Cabo Verde oferta medicamentos a São Tomé e Príncipe

A Ministra das Comunidades de Cabo Verde Fernanda Fernandes, que está de visita ao país, entregou esta segunda – feira um lote de medicamentos a Ministra da Saúde Ângela Ramos. Segundo o Governo são-tomense a oferta de Cabo Verde, vem aliviar a crise de medicamentos nas farmácias do país.

A ajuda cabo-verdiana, chega em boa hora. Qualquer cidadão são-tomense que recorre a farmácia do centro policlínico de São Tomé, constata que a crise de medicamentos regressou a aquela farmácia, que nos últimos anos sempre esteve bem abastecida, sobretudo durante o período que estava sob gestão da cooperação taiwanesa.

No lote de medicamentos ofertados por Taiwan, destaca-se o antibiótico cotrimoxazol.  Cabo Verde tem uma unidade de produção deste medicamento, muito utilizado em São Tomé e Príncipe para tratamento de algumas infecções, nomeadamente as infecções respiratórias muito comum nesta altura do ano, a estação seca.

A Ministra da Saúde Ângela Ramos, que recebeu a oferta cabo-verdiana, reconheceu que a solicitação por parte do Estado são-tomense, foi feita pelo anterior executivo. No entanto a visita do actual Primeiro-ministro Patrice Trovoada a Cabo Verde, ajudou segundo a ministra da Saúde a acelerar o envio da oferta para São Tomé e Príncipe.

A Ministra das Comunidades de Cabo Verde Fernanda Fernandes, que representou o Estado cabo-verdiano na cerimónia que decorreu no Ministério da Saúde em São Tomé, considerou que a ajuda representa um sinal claro de que é possível a cooperação sul – sul. «É um gesto simbólico do povo de Cabo Verde ao povo de São Tomé e Príncipe, e que dá um sinal nesta cooperação sul – sul», declarou Fernanda Fernandes.

A Ministra cabo-verdiana, reuniu-se também com o seu homólogo são-tomense Salvador dos Ramos. Fernanda Fernandes, está em São Tomé e Príncipe para celebrar a festa nacional de Cabo Verde, esta terça – feira, junto com a comunidade cabo-verdiana radicada nas ilhas verdes do Golfo da Guiné.

O futuro da cooperação bilateral entre São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, parece promissor. Segundo a Ministra das Comunidades de Cabo Verde, brevemente será implementado em São Tomé e Príncipe, um conjunto de projectos nos domínios da agricultura, educação e saúde.

Projectos que serão financiados pelos Governos de Cabo Verde e do Luxemburgo.

Abel Veiga

  1. img
    cidadão Responder

    vergonhoso nós os são-tomenses. Deveriamos ter mais vergonha na cara. CAbo Verde é um exemplo a seguir, hoje já fazem o que os grandes fazem, bem haja aos politicos Caboverdianos

  2. img
    Politico da Elite Corrupta de STP Responder

    Toda gente que andam a ferir a dignidade e o orgulho do povo de STP, um dia vão ter que prestar conta ao diabo.

    Cabo Verde a nos oferecer medicamento!?! Que vergonha!

    Tarde o cedo toda gente que come milhões de STP vai pagar por todo mal que tem nos, causado!

  3. img
    GUGU Responder

    apesar de ser tambem cabo-verdiano, como santomense devo dizer que foi uma bofetada àqueles que fizeram gato e sapato ao nosso país. vê-se tanta riqueza neste belo arquipelago mas so alghuns é que enchem o papo. como cabo-verdiano, espero que isso sirva para uma cooperação de sucesso e que nao se esqueça que os nossos velhos (cabo-verdianos)nas roças precisam da vossa ajuda.

