Adelino Isidro considera o caso de tiro contra Ilídio Moreira como sendo cabala política

O advogado Adelino Izidro desmente que tenha dado ordens ao seu guarda, para disparar contra o cidadão cabo-verdiano que já estava detido. Segundo Adelino Izidro, trata-se de uma cabala política.

Há alguns meses atrás a ordem dos advogados suspendeu a carteira profissional de Adelino Izidro, por causa de uma outra polémica. Trata-se de um cena de pugilato entre o advogado e um juiz do tribunal da primeira instância, num dos bares da cidade de São Tomé.

Infelizmente o nome do Advogado volta a estar envolvido em mais um sarilho. Desta vez Adelino Izidro desmente todas as acusações. «Eu nem se quer estive no local. Estive na biblioteca pública com mais de 8 pessoas idóneas naquele momento, a ler os comentários na Internet sobre a nomeação dos assessores do Presidente da República. E o meu guarda telefonou-me dizendo, demos um ladrão tiro. Eu convidei os meus colegas para que fôssemos a minha roça e ver a situação. Eu nem se quer estive no local», sublinhou o advogado.

Adelino Izidro diz que está a ser vítima de uma cabala política. «Nós as figuras públicas, somos atingidos por coisas que não têm nada a ver connosco. Muitas vezes tudo passa a ser objecto de manipulação política. Tudo quanto estão a dizer é mera manipulação política», acrescentou.

No entanto, Adelino Izidro, confirma que na sua quinta existe um contentor que funciona como uma cela. «Esta questão do contentor tem alguma lógica porque esse indivíduo, já foi detido lá mais de 8 vezes. Não só ele como outros ladrões. Quando não estou em casa normalmente o meu guarda põe a pessoa lá no contentor, a espera que eu venha para leva-los para a polícia, ou as vezes para dar algum correctivo», assegurou.

As últimas palavras de Adelino Izidro, comprovam que a Justiça Privada tem ocorrido no local. Os tais correctivos.

Por sua vez José António Carvalho, um dos guardas de Adelino Izidro, confirmou que agrediu Ilídio Moreira. «Eu apliquei ele uma paulada de machim», referiu.

O guarda garantiu também que foi ele quem disparou contra o cidadão cabo-verdiano. «Quase a chegar no quintal, eu liguei para o senhor doutor, e o senhor doutor me disse que estava já perto do quintal. O indivíduo tentou correr e eu dei ele tiro. Foi única situação que ocorreu», declarou o guarda.

Nas declarações do guarda e do seu patrão Adelino Izidro, surgem algumas contradições. O advogado garante que estava na cidade capital quando o seu guarda o informou que tinha alvejado um ladrão na roça. Mas questionado pelo Téla Nón o guarda diz o contrário. «Quando eu liguei para o doutor o homem ainda não tinha sido baleado», afirmou o guarda José António Carvalho. Antes ainda o guarda tinha dito que quando ligou para Adelino Izidro, este disse que estava próximo da sua residência.

Abel Veiga

  1. img
    Anca Responder

    Ninguém está acima da lei.

    Quem com ferro mata, com ferro morre.

    Figuras públicas?

    As figuras públicas, sabem comportar, sabem estar, não andam a tiros?

    Nem são oportunistas, políticos corruptos.

    Praticam o bem, pelo e para o bem estar social e económico, dos seus concidadãos, e do seu país.

    Numa das minhas pesquisa encontrei “código de ética”

    “Código de conduta”

    “Código de conduta é um conjunto de regras para orientar e disciplinar a conduta de um determinado grupo de pessoas de acordo com os seus princípios.” “É geralmente utilizado por empresas, organizações, classes profissionais ou grupos sociais.”

    In Wikipédia

    “Os dez mandamentos”

    “O texto bíblico”

    “O Segundo Livro de Moisés Chamado ÊXODO;”

    “CAPÍTULO 20:”

    “Os Dez Mandamentos”

    ( Dt 5:1-21 )

    ” 1 ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:”

    “2 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.”

    “3 Não terás outros deuses diante de mim.”

    “4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”

    ” 5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.”

    ” 6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.”

    “7 Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.”

    “8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.”

    “9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.”

    “10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.”

    “11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.”

    “12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.”

    “13 Não matarás.”

    “14 Não adulterarás.”

    “15 Não furtarás.”

    “16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”

    “17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.””

    In Wikipédia

    Pesquisar Código de ética.

    Pratique-mos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    • img
      Justina Veiga Responder

      São-Tomenses. A roça Monte Macaco pertence a família Cruz Ferreira. Foi expropriada ilegalmente pelo estado são-tomense, porque o branco deixou herdeiros nativos são-tomenses.
      o demónio do sr Adelino Izidro apoderou-se daquilo que não lhe pertence.
      quando o Adelino Isidro for linchado em Monte Macaco e a sua quinta for totalmente incendiada, a roça voltará aos dignos herdeiros.

  2. img
    DaoSaa Responder

    Que linda Terra,

    Mas certas pessoas, se acham dono dela e a querem destruir. Aonde já se viu um País democrático ( com leis própria), umas corjas de malandro criarem a sua própria cela, seus guardas atiram de forma leviana sem sofrerem as conequência, os mandatários dos mesmos agindo sempre as margens da lei… Será que este senhor que de nada tinha e agora tudo tem quer tranformar a nossa linda terra nas em sua, com leis própria???

  3. img
    absurdo! Responder

    Completamente absurdo. Adelino Izidro não tem ética! Esse nem parace que estudou! Chegou a advogado estudando advogacia? Se assim é nada aprendeu! Um individuo que certamente por necessidade rouba algo é baleado e justiça feita em privado???? Adelino Izidro é chefe de um Estado Paralelo? é uma autentica vergonha. Ladrão merece ser punido pois infringe a lei, todavia balear um individuo que rouba numa roça e a ser apanhado não oferece resistencia mas tenta por-se em fuga é no minimo ridiculo e absurdo. Se o lema for “balear os ladrões” ja não teriamos dirigentes ou teriamos muito poucos dirigente sem chumbo no corpo

  4. img
    João Responder

    Investigação por favor! Justiça por favor e pelo amor de Deus!!!

