Eleições presidenciais

Eleitores começaram a votar desde as 7 horas

Na volta por algumas localidades do país, o Téla Nón constatou que o processo de votação começou as 7 horas, como manda a lei eleitoral. Na cidade de Santana, capital do distrito de Cantagalo, as Assembleias de votos abriram as 7 horas, assim como em Almas e Bombom já no distrito de Mé-Zochi. Na Praia Melão e na Vila de Pantufo, pertencentes ao distrito de Água Grande, as Assembleias de voto registavam significativa afluência de eleitores depois das 7 horas.

Em Pantufo existem 4 mesas de voto, num total de 1704 eleitores. Alguns já estavam na bicha desde as 7 horas para exercer o direito de voto. Josefina Quaresma, vendedora de peixe, disse ao Téla Nón, que decidiu votar cedo, porque «tenho que ir a praia comprar peixe para vender. Aliás a comissão eleitoral nacional, através da rádio nacional, tem apelado a população a votar cedo, estou a seguir esse conselho», declarou Josefina Quaresma, no crioulo forro.

Até agora o processo eleitoral decorre de forma tranquila e ordeira. Observadores da CPLP, da União Africana e da Comunidade dos Estados da África Central, estão a supervisionar o escrutínio. João Ramos porta-voz da Comissão Eleitoral Nacional, garantiu ao Téla Nón que até não se regista qualquer acção de boicote as eleições, ao contrário do que aconteceu na primeira volta. «Os casos que ocorreram na primeira volta, mais concretamente em Santa Catarina, foram ultrapassados. Hoje o processo de votação decorre de forma tranquila. Não há registo de boicotes», assegurou o porta-voz da CEN.

Entre Pinto da Costa e Evaristo de Carvalho, o povo escolhe um para ser Presidente da República, nos próximos 5 anos.

Abel Veiga

    8 comentários

8 comentários

  1. Respostas

    7 de Agosto de 2011 as 8:47

    Alguem sabe onde poderei acompanhar as eleiçoes pela net?
    Obrigado

  2. tripa

    7 de Agosto de 2011 as 9:26

    O povo vai por mal, que no fundo no fundo e o bem; pra todos santomenses,o povo quer solucao e a solucao e o Dr.Manuel Pinto Da Costa…viva a democracia viva Eu….

  3. kua li tasondu

    7 de Agosto de 2011 as 10:39

    amor deixa de falar babuseiras!cuidado com boca! ma fala sa zague di coba eeee

  4. Digno de Respeito

    7 de Agosto de 2011 as 13:48

    Existe algumas plataformas digitais que vão tentando passar informação sobre os acontecimentos eleitorais. Mas a informação permanente sobre Cabo Verde é a mais evidente porque têm equipa de profissionais e orgãos especializados na matéria e dedicam-se ao trabalho de informar, divulgar e sensibilizar.

    É uma questão de pesquisar um pouco mais e encontrará uma ou outra informação. Tentei ajudar mas gostaria de ser mais colaborativo mas o factor tempo não me permite muitos pormenores.

  5. Pumbu fresquinho

    8 de Agosto de 2011 as 10:53

    Viva Pinto da Costa! viva democracia em STP e viva o POVO SABIO das nossas ilhas! Trabalhemos rumo ao progresso e prosperidade, cada um no seu sector!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo