Governo de Patrice Trovoada rejeita e prejudica os estudantes santomenses em Portugal

De conformidade ao acordo de cooperação existente entre os países Africanos de expressão Portuguesa com Portugal, todos os anos as universidades portuguesas no quadro dos regimes especiais oferecem algumas vagas para a entrada dos novos alunos de palop, nomeadamente S.tomé e Príncipe. Neste âmbito, todos os anos, S.TP tem vindo regularmente a beneficiar das respectivas vagas, dando assim, desta forma, oportunidade a muitos santomenses entrarem nas universidades portuguesas.

Nessas circunstâncias, os estudantes candidatos as vagas atribuídas este ano pelo ensino superior do país em causa, ficaram surpreendidos e, decepcionados quando foram informados através da nossa Embaixada em Lisboa que os nomes dos mesmos foram excluídos da lista, devido a negligência e a falta da responsabilidade do Ministério de Educação de S.tomé e Príncipe.

Sabe-se ainda, que todos os anos o referido Ministério tem vindo a emitir uma declaração na fase da candidatura dentro dos prazos fixados. Neste ano a mesma não foi enviada a tempo e hora, e, nem foi escrita como era o costume. Em vez da parte santomense, enviar a declaração original como era feita regularmente, pelos sucessivos governos, desta vez a mesma declaração foi enviada por via fax.

A maior indignação de muita gente, é que os únicos estudantes de PALOP a serem excluídos são os santomenses.

Sabendo o historial que marcou a vida de Portugal e S.tomé e Príncipe, os respectivos estudantes esperam a maior dinâmica do senhor ministro de educação para tirar proveitos em benefício dos santomenses, uma vez que existe boas relações de cooperação existente entre ambos países que devemos aproveitar e inverter a situação.

Maiker santos  – Estudante

Lisboa, 26/09/2011

  1. img
    Hedygar Responder

    Pois o Sr. Praticio tem qe esta a rejeita os estudante mesmo, isto porqe eles estão a viver a custa disso.

  2. img
    Mimi Responder

    Muitos dos Ministerios do presente governo fizeram o “favor” de “deixar de lado” o saber e experiência do seu pessoal alegando que tinham que fazer mudanca e que os deixassem traballhar. Já se vê o resultado. Nao basta ser do partido no poder para saber fazer coisas… e a humildade vale e traz muitas vantagens!

  3. img
    MiguelAngelo Responder

    Se Patrício não abrir mão de certos ministros ele estará assumindo um grande risco de seu governo ser condenado ao fracasso. Esse ministro da educação já deu provas mais do que suficientes da sua incapacidade para gerir de maneira competente, dinâmica e com certa humildade uma pasta de tamanha importância para o desenvolvimento social e econômico do país.
    Nem sempre se acerta nas escolhas dos parceiros, mas por vezes temos que ser ágeis o suficiente para detectarmos certos ditos “parceiros” que podem fazer o nosso barco afundar. Tenho plena certeza que Patrício trovoada precisará expulsar o ex.Padre Olinto Daio e mais algumas “cabeças” do seu governo, antes que eles afundem seu barco.
    O líder por vezes tem que abrir seus olhos e nem sempre usar o coração para o bem da nação ao todo. Há que se tomar medidas imediatas!!

    • img
      Irritadíssimo Responder

      Quem não for ágil a pensar não é ágil a decidir.
      Qualquer político ágil a pensar, se for PM de um país pequeno como STP, evita dizer que não sabia da falta de energia eléctrica.
      Ainda que seja uma triste verdade, dizê-lo é sinal de desorientação.
      Tente melhorar para nós ajudarmos senhor PM,