  5. img
    optimista Responder

    ADELINO IZIDRO SAFA SEMPRE. ENROLA TUDO E TODOS. É O PAÍS QUE TEMOS. ENFIM. MEU DEUS…ONDE JÁ SE VIU ?

  6. img
    Manga pada Responder

    Brincadeira. Só em S.tomé Adelino. Cuando não… As coisa não vão só

  7. img
    Afonso - fiá luxinga Responder

    Estes é que são carrascos dito de 1953, somente não sei este individuo ainda continua como juiz em s.Tomé e Príncipe. Por outro lado de forma que este senhor na nossa praça até parece que não tem nenhuma formação, deve ser mais um daqueles que engana a sociedade que é doutor ………….. São estas pessoas que querem governar o nosso país

  8. img
    HLN Responder

    Policia Criminal tem que averiguar o caso e punir os culpados.Essa conversa de advogado é para fazer boi dormir.

  9. img
    mina téla Responder

    Já era de esperar…Assim é a vida dos políticos em S.T.P, alguns desmentem e outros pedem desculpas…
    Nós temos lutar…

  10. img
    kua li tassondu Responder

    Pois e!!!! claro k tem k arranjar alibe! coitado do homem como nao bastace e podre.pode ate escapar da justica aki na terra mais DEUS nao dorme…….

    • img
      m Responder

      Se esse delinquente vestido de doutor nao tivesse AK47 eu proprio comprometeria de da-lhe um tiro na testa e pronto! Ele abusa de toda gente e nada acontece, nem juiz foi capaz de dar este delinquente um correctivo? Cuidado sr Adelino, o cerco esta fechando e brevemente os teus familiares vao chorar-te no cemiterio. Cuidado.

  11. img
    voz do emigrante Responder

    Esse cabrao de adelino tanbem um dia vai ser morto

  12. img
    Monte Macaco Responder

    Sr Adelino sei que estas a ler este comentario,como sabias que de qualquer forma ou outra o seu guarda iria preso,o senhor lhe ordenou umas mentiras em termos de defesa e ele nao percebeu bem esta meter os pes pelas maos porque as mesmas frases nao combinam com as suas.Em lugar nenhum o Sr mas que niguem sabe que nao pode ter uma cela no quintal.Unica solucao se eu estivesse em sao tome ordenava um incedio a esta quinta quando o Sr estiver ausente de Sao Tome.

  13. img
    Filipe Samba Responder

    A comunidade caboverdiana no exterior, já tomou conhecimento deste incidente»?

    Justiça privada»?

    • img
      Luis Responder

      Deixemos de tentar politizar as coisas. Se se confirmar o que o Telanon aqui reporta, o acto do Advogado e do seu guarda é crime. Por isso deve ser responsabilizado. Como pode alguém são de espírito decidir aplicar a outro uma tremenda punição? O Advogado sabia de certeza dos estragos que uma DC9 faria na perna alvejada. Simplesmente desumano!!!
      Porém como eu dizia, não devemos politizar as coisas e chamar à intervenção dos caboverdeanos no estrangeiro. Será que o gatuno foi baleado por ser caboverdeano? Claro, que não!

  14. img
    criminoso Responder

    merece levar um tiro na cabeça

  15. img
    MÉ SOLO Responder

    Espero que desta vez se faça Justiça. Que se faça justiça n com as próprias mãos como este senhor tem feito mas sim no local próprio.Num país sério jamais desempenharia as funções de advogado.

    O A.Izidro fez escolha errada na área de formação, devia sim ter ido para área do PUGILISMO. Não é a 1ª nem 2ª nem 3ª, bate em todos, não escolhe o género não passa de um COBARDE, um dia baterá na porta errada e lhe sairá muito carro.

    Tantas alfacatruas que este srº fez com os processos judiciais que lhe custou milhões, não foi preso e nem sequer levou curectivo e agora vem dizer que tem uma cadeia na sua propriedade, inadmissível, só em STP.

    • img
      BRaposo Responder

      Em resposta ao ‘desesperado’

      o sr adelino fez muito mal,nao ha justificacao pelo k fez. e tb nao ha como comparar essa situacao com um empregado k nao recebe…..se ele tinha conhecimento k o homem roubava,como advogado k e, e conhecedor da lei e dos direitos humanos, devia apresentar uma queixa na policia contra o ladrao e deixar que as autoridades resolvessem o problema, nao fazer ‘justica’ com as proprias maos. de certeza k n foi isso k aprendeu na faculdade…..e como se nao bastasse,tem uma cela no quintal….ta-se mesmo a ver tudo….nao sei onde vamos parar ….

      que deus ajude os saotomenses….

  16. img
    DDMACM Responder

    Mas quem este sr. pensa que é?
    Já é demais, é imperioso que se faça algo, pois o sr. Advogado que outrora era considerado um dos melhores da nossa praça,
    Não se pode permitir que um psicopata ande a solta fazendo tudo o que lhe venha a cabeça, e ninguém faz nada…

  17. img
    Joaquim Neves Responder

    o procurador geral da república deve deter os suspeitos e proceder a uma investigação séria com o apoio da polícia nacional e a polícia judiciária, sob pena de o povo pensar que o presidente Manuel Pinto da Costa também protege o Sr Adelino Isidro como o actual cidadão fradique de Menezes o protegia enquanto presidente da república.

    • img
      gadhadfi Responder

      Meu caro,

      Se este caboverdiano fosse meu irmao eu liquidava o Adelino Isidro em menos de um mes.Ficar a espera da justica e perda de tempo.

