Livre Adelino Izidro viajou esta terça-feira para Portugal e deixou polémica em São Tomé

O advogado Adelino, constituído arguido, por alegado crime de ofensas corporais graves e de cárcere privado, no âmbito do incidente em Monte Macaco que provocou a amputação de uma perna do cidadão Ilídio Tavares Moreira, viajou para Portugal, quando segundo o Procurador-geral deveria ser julgado no dia 2 de Fevereiro.

Segundo o Procurador-geral da República Roberto Raposo, no julgamento marcado para 2 de Fevereiro, Adelino Izidro deveria responder diante dos Tribunais por crime de injúria e difamação, perpetrado contra o próprio Procurador-geral da República.

Certo é que o advogado Adelino Izidro, que foi posto em liberdade no passado dia 19 de Janeiro por ordem do Juiz Hilário Garrido, para aguardar julgamento, após cumprimento de 3 meses de prisão preventiva, no âmbito do incidente com o cidadão Ilídio Tavares Moreira, viajou esta terça feira no voo da STP-Airways rumo a Lisboa.

A viagem de Adelino Izdro, está a gerar polémica no sistema judiciário nacional. O Procurador-geral da República Roberto Raposo, inconformado com a decisão do Juiz Hilário Garrido em revogar a posição do Ministério Público de manter o advogado Adelino Izidro em regime de prisão preventiva até ao julgamento do caso Ilídio Tavares Moreira, já protestou junto ao Conselho Superior da Magistratura, exigindo o afastamento do Juiz Hilário Garrido das Funções de Juiz de Direito do Tribunal da Primeira Instância.

Segundo o Procurador-geral da República, a carta de protesto foi entregue no Conselho Superior da Magistratura Judicial na mesma semana em que o Juiz mandou soltar Adelino Izidro.

A viagem esta terça feira do arguido, mereceu a seguinte reacção do Procurador-geral. «É uma situação grave, que repudio. Isso leva-nos a concluir que é preciso uma profunda reflexão sobre o sistema de justiça que temos», referiu Roberto Raposo, em declarações ao Téla Nón.

Abel Veiga

  1. img
    Barão de Água Izé Responder

    A Justiça em São Tomé e Principe não é digna desse nome. O 1º Ministro e o Sr. Presidente da República não têm nada a comentar? O que passou junto ao contentor Izidro de “reeducação” propriedade do Advogado(?) Izidro não foi, não é gravissimo?
    Qual a posição da Ordem de Advogados face a esta doutor(?) advogado(?) ?
    A vitima da brutal agressão não deve ser respeitada e ressarcida pela incapacidade?

    • img
      isidro Responder

      a fuga deste individu a portugal é em si uma cadeia. se nao vejamos o que ele podera fazer em portugal? advogado? pedreiro? esse individuo so é alguem em sao tomé! fora de sao tomé ele é ninguem…em portugal nao ha dinheiro de corrupçao para este senhor, sem esquecer que portugal encontra-se em crise.
      portanto portugal é uma cadeia a ceu aberto para este individuo. mesmo que ele viva com a reserva de dinheiro que tem, ele perdera muito dinheiro com essa brincadeira. portanto ja é uma pena.

      em todo caso deveria-se fazer mandato de captura para responder em frente dos tribunais santomenses desta vez sem garido.

      • img
        Luiz António Responder

        Fico realmente sem entender, o que devera querem compartilhar. Antes de tudo cada caso é um caso, não misturemos uma coisas, com outra. Se o sr. Adelino Izidro cometeu um crime digno de condenação, vamos pois debruçar única e simplesmente sobre o caso. Se o sr. procurador também cometeu ou outro senhor, vamos falar separadamente, não defendendo um mal com o outro. Se alguma vez, alguém praticou alguma acção digna de relevância, é de considerar, mas se o mesmo, matar, roubar ou praticar uma acção indigna, certamente não será protegido na base da sua boa acção praticada.

    • img
      vanderlima Responder

      joão bosco minezes ja que falaste no processo resema,vou aproveitar pra vos contar uma HISTORIA.
      Era uma vez um advogado muito bom de profissão tirou a sorte grande ao defender a servejaria rosema.. que por problemas que a empresa teve em angola, entao pedio que o tribunal de s.tome acautela-se os bens da mesma em s.tome. o juiz da causa, AUGERIO amado vaz ao invez de penhorar e guardar os bens. vendeu os mesmo aos irmãos monteiros que começaram a explorar a cervejaria e dar muito bem na vida mais do que ja tinham. ora bem, o processo mãe corria seus temos em luanda. foi entao que de acordo com a polemica surgidaem volta da vendas dos mesmo bens no pais, o supremo tribumal de justica liderado pelo sr LEITE reunirãO em conselho e revogarão a decisão ou o despacho do corrupto juis augerio , “GeGe” que esclopulosamente vendeu os bens que somente tinha que ser acautelado. o advodado do melo chavier ganhou a causa o advogado do nino monteiro ou os irmãos monteiros que era o AFONSO VARELA HOJE MINISTRO SECRETARIO DE ESTADO perdeu a causa. assim nao se conformando com a perda vivia dia e noite no gabinete do presidente do supremo tribunal LEITE. QUEM JUNTAMENTE COM SR PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA RAPOSO montaram uma celada contra o advogado que ganhou a causa (ADELINO IZIDRO) e por e simplesmente nao lhe deu o registo da sentença que é o titulo que mesmo tinha que izibir pra ganhar os seus honorarios. que ja agora a sua vida daria uma volta de 360 grao positivo. logo toda a BUFUFA, JINBULO, VERDINHA… que foi desboqueada pela angola para pagar o advogado vencedor, fui devidida em 4 grandes partes:

      1: PARTE: foi para o famoso RAPOSO.
      2: parte: foi para o LEITE.
      3: parte foi para o VARELA e
      4: parte para o juiz AUGERIO.

      eis ai onde começa a maca toda que justifica a perseguição pessoal por parte do raposo contra adelino Izidro.
      eis ai onde entra a maca entre adelino izidro e Juis eugerio
      eis a razao que perante todo o aconrtecimente nem leite nem governo opina sobre os factos.

      o cidadão do nome adilino izidro somente esta sendo vitma do sitema.

      o raposo, leite, e outros que levam consigo o patente do poder sao os maiores responsaveis pelo horendo sitema de justiça que temos.
      Minha gente abrem os olhos nao se metam na luta dos grandes.

      querem que eu vos diga algo.? a corrupção en S.tomé jamas acabara porque o nucleo da corrupção esta mesmo onde deveria frenar a dita corupção. sabem aonde?
      TRIBUNAL E MINISTERIO PÚBLICO.

      depois nao digam que eu nao avisei.
      fui

      e honor importa diser que com a venda dos bems da mesma cervejaria, foi de ferias a DUBAI com a namoradinha

      • img
        Tico Neto Responder

        Que pouca vergonha…!?meus senhores tenham cuidado com erros ortográficos!?isso sim…é um atentado a sabedoria e ignorância!que mente tão pobre…!?enfim, tanta pobresa mental.

  2. img
    rostov Responder

    A justiça deve funcionar como LAMINA para cortar ambus lados. Infelismente funciona como NAVALHA, só corta dum lado neste País.

    • img
      rostov Responder

      Infelzmente ao invez de Infelismente.

      • img
        rostov Responder

        Inflizmemte

        • img
          Zzzzzzz Responder

          Isto está difícil,…Infelizmente! rsrsrs

          • img
            Revolucionario

            Infelizmente não se pode dizer que a Justiça é cega e imparcial em S.Tomé, ou se é, só deve ser para os pobres.
            Aquele Juiz de meia tijela, com cara de quem formou no fundo do quintal deveria ser punido pelo ato cometido, mas como se diz que os Juizes não são responsaveis pelos seus atos ai ta o resultado.
            E quanto ao Adelino Izidro esse idiota formado em advogado ta fodido, aqui vai estar sempre a fugir de pika por falta de dinheiro, com risco de ser deportado direto para prisão…

    • img
      Lévé-Léngue Responder

      INFELIZMENTE, em STP o sistema nacional de justiça funciona como teias de aranha, pois só apanham os pequenos e são rasgadas pelos grandes…
      Sabem do mais caricato??? O dito fugitivo esteve publicamente no aeroporto desde cedo para efeitos de check in e seguiu no mesmo voo que o nosso 1.º ministro, quiçá na mesma classe (executiva)…
      Se os srs. da justiça nada fizeram, é de lamentar profundamente por essa incapacidade…

  3. img
    rancataco Responder

    coisa rara ,so mesmo em s.tome e principe, um criminoso a solta em portugal…mandato de captura ja ja …

    • img
      agua dagó Responder

      eu sou santomense e vivo na diaspora igual a voces que tanto escrevem em téla NÓN mas so com uma piquena diferença que é ” viajo bastante pra sao tomé ou seja estou sempre la e vos digo sinceramente: so cego que nao quer ver acredita em tamanha barbaridade que todos voces andam ouvindo por ahi. minha gente eu sigo de perto todas essas questões que acontecem la em s.tomé.

      todo mundo sabe que isso tudo nao passa de perseguição politica contra a figura do advogado adelino izidro so porque ele é o unico que a mais de 10 anos tem vindo a DENUNCIAR todo tipo de CORRUPÇÃO que acontece no seio da politica e da governação santomense.

      cuando a um mes saio noticia que no hospital nao havia agua para tomar comprimido, voces todos comportarão como se fosse nuvidade sabem porque? porque voces vivem na diaspora. mas isso era uma questao que o adelino izidro enquanto deputado sempre pos boca no trombone. e sabem quem isso mais afetava? pois aos senhores graudos que fazem parte do govermo que vivem no campo de milho que desviarao agua pra suas casas, deichando a cambarda do verme povo santomense a morrer porque nem comprimido se podia tomar por falta de agua e muito menos poderia se falar da higiene dentro do propio hospital… DEUS É GRENDE UM DIA VOCES AINDA HAO DE RECONHECER O ESFORÇO QUE O DR adelino FEZ PRA LIVRAR ESSE POVO DA BOCA DOS LOBOS GOVERNANTES. se houvesse 10 adelino izidro em s.tome as coisas mudariam de certesa

      • img
        pv Responder

        Se houvesse 10 Adelino IZidro em STP de certeza que as coisas mudavam em STP sim…só que para pior

        • img
          linteja Responder

          pra pior dizes tu que nao sabes a peseguição politica maquiavelica que vem por detras de tudo isso. oque se passa é que o sr procurador tem rabo preso tem medo do adelino abrir a boca em relação a toda corrupção que ele andou a cometer durante esses anos todos como procurador geral por isso anda a perseguir Dr adelino. estou ca pra ver ele daqui a pouco cuando sair do poder adelino tambem vai lhe por no banco de reu e consecuentemente atras das grades. ahi sim vou rir de voces todos.

          • img
            pv

            vc queria dizer perseguição corrupta….gostaria de saber qual deles não faz ou fez parte dos prováveis destruidores de STP…pouco me importa da discórdia entre eles…a verdade é que ele cometeu um crime contra um cidadão que hoje ficou sem uma perna e acha que deve ficar em liberdade quando ha muitos ai na cadeia que fez mt menos. Ele diz que procurador o extorquiu 70 mil dólares nos últimos 6 meses…fez bem em falar porque assim começa-se a perceber como funciona a corrupção em STP, mas por outro lado pergunta-se…será que esses 70 mil USD foi ganho honestamente?

          • img
            pv

            o problema de poder jurídico em STP não é só PGR, é um todo. hoje ninguém aguenta mais, não ha segurança jurídica em STP, palavras de Sr Adelino Izidro na ultima entrevista em Lisboa…e eu acredito porque ele realmente sabe das coisas que lá passam… e sabe porque também estava por dentro.

        • img
          GodZila Responder

          Meus caros, não entendo como é que querem que o procurador geral da República trabalhe com tanta corrupção que existe no país! De fato, alguém tinha que trazer o Sr. Adelino Izidro de volta a Terra para lhe fazer ver que afinal nem todos têm medo dele e do que tem para falar! Se esse senhor tem realmente algo para falar contra o PGR porquê que já não o fez? Meu povo, abram os olhos, não se pode admitir tamanha vergonha! O que se põe em causa aqui não é a vida do procurador geral, como ele foi parar no lugar onde está hoje(para ser PGR em S.tomé basta ser jurista e não é preciso carreira de magistratura) ou o resto insignificante! Se fosse um pobre a aguardar julgamento, será que podia sair do país de férias? Tirando o fato de certamente não ter dinheiro para tal, aposto que não lhe seria dado autorização para o fazer! Que tristeza, realmente o mundo está mesmo a chegar ao fim! Afinal quem manda é quem tem dinheiro e tem como meter os outros corruptos do País na prisão e por isso todos ficam com medo e calam-se face a tamanha injustiça. Já que a justiça não funciona em STP, seria justo se o Sr. Adelino Isidro perdesse uma perna e passasse pela humilhação que fez o infeliz e coitado indivíduo passar para sentir na pele a dor e o sofrimento. Mas, a justiça divina não tarda, se a justiça não é feita nesse mundo, será certamente feita por Deus e podem crer que desse julgamento ninguém escapará!

          • img
            Felicio

            MUITO bem dito caro GODZila,

            Se o Adelino tivesse algo pra dizer contra o PGR ELE JÁ O TERIA FEITO, só lerdos das ideias e que não entendem isso.

      • img
        maria castelo david Responder

        és familia o k este sujeito so pk axa que é advogado pode cometer crime? so pk ele trabalha dentro de uma cozinha como cozinheiro, o homem que levou o tiro é gente como nos reflitam isto obrigado.

    • img
      felicia Responder

      mais é quem necessita de surra é esse procurador, que anda a , esturquir as pessoas e todo dinheiro que Ministerios desbloqueia para fazer a reforma de justiça que ele sempre defende, pork para já essa reforma devia começar apartir do ministerio publico pork é la que é maio nuclo de corrupção e que possui maio currupto da praça que é ele msm e que agora deu para perssiguir o Dr. Adelino Izidro que pork ele tem provas concretas dos devios de toda essa soma que procurador andou a desviar.

      por isso vos digo o procurador é um dos maiores culpado pelo precario sistema de justiça que temos em S.Tomé. ele é que merece ser espancado pelos pobres

      • img
        Felicio Responder

        O FELICIA,

        Deixa de dizer bobagem! Poxa dama, como podes ser tao baixa a ponto de levantar calunias ao ilustre procurador. Enato a bandido do Isidro vivia e vive cometento atrocidades e o procurador tem culpa. Santa paciencia. Mais Felicia, devias pensar antes de fazer comentarios sem nexo.

        VIVA PGR…cacador de bandidos

    • img
      Filha d' África Responder

      por favor, faz de imediato o mandato de captura, esse individuo é um perigo para sociedade!Mas uma coisa é certa o individuo que sofreu na mão desse abutre(grugulho,Adélino.I) é que ficou sem a sua perna, o tempo passa e ele voltará ao seu local de trabalho, “quem perdeu a sua perna perdeu mesmo”coitado do jovém individuo.enfim…infelizmente é o pais que temos :(

  4. img
    Filho da Terra Responder

    Meus Senhores, fico perplexo diante disso.

    Não tenho acesso ao Código de Processo Penal Santomense, mas pela semelhança existente entre esse sistema jurídico e o sistema jurídico Português, estou a vontade em dizer que a revogação da prisão preventiva do arguido sofre de diversos vícios. Digo isso, pelo simples facto de não lhe ser aplicado outra medida que impossibilitasse a sua fuga do País. Entendo e concordo com o PGR, porque no fim ao cabo, vê agora todo o seu trabalho a cair por terra. Penso que para a reposição da legalidade Democrática, no Estado de Direito que estamos, o Conselho Superior da Magistratura deve actuar imediatamente em conformidade com a situação…

    • img
      Filho da Terra Responder

      “O seu comentário aguarda moderação” até quando Sr. Jornalista?!

    • img
      sunpepe Responder

      senhor filho da terra ve se mesmo k o senhor nao intende de ley nenhuma. nem santomense nem portuguesa.. o sr ja houviu falar do julgamento em revelia? pois é isso que acontece quando alguem que esta indiciado de crime ou seja la o que for sai do pais. e pra ja a libertação do advogado adelino foi imediata

      • img
        Paracetamol 500mg Responder

        Cubanacam

  5. img
    HLN Responder

    Se o encontrar aqui na Tuga, aviso-vos.Seus bandos de Panacas. Hilario Garrido Rua.

  6. img
    rochinha Responder

    Justiça nesse pais só é para pobre, auó, telá sé selá cu Dêçu só;;;; eu quer vér essas bocas que andam mandar a criticar o governo, com esses senhores de MLSTP/PSD que pensam que são dono de São Tomé e Príncipe, era essa aministia que queriam e não conseguiram fizeram de outra maneira, esse Hilario Garrido tem é que ir pra casa……

    • img
      rochinha Responder

      e digo mais São Tomé só vai mudar quando os pobres começarem a fazer justiça com as próprias mãos::::porque é isso que merece ao Adelino Izildro, da lhe uma sova pra ele saber o quanto doi dar nos outros….

  7. img
    Macalacata Responder

    Enquanto Adlino Isidro estiver fora do pais o Juiz Hilario devia ir a cadeia e mais nada

  8. img
    Antonio Vaz Responder

    Parece que vocês não sabem quem é o Adelino. Com quem ele corria e ia pelas praias? Quem realmente manda nos tribunais? Estamos dormindo e o pior vai vir, vocês vão ver

  9. img
    josé castro Responder

    Hilário Garrido, para á prisao já!!!

    e por favor, telá non, nao publiquem mais cópias de opinioes juridicas, daquele pseudó-jurista.

    Pois do ponto de vista processual e formal e na medida que recaia sobre ele um julgamento que se diga, sumário já dentro de 2 dias, como é possivel tal coisa suceder?

    Sinceramente, que porcaria de sistema juridico temos!