  4. img
    Ramos Neto Responder

    Não digo vergonhoso, mas sim uma atitude inteligentes, de quem realmente está a fazer desenvolver as suas comunidades na Diáspora. Os governantes santomenses podem e devem seguir o mesmo exemplo. É preciso que os nossos governantes amem o seu povo, mas de coração, só assim poderão ter gestos como estes e melhores… Obrigado

  5. img
    COSTA Responder

    É muita vergonha pra nosso governo que so pensa em proprio bolso dels em vez de fazer algo pra s.tome, enquanto Cabo Verde tem fabrica de medicamento, tem 50 universidade, tem 10 aeroporto internacional do primeiro mundo, tem bons porto de água profunda da primeira geraçao e S.TOME nao tem nada so tem um aeroporto de betao mal feito sem segurança que parece uma rodoviaria e um porto onde nao tem nada com batelão desde decada de 50 que esta sempre afundando com contentores e governo de S.tome nao faz nada so deixa cada vez mais país afundar nao tem imaginaçao, nao tem copetencia, inteligência, honestidade.
    Em s.tomé so tem fabrica de corrupçao isso els sabem fazer, qlq país que quer contratar corruptos de s.tome é so dizer que em s.tome tem fabrica e é a unica fabrica que s.tome tem.

  6. img
    luisó Responder

    ché, até cabo verde ??????????
    qualquer dia vem aí o secretário da saúde de uma ilha do fim do mundo a ofertar medicamentos a STP. VERGONHA!!!!!!!!
    credo….

  7. img
    principe Responder

    Não é vergonha porque STP só vive de coisas de borla e já estão acostumados com boleia. Agradecem porque não merecem… Políticos de cabo verde estão a vos dar bofetada sem mão mesmo sabendo que os cabo-verdianos residente em São Tomé são maltratados por vocês. Quando é que começam a oferecer outros países alguma coisa também? já era altura…

  8. img
    Fela di bé Responder

    Uma chapada bem dada! Pobre como somos aceitamos e devemos agradecer com os sorrisos mais graciosos. Nada de reclamar, forro gosta é de afabal.

  9. img
    kua li tasondu Responder

    Nao ha palavras pra discrever a tamanha vergonha!!!!!!! culpados por todo isso acredito k seja o povo que estao sempre a pedir e fazer a maldita MUDANCA! eu como muitos santomenses nao vimos MUDANCA nenhuma mais sim RECTA-GUARDA ha 35 anos.

  10. img
    Mimi Responder

    Enquanto se recebe os medicamentos, se faz discursos de agradecimento, louvores e críticas, o que quer que seja, o que se está a fazer para melhorar o stock de medicamentos e consumíveis nos nossos hospitais e centros de saúde? Espero que nao se esteja de mao no queixo à espera da próxima oferta!…

  11. img
    António Nunes Responder

    Quando o Timor Leste estava na luta contra a Indonésia para a sua Indepedencia, e vinhamos a imagemde miséria que assolava aquele país, e nós já estavamos muito tempo indepedente, eu dizia a minha mulher na conversa familiar, que um dia, o nosso país ainda seria capaz de vir pedir a juda a este país.
    Na realidade, na ultima visita feita pelo Ministro Timorense à S.Tomé, ele disseque Timor estava disposto a formar quadros santomenses.
    Agora pedimos ajuda à Cabo Verde. Proximamente vamos pedir ajuda ao Sudão do Sul, que irá ser o Estado mais novo do Planeta, que terá a sua Indepedencia no próximo mês. S.Tomé, só não pede ajuda ao Príncipe, porque esta ilha faz parte de S.Tomé, sinão também já pediria.
    Isto é para dizer, ATÉ QUANDO MEUS SENHORES. Os dirigentes santomenses não têm vergonha? As mão estendidas não cansam? Nem o fio para operação o Hospital tem? Mas o banho está a chover por todo os país, gastando milhares e milhares de dólares!
    Cada Povo tem o dirigente que merece. E assim vai o país.É pena, que mesmo aqueles que não querem estar metido no mesmo saco, terão que estar sujeito a estas porcarias.
    Só posso dizer: É UMA PENA. VAMOS TODOS TER QUE AGUENTAR ESTA VERGINHICE.

  12. img
    me zedu Responder

    ja esta na hora de sr Patrice Trovoada e o seu elenco pedirem demissao.Um grupo de pessoas que nao entendem nada de politica que andava aqui no canal a apoiar o partido ADI agora estao todos calados. eu sempre soube que Patrice iria afundar STP,quase 1 ano e so constatamos regressao.Fora PT e o seu elenco.
    Pra piorar, so falta um dos gajos que tenho aqui na minha lista negra ser eleito como PR pra STP acabar de vez.
    Por isso, peco ao povo de STP pra nao votarem em pessoas sem neuronios, peco mesmo.

