Sociedade

A arte e cultura São-tomense se expressa em Londres na comemoração do trigésimo sexto aniversário do arquipelago verde

O cantor Mesaro, a artista plástica Julieta Nazaré, e o Fotógrafo Vasconcelos, são alguns nos nomes ligados a arte e a cultura São-tomense que se farão representar no Ilford no proximo dia 15 de Julho.

Promovido pela AMISTP – Associacao da Comunidade Santomense no Reino Unido, o evento promete ajuntar na capital Londrina a comunidade São-tomense e Lusófona residente no Reino Unido e os convidados vindo de vários pontos da Europa.

Pretende-se com esse conjunto de actividades, congregar a diaspora são-tomense num cordão de Solidariendade,  mostrando a beleza das Ilhas verdes do Atlântico. No leque das actividades os sãotomenses propoem Sorteis, Surpresas,  Noite de Baile, e sem faltar a gastronomia do bom piteu dos “santolas”, alguns baseados na receita da Roca Com os Tachos.

Para muitos, será também uma noite de reflexao pois que será a véspera das Eleições presidencias – 17/07/11, momento este bastante determinante para São Tomé e Príncipe. Embora os são-tomenses no Reino tenham visto as suas intenções de participarem no processo eleitoral relagada para o segundo plano por parte das entidades do país, o que contará para muitos será a comemoração da data à qual jamais poderiam ficar indiferentes e juntos pretendem ter uma voz firme, para darem a última palavra de apreço aos coterráneos no sentido a poder fazer-se a melhor escolha do representante máximo da Nanção são-ntomense.

Esta actividade da AMISTP reflecte a solidez e eficiência dessa organização desde a sua criação, bem como a aceitação e o apoio que tem recebido por parte da comunidade.

Segundo o Presidente e membro fundador da AMISTP Adalberto Cravid, a messagem suscinta nesses festejos do Aniversário da Independência é para que “São Tomé e Príncipe cresça e bem, e assim todos os são-tomenses poderão crescer juntos. Que a AMISTP posssa sempre contar com o apoio da comunidade no Reino Unido de modo a poder melhor espelhar as actividades e aspirações de todos”

Copyright AMISTP©2011

    3 comentários

3 comentários

  1. Floli Canido

    2 de Julho de 2011 as 14:34

    Viva a diaspora.
    A Rainha acolhe muito bem os Santomenses, forca AMISTP, promove o nosso pais, os Ingleses cada dia que passa esta a conhecer as nossas potencialidades.
    Os emigrantes Caboverdeanos tem sido a forca motriz do desenvolvimento daquele pais irmao. Como e obvio o precurso sao diferentes, mas acredito que um dia os emigrantes Santomenses poderam contribuir fortemente para Sao Tome e principe.
    Irmaos em Londres, confirmo a minha presenca, estou em Paris vou pegar TGV e darei uma saltada para juntos comemoramos a nossa grande Festa, e viver o deradeiro relance de reflexao das presidenciais de 17 de Julho 2011.

  2. Digno de Respeito

    3 de Julho de 2011 as 11:19

    Também fui convidado. Acredito que o evento promete bons momentos.

    Parabéns Dalú, espero que continues dando força a organização que representas. Dê o teu melhor pela conquista do bom nome STP.

  3. STP

    4 de Julho de 2011 as 11:18

    Como é possível um convite nosso ter São Tomé e Príncipe tão mal escrito? Ou será que os nossos irmãos já estão a esquecer da língua materna e até o nome da nossa terra já não sabe escrever? Vejam bem no convite, “SÃO TOMÈ E PRÍCINPE”.

    Contudo, boas festas…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo