    • Paracetamol 500mg

      22 de Julho de 2011 as 21:08

      É incrível ver pessoas a apoiarem esses indivíduos, que tiveram oportunidades de governar e trabalhar, mas que não souberam mostrar trabalho.
      E por conseguinte, ainda assim, ambicionam outros cargos, como se os órgãos públicos fossem seus pertences.
      Espero que, daqui há alguns anos, haja alguém limpo para fazer frente a essa escumalha de indivíduos que não sabem fazer nada, a não ser roubar o povo.
      Ainda não vi o o famoso projecto de sociedade de pinto. Os seus activistas nem sequer viu o tal projecto de sociedade.

      Delfim, será que renunciaste a tua nacionalidade portuguesa? isso sim, deus lima deveria perguntar. Pais serio, perguntas serias e verdadeiras…

  6. Biboss

    22 de Julho de 2011 as 10:29

    Hahahahahahahaha,isto até parece um filme de comédia…parabens,voçês sabem mesmo representar bem.

  7. fair

    22 de Julho de 2011 as 10:30

    Eu quer deixa bem claro a todo militante de Dr MANUEL PINTO DA COSTA que na proxima eleisao vamos apoinha o Dr DELFIN NEVES

    VIVA A COLIGAÇAO MPC E PCD

    • OP Angola/STP

      22 de Julho de 2011 as 15:37

      Delfim é doutor? Fez doutoramento em que? Até onde estou ciente ele é graduado (nível superior), e para chegar a Dr. ele e muitos designados Dr. em STP, teriam um percurso muito árduo a percorrer pelos programas de Pós-Graduação lato sensu ou stricto senso tais como Especialização lato sensu, MBA (Máster in Business Administration ou Mestre em Administração de Negócios), lato sensu ou stricto sensu dependendo do pais, Mestrado stricto sensu e o idolatrado Doutorado stricto sensu, pode-se fazer o Doutorado direto que ocorre após a graduação mas o aluno tem que demostrar desenvolturas acadêmicas que permitam, porém nem todas as universidades permitem este fato.

      Existe uma situação alegórica de Don Pedro I que outorgou o tratamento de doutor aos bacharéis em direito no exercício regular da profissão, que particularmente vejo que é um equivoco cometido pelo ortodoxo atendendo que academicamente o aluno deverá possuir alguns títulos para obtenção deste mérito.

      Títulos acadêmicos – outorga de graduação => Mestrado – Pós-Graduação => Doutorado – Pós-Graduação => PHD-Pós-Doutorado.

  8. atento

    22 de Julho de 2011 as 10:38

    boa escolha, se for de boa fé…

  9. galinha já não choca na costa

    22 de Julho de 2011 as 10:39

    Ai Delfim, o odio é o pior inimigo do homem. O Sr. odeia tanto Patricio Trovoada que esquece tudo e conta mentiras. Mas o povo não é burro, não se deixe eludir com esses resultados. O Sr não é burro a ponto de ter esquecido que em todas as reuniões os seus militantes criticam a aliaça que o PCD tem com o MLSTP, e o senhor nega sempre. Ainda nas reuniões para a 1ª volta das precidenciais, o senhor negou categoricamente que o PCD não está envolvido com o MLSTP quando os seus menbros disseram que a razão da perda do terreno do PCD é a ligação com o MLSTP. Mais o senhor não aprende mesmo, e vai acabando distruir o PCD. Cura o seu odio contra Patricio, isto esta deixando-lhe cada vez mais burro e não lhe permite de enxergar as coisas corectamente.O que me consola é que os verdadeiros militantes de base de PCD são pessoas idonias,que não vendem as suas idiologias por nada neste mundo e sabem bem o que querem. A prova de tudo issi foi o resultado de PCD nas legislativas. O Sr. consegui os 14% agora, porque garantiu a base que já não esta aliado ao MLSTP, e não esquece que para os verdadeiros militantes não querem ouvir falar do Pinto da Costa nem pintado de ouro. O Sr. não deixa é sua maninha de candongueiro que vende tudo negocia tudo, mesmo a sua conciencia, mais os verdadeiros militantes de PCD são pessoas muito digna e sabem o que querem. Aver vamos. A um ditado que diz “Só os imbecis é que não mudam”. O ODIO não é com conselheiro do homem.
    Fui.

    • bem...

      22 de Julho de 2011 as 15:18

      O ódio? É aquilo que o Primeiro Ministro nutre contra o povo de STP. Deixa o Delfim em Paz… fez boa escolha.
      Viva PINTO da COSTA o nosso PAI GRANDE

      • Paracetamol 500mg

        22 de Julho de 2011 as 21:20

        Caro “Bem..”

        O maior cego é aquele que não quer ver os chumaços do pinto.
        Quando o Pinto esfregar-te os chumaços na cara já vais poder ver…

      • galinha já não choca na costa

        25 de Julho de 2011 as 9:56

        È vê-se bem que não és de PCD. O MLSTP tem o plano de sugar o PCD. Isso não acontecerá, nunca. È no PCD onde existem pessoas mais idonias de STP. Militantes de PCD bili wê ôô. Se recordarem todos, quando Alda Bandeira foi candidata a PR, o que PCD fez? Disse que apoiava a candidatura de MLSTP? O que aconteceu, a base segui? Delfim esqueceste da historia. Tu mesmo lideraste a massa para não apoiar a candidatura de MLSTP? Acreditas porque és Delfins todo mundo vai seguir-te agora? O que aconteceu na legistativa 2010? Sabes a causa da nossa derota. Tu sabes és inteligente suficientemente, isso é o que eu quero acreditar. Não te convenças pensando como tu financias o parttido, o que for dito por ti todos acataram. Acorda amigo. Sai dessa. Fica neutro. Trabalha para o PCD, para levantar o nosso partido. Como disseste bem, o Patricio foi apoiado por MLSTP nas 2ª volta das presidencias contra Fradique. Não vês que o cenário era diferente de agora. Na outra hora eram 2 candidatos da mudança na 2ª volta. E mesmo assim, o candidato da mudança apoiado pelo MLSTP ganhou? cabeça não serve só para por chapeu. Por favor não destroi o nosso PCD. Congrega todos os militantes do PCD que abandonaram o barco, o Filintro Consta Legre e outros compaheiros da 1ª Hora do PCR – GROUPE DE REFLEXÃO. MAIS QUE SAUDADE TENHO DESTE TEMPO. Todos estamos conciente que o Miguel Trovoada errou muito com nosco (PCD), mas nós também eramos muito. A nossa arrogancia destruiu o nosso partido e quem saiu mais prejudicado da historia é SÃO TOMÉ E PRINCIPE, É A MUDANÇA É O POVO TODO QUE ESTA A SOFRER. CHAGOU A HORA PARA O GRUPO DE MUNDANÇA DAR AS MÃOS, UNIR-SE PARA DAR A ESTE POVO TÃO SOFRIDO A MUDANÇA QUE ELE TANTO PEDE. Sabe qual é a consequencia desta desunião do Grupo da Mudança. è o regesso de Pinto da Costa. Os Jovens estão tão fruatrados, desorientados que estão a se entrgar ao DIABO.
        Por amor a STP pensemos bem no que estamos a fazer.
        Amo demais a minha terra. Por favor não a destruam.

  10. Issac

    22 de Julho de 2011 as 11:01

    Ô kakaôo non molê, qua ku dá náláê, non molÊ, ladlon cu pliguiçosû juntú.
    santomém plodossu té pena non.

    • bem...

      22 de Julho de 2011 as 15:11

      Ladlon…!sá tipu cé plômé ministlo…

  11. coacu maquita

    22 de Julho de 2011 as 11:01

    E isso mesmo Dr Delfim das Neves vamos apoiar te aqui a 5 anos força Dr Deifim conta com meu voto e meu amigo de MLSTP

  12. 14 Candidatos

    22 de Julho de 2011 as 11:02

    Pela 1ª vez estou de acordo com Delfim Neves esses Trovoadas são coisas que não interessa a ninguem…

  13. Frutinho

    22 de Julho de 2011 as 11:06

    So assim que podemos garantir um bom futuro para os nossos homens de amanha

  14. Sempre a subir

    22 de Julho de 2011 as 11:15

    Menos mal. Por causa do equilíbrio democrático.
    Mas que dordetor(2anos…internet) Delfim é suspeito é.

  15. Salvador da Pátria

    22 de Julho de 2011 as 11:20

    Com devido respeito, sou de opnião que apoio que irá ser concedido pelo Senhor Obama a favor do candidato Manuel Pinto da Costa, resume-se pelo facto de ser mais favorável ter Pinto como Presidente em Detrimento do Senhor Evartisto, porque deste modo ele terá maior probabilidade de não ser julgado pelos danos que causou ao país que nos viu nascer.
    Contra facto não há argumento.
    Bom fim-de-semana a todos!

  16. Jacinto

    22 de Julho de 2011 as 11:22

    Era preciso ser cientista par saber que “Dr.” Delfin Neves apoiaria Dr. Pinto da Costa?

