Adelino Izidro foi detido esta manhã pelo corpo de Intervenção da Polícia Nacional

Foi por volta das 8 horas e 30 minutos desta terça – feira, quando o advogado Adelino Izidro foi surpreendido pelo corpo de Intervenção da Polícia Nacional, diante do Hotel Miramar. O advogado não ofereceu resistência, ao corpo de intervenção da polícia, que o conduziu ao comando da Polícia do Distrito de Água Grande.

Em declarações ao Téla Nón, o Comandante da Polícia de Água Grande, garantiu que os agentes que detiveram Adelino Izidro, cumpriam uma ordem judicial, emitida pelo Ministério Público. Segundo o comandante da polícia distrital, foi emitido um mandado de captura contra o advogado no âmbito do incidente ocorrido na zona de Monte Macaco no passado dia 7 de Outubro, e que provocou a amputação da perna direita de Ilídio Tavares. Segundo a Polícia Adelino Izidro, será conduzido esta tarde por volta das 14 horas ao Ministério Público.

Abel Veiga

  1. img
    zemé cá bóca fla quá lumado Responder

    a justiça tem que ser feita custe o que custar

    • img
      m Responder

      O guarda deste monstro abriu a boca. So o facto do Ministerio publico ter feito o seu trabalho e ja um passo dado. Agora resta os seus “amigos” juizes ditarem a justica. Por favor entreguem este caso ao biscateiro do Jeje Amado Vaz, ah ah ah.

      • img
        m Responder

        Essa e boa. Chegou ao meu conhecimento que o guarda que disparou contra o gatuno de bananas e filho de Caboverdeanos, tem nacionalidade Caboverdeana, mas nasceu em STP.

  2. img
    Dlima Responder

    Devia é apanhar a pena máxima de cadeia efectiva sem direito ao pagamento da fiança… Pois, o lugar dos criminosos, mafiosos e aldrabões é atrás das grades.

    Justiça meus senhores, justiça…

  3. img
    Desesperado Responder

    Parece que a justica esta a funcionar agora. A minha pergunta e’ so porque que o caso do secretario de estado na Trindade durante as eleicoes nao teve o mesmo tratamento? Sera que e’ porque o MLSTP ja nao governa e Adelino Isidro esta mais fragilizado que o Secretario de Estado do ADI que agora esta no governo? Ou passa-se alguma coisa que me esta a escapar?

    Kem puder q me tire essa duvida s.f.f.

    Um bem haja a todos.

    • img
      Jose Castro Responder

      O Secretario de estado nao ordenou que seu guarda costas baleasse ninguem, e alias, embora tenha sido baleado, creio que a visado nao sofreu danos fisicos de maior como neste caso. Como se pode ver, ha uma grande diferenca, na forma e consequencia, entre os dois casos.

      • img
        Desesperado Responder

        Nao me venham com historias por favor, em ambos os casos sao segurancas de personalidades poderosas que baleiam pobre indefesos, por razoes varias. Apesar dos mitivos e resultados das baleadas serem diferentes como bem dizes, o caso e’ bem similar. A unica dieferenca e’ que um e’ secretario de estado e baleou um pobre inocente que por acaso nem estava a roubar, mas sim so a atravessar a rua e teve o azar de passar a frente do sr todo poderoso, e outro e’ ex sr poderoso. Apesar de ambos em patamares elevados, cotinuam a havar dois pesos e duas medidas por nao se darem nem ao luxo de averiguar o que se passou na trindade e se agir rapidamente neste caso. Continuo a dizer que este e’ o caminho, Ministerio publico tem que agir quando e’ preciso como neste caso, mas tambem sempre que e’ necessario como no caso do secretario de estado, e nao somente quandoernam o pais.

        Um bem haja a todos.

        • img
          Desesperado Responder

          correcao a ultima frase: nao agir somente quando e’ chamado pelas forcas superiores do governo quando nao afectam seus proximos. Porque se nao, parece que se esta a fazer justica, mas afinal e’ so mais folclore, para distrair-nos de outros assuntos importantes como o do petroleo por exemplo, uma vez que o Adelino Isidro nem vain ser preso, porque nao ha provas mas so a palavra de um poderoso contra um pobre coitado, e em casos similares quando tocam personalidades junto do governo nada acontece.

      • img
        Paracetamol 500mg Responder

        Use o cérebro como deve ser, please…!!!
        Deves ser um militante do MLSTP e queres aproveitar este caso para alimentar polémicas…

        • img
          Desesperado Responder

          E tu deves tar a precisar do teu paracetamol. Se nao es suficientemente inteligente para perceberes o meu raciocinio, nao deverias nem te dar ao trabalho de gastar o teu tempo a escrever parvoices. O que se passa aqui e’ so a dualidade de citerios que descrevo, porque um jovem que por acaso e meu amigo teve um caso semelhante na trindade mas como foi contra um membro do governo e durante a campanha e sem pressoes exteriores, foi rapidamente esquecido e sem muitos ecos. Mas para a minha sorte e’ que existem pessoas muito mais inteligentes que tu, que me auxiliaram na clarificacao de que as coisas em STP apesar de tudo, sao e serao como sempre foram.

          Mas, na mesma agradeco o seu comentario, porque parecendo que nao, com a ignorancia tambem se aprende, nem que seja para nao se cometer os mesmos erros.

          Um bem haja a todos.

    • img
      Tomba Aly Responder

      Caros leitores e comentadores.

      O caso do Secretário de Estado pode até ser similar, pelo simples facto do desparo ter alvejado a vitima.