  13. img
    me zedu Responder

    mas sao tome tambem ja ajudou cabo verde em outros tempos

  14. img
    Madalena Responder

    Cabo verde, obrigado. Demonstrar ao senhor Pinto que não com gente como ele que o pais avança. É a juventude. É cabo verde soube apostar na juventude.
    Os velhos em São Tome´so sabem rezar pragas aos jovens para morrerm atropelados nas motorizadas.
    Eu sou jovem tem espectativa na vida acredito no meu STP e nunca iria apostar num velho de quase 80 anos. Pode estar aparentemente bem disposto mas é a vida, logica.
    Tenho 21 licenciada não iria, por exemplo e nunca prepar o meu futuro com um homem de 80. O exemplo serve.
    Aposto na juventude, quero pular saltar, sem sombra sem bobo.
    “Um Tempo Novo para todos”

  15. img
    Madalena Responder

    queria dizer preparar

  16. img
    Matazele Responder

    mesmo assim, principe. ha gente que considera normal. Que o Pinto volte outra vez. O Tal azarado.
    Ha umas senhoras que ficam com vida toda transtornada, devido certos homens.E são tome e principe, teve o azar de ter o Pinto Presidente 15 anos. Azar.

  17. img
    MiguelAngelo Responder

    Graças aos “grandes” políticos SÃO tOMÉ ESTA condenado a ser eternamente um país pedinte.
    Como querem que a gente consiga sentir orgulha da terra desse modo??

  18. img
    Paú-feládo Responder

    Para dizer que o governo de cv preocupa com a sua comunidade na diáspora.
    Agora pergunta-se, será que a comunidade cabo-verdiana beneficiará dessa ajuda?

    Por outro, pergunta-se até quando é que o governo são-tomense irá organizará para satisfazer minimamente as necessidades básicas da sua população local e na diáspora?

    Só não espero, num futuro próximo, que seja o governo de cv a oferecer o governo de stp voluntários e pestícidas para matar milhares de ratos e baratas que tem invadido o centro hospitalar de stp.

    Que vergonha…..

  19. img
    Michelangelo Responder

    O maior azar que S.tomé e Principe teve, é a natureza medíocre do seu cidadão. Que não é capaz de se levantar e dizer basta quando estão sendo asfixiados, roubados pelos dirigentes.

    Desculpa te dizer mas o teu comentário é de todo infeliz, mas se eu estiver enganado te peço desculpas.
    Se dizes que foi azar termos tido o Pinto da Costa durante os 15 primeiros anos , eu te digo que é muita sorte nossa termos os políticos corruptos e oportunistas que temos ao longo desses últimos 20 anos . E felizmente para ti, vais poder conviver com esses políticos ainda durante muito tempo, logo acho que nunca mais terás que te lamentar dos 15 anos. Com esses ditos novos políticos vê-se mesmo que e tua vida e a de todos os santomenses melhorou muito.
    Por favor faça comentários lógicos e racionais , porque que eu saiba os 15 anos foram anos difíceis sim, mas os 20 anos estão longe de serem gloriosos .

  20. img
    Santola in New York City Responder

    …k vergonha,vergonha,todos ditos politicos en Sao Tome devem como exemplo seguir os de Cabo Verde um exemplo para toda Africa e o Mundo um Pais pekeno sem grandes recursos naturais…vivem a base do turismo e imigracao ainda assim conseguen geris os bens publicos e toda riqueza proviniente do turismo .
    bem aja

  21. img
    sonhador Responder

    Caca cada coisas que desce. Olha Eles têm que se lembrar de pedir a cabo verde Verba pra pagar bolsa dos estudantes que ja esta em atraso a quase um ano uiii isso que era bom.Agora com campanha eles estão a correr a tras dos estudantes nomeadamente a caçar votos enquanto em tempos da bonança ninguém defende no parlamento a situação dos estudantes só discutem assuntos como os barris de petróleo e as granas que faltaram no banco. 365 dias a discutirem o mesmo. Raiosssss

Deixe um comentario

*