    • img
      Só Só Só Responder

      Esta escumalha do MLSTP toda está metida neste processo até ao pescoço. Deviam ir todos para a cadeia.
      Primeiro começaram com estória de propor uma espécie de amnistia, encaputada de Lei Especial, para que tal indivíduo saisse de cadeia. A ideia foi chumbada pelo opinião pública e estes escumalhas do MLSTP passaram dias a justificar o injustificável tentando arranjar artimanhas para que este plano A, de natureza legislativa, fosse substituído por um plano B que agora surtiu efeito.
      Agora, este plano B surtiu efeito só que encontraria obstáculos posteriormente. Entâo o processo tinha de ser complementado com esta fuga para o exterior do tal indivíduo.
      Esta escumalha corrupta do MLSTP deve estar agora muita satisfeita com todo este processo.
      Mas o processo ainda não acabou. O povo sabe perfeitamente o que está a acontecer. Vocês serão sempre julgados pelo povo, quer queiram ou não. O país não merecia esta traição por parte de pessoas que se auto-proclamam salvadores da pátria e heróis nacionais do processo de indepêndencia. Vocês serão sempre julgados pela pátria. Eu, que nunca fui do vosso partido e não encontro razões actuais para votar ou acreditar no ADI tendo em conta a quantidade de asneiras que estes têm feito, nem no PCD e muito menos no MDFM, tenho que reconhecer que não tenho neste momento alternativas possíveis.
      É o custo que tenho de pagar como talvez muitos outros eleitores.
      De uma coisa eu tenho a certeza. O povo nunca há-de esquecer esta maldade que vocês do MLSTP estão a fazer ao país. Todos vocês deveriam estar presos e muito bem presos. Agora percebe-se bem as razões e argumentos que levaram o Adelino Izidro a denunciar uma grande quantidade de atropelos legais e corrupção associada à gestão política do Rafael Branco quando este era primeiro-ministro e este não abriu a boca em nenhum momento para se auto-justificar ou intentar contra o Adelino Izidro. Agora percebe-se melhor os meandros desta atitude. Todos vós estão com rabos presos e o rasto do Adelino Izidro há-de vos perseguir até a morte. Malditos políticos!
      O Pinto da Costa tem uma boa oportunidade para contribuir para a limpeza deste partido metendo lá gente idónea, responsável e transparente que sejam exemplos para a juventude. Chega de Pósser, Rafael Brancos, Marias das Neves, Aurélios Martins, Alcinos Pintos, Elsas Pintos, Gegés e outros corruptos que tanto mal têm feito a este país.

  10. img
    Até quando nosso São Tomé e Príncipe Responder

    Vários erros neste processo.

    1º Um acusado que responde em liberdade deve ser imediatamente informado que não deve se ausentar do Pais.

    2º O seu passaporte deve ser confiscado imediatamente para que o mesmo não tenham a intenção de fugir sabendo do feito.

    Será que não é a intenção dele fugir?

    Mais uma vez o pais mostra o péssimo trabalho que têm feito.

    Como se diz em São Tomé e Príncipe, só vendo pra crer.

  11. img
    OP Angola/ STP Responder

    Saudações

    Caros Leitores

    Vocês ao de convir comigo que não há novidade nesta noticia e nem na indignação do Procurador Geral da República, não há imparcialidade profissional em STP, não temos um sistema judiciário credível, temos leis que prejudicam somente aos desfavorecidos, a procuradoria geral está enferma o governo descontrolado em busca de donativos já que não consegue produzir nada e o povo desesperado porque o futuro está comprometido.

    Queremos o melhor para STP e infelizmente teremos que derrubar os que nada sabem fazer além e pedir.

  12. img
    gadhadfi Responder

    Só mesmo em S.Tomé que se verifica tamanha asneira.
    Governo de Cabo Verde está na hora de agir. É um filho vosso que está sem uma perna. Exige justiça.

    • img
      jincana Responder

      pois e como é ladrao caboverdiano que ficou sem perna voces estao a pedir ao governo caboverdiano pra egijir justiça.

      mas a 4 meses atras um ladao caboverdiano roubou e matou santomense na cidade da praia, governo santomense nao fez nada nao pronunciou nenhuma palavra e nem exijiu justiça nenhuma. foi como se tivessem matado um cão na rua.

      ficam a saber que por vossas causa o fenomeno robo acompanhado de morte tem aumentado em s. tomé a quinze dias atras ladrao em santana meteu proprietario de uma roça com zagaia cuase que tripa ia saindo chegou a hospital cuase morto foi sobmetido a uma aperação de urgencia e so sobreviveu por sorte. disso tambem ninguem pronunciou nem pronuncia nada.

      voces teem razao a justiça e perseguição so é pra alguns outros nao

  13. img
    valdemar Responder

    ate aonde vamos comm issso so emm são tome que isso acontece

  14. img
    Rogerio da silva Responder

    vamos parar aonde?quem disse que em stp tem justica? estao agozar com os pobres ao estao afazer a justicas em stp os pobrezinhos xtao aconprir 10 anos na comarca qui robou um telemovel

  15. img
    branco Responder

    deixem-no cá em portugal vamos tratar da saude do bicho porque sou caboverdiano e sei onde ele tem casa cá ele vai-se arrepender de se ter nascido. já esta tudo preparado para a recpção ao criminoso a valentia deste mostro tem os dias contados porque o meu irmão caboverdiano não é um animal de caça é gente ele mora bém pewrto de uma comunidade caboverdianos cá desculpem meus irmãos s.tomenses mas como a justiça na vossa terra é assim alguém tem que fazer sem rancores nem odio aos s.tomenses mas esse senhor tem que levar uma lição.

  16. img
    caboverdiano de praia Responder

    irmão branco estou contigo também sei onde ele tem a casa é no FOGUETEIRO perto do supermercado MINIPREÇO a ultima viagem de regresso sera para o alto de S.João em S.Tomé. podem ir já construindo a morada dele lá.

    • img
      Antonio Responder

      Branco, toma cuidado, Fogueteiro é uma coisa e Truqui é outra, cuidado pra voçê não prugar. Cónobia também está a vigiar aqui em Camarate. QUando vc passar daqui, gente vai largar flé em você e seu grupo. Viva Izidro, Viva Hilario!

    • img
      Galo Responder

      Meu caro, vamos pegar o gajo e da-lhe uma stareias bem dadas….tou a falar a serio…

      • img
        me felado Responder

        Senhor galo… pareces uma galinha a cacarejar qndo falas em tareias…. tu sabes por acaso o q aconteceu na realidade? se fosse vc se calhar farias pior.. mandavas matar o dito ladrão…. de caboverdianos conheço da ponta dos cabelos até a unha dos pés… e sei onde tds ficam em PT, seja lá onde estiverem….

      • img
        leao negro Responder

        sr. GALO é melhor você tomar cuidado com oque diz . AVISO-TE desde ja nao sai de casa porque nos tambem ja estamos organizados a favor do adelino. caboverdiano tambem matou santomense em caboverde a 3 meses atras sabias disso? cuidado com nosso cilencio… e se acontecer alguma coisa com adelino aqui em tuga tambem vamos te PEGAR você e o teu bando. se querem querra vamos ter querra. E saibas desde ja que ele esta escoltado disfarçadamente. QUEM AVISA AMIGO É

      • img
        coblo Responder

        Será que a direção do Tela Non percebeu que pode sofrer processo pelas ameaças de agressão física que alguns aqui postaram? Uma pergunta ao jornal: ele fugiu ou se ausentou temporariamente? O crime praticado pelo senhor Adelino deve ser repudiado por todos de boa fé, mas as ameaças físicas não são condizentes com os que pleiteiam uma justiça mais igualitária e célere no país.

  17. img
    Argml Responder

    oh! Seja feita justiça de S.Tomé.. Por favor tire ladrão de banana, de galinha, de porco, de cabra que estão na Cadeia Sr Juiz.

  18. img
    The Politics Responder

    Isto não é supresa para ninguém. Onde esta a policia aduaniera, onde esta a policia nacional. Que classe de tribunal deixa um criminal viajar. Agora ele fica em portugal um dos anos quando regressa tudo esta esquecido. É REALMENTE UMA LASTIMA QUE OS FILHOS DA M…. ESTEJAM A ESTRAGAR O PAIS DESTA FORMA

    • img
      Rapaz do Tribunal Responder

      A polícia anda atrás de ladrão de galinha e banana

  19. img
    helmerdias Responder

    Só pode ser mentira isso como é possivel uma coisas dessas num pais que se quer,igualdade de direitos para todos quantos uns podem fazer tudo que querem e podem,nadas lhes toca.Tanto procurador que tambem é cumplice de tudo isso sente ofendido agora.Este sr “fujão” só foi preso porque falou grosso com procurador,porque se fosse por ato que esse fujão cometeu contra outro cidadão não daria em nada porque este procurador,é um faz de conta.Mais sera que quem esta a espera de um julgamento não tem que entregar os passaportes??E isso mostra como todos os juises estão em são-tomé.Desculpe quem sente ofendido mais oque esse juiz fez foi por em causa toda a compentencia na insenção oque é amigo e bandido.

  20. img
    Justino Manuel Abreu dos Ramos Responder

    Naltura que o senhor Juiz Garrido forjou esse despacho para soltura do senhor Adelino Izidro todo povo de Santomé já sabia que iria acontecer esse caso. Já era uma estrateja criada para que evitasse o sehor Isidro permanecesse mais tempo na cadeia.Nenhuma corvina,badeso atum fica muito tempo guardado sem que ninguém possa lhe buscar. Se fosse voador, maspombo, sardinha, nimguém faria algo para eles.Se o senhor Presidente da Republica mais a sua comotiva. senhor Primeiro Ministro e oo seus elenco, juntamente os derigente dos tribunais supremo juntar a cabeça de varrer esses corupto que existe no nosso pais, náo heverá nenhum desenvolvimento nesse país. Só existe ladrões em todo sector publico de san tomé.
    Povo se santomé tenhamos que abrir mais os olhos e sabermos escolher com coraguem de poder resolver determinada assunto.Fico por aí até breve

  21. img
    matador Responder

    muito bém o homem vem para o distino certo nós caboverdianos estamos unidos sabemos a morada dele é no FOGETEIRO junto MINIPREÇO ele vai ter que dar conta daquilo que fez já que a justiça stomense funciona assim vamos fazer a justiça cá

  22. img
    Joscon Responder

    A viagem do Sr. Adelino Izidro

    Ao analisar de forma clara e transparente o acórdão proferido pelo Juiz Conselheiro Hilário Garrido sobre o advogado o Sr. Adelino Izidro sobre o cumprimento da prisão preventiva durante o período de 90 dias (3 meses) até à conclusão da instrução preparatória, terminou.

    A prisão preventiva não pode manter-se indefinidamente, pois a manutenção de um arguido em prisão preventiva até 90 dias (3 meses) não pode funcionar como uma condenação antecipada e um cumprimento efectivo de pena de prisão. Portanto, o acórdão elaborado pelo juiz de direito Sr. Hilário Garrido cumpriu de forma cabal o código do processo penal.

    Goste-se ou não deste acórdão, penso que ele correspondeu a exigência da lei, logo não podemos manter um arguido preso por tempo indeterminado de modo a satisfazer os actos justiceiros do Procurador-geral da República, o Sr. Roberto Raposo. Quando um Procurador-geral da República faz crítica pública sobre o acórdão proferido por um juiz, isto demonstra que não está a altura do cargo que ocupa, porque há mecanismos legais e discretos para o fazer sem fazer um grande alarido.

    Vimos várias vezes o seu silêncio perante os graves casos que abalaram a justiça São-tomense. Posso citar casos flagrantes em que se manteve quieto, calado, surdo e mudo. Se o Sr. Roberto Raposo fosse de facto um grande procurador, já teria tomado providências e, teria agido criminalmente sobre os casos em que estão envolvidos alguns deputados sonantes da praça pública e sobre os juízes que desviaram somas avultadas do tribunal e, seguia de forma clara e objectiva, os conselhos do antigo presidente de Tribunal de Contas, o Sr. Francisco Fortunato Pires, denunciando a teia de corrupção na administração pública são-tomense.

    Sabemos que há uma entronização da corrupção dentro do aparelho de estado. Qual foi a atitude do Sr. Procurador? Manteve-se calado. Devia agir e instruir um processo judicial sobre a conclusão do Relatório tribunal de Contas de São-tomé de uma forma célere. Se não o fez até agora, então é conivente com a situação.

    Quanto as críticas veiculadas ao Sr. Juiz Hilário Garrido não tem nenhum fundamento jurídico, penso que pela primeira vez, um juiz de direito teve o carácter e idoneidade de cumprir escrupulosamente a lei, não teve em conta a opinião pública e nem publicada. Um juiz tem de ser soberano nas suas decisões e deve cumprir escrupulosamente a lei vigente sem subterfúgio e sem acrimónia.

    Creio que o cidadão Sr. Adelino Izidro irá apresentar-se perante a lei para defender o seu bom nome diante os processos em que se encontra envolvido. O Sr. Adelino Izidro gera muitos anticorpos em São-tomé, pois sabemos de antemão que alguns juízes o querem castigar, domesticar e destratar pelo simples facto de ser uma figura bastante incómoda.

    • img
      josé castelo branco Responder

      Técnicamente e seguindo a teoria absurda de Hans Kelsen, de direito ser puramente lei escrupulosa, falaste, talvez bem.

      agora a pergunta é, do ponto de vista processual e de todos os modos, atendendo a que há outra queixa crime sobre o mesmo pretenso arguido e com audiencia marcada já para o dia de amanha, como é possivel que ele viaje?

      responda, caro amigo…

    • img
      Observa Responder

      A sua analise foi tudo menos clara e acima de tudo TRANSPARENTE!

  23. img
    Rapaz do Tribunal Responder

    …«É uma situação grave, que repudio. Isso leva-nos a concluir que é preciso uma profunda reflexão sobre o sistema de justiça que temos», referiu Roberto Raposo…»
    Este senhor procurador devia estar calado porque se fosse num país a sério onde se cumpre o que está na constituição e na lei, ele nunca seria procurador da república (ou todos ja se esqueceram como ele foi lá parar), portanto não se faça de virgem ofendida, porque o senhor ainda não tinha tempo suficiente de magistratura para ocupar um cargo de tamanha responsabilidade. A podridão na justiça e na sociedade em geral tem a sua origem à montante, ou seja, sempre partiu das mais altas figuras do estado São-Tomense, e o Zé Povinho vai sofrendo como o caso do senhor que perdeu a perna bárbaramente.
    Cá estaremos para a cenas do próximo capítulo desta infindável novela denominada S.Tomé e Príncipe. Perdoem-me mas o meu país é uma novela.
    Non cá bê non só!

    • img
      Galinha Responder

      Meu caro,
      Depois desta tua contribuicao desastrosa em forma de escrita, nao posso trata-lo pelo nome de “rapaz de tribunal” mas sim “paneleiro de tribunal”.
      Fico deveras triste de ver alguma pessoas a falarem mal do procurador quando todos sabemos, que ele e dos poucos bons profissionais da nossa praca. Enfim, nao se pode agradar a todos, e os maricas como e o seu caso nao tendo nada de concreto a apontar ao ilustre procurador, vem ai falar atoua.

      • img
        Rapaz do Tribunal Responder

        Caro Galinha,
        Como acabei de dizer, vamos aguardar as cenas do próximo capítulo desta novela depois veremos se estou certo ou não. E não deve tardar muito a ver-te engolir as ofensas proferidas contra mim.
        Abraços

  24. img
    Cauteloso Responder

    O Jojó tem razão! É mesmo “Empandalho”

  25. img
    h silva Responder

    Ainda dizem k ha policia da emigracao e fronteira!isto ai sempre foi uma republica…entra-se e sai-se sem problema…viva meu STP…

  26. img
    Paracetamol 500mg Responder

    O sistema judicial de STP deveria ser revisto, a começar do cargo do procurador ate aos juízes e até outras entidades judiciais/policiais. Assim que soube do sucedido, devia emitir um mandato de captura internacional.

    Não é preciso muito alarido. O Adelino esta em Portugal, basta um mandato de captura internacional e resolve-se isso. Ou seja, caso aconteça, ele será capturado e deportado para stp.
    Se o procurador não consegue cumprir o seu dever com diligência, demita-se. Alias, o procurador sabendo do perigo de fuga, podia colocar sob vigilância o Arguido, prevenindo-se da fuga do réu. Se não foi capaz de tal atitude, só demonstra que anda a aquecer o cargo de procurador.
    Vir aqui pedir o afastamento do juiz, hum, parece mais vingança pessoal.
    Devia exigir responsabilidade do juiz em causa.
    Mas de lembra que, o procurador só rugiu, porque tem um diferendo com o arguido Adelino izidro.
    Mais um caso, como também o caso do arroz que foi a pique, e o responsável fugiu do seu avião, depois de ser constituído arguido. Muito mistério em stp.
    Muito gente com rabo preso em stp…

  27. img
    Jose Rocha Responder

    Contactem a interpol e pecam que obriguem o arguido Julio Izidro a regressar a S.Tome para que ele juntamente com o tal juiz Hilario sejam julgados. Como e possivel libertar um arguido a escassos dias de um julgamento?

  28. img
    Fijaltao Responder

    O sistema judiciário, o Adelino Isidro e o sr. Juiz Hilário Garrido não têm culpa de nada neste acontecimento! A culpa é pura e simplesmente do sistema de segurança do estado santomense que não funciona no sentido de em pleno século XXI, um país não possuir nos seus portos e aeroportos e nos serviços de fronteira um sistema de rede informática para cruzamento de dados de todo o cidadão nacional e estrangeiro com cadastro! Se este serviço estivesse a funcionar o senhor Adelino Isidro era logo abordado no aeroporto e posto logo em prisão preventiva até ao julgamento! Andamos a acusar a e b sem primeiro fazermos os devidos trabalhos de segurança interna! Deixem de acusações e põem os técnicos de informática a funcionar!

    • img
      Antonio Responder

      Acho que um dia desses irei fazer uma dissertação e posta-la neste jornal de bananas. Então todos vós quereis fazer justiças com as vossas mãos? Será que Isidro tinha algum mandato de captura?,houe alguma decisão do tribunal em interdita-lo a sair do país?. O meu colega Hilario procedeu bem e assim é que está mandado. Se estiverem interessados convido-vos a participarem numa conferencia que se vai realizar em breve em Hanover, passar-vos-ei alguma discas sobre isso. E caso de Felgueras aqui na Tuga?

  29. img
    Original Responder

    Como está justiça em S.Tomé,este acto não deveria ser motivo de surpresa para ninguém porque vai acontecer coisas piores.

  30. img
    Voz da razão Responder

    O “Juiz” Hilário Garrido deu um jeito ao Adelino Isidro. É assim k as coisas funcionam em STP. Este Juiz que já confessou ter sido aluno medíocre na Universidade onde estudou é mais um daqueles santomenses que se acha muito importante quanda está nos bares, cafés e todos os lugares públicos.Bandos de incompetentes e perseguidores de catorzinhas.

  31. img
    Justiça feita Responder

    Adelino Izidro não é nenhum criminoso, ele não matou, não assassinou nem pegou nas armas. Ainda bem que os poderes são independentes, senão haveria excesso e abuso de poder como tem demonstrado o senhor Roberto Raposo.Em S.Tomé a justiça tem faces, tem vários pesos e várias medidas, o procurador quer dá Xó-off, mas ele não tem poder absoluto e portanto criminosos andam aí a solta no país que e ele não dá ao trabalho em investigar e argumentar as provas para condená-los. O Raposo já devia ser exonerado, pois não tem competências, sóp trabalha a mando dos outros. Fui

    • img
      Galinha Responder

      Pois e,

      E esse Saotome que voces construiram: quem trabalha a serio e mal visto, querem tirar enquanto os bandidos incluindo “tu” ficam a solta.
      PGR, forca nao se deixa abater por esses bandidos. Quando sair vai deixar saudades…..

  32. img
    bisnerro Responder

    Roberto Raposo fica queto,Adeleino é da cidade,Burro vai a Roça,Adelio tem costa larga.
    Pergunta o Delfin Neves como é o Homem,

    Viva Adelino força ai.

  33. img
    MinaAnzu Responder

    O Procurador-geral está obcecado, revoltado, pois ele tem os dias contados, quer afirmasse com o caso Adelino Izidro. Que profunda reflexão??? Dizem que o tribunal está de férias, como pode fazer julgamento? Só pode ser a mando de Roberto Raposo que está perturbado e não consegue enxergar. Onde já se viu a tamanha aberração,querer mandar onde não é chamado e querer dá ordens para suspender um juíz.Estamos num país democrático, o cidadão é livre de circular.

    • img
      Galo Responder

      Amigo,

      Os Homens passam e as instituicoes ficam, no caso concreto do PGR, nao sera excepcao. Mas ao contrario de muitos ele ira deixar um vazio, pois nao acredito que o proximo PGR fara a metade que o PGR esta fazendo

  34. img
    bisnerro Responder

    STP,Somos Todos Parentes,
    STP,Somos Todos Primos,
    STP,Somos Todos Pobres,
    Sr,Director da Emigração não meta assim não podes perder emprego,Se o Roberto Raposo quer meter,manda ele PRender o Posser da Costa.

  35. img
    Malébobo Responder

    Este tribunal deveria estar fechado, so em stp, em parte nenhuma não vê isso, assim é que se acredita que stp tem dono,

  36. img
    navalhas Responder

    muito bém senhor Isidro já foi visto a passear cá em portugal na zona de Corroios como se trata-se de um homem honesto mas ele vai ter que justificar aquilo que fez ou mandou o seu capanga fazer nós caboverdianos nunca fizemos isto a nenhum stomense portanto ele vai ter que dar contas

    • img
      lequela Responder

      oque estas a dizer nunca fizerao isso aos santomeses? bom eu sou um estudante santomense em caboverde e te digo que voces os caboverdianos fizerão santomense isso e muito mais.
      um mes antes do acontecimento que deichou ilidio sem perma fizeram pior com santomense em caboverde.
      eu a andar na rua na cidade de praia um ladrao veio asaltou e matou un santomense a menos de cinco passos de mim. eu fiquei terrorizado e te digo que se eu tivesse uma pistola no memento mataria a todo caboverdiano que estava ao meu redor. vem dizer que voces ninca fizerãon isso aos santomenses??????????????????????
      culpa nao é tua governo babaca que nos temos por isso tudo isso passou em branco eles camiflarão tudo. viva adelino viva garrido

  37. img
    ricardão Responder

    Desculpa meus Camaradas
    A mingração e fronteiras não tem poder de embargar um cidadã.
    Mas confeso que estou farto da conversa do Raposo, ele fala fala mais nunca faz nada

  38. img
    João Responder

    Triste e lamentável. O juíz Hilário Garrido deixa a justiça nacional muito mal. Em condições normais, o seu chefe Silvestre Leite deveria reagir, mas todos sabemos como é que as coisas se processam, infelizmente. Seja como for, agradeço que continuem os processos. Julguem o Sr. Adelino à revelia e ele mal entrar o país…prendam-no.
    João

  39. img
    tiocego Responder

    E assim vai o noss STP. Reforma do sector da justiça urgente. Juizes envolvidos na corrupção=Julgamento e Cadeia. Advogados envolvidos na corrupção=Julgamento e cadeia.

    Vamos por o país de pé para garantirmos o desenvolvimento e preparar o futuro das gerações. Basta de promiscuidade.

    bem haja

  40. img
    COCOVADO Responder

    Adelino Isidro tem mais de 10 queixas crimes no tribual.Tudo está na gaveta.Mas o tribunal em ferias judiciais a amando do pseudo juiz Garrido consegui resolver em beneficio do criminoso um processo recente.Garrido entra assim na lista dos empregados do Adelino Isidro no tribunal, encabeçada por Frederico da Gloria e Monteiro.Adelino sempre disse: Eu mando e desmando neste tribunal,sou pai da corrupção do sistema.Isto está demostrado.
    Adelino disse que regressará quando o Posser voltar a liderar o MLSTP e o MLSTP voltar ao poder.Alias o arquitecto de tudo isso é Posser da Costa.
    Podem estar de certo que Adelino Isidro regressará a S.Tome com uma perna cortada e diretamente para cadeia central.Ele apenas foi tratar de trazeiro que foi maltratado na cadeia o que dificulta-lhe a defecar.

  41. img
    Indignada Responder

    Só em S. Tomé e Príncipe o corrupto juiz Garrido continua a exercer a actividade (todos sabem que próprio propõe aos arguidos a compra de uma decisão judicial. Mas mantêm-se no lugar porque dá jeito a muita gente. Admiro-me o Téla Nón lhe reservar um espaço para as suas dissertações. Eu nunca li uma linha do que ele tenha escrito porque não suporto a hipocrisia dele.
    O país nunca vai para a frente com uma classe política e com uma justiça assim corruptas. Acho que já é tempo de terem vergonha.

  42. img
    ôssobó Responder

    Caros compatriotas.

    Perante o facto presente, estamos a ver o que é a justiça santomense.

    eu tenho a certeza que nunca mais este país terá uma justiça de acordo com a lei, se mativermos esses corruptos. O juiz Garido nao tem outra coisa, se nao demitir-se do cargo de Juiz da primeira instancia,ele matou o trabalho de Ministério Público, que trabalha durante horas para investigar o crime feito por Adelino Izidro. Eticamente, moralmente ele ja nao tem condição para administrar a justiça em nome do povo. ele administra em nome do seu Polso . quem sabe se ele nao recebeu um valor em troca? alquem podera dizer-me. ainda bem que fradique tirou ele do cargo de Juiz conselhero de Tribunal Supremo.
    Bem Haja.

  43. img
    feliçio rodrigues cabral Responder

    ?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? porque ja nao vale a pena falar

    • img
      feliçio rodrigues cabral Responder

      mas como que è possivel acotencer essas coropiçao naquela nossa ilia sehor ministro da justça a melior maneira de resolver esta maldicao é mandar um mandato de capitura para aquel satanaz ilario garido ..até quando capitararaem aquel mumie adilino izidro . mas o senhor ilario se fosse umas das tuas familias aquel maldiçuado fugia do pais?

      • img
        BRUNO DAS NEVES Responder

        Carro amigo, sera mesmo tu um falante da ligua portugesa? porque nao consegui entender o que escreveste!

        • img
          feliçio rodrigues cabral Responder

          mas o bruno sera que tu prestas t bem atensao no que leste faça mas uma revisao melheor.

          • img
            rancataco

            melhor…

        • img
          Maquengo Ferrão Responder

          Né bué né quiadó, né codó cú malé!

  44. img
    Mimi Responder

    Era bom que para além do caso Adelino Izidro se fizesse barulho e muito barulho também pelo cidadao (anónimo) que foi agredido no Príncipe trazido e hospitalizado em S. Tomé e surpreendido quando teve alta com o facto de que o seu agressor (também anónimo) nem preso estava. Além disso, foi “muito bem” acolhido na PGR. Este caso foi há semanas mostrado uma vez só na TVS e nem foi mencionado na RTP nem no Tela Non.

    Era bom também fazer-se muito e muito barulho à volta do caso mostrado há dois dias na TVS (uma vez só) da família (anónima)que está constantemente a ser ameaçada e agredida por um cidadao (anónimo) cuja queixa já foi apresentada à PN, PIC, PGR e parece nao ter importancia para que alguma atitude de proteçao seja tomada a favor da familia e contra o agressor.

    Afinal de contas, será que há dois pesos e duas medidas para o tratamento dado aos casos de agressao em S. Tomé e Príncipe? Penso que a comunicaçao social precisa de agir melhor!

    • img
      BRUNO DAS NEVES Responder

      Boa, e muito obrigado pelo facto de teres lembrado destes casos, porque agora estamos dansando o “BULAUE” do Adelino Isidro e Roberto Raposo e esses? Sera que nao sao filhos de S.Tome e Principe?

  45. img
    Mimi Responder

    Deixou o país porque as portas estavam abertas. Afinal de contas nao é a primeira vez que isto acontece! Se houvesse mais solidariedade institucional, talvez se soubesse conversar, consertar melhor as coisas do estado e evitar espetaculos deste género!

  46. img
    ôssobó Responder

    O Juiz Ilario Garido deveria o artigo 170º do codigo processual Penal de stp antes que fazer vergonha a Tribunal. diz o art que, havendo fortes indicios da pratica de um crime doloso punivel cm pena de prisão ate 3 anos, o juiz pode proibir a saida do agente do país e teterminar a apreensaõ do passaporte. apois isso ele tinha que comunicar ás autoridade da fronteira.
    obriga e bem Haja saõ tomé.

  47. img
    Olho_Vivo Responder

    Caros compatriotas,

    No meu entender, estamos perante um enorme desafio, para a justiça, o Governo e a própria Presidência da República.

    Ao longo dos últimos tempos muito se tem dito sobre o estágio da justiça, o combate a corrupção foi o lema de campanha, tanto legislativa como presidencial mas, a verdade é que até então nada se tem visto.

    Espero que algumas medidas estejam a ser tomadas no oculto, e que brevemente possamos tomar o devido conhecimento.

    De outra forma, confesso que caberá a população fazer algumas manifestações pois, o problema não é da justiça, o problema reside no sistema, nas pessoas, todas elas devidamente identificadas, com muito poder, algum recurso financeiro e, que têm mecanismos para continuar a navegar em marés de impunidade.

    Combater a corrupção, é uma tarefa de difícil implementação, entende-se mas, nada de ser-se avestruz.

    Acredito ainda que muita coisa ainda está por acontecer, enquanto isso, o coitado que suspeito de ter desviado algumas galinhas estará na cadeia, as queixas contra alguns “tubarões” os processos desaparecem, enfim, continuamos a sobreviver.

    Tudo isso terá um final, não tenhamos ilusões.

    • img
      sofrio Responder

      Este caso passou a ser um caso mediatíco, como se o primeiro caso se tratasse. Inclusíve houve caso que um dirigente actual no poder baleou um cidadão na Trindade e tudo passou por águas de bacalhau. pquê tanto alarido contra Adelino, pq ele tem realmente denunciado grandes casos de corrupção e os corruptos têm ficados impunes, outros até já compraram grande parte de S.tomé.

  48. img
    lino Responder

    Meus senhores, digam-me uma coisa:
    O que é que andam a espera para prender o senhor Garrido!?
    Se ele armou-se em esperto e mandou soltar o senhor Adelino, então, ele que fique na cadeia em seu lugar até que o Adelino volte.
    Não é aceitavél uma impetência destas.
    Muito grave.

  49. img
    lino Responder

    dizia “incompetência destas”,

  50. img
    lino Responder

    concordo com o co-cidadão que diz o seguinte:
    O juiz garido deve demitir-se imediatamente do cargo.
    “matou o trabalho do ministério público”.
    Não há desculpas para uma coisa destas.

  51. img
    João Bosco Menezes de Pinho Responder

    O PGR não tem vergonha. Continua a utilizar o manto da Procuradoria perseguir as pessoas. Não esse o seu papel. O Sr. não pode acusar o Juiz da forma como está a fazer. Deve olhar-se muito bem ao espelho e perguntar: Quem anda a extorquir dinheiro para dar facilidades nos processos no M. Publico? Quanto é que recebi no processo de Rosema? Onde Consegui dinheiro para comprar uma casa em Lisboa? O sr. já deveria estar fora do Min Publico com um processo as costas.

    • img
      Felicio Responder

      Poxa QUE CALUNIA!

      Forca PGR, não se deixa desanimar que estes tipos de comentários todos sabemos que são mentiras.
      Se fosse verdade, O SENHOR já teria processos de crimes te perseguindo, mas nao essas pessoas so sabem dar golpes baixos.
      Viva Raposo

  52. img
    Feijoada Responder

    Ossobo, o juiz pode e não deve. São dentre outros varios casos desses