      MAs bastante diferente:

      1. Pelo que temos conhecimento O Secretário de Estado não deu ordens ao segurança para disparar.

      2. O Indivíduo insultou na praça pública o Secretário de Estado disparando todo tipo de palavrões que existe e que se conhece no mundo. Onde está autoridade de Estado? Mas o segurança deu-lhe a ordem de detenção e ele pôs a lutar com o segurança. Que a verdade seja dita.

      3. Mesmo assim foi o secretário que deu toda assistência.

      4. O segurança foi julgado e teve pena e pagamebto de multa. Que o Tela Nom investigue e procure saber da sentença. Não me cabe fazer o trabalho jornalístico.

      5. Não misturem as coisas. Ninguém está acima da lei. Nem o Secretário de Estado, Nem mInistros, nem Deputados nem o Presidente da República.

      6. O Lamentável foi o disparo. Agora pergunto, quel é o segurança que vê o seu chefe ser agredido que não reage. Só porque estavamos em campanha? Vamos aprender a respeitar as autoridades.

      7. Eu tenho conhecimento que muitos se aproveitam da idade da simplicidade, e de boas maneiras do Secretário de Estado e insultam-lhe. Se Este Secretário de Estado fosse macriado como alguns nesse país, ou das duas uma. Bateria record de detenção porque é uma autoridade, ou o não sei.

      MAs vamos contribuir para disciplinar a nossa sociedade. E deixemos de politiquices. A justiça não é por ser do ADI ou do MLSTP ou do PCD. A justiça é para ser feita/ Administrada contra os infractores e a favor dos injustiçados.

      Sabem mais: Alega-se que juiz que julgou o Segurança do Secretário de Estado disse na sala de audiências que o Secretário de Estado não devia citar o seu nome no Comunicado do Governo. O Secretário de Estado é Porta-Voz do Governo. E num comunicado de alegada corrupção do arroz o juiz sentiu-se ofendido e o Segurança apanhou pelo Secretário. Ahahashah. Comentem…

      Neste país, quiem non conece que te compra. Abaixo aproveitadores e promotores da desordem da corrupção e defensores ada injustiça.

      Aprendamos a dar a césar o que é de césar e a Deus o que é de Deus. Assim seremos todos Sãpo-tomenses.

      E se os Tribunais começarem a fazer o seu devido Trabalho, vocês então veriam quem é quem neste país.

      • img
        Desesperado Responder

        Palavras sabias…mas continuio a dizer que os casos sao muito semelhantes na minha optica ate ver a apuracao dos factos finais desse caso. Embora como ja tinha dito, e pelos vitos concordas que a justica funciona sempre de uma maneira para os “parceiros” do estado e diferente para os outros. Mas nao me digas que um insulto a uma autoridade e menos grave que um furto. E como bons saotomenses todos nos sabemos o que acontece as ladroes onde quer que seja quando sao apanhados pela populacao. Nao chegam de certeza em muito bom estado a policia.

        Certo ou errado?

        Mas reitero a opiniao que tens pontos muitos positivos na sua documentacao.

        Um bem haja.

        • img
          DT Responder

          Desesperado, talvez tenhas um pouco de razão, mas uma das diferenças que está bem patente é que esse últmo caso mexeu com sencibilidade de muitos por ser um pobre homem que foi furtar uma pinha de banana talvez porque tinha fome de certaza por culpa dos nossos governantes. a justiça só está a fazer de conta que está a funcionar porque houve pressão vinda do interior e principalmente exterior do país (Nomeadamente de cabo verde por ser cidadão daquele país). Caso contrário esse seria mais um casso que passaria despercebido.Agora vamos ver como é que vai reagir justiça perante outros casos semelhantes.

          • img
            Desesperado

            Obrigado DT, era tudo que queria ouvir para nao parecer que so eu estou a ver as coisas como elas realmente sao. Pena e’ que as coisas sao como nos descrevemos e nao como realmente deveriam ser. Ao menos que STP tome o exemplo de cabo verde como algo a seguir quando saotomenses sao escumalhados durante a sua nao menos nobre luta na diaspora.

            Um bem haja e abrigado pela colaboracao de todos.

  4. img
    Francisco Castanheira Responder

    Coitado do cidadao indefeso. A justica tem de ser feita. Muito obrigado Telanom

  5. img
    Bobwabo Responder

    Sera que a justiça vai funcionar? ou é so uma assumulação pra confundir o povo! a verdade é que td tem um tempo certo, ja chegou o atitude do adelino Isildo o pais é so dele? não ha lei que pode tirar ele de advogado? como é que o pais pode ter advogado desse tipo na nossa praça? que cara ele tem na justiça em defesa do seus cliente.espero que a justiça seja feita.

  6. img
    safira Responder

    eu não acredito que Adelino Izidro mande balear alguem, nem um mero ladrão, espero tambem que a justiça seja feita com o Secretario do Estado, lembrem das eleições em trindade,Adelino Izidro um brincalhão que muitos têm inveja espero que saias disso meu caro.ate la…

    • img
      Antonio Santos Responder

      Tudo muito maj explicado. Mas como Adelino tambem é advogado, vamos ver o que tudi isso vai dar. Envolver caboverdianos como uns desgraçados é estranho. Os santomenses em Cabo Verde são bem tratados? Têm direito a terra? Uma brincadeira, mas não brincam com essas coisas.

  7. img
    MEU DEUS Responder

    FINALMENTE. ESPEREMOS QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA EM STP.

  8. img
    boca calada Responder

    boa boa boa

  9. img
    sara Responder

    Da-lhe dois tirros um em cada perna,
    para que ele veja como é a dor de um pai que vai criar 5 filhos com a perna amputada,num pais de fome como o nosso.

    • img
      Flóli Canidu Responder

      o mesmo senhor recebe do Adelino Izidro dinheiro para crianças constantemente como ajuda antes do sucedido. Porquê que o esfaqueamneto feito ao santomense em Cabo Verde não teve o mesmo eco. O santomense é “CÃO”? Não houve politicos nem santomense, nem caboverdiano a protestar ir ao Ministério de Negocios Estrangeiros nem consul,nem associação, porqûê,? sãotomenses são cães, moscas,…., meditem nisso!!!!!

  10. img
    Justiça Responder

    O PROMOTOR PUBLICO DEVE APREENDER TODAS AS ARMAS DE FOGO EM POSSE DO SENHOR ADELINO IZIDRO, LEVAR O CO-AUTOR SUSPEITO À ROÇA MONTE MACACO PARA INDICAR ONDE FICA O CONTENTOR EM QUE AS PESSOAS SÃO TORTURADAS, OUVIR OS TESTEMUNHAS, O GUARDA AUTOR DO CRIME DEVE SER TAMBÉM DETIDO. O TRIBUNAL DEVE APROVEITAR ESTA OPORTUNIDADE E JULGAR TODOS OS CRIMES COMETIDOS PELO DELINQUENTE, NOMEADAMENTE; AGRESSÃO AO JUÍZ AUGÉRIO, AGRESSÃO À ENGª AIDA, AMEAÇAS DE MORTE, AMEAÇAS AO DELFIM (MINISTRO DE INFRAESTRUTURA), CALÚNIAS E AMEAÇAS AO DR RAFAEL.
    OBRIGADO

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Coitados!!! Todos os citados são pobres coitados indefesos, injustiçados e inocentes…
      Ah! Tenha dó meu amigo, cobrar justiça é uma coisa, defender esse grupo é outra muito diferente.

  11. img
    frantz cassandra Responder

    espero que não seje só o ensaio do filme e que o trabalho da policia não termine aqui ha ainda bandidos a serem apanhados quem procura acha em todo caso menos um deputado como aquele é melhor para a nação força gentes que procuram o bem estar talvez assim veremos em breve a estabilidade que procuramos e sem medo os da diaspora vão entrar

  12. img
    Fernado Spencer Responder

    O Adelino não vai ficar na cadeia! Bem gostaria que ele pagasse por todas as intimidações que andou cá na praça a fazer. Também pelo roubo dos processos no tribunal. Mas infelizmente esse psicopata tem todos os juizes na mão. Ele roubava, mas não comia só. Pagou a todos os juízes do tribunal e os mesmos têm medo de ser desmascarados pelo mesmo.
    No entanto já é um bom começo.

    • img
      glória Responder

      meu caro Fernado Spencer, quando referes que o sr. Adelino Izidro “pagou à todos os juízes do tribunal”,gostaria de lhe alertar que não há regra sem excepção e eu acredito que nem todos os juízes fazem parte desta lista. por isso, não generalize a sua acusação, pondo no mesmo “saco” almas que não merecem!!!

  13. img
    Eu mesmo!!! Responder

    Não será que isso vai dar em nada?!!!
    Se o homem ficar trancado pelo menos dois dias na cela…já será algo de bom. O cara entrou hj e sairá concerteza hj e a coisa recairá sobre o guarda dele e ele continuará se sentindo intocavél…
    Vamos “pagar pra ver” em quê que isso vai dar…Se a nossa justiça fosse séria pelo menos deveriam indicia-lo e condená-lo pela tentativa de homicidio, mas…

  14. img
    Malébobo Responder

    O Sr.Adelino Izidro, nunca é tarde a chegada da justiça divina, pode levar muitos anos, mas quando chegar pagará por tudo que fizer de mal contra outro proximo, já viste foste detido, pelo menos algumas horas já é um ponto de partida

  15. img
    truquim deçu Responder

    Manifesto a minha grande satisfação, pelo o trabalho de ministerio publico, agora o tribunal supremo,será que vai agir em conformidade ? esta pergunta fica no ar. É bom que a justiça funciona de verdade, o segurança do secretario do estado tambem baliou um cidadão, e como vai ficar este assunto? o secretario de estado tambem não vai responder?. será que a justiça de rico vai funcionar agora em STP?a lei só funcionavam em prejuizo dos mais desfavorecidos, até quando ouvi a dizer que estão a implantar o tribunal de contas, com o meu pouco saber, pensei que era o tribunal para julgar os ricos principalmente o puliticos, mas ném por isso, díêêm deçu esba tomá providenciê

    • img
      Desesperado Responder

      Em poucas palavras leste-me os pensamentos, essa e’ a ideia a seguir para um futuro melhor e mais justo para todos.

      Valeu.

  16. img
    Digno de Respeito Responder

    Eis que chegou mais um momento para que a Entidade judicial possa dar prova da sua existência funcional.
    Embora os novos quadros sejam “mancebos” a lidar com matéria desse tipo, acredito na sapiência para fazerem o bom o uso da razão. Se trabalharem em equipa, acredito que teremos a prova de optimos profissionais para o futuro da justiça santomense. Resta saber quem será constituído advogado do tal poderoso e “famoso advogado” da praça santomense para justificar e convencer o juíz da sua acção?!

    Os olhos estão de todos (nacionais e internacionais) estão bem arregalados para apreciar o desfecho deste triste episódio.
    É triste perder uma perna por um cacho de de bananas. Ao menos que o atirador procurasse entender o motivo que levou a ao suposto furto (se que se pode considerar).

    Perante isso, acho que o lado humano já não funciona na nossa terra. O coração é maior que a razão… triste, triste …

  17. img
    Izidro Responder

    Até que enfim esta gente da Justiça fez alguma coisa por este país. Depois de tanta balbúrdia, tanta incompetência, tanta má-fé, tanta corrupção na Justiça, tanto desvario, eís o nosso poder judicial a fazer alguma coisa por este país. Será que é mesmo assim? Temo que não seja, pois, muitos destes juízes já foram comprados por este senhor e terão medo de hipotéticas represálias. O povo tem de estar atento.
    Fui
    Izidro

  18. img
    MINO IHÊ Responder

    Finalmente o 1º passo está dado, agora resta saber o que virá depois da detensão do mesmo . Certo é que todos estamos esperançados que seja feita Justiça e exemplar. Num estado de direito a “JUSTIÇA ” sempre tem que funcionar, independentemente de quem quer que seja , figura pública ou não. VIVA A JUSTIÇA EM STP. Obg

  19. img
    Lucileide Lima ( GIBELA) Responder

    +-+Não se pode corrigir uma ilegalidade, cometendo outra ilegalidade. O Ministério Público é casa das leis. O PGR falhou e já introduziu um vício no processo. Não havendo flagrante delito não deveria haver a precipitação do PGR em emitir o Mandato de Captura. O que pesa sobre o Adelino é a suspeição de ter dado instruções ao Guarda. Ele não disparou. Como jurista digo vos já. Cheira politiquisse e não jurisdição. O Problema que se coloca é saber se o Adelino Izidro decide abrir a boca contra o PGR. Não duvidem que ele o fassa brevemente. Você acha Spenser que o AI faz o que faz nos Tribunais sozinho ? O Sistema está podre. Pouca gente escapa Ó Ká Kaô nom Môlê, Homem dá homem ku faca ni Pêto. Haver vamos…. Fui, -++*+

    • img
      Irritadíssimo Responder

      Lucileide Lima (Gibela) estudou o direito para defender o Diabo em nome de Deus.
      Direito e dinheiro estão de costas voltadas para a moralidade e boa fé em algumas cabeças como a desta pessoa.

    • img
      h silva Responder

      oh menina na noticia nao especifica,o pk do mandato! certo?esse homem e chefe de desacatar a ordem da justica STP.va la se ele apareceu diante de um pedido da justica…bom seria ele reagir a detencao e levar um tiro no msm lugar e lhe ser amputado uma perna.isso sim seria justica divina.Nao gosto nem odeio esse homem mas estou estupido como um homem que supostamente teria que ser de bem manda fazer uma cena desta.esse foi representante do povo ma AN?lol ate nisto temos praga…saudacoes a jurista.

    • img
      gadhadfi Responder

      OLHA,

      Este e o pais em que vivemos, quando se faz algo de bom, existe sempre alguns com pressupostos descabidos em vez de estarem calados.
      Se o PG tivesse algo a esconder pensaria como tu e deixaria esse delinquente a solta.
      Forca procurador

  20. img
    Carlos Ceita Responder

    Se este senhor vai sair impune ou não cabe aos tribunais determinar em consequência.. Mas o sinal dado pelos tribunais que é um poder soberano pode indiciar que as coisas não vão ficar na mesma. Pelo menos o susto foi dado. É lamentável que um advogado esteja metido em encrencas. Ser advogado não é uma profissão qualquer. É algo de muito prestígio. Se um advogado, economista, engenheiros médicos ou padres não der bons exemplos se não contribuir com os seus conhecimentos para a paz social para fortalecimento do regime democrático então como disse a economista brasileira Maria da Conceição Tavares é melhor fazer outra coisa.
    Abraços

  21. img
    António Martins Gomes Responder

    …foi detido? graças a Deus!Felicito as autoridades de STP. Os meus parabéns ao Jornal Télanón e ao Abel Veiga – Ilídio: filho de Joãozinho e Donita, naturais da Cidade Velha -Cabo Verde (vulgo Odílio ou fala-só, brincadeiras de infância)? -crescemos juntos em Monte Macaco trabalhámos juntos nessa mesma roça, os nossos campos de milho, cana de açucar, ananás e matabala assim como o campo de famosa banana- pão (…). A ser verdade, Sr. Adelino Izidro, advogado de profissão, uma bomba- explosiva deve ser colocada no seu pescoço- que espécie de pinhas de banana (pão, tunga, prata, ouro,…)!!!

  22. img
    potó Responder

    Ni guê tamé tê unwá vessu cu ca flá mucluclu cu ca fé xintchi cu Sun dê ê ca pótó ni som plimelo. Punda Sun Adilino izildo pumda tela na tê alefa . sum só tava ka defende tudo ladlón , ózé kenguê cu c aba defendê Sun. Santómè plodozu Sun tê uê cabê .

  23. img
    Lucileide Lima ( GIBELA) Responder

    Nunva vimos um ladrão com tanta alta solidariedade.Nesta ultima semana houve 3 casos de ofensa aos ladrões. Em Bôbô forro um ladrão foi atingido com um tiro à queima roupa por um guarda na perna e também viu a sua perna amputada. Na zona de BugUé, um outro ficou brutalmente ferido com uma machinada nas nádegas, encontrando-se nesse momento hospitalizado em situação de perrigo. peço a todos que sejamos solidários com todos eles. Sob pena de não estarmos a cometer injustiça

    • img
      h silva Responder

      ser solidarios para com as vitimas.sim concordo consigo,nao com o Adelino Isidro que defendes.justica para todos,isso sim teria que ser imtroduzida no pais.saudacoes

    • img
      Jo do riboque Responder

      Cara conterrania, como jurista que afirma que é e neste mundo globalizado que é o nosso , certamente que sabe que cada caso tem as suas especificidades proprias embora grosseiramente possa haver semelhanças. No que concerne a dita solidariedade com o ” ladrão de bananas”, penso que como deve saber tendencialmente as pessoas sao solidarias com os mais fracos , mas o que ai se passa do meu ponto de vista não é uma mera e cega solidariedade a um “ladrão”, mas a reprovação da atitude e gestos do mandante dos maus tratos que cheira a actos de tortura. Felicidades

  24. img
    aguido Responder

    O tal estava a pensar que a lei ñ lhe abrangia. Adelino deve estar muito arrependido de mexer com o Rafael Branco. Porque não lhe nomeou como candidato a deputado hj ele esta as contas com a justiça (em mau lençol) esse homem ñ é aquele advogado todo-poderoso, intocável, que acha ser o melhor conhecedor das leis de STP, k conhece todos os corruptos? Agora vamos la justiça santomense ñ venham depois com truques esperamos desfecho

  25. img
    léve lévé Responder

    o homemzinho robou sim mais a sua perna ñ vali mais do que duas pinhas de banana portanto o senhor Adilino trindade tem que pagar indemização por este acto..

  26. img
    Senhora Pikena Responder

    Ohhh minha gente,
    Nem que o desgraçado do homem fique apenas uns dias na cadeia já será bom para que ele perceba que não pode bater nas pessoas e não lhe acontecer nada. Não é a primeira vez que ele está envolvido em actos destes.
    Fica mazé lá por uns tempos para ver o que é bom

  27. img
    criola Responder

    PARA ALÉM DE SER PRESO TAMBEM DEVERIA PAGAR UMA BOA INDENIZAÇÃO AO SENHOR LESIONADO E A SUA FAMILIA….

  28. img
    Mohamed Takora Responder

    Meus caros compatriotas sejamos prudentes e tenhamos sangue frio. Não é cometendo injustiça que se fazem a justiças. O advogado deve ser penalizado em função do seu grau de responsabilidade, no entanto combatamos o roubo e a anarquia que se vive em STP, independentemente da nacionalidade do ladrão. Bem haja STP, bem haja a todos santomenses.

    • img
      "Nós por cá e a nossa maneira" Responder

      …concordo e assino em baixo….isso não aconteceu nas respectivas propriedades????? quero ver a ser um santomense, cidadão nacional a ser vitima,,,????? …

  29. img
    Voz da razão Responder

    Se o Sr. Adelino Isidro mandou torturar e tirar a perna ao desgraçado é sem dúvida uma atitude no mínimo execrável. Porém temos k ser prudentes ao fazermos o juízo desses casos. Muita gente conhece as atitudes deste Sr. na sua vida social. Como ele existem muitos. Actos dessa natureza têm acontecido entre nós já há muito tempo. Nunca se tomou medidas. Lembram-se do Sr. que baleou o testículo de um coitado e que este acabou por falecer e que ninguém nada fez? Lembram-se do Sr. que esbofeteou um coitado em plena praça e que ninguém nada fez? Sem falar de muitos outros casos…
    Como dizia no início do meu comentário, é preciso prudência no julgamento desses actos. O que temos que ver é que ninguém deve fazer justiça com as próprias mãos, num País de direito. Por outro lado, não podemos deixar impune, actos de roubo quer seja de uma ou duas “pinhas” de banana quer seja de dinheiro público, gestão danosa, desvios de fundos, tráfico de influência etc, etc e que os mesmos actores são promovidos. Temos que aplicar justiça a tudo e a todos. Se eu ou qualquer um for assaltado em sua própria casa e se o ladrão for apanhado? E se o mesmo ladrão teria me assaltado pela 3ª vez? Se ou for “muito” sensato conduzi-lo-ei à polícia. E daí? Nós todos queremos JUSTIÇA prá todos!

  30. img
    Digno de Respeito Responder

    Se o homem roubou, existe normas legais para ultrapassar incumprimentos. Só não acho dorrecto cada um ultrapassar a justiça para se transformar em justiceiro.

    Quer dizer que de contrário,para tempos mais próximos teremos um País de Fa..- Oeste?!”

  31. img
    Joao Batepa Responder

    tem que ir po abate!

  32. img
    Carlos Ferreira Responder

    É mais uma diligência de charme. STP ficaria mto mais fragilizado senão desse sinal de querer fazer algo. Meus caros, isto tudo é fazer inglês ver. a justiça não vai funcionar como devia. É só truque. Antes de ser detido já sabia que havia de o ser e onde seria. Digam o que pretendam dizer mas essa forma de agir é uma arquitectetura montada e bem montada por forma a fazer valer a intenção de querer tomar conta da situação pois, como deram conta as autoridades de CVerde tomaram régias das coisas, e STP o que podia fazer? Entrar em conflito diplomático com CVerde? Não.Então a saída é essa detenção. Aos olhos do mundo o infractor foi detido, logo irá para casa com termo de identidade e residência sob uma caução, e tudo morreu.
    Estamos cá para ver. Depois não digam que não vos avisei.

    • img
      Flóli Canidu Responder

      Recorde, meu caro, isso não será assim, digo-lhe mais sabia que quem baleou é cabo verdiano, e quem foi baleado também é caboverdiano? Sabem disso? Muitos não sabem. O sãotomense esfaqueado em Caboverde como ficou ? Sabem?- Os procedimentos feito pelo PGR, não é normal, mandado de captura, sem ser em flagrante delito? Este procedimento não é para um PGR. Como é k esse PGR, pode leccionar (professor)na Lusíada explicar uma coisa aos alunos e fazer outra coisa. alguém está a falhar.

      • img
        Peter Responder

        Incrível a capacidade ou melhor, a falta dela por parte do dito «Flóli Canidu» em querer comparar dois casos totalmente diferentes. O mesmo insistentemente diz que quem baleou e o baleado são de nacionalidade cabo verdiana, e o que isso tem haver? O que está em causa é a forma como as coisas foram feitas. É a forma desumana como o Sr. Isidro conduziu o processo, que denota a tortura humana. Quanto ao acto de esfaqueamento que o mesmo se refere, se houve briga entre dois individous, e um foi esfaqueado, não sei a que ponto esses dois casos se assemelham. A não ser que o mesmo seja devera ignorante ou esta a tentar justificar o acto cometido pelo Izidro. Meus senhores, sejamos coerentes nos comentários que fazemos.
        Cumprimentos

  33. img
    Francisco Ambrósio Agnelo Responder

    Com que fundamento é mandado deter o indivíduo? Em quê ele é acusado? A justiça deve ser feita como manda a le. Porém, este poderá ser ouvido na qualidade de testemunha. O caso comporta o crime de sequestro, tortura e uso de arma. Neste acto, o mandante não figura como executante do crime a não ser que os mandado executar sejam menores.O ladrão achou o que há muito procurava, daí que, o mal foi cortado pela raiz.

    • img
      criminoso Responder

      o individu é responsavel pela guarda da coisa e os danos causados pela coisa, o empregado guarda era seu, a roça era sua, a cadeia privada era sua, supostamente a arma do crime tambem entao ele é responsavel

  34. img
    O não preconceituoso-rosario Responder

    1º passo,alguma luz ao fundo do túnel,mas espero que não fique por essa medida. Os infratores devem ser julgados e condenados . Enquanto isso prisão preventiva.Outros casos por ai escondidos que tenham o devido tratamento,a citar um deles,a pessoa baleada ao longo da campanha pelo segurança do secretario de estado e outros casos envolvendo armas de fogo.QUE SIRVA DE EXEMPLO MAS REVEJAM OUTROS CASOS,PARA QUE ESTE NÃO TENHA A CONOTAÇÃO DE LINCHAMENTO POLÍTICO. NÃO SE ESQUEÇAM DE LUTAR CONTRA O CRIME PÚBLICO,A CORRUPÇÃO,PORQUE ESSE PREJUDICA A MAIORIA QUE É O POVO.JUSTIÇA IMPARCIAL E JUSTA SEM CONTORNOS POLÍTICOS(PERSEGUIÇÃO POLÍTICA)Que os “paus mandados” da justiça são-tomense saibam honrar o bom nome da justiça.Justiça equilibrada e imparcial e não influenciada.

  35. img
    boca calada Responder

    se ele sair em liberdade, o povo de norte ao sul tem k revoltar ,justiça igual para todos …ai ai

  36. img
    leonel pinto Responder

    O MP e a instancia siperior da nossa Republica, por isso confio plenamente que a justica sera feita em devidas condicoes depois de uma averiguacao com os principos da lei.
    Pois, este senhor deve assumir as suas responsabilidades. Assuntos como este nao devem ser guardados no fundo da gaveta a fim de serem escondidos e depois esquecidos como tem vindo a acontecer.

  37. img
    voz do emigrante Responder

    Isso foi so para fazer ingles ver,o adelino vai pagar fianaça e vai voltar a cometer o mesmo erro,estamos numa republica de bananas,querem apostar quanto? isso foi so para calar o zé povinho e mas nada,ainda vai haver peor senario nas ilhas com estes nigerianos que la andam com nacionalidade santomense haver vamos

  38. img
    eugenio costa Responder

    ja nao era sem tempo o senhor adilino ja passou muitas vezes por cima da lei espero ki desta vez a lei seja cumprida e ele responda pelos seus crimes esse e os outros avante a justiça

  39. img
    DaoSaa Responder

    Felizmente deram o primeiro passo. Agora mais de nunca, terá o juiz de pôr em práctica, algo mais do que básico apreendido no primeiro ano de curso. Porque acredito que exista um juiz pelos menos, nesta sociedades, que não esteja corrompido pelo dito banho.

  40. img
    Rogerio da silva Responder

    meu deus seraque o feticero esta preso mesimo e pa vamos veres daqui a tres mes si o gage nao estar fora de cadeia em stp tudos e posivel com dinheiros este homens nao mereste dee ficar fora mais,muito obrigado Abel veiga

  41. img
    doSantos Responder

    Entregue este caso ao Gege Amado VaZ.

  42. img
    Rogerio da silva Responder

    voz de do emigrante porque que vosses falem a toa sempre falar de nigerianos com nacionalide de stp?tu naon sabe quantos de nos conpatriotas com nacionalidade angolana,gabones,guinese,portugesa,brasileira,congolaisa,ate sul africana,e com nacionalidade angolana ja nao si fala ok leir bem artigo de nacionalidade ,estamos falar de crimos e nao de nacionalidade vai me disculpar por favor. A bel veiga esto contigo obrigado

  43. img
    Rogerio da silva Responder

    dos santos obrigado este caso e mmesimo com Gege amado vaz

  44. img
    Ate quando nosso São Tomé e Príncipe Responder

    O certo é cada um pagar pelo que faz. Infelizmente no nosso STP isso não acontece aos grandes. Esperem pra ver o resultado desse caso. Prender não significa ficar preso. Tudo isso é só para minimizar a ação internacional pelo cidadão ser um cabo-verdiano.

  45. img
    boot Responder

    carissimos irmaos, tudo isso são truques pessoal, até parece que vcx nao conhecem a justiça do nosso pais, ate parece que vcx nao o quanto é que a casa gasta. essa detençao é so fantuchada, truques, lata palhaçada iludir a populaçao, blef, sinceramente nao sei a que nomes devo chamar a isto, EU NAO DOU DUAS SEMANAS e ESSE INDIVÍDUO JA ESTARA FORA. ÓH PAH NAO SE ILUDAM, DUVIDAM OU QUEREM APOSTAR?

    • img
      Edson Francês Responder

      Dua semanas? Três ou quatro dias meu amigo!! Essa detenção é um puro teatro para o povo ver!!

  46. img
    sara Responder

    se o povo tivesse que fazer a justiça aos gatunos da terra o Adelino não teria mais a cabeça por ter roubado o dinheiro da caixa popular. Foi dai que saiu toda a sua riqueza duvidosa

  47. img
    Malébobo Responder

    Lucileide Lima,
    A srª. Lucileide Lima, está a mentir, quem esta a falar vive em Bôbo-Forro

  48. img
    Sempre a subir Responder

    SE OS AMIGUINHOS DELE LHES ACONSELHASSEM BEM, ELE NÃO AFUNDARIA TANTO. VIVEM LHE DANDO FORÇAS, AGORA CADA UM ESTÁ ESCONDIDO NOS CANTOS A VIGIAR PARA VER O DESFECHO. ELE NÃO É DOIDO MAS TAMBÉM NÃO DEVE ESTAR LÁ MUITO BEM DE CABEÇA. MULHER E FAMÍLIA DE ADELINO TRATEM DELE ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS. NÃO É NORMAL, TANTA GENTE QUERER VER O HOMEM MORTO DESSE JEITO. MESMO QUANDO O CONFLITO ENVOLVE UM LADRÃO E UM ADVOGADO.

  49. img
    POPULAÇÃO MONTE MACACO Responder

    Graças a nossa embaixada caboverde prenderam um dos maiores criminosos e agressor do povo com arma de guerra e venenos.
    Esperamos que a nossa embaixada irá nos ajudar a recuperar os lotes dos caboverdianos da comunidade que o Adelino isidro tomou a força.Ele tinha só um lote tomou mais de 50 lotes a força e sobre amiaças disendo que estrangeiro não tem direito a terra e formou uma média emresas
    Estes ultimo dias não conseguimos dormir devido rajadas de tiros de metrelhadora feita na quinta da morte.
    A arma do crime não foi entregue é uma arma de guerra e está escondida la na quinta juntamente com muitas outras armas e vário tipos de veneno que estava no contentor cadeia.Aperta o guarda e os seguranças do isidro que eles irão dar mais infromaçoes.
    Venham para nossa comunidade que daremos mais informações sobre e este e outros crimes cometidos pelo criminoso e os seus capangas
    Comunidade de Monte Macaco

    • img
      Edson Francês Responder

      Serà que a justiça serà mesmo feita? Ou é somente mais um teatro para “inglês ver”? Espero bem que sim.

  50. img
    Digno de Respeito Responder

    A todos aqueles que defendem Adelino Isidro (não sei com que fundamento) em relação a sua vítima, quero perguntar o seguinte:

    - Se o povo santomense fosse tão “justiceiro” como o Sr. Isídro, o que lhe teria acontecido quando provocou a queda da antiga Caixa Popular? Quem foi responsabilizado pela situação sem retorno?

    Quero dizer-vos que eu sou um dos que perdeu dinheiro na antiga Caixa Popular e não fui ressarcido do valor depositado a ordem/prazo. Até hoje ninguém toca no assunto e lá vão anos e o dinheiro sumiu/evaporou pra bolso de alguém….

    Eu e muitos outros não foi pedir de volta nem reclamar e muito menos tomar das atitudes mais parvas como a que aqui assistimos hoje. Cero é que Deus é o mais Justo entre todos os Seres. Graças a intervenção da Diplomacia do nosso País Irmão para que algo fosse feito.

    quero dizer-vos que a “Lei é cega mas o povo não é surdo”. E o pior de tudo é que o mais cego, é” aquele que não quer ver”…..

    Aguardemos o desfecho deste cenário….(será ficção ou realidade perante o “Jus” do suberano)? Jurisprudência (in)funcional entre cegos/surdos/mudos?!!?

  51. img
    Jose Salomao Responder

    Esta e a lei da selva. Afinal nos tempos passados usava-se as armas para os guardas afugentarem os macacos nas roças. Hoje servem para afugentar os esfomeados que o país cria dia a dia. A lei da selva serve mas existe a lei divina. Até que ponto chegamos em s.tomé. um pais que era lindo, pacifico, higienico, mas que hoje tornou-se irreconhecivel. Muitos burloes, assanbarcadores, corruptos, ganancisos com vontade de enrequecimento facil e rapido. este é o meu s.tomé.

  52. img
    H2L Responder

    Em primeiro lugar quero felicitar o MInistério Público por ter remetido o mandato de capitura do Advogado.Fico contente pela decisao, porque o advogado em causa nao deveria continuar solto como se nada havia acontecida.
    Mas, algu me encomoda. a minha preocupaçao é se a justiºa será justa. Nao basta que seja feita, tem que ser justa. Adelino Izidro, saliento que nao tenho nada contra a pessoa dele, deve pagar pelo ocorrido.
    Que a justiça seja feita com justesa, para o bom nome da nossa Justiça.

  53. img
    lino Responder

    è preciso que a justiça seja esperta o suficiente.
    este caso já se reflectiu no estrangeiro…mas precisamente em cabo verde.
    se a justiça nada fizer para para julgar e condenar o adelino isidro, o nosso país ficará muito mal na fotografia perante os caboverdianos.
    o adelino isidro deve ser julgado e condenado como qualquer cidadão cumum.
    prisão preventiva e indmnização ao infeliz que perdeu a perna.
    a subsistência do coitado está comprometida. Quem deverá garantir a sobsistência dele , deve ser o adelino isidro.
    e de modo vitalício.
    assim é que é.
    eu e muitos concidadãos estamos a espera deste desfecho.
    tanto mais porque o adelino isidro é advogado, supostamente devia saber como funcionam as coisas. ele já fez muita porcaria e é momento de ser posto em sentido!
    ele até tinha um contentor na sua fazenda , onde aprisionava as pessoas…como se estivesse acima de todas as leis.
    isso faz-se?!!!usar contentor como cela e fazer justiça a sua maneira!’!! onde é que andamos afinal!!?
    metam esse gajo na cadeia, meus senhores.
    por favor.

  54. img
    Mimi Responder

    Como o caso tomou dimensoes tao alarmantes, claro o PGR tinha que dar a sua parte do show. Quantos casos destes passam despercebidos a opiniao publica santomense. Neste caso particular, fora o mandante outra pessoa, nao se dava “um pio”!

    • img
      gadhadfi Responder

      O mimi,

      Boca fechada nao cheira mal, cuidadinho qdo fala do PG, ele e das poucas pessoas que trabalha nessa pais.
      Respeitinho e bom

  55. img
    mina téla Responder

    Que noticia é essa????
    Até quando vão parar de ter medo dos políticos e passar as noticias em condições (factos mais detalhados e concreto)???
    Será que podem nos dar mais informações a cerca do assunto…

  56. img
    Edson Francês Responder

    Serà fachada ou efectivamente a justiça està a ser feita? Avervamos!! Estarei cà atento para ver se de facto este marginal serà condenado ou não!!

  57. img
    Bom Senso Responder

    Estão todos a falar sobre se é ou não justa a detenção e o julgamento de Adelino Izidro, se trata-se de uma farsa ou se os tribunais estão realmente a começar a funcionar ou ainda de uma caça as bruxas. Eu convido pois a olharem para outra questão que está a passar ao lado dos olhos de todos. É o facto de que após ser baleado, ele foi amputado. Já se deram conta de quantas pessoas estão a ser amputadas nos últimos tempos? E que acompanhamento tem sido dados às pessoas que são amputadas, muitas das quais acabam simplesmente por morrer? Será que agora todos os acidentes vão acabar em amputação? Deus nos livre de sofrer um acidente nesta conjuntura…
    Bem haja

  58. img
    zé cabra Responder

    Até a i tudo bém é de louvar a justiça es+ero que este monstro fique em prisão prventiva nas mesmas celas onde se encontram detidos outros dilinquentes e que tenha o mesmo tratamento na cadeia como oputro cidaddão qualquer, e que quando for condenadao apanhe a pena maxima.

  59. img
    nucha Responder

    tudo Truque

  60. img
    Esperança em ver o país a desenvolver Responder

    Também acho que sim .
    como vão deter o homem em plena praça pública ? Poderia ser na sua residencia ,no seu escritório etc
    Para ver que não vai deixar de ser um teatro temos que fazer as coisas com logicas. senhores bandidos voces enganam idiota com voces eu não.

  61. img
    Homem da Luta Responder

    Espero que Adelino Isidro não seja unica caso.
    Há muitos que deveriam esta na cadeia por mão gestão das coisas publicas, lesando o povo de S.Tomé e Principe e considero caso mais grave, que a perna de um Ladrão, porque são varios santomenses que morrem devido as condições pessimas que vivem.
    Por favor senhor procurador actua tambem sobre os casos da Doca, passeio, GGA, STP TRADING. Penso que este caso é o mais grave que uma perna de um Ladrão.

  62. img
    MÉ SOLO Responder

    A TOLA MULELA.

    Meu caro amigo AI até não parece homen de justiça, esqueceu-se das leis, foi cavamdo o seu próprio buraco e nele esta enterando.

    Adelino esqueceu-se que hoje é um cidadão normal como os outros, esqueceu-se que já não tem a capa do deputado, por esta razão devia ser mais prudente nas suas acções sabendo que já não é deputado com agravante de ter perdido confiança política do seu partido.

    Agora vai ter q pagar pelos vários erros cometidos nestes últimos tempos.

    Parabéns ao Tribunal e ao Juíz deste processo.

    ATÉ QUE ENFIM.

  63. img
    Digno de Respeito Responder

    Espero que não haja espaço para as astúcias com que habitualmente vimos assistindo. Que o Juiz e a equipa de jurados desse processo sejam exemplares e nem que sejam tomadas as medidas corretivas porque a questão é a consequência da acção do do dito advogado mas sim a circunstancia da acção, conforme circula na opinião pública.

    Agora, vamos todos preparar que no desfecho de desse processo possamos dar pontos ou tirar pontos à classe judiciária do nosso lindo País. Deveriam aproveitar para rever a situação da extinta Caixa Popular que resultou em muitos lesados. Onde para o meu dinheiro (embora pouco) depositado naquela CP? A quem reclamar? (melhor nem pensar mais nisso…)

    Feito as contas, desde a data do depósito até hoje daria pra comprar um “quispázinho”, nem que seja pra descançar durante o vento da gravana….

  64. img
    Iazalde santos Responder

    Obrigado por informar aqueles que encontra fora do pais.Que sera do Adelino Izidro?pelo menos uma veis a justiça esta aser feita.PARA aqueles que cometem seus erros a de pagar por seus autos.

  65. img
    Uamato Responder

    Se o ladrão for achado roubando, e for ferido, e morrer, o que o feriu não será culpado do sangue. Êxodo 22:2

    Não se injuria o ladrão, quando furta para saciar-se, tendo fome; Provérbios 6:30

    Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. 2 Pedro 3:10

  66. img
    Uamato Responder

    A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
    Romanos 12:17

    Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
    Romanos 12:21

  67. img
    Uamato Responder

    Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
    Efésios 4:28

  68. img
    Namora Responder

    Meu, amigos em são tomé á dois tipos de dicionários,graudos quando roba 50 contos ele não robou é desvio de fundo e pequeno roba mesma quantia é ladrão,graudo mata ele não matou bala perdida pequeno quando balia é criminoso,Tomba agora é advogado esta a defender adao mesmo saco. Deus nos defende.

Deixe um comentario

*