E a noite acendeu em Água Grande

São Lima acompanhou esta madrugada a festa da vitória de Pinto da Costa, na capital são-tomense.

Piiiinnttoo! Um bando de jovens irrompeu das traseiras do Sporting Clube de São Tomé, de braços estendidos, correndo para a Marginal.

Piinntooo! Já não era ‘’Pinto oiê’’, não era ‘’ua, nhê pê!’’. Apenas Piiinntooo! Depois, as primeiras motorizadas, varrendo a avenida, luzes acesas, buzinas ininterruptas. Cada qual por si, cada qual mais veloz. De um velho Hiace amarelo, em sentido contrário, saiu uma longa e engripada saudação.

Viaturas também, e de vários modelos. Faróis e buzinas. Não era preciso perguntar – Pantufo. Passava da meia-noite, os resultados preliminares estavam na rua. Manuel Pinto da Costa esta de regresso à Presidência e os seus apoiantes no distrito de Água Grande celebram. Do Pantufo, seguem, em cortejo, para a Praça da Independência onde chovem abraços, palmadas nas costas, ‘’conseguimos!’’, ‘’conseguimos!’’.

Jaime Sá de Menezes, o mandatário nacional, outrora ferranho crítico, parece anestesiado.

-Estou satisfeito, sabia que íamos ganhar. O país está como uma casa onde, depois da morte dos pais, os filhos ameaçam arrancar as tábuas da parede. Espero que ele cumpra o que prometeu, agora conheço-o melhor forma de se conhecer alguém é não ficar no ouvir dizer.

‘’Esperava uma vitória mais expressiva’’, diz Manuel Diogo, de boné de campanha. A poucos metros, um jovem, com a T-shirt de Delfim Neves, não se cansa de repetir: ‘’Onde Delfim põe os pés, eu ponho’’. Diallô Pires dos Santos, de boubou , resume: maravilhado, maravilhado. Chegam dois dirigentes do PCD, sorridentes. A cara de António Quintas diz tudo.

Procuro José Manuel Noronha, não está à vista, deve ter ficado no Pantufo, chegara, afinal, a hora do champanhe. Justino Veiga aparece, diz que a vitória de Pinto da Costa representa ‘’uma realização pessoal’’. Vejo muitos quadros da função pública, a classe média está bem presente. Jovens com quem me cruzo, só dizem, muito filiz, muito filiz. Rui Mendonça dá os parabéns ‘’ao povo de São Tomé e Príncipe, sobretudo aos jovens, que podem começar a acreditar que quando se quer, tudo é possível.’’

Na sede de campanha de Evaristo de Carvalho, as luzes estão apagadas. Regresso à Praça da Independência, a dispersão começou.

Voltarão a reunir, na planeada festa da vitória.

São de Deus Lima

  1. img
    Matabala Responder

    Durante toda a campanha, estive um pouco ausente mas sempre acompanhando a evolução das coisas…
    Não consegui ver nada que me motivasse a estar agora feliz ou triste com esta victória do M Pinto da Costa…simplesmenste estou na mesma situação…um pé a frente e outro atrás…

  2. img
    parabéns Responder

    parabéns pinto da costa
    parabéns evaristo de carvalho
    parabéns o povo de stp

  3. img
    mosssad Responder

    Nao foi so o Pinto da Costa que venceu, mas sim o pais no seu todo. Vamos ter um pais dirigido por um presidente com valor e caracter. JA nao vamos ter um pau mandado dos trovoadas na cabeca do Estado.
    parabens ao povo santomense… Mas agora e o momento de voltarem a trabalhar, voltar aos campos do cultivo e para o Governo nao esquecer do povo que sofre devido a ganancia dos corruptos que governam o pais.

  4. img
    Francisco Ambrósio Agnelo Responder

    O Srº Pinto da Costa não merece,mas a Democracia é assim;é aceite o resultado.
    1ª coisa Adeus TAIWAM.

  5. img
    leve-leve Responder

    Muito bem.
    Com o Pinto a esperança aumenta, pois acreditamos nas suas palavras e é por isso que votamos nele:
    Luta contra a corrupção, Unidade Nacional e a conquista do Futuro já.
    Quero apenas deixar um alerta ao Dr. Manuel Pinto da Costa: Muitos que lhe apoiaram só o fizeram porque esperam de si favores e cobertura. Olha! o povo esta cansado dessas injustiças por isso, seja por favor rigido, transparente para que encontremos em si a liderança que todos procuramos.
    O nosso voto foi um voto de confiança no futuro e não um voto do passado.
    Obrigado

  6. img
    Roberto Responder

    Parabens meu grande ditador. Mas agora o Sr Presidente tera de prestar contas com o povo. O povo depositou toda confianca em Sua excia por isso o senhor tera de levar o seu grande apoiante do PCD a responder perante a justica para exclarecer tudo. O Sr prometeu ao povo que se fosse eleito presidente iria trabalhar e acabar com a corrupcao para que o Pais avance rumo ao desenvolvimento. Os grandes corruptos o senhor bem conhece,po-los na por favor Sr. Presidente

    • img
      Roberto Responder

      po-los na “ordem”

  7. img
    Paracetamol 500mg Responder

    O regresso de “borrachas,das mesmas caras, vingança e arrogância”.
    Quando vier o castigo, borrachas, bichas vou chamar São Deus Lima para relatar também.

    • img
      Sidane Responder

      Este indivíduo não percebe nada da democracia e ainda por cima é mau perdedor.É pena!!!

  8. img
    Fardo Responder

    Endereço os meus parabéns ao Presidente Manuel Pinto da Costa (MPC).
    Estou em crer que a eleição do MPC evidencia que o povo de STP ainda sonha e vive do passado. A sociedade são-tomense durante 20 anos de ausência do MPC não gerou figuras com credibilidade, capazes de conduzirem os destinos do país rumo ao desenvolvimento.
    É de realçar o facto de que, durante este período a sociedade o produzido “montanhas partidárias” que pariram ratos políticos. Estes roedores políticos infestaram a sociedade são-tomense com pragas de corrupção e lançaram o povo num mar de miséria sem precedentes. Basta ouvir as notícias internacionais, elucidando que “o país mais pobre do Mundo elegeu um novo presidente, o MPC.
    Nesse cenário de incerteza e miséria, apesar de erros cometidos no passado, MPC apresenta-se como tábua de salvação da nação são-tomense no atual quadro da geográfica política, financeira e económica mundial.
    No contexto internacional, o MPC pode abrir portas para reatamento e reforço políticas de cooperação com as chamadas economias emergentes (países como Brasil, China Popular, Angola, etc.) e erguer a má imagem que STP tem hoje no mundo, fruto da falta de qualidade de muitos dos seus decisores políticos.
    No espectro nacional, o MPC pela sua verticalidade e conhecimento profundo do povo são-tomense terá um papel importante no combate a corrupção e na unificação do país em prol de um desenvolvimento social e económico, equilibrado, justo e sustentável.
    Na ausência de uma alternativa credível, o povo são-tomense fez uma aposta com menos riscos.
    Bem haja STP.

  9. img
    Vim Péma Responder

    Parabéns aos sacrificadores de pouca sorte. Até dá graça. Porque mais vale pouca sorte do que o Azar. Sacrificar com paciência, honestidade, amor pelos os outros, senmpre com os olhos postos num dia da vitória e assim apareceu. Vitória Eleitoral de 7 de Agosto de 2011. Uma história vos conto. Quando em Mé-Zóchi, chovia os duzentos e tal, com excepção de Monte Café, não parei de fazer xixí, talvez susto, nervo, sei lá, debaixo de mosquiteiro comcorpo todo arrepiado. E então começou Água Grande com os seus cento e tal que não parava, daí, pareceu que alguma coisa veio me dizer, estás curado. Só para ver como é que cada um de nós sente-se pela vitória e pela derrota. Obrigado Jesus Cristo e Seu Pai Eterno. Obrigado Pinto da Costa e os seus ideais na luta pela conquista de um novo renascer de São Tomé e Príncipe. Obrigado Pôvo de São Tomé e Príncipe mesmo dentro ou fora do País. Obrigado pelo remédio milagroso que recebí de não sei quem, mais fiquei curado. Reconquistemos a nossa Unidade Dispciplina e Trabalho para bem de todos nós. Um abraço da Vitória dois dias depois do Aniversário do meu Amigo e Presidente PINTO DA COSTA. Força.

  10. img
    sulila miranda Responder

    A vitoria é para se saborear, por isso saboramo-la. Pinto não deu banho e ganhou, muito instrutivo. Os do Aurélio M diziam: bô bila bi? Hoja respondemos, Ê sa í!

  11. img
    Rio de Ouro Responder

    ” Tudo é possivel àquele que crê. ”
    Pela vossa vida fora nunca se esqueçam disto.
    Parem com inveja.
    Parem com roubalheiras e lutem honestamente pela vida.

  12. img
    parabéns Responder

    parabéns diz:

    8 de Agosto de 2011 às 17:25

    queremos paz, estabilidade política e social, desenvolvimento, justiça social, combate a corrupção,emprego para os jovens, energia, água, estrada, mais saúde, mais educação, formação, aumento salarial, 13º mês como um direito do funcionário,mais trabalho, disciplina,civismo, mais atenção aos idosos, as mulheres, as crianças, aos estudantes, internet de qualidade a baixo custo, comunicação a baixo custo, transporte aéreo e maritimo , transporte público, habitação para os jovens, legalização de mototáxi,baixa de preço dos produtos de 1ª necessidade, rotatividade nos cargos públicos,promoção da competência e honestidade,avaliacão dos funcionários públicos,inspecção a todos níveis,respeito ao meio ambiente, a natureza, combate a pobreza, combate a violência doméstica, mais disciplina rodoviária , combate a descriminação, mais imprensa privada,etc. são acções da responsabilidade do governo ,mas não só, são também, do pr, dos deputados, dos autárcas, dos chefes,dos embaixadores, dos privados, partidos politicos,os estrangeiros residentes, sociedade civil e todos os sãotomenses de boa vontade. bem haja. viva pinto da costa, viva evaristo de carvalho, viva o povo de s.tomé e príncipe, viva a democracia.

    0

    0

    Avaliação

  13. img
    firmino fernandes Responder

    o parctamol não conhece os valores éticos não sabe o que é a democracia num estado de direito por isso ainda lembra das bichas e burrachas talves é um daqueles benéficos dos corruptos, e agora tem medo k os beneficios acabem seja moderno e não antquado;

  14. img
    firmino fernandes Responder

    sempre tive esperança de k o douctor manuel pinto da costa era a pessoa edeal para tirar este no fundo do oceano mais é preciso k todos os santomensses unem e lutam juntos com este enorme serebro pinto estudando, trabalhando, e não esperar k o milgre seija feita por ele: ensino-vos a pescar,mais não vos dou os peixes.

  15. img
    HAILSHAM Responder

    bola pra frente STP,forca e coragen Pito da Costa.

  16. img
    JOSE TORRES Responder

    Agora vamos a segunda luta de libertacao nacional contra a corrupcao e desenvolvimento

  17. img
    dusdoi Responder

    ya pois .
    Enfim, vinte anos depois …..
    O pinto volta a carga

  18. img
    Roça Vitoria Responder

    Caros compatriotas sejamos mais patriotas deixando de bla bla blá e apresentando soluções concretas ao nosso recem eleito Presidente da RDSTP o Sr. Manuel Pinto da Costa, para que ele possa enriquecer mais o seu caderno de manisfesto elitoral. Do meu lado tenho muita esperança no Pinto da Costa pois que a sua forma de ser e estar revela ser um verdadeiro patriota ao contrario de muitos que dizem que são mas na veradade não têm nada de patriotismo. Desejo força e coragem ao Senhor Pinto da Costa

  19. img
    Biboss Responder

    Parabenizo a todos Saotomenses, por este efeto alcançado…está vitoria não é do Pinto, mais sim de todo povo e de Saotomé e Principe.
    VIVA STP,UM SÓ POVO, UMA SÓ NAÇÃO.

  20. img
    Comentador Responder

    Essa vitória representa uma vitoria
    do cansaço;
    do desespero;
    da injustiça reinante no país;
    do facilitismo;
    da fúria;
    da falta de escolha;
    da descrença total pelos políticos da mudança;
    do povo que sofre;
    da esperança num futuro melhor.
    é uma vitória do povo santomense.
    contra corrupção que cada vez aumenta.
    Apesar de saber que essa não foi uma legislativa mas, o povo está cansado desses políticos de meia tigela que dizem ser da mudança mas, nada fazem para mudar essas coisas, para mudar o país.
    Agora, rezemos que o Dr .Pinto da Costa saiba escolher bons conselheiros…
    Viva a democracia; viva STP; viva Pinto da Costa.

  21. img
    zeme almeida Responder

    Sao Deus Lima esta mesmo satisfeita.Meus parabens.

  22. img
    zeme almeida Responder

    Uma coisa e certa muitos que estao ali na festa,sei que muito ali nao conhecem o pao nosso de cada dia.A minha revolta e para com os politicos e que recebem votos de confiancia e nao fazer o que o povo espera deles como recompensa.Sofro na carne e na alma, porque na democracia e o povo que lhes poe ali.Sejamos calmos e serenos porque muito sacrificio vem ali,para nao sermos surpreendidos com tantas promessas feitas nas campanha,porque cada um ja vendeu o seu peixe.Viva RDSTP

Deixe um comentario

*