Pastor da Igreja Evangélica – Assembleia de Deus não tem dúvidas de que é Diabo que está a operar na Escola de Guadalupe

O Pastor Cândido Jordão Afonso, rejeitou todas as possibilidades que têm sido aventadas de que o fenómeno possa ser resultado de alguma linha magnética que passa na escola de Guadalupe.

Para o líder da Igreja Evangélica – Assembleia de Deus de São Tomé e Príncipe, o que está a acontecer na escola secundária de Guadalupe, é designada na teologia por “Interferência”. «Isto é quando o ser humano é tomado por um espírito, dizemos que ele está interferido.
Quer dizer que entrou nele um espírito oposto, que não é o espírito de Deus, com tendência diabólica de se apossar do homem e fazer dele aquilo que quiser
», explicou o Pastor Cândido Jordão Afonso.

Segundo o Pastor, este acto de possessão manifesta-se de várias formas. Se o apossado for uma pessoa de temperamento brando, após a possessão torna-se muito mais brando no comportamento. Se for uma pessoa de temperamento bravo, terá comportamentos mais bravos.

A Igreja Evangélica-Assembleia de Deus, diz que está a estudar o caso de Guadalupe, e não tem dúvidas de que a interferência é diabólica. «Isto quer dizer que houve algum contrato com o diabo. Alguém fez algum contrato com o diabo e de alto nível. O diabo revoltado está se apossando nas pessoas», afirmou.

Um fenómeno que para a Igreja Evangélica, não constitui novidade. É algo que tem acontecido em várias partes do mundo. «Há solução. Qualquer ser humano que estiver interferido, se eu estiver agora diante de um indivíduo possesso ele terá a tendência de levantar as mãos, mas a sua mão não me apanha porque eu vou lhe dizer que em nome de Jesus o senhor deu-me autoridade sobre ele. Então ele pára», garantiu o Pastor.

Com tal determinação e fé em Deus, a Igreja Evangélica de São Tomé e Príncipe, anunciou que já começou a actuar contra o mal que domina a Escola Secundária de Guadalupe. «Começamos no domingo passado, a tomar uma decisão de ajuda. Tivemos um culto forte, chamamos uma pessoa de Guadalupe colocamos no meio. Fizemos uma oração forte e enviamos para Guadalupe. Em consequência disso soubemos que alguns curandeiros que estão a operar em Guadalupe começaram a render», afirmou o Pastor.

Segundo Cândido Jordão Afonso, a rendição dos curandeiros em Guadalupe, foi manifestada por um deles que disse já não ter condições para continuar a viver na cidade capital do distrito de Lobata, porque sentiu que uma força muito maior terá chegado a cidade.

A Igreja Evangélica – Assembleia de Deus, descarta no entanto qualquer possibilidade de realizar culto religioso na Escola Secundária de Guadalupe. «Seria uma evasão do território privado. É uma escola e tem lá uma força maligna oposta. Por isso não vamos lá fazer uma provocação. As missas e cultos realizados lá não darão resultado. Cada família que tem a sua filha ou filho que é aluno, e que está a ser interferido deve  vir aqui para a Igreja ou ter comigo pessoalmente», acrescentou.

O Pastor disse que a sua Igreja já expulsou muitos demónios evocando o nome de Jesus. O que está a acontecer em Guadalupe é mais um caso que deverá deixar claro que o poder de Deus está acima de todas as coisas.

A possibilidade aventada por algumas pessoas de que a escola de Guadalupe possa estar sob influência de alguma linha magnética, que está a provocar tais situações, foi rejeitada pelo Pastor  Cândido Jordão Afonso. «O que está em Guadalupe quero dizer-lhe com toda a certeza não é linha magnética. Porque o curandeiro que estava atrás do assunto já começou a reclamar dizendo que nós mandamos para lá uma força no domingo e que ele já não pode estar em Guadalupe. Isto quer dizer que já começamos a identificar qual é a pessoa que está por detrás disto. Podem ficar tranquilos que posteriormente venhamos a dizer essas pessoas para se apresentarem a imprensa e dizer, que estão arrependidas de ter cometido este erro», fundamentou.

O fenómeno de Transe na escola secundária de Guadalupe dura há mais de 6 meses. Nas últimas semanas dezenas de alunos foram alegadamente possuídos por espíritos.

