Teotónio Torres faz denúncias graves contra o Primeiro-ministro Rafael Branco e o Ministério Público está a investigar

No programa Fórum da RTP-África, o antigo ministro da economia, Teotónio Torres, acusou o Primeiro-ministro Rafael Branco de estar a vender o país. Teotónio Torres que ocupou no passado diversos cargos na administração central do estado, denunciou ainda o facto do Chefe do Governo, ter combinado com as petrolíferas angolana e portuguesa a venda do petróleo são-tomense.

O antigo ministro da economia, anunciou no Fórum RTP que iria fazer denúncias graves e o fez. Teotónio Torres aproveitou a proximidade da reunião dos Chefes de Estados da CPLP prevista para o dia 23 de Junho em Angola, para apelar aos chefes de estado da comunidade lusófona para impedirem que o Primeiro-ministro Rafael Branco, venda o São Tomé e Príncipe. «O Primeiro-ministro Rafael branco está a vender o país. Eu não aceito que vocês colaboram nesta venda. Dissuadam-no Presidente de Angola, Dissuadam-no presidente do Brasil a não roubar a única coisa que nós temos o petróleo. Esse primeiro-ministro é um homem reles. Não sei como qualifica-lo. Foi meu colega mas não tenho mínimo respeito por esse homem», declarou Teotónio Torres, no Fórum RTP.

Segundo o economista, «Rafael Branco está a vender o país. Ele combinou com a Galp e com a Sonangol, para formar um grupo para explorar a favor de Portugal e Angola o petróleo de São Tomé e Príncipe», reforçou.

Teotónio Torres, acrescentou que parte dinheiro que Rafael Branco está a utilizar na campanha eleitoral, foi assegurado por tais companhias petrolíferas do espaço lusófono.

Acusação grave, que mereceu reacção do procurador-geral da república, também presente no programa Fórum RTP. «Estive atento a ouvir o doutor Teotónio Torres, alguém com experiência de vida, que temos que tirar todas as ilações. Naturalmente será uma preocupação que será levada ao ministério público. Creio que dessas afirmações deve o ministério público investigar», afirmou o Procurador-geral da República.

Abel Veiga

  1. img
    CT Responder

    Tudo para derubar o homem. VC também é um bom corrupto.
    Politico em STP são poucos os outros são larões.
    Rafael e Tó Zé, são os verdadeiros politicos desse país ve-se nos discursos, na forma de fazer, pk ser politico é um don.
    Talvés o Menino Torres, Queria sair nas capas dos jornais.
    E agora vão inventar Quê?

    • img
      SN-FS Responder

      Realmente este país necessita de uma limpeza, esta declaração do senhor Teotonio é uma Bomba Atómica caso isso venha a ser Provado, o senhor teotonio foi amigo do 1º ministro Rafael por isso não é em vão o que foi dito, o senhor teotonio mais do que ninguem tem perfeita noção do que se passa…..” tirar proveito politico e do país para seu proprio bem…isto é corrupção a brava”…..também não podemos julgar o senhor rafael na praça publica porque vivemos num estado de direito….” ninguém é culpado enquando não fôr provado os factos e ocusado formalmente pelo tribunal…..” espero que o MP investiga por detalhe esta ocorência…..

      • img
        caçador de bestas Responder

        A pergunta é:
        Porquê que só agora em periodo de pré campanha ou campanha é que o sr. teotonio vem com essas declarações???
        não se deixem enganar, não estou a favor de ninguem, independentemente de quem é corrupto ou não, este homem é um malandreco de primeira, seguramente está a fazer isso a mandado (subordinado) de alguns desses politicos de STP, seguramente lhe puseram uns quantos milhares de dolares no bolso para fazer isso,,, e como ele sabe que a população santomense é ignorante isto terá algum efeito no dia do voto quer seja verdade ou mentira as suas declarações, arrumado no nosso salvador, a mim não me enganam com demagogias barratas, burras, feias e podres a sujarem o nome do país, ve-se que este homem não pensa no país, só pensa no dolar que lhe injectaram. não queremos que salvem o país com fofócas e blá-blas, queremos pessoas que fazem e não mandadores de boca. sr. teotonio pare de gozar com os santomenses, porque esse tipo de politica só acontece em Africa generalizando. se quer fazer denuncias faça-a no tribunal. e não na comunicação social e se o PM está a vender o país como diz este homem que o condenem a pena de morte e si não é verdade que cortem a lingua suja, corrupta e podre do SR. Teotonio arrumado em muito literário arrumado em sábio, deve pensar que é melhor que Einstein e Adam Smith. Eu sou Santomense com muito orgulho. “Viva São Tomé e Príncipe” terra de paz e tranquilidade…

    • img
      kingolo wige Responder

      pôxa meu irmão!!deixa o alcool ya?

    • img
      Tomé Nado Responder

      Sr. Teotónio Torres, muita gente tem dito que o senhor faz lembar os tempos da Associacao Cívica, nervoso, radical, ultranacionalista, etc, etc. Porquê só agora o senhor quer fazer milagres para STP? Aonde andava o senhor todo esse tempo? Claro que com barriga cheia dos dolares que recebeu do Futuno em Angola vale a pena ser Deus. Se o senhor é verdadeiramente nacionalista e quer combater os corruptos então pergunte o seu filho engenheiro Teotónio Torres que se refugiou nos Estados Unidos qual foi o verdadeiro preço dessa porcaria do aeroporto Internacional de ST feito pela empresa Saton? Ele esteve lá e pode também esclarecer o Ministério Público o que passou. Espero que quando ele tenha a sua idade e decida regressar definitivamente a terra venha ainda com juizo. Porquê o senhor só apontou o dedo ao PM Rafael Curto mas nem disse uma só palavra sobre o sr Carlos Tiny? Comprende-se pois ele é um Civica?! Se o senhor PM Rafael Curto não tem rabo de palha, então ele tem que fazer para que o Ministério Público esclareça a verdade dos factos em vez de fazer esse teatro na comunicação social O senhor nem foi capaz de respeitar o jornalista no Forum RTP Africa. Imaginem se o senhor e os seus amigos da Cívica chegarem um dia ao poder?! Tudo isso e apenas um ensaio para 2011.

  2. img
    Leve-leve Responder

    Eu lhe apoio sr. Teotonio. Vamos todos contra aqueles k querem vender STP. Do mesmo modo quero k senhor nos informe tb sobre os truques de Fradique e tb do Patrice Gorgulho Trovoada….
    Bem haja, que procuradoria coloque o PM na cada caso apurar a verdade dos factos… Tou cheio!!!!!

    • img
      triste Responder

      isto nao vai dar em nada.ACREDITE.

  3. img
    João gonçalves Responder

    Julgo eu que essas e outras denúncias só venhem a confirmar a razão de ser dos factos, pois de algum tempo a esta parte que muitos casos que têm ocorridos no País e não só envolvendo Polítcos e Instituições do Estado têm passado de forma subtíl sem a devida averiguação e investigação por quem de direito como tal as coisas vão se sucedendo frequentemente e os envolvidos estão a cada dia fazer-se das suas sem a menor culpabilidade ou não porque não há tomada de decisão dos organismos vocacionados para o efeito.Senão vejamos os mais recentes casos de corrupção e escândalos como STP Traiding, Sonangol,em que as pessoas envolvidas estão ilibadas e a fazerem credo as suas campanhas para se manterem na governação ou deputação e o País a perder oportunidades de investimentos porque os Tribunais são passivos em agir de conformidade com as demais Leis da República, e isso é um insultos das grande ao povo que terá que pagar pelo que não comeu e usufruiu, portanto chega de brincadeiras de mau gosto, porque já se cansou de tantas e tantas falcatroas dos demais políticos e dirigentes de STP em constante prática e execução, é bom pôr um travão a esse mar de coisas porque está chegando a hora da Justiça ser feita, pois a olho nú estasse mergulhado num autêntico deixa andar e roubar sem precedentes, e até quando arrumar a casa para um bem comum salutar.

  4. img
    Leve-leve Responder

    …queria eu dizer “…que Procuradoria Geral da Republica coloque o PM na cadeia caso……..”

  5. img
    Carpe Diem Responder

    Se essas acusações forem verdadeiras, estamos perante um forte problema nacional…aguardado, como também todo o povo são-tomense pelas conclusões dessa investigação que é de véras importante para esclarecermos as dúvidas..são acusações muito graves..Um bem haja à todos os são-tomenses espalhados por esse mundo fora e em especial a aqueles que vivem tudo isso de perto..força e coragem..VIVA STP

  6. img
    FC Responder

    Zangam-se as comadres…

    • img
      CJ Responder

      Zangam-se as comadres descobri se as verdades. lol

  7. img
    Abel Martins Responder

    espero que desta vez que investiguem porque e demais como que o povo de STP tem a memoria curta.MLSTP com o negocio de SONANGOL que ate agora nao se sabe o paradeiro do resto de dinheiro $900,000 e tal da venda de ENCO,caso de GGA tudo juiz de STP tem medo de julgar os reus.Depois PCD como os seus lideres uma pessoa como Delfim Neves destruiu todo passeio da cidade ate hoje nao reparou,Ele disse que gastou $5,000,000 so pra a construcao da DOCA de peixe que esta la a virar uma vergonha pra o pais, como sobre a STP TRADING em que Delfim e Director financeiro ate hoje, ele foi chamado pra depor no tribunal mas passou a esconder-se na Assembleia Nacional mas que vergonha, hoje algumas pessoas ja esqueceram e estao ja a ser enganado de novo pra mais 4 anos.Ate algumas pessoas comecarem a abrir vista sera muito tarde.Mas Deus nao dorme.

  8. img
    Assunção Responder

    Meus amigos, reparem no papel fundamental que deve ter as nossas autoridades judiciais e judiciárias neste jogo do poder! Se os nossos inspectores ñ forem profissionais e ñ corruptos, se o MP se deixar depender, e o juízes parciais, a corrupção k se vem assistindo num espaço geográfico tão pequeno onde tudo poderia ter sido mais fácil em termos de organização, nunca + será banido, “erradicado” como se pretende com o mal paludismo e com êxito. E nesta senda, só sei k o Sr. 1º Ministro vive um grande imbróglio e o governo fica muito mal visto dentro e fora, permitindo k ilações tais como:_ STP é inviável, desincentivo para investidores, ideia aparente de que todas as Instituições são infeccionais, etc. Fazendo jus ao principio 2º a qual presume-se inocente até a condenação, MLSTP tem 1 tarefa dificílima de convencer o eleitorado em como a sua comitiva tem gente honesta e que vai saber conduzir o destino do país nos próximos tempos.
    Com cumprimentos.

  9. img
    Fia_Glésa Responder

    Homem que fala bonito!
    A Historia de são-Tomé e Príncipe também foi escrita por si. As lanças são lançadas mas o corpo que as lança fica de fora e muito longe como um escudo que o protege. Homem que fala bonito, tão agradável seria vê-lo no combate contra a corrupção, fazendo debates junto a nossa juventude. Mas depois de tanto silêncio ei que aparece, como por milagres.Ah a memoria, ha uma definição que nos anos remotos do meu estudo diziam : “a memória é capacidade de esquecer…” e acho que esqueceu tudo. Agrada-me ver as ultimas fotos do momento em que a nossa terra conheceu a independência. Nestas fotos estavam : amigos e compadres de braços erguidos gritando : “unidos venceremos”, anos depois, por divergências de interesse, desapareceram e reapareceram como anjo cujo destino é salvar, quem e quê não sei.
    Obrigado Camarada

  10. img
    "Nós por cá e a nossa maneira" Responder

    ……não se preocupem, é propaganda politica……..porquê que não fez essa denuncia no forum proprio?????

    ….se tem conhecimento sobre estas coisas e tem provas deve dirigir-se a entidade competente e fazer denuncias……Não demigrir imagem do pais não estrangeiro…..com estas declaraçõres de facto esta a contribuir e muito para o desenvolvimento do país!??????

    • img
      Leve-leve Responder

      Veh-se que tb es da mesma fita do Chefe Bandido RB. Nest altura devemos apoiar todas a denuncias a partir de momento que elas sirvam de informar a populacao do que se esta passando, e que tb que elas seja de facto a verdade. Se o Chefe Bandido RB tem feito isso, ele que va prestar exclarecimento nd Procuradoria, portanto nao tens que estar aqui a apoiar nenhum chefe bandido tanto Fradique, Delfim NEVES, Patrice ou Rafael Branco.
      Abaixo todos aqueles que apaiam Chefes de Bandidos! Abaixo! Viva democracia! Viva! Viva transparencia! Viva!

      • img
        "Nós por cá e a nossa maneira" Responder

        …como diz o velho ditado popular ……….”bandido conhece bandido”…………..

        Carissimo,com o devido respeito, digo-lhe que não sou apoiante de ninguém….não pertenço e nem tenho pertenções de vir a pertencer qualquer grupo partidaria……….

        Não me alinho em politicas de fantoge………..simplesmente acho que devemos ser sinceros e coerentes comnosccos mesmo………. Este individuo que se apregoa salvador da dignidade santomense, andou a onde durante este tempo todo, com estas informações?????????????????????????? Fez alguma denuncia ao MP?????????????? Confidenciou estas declarações a alguém ?????????? Alertou alguém acerca destas suspeitas???????? Foi a comunicação social antes da campanha denunciar todo o que sabe????????? Como obteve estas informações??????Faz parte de quê no pais???????….

        A resposta é simples………..”NAO”………..

        Portanto só posso concluir que isto não passa de propaganda politica, de alguem que provavelmente tem aspirações em ser algo que não quer dizer…………..

  11. img
    Diasporano.CV Responder

    Que haja mais “Foruns STP!
    … Do banho às banhadas !..
    É vergonhoso um telespectador do mundo, porque as emissões da RTP-África são para o mundo,assistir tão comprometedoras declarações dos destacados cidadãos santomenses, do procurador da república,… .Já as pudemos ouvir inúmeras vezes no passado,e bem ultimamente, do Sr Bispo.
    Por que será que os políticos se preocupam tão grandemente com o banho, ou seja,com a compra da dignidade do eleitor? Por que razão o eleitor se deixa vender? Por que será que na época das eleições tanto dinheiro sai à rua?
    Das várias denúncias até então feitas, quantas conheceram tratamento do MP ou de outras autoridades de direito, senão, ” vai investigar, vai investigar,… etc.
    Enquanto medidas punitivas não forem tomadas( para o comprador e para o vendedor, caso do banho) o quadro permanecerá porque os seus “actores” acham-no correcto.
    O tema “venda do país” é um tema velho e que também já entrou nos hábitos, digo, salvo excepção, na “kultura” daqueles que se escudam do poder e do privilégio que o voto lhes dá para exercerem poderes que em nada tem beneficiado a nação – exemplos por aí não faltam.Em quantos casos há denúncia de envolvimento do Sr RAFA?
    Se as instituições judiciais e de direito democrático não funcionam deixem-nos com a RDP África e com o Téla-non ” pa non zugá cloçon ba longi cu zemé-zemé só”

  12. img
    Hélio F. B. Lima Responder

    Conheço muito bem o Senhor Teotónio Torres. Ele é uma pessoa boa e que efectivamente quer o bem de STP.

    Parabéns Tela-non e RTP- África.

  13. img
    Serafim Responder

    Não posso afirmar que é verdade as declarações do drº Teotóneo Torres. No entanto uma coisa é verdade: Deus hà-de julgar julgar e punir os malfeitores.

  14. img
    Jaoquim Ramos Responder

    SR. CT O SENHOR NÃO TEM VERGONHA?, POIS NAO SE TIVESSE NAO ESCREVERIA AQUILO…
    DEVE SER UM CAPANGA DE RAFAEL.

  15. img
    Lima Responder

    Caros compatriotas.
    Pelas denuncias feitas pelo mais velho de 83 anos, podem até ser verdades, mas uma coisa é certa, “não vai dar em nada”. Ja conhecemos o país que temos. A menos de um ano comecei a sentir optimista a quando foram chamados antigos dirigentes do país para prestar depoinmento sobre diversos assuntos no tribunal.Nós soubemos do desfecho disso tudo,” não deu em nada”. Portanto o Procurador Geral da República o que me parace em todos os debátes televisivos e radiofónicos, alguem que não sabe ou não quero fazer ou muito mais tb está enfilerado nesta mesma cadeia de corrupção. Muitos casos durante a secção parlamentar que deviam ser merecidas de atenção da procuradoria, nada feito. È mais um que foi preencher o corrículum. Mais uma vez desculpe ser pessimista, mas caros compatriotas isto mesmo se for verdade, não vai dar em nada.
    Estaremos atentos.

  16. img
    Santos José Responder

    Meus senhores por favor não comparem Tozé com Refael a diferença é de dia para noite e mais o pior é ele convocou uma reunião no Palacio dos congressos para estar a utilizar imagens das pessoas que foram participar como independente na sua campanhã,façam investigações se é que chega ao fim “tenho duvidas” pk o dinheiro que ele esta a gastar não caíu do céu nem tão pouco da sua economia.

  17. img
    Filho de Deus Responder

    MUITO BEM VIVA RAPAZTORRS FALASTE MUTO BONITO.
    TU ENQUANTO ESTAVAS EM S.TOMÉ COMO MINISTRO DA ECONOMIA, FIXE, BUÂ SÓ, QUANDO LHE TIRAM A XUPETA HUMMMMM QUE PERIGO ” SEM XUPETA “, VÚ, FOI, PARA TUGA DURANTE DUAS 2 DÉCADAS E AGORA VEM COM ESTE DISCURSOS DE SALVADOR DA PÁTRIA, FASENDO PALESTRAS , FORUM, E MAIS, EMAIS, OLHA JÁ SABEMOS DA TUA QUERES É DEIXAR O COTA FEDERICO DEIXAR O PODER PARA PDERES CANDIDATAR AS PRESIDÊNCIAS. ISTO SIM, ASSIM COMO FEZ O RAPAZ TROUVADA E O SEU ” MINA KIÁ ” MAN PATRICE, MAS NÃO SE ESQUEÇA QUE O C. BENÉ JÁ ESTÁ NO TERRENO HÁ MUITO TEMPO ( CARO BENÉ VÁLÊ NÓN )

  18. img
    Mé-Zochi Responder

    Fico muito irritado com estes Ex-politicos que sempre na época eleitoral apresentam essas porcarias para confundir a população. Queremos ver essas denuncias antes disso, e com provas irrefutáveis capaz de colocar um destes desgraçados, que querem vender o país verde atrás das grades.
    Espero que o Senhor procurador Geral saia do salto e vá mesmo investigar essa denuncia porque é grave, verdade ou não há que ser investigada e esclarecida.

  19. img
    PATRICIO E FODIDO Responder

    Amigos para nao dizer “so primos”, o Adilino Isildo e fanatico do MLSTP, a poucos meses atras ele ja tinha levantado uma ponta mas, como temos pais ki temos em termo da justica e a nossa TVS…enfim, pelo estado, tudo estava morrendo, gracas a esse santo TIOTONIO ki reabriu o caso.

  20. img
    cesarjesus Responder

    No meu entender estas acusacoes so vem demonstrar como certos santomenses detestam a sua propria Terra…Se o Sr Teotonio Torres fosse um daqueles que amasse a sua Terra nao levaria tantos anos escondido no mundo, e so agora vem com tantas informacoes e acusacoes fora do tempo!
    Vamos parar com vingancas e odios…e tempo de unirmos as forcas, e ver o que se pode fazer para tirar STP no Buraco que se encontra!!!
    Todos santomenses sabem quem e o Rafael Branco, sabe tambem do caracter que ele possui, esteve no Governo juntamente consigo, voces comeram do bom e melhor!!! a unica coisa que o Sr Rafael Branco tem de bom e que ele sempre esteve em STP, nos momentos bons e maus, e ainda la esta, cansado politicamente no meu ver ja deveria ter retirado da Politica, pois so esta a importunar! O Sr Teotonio Torres o que fez quando saiu da Politica, a minima hipotse que teve ausentou do Pais, aparece agora como salvador da Patria aos 83 anos de idade!!! Deixem que os mais novos cuidarem da nossa Terra, que os Srs nem para conselheiros nos servem, so dao maus exemplos!!!
    Haja Paciencia…

    Forca Povo STP…

  21. img
    Jojó Responder

    Claro sim que se pode comparar Tozé Cassandra com o Man Rafa. Um quer desenvolver a ilha do Príncipe e têm o consentimento e apoio de todos do Príncipe e o man Rafa todos nós sabemos o que quer. vocês já disseram tudo..

    Força STP

  22. img
    Analista Santomense Responder

    Pode até ser que para as denuncias terem fundamento elas precisem ser baseadas na apresentação de provas concretas. MAs, se os são-tomenses tivessem por hábito colocar a “boca no trombone” a exemplo do Sr. Teotônio Torres, pode ser que nós conseguíssemos evitar inúmeros casos escandalosos de corrupção que aconteceram nas ultimas 3 decadas.
    Temos que conseguir encontrar a independência, que passa pela nossa libertação da passividade perante os problemas que assolam o país e pela nossa conivência em aceitar, assistirmos calados e de braços cruzados os nossos políticos a depredarem (‘Fónó”) os recursos que poderiam ser a base do crescimento da economia e do bem estar de STP.
    A terra é nossa, portanto temos que começar a fazer o som da nossa voz ecoar para fora de maneira a que comecem a ser criada gerações e instituições com objetivos reais de fazer as coisas avançar na nossa querida pátria.

  23. img
    dos santos Responder

    Para isso maria das neves estaria presa

  24. img
    Dr.Amado(Vulgo Saca Papo) Responder

    VOCE TORRES QUERES É BRINCAR NEM SABES O QUE FALAS COMO QUERIAS É SAIR NAS CAPAS DE JORNAIS E AI TINHAS QUE INVENTAR UMA DESSAS.ISTO NÃO TEM PIADA.FOSTE PAGO?ESTAS A METER AGUA MATO NA BARRAGEM E AI CRIAR GRANDA FURNA ENTRE FRADIQUE E RAFAEL PA.DEVERIAS É ESTAR CALADO PORQUE TAMBÉM ERAS DA REDE PORQUE QUEM NÃO ANALISAM BEM A SUA FANTASIA E INVENÇÃO ATE PODE-SE DESCONFIAR QUE FOSTE PAGO POR FRADIGUE PARA DARES CABO DO MLSTP/PSD.SE FOSSE O TEMPO DE GORGULHO O GAJO PUNHA-TE A CARREGAR BARRIL DE FERNÃO DIA A ANTIGA PRAIA PM.FICAS MAZÉ NO TEU CANTINHO AI FICAS MELHOR NA IMAGEM OK….

  25. img
    Dr.Amado(Vulgo Saca Papo) Responder

    NEM TENS VERGONHA MAZE QUERIAS É ESTAR LA ONDE ESTA O RAFAEL NAO ESQUEÇAS QUE ERAS DA REDE PA…META A TAMPA NO TEU SACO E AI FICAS SOSEGADINHO VOCE E A FAMILHIA APESAR DE AMBOS TEREM OS SEUS DEFEITOS VOCE PASSOU A SER ORGULHOSO E JA NEM SABE O QUE ESTA EXPRESSANDO DEVERIAS É IR PRESO E SER INVESTIGADO PORQUE QUE FALA É PORQUE ESTA HABITUADO A FAZER…DEIXA O PAÍS ESCOLHER UM NOVO RUMO DE GOVERNAÇÃO REALIZAR CAMPANHA ELEITORAL EM PAZ PARA QUE ESSE POVO DEIXAR DE SOFRIMENTOS JA BASTA…FORÇA RAFAEL/FORÇA FRADIQUE APESAR DE TUDO DESEJO-VOS UMA BOA CAMPANHA SEJA ELA COMO FOR DE BANHO OU SEM BANHO BASTA QUE TODOS FIQUEM LIMPO NÃO SUGE O HOMEM COM TUA INVENÇÃO…

  26. img
    Pinto Responder

    Afinal,andamos 20 anos a falar as mesmas coisas.
    Não se esqueçam que os Partidos na oposição também podem dar o seu contributo no desenvolvimento do País.

  27. img
    certeza Responder

    FRancamente!!
    Esse sr teotonio andou aqui comeu e bebeu do mesmo copo, foi a Angola, viveu lá á custa do petroleo de Angola! Enquanto foi gente nunca fez algo de bom para a terra. Agora ouviu dizer que ha petroleo, correu para aqui, quando já está “gágá” querendo por fogo na terra!
    Por amor de Deus!! O seu irmão, que já partiu desta para melhor, João Torres, dirigia-se as pessoas dizendo que ” todos dedos das mãos não são iguais”, Querendo com isso menosprezar as pessoas que não pertencem a vossa familia considerada por vós, como sendo elite! E voce acha que todos somos bôbos?!
    O Sr não é exemplo para ninguém! Enquanto esteve bom, abandonou o país, abandonou os proprios filhos, e foi para Angola casar-se com filha da elite Angolana! Mal sabe o que os filhos comiam! Agora velho, Cego e pelos vistos, tambem com principios de alzeimer, vem fazer o quê e a mando de quem?! Abre o jogo! Mostra provas do que te puseram na boca para dizer! Ao que me disseram perdeste 99% da visão, então quem te leu essa estoria de carrochina?!
    Que tristeza!

    • img
      ajudar stp Responder

      sr certeza talvêz era muito miudo quando o sr João TORRES estava no podero sr JOÃO TORRES que o sr deve lavar a boca pra fala dele nunca menosprezou o povo mas sim abria o olho do povo fasendos ver que um empregado de mato não pode ser comparado com um ministro, que o sr ja crescido pode ver que se o sr roubar uma pinha de banana vai pra cadeia mas se um politico roubar cinco milhôes de dolares é ouvido,ou se roubar setecentos milhões de dobra mandan se repor o dinheiro no cofre de estado e não para na cadeia, antes de falarmos temos que pensar o que tiramos da bboca principalmente quando falamos dum falecido .

  28. img
    Chicodesperto Responder

    Senhor Dr Teotonio Torres não se deixe intimidar continue a sua luta. Eles os corruptos já estão com o rabo entre as pernas. Se é verdade ou não servirá de alerta para eventuais tentativas de corrupção. Obrigar-los-à a serem mais transparente. É bom que os agentes políticos saibam que o tempo das mentiras e impunidades acabaram. A novas tecnologias vieram ajudar e muito. Se o homem não fez nada pelo país? Mas que saotomense (politico) fez alguma coisa por este país. Ainda esta para nascer.

  29. img
    Mina di célivi Responder

    Compatriotas!
    a minha avó dizia…
    ” Nê Buê, Nê píadô Buê… ça uã casta cé mé…”
    è pena, mas não vai dar em nada!
    temos exemplos recentes… fez-se tanta confusão! e depois… nada! No caso “Trading” Quem foi pra cadeia já saiu… quem estava pra ir, disse que se fosse,muitos iriam com ele… Portanto já se viu!
    Este País é uma autentica republica das bananas

  30. img
    José Silva Responder

    Tenho pena do “estado actual dessas Ilhas”, acredito que se a justiça funcionasse teriamos um S.Tomé e Principe digno onde os seus habitantes vivessem em supermacia e obvio é um exemplo para toda a Africa. Não se pode culpar somente a classe politica, existe cumplicidade no estado das coisas e é o Supremo Tribunal a entidade vocacionada a pôr cobro na demanda dos acontecimentos que se tem vivido. “Tenham pena deste povo humilde que sofrem por culpa da ganância, rancor, inveja, fruto da politica praticada nestas Ilhas!” ACORDA MEU POVO E HAJAM COM CIVISMO EM BUSCA DOS NOSSOS DIREITOS, IGUALDADES, IDENTIDADES, BEM ESTAR…, QUE AFINAL S.TOMÉ E PRINCIPE É DE TODOS NÓS. DEUS VOS ABENÇOE.

  31. img
    Só sei que Nada Sei Responder

    Eu ca acho tudo isso baboseira s.tomé não tem petroleo coisa nenhuma a melhor solução seria vender alugar esse espaço para poder mudar a vida desta população carenciada, cada dia a coisa está a ficar pior os jovens a fazer moto taxi ou vender divisas na rua ou andar a roubar não exit emprego a desvalorizaçõa cada dia , olha eu pergunto a este senhor que foi ministro ou qualquer coisa para me poderem dizer oque foi feito desde que entrou a democracia neste país para mudar a vida desta população oquê , nada, o país esta numa decadencia o Aeroporto que deveria ser um Espelho é uma lastima , até na sala do embarque a televisão nem nas nossas casa temos um encrám deste é só para ver a onde está a caminhar esta terra, ela ja Deu o que tinha pra dar e está entregue a bicharadas

    Orem a Deus só ele pode mudar está terra deixem de ser idoltraz todo ano festa e ribeira afoson neves e outros e nada mudou deus está aborrecido com vosco só lhe falta vous vomitar pela boca santolas

  32. img
    DCGA Responder

    Caros Amigos!
    A corrupção em STP, existe e está ao alcance dos olhares e apreciações dos mais desatentos.
    É preciso que haja cidadãos atentos e com coragem de denunciá-la. Não é fácil, pois, perde-se amigos e, acima de tudo, ganha-se inimigos. No entanto, tem-se Deus porque ele apoia a verdade.
    Contudo, penso que denuncias desta natureza deve ser feita num forum próprio, no espaço adequado, não só para salvaguardar a imagem e a integridade dos implicados “até ao apuramento dos factos”, como também a própria investigação destes casos.
    Denuncias assim só facilitam a vida os mal-feitores pelo que, permitem que estejam atentos, destorcem a veracidade dos factos, destroem provas o que torna ainda mais complicada as investigações. Não faz sentdio denunciar esses factos pra depois ver os implicados a não serem responsabilizados pelos mesmos. Vimos os casos “STP Trading, Acções da Enco,DOCA de Peixe” e muitos outros.
    É bom que o Ministério Público cumpra a sua função e esclareça esses factos.
    Não se admite que o Governo não tenha verba para construir chafarizes e levar água à população, e no momeno de campanha os partidos políticos aparecem com tanto dinheiro para construir centenas deles. Qem diz chafariz, diz muito mais… lavandarias, mercados, sedes, parabólicas e por aí fora.
    Isto não pode continuar assim. Temos que nos conscencializar e tomar medidas.
    Meus amigos, a coragem não é não ter medo, coragem é seguir em fente apesar do medo.
    Por isso, vamos denunciar e apoiar todos aqueles que denunciam a corrupção em STP.
    Embora pobres, merecemos uma sociedade mais justa e ter uma vivência mais condigna.
    Obrigado à todos aqueles que vivem e trabalham para um STP melhor.
    Bem haja

  33. img
    Cuá Li Responder

    Mais uma dos politicos, isto ssendo verdade ou mentira não dará em nada, porque se for verdade, certamente há mais nomes incluidos; e quais seriam os nomes? dos justos (os que acham que fazem justiça), por isso já era, deixam andar que daqui a mais alguns dias mais alguém virá a superfície detonar mais alguma coisa…
    Só espero que um dia isto termine, de forma justa porque este belo e amado país não é mais do que uma empresa a ser administrada. Tudo há altos e baixo, mais nós estamos no nulo porque não caminhamos nem para frente nem para lado, é muito triste ter que aceitar isto dos que fazem da politica a sua casa.

    Hasta: Gm

  34. img
    cacaooo Responder

    uma vergonha este meu povo nao tem cura…

  35. img
    XIMINTELO Responder

    prezado compatriotas
    a verdade um dia chega a superficie, nao conhesso esse compatriota TORRES mais uma coisa ta certa eu neste caso nao tenho a certeza sobre k ele fala de R.Branco mais uma cena temos k conciencializarmos-nos k esses politicos nos chama de autarios,parvos….. isto sim tou certo akilo so vai destacar uma no maximo duas semanas e povo vai mergulhar de novo no silencio, aquilo digo eu a politica santomense ou seja a hejenomia ta concentradodentro esfera destribuido pelo pai filho, mano amigos da infancia do mesmo bairro ou seja chamamos circulo vicioso entao este pais pra mim nao metem na pratica a democracia fengem-se para levar o nome de STP como pais democratico para estrangeiro nos sabemos k rafael branco quando foi ministro de financas decada 90 eu me lembro tinha por ai 18 19 anos havia prova do desvio de fundo por parte de rafael.. o k aconteceo bazou pra tuga deixou grande condominio em praia francesa foi pra outro condominio de luxo comprado por dinheiro claro de estado k situa em sintra lisboa a justica nada fez ….so disseram k nao a provas…como santomense k sou eu sinto bastante revoltado com essa e muitas situacoes semelhante k ate hoje acontesse desvio de fundo e gozam com a populacao maji nance sebe santome ssa tela de dessu vivo a poo futa cumeee da kebla goza ku povo po baaaa POrtugal, TAYWAN, ANGOLA, NIGERIA, USA, MOLEEEE NANCE CA BA MOLEMEE UM SSA NAY

  36. img
    Bili Uê Responder

    E por falar em desordem e falta de comprometimento e má gestão, como ficou o caso STP TRADING?

    Já colocaram os ladrões na cadeia?

    O Brasil está a espera de resultados.
    Afinal os 5 milhões representam o trabalho do povo brasileiro e tem que ser dignificado.

    Saudações

    • img
      Boca com SEGURO Responder

      Caro Bili Uê!
      Nessa republica só vai pra cadeia os gatunos, ou seja quem roba galinha ou matabala…
      Os ladrões ( aqueles que robam ou desviam dinheiro)jamais irão, porque depois faz-se partilhas…!

  37. img
    Zoze love Responder

    Pelo amor a Deus nao comparem o node com o Toze Cassandra.

    Esses nunca deveriam estar no mesmo saco, porque sao pessoas totalmente opstas.

    Um promete fazer…outro faz sem prometer.

    E de quem faz sem prometer e que STP precisa.

    Viva S.Tome e Principe.

  38. img
    Boca com SEGURO Responder

    queria dizer”…quem rouba…”
    “… aqueles que roubam…”

  39. img
    joão carlos lima neto Responder

    sou santomense actualmente em portugal pra estudar,eu e os meus colegas pensamos quando acabarmos os estudos vamos voltar…
    muitos dizem nem pensar aquilo ja nao da pra nada é um pecado voltar e dizem que são tomé ja não é nosso país, sim dos políticos mónopolistas como o caso do rafael branco, ja não temos nenhuma esperança num STP melhor…

    • img
      Mané Petema Responder

      Caro João Carlos Lima neto, Não deixe que nada de mal aconteça contigo. Os Políticos querem que você e demais colegas fiquem fora de São Tomé e Príncipe. Mantendo assim total controle. Críticas distante não têm o mesmo peso que em Solo de Combate. Força Chapa! um bom filho sempre volta a casa.

  40. img
    Mantchin Molado Responder

    Existem ideias que por serem posta em prática fora de tempo e sem antes serem amadurecidas e discutidas acabam por transformar em problema quando o que se procura são soluções. Quando nem sequer foram consumadas licitações dos blocos disponibilizados vir falar de consórcios para exploração revela desorientação e ausência de uma estratégia. E vêm logo as nossas mentes questões do tipo: Porquê tudo ao mesmo tempo? Temos capacidade para tanto? Assim não é dispersar demais quando precisamos de concentrar os parcos recursos que possuímos? Vamos poder exercer controlo sobre estes negócios? É claro que desta forma levanta suspeitas sobre as intenções de quem as propôs. Cada coisa ao seu tempo. Até porque petróleo se existe não vai fugir e nem vai ser tão já encontrada alternativa para substitui-lo como principal fonte de energia pelo que não será tão já que deixará de ser fonte de receitas. Esses tipos de comportamentos provocam sempre reacções (as pessoas não são burras e têm direito de expressar as suas opiniões) e enfraquecem a posição do país face aos mercados. Lembrem-se que, se temos recursos os outros é que têm a forma de o extrair. Se no mercado há quem esteja interessado em negociar temos que dar sinal de que estamos seguro daquilo de pretendemos. Caso contrário, corremos o risco de sentarmos a mesa das negociações de calças na mão e de chapéu estendido.

  41. img
    Dr.Amado(Vulgo Saca Papo) Responder

    TIRAM-SE ESTE HOMEM AI DA CAPA,ESSE SO QUERIA ESTAR AI NA FITA DEVIDO O ESQUECIMENTO…APARECEU PARA CORTEZIAR A BANDA…FEZ PALHAÇADA PARA SER LEMBRADO…OBRIGADO

  42. img
    Migu Responder

    É o apocalípse.
    Os Políticos não se entendem e até mesmo os pobres cidadãos não se entedem.
    Não se entende como é que o país está sendo vendido e saqueado, mas mesmo assim há pessoas que continuam apoiar os malfeitores. Só falta de lhes “Santificar”.
    Como gostamos de sofrer! Isso é “burreza” ou doença?!

  43. img
    Chicodesperto Responder

    Caro Migu assino por baixo e acrescentaria além da burreza é cegueira e estupidez. Razao tinha Albert Einstein “Há duas coisas infinitas o universo e a estupidez humana”.

Deixe um comentario

*