Sociedade

3 suspeitos do assalto a carinha de valores do Oceanic Bank estão em prisão preventiva

O Ministério Público confirmou para o Téla Nón, que são 3 os suspeitos do assalto a carrinha de valores do Oceanic Bank, ocorrido a 31 de Agosto último. Já estão na Cadeia Central em regime de prisão preventiva, enquanto prosseguem as investigações para esclarecimento cabal do assalto inédito no país.

Segundo o Ministério Público, 48 horas depois do assalto a mão armada, ocorrido na porta que dá acesso ao interior do Banco Central, no dia 31 de Agosto último, a Polícia de Investigação Criminal, conseguiu recuperar mais de 80% do dinheiro roubado.

Os assaltantes que interceptaram a carinha de valores do Oceanic Bank, quando se preparava para entrar no Banco Central, não tiveram tempo para respirar. Conseguiram fugir com a carrinha até a zona da Praia do Governador, no nordeste da ilha de São Tomé. Abandonaram a viatura do Oceanic Bank e levaram todo o dinheiro. Mas no entanto terão deixado por esquecimento na viatura algum elemento que facilitou o trabalho da polícia em termos de identificação dos assaltantes.

As câmaras de filmagem instaladas no edifício do Banco Central onde ocorreu o assalto, também foram importantes segundo o Ministério Público, apesar de os assaltantes terem utilizado capuz e luvas durante a operação criminosa.

O Téla Nón apurou também que dos três suspeitos detidos, 2 estiveram directamente envolvidos na operação de assalto. O terceiro suspeito acabou por ser detido pela Polícia por ser dono da arma AK-47 utilizada no assalto. Aliás o terceiro disponibilizou o armamento para a operação.

O Ministério Público, não avançou para o Téla Nón o valor exacto do montante assaltado, mas informações recolhidas pelo Jornal por outras fontes, indicam que a carrinha transportava mais de 2 mil milhões de dobras, equivalente a mais de 100 mil euros.

O Ministério Público, considera que o país viveu um momento histórico por duas razões. Primeira por causa da tipologia do assalto. Nunca antes São Tomé e Príncipe tinha assistido homens encapuzados e armados com AK-47, a assaltar carrinha de dinheiro por volta das 11 horas, diante do edifício do Banco Central. Assalto acompanhado por tiros ao ar, disparados pelos assaltantes.

Segunda razão e muito importante para o Ministério Público, é o facto da Polícia de Investigação Criminal, apesar da escassez de meios de investigação, ter conseguido deter os assaltantes e mais de 80% do dinheiro roubado, cerca de 48 horas após o assalto.

A arma AK-47 utilizada no assalto também foi capturada pela Polícia.

O Ministério Público, considera que a investigação em torno do assalto não termina com a detenção dos 3 homens. Vai prosseguir, porque segundo o Ministério Público, há ainda muitos elementos a serem esclarecidos.

Nota de realce vai para um dos assaltantes, que por sinal foi no passado segurança do banco privado de capital maioritário nigeriano, Oceanic Bank.

Abel Veiga

    27 comentários

27 comentários

  1. ghadafi

    19 de Setembro de 2011 as 11:04

    Nota positiva a policia de investigacao criminal, meus parabens. Temos q mostrar aos bandidos q o crima nao compensa

  2. Lupuye

    19 de Setembro de 2011 as 11:50

    Preparem-se para mais. Estamos criando um monte de meninos da rua, jovens sem trabalho, criando gente sem instrucao e sem educacao, em poucas palavras, uma geracao perdida. Dentro de mais algum tempo esses meninos da rua serao HOMENS DA RUA. O que e que pensam que vai acontecer? Homens sem futuro? Sem trabalho? Sem educacao e sem instrucao? O que estamos a semear agora sera colhido mais tarde e seremos todos culpados. O que estamos a ver agora e so o topo do Iceberg. Apertem os cintos que mais vem ai!

  3. Dlima

    19 de Setembro de 2011 as 12:18

    Andaram a ver muitos filmes e notícias estranjeiras, e como em maior parte dos casos, foram apanhados.
    Meus parabéns ao PIC.