    Ele não faz isso por convicção, mas sim, por “odio” que nutre por Dr. Patrice Trovoada.”A garantia de uma presidência abrangente e consensual, que ajude o governo a conduzir o barco da governação, a resolver os graves problemas que o país enfrenta, representando e dignificando a imagem do Estado.” Isso faz-me rir…<

  17. Tito

    22 de Julho de 2011 as 11:33

    Quis dizer “jogar poeira”

  18. ECAS

    22 de Julho de 2011 as 11:35

    Eu tenho algumas reservas do Candidato Manuel Pinto da Costa, pk sei k é um homem com muita sabedoria e conhecimento do país, mas k se escondeu e razões por ele apresentadas ñ me convencem muito, mas naturalmente como humano k todos somos, reconheço e aceito k temos limitações.
    Porque MPC é uma figura k reuni na minha opinião (e da maioria) consenso e equilíbrio no contexto actual, logo acho inteligente da parte daqueles que declaram apoio à Pinto, particularmente ao 3.º Candidato mais votado da 1ª volta, que eu particularmente acho-o um VENCEDOR, pk os problemas a sua volta, suscitavam e suscitam muitas dúvidas, mas com argumentos, dinamismo foi superando todos obstáculos com muita determinação e coragem e no final ter sido premiado com estes fabulosos resultados, merecia claramente mais, e isso merece k tiremos todos o chapéu para o Delfim Neves, temos k reconhecer sua capacidade ñ económico, pk sabemos k nestas campanhas ele ñ tinha, mas sim de Argumentos convincentes k dissuadiram o seus apoiantes, meus parabéns por essa conquista, e penso k é esta uma das razões k chamado de OBAMA, por causa de algumas características muito semelhantes ao Presidente Norte-americano Barak OBAMA.
    Acho k o apoio ao Pinto, não depende apenas do Delfim, mas tb do PCD, mas se os seus argumentos convenceram os militantes do Seu partido a apoiá-lo para presidenciais, estou convencido tb k conseguirá mover a massa a favor de Pinto, no entanto acho k seria coerente essa decisão, e o PCD k sobretudo em momentos difíceis, muitas vezes em seu prejuízo, tomou as melhores decisões.

    Nesse momento, a cena identica se repete!
    Força!

  19. paixão

    22 de Julho de 2011 as 11:37

    pinto da costa quando morrer irá ao inferno sem passar pelo purgatório, pelos danos causados as pessoas. mas mesmo com todo esse apoio o pinto da costa irá perder. a ver vamos. abaixo pinto da costa

    • bem...

      22 de Julho de 2011 as 14:45

      Meu Caro,

      Se o PINTO DA COSTA quando morrer vai para inferno, tu quando morreres nem sabes para onde iras, porque já estas a viver no inferno que o teu Primeiro Ministro Patrice Trovoada, esta a criar em STP, destilando ódio entre os Sao-toneses. A nossa salvação é que o nosso PAI GRANDE não vai deixar que tal aconteça.
      Viva PINTO da COSTA o nosso PAI GRANDE
      Viva a Salvação Nacional!

      • h silva

        23 de Julho de 2011 as 0:17

        ele nem sabe se ainda esta vivo.esse e o maior problema em stp.muitos estao em pe a moverem e nem sabem si estao vivos.uuuuuuueee.pra ver se mexes.lol…coitado

  20. João Beleta

    22 de Julho de 2011 as 11:51

    Desta vez estou do lado do Sr. Delfim Neves! O homem afinal e contrariamente ao que dizem as más línguas, tem visão política. Parabens Delfin Neves!

  21. Lévé-Léngue

    22 de Julho de 2011 as 11:55

    boa
    gostei

  22. espiritosanto

    22 de Julho de 2011 as 11:56

    uma escolha inteligente.

  23. Helves Santola

    22 de Julho de 2011 as 12:00

    Todoo apoio é bemvindo.Principal do terceiro colocado na primeira volta. Espero que isto represente, desde já, a vitória do meu candidato e de todos os são-tomenses que não querem um presidente pau-mandado e que querem ver o cargo com mais dignidade e capaz de nos guiar para a mudança efectiva. Viva, a vitória é nossa!!

  24. Neutro

    22 de Julho de 2011 as 12:08

    Pinto prometeu luta contra a corrupção, e esta ladiar cada dia com os corruptos essa pena Santome cu plinxipe

  25. militarmente

    22 de Julho de 2011 as 12:20

    É muito certo O FEITO DO SENHOR DELFIM NEVES,não se sabe o que os TROVADAS QUEREM COM NOSCO E COM O PAÍS.boa delfim bao visão só agora constatei que tens bao visãooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!

  26. Fernando

    22 de Julho de 2011 as 12:21

    Não creio que se esteja a agir de cabeça fria. Há muito rancor. Muitas disputas do passado…Meus senhores políticos, São Tomé e Príncipe não pode ser usurpado por vocês. O povo martirizado anda às voltas com posições irreflectidas e que não abonam em nada para o futuro. Será que este povo merece o que tem?! Querelas e mais querelas e os nossos netos e filhos…que será deles? Infelizmente, a nossa praça tem sido a escola para muitos e infelizmente nem sempre tem sido a fonte do manancial de conhecimentos necessários à condução na melhor ciência política. Resfriem a cabeça….

    • bem...

      22 de Julho de 2011 as 14:35

      Esqueceste de dizer a ultima coisa: Vamos todos votar no PINTO DA COSTA…

  27. contra- inteligencia Trovoudal

    22 de Julho de 2011 as 12:53

    Ê gosti.

  28. Grupo Zero

    22 de Julho de 2011 as 12:55

    A decisão do DN em apoiar PC parece demasiado orientada por razões emocionais e não racionais. Muitos ajustes de contas antigas pelo meio.

    Se havia tanta sintonia com o programa do PC, por que razão o DN se candidatou? Vaidade, suponho!

    Confirmando-se as manifestações de apoio do DN, da MN e da Xinha, creio que se devia dispensar uma 2ª volta.

    Toca lá a nomear PC como PR da coisa e evitar mais semanas de boa vida.

  29. lino

    22 de Julho de 2011 as 13:17

    meus amigos, ….não pensem que a escolha do delfin é por acaso!.
    Ele sabe muito bem o que está a fazer.
    Mas de qq modo, atendendo as circunstâncias, julgo que ele faz bem ao apoiar o pinto da costa.
    Também, não é surpresa para ninguém. O delfin não tem bom relacionamento com o patrice….portanto não era agora que ia ajudá-lo.
    E faz muito bem. Estou de acordo com ele.
    O patrice não deve ficar como quer, com os destinos na nossa terra nas mãos.
    Seria uma desgraça.
    Pela primeira vez alinho com o delfim.
    Não o vejo como personalidade com competência para andar na boca do povo, como politico.
    Caíu pingado na politica e muito pobre de formação.
    Mas,é o que temos.
    Faz bem em orientar as suas influências para o pinto da costa.
    pode ser que no futuro esta atitude lhe possa valer alguma coisa boa.
    Bem haja, compatriotas.

  30. lino

    22 de Julho de 2011 as 13:24

    mas tenho pena e receio, porque o pinto da costa faz promessas em combater a corrupção…….Mas se vai beneficiar de votos de delfin, …cuidado! (porque delfin que tb é rei de corrupção)na nossa terra.
    grande malabarista!
    o pinto terá de ser imparcial,implacável e duro..seja com quem for.
    senão não merece todo este esforço e beneficio de dúvida que lhe vamos dar.
    Ajude-nos sr. pinto da costa .
    por favor.

  31. bete adi.

    22 de Julho de 2011 as 13:37

    tenho pena do nosso stp, os politico so disputam poder pra vingarse uns aos outros, nem o pc nem ec, nao merecem o trono. e triste

  32. Evaristo de Carvalho Trovoada

    22 de Julho de 2011 as 14:19

    Faço as pazes com senhor Delfim Neves, a sua atitude em pensar no país e apoiar o PC, valeu lhe o meu perdão.. Seria ou será uma grande desgraça para STP os Trovadinhas voltasse a ter poder total em STP, essa familia zinha sempre usou as pessoas para atingir os seus objectivos pessoas e senhor Evaristo de Carvalho pai de 40 e tal filhos parece que nasceu para ser capacho da familia Trovoada.

    Muito atenção no dia das eleições sobre tudo na hora da contagem de voto, quase sempre que os Trovoadas estão no poder a corte de energia na hora das contagens de votos e na hora do fecho da urna.

    Deus nosso senhor livra nos do poder ablsoluto dos Trovoadas maquiado de Carvalho.

    Parece que Patrice que é candidato as eleições não se ouvi as ideias que senhor Evaristo tem para STP, nunca aparece, parece gente que não sabe falar..
    Patrice deixa Evaristo falar quero a voz de Evaristo, Patrice você garoto não pode pegar homem grande com cabelo branco, fazer de criança isso chama-se falta de educação..
    O senhor Evaristo merece algum respeito e você Patrice está a faltar ao respeito a este senhor, estais sempre a pensar por ele, isso é mutio feito para ti e para o velho Evaristo. Custa me muito saber que o senhor está a sujeitar se a esse papel.
    Todo tempo de antena aparece Patrice, credo Patrice é assi que as coisas são feitas em Gabão?!!!!