      • img
        m Responder

        Eu tambem daria este delinquente um tiro “ao vivo” na praca publica se fosse meu familiar! Basta de brincadeira. A justica tem que ser feita desta vez. O Adelino e o mandante do crime ele deve ir a cadeia. Se continuar solto um dia vao apanha-lo morto na rua.

    • img
      Fernado Spencer Responder

      Basta! O Adelino Izidro é um deliquente protegido do Fradique e agora Manuel Pinto da Costa da Policia nacional, do MLSTP, MDFM, PCD do Procurador Geral da Republica, do Ministro da Defesa.
      Esse individuo deveria ou estar preso ou num hospital de malucos.

  18. img
    Dlima Responder

    O Sr. Adelino Izidro é a maior ratazana que já alguma vez vi em STP. O Sr. diz-se figura públuca, mas de quê? So se for da corrupção.
    Mas a verdade é que como sempre ele vai se safar de mais esta porque os “bananas” dos tribunais não trabalham para o povo, mas sim para os corruptos.
    Sr. Adelino Izidro, CUIDADO, a justiça de Deus tarda mas não falha e o Sr. ha de pagar por tudo quanto tem feito às pessoas humildes, que se esforçam para ganhar o seu pão de forma séria e honesta, ao contrário do Sr.

  19. img
    Malébobo Responder

    Adelino izidro,tu podes cometer todo tipo de injustiça, mas digo uma aqui é mundo, a justiça divina ha-de chegar, tarde ou cedo

  20. img
    DaoSaa Responder

    Mas como é possível, passado quase uma semana após o incidente, O Ministério Público nada ter feito???, Será que são todos comcumbino um dos outros. Aonde andam os recém promovidos juristas, e o mistro da Justiça????

  21. img
    Afonso Pereira Responder

    Fica provado que algumas pessoas em STP dita figuras publicas, e com experiencias, sofrem de psicopatias, pois não possivel tamanhas barbaridades , ainda mais vinda de alguem que conhece a lei. Advogado de grandes senhores e empresas da nossa praça.
    E podem ter a certeza como esse existe muitos outros por.

    Ate quando isso vai ficar assim, sinceramente, penso que na minha geração não terá solução.

    São varios crimes perpetrados nesse ato de crueldade, mas alguem duvide que ninguem pagará por isso!?

    Eu tava com meus 17 anos e vi um procurador ser murrado e…???

    Caso pra dizer e pedir que DEUS faça justiça

  22. img
    boca calada Responder

    e o criminoso Adelino Izidro ja esta preso ?

  23. img
    APOLO/2010 Responder

    O CRIMINOSO Adelino Isidro

    Ninguém está acima da lei!

    Sinto-me profundamente revoltado com esta notícia.

    Senhor Adelino Isidro comteu uma tamanha barbaridade, ainda por cima alguém que exerce uma profissão que deve pautar pela justiça, defesa dos ideias direitos humanos e os demais.

    Agora pergunto quem é que é este senhor pensa? Enche a boca para dizer que tem uma cela correctivo. O Estado Santomense é UNO (único) ou será que existe vários estados em STP. Este senhor pensa que ele tem direitos sobre alguém? De mandar encarcerar alguém dentro de um contentor debaixo de um calor insuportável ao qualquer ser humano e, depois agredir violentamente.

    Isto é prova viva que muitos que intitulam
    como doctores na nossa praça são os piores
    ingnorantes deste país. Espero que a justiça seja feita, quanto não as coisa vão começar a cheirar muito mal se este comboio (pessoas que deviam dar exemplo a sociedade) não se endireitar. Qualquer justiça que venha ser feita a este caso, deve solidarizar-se de que a partir em diante Adelino Isidro responsabiliza a uma pensão vitalicia a este senhor e sua familia de modo a minimizar esta soberba desumanidade. Se fosse nos tempos de faraos este senhor teria também a justiça seja feita.

    Um bem haja a todos…

  24. img
    MINO IHÊ Responder

    Pela boca morre o peixe , onde para a Justiça Santomense ? Será que em S.tomé é permitido fazer-se justiça com a própria mão ? Que país é este ? Para onde vamos ? E as autoridades ? Não quero acreditar que estão todos na bancada assistindo a cenas de PURO MASSAGRE HUMANO sem fazer nada. Onde para as vozes críticas do nosso país? OU SÃO TODOS FIGURAS PÚPLICAS E AOTO-DEFENDEM-SE. EXIJE-SE JUSTIÇA.

  25. img
    manglolo Responder

    para alem de assassiono e mentiroso esse senhor
    que a justica divina seja feita

  26. img
    Leguela Responder

    Eu, feliz ou infelizmente li com toda a precaução os comentários aqui expostos. Eu devo confessar que nunca fui apologista dos comportamentos do senhor Adelino Izidro aqui em S. Tomé. Mas meus senhores eu sou cristão, eu sou funcionário público. Na minha vida privada sou camponês. Os senhores sabem o esforço físico e financeiro para não falar do tempo gastos para cada um que goste daquilo que faz ver o fruto do seu trabalho a ser roubado pelos bandidos? É justamente por isso que este país não pode avançar! Quando todos de vós acabam respondendo por um malfeitor que anda a roubar aquele que pôs as mãos na terra durante «oito vezes». É muito triste e muito difícil responder por uma pessoa que não quer fazer nada e só quer fruir daqueles que com o seu suor quer fazer alguma coisa e dando trabalho aos outros. Portanto neste caso particular não vejo o senhor Izidro, não vejo o cidadão. Vejo apenas um empreendedor e um assaltante. E estou a ser demasiado justo!