Abel Veiga

  1. img
    Abel Martins Responder

    E’ altura dos santomenses comecarem a clamar a Deus e ter temor de Deus deixar de odio ma fe’ e outras maldades para Deus possa proteger os inocentes desta terra.A Biblia diz que a justica exalta uma nacao.Pouca palavra basta para um sabio

    • img
      lopes moreira Responder

      onde Deus opera não há espaço para o diabbo.todos têm q acreditar q Deus é a solução de todos os meles q exinte, q o problema será resolvido em nome de Deus.

    • img
      Olavo C. Lisboa Responder

      é a gente devia rezar pra Deus resolver o caso. E devíamos aproveitar e fechar Hospital Ayres de Menezes e Postos de Saúde ja que Deus resolve tudo num passe de mágica. Sei não viu….

  2. img
    Mario Pinto Responder

    Tiago 4:7 – Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

  3. img
    américano s/ dolares Responder

    hei que granda palhaçada o diabo nao existe o ser humano é que controi o mal se deixassem destas palhaçadas e cultivassem o civismo e trabalhassem nos terrenos era melhor do que andarem com essas anedotas e ainda acham que sao muito espertos nao vem que é um argumento de teatro este pastor esta bém gordo porque nao lhe deve faltar nada na vida por isso fala de diabo qualquer dia diz que e preciso darem dinheiro a ele para tirar o diabo ele que trabalhe que tem corpo para isso malandro

    • img
      Original Responder

      Este comentário demonstra desconhecimento total daquilo que está por detrás de bem e mal no mundo.Por aquilo que li do pastor e pelo conhecimento sobre a sua pessoa,em nehum momento frisou alguma quantia para expulsar diabo na pessoa possuída.

  4. img
    Albertino Silva Braganca de Sousa Responder

    Aberracao de conceitos anti-biblicos esta opiniao do senhor. seriam bom que se lesse os textos anexos comentados pelo senhor Mario Pinto. Usem a Biblia e sigam as suas directrizes e nao concepcoes fundamentadas em palavras de homens comuns e mortais, que nao estao por cima dos ensinos Biblicos.

    • img
      Lódoma Responder

      Os leitores bíblico são os mais prevaricadores.

  5. img
    jum jum Responder

    Acho que o Estado deveria lançar um Concurso Publico para a resolução desta “interferencia”. Sendo assim, a Igreja Assembleia de Deus poderá concorer junto com a Associação dos medicos tradicionais, a igreja Maná e outros interessados, remetendo uma proposta em envelope fechado no Ministerio da Educação e Cultura. Uma vez escolhida a empreteira, assinava-se uma Acordo de Parceira com o Estado, em que a empreteira delinea um Quadro Logico da intervenção, com objectivos gerais e especificos, resultados esperados e indicadores de resultado. O Orçamento poderá ser em Dobras ou moeda estrangeira ao cambio do dia.
    Só assim é que podemos garantir a eficiencia desta intervenção.

    Seriamente……

    • img
      Maria Guerra Responder

      é só sem vergonhice , vocês apoiam as disputas de opiniões religiosas, e pior ainda falar do dinheiro para os que deviam ser voluntários em nome da pátria santomense e os estudantes de guadalupe que se danem? o dinheiro que vai por os “tótós ” , não podia alugar um espaço para prosseguimento do ano lectivo?
      Futuro ladrões de São tomé e Principe e com mentes mais empiristas e antiracionalistas!

  6. img
    Anjo do Céu Responder

    Acho k devemos confiar nos nossos homens pela suas capacidades espiritual.Porquê que nao convidam EDMEU LIMA de formar uma equipa para solução deste problema em termos da mágia negra buscando alguns elementos de estiveram no Gabão e que andam por ai.Seguro morreu de velho.FUI

    • img
      Maria Guerra Responder

      Seguro morreu de velho, a cautela foi ao enterro e a prudencia se escondeu , e a desconfiança ainda vive.Não sabem que a biblia confirmar que nos ultimos tempos não haverá prodigios suficiente para cobrir obras satánicas?
      Sr. ministro vai haver então o concurso público e gastar dinheiro com esses pampilaus e o atraso académico desses estudantes presistem? falta de civismo e racionalismo lógico… que pena não é só os europeus que sofrem de ileterácia e crise de expressão verbal! E concordo com Fenix Stp que palheaçada …faça me favor o sistema das aulas como é que ficam , não vê que isto gera irregularidade no sistema de ensino educativo, ou só estão no gabinete do ministério aquecer os bancos e vossa cabeça não pensa? abaixo empirismo , estamos no sec:XXI

  7. img
    Fenix stp Responder

    Isso n passa de uma autentica palhaçada!! faça-me favor, diabo na escola era só o que me faltava!!!
    o governo deveria proibir esses tipos de eventos em STP!!!