  4. osvaldo pereira

    19 de Setembro de 2011 as 15:22

    a globalização usada do pior jeito,nós as vezes so conseguimos copiar os maus exemplos,,,parabens a nossa policia

  5. nelson pontes

    19 de Setembro de 2011 as 15:29

    Tolerancia zero aos ladrões, não queremos isso em s.tomé.

    • HLN

      19 de Setembro de 2011 as 20:00

      Ladrões em STP são todos, tu sabes bem disso só que a diferença utilizam o colarinho branco. Preparem-se esse é o principio.

      • Chateado

        20 de Setembro de 2011 as 8:22

        Que estupidez! Não se deve insultar assim um povo. Dizer que TODOS são gatunos só pode ser coisa de doido! Peça desculpas ao povo!

        • HLN

          20 de Setembro de 2011 as 17:46

          Não peço desculpas nenhumas, se a carapuça te serviu o problema é seu, se fosses inteligentes percebias como frisei o colarinho branco mas não deves saber o k é por tanto entenda como quiseres tens todo o direito mas a minha desculpa não terás. O povo é inteligente sabe a quem me refiro é pena a inteligência não ser caso extensivo a todos.

  6. Até quando nosso São Tomé e Príncipe

    19 de Setembro de 2011 as 16:54

    Muito bom trabalho da policia, que fique claro que o nossa pais esse tipo de coisa não pode voltar a acontecer. Agora precisamos saber quem são esse indivíduos.
    Parabéns pelo trabalho de toda a equipe envolvida.

  7. filis pema

    19 de Setembro de 2011 as 17:03

    O Ministério Público está a começar a fazer um bom trabalho? Diz que já estão na Cadeia Central em regime de prisão preventiva,os que roubaram a OCEANIC BANK, enquanto prosseguem as investigações para esclarecimento cabal do assalto inédito no país.
    Ministério Público, considera que a investigação em torno do assalto não termina com a detenção dos 3 homens. Vai prosseguir, porque segundo o Ministério Público, há ainda muitos elementos a serem esclarecidos.
    Mas o Ministério Público,não deve esquecer ou fazer-nos de bobo, porque há muitos escandalos de corrupção que também necessitam ser esclarecidos!
    Ministério Público, deve considerar que a investigação do caso STP TRADING,CASO GGA,DOCA,PASSEIO,NAVIO PRÍNCIPE,E OUTROS não termina com blablaba.
    Portanto deve ter só uma justiça independentemente de serem senhores políticos ou deputados.
    só assim podemos confirmar o afinco do Ministério Público no combate contra a corrupção,furto ou roubo.

    • HLN

      19 de Setembro de 2011 as 20:04

      Não concordo com o assalto mas no nosso país o a duas leis uns para os pobres outros para os ladrões de colarinho branco, ditos políticos protector do povo.

      • Chateado

        20 de Setembro de 2011 as 8:25

        Eh! Surpresa! Afinal o HLN é sãotomense??? Ora se diz que todos os sãotomenses são ladrões … HLN também é ladrão???

        • HLN

          20 de Setembro de 2011 as 17:54

          Então Chateado qual é o teu problema, dá a tua opinião sobre o assunto em questão e vê se me deixa em paz.
          Sou Santomense e com muito orgulho mas quando digo que em STP todos somos ladrões refiro exclusivamente a classe politica será que isto é tão difícil assim para entenderes ou queres mesmo é conversa.Vê se comportas ok um abraço.

    • Ghadafi

      20 de Setembro de 2011 as 9:24

      Meu caro,

      O problema nao esta no Ministerio Publico, eles fazem o possivel, usa o teu “tino” e perceberas, que todos esses escandalos financeiros, envolvem os ditos “peixes grande” da nosso pais, que consequentemente, sao representantes do povo e que por ironia da justica podem roubar ate mais nao, que seram sempre protegidos pela dita “imunidade parlamentar”.Quantas vezes vimos fracassadas as tentativas do Procurador da Republica?
      De qualquer forma temos sim que dar o credito a policia e ao Ministerio Publico. Ao menos esses ladroesforam apanhados, e que sirva de exemplo a outros que presumivelmente tenham tido a mesma ideia.

  8. josé manuel

    19 de Setembro de 2011 as 17:31

    eu como stomense embora ausente a 36 anos e como agente da policia em portugal propriamente em p.delgada s.miguel açores venho por este meio saudar os meus colegas pelo trabalho que estão a desenvolver no ambito deste processo parabens a todos elementos desta policia

  9. Agostinho Viegas

    19 de Setembro de 2011 as 19:58

    É muito mau para imagem STP. Entretanto, entendo que o estado Sao-tomense responda estas atitudes criminosas com um bom programas de “protecção social”, evitando a “exclusão social” que esta na origem da tipologia destes crimes organizados.
    Abraços
    AT. Agostinho Viegas

  10. boca calada

    19 de Setembro de 2011 as 21:24

    diném pó bem dadu…kêkúa, ladrõn de móda sèeeeee…

    • HLN

      20 de Setembro de 2011 as 18:00

      Cúma nóm cá fé inen sé cú fúta non 36 anos. Nón cá maté. Toma cuidado com língua as vezes é muito traçoeira.

  11. Diego

    19 de Setembro de 2011 as 23:13

    Precisa ser muito ingénuo para querer roubar um banco dessa forma em STP. Se quiser realmente roubar um banco com sucesso em STP entre na política. Assim poderá roubar tranquilamente e sair impune como fez o marido da ex primeira ministra. Com a vantagem de poder roubar não só dinheiro do banco, mas também de todas as instituições públicas a que tiver acesso.
    A justiça em STP sempre foi muito eficiente para prender ladrõeszinhos. Quero ver toda essa eficiencia para prender os que realmente roubam esse país de cara aberta.

    • HLN

      20 de Setembro de 2011 as 18:06

      OK Diego faço das tuas a minhas palavras, é quando são os ladrõeszinhos tudo é mais fácil não têm imunidade. esperem ladrão verdadeiro está para chegar esse país . Para roubar todos que roubaram ao povo quem viver verá.

  12. caboverdiano

    20 de Setembro de 2011 as 13:27

    ministerio publico so actua quando sao esses casos onde estiveram tambem do caso DELFIM,MARIA DAS NEVES E mais outros que nao desviaram apenas 100 mil euros mais sim milhoes de euro esse assunto nao sabemos da vossa existencia nem se querem piam mais temos que acabar com politica de defender os politicos ai porque sao deputados por amor de DEUS tolerancia ZERO

  13. Joel Tinychenko_7

    20 de Setembro de 2011 as 17:57

    Tudo isso acontece quando o País encontra-se numa situação socio-económica e financeira muito dificil!!!! Mas não esqueci de salientar o trabalho feito pela PIC que foi excelente!!!!!!!!!

  14. gostoso

    20 de Setembro de 2011 as 18:45

    Parabéns a PIC. O que falta fazer também um bom trabalho são os tribunais.Esperemos que estes senhores não sejam indultados nem comutados.

  15. Rogerio da silva

    20 de Setembro de 2011 as 22:00

    ok caro comptri…… os dinheiros roubados quardando no banco foi roubado pelo filhos se stp esta na mao dos bandidos o pai grande chego vai dar bommmm

  16. voz do emigrante

    22 de Setembro de 2011 as 0:34

    Mesmo com falta de meio e falta de pessoal qualificado,e nem se quer esiste la um agente da PIC que fala ingles é de louvar o vosso trabalho,mas voces precisam de ser formados,nao é vir a portugal para faser formaçao e estar ca nas obras enfim

    • CD

      22 de Setembro de 2011 as 9:41

      Meu caro, concordo comigo quanto a falta de meios.Enganas,infelismente,quanto a pessoal qualificado e formados.Actualmente, precisas conhecer ,melhor, a instituição antes de pronunciares desta forma.

  17. voz do emigrante

    22 de Setembro de 2011 as 0:35

    Cunheço muitos quadros da PIC que hoje estao aqui em portugal aripendidos sem trabalho e sem casa para morar mas valia acabavam a formaçao e voltavam meus senhores

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo