“Estudantes bolsistas do estado no exterior felicitam o Presidente Eleito”

Ao Senhor Dr. Manuel Pinto da Costa, Presidente da República Eleito em 7 de Agosto

Excelência

Antes de mais, receba os nossos respeitosos cumprimentos.

Queremos lhe felicitar pela vitória conseguida na disputa da segunda volta das eleições presidenciais, realizada em 7 de Agosto de 2011. Desejamos-lhe sucessos no seu próximo mandato, que começa no dia 3 de Setembro de 2011, que consiga realizar todo, senão, a maior parte do programa que apresentou aos são-tomenses e que mereceu aceitação da maioria relativa.

De uma forma geral, todos também acreditamos que a corrupção, a instabilidade e a pobreza são três dos maiores problemas de São Tomé e Príncipe e que precisam urgentemente de ser minimizados para que o nosso país encontre o rumo certo para um Desenvolvimento Sustentável. Acreditamos na luta por esse ideal e, como cidadãos, estamos dispostos a colaborar da melhor forma possível para que STP viva melhores dias.

Esta mensagem é da autoria dos responsáveis pelo Grupo de Representantes dos Estudantes Bolsistas do Estado São-tomenses no Exterior.

Helton Neves

Hailton Sousa

Miguel Nascimento

Contactos: bolsistassantolas@hotmail.com  / bolsistasantola@groups.facebook.com

  1. img
    leve-leve Responder

    Muito bem,
    Devemos todos, independentemente das nossas cores politicas, estar unidos em torno destas causas para o desenvolvimento do pais.

    • img
      Barbado Responder

      Que barbaridade esta?!

      Como eh que um grupo de 3 amigos teem a legitimidade de vir aqui expressar a votande e representar os estudantes bolseiros no estrangeiro. Eu mal vos conheco. Faco-vos uma pergunta: Como representantes dos estudantes, vcs alguma vez foram pra Brasil, Portugal, Marrocos, Canada, Inglaterra, Taiwan, Cuba, etc, pra visitar e conhecer a realidade e dificuldades dos estudantes naqueles paises?

      Quando eh vcs foram legitimamente eleito para vir aqui de boca cheia dizer que sao representantes de grupos de estudantes bolsistas do Estado Sao-Tomense no estrangeiro? Como estudante no estrangeiro, sinto-me ofendido.

      Veh se retificam isso se faz favor.

      Greeting from London…

      • img
        Jovem Santola Responder

        Amigo, eu faço parte do grupo assim intitulado e são mais de 100 estudantes de vários países inscritos e que relatam a situação de onde estão. Temos pessoas em Marrocos, Brasil, Portugal, França, Cuba, etc. É um movimento que iniciamos no princípio deste ano com uma mobilização muito grande, o que permite ter uma visão daquilo que a grande maioria passa e nos propusemos a criar um grupo virtual para nos apoiar de qualquer forma, a começar pela veiculação de informações de interesses de todos. Foi unânime a intitulação do grupo como Bolsistas São-tomenses no Estrangeiro. A rede facebook é um dos maiores meios de comunicação do mundo e as informações sobre a criação do grupo foram difundidas a todos os cantos do mundo. Lamentamos que alguns não queriam participar ou que não tenham tido conhecimento do movimento. O facto é que somos um grupo grande e as nossas intervenções têm a aceitação e contribuição da maioria. Para quem ñ sabia da existência do movimento, saiba que isso é o mínimo que podemos fazer e que pode sempre se associar e contribuir para que os nossos problemas sejam solucionados. Aqueles que são privilegiados tbem podem ajudar, SÓ NÃO VALE DEBOCHAR DE PESSOAS QUE SE UNIRAM PARA COMBATER A FOME. Abraços

      • img
        Jovem Santola Responder

        Amigo, barbaridade é ficar dias e dias só com 5 reais, podendo comprar apenas pão. Vc alguma vez foi despejado? Vc alguma vez teve que ir pra universidade a pé? Vc concorda com a postura do governos em relação à situação dos bolsistas são-tomenses? Estou a ver que, que és um dos privilegiados que não precisam de bolsas da banda….toda a crítica deve ser acompanhada de contraproposta. Qual é a sua? O que vc nos mostra como alternativa? Vc acha que seria possível viajar a todos os cantos do mundo para criação do grupo??? Se esse espaço não fosse público e com normas, eu ia te mandar para aquele lugar!

      • img
        Manga pada Responder

        Amigo barbado tem k fazer algumas cópias, ler mais prque é muito feio dizer que é estudante e estar a escrever com tantos erros assim! Não leve a mal tá?

      • img
        london Responder

        Ao Barbado,

        Amigo concordo plenamente.Esses tres gatos pingados, estudantes do brasil, armados em espertinhos, tem todo o direito de escrever a quem lhes convem, mas,nao auto-proclamarem-se ” representantes de estudantes santomense no extrangeiro”.
        Mta libertinagem, pelo vistos, estao a confundir e a destruir a democracia.

        All the best

        london

        • img
          Jovem Santola Responder

          ….Esse pessoal que está em Londres está muito bem. Mas se vcs estão contra isso é porque vcs não fazem parte de Estudantes Santolas Bolsistas do Estado, então fiquem quietos nos vossos lugares que os vossos nomes não estão aqui incluídos…..! Abraços!

    • img
      STP a subir? Responder

      Por favor Telanon, acho que isso ja estah a ser uma bandalha o que poderah por em causa a credibilidade do vosso jornal. Aqui nao deve ser espaco pra os leitores virem exibir o seu ingles tendo em conta que a lingua que se usa em STP eh o Portugues, e eh certo que maior parte dos vossos leitores sao falam ingles. Agora so nos falta mesmo ver os estudantes em Taiwan vir aqui fazer comentrios em Chinês. Para prever isso, peco-vos para tomarem uma medida contra todos os leitores que aqui escreveram comentarios em ingles.

      Abracos a partir de London………

  2. img
    Hiost Vaz Responder

    Tempo de colher o beneficio perdido… força. Viava os futuros quadros.
    fuiiiiiiiiiiiii

  3. img
    Laura Mendes Responder

    Dessu eh vale STP! Isto está mal! Enquanto em Cabo-Verde o presidente de cara nova, eleito por um partido chamado MpD (Movimento para a Democracia), promete respeitar a Democracia e a carta constitucional, STP dá mil passos atrás com notícias de 3 estudantes que resolvem puxar o saco e fazer propaganda do ex-ditador. Não é a toa que temos tantas bananas! Somos mesmo a República das bananas!

  4. img
    Zidane Responder

    Caros Estudantes!

    A nossa Lei Eleitoral não permite que o Presidente seja eleito por maioria relativa, por isso é que houve uma 2ª volta.

    • img
      Jovem Santola Responder

      Entendo, mas somos um grupo de mais de 100 pessoas de todo o mundo e este número está a crescer todos os dias. A nossa causa é fazer com que os problemas que são comuns a todos sejam resolvidos, as nossas acções são consensuais e só se sente ofendido quem está no bem bom e nunca precisou de ficar dias e dias só a comer pão com chá…..que nunca foi despejado da casa de aluguel…..toda a crítica deve ser acompanhada de uma contraproposta.

    • img
      Sempre a subir Responder

      Quando quiser corrigir alguém, convém saber bem o que dizer.
      Fala-se de maioria relativa ou absoluta ou ainda esmagadora para resultados legislativos. Isso não tem nada a ver com segunda volta. Eles queriam dizer representatividade relativa,”o que acho despropositado, para felicitadores” pois a diferença de Pinto para Evaristo é inferior a 10%, pouco abaixo de 6%. Depois o que interessa é a intenção deles em felicitar o Presidente. Claro que concordo com contestação daquele estudante, que se diz não fazer representar por eles é legítimo, mas eles não o fazem por mal, logo não era para tanto. Infelizmente os estudantes têm que se desdobrar nesse tipo de engraxes (que pode nem ser nesse caso), porque os seus direitos de bolseiros são sempre violados… Não é novidade para ninguém ouvir dizer que estudantes São Tomenses passam mal no estrangeiro. Sejam unidos e solidários na vossa causa nobre.

  5. img
    Zidane Responder

    Caros Estudantes,

    Para melhor precisão, queiram consultar o artigo 14º da Lei 11/90 – Lei Eleitoral

  6. img
    STP NA FRIGIDEIRA Responder

    Outro vechame?????
    Mas este país está a retroceder politicamente!
    Esta notícia foi recuperada em 22 de Agosto de 1975?????

  7. img
    jaka doxi Responder

    Meus caros o BANHO já acabou.

  8. img
    Digno de Respeito Responder

    Meus caro,

    Aproveitem o vosso precioso tempo para assuntos de interesse que ajuda a cultivar boas práticas. Mas também não sejamos oportunistas e inconsequentes, bajulações e interesses intra-pessoais.

    Deixem a politica para políticos e vamos seguir a nossa caminhada rumo ao futuro. Todos já sabemos quem saiu vitorioso e ou derrotado. Quem felicitou já o fez, quem chorou, já lagrimou quem abriu champanhe, já o bebeu… Por isso, cabe a nós todos pensar positivo e exigir sempre transparecia nacional.

    Aos estudantes (bolseiros ou não), desejo a continuação de bons estudos….

    • img
      Observador Responder

      Desde quando é que mais de 50 por cento dos votos é uma maioria relativa?

  9. img
    Honorio LavresOliveira Responder

    Povô de STP selá nón fé lacón

    Meus amigos, estou confuso sobre a forma que os apoiantes do sr.Pinto da costa lhe chamam*Papa-Grande*???
    chamar um recém eleito presidente da Repùblica pai -Grande , é cria uma relação emocional e desequilíbrio de poder que preparam o terreno para abuso de poder. boa política deve ser objetiva e eficaz não emocional,para nao contagiar o pais em aceitar coisas orivés que o mesmo já estava abituado desde 1975 á 1990.
    Confesso dizer que o candidato que ganhou estas ultima eleicao em STP , nao teve o meu voto nas urnas,mais darei todo o respeito enquanto o Presidente da República.
    Nao dei a minha contribuicao a este recém eleito ,porque nao reune condicoes das exigencias que o pais precisa, muitos vao chorar dai a pouco,nao podemos ter um homem que só quer ser presidente da repùblica,e nada mais ,tem uma licenciatura que o pais muito precisa Éconómia , ele nao da a sua contribuicao,nao faz nada,durante este 20 anos gastou com os segurancas e outras regalias balurdio do povo, nao fala coisa com coisa,agora antes de tomar posse,esta a inventar entrevista com um tal jornalista estrageiro da estacao da radio de franca ,por falta de capacidade do dialgo a pedir jornais em STP para publicar, é uma primeira vergonha antes de tomar posse, meus camaradas uma das coisas que gostaria ver introduzido como condicoes para candidatura ao cargo de presidente da republica era um exame piscotecnico, tive oportunidade de estar numa reuniao em Lisboa no dia 15 de agosto no hotel couritia em lisboa com o recem eleito presidente do meu pais, sr.Pinto da Costa resumidamente ele nao disse nada que si podece dizer sim este homen serve, esta muito repetitivo e com um ar muito estranho na forma de abordagem.
    Vamos aguardar para vermos o que vai ser os 5 anos deste mandato,garato coisa boa para povo nao sei nao.

    Quero pedir um especial favor este é o meu ponto de vista.

    Austria Viena,24 de Agosto de2011
    Honorio Lvres

  10. img
    Honorio LavresOliveira Responder

    People of Faith STP seal non Lacón

    My friends, I am confused about the way the supporters of the coast sr.Pinto call him Papa Grande * *??
    call a newly elected president, great father, it creates an emotional connection and power imbalances that pave the way for abuse of power. Good policy should be objective not emotional and effective, not to infect the country to accept that the same things orivés abituado was from 1975 to 1990.
    I confess to say that the candidate who won this last election in STP, did not have my vote at the polls, the more I give all respect as the President of the Republic.
    Did not give my contribution to this newly elected, why not meet the conditions of the demands that the country needs, many will give a little cry, we can not have a man who just wants to be president, and nothing else, has a degree that parents really need saving, it’s not their contribution, not do anything during the 20 years spent with the security and other perks balurdio the people, do not say what you mean now before taking office, this interview with inventing such a journalist hedge of the radio station France, for lack of capacity of Dialgo to ask newspapers to publish in STP, the first is a shame before taking office, one of the things my buddies would like to see introduced as conditions for applying for the post of president piscotecnico republic was an examination, I had the opportunity to be in a meeting in Lisbon on August 15 in couritia hotel in Lisbon with the newly elected president of my country, Costa sr.Pinto briefly that he did not say anything you say yes this man podece serves this very repetitive and looks very strange in the way of approach.
    Let’s wait to see what will be the five years of this mandate, Garate good thing for people I do not know.

    I want to ask a special favor this is my point of view.

    Austria Vienna, 24 August de2011
    Honorio Lvres

    • img
      aglm Responder

      Honorio! Não faz se de muito a lingua oficial é portugues e o criol para nativos

    • img
      Sempre a subir Responder

      I think you are not around (in the country), that is why. I myself think that this title doesn’t fit.
      But it’s far away from insult or malicious thinking. It might have come out, right from the time people in MLSTP were struggling for the single contestant position. A set on militant when to beg him, and when he accepted they were very excited. So for the respect they called him that “pai grande”, been that the party has a president which they thing is small comparing to him.
      About the crying you are expecting, I am begging you in the name of God, don’t do that please, is not for him or whatever, is for the sake of our people. Population has suffered a lot. Let us pray whoever is going to lid us from now on, to do good thing and that our country should move forward forever.
      I don’t know you well but I humbly want you to express yourself in Portuguese, so that more people can understand you. Please don’t be offended because people like you are very sensitive, with unexpected reactions. Let us manage him until God send us better, in fact as it is we don’t have choice anymore. Take it easy with populations of your country.