  4. img
    Hugo Menezes Responder

    Maiker Santos, apenas um reparo

    As ditas declarações de Bolsa que vai acompanhado do processo todo dos estudantes só foram entregues na DGE (Direcção Geral de Ensino) cá em Portugal segundo o Embaixador depois de ter recebido notificação que todos os alunos foram excluídos por falta da mesma declaração, após isso é que a Embaixada entra em contacto com o MEF (Ministério de educação e Formação) em S. Tomé informando do sucedido é que posteriormente enviaram por via fax “Com um modelo mais antigo que já não existe no mercado” e quando chega a DGE com certeza pouco legível que não se percebe quase nada…
    Mas tudo indica segundo as palavras do Embaixador as originais chegaram na passada sexta-feira e já foram entregues a DGE e de momento só temos que aguardar os resultados de segunda fase que terá lugar no dia 18 de Outubro…

    • img
      maiker Responder

      O ministério de educação teve tempo suficiente para enviar as declarações atempadamente, como é possível um ministro em suas plenas faculdades mentais enviar uma declaração via fax? Sabendo que a Direcção geral de ensino superior português só aceita em original. A Candidatura decorre normalmente todos os anos entre 08 a 16 de Agosto neste ano prolongou-se para o dia 24 mesmo assim não foi suficiente para o ministro enviar as declarações originais? O Ministro falhou, foi negligente, não teve responsabilidade.
      No ano passado todos os alunos foram colocados isto porque as declarações foram escritas em conforme e enviadas a nossa embaixada em originais a tempo e hora. Esse ministro deveria ser mais pragmático por essa negligência mais de 150 estudantes santomenses foram excluídos, e foram os únicos estudantes PALOP a serem excluídos. O senhor Hugo Menezes deveria ter vergonha do sucedido, as declarações originais só chegaram na sexta-feira passada isso é uma vergonha, depois de os alunos serem excluídos é que ele envia as declarações. Esse ministro é um ataque aos estudantes.
      Durante 9 meses não paga as bolsas dos estudantes, queremos um ministro competente para dirigir o ministério de educação, o actual ministro de educação só está a mostrar incompetência.

  5. img
    malekitone Responder

    espero sim que o coverno possa resolver esse problema, caso ñ é uma autentica vergonha para a nossa sociedade….todos temos direito de ter uma formação…..ainda mais é um governo k diz querer acabar com a incopetencia…

  6. img
    Lévé-Léngue Responder

    As pessoas se obsecaram tanto pela redução de despesas ao ponto de perder noção daquilo que é investimento para o País. Investir no saber e no conhecimento é a maior aposta q qq país pode ter e tem de ser a todo tempo, pq os frutos ñ são imediatos mx necessários em cada momento da história desse país. Se os anteriores dirigentes ñ tivessem abertura para formação e capacitação de cidadãos, ñ chegariamos ao número e nível de formados e profissionais de dispomos hoje. É incompreensivel esta irresponsabilidade do Ministério Tutelar, ainda mais qnd a maior parte desses custos são suportados pelas escolas e centros de formação q acolhem esses alunos. Até onde sabemos, o Governo só garante uma ajuda de custo já de si muito aleatória e deficiente. Todo o resto consiste em procedimentos tradicionais q ñ acarretam significativos custos ao país. CONVENHAMOS!

  7. img
    Paracetamol 500mg Responder

    A embaixada em geral tem um departamento de Estudante. Mas parece que este departamento funciona a meio gás o que cria certos entraves ao normal andamento do processo. Resumindo, ninguém trabalha na embaixada.
    É na embaixada de portugal que devia-se apertar com eles, porque estão cá para representar os interesses dos santomenses e não o fazem como deve ser.

  8. img
    Mê Paciência Responder

    Quer a Embaixada e o Ministério de Educação são culpados por esta negligência. Portanto é bom que se reveja esta situação e seria bom que o próprio senhor 1.º Ministro envolvesse neste assunto

  9. img
    Feijoada Responder

    A nossa Embaixada é cumplice por ter detetado a tamnha iregularidade e não proceder com rapidez.

    Estão ali para isto…não vejo de maneira nehuma a culpa situar-se no Governo.

    Convenhamos. Se receberam por fax é porq da parte do Minist. o enviou. Porem a falha é da Embaixada de STP em Portugal.