  33. lino

    22 de Julho de 2011 as 14:35

    Um apelo ao sr. pinto da costa:
    O sr. agora vai ser eleito nosso presidente. Mas, isto agora não é para vaidades nem brincadeiras.
    O sr. tem agora o nosso apoio e benefício de dúvidas, para provar a todos os santomenses que o sr. gosta da nossa terra e é o “PAI GRANDE”..como lhe chamam.
    Tanto mais pela sua antiguidade e experiência politica.
    Não terá perdão se falhar de novo.
    Um bem haja, meu compatriota.

  34. Karspov

    22 de Julho de 2011 as 14:55

    Sr.Dr. Delfin Neves , Sou militante do PCD, desde dos meus 18 anos , quero lhe dezer que não dei o meu apoio a sua candidatura ,mas sim a do Pinto da Costa, Pk acho que o Sr. ainda vai chegar longena sena Politica Santomense, mas com calma, darei todo o meu apoio ao Senhor.Devo lhe dizer que tomaste uma boa atetude politica neste momento. Acredita que vais mudar este senario ao lado do Pinto. Meus Parabens.Ok

  35. Ronny Lopes

    22 de Julho de 2011 as 15:03

    até onde vamos parar com essa politica tão medíocre. na reacção de Pinto da Costa perante a impressa ele dizia ki ñ iria negociar com nenhum candidato derrotado na 1ª volta, como agora o Delfim Neves diz ki foi contactado por P. da Costa para o apoiar. será ki o Pinto tem 2 línguas, se é isso então vamos ter problema no futuro, como podemos ter 1 presidente com língua dobre (2 línguas). tenhamos muito cuidado, Delfim aceitou apoiar o Pinto porque ele esta de relações fria com o 1º ministro Trovoada, e ele (Delfim) tem medo de vir a ser repreendido por este governo… os problemas dos políticos ñ podem reflectir no nosso futuro, por esta razão peço aos meus irmãos santomense tenhamos muito cuidado neste momentos em ki estamos, cada 1 esta a puxar brasa para a sua sardinha. temos ki parar de fazer ponte para estes macacos, traidores, usurpadores de bem publico…

  36. Lucas

    22 de Julho de 2011 as 15:46

    Não há dúvida que Delfim Neves é um dos politico com melhor leitura do cenário da politica santomense.
    A sua estratégia politica é de respeitar. Muito inteligente.

  37. Wilsom Trindade

    22 de Julho de 2011 as 16:00

    Caro Delfim, fizeste muito bem em declarar apoio a Pinto da Costa.
    Apoie o Pinto que ele agradece, mas fica sabendo que serás um dos primeiros a ser abatido pelos inúmeros casos, suspeitos, de corrupção que sobre ti recaem. Pinto da Costa já avisou que aceita apoios, mas nada de troca de favores.
    Pinto já avisou que ira atacar a corrupção esteja ela onde estiver.
    Prepara-te que a tua imunidade parlamentar tem os dias contados e brevemente irás responder perante a justiça para esclarecer todas as dúvidas pendentes.
    Só me resta agradecer-te pelo nobre gesto e por estares abrindo caminho para que a justiça faça o seu trabalho e se esclareça as duvidas que pairam na cabeça das pessoas
    Atenção, não quero com isso dizer que o Evaristo é a favor da corrupção.
    Entretanto é preciso salientar as grandes diferenças entre Pinto costa e Evaristo Carvalho: ambos têm temperamentos muito distintos e com agravante de um deles já ter sido ditador.
    Já deu para se notar algumas diferenças, entre ambos, nas poucas intervenções que Pinto da Costa já deu após a vitoria nesta primeira volta.

  38. paixão

    22 de Julho de 2011 as 16:24

    o evaristo de carvalho vai vencer pinto da costa com o duque de pau. espemos que o sr pinto venha aceitar os resultados das urnas no dia 7 de agosto. viva evaristo. força evaristo. abaixo pinto da costa. abaixo pinto da costa.

  39. Malébobo

    22 de Julho de 2011 as 17:09

    Qualquer pessoa de caracteristica de Delfim não tinha outra escolha, a ñão ser essa, mas ele pode esperar o resultado do dia 7/08/2011, o PCD, não ainda cresceu, mas desta vez vam ter mesmo que acabar

  40. FT

    22 de Julho de 2011 as 17:10

    Afinal de contas quem é o Candidato as Presidenciais por parte do ADI?
    Será o Dr. Evaristo ou Dr. Patrice Trovoada?
    Porquê tanta indignação quando se fala de injecção de somas avultadas em dinheiro na época das eleições? Porquê o PT se sentiu tão atingido?
    É curioso como o PT chamou a sí o desafio eleitoral, tendo ficado o candidato Evaristo Carvalho calado e mudo…
    Estranho…
    Agora o fenómeno “Banho” já é permitido pelo facto de estarmos em democracia?
    De certeza que não foi só o ADI a aliciar os eleitores com dinheiro. Não entendo porquê só o PT que é chefe do Governo e que devia zelar pela legalidade começa a atirar pedras por todos os cantos quando se fala de levantamentos avultadíssimos para compra de consciência…
    Se ADI é o partido da mudança, não poderá cometer os mesmos erros que os outros a não ser que seja uma mudança para pior…
    Uma vez que a constituição não impede que o Primeiro Ministro participe activamente nas campanhas eleitorais, pelo menos que o faça com civismo de modo a preservar os mais altos interesses da nação.
    E mais estranho ainda é que falamos todos de estabilidade e o próprio governo muito prematuramente já vem promovendo as diferenças, com acusações e ofensas que podem pôr em causa mais uma vez a estabilidade política tão almejada (aparentemente quando se tratam de interesses pessoais).
    Não seria mais ético, apresentarem o projecto de sociedade e defende-lo e no fim que ganhe o melhor?
    Que interessa se ganha o Evaristo ou o MPC?
    O que interessa na verdade, é que o santomense se torne patriota pondo os interesses superiores da nação acima dos interesses individuais.
    Pensem só um bocado…Se alguém investe somas avultadas comprando consciencia dos eleitores é porque pensa se ressarcir depois retirando o valor investido mais os juros adicionais…
    Qual será o futuro para essas duas ilhas?
    Tenho pena da geração vindoura…

  41. Carlos Ceita

    22 de Julho de 2011 as 19:17

    Meus caros amigos
    Mudam-se os tempos e mudam-se as vontades já dizia o poeta. PCD E Delfim Neves que te te viu quem te ve. A chamada família da mudança sentenciou definitivamente a sua morte. Parece que existe por ai uma subtil ou implicitamente uma vingançazinha do PCD para com o ADI trovoadista. Com M. Trovoada na presidência o governo PCD não teve vida facilitada. Se assim não fosse Delfim diria que não tem preferência para qualquer um dos 2 candidatos. A figura do presidente na nossa constituição é decorativa demais e com Evaristo na presidência acentuaria ainda mais esta tendência decorativa com um governo da sua cor politica. Eleger Evaristo seria um regresso do Miguel Trovoada a presidência.
    Na ausência de alternativas Pinto da Costa é emerge como a melhor solução neste momento embora preferia ver lá o Dr Filinto Costa Alegre. Em todo caso vai ser interessante ver a coabitação entre trovoada filho e Pinto da Costa. Será que o Governo minoritário do Patrice vai aguentar? Santomense preparem-se para as eleições antecipadas com um possível regresso do MLSTP.
    Cada vez mais defendo um sistema presidencialista. Pois a instabilidade vai continuar infelizmente. Espero estar enganado. A ver vamos.
    Abraços

    • Andre Sousa

      23 de Julho de 2011 as 2:28

      Carlos Ceita, podias dizer que defendes um regressso a ditadura que soava muito melhor!

  42. Agostinho

    22 de Julho de 2011 as 21:36

    Fiquei rendido as palavras do Delfim e espero que mantenhas as tuas palavras com toda determinaçao.Precisamos das pessoas que falam sem gaguejar.

  43. pinta da costa

    22 de Julho de 2011 as 22:01

    pinto da costa ainda vive no passado. só quer ser presidente da república. autodesempregou-se durante 20 anos. teve várias derrotas e nunca conseguiu abrir um champanhe.

  44. Evaristo de Carvalho Trovoada

    22 de Julho de 2011 as 23:01

    As eleições ficará decida no dia 7 de Agosto, quando a EMAE cortar energia electrica em todo país, esse truque foi usado pelo Trovoada pai e agora filho usou o mesmo truque..
    Muita atenção senhor Pinto da Costa sei bem do que estou a dizer, a quando do corte da energia ha sempre troca de urna por uma bem igual, é uma operação bem montada e feita com muita rapidez…

  45. puto da rua

    23 de Julho de 2011 as 1:08

    O que o Delfim Neves pensa?Que as pessoa que votaram nele sao seus capacho ou rebanho de ovelhas,ele como pastor!As coisas nao bem assim?PCD e um partido de mudanca e os seus militantes nao vao coabitar com a sua forma pensar em votar num candidato que sempre foi contestado na familia de mundanca?Cada um e livre de escolher o seu candidato.Viva RDSTP

  46. puto da rua

    23 de Julho de 2011 as 1:09

    Quero dizer{as coisas nao sao bem assim}

  47. leve leve

    23 de Julho de 2011 as 8:09

    não esqueça deque o manuel pinto dacostajá não menbro do conselho dopartido. se o homem dicidio apoia-lo é livremais não esqueça que o país precisadealguém serio não dealguém que deixa outros falar~em porsi.até mais escolha certa.