    • img
      Lódoma Responder

      Nesse momento é altura de dizer tudo mas quando o mal te bater a porta de certeza que também irás recorrer este método para pedir ajuda junto a esses tais curandeiros, ninguém neste mundo diz que desta agua não beberei, são fenómeno existente crer ou não são, só que nós temos que saber lidar com esses fenómenos.
      Até já.

      • img
        benavides pires sousa Responder

        tuas palavras confirmam a aceitabilidade de uma cegueira continua.

        pois existir é uma coisa e sabe-lo, e recorrer as mesmas em caso de desespero e aflicao mesmo sabendo que sao erroneas é outra coisa. e esta ultima é que nao deve ser feita. porque é como prostituir-se em funcao dos interesses e abdicando da verdade dos factos.

  8. img
    Aguaizense Responder

    Que pena falam o querem e sem pensar. Isto sim é uma grande pena.

  9. img
    Wilkes Figueiredo Responder

    Porque é que são os africanos que falam sempre nestas tretas?
    Foram escravizados, vivem no fundo da cadeia alimentar, São espezinhados pelos seus próprios conterrâneos… Dizem que conhecem magia negra, mas depois de tantos séculos de existência, estão cada vez pior. No entanto, defendem com unhas e dentes as supostas palavras de um deus que lhes foi dado pelos brancos…
    Eu acho que a maior parte dos brancos já nem acredita no tal deus…

  10. img
    Fe em Jesus Responder

    Eu tenho pena dalguns santomenses q dizem nao acreditar em Deus, por isso q o mal esta tomando conta do nosso pais, em todos os paises desenvolvidos temem ao Sr, somente em Stome. Se fores ver os q dizem nao acreditar em Deus acreditam na brucharia. Quanto a situacao de certeza q e maligna, mas agora o curandeiro expulsar o diabo esta nao sei, e mesmo dizer q o primeiro Ministro esta a expulsar o Presidente do palacio. Pensa nisto se e o diabo quem da poder ao curandeiro. Sabem porque q o diabo foi expulso do reino de Deus? Ele queria tomar o lugar de Deus. Entao cuidado com a decisao dos curandeiros, lembra q um ja morreu. Obg

    • img
      Olavo C. Lisboa Responder

      Tenho pena que você não acredite em Zeus, em Thor, em Wotan, Fada dos Dentes, Monstro do Esparquete voador e outros tantos. Talvez a sua vida seria bem melhor. Supersticioso.

  11. img
    Mauro Ferreira Responder

    Jesus disse aquele que acredita em mim ainda que morra será salvo. Temos que acreditas que Jesus é o caminho a verdade e a vida, porque acreditar nos curandeiros? Temos que por tudo isso na mão do Senhor.

    • img
      duca Responder

      o candinho deixa de se parvo e ajuda melhor o povo,tu tens linha directa com o suposto Deus nao e pois fala com ele para deixar em paz os pobres de africa de sul america ja que o teu deus e lourinho com olhos azuis, nos nao somos familia dele estamos de acordo… abraço a minha gente
      com muita saudade, un africano

    • img
      Olavo C. Lisboa Responder

      Jesus disse ou te ensinaram que jesus disse?

  12. img
    Maria Guerra Responder

    SOLUÇÃO PARA O CASO DA ESCOLA DE GUADALUPE:
    sr.ministro de educação e o povo de S.Tomé e Principe

    Entende -se que crenças e questões culturais são relevantes no seio da nossa sociedade.Mas, o que se questiona é o seguinte : será que crenças espirituais ou culturais nos levará ao desenvolvimento? O que povo precisa não é estar abraçados ao panico do Diabo ou de satã que possa estar a interromper o periodo lectivo? Não será que a manifestação feita pelos estudantes a 12 km a pé até ao ministério não significou preoucupação com as suas carreiras lectivas e futuras para modelar as suas unidades curiculares?Que tem eles, com o diabo ou sem diabo? O que querem emergentemente é solução para prosseguirem os estudos e não estarem atrasados relativamente aos outros colegas ou mesmo até outro grupo social vizinho como os de cidade de Neve ou mesmo da cidade capital!
    Se o ministério quer dar asas as soluções espirituais que Dê, mas que reflita a verdadeira preoucupação dos pais encarregados de educação e os arranje solução.
    custa tanto o ministério de educação pensar e apostar na construção de um centro social fora de gualupe se por ventura não houver espaço mesmo ali onde possa ter alojamentos , cantinas e salas de aulas para os estudantes, mesmo que os pais tenham que obrigatóriamente pagar uma comissão mensal para as despesas diarias desses mesmo estudantes?(não me diga que não, porque se comem aos pés dos pais longe também viveram) e aos finais de semana disponibilizar transporte escolar para os levar ter com os familiares e de volta ao centro?Ou o ministério não tem verbas para isso? E para as viagens dos nossos juizes, doutores , deputados e ministros
    , há não é?Pois , riem da minha opinião que no fundo sabem que é uma forma de solucionar este problema e de não afectarem o percurso estudantil dos nossos compatriotas, uma vez que se isso não resolverem dentro de um ano muitos estudantes seram obrigados ou até mentalizados pelos pais para abandonar os estudos e para se sujeitarem ao mercado laboral ilegal nas ruas , o que consequentemente acaretar problemas sociais como probreza, aumento de indice de marginalização ou mesmo de esclusão social para não dizer numa só palavra”descriminação” e redução de possibilidades para um futuro profissional bem sucedido dos coitados, salvo que alguns pais mantenham a preoucupação de os matricular noutra escola e custear as possiveis despesas.
    Sr. ministro de educação, creio que tenha merito suficiente para oucupar o cargo que tem, então porquê do empirismo e não o racionalismo que coordene o seu modo de pensar?Não conhece formas de politicas sócias , ao menos de outros países para imitar?
    Bom, se não conhece é porque não é deste seculo, ou porque é corrupto igual aos outros que gastar para o bem social afetará os vossos salários ou mesmo os seus trocados…O senhor bispo, o senhor pastor da igreja envagélica não têm vergonha de dar esses palpites incovinientes claramente competitivos e das disputas relijiosas, se um burro falou em vez de outro baixar as orelhas outro também zurou, porque nehuma nenhuma nem outra igreja não pode ficar fora disso, assim não teram peso social ou bem visto perante a sociedade!Estão preoucupados com os estudantes,algum de vocês já pensaram na possibilidade de transferirem esses estudantes para as outras escolas e assumirem ordenamente e logisticamente nas despesas de dos transportes e seguranças ontologicas desses estudante , nem que no fim do ano lectivo possam cobrar os históricos escolares desses mesmo estudantes, ou a igreja católica e a envagelista não tem dinheiro para isso? Mas, para fazerm figura triste de aparecerem na tv e nos jornais podem, porque não se paga, claro.porém se soubessem como a má imagem de STP além fronteira cresce cada dia, prejudicando a integração social dos emigrantes nos estrangeiros, não teriam que ser estupidos e empiristas crónicos.sou crente e também confio na existencia do Diabo e sei que a biblia diz em joão 5:19 ” que o mundo inteiro jaz no poder de satanás”, a não ser que não conhecam também os textos biblicos.lol
    Sr. da medicina tradicional , sabe o que vai fazer para o futuro é procurar anotar no seu bloco todos os “mindjan telá” para curar depressão e fustração desses mesmos estudantes que na maioria vão abandonar os seus estudos e vão enfrentar dificuldades económicas no futuro.A sr. bispo prepara mais salas de catequese para convecer -los do amor a Deus e ao próximo quando aumentarem o indice de criminalidade e de pobreza e desepero social, quando vocês não demostraram amor para com deus , nem o vosso próximo que estão mais próximos ainda a sofrer, Sr.pastor da igreja envagelica , então envagelize muito porque o reino de Deus está próximo e Jesus irá dizer” apartai de me para fogo do infeno aqueles que não cuidaram dos irmãos na terra” ai diram “senhor, senhor” nen todos que dizem senhor entrará nos reinos dos céus! OS ESTUDANTES QUEREM É ESTUDAR , SE VOÇÊS TEM OU NÃO PODER PARA EXPULSAR O DIABO, QUERO VOS LEMBRAR QUE ISTO NOS TEMPOS BIBLICOS É ACEITAVEL , ACTUAMENTE PERANTE A BIBLIA É FALSO PRODIGIO E MANISFESTO DE FALSOS PROFECTAS!
    SR. MINISTRO DE EDUCAÇÃO SE JÁ TEM O SEU FUTURO GARANTIDO, ENTÃO PENSE NO FUTURO DO SEU PAíS E DO POVO QUE SOFRE POR CAUSA DAS VOSSAS MENTES ANTI-SOCIAIS E ARCAICAS!

  13. img
    Fijaltao Responder

    Mais uma vez, fica demonstrado a todo o povo de S.Tomé e Príncipe que o Deus é único e que o seu poder através do seu filho Jesus nos libertará de toda tendência mal´gna e diabólica que possa existir sobre algum elemento da sociedade. Ficou demonstrado pelo pastor que alguém possesso pelas forças do mal s´pode ser liberte sob a imposição de mãos de homem de Deus cheio de espirito santo. Mais uma vez ficou demonstrado que este povo deve deixar de obscurantismo, vudús, jambís, curandaria e outros rituais e apegarem-se a Cristo para sua salvação e desenvolvimento do país!
    Tenho dito.
    Bem haja ao pastor.

  14. img
    Fijaltao Responder

    Em vez de dizermos: “Não sei por que minha vida não muda.”
    Poderíamos ser sinceros dizendo: “Eu sou um incrédulo e desobediente e por isso minha vida não muda!”
    Em vez de dizermos: “Meu maior defeito é ser perfeccionista, detalhista ou querer fazer tudo. A verdade é que sou chato, egoísta, invejoso, pavio curto, desconfiado e orgulhoso!”
    Para que perder tempo dizendo: “Não sei por que engordo. Quase não como.”
    É melhor falar a verdade: “Eu como muito o que não devo e odeio me exercitar. Sou preguiçoso, por isso engordo!”
    Por que a cegueira de dizer: “Meu esposo (a) me trai, me humilha,
    Em vez de dizermos: “Não sei por que minha vida não muda.”
    Poderíamos ser sinceros dizendo: “Eu sou um incrédulo e desobediente e por isso minha vida não muda!”
    Em vez de dizermos: “Meu maior defeito é ser perfeccionista, detalhista ou querer fazer tudo. A verdade é que sou chato, egoísta, invejoso, pavio curto, desconfiado e orgulhoso!”
    Para que perder tempo dizendo: “Não sei por que engordo. Quase não como.”
    É melhor falar a verdade: “Eu como muito o que não devo e odeio me exercitar. Sou preguiçoso, por isso engordo!”
    Por que a cegueira de dizer: “Meu esposo (a) me trai, me humilha, me agride, mas ele (a) tem um bom coração.”
    O pior cego é o que não quer ver. Assuma: “Casei errado. Ouvi o coração e agora tenho que mudar essa situação.”
    E a pior de todas é: “Não sei por que sofro tanto. Sou uma boa pessoa. Não faço mal a ninguém.”
    Enquanto a humanidade tentar esconder o que realmente é, dando desculpas esfarrapadas para não reconhecer que a arma do diabo está dentro de nós mesmos, nunca, jamais, conheceremos a VERDADE. E nunca seremos verdadeiramente libertos.
    Falamos de defeitos pequenos para não expor a gigantesca HIPOCRISIA que nos condena. Sejamos sinceros. O que é uma ferida a mais exposta no corpo de um leproso?
    Bianca CarturaniTem razão.
    O principado das trevas jamais se apresenta como um sujeito vermelho, chifrudo, burro e ignorante. Antes, de forma aristocrática, faz os cegos absorverem seus pensamentos como a areia absorve a água do mar.( Os nossos políticos)
    Educado, irresistível, envolvente e convincente. Assim ele tem usado as religiões, incluindo evangélicas, para estimular conformismo com as pragas infernais.
    O jeito nobre do mal faz impor suas ideias de forma sutil e delicada. Os tolos admiram e aceitam como verdadeiras.( O povo de S.Tomé e Principe).
    Com isso, forma-se opinião, ditam-se regras e criam-se filosofias vãs, de forma tal, que os miseráveis fiquem cada vez mais conformados.
    Sem revolta não há milagre.
    O diabo sabe disso e trabalha forte na religiosidade(fé sem inteligência) porque ela acomoda, inibe e engessa a fé eficaz. Jesus foi morto pelos religiosos.
    As adversidades na vida são combustíveis para despertar a revolta. Sem ela não há milagre.
    A fé depende da revolta para se manifestar.
    Não há como vencer o mal sem atitude de revolta.

Deixe um comentario

*