  11. img
    Engenheiro( LISBOA) Responder

    Amigos e amigas santomenses, estudantes ou não:
    – Eu, pessoalmente, desejo sucesso para presidente eleito e prosperidade para meu pais.

    Congratulo-me com o grupo que se intitulou REPRESENTATNTES DE BOLSEIROS NO EXTERIOR, e fico contente por existir estudantes que querem fazer ouvir as lamentações de todos os estudantes no exterior. Eu sou estudante bolseiro em Portugal e sinto-me satisfeito com a vossa iniciativa em prol de todos nós.

    Amigos e amigas, os tempos são difíceis e convém deixarmos de querelas supérfluas que em nada contribuem para o nosso engrandecimento.
    Tudo que é para bem, seja bem vindo, tudo que é de interesse colectivo deve ser abraçado e o que é de interesse particular ou de grupo, esse sim, deve ser reprovado.

    Deixemos de malícias, vamos acreditar em dias melhores.

    MANDO UM GRANDE ABRAÇO, EM NOME DE TODOS ESTUDANTES DE PORTUGAL, MESMO NÃO SENDO REPRESENTANTE DE ESTUDANTES EM PORTUGAL.

    A MINHA ORAÇÃO É QUE A BOLSA AUMENTE MAIS 50 euros E QUE VENHA TODOS OS MESES PORQUE A SITUAÇÃO É DEVERAS DIFÍCIL PARA ESTUDANTES SANTOMENSES EM TODO MUNDO.

  12. img
    taco vilo D/oquè delè Responder

    caros compatriotas e verdadeiros amigos de s. tome e príncipe . já chega de brincadeiras com este povo humilde.acho que deveria realizarmos um encontro de consertaçao social com todos os ex-presidentes, todos os ex-primeiros Ministros e a sociedade civil em geral para conseguirmos um ponto único que servira de bastão para termos s. tomè e príncipe do marasmo, deixando de lado a ignorância a prepotência a suberbice o deixar anda por interesse ao poder etc..etc. por favor os santomenses tenhem o direito de serem feliz.

  13. img
    Anca Responder

    Atentem a noticia veiculada pela Lusa.

    “Ramalho Eanes representa Portugal na posse de presidente eleito de São Tomé e Príncipe.”

    “O Presidente Cavaco Silva convidou o antigo chefe de Estado português Ramalho Eanes para representar Portugal na tomada de posse do Presidente eleito de São Tomé e Príncipe, segundo o gabinete do antigo PR.”

    “A tomada de posse de Manuel Pinto da Costa realiza-se no próximo dia 3, em São Tomé.”

    “Em comunicado enviado à Lusa, o gabinete de Ramalho Eanes salientou que entre o antigo Presidente português e o Presidente eleito “existe uma relação de amizade”. Além disso, foi Ramalho Eanes que, no passado dia 2 de Junho, apresentou em Lisboa, o livro, do qual também é prefaciador, “Terra Firme”, da autoria de Manuel Pinto da Costa.”

    “No comunicado, destaca-se que Ramalho Eanes, enquanto antigo Presidente da República se empenhou “pessoalmente na normalização das relações com os países de língua e expressão oficial portuguesa, difíceis nalguns casos devido aos traumas ocasionados pela descolonização”.”

    “Em 1985, um ano antes de deixar o Palácio de Belém, ao fim de dois mandatos presidenciais, Ramalho Eanes “já visitara todas as ex-colónias, e Portugal já fora, também, visitado por todos os Presidentes dos PALOP”, considerando-se no comunicado que Portugal é, “neste sentido, o único país que tão rapidamente sarou as sequelas da descolonização, ao contrário de outros impérios, como o britânico, o espanhol ou, em especial, o francês”.”

    “António Ramalho Eanes será acompanhado nesta deslocação pela mulher, Manuela Eanes.”
    “Durante a estada de dois dias em São Tomé e Príncipe, Manuela Eanes, na qualidade de membro da Comissão de Honra do Projecto “Um lugar pró Joãozinho” – que visa conseguir fundos para a construção da nova ala pediátrica do Hospital de São João, no Porto, visitará o hospital Ayres Menezes, na capital são-tomense, a convite da ministra da Saúde, “no âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre as duas entidades”, conclui o comunicado.”

Deixe um comentario

*