    • img
      truquim deçu Responder

      Senhor legela é lamentavel esse seu comentarioainda mais vem ca dizer que és cristãoque cristão és? quando é que DEus mandou tirar a vida um semelhante. não há uotro castigo para fazer ladrão só tem que ser tiro? lamentoe digo não vem ai com esses comentario porque deixa revoltado a pessoa, ou pensam que o povo ficará calado para sempre, cuidado se senhor é parente do senhor Adilino Izidro senhor tambem estará em perigo um dia povo vai revoltar e quando revoltar é tudo ou nada
      ja estopu a ficar fodido com isso, esse senhor Izildro ja fez muito aqui se o tribunal não funcina o povo saberá funcinar o juizes só servem para andar nos carros de luxos e deixar o que deveriam fazer em vão que coisa que país,portanto quer apelar o senhor como defensor dos assacinos que não abra a sua boca e diga eu sou cristão porquê que existem policias?tribunais ministerio publico se senhor fala-se de esforços, quanto esforços que não façamos como trabalhodor de estado e quando chega no fim somos robado desmscaradamente? quem vai a cadeia o tribunal de contas não acusou os juizes de ter desviado bilhões, não condenou Maria de cristo e outros por terem desviados milhões? quais dos que repozeram o que sei é que fizeram calar o tribunal de contas como não bastasse inventarem uma reforma rapida para o sensor Francisco Pires ao fim de não revelar os gatunos ´dia mais dias o povo fará justiça

    • img
      Edson Francês Responder

      Tens certeza que és cristão, rapaz???? Que barbaridade!!

  27. img
    João Pedro Responder

    Já si esperava estes comentarios,tudo neste país e politica?…enfim,gente sem caracter admiro muito como é que gente como este senhor pode ser politico.Pessoa com conhecimento ainda por cima advogado vale deus…e agora isto tudo fica assim?

  28. img
    rostov Responder

    Bravo Adelino Izisdro já és justiceiro. Até das orden aos teus guardas para balear. Estas muito afiado só espero que o mesmo não te aconteça.Quem fala muito erra. Vou basar, mas prepare pra guerra. Perder uma guerra não é perder uma batalha.

  29. img
    Ilda Marreiro Responder

    Hummm e o individuo e advogado
    onde e que estudo Direito?

  30. img
    Santa Marta Responder

    A maneira como apresentava na televisão tão bem disposto, quer dizer que ele está satisfeito com o tiro recebido por tal infeliz. mesmo o seu guarda fala com tanta liberdade que se percebi que o seu patrão lhe deu ordens para atirar e matar. As autoridades manterão em silêncio perante a situação tão grave só por ser um pequeno?

  31. img
    Filho das ilhas maravilhosas Responder

    Este senhor deve ser banido da ordem dos advogados e julgado por crime contra direitos humanos. Espero que a justiça seja feita apelo a sr. procurador aos juízes e ao governo que não descansem enquanto o sr. Adelino Izidro não for condenado. O governo de cabo verde deve estar atento porque esta situação é muito grave. Só em STP é que uma figura controvérsia, desestabilizadora da ordem publica, corrupta, cruel e incompetente continua a exercer advocacia. Acabem com isto minha gente vamos ser sérios pelo bem do nosso STP.

  32. img
    jão Responder

    Este cara tem que ser preso e nunca mais exercer a funçao de advogado ,

  33. img
    optimista Responder

    ADELINO IZIDRO JÁ AGREDIU O SR DEPUTADO DELFIM NEVES, AGREDIU O JUÍZ DE DIREITO DO TRIBUNAL DE LEMBÁ NO POSTO DE SERVIÇO,ETC E, NEM POR ISSO, FOI CONDENADO. PORTANTO… É MAIS UM CASO … NINGUÉM EM STP CONSEGUE PUNIR O SR ADELINO IZIDRO.MAS ATÉ QUANDO AS COISAS CONTINUARÃO ASSIM NO NOSSO PAÍS ? ATÉ QUANDO MEU DEUS ? MESMO SE O SR ADELINO IZIDRO FOR APANHADO EM FLAGRANTE DELITO,NUNCA SERÁ CONDENADO. ATÉ QUANDO MEU DEUS ? ONDE JÁ SE VIU ?
    ONDE ESTÁ A POLICIA ? ONDE ESTÁ O MINISTÉRIO PÚBLICO ? ONDE ESTÁ O TRIBUNAL ? ONDE ESTÁ O PODER DO ESTADO SANTOMENSE ? ATÉ QUANDO HAVERÁ PROVAS PARA CONDENAREM O SR ADELINO IZIDRO ? NUNCA HÁ PROVAS CONTRA ADELINO IZIDRO ? MESMO EM FLAGRANTE DELITO ? MEU DEUS… ONDE JÁ SE VIU ? SÓ EM STP… ATÉ QUANDO ?

  34. img
    rapaz de riboue Responder

    credo senhor meu deus este senhor adelino deve ter sido instruido pelo falacido SADDAM HUSSEIN para ter esta atitude para com o pobre homem que foi buscar banana para matar fome como tal exijo que seje enforcado na praça da independencia no dia de natal ao meio dia para que fique na memoria de todos os seu seguidores, e se houver algum com a mesmama atitude para que o espetaculo seje mais animado fossem executados no mesmo dia e a mesma hora.que vergonha porque agora são os patricios a matrem uns aos outro não teem dignidade de se ajudarem mutuamente isto para os antigos colonos é um vitoria sinal que o pais esta entregue a uns bandos de delinquentes curuptos gabarolas vaidosos mulherengos preguiçosos comilões xulos bebados desenvergonhados e ladrões vigaristas e mais não digo.

    • img
      Edson Francês Responder

      heheheee!! Me diverti imenso com o seu comentàrio!!

    • img
      Edson Francês Responder

      Num paìs aonde a justiça sò atua contra os pequenos, os grandes fazem a festa e abusam do poder que têm. O senhor Adelino Isidro um dia vai ter o que merece!! Cuidado que hoje em dia todo mundo pode conseguir uma arma!!

    • img
      Edson Francês Responder

      Definição da palavra Estado segundo Max Weber: Estado “empresa politica de caracter institucional cuja a diração administrativa revendica com sucesso o monopolio da violença fisica e legitima”. Quero com isso dizer que somente o Estado tem o direito e a legitimidade de exercer a violência fisica e a justiça sobre os cidadãos. Que legitimidade tem o senhor corrupto Adelino Isidro para balear alguém ou manter alguém em carcére privado??? Justiça jà!!

  35. img
    Alguém Diz Responder

    A Luz da Escuridão – Justiça Cega

    S
    ou ignorante total da Lei que abrange ou protege os senhores feudais a fazerem a justiça com as suas próprias mãos. Existem Leis , Políticas e Autoridades para punirem atos desses. A Injustiça não existe na natureza. Os animais sabem a lei: a força, a força, a força. Quem é fraco cai e faz o que o forte quer; os fortes depois do mandato, tendem sempre fugirem das suas responsabilidades atirando a culpa ao fraco.
    Não será STP de todos os são-tomenses? Porquê a justiça ou melhor a injustiça só incide sobre os mais pobres ( Será justificada com o desfecho do caso.)
    Os mais ignorantes desse País são aqueles que de uma forma ou de outra tiveram oportunidades de terem tido um nível académico ou gozarem de um estatuto Político-social, acham-se serem os melhores ou os mais importantes do que os outros. Acredito que a Justiça em são Tomé e Príncipe possa estar cega mas à tempo de recuperar a sua visão; nada ou ninguém está acima da Lei ,seja ele quem for.
    Já viram algum animal forte cair ou ser atacado e assassinado por os mais fraco ,numa selva injusta?,Já não há a mais breve compaixão entre os animais. Não há a mais breve compaixão entre a água e as plantas, entre a terra que desaba e os pequenos animais acabados de nascer. A natureza avança com o que é forte e a injustiça avança com o que é “fraco”: qual a dúvida? Há atitudes em que é emergente adoptar medidas rígidas para pôr cobro.
    Os “Animais” já não se entendem? A Ganância, Corrupção, Roubo da Receita Pública, Atos Ilícitos, o abuso de poder, má distribuição do bem Público, conquista de terras á luz da escuridão pelos , Caça ao homem como se tratasse de animais ou aves, a não compreensão da realidade Sócio-económica do País , tortura, massacre, e” morte” do seu próprio irmão(povo) .É um simplesmente erro cometidos pelos poderosos de STP, e “á Luz escura” da nossa Justiça.
    Será que os “poderosos” deste País não prestam as contas a Justiça?
    Não há animais injustos. Não há inundações injustas ou desabamentos da maldade. A injustiça não faz parte dos elementos da natureza.
    Um País só se pode desenvolver quando é cortada pela raiz a Injustiça e a Corrupção. Com isso tudo, todos os São-tomenses aguardam com muita atenção o desfecho judicial deste triste episódio que deixou um pai de família sem uma perna complicando ainda mais a sua sobrevivência.
    Que a justiça seja feita de forma justa.

    Nota. Em muitos dos parágrafos referiu-se: Povo, Irmão, São-tomenses…Apesar de se tratar de um Cidadão “Cabo-verdiano”, Lembra-se que eles nasceram ou vieram, residem ou residiram, trabalharam ou trabalham, e sofreram ou sofrem tanto como nós para o desenvolvimento de STP. Logo devem ser tratados como filhos da Terra.

  36. img
    pedro vulco duca Responder

    vamos aver meus patricios, este individuo nao merece ser tratado de senhor, e so um criminal protegido pelo governo corrupto deste bonito pais,sou cabo verdeano,mas toda a familia de parte da minha mulher sao de saso tome sento vergonha agena, se este bandido nao for julgado prometo desde
    espanha donde vivo a cuase cuarenta que todos os meios de comonicao vao saber deste caso.vou estar alerta, por favor nao esqueca do pistoleiro que disparou contra o meu irmao cabo verdeano.un grande abraco a familia do pobre homen,confio en voces, os santomences que tanto admiro e respeito, desculpa o meu portugues,

  37. img
    JOSE TORRES Responder

    O Adelino Izidro deveria estar na cadeia.
    Tal como ele, a Alice Carvalho e alguns outros. O Pais nao pode e nem deve continuar a estar sob alcadas destes bandos de miseraveis e crimonosos sob capa de “figuras politicas”
    Estamos na era do dia e a justica tem de ser feita. O Deus faz a sua na hora certa.

  38. img
    rapaz de riboque Responder

    ele diz que é figura publica? credo se é figura publica este pais não tem figuras publicas mas sim nuvens escuras ASASSINO ASASSINO ASASSINO ASASSINO ASASINO

  39. img
    Frontal Responder

    Caros irmãos de STP

    Será que o cidadão Adelino Ezidro goza de plena faculdade mental?
    Como é possível um cidadão supostamente da lei pode possuir cela privada em sua residência e ainda por cima dizer que aplica correctivos as pessoas? Onde está a Justiça e a Lei no nosso país?
    Será que este cidadão está acima de todas as Leis da nossa república?

    Que crueldade, que monstruosidade….

  40. img
    Dlima Responder

    Adelino Ezidro, advogado??? So se for do DIÁBO

  41. img
    Dlima Responder

    Adelino Ezidro, membro do conselho superior de justiça??? So se for … da INJUSTIÇA…

    • img
      Alguém Diz Responder

      Se realmente é um advogado como é chamado,o senhor deve com certeza estudar ou ouvir falar desta sigla”DUDH

      SENHOR ADELINO EZIDRO RECOMENDO QUE FAÇA UMA BOA LEITURA E MEDITAÇÃO DESTA CARTA.

      Ver imagem do D.R. em formato PDFPreâmbulo

      Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo;

      Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do homem conduziram a actos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do homem;

      Considerando que é essencial a protecção dos direitos do homem através de um regime de direito, para que o homem não seja compelido, em supremo recurso, à revolta contra a tirania e a opressão;

      Considerando que é essencial encorajar o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações;

      Considerando que, na Carta, os povos das Nações Unidas proclamam, de novo, a sua fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor da pessoa humana, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres e se declararam resolvidos a favorecer o progresso social e a instaurar melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla;

      Considerando que os Estados membros se comprometeram a promover, em cooperação com a Organização das Nações Unidas, o respeito universal e efectivo dos direitos do homem e das liberdades fundamentais;

      Considerando que uma concepção comum destes direitos e liberdades é da mais alta importância para dar plena satisfação a tal compromisso:

      A Assembleia Geral

      Proclama a presente Declaração Universal dos Direitos do Homem como ideal comum a atingir por todos os povos e todas as nações, a fim de que todos os indivíduos e todos os órgãos da sociedade, tendo-a constantemente no espírito, se esforcem, pelo ensino e pela educação, por desenvolver o respeito desses direitos e liberdades e por promover, por medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicação universais e efectivos tanto entre as populações dos próprios Estados membros como entre as dos territórios colocados sob a sua jurisdição.

      Artigo 1.º

      Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

      Artigo 2.º

      Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autónomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.

      Artigo 3.º

      Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

      Artigo 4.º

      Ninguém será mantido em escravatura ou em servidão; a escravatura e o trato dos escravos, sob todas as formas, são proibidos.

      Artigo 5.º

      Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.

      Artigo 6.º

      Todos os indivíduos têm direito ao reconhecimento em todos os lugares da sua personalidade jurídica.

      Artigo 7.º

      Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual protecção da lei. Todos têm direito a protecção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

      Artigo 8.º

      Toda a pessoa tem direito a recurso efectivo para as jurisdições nacionais competentes contra os actos que violem os direitos fundamentais reconhecidos pela Constituição ou pela lei.

      Artigo 9.º

      Ninguém pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado.

      Artigo 10.º

      Toda a pessoa tem direito, em plena igualdade, a que a sua causa seja equitativa e publicamente julgada por um tribunal independente e imparcial que decida dos seus direitos e obrigações ou das razões de qualquer acusação em matéria penal que contra ela seja deduzida.

      Artigo 11.º

      1.Toda a pessoa acusada de um acto delituoso presume-se inocente até que a sua culpabilidade fique legalmente provada no decurso de um processo público em que todas as garantias necessárias de defesa lhe sejam asseguradas.
      2.Ninguém será condenado por acções ou omissões que, no momento da sua prática, não constituíam acto delituoso à face do direito interno ou internacional. Do mesmo modo, não será infligida pena mais grave do que a que era aplicável no momento em que o acto delituoso foi cometido.
      Artigo 12.º

      Ninguém sofrerá intromissões arbitrárias na sua vida privada, na sua família, no seu domicílio ou na sua correspondência, nem ataques à sua honra e reputação. Contra tais intromissões ou ataques toda a pessoa tem direito a protecção da lei.

      Artigo 13.º

      1.Toda a pessoa tem o direito de livremente circular e escolher a sua residência no interior de um Estado.
      2.Toda a pessoa tem o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e o direito de regressar ao seu país.
      Artigo 14.º

      1.Toda a pessoa sujeita a perseguição tem o direito de procurar e de beneficiar de asilo em outros países.
      2.Este direito não pode, porém, ser invocado no caso de processo realmente existente por crime de direito comum ou por actividades contrárias aos fins e aos princípios das Nações Unidas.
      Artigo 15.º

      1.Todo o indivíduo tem direito a ter uma nacionalidade.
      2.Ninguém pode ser arbitrariamente privado da sua nacionalidade nem do direito de mudar de nacionalidade.
      Artigo 16.º

      1.A partir da idade núbil, o homem e a mulher têm o direito de casar e de constituir família, sem restrição alguma de raça, nacionalidade ou religião. Durante o casamento e na altura da sua dissolução, ambos têm direitos iguais.
      2.O casamento não pode ser celebrado sem o livre e pleno consentimento dos futuros esposos.
      3.A família é o elemento natural e fundamental da sociedade e tem direito à protecção desta e do Estado.
      Artigo 17.º

      1.Toda a pessoa, individual ou colectivamente, tem direito à propriedade.
      2.Ninguém pode ser arbitrariamente privado da sua propriedade.
      Artigo 18.º

      Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos.

      Artigo 19.º

      Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.

      Artigo 20.º

      1.Toda a pessoa tem direito à liberdade de reunião e de associação pacíficas.
      2.Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação.
      Artigo 21.º

      1.Toda a pessoa tem o direito de tomar parte na direcção dos negócios públicos do seu país, quer directamente, quer por intermédio de representantes livremente escolhidos.
      2.Toda a pessoa tem direito de acesso, em condições de igualdade, às funções públicas do seu país.
      3.A vontade do povo é o fundamento da autoridade dos poderes públicos; e deve exprimir-se através de eleições honestas a realizar periodicamente por sufrágio universal e igual, com voto secreto ou segundo processo equivalente que salvaguarde a liberdade de voto.
      Artigo 22.º

      Toda a pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social; e pode legitimamente exigir a satisfação dos direitos económicos, sociais e culturais indispensáveis, graças ao esforço nacional e à cooperação internacional, de harmonia com a organização e os recursos de cada país.

      Artigo 23.º

      1.Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à protecção contra o desemprego.
      2.Todos têm direito, sem discriminação alguma, a salário igual por trabalho igual.
      3.Quem trabalha tem direito a uma remuneração equitativa e satisfatória, que lhe permita e à sua família uma existência conforme com a dignidade humana, e completada, se possível, por todos os outros meios de protecção social.
      4.Toda a pessoa tem o direito de fundar com outras pessoas sindicatos e de se filiar em sindicatos para a defesa dos seus interesses.
      Artigo 24.º

      Toda a pessoa tem direito ao repouso e aos lazeres e, especialmente, a uma limitação razoável da duração do trabalho e a férias periódicas pagas.

      Artigo 25.º

      1.Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.
      2.A maternidade e a infância têm direito a ajuda e a assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimónio, gozam da mesma protecção social.
      Artigo 26.º

      1.Toda a pessoa tem direito à educação. A educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. O ensino elementar é obrigatório. O ensino técnico e profissional deve ser generalizado; o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito.
      2.A educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos, bem como o desenvolvimento das actividades das Nações Unidas para a manutenção da paz.
      3.Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos.
      Artigo 27.º

      1.Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam.
      2.Todos têm direito à protecção dos interesses morais e materiais ligados a qualquer produção científica, literária ou artística da sua autoria.
      Artigo 28.º

      Toda a pessoa tem direito a que reine, no plano social e no plano internacional, uma ordem capaz de tornar plenamente efectivos os direitos e as liberdades enunciados na presente Declaração.

      Artigo 29.º

      1.O indivíduo tem deveres para com a comunidade, fora da qual não é possível o livre e pleno desenvolvimento da sua personalidade.
      2.No exercício destes direitos e no gozo destas liberdades ninguém está sujeito senão às limitações estabelecidas pela lei com vista exclusivamente a promover o reconhecimento e o respeito dos direitos e liberdades dos outros e a fim de satisfazer as justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar numa sociedade democrática.
      3.Em caso algum estes direitos e liberdades poderão ser exercidos contrariamente aos fins e aos princípios das Nações Unidas.
      Artigo 30.º

      Nenhuma disposição da presente Declaração pode ser interpretada de maneira a envolver para qualquer Estado, agrupamento ou indivíduo o direito de se entregar a alguma actividade ou de praticar algum acto destinado a destruir os direitos e liberdades aqui enunciados.

  42. img
    coitado do povo Responder

    esse gajo meché, nao da não podemos admitir esse malandro de Ezidro na politica, minha avô contou- ontem historia desse bamdido de Ezidro ela sabem quem ele hé… grande puchador de ganhinha com fio de pesca hoje vem massacra um homem coitado, que deus dara, que nem sabe o que fazer, teve que ir buscar Duas Pinha de banana, para matar a tua fome, deus disse tudo da face da terra te pertence diante dos teus deus mas poderoso, assim achou por bem tava precisare foi tira o que a na terra, são tomé pensa bem.. quantas pessoas já morreram que não levaram nada, Malandro do ezidro não tem coração é uma injustiça, aqui faz aqui se paga, pode acreditar isso,são tomé precisa de cabo-verde, quantas oferta cabo verdade deu são tomé, quantas oferta de carbo verde malndro como tu guardou na tua conta bancaria es mesmo um bandido, pelo que fez, aqui faz aqui se paga.

  43. img
    rapaz de riboque Responder

    MORTE AO DITADOR

  44. img
    Herculano Lopes Responder

    Depois de ler os depoimentos de Adelino Izidro e do seu guarda, dá para ver que Adelino Izidro está seriamente a mentir e a colocar outras “figuras públicas” como testemunha.
    Izidro confirma a cela privada e o correctivo. o que ele quiz dizer com a palavra correctivo? Bater nas pessoas já detidas e indefesas ou algo mais grave?
    Afinal, eu pensava que depois de um guarda prender alguém, o detido deve ser encaminhado à polícia.
    Se se todos nós começarmos a fazer justiça com as próprias mão, o que será de STP?
    O facto é que uma pessoas fui amputada uma perna, mesmo depois de ser detida, um pai de família. Como será o seu lar de agora em diante? STP está a margem dos Direitos Humanos? STP tem que deixar de levar as coisas desses tipos na passividade, deve agir. Crime não justifica crime.

  45. img
    Bartolomeu Lêdesaua Responder

    Caros compatriotas,
    Não conheço pessoalmente o Sr. Adelino Isidro
    Se ele é ou não figura pública, doutor ou advogado, esses epítetos estão fora de questão.
    A verdade, é que em pleno século XXI, no planeta terra, salvo melhor opinião, não há lei que faculta a quem quer que seja fazer justiça com as suas próprias mãos.
    Sr. Adelino Isidro afirma que é proprietário de um contentor que serve de “cela prisional” na sua fazenda? … Que absurdo!…
    Qualquer cidadão comum, sabe que a existência de “cela prisional” só é permitida nos serviços prisionais ou Instituições de carácter Policial; logo o snr. Adelino Isidro auto-incriminou-se, por isso, passível de punição.
    Mas é muito estranho e mesmo de lamentar o facto de quase 99% de comentários não ter condenado nem sequer referiu o inadmissível prática de roubo que está na origem e/ou a cerne desse problema.
    Roubar é crime passível de punição, não é verdade.
    Quem rouba é ladrão ou não?
    Ladrão uma vez preso, não deve ser agredido nem baleado, será entregue sim a instância competente.
    O ladrão tentou fugir, o guarda disparou-lhe um tiro no pé, o guarda teria ou não justificação?
    O guarda está na posse de arma e munições, para quê? …
    Em São Tomé e Príncipe roubar é crime ou não?
    É pena o ladrão ter apanhado tiro por ter roubado 2 cachos de banana! Enquanto andam a solta ladrões que roubaram milhões e bilhões de dobras a São Tomé e Príncipe.
    Que haja Justiça para todos os prevaricadores da Lei vigente
    Doa a quem doer …

  46. img
    rapaz de riboque Responder

    Ele sempre foi um mentiroso arogante curupto ladrãomas ele não tem culpa somos nós o povo é que temos culpa ele ja devia ter desaparecido do mapa isto é uma vergonha vamos aregasar as mangas e mudar o nosso pais para melhor banir da sociedade gente que não presta construir um pais ele que se cuide e os seus capangas

  47. img
    zé manel Responder

    EXª senhor presidente da Republica
    senhor primeiro ministo
    Venho muito respeitosamente por este meio na impossibilidade de o poder fazer pessoalmente,pedir a V.Exª., para que tome medidas contra este acontecimemento. para que nunca mais aconteça coisas destas no nosso pais.Mais peço aos senhores que como altas entidades deste pais eleito democraticamente pelo povo nas eleições livres para que juntemtodas as forças politicas sem rancores nem odios e reveem tudo que esta mal neste pai.
    1º acabar com a curupção em todos os organismos do estado e empresas privadas;
    2º rever o codigo penal
    3º ter uma Policia bém formada e com boas chefias para combater a bandidagem e todos os sectores.
    4ºbanir da cidade todos os que só andam a vagear e provocar desturbius.
    rever o codigo de estrada . com mais ficalização e punições para quem não cumprir banir os ditos motoqueiros que são um perigo nas estradas.
    5ºmontar um centro de inspeoção periodica e obrigatória para todos veiculos.
    6ºseguro obrigatório.
    7º intensificar a fiscalização no uso de arma de fogo e as suas respectivas licenças.
    8ºcriar nas camaras um codigo de posturas municipais e as suas legislações punitórias para quem nas as cumprir,
    e qalgumas coisas que V;Exª., queiram intrduzir para o bém da nação. mais ter um formação adquada para esses guardas com os respectivos estagios e formação de pelo menos um mes para saberem como utizar as armas de fogo e quando sou stomense policia em portugal na pre-reforma caso presizem da minha colaboração estou disposto a contribuir com os meus trabalhos ai em s.tomé

    Com os melhores cumprimentos

  48. img
    amigo da terra Responder

    Vamos ti apanhar malandro

  49. img
    Picão flor Responder

    Temos que prestar solidariedade e todo o tipo de apoio a vitima, familia da mesma. depois clamar pela justiça e apurar as responsabilidades.
    A arma é caçadeira calibre 12 ou uma DC9, G3 ou AKm47?
    Quem fez tiro? em que circunstancia?
    De todo o modo é mau sinal.
    mesmo o Adelino foi apelidado de ter desviado processos no tribunal, mas não cortaram-lhe a mão? Nem mandaram fazer coisa do genero.

  50. img
    MOhamed Responder

    é sempre assim agora vai la no planalto diser q nao mandou nada isso é falta de solidariedade devido duas pinhas de banana esse homem deve ser condenado .

  51. img
    mohameh v Responder

    esse cbrao acha q vai ele e DEUS oq mais vao te apanhar hahahaha e como vao te apanhar seu mentiroso estas marcado pelo teu proprio pays . Mandar faser isso com o teu proprio irmao seu cabrao se é q vc tem irmao mais en stp .Mais tb isso daq a pouco vai ficar como se n aconteceu nada devido o pays q temos nheeeeeee.

  52. img
    mohameh v Responder

    haaaaa vao te apanhar e bem seu mentiroso cabrao PA ….. malvado ele nao ?mereces cadeia se ADELINO ISIDRO seu advogadosinho de quinta .

  53. img
    mohameh v Responder

    eu faco apelo a todos aqueles q puderem ajudar a vitima q facao isso q Deus vai estar muito contente com vcs .

  54. img
    nat Responder

    DEUS ESTA A VER TUDO

  55. img
    Desesperado Responder

    Adelino Izidro, fez muito mal em permitir isso tudo. Contudo, temos que tambem ter em conta que o sr que levou o tiro nao e um coitado mas sim um ladrao, apesar de ter sido a justica a tomar conta da situacao, como diz o outro foi ele que procrou isso tudo, ou seja, a culpa e’ dele. Espero que nao me intrepertem mal e saibam que n concordo com justica pelas proprias maos, mas tambem nao posso defender um ladrao que rouba 8 vezes e fica impune. Agora imaginem que o vosso patrao vos veixa 8 meses sem salario, como reagiam???independente da reacao, de certeza que n ficariam feliz e n condenariam a reacao sem antes pensar na causa. Um bem haja a todos.

  56. img
    criola Responder

    essax gente só sabe fazer nosso país vergonha isso sim…

  57. img
    Felizardo Leal Responder

    Nos termos do artº 131 do Código Penal,estamos perante um crime comum de resultado. Se se confirmar o que o Telanon aqui reporta, o acto do Sr Adelino Izidro e do seu guarda sao crimes, previstos no código penal de qualquer país onde a justiça funciona.Estamos perante um caso em que há um autor material “guarda” previsto no art.26, e outro? Senhor juiz é voçê chamado a exercer a sua magistratura perante este facto, prove a nós cidadaos comum que há realmente, realmente justiça em S.tomé. Fico muito atentamente a espera do desenrolar disto.

  58. img
    Picão flor Responder

    Uma pinha de banana ou mil pinhas!!
    Vamos la ver!
    O senhores desviam milhoes e milhões de dolares, nada vos acontece.
    Com o dinheiro compraram roças ao desbarato e colocam guardas assassinos.
    O caso CGA?
    TRinta Mil?
    Saco de arroz naufragio de decada passada, etc. STP Traiding??
    Puxa!!
    Cunhagem de 500 milhoes de dolares? Tudo isso ja passou?
    Ja acabou?
    TPI temos que ser membros urgente??? para mandar julgar estes casos.

  59. img
    Malébobo Responder

    Existe um ordem de advogados, que até então não pronuciaram nada, mas se fosse um cidão estrangeiro ilegal Gabriel costa ja dava cara na telivão a falar besteira

Deixe um comentario

*