    Fui…

  10. img
    ARREIRO Responder

    O texto que retrata a noticia esta a favor da maquina politica que funciona na Embaixada de Sao TOME em Lisboa;Todos governates sabem que tal documento exigido sempre foi fantasma,(bolsa)como os funcionarios da embaixada de Sao Tome tem o Pinto da Costa no poder criaram negligencia e estao a incentivar os alunos a fazer uma manifestacao a porta da Embaixada de Sao Tome para que o governo de Patrice Trovoada seja derubado e S.T.P voltara a trono do partido unico;e os estudantes coitados estao aporta da Embaixada tentando fazer uma manifestacao que nao foi avisada verbalmente ao embaixador,para todos efeitos e ilegal.

  11. img
    ARREIRO Responder

    como governo de Patrice Trovoada nao conhence esta maquina de fraude que opera na nossa Embaixada,eles enviaram documento atraves de fax pensando eles que isto era suficiente,na era do RAFA com filho informatico na embaixada desde era da minha avo; documento era alterado porque pai pertencia partido existente na embaixada,hoje com ADI no poder a danca e outra.e os estudantes sem conhencimento da causa diz nao recebi bolsa,meus amigos em cem bolsas so houve 25.

  12. img
    Leopaldo Responder

    O Ministro da Educação, deve ser demitido….não tem garras para a pasta da Educação….

  13. img
    reformista Responder

    e inaceitavel que um pais em pleno seculo 21 tenha dirigentes incompetente e constituido por analfabetos como os de sao tome
    este governo tem liderado uma politica de exclusao social, de precariedade e de mal estar iguinorando as reais necessidades do povo
    e uma infelicidade que o povo seja tao iguinorante e analfabeto ao ponto de nao se apereceberem diso tudo

  14. img
    Nando Vaz (Roça Agostinho Neto) Responder

    Se for verdade, acho o que está em causa é,a falta de Ética de responsabilidade por parte do Governo!..

  15. img
    luis dondoia Responder

    Pois é …
    Ninguém está inocente desta situação .
    Portugal porque não informou atempadamente a falta de tais documentos .
    Responsavel e o embaixador de S.tomé por não terem conferido com celeridade as faltas .
    O Gabinete do sr ME e ele próprio pela sua mais do que provada incompetencia .

    Mais ainda um E-Mail tem o valor de um documento original em Portugal , mas Fax ?!!! Não lembra ao diabo .

    Sr PM caso tenha vontade de ver este pais desenvolver deve tirar ilações e fazer rolar cabeças remodelando .

    Não dê a sua oposição motivos para moções de censura ou qualquer outra desculpa .

    Acho que na Embaixada de RDSTP já têm funcionários que deveriam ser dada fim a sua comissão de serviço . Nós sabemos quem eles são e como agem para sabotar governos .

    Ordene uma audtoria e terá surpresas .

    Sr PM em politica não pode haver amiguismo porque o Sr é o Rosto Politico deste Governo .

    Já agora aproveite para remodelar o Governo (Demonstrando que para além da confiança politica HÁ A COMPETENCIA .)

  16. img
    Feijoada Responder

    Caros amigos chegou a hora de contribuirmos vivamente dando cara nas nossas sugestões, informações e criticas que desenvolvemos neste jornal.

    Sugiro que Tela Nom ao contrario de que tem feito, que os intervinientes participantes e amigos da verdade, que usem seus verdadeiros nomes para de uma forma ou outra participarem neste espaço de referencia no nosso País.

    É uma simples sugestão no sentido de sermos responsáveis e começemos a disciplinar este auditório.

    Também ja critiquei na maioria dos casos menos agradáveis. Mas é certo que isto não ajudou em nada. Compreendo muito a nossa ignoráncia e o espírito Mafé que situa no cerebro dos santomenses. Mas chegou a hora de fazermos todos quantos têm feito o melhor ou pior para este país saberem que existimos e estamos identificados.Tudo em prol do desenvolvimento da nossa jovem nação sem qualquer intenção mediocre.
    Este espaço é unico que podemos desabafar, mas sem direito a resposta….

    É muito triste….

    Fui…..

Deixe um comentario

*