  48. Santos e Santos

    23 de Julho de 2011 as 10:31

    Pinto da Costa vai ser eleito com 63 por cento de votos e para ganhar não precisa de apoio de aqueles que o odeiam e agora esta a procura de algum para pagar as suas contas, mas uma coisa é certa e penso que Pinto da Costa também sabe, neste momento para S. Tomé e Principe e para o bem deste Povo o Patricio Trovoada é a pessoa mas indicada para ser o primeiro Ministro e Pinto da Costa é a pessoa mas indicada para fazer o controlo na medida de possivel pk a nossa constituíçao não o permite fazer muito, a não ser que depois de ser eleito pedir ao Povo um referendo para a revisão na nossa contituição ” Eis presidente do Gana , GERLIN ROLING “.

  49. Emigrante

    23 de Julho de 2011 as 11:19

    A verdade é que os políticos estudam filosofia por isso povo não meta nisto eles são todos amigos uns dos outros, o povo é que si faz de parvo e leva tudo ao peito.

  50. g. a.castro

    23 de Julho de 2011 as 13:49

    Quando se toma uma decisão dessa natureza, é necessário, em 1º lugar pensar no país e na vida futura de cada cidadão.
    posso dizer categoricamente que ñ tenho nada contra Pinto da Costa. Mas é verdade que a família PCD, pelas razões do seu surgimento, ñ diria o mesmo.
    Portanto, com muito respeito, penso que o sr Delfim e a sua comutiva ñ deveria pronunciar os aeus votos de apoio a nenhum dos candidatos!

  51. GABUNES

    23 de Julho de 2011 as 20:27

    como S,TOME e poderoso a 20 anos atraz o PCD tirrou o PAPA GRANDE no poder hoje o PCD quer reecoloca-lo no poder porque o pais esta a ir ao fundo este chamamos APOSTA ,
    VIVA PAPA GRANDE
    VIVA
    VIVA JUSTICA PRA TODOS
    VIVA
    VIVA PCD,,,,,,……
    VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    PCD

  52. cidadao preocupado

    24 de Julho de 2011 as 1:08

    GABUNES,porque o PCD nao apoiou Pinto desde incicio, nao apresentando a sua propria candidatura Delfim? Hipocritas!!!!

  53. dos santos 37

    24 de Julho de 2011 as 11:32

    Santomenses tudo o que se passa em S. Tomé e Princípe é só para distrair o Povo e saberem dos progetos pessoais de cada um. Ora vejamos Pinto declarou que aceita apoio mas sem condições, na próxima semana o Delfim e o Bano vão para Luanda receber 500 mil dolares para trabalhar para o Pinto da Costa e se ganhar volta a receber mais 500 mil dolares, a Maria das Neves tb vai receber algum para cobrir as despesas que andou a fazer, agora se as autoridades de S. Tomé funcionar uma vez que o Procurador ja esta a tomar medidas com declaração do Pinto da Costa seria muito bom que todos os agentes Policiais da nossa Terra permanecessem no Aeroporto Nacional e controlar estes dinheiros que vão entrar e fazer valer ao suas copitencias resta saber se existem coragem… Deixo isto para reflecção de muitos mas cm cabeça fria.
    S J

  54. Guru

    24 de Julho de 2011 as 17:23

    Previsão política de STP para os próximos 5, 10, 15 ou até mesmo 20 anos…

    – Com o apoio do Delfim Neves e do MLSTP o Sr. Pinto da Costa será eleito Presidente da República;
    – A Assembleia Nacional será dissolvida em poucas semanas;
    – Teremos eleições antecipadas;
    – o MLSTP ganha com maioria absoluta;
    – A constituição será mudada;
    – e TEREMOS NOVA DITADURA DE PELO MENOS MAIS 15 ANOS…

    Esse é o futuro que temos para STP…

    Sejam conscientes e votem com responsabilidade!

  55. Lêdêçaua Bartolomeu Cruz

    24 de Julho de 2011 as 18:03

    Amigos quando não se consegue caçar com cão, caça-se com o gato. Qualquer deles pertencem a mesma família. Porque quaquer deles comem a carne; e quando não conseguem roer os os ossos não deixam de os lamber.
    E porque não dar oportunidade a um novo cão ou novo gato ?
    O Povo faminto, vota para quem tem e lhe dá mais dinheiro. E nunca se preocupa com boa ou má governação, muito menos com seu futuro ou dos seus filhos.
    Há necessidade de alterar nossa Constituição. É momento de experimentar o Presidêncialismo e criar uma Câmaera de Representante no Parlamento, o chamado Senado com poderes de intervir em todas as grandes decisões do País, não permitindo que as decisões sejam tomadas sem assentimento dessa Câmara, de forma a impedir o desvio do dinheiro Público e garantir o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe .
    Que tal?

  56. Mak

    25 de Julho de 2011 as 9:15

    Delfim o senhor esta e nos decepcionar. Melhor não meter nisso para manter o teu povo. Não apoia ninguem. Agora vas dividir o PCD. O sou militante do PCD mas nunca vou apoiar PINTO DA COSTA. Isto é conveniencia. Estás a procura de sarna para tua vida. Voce nunca gostou de PINTO agora estas a lhe apoiar?. Ensinaste-nos a não gostar de Pinto , agora estás a nos trair? Que tipo de lider és? estas a vender a bandeira. Não contes comigo mais alguns militantes maduros. Que coisa feia.

  57. Atento

    25 de Julho de 2011 as 9:47

    CUIDADO com os Tovoadas!!!!!!!As eleições ficará decida no dia 7 de Agosto, quando a EMAE cortar energia electrica em todo país, esse truque foi usado pelo Trovoada pai e agora filho usou o mesmo truque..
    Muita atenção senhor Pinto da Costa sei bem do que estou a dizer, a quando do corte da energia ha sempre troca de urna por uma bem igual, é uma operação bem montada e feita com muita rapide.

  58. Atento

    25 de Julho de 2011 as 10:01

    Sr. Guru, fizeste uma boa análise mas, em benefício próprio.
    Dizes isso porque já tens o teu lugar confortado junto das Trovoadas. Tás com medo de perder o teu pão né?? Só pensas em si!!! E o outros?

  59. Trovoadas

    25 de Julho de 2011 as 10:10

    …Até quando nos deixem em paz!!!Povo não sabe que no “mundo dos cegos quem tem visão é Rico”. Vocês ja comeram a vossa parte deixe-nos também comer a nossa!!! O mundo é feito para os espertos!!! POVO ABRI OLHO!!!

  60. Ciumenta

    25 de Julho de 2011 as 10:35

    Força Delfim, o povo está contigo,
    O Patricio que deixe o governo e vai ter com o seu Pai, o Pinto deve orientar as coisas e você deve ser o proximo primeiro Ministro, é preciso haver ordens.

  61. Flor

    25 de Julho de 2011 as 10:42

    É com muita tristeza que vejo este lindo país ir nesta direcção,….tanto conhecimento mas nenhuma sabedoria,não há discernimento. Quando os judeus foram livres do cativeiro egipcio, e com a promessa de herdar uma terra melhor onde mana leite e mel, quiseram regressar a escravatura porque não havia de pão e peixe na caminhada…peçamos a Deus que dá de graça o saber para um STP melhor ainda nesta vida…
    Viva STP, VIVA 12 DE JULHO 1975..!!
    Grato!!!

  62. Negão

    25 de Julho de 2011 as 11:17

    É uma politcagem e uma vergonhice sem limites, isso só prova a falta de cultura e ideologia política que acomete a nossa sociedade política.

  63. "Está Tudo Dito"

    25 de Julho de 2011 as 11:21

    A decisão do D.N foi sensata. Ganha-se eleição com Convicção própria. Falta essa virtude no candidato E.C. Basta verificar que quem tem dado a cara mais é o P. Trovoada em quase tudo. De certeza que o STP não quer um Presidente assim!!! “UM Pau mandado”

  64. Carlos Ceita

    25 de Julho de 2011 as 14:40

    Senhor Andre Sousa não acredito que o senhor defenda a ditadura nem faço a si e aos outros intervenientes qualquer processo de intenções. Todos queremos o melhor para o nosso país. Por isso rejeito em absoluto que me atribuas aquilo que não defendo para o meu país. Diga-me o senhor desafio-o em que texto em que momento defendi neste fórum uma coisa dessas. Se Vossa Excelência não gosta do que escrevo até compreende e tem todo o direito contraditar. Exijo portanto um mínimo de respeito não é pedir demasiado.

  65. Aoaní d'Alva

    25 de Julho de 2011 as 14:49

    Excelente entrevista, politica e politiquices à parte.

  66. sol

    29 de Julho de 2011 as 10:53

    Depois diz ser da mudança. Que trapalhada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo