Justiça da Guiné Equatorial condenou 4 homens a pena de morte

Os 4 homens foram condenados no passado dia 21 de Agosto pelo Tribunal equato-guiniense, a pena de morte por cumplicidade na tentativa de golpe de estado no dia 17 de Fevereiro de 2009. Naquele dia homens armados vindos do mar, atacaram o palácio presidencial na capital Malabo.

A oposição guiniense pela voz de Placido Minko Abogo, o líder do partido Convergência para a Democracia Social, garante que os 4 homens condenados a pena de morte foram executados no mesmo dia, ou seja, 21 de Agosto. O líder da oposição sustenta a sua posição com base nos relatos dos familiares dos condenados.

Segundo a RFI-Rádio frança Internacional, que deu a notícia, o governo de Teodoro Obian Guema Basogo, não confirma nem desmente a informação sobre a execução imediata dos 4 homens.

Certo é que os 4 homens destacando-se um capitão do exército, um agente da guarda presidencial, e um controlador do porto de Malabo, foram condenados a morte no dia 21 de Agosto, por cumplicidade na tentativa de golpe de estado.

Note-se que no dia 17 de Fevereiro  Malabo, capital da Guiné Equatorial foi alvo de um ataque anfíbio. Homens armados dispararam contra o palácio presidencial, numa tentativa de assalto. Uma operação anfíbia que foi rechaçada pela Guarda Presidencial. Os atacantes acabaram por fugir sob perseguição de helicópteros das forças armadas equato-guinienses.

Coincidência ou não na mesma altura, São Tomé e Príncipe, deparava-se com uma alegada tentativa de golpe de estado, que provocou a detenção de dezenas de membros do partido FDC, e antigos Búfalos. Mas no caso são-tomense o Tribunal provou que tudo não passou de um falso alarme, e ilibou os acusados de tentativa de golpe de estado.

Abel Veiga

  1. img
    Alberto Nascimento Responder

    E esse FDP ainda quer entrar na CPLP?
    Aparentemente ele detem uma grande parte de STP vendida pelo propio PR FM.

  2. img
    António Veiga Costa Responder

    É o que mereciam os que aqui ficam insuflando, por baixo dos panos,os golpes de estado.

  3. img
    Jorge Jose Da Mata Responder

    E este Canibal quer entrar para a CPLP.
    Haja paciencia…

  4. img
    Daniel Responder

    Não sei como que um país com esse nível de extrema ignorança quer ser membro da CPLP…… mesmo deconhecendo eu a causa que levam os ditos à morte, mas mesmo assim ninguém está autorizado tirar vida a ninguém dessa maneira…….um dos países mais corrupto do mundo, também deveria aplicar essas penas aos maiores burladores do dinheiro do povo…..

  5. img
    Polvo Paul Responder

    Agora concordo com as vozes que insurgiram contra entrada desse ditador na CPLP.

    Gostaria perguntar o senhor Fradique de Menezes, o que ele tem a dizer sobre isso.

    • img
      Tony Responder

      Pois tb eu…

    • img
      jaka doxi Responder

      NESTA ALTURA DO CAMPEONATO O FRADIQUE JÁ NÃO DIZ NADA.
      ELE JÁ CONSEGUIU O QUE QUERIA NA MÃO DO DITADOR OBIAN BGUEMA.
      AGORA DEVE ESTAR CHEIO DE VERGONHA.
      ASSIM É A VIDA.
      ABRAÇOS.

  6. img
    perreia Responder

    EUA e a China também têm pena de morte minha gente. Muita atenção minha gente. Fuiiiiiiiiiiiiii

    • img
      Daniel Responder

      NÃO ESQUECE QUE TAMOS A FALAR DE CASO CONCRETO, QUE É DA G. EQUATORIAL… NÃO MUNDO INTEIRO ……………ATENÇÃO….

  7. img
    ramiro afonso Responder

    eu sinceramente não acredito que este país, e seu presidente querem quer q faça parte de c p l p,e o que mi estranha novo primeiro-ministro patrice TROVOADA por ser tambem GABONÊS COMO OS MESMO PRINCIPIO maltratou assim idiretamente os países da c p l p de não ter aceite a cantidatura do ditador TIODORO OBIANG NGUEMA de mais tempo do poder ganha eleições com 99%a 100% muito obrigado assim vai o mundo patricio aqui em são tomé não faz isso na tua terra de nascença.curragem povo de são tomé no gabão e na guiné equatorial

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Que comentariozinho bobo!
      É seu direito comentador, mas que é bobo é!

  8. img
    Fernando Magalhaes Santana Responder

    Kwa xka bi. O Patrice tem uma identidade muito sensivel. Espero que ele nao seja influenciado pela sua identidade a la africaine. Patrice tem a mae de Guine Equatorial, nasceu em Gabao, filho de (santmense). Somos um pais crioulo mas temos tambem a nossa identidade como santomense. espero e muito bem masmo que essa mistura nao influencie em prejuizo do nosso pais. Eu bem espero.
    Mistura demais, pode cheirar senkwa’

    • img
      perreia Responder

      Olha outro tribalista! Fuiiiiiiiii

  9. img
    HOMEM VIVO Responder

    ESSE CANIBAL CARASCO DEVERIA SER EXECUTADO TAMBEM SE VIER UM DIA A COMPROVAR O DESVIO OU FUNDO DO SEU PAÍS,QUE TAMBEM É CONSIDERADO UM GOLPE FINANCEIRO E GOSTARIA DEIXAR OPINIAO DESSES AO SR.FRADIQUE DE MENEZES ISTO É QUE ERAM BOM O PRESIDENTE DA REPUBLUCA CONVIDASSE O JORNALISTAS E REPORTES A PALACIO OU SEU PALACIO DE FAVORITA PARA DAR OPINIÃO OU ENTREVISTA SOBRE ESSE ASO NO COMUNICAÇÃO SOCIAL…HOMEM VIVO

  10. img
    Keep Out Responder

    SERÍA BOM SI ESSES HOMEM PUDESEM CONSEGUIR O GOLPE DE ESTADO.. JA NAO TAMOS NO TEMPO DAS MALDITAS DICTADURAS… É UMA LATIMA TER GOVERNOS DE DICTADURASS

    • img
      perreia Responder

      Atenção com os erros !

  11. img
    Universidade de S.Paulo Responder

    Qualquer dia na ilha do Príncipe vai ser implantado uma ditadura igual a da Guiné Equatorial a ilha está a governada por senhores que tem apelido Cassandra si não veja:

    Carlos Cassandra Director do Hospital do Príncipe,

    Rodrigo Cassandra Director da EMAE Príncipe,

    João Paulo Cassandra próximo presidente da Assembleia regional,

    Tó Zé Cassandra presidente regional.

    Tó Zé esta de parabéns, foi para Príncipe para promover os seus familiares, que vergonha….

    Com tudo isso não existe oposição na Assembleia Regional, o grupo dos preguisoços que Tó Zé Cassandra sustenta ganhou os 7 deputados que compõe a Assembleia Regional.

    A má boca anda a dizer que no Príncipe não se pose falar, porque os meninos de Tó Zé estão atentos aquilo que sai na boca das pessoas para informar o próprio Tó Zé, com esse andar aquela ilha que faz parte da nosso republica vai converter num bastião dos Cassandra.

    Triste é que estudei com muitos rapazes do Príncipe, verifiquei que eles são bastantes inteligentes, bons alunos mesmo assim o Presidente Tó Zé preferi trabalho com empíricos,

    Homem está preparar para trocar um jurista por um indivíduo que só tem 9º ano na Presidência do Governo Regional, acho isso ridículo.

    Viva STP
    Viva ilha do Príncipe

    Viva Brasil, minha segunda pátria

    Abaixo a ignorância

    • img
      Universidade de S.Paulo Responder

      Presidência da Assembleia Regional

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Entre o clã “dos Prazeres” e “Cassandra”, eu escolho o último. Pelo menos estão fazendo alguma coisa pela Ilha.
      O melhor é que não existisse nenhum!
      Fiscalização neles! Olho vivo neles!

  12. img
    Helmader Responder

    Caros amigos, notícia de última hora: E.U.A, China, Japão, Indonésia, etc… manifestaram interesse em aderir à CPLP.
    Huuummm, é a brincar. Já vejo sorisos ragados no rosto de muitos. Decidi começar desta forma a minha participação neste fórum.
    Deixemos de lado a hipocrisia. O Perreira tem razão. Temos tendência a sermos fortes para com os mais fracos enquanto que com os mais fortes assobiamos pra lado. Toda essa crítica para com G.Equatorial, é por ser país africano, do 3º mundo. Deixemos esse problema para os Equato-Guineenses (penso que se diz assim) porque eles é que escolheram os seus governantes, é um problema interno do país em causa. Quero ouvir ou ler críticas contra China, Eua, Japão, etc… Ninguém ousa porque eles sustentam São Tomé e Príncipe. Mesmo G. Equatorial tem contribuido para sustentar o povo de São Tomé e Príncipe. Se ele não presta então não devemos receber seu donativo. Há cerca de 35 anos que nosso país recebe ajuda de países citados aí que praticam pena de morte e nunca se ouviu uma voz crítica, (era o que faltava, não é?!!!)
    Na minha opinião pessoal acho que realmente devia-se aceitar a adesão da Guiné Equatorial sim. Se EUA ou China ou Japão solicitassem adesão, diriam o mesmo? Huuuuuuummmmmm!!!! Duvido. Este é único ponto em que concordo com o P.R.
    Olhe só este exemplo: Muitos governos recebem visita oficial de presidentes de países onde se pratica a pena de morte. Mas não recebem um líder espiritual como o Dalai Lama. Isso é normal? Aconteceu em Portugal por exemplo.
    Bem haja à todos.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Pois é. Até o Nelson Mandela….. recebendo em casa o ditador dos diamantes de sangue.

      • img
        Faustão Responder

        Caro amigo,
        Sem nada contra o seu ponto de vista, mas Nelson Mandela, até agora, é único derigente ao nível mundial com as suas características. Ou não conhecemos a historia de África de Sul. A capacidade que ele teve em fazer que a África de Sul estivesse onde está. Tenho a certeza, se em lugar dele estevesse p.e. esses nossos derigentes, tudo na àfrica de Sul estaria danificado.
        Por isso penso que esse homem merece todo o respeito. Aquele abraço.

    • img
      Faustão Responder

      Muito bem dito.
      Nós os santomenses deveríamos preocupar com STP. Temos muito que resolver do nosso País que nem produz o 5 Mio USD por ano. Nós, o povo, os dirigentes, deveriam trazer coisas para o País e nunca fazer ao contrário. Vejamos a história. Criticamos a China, devido a guerra no Vietnam, o que é que tivemos em troca? Nada.
      Criticamos os Sul Africanos, devido a guerra, foram fazer o aeroporto noutro sítio. Ganhamos o quê? Nada.
      Somos o quê afinal de contas. Falar e só falar e nada feito. Procuremos amigos e não inimigos, onde eles não existem.
      Se formos assim tão “limpos”, teremos sim de limpar a nossa casa, ou então não encontraremos nenhum país para se poder cooperar. As pessoas que estão nesse forun contra a adesão da GE à CPLP, dê exemplos de países, onde tudo é uma maravilha? Ou ñ falemos de ” direitos humanos”. Lembrem -se que mesmo na nossa terra existem factos que até agora não foram esclarecidos. Ou não?
      Viva a cooperação com Angola, Nigéria, Portugal, Guiné, China, US, França, Africa de Sul, só para mencionar alguns. Que venham todos. ganharemos sempre.

Deixe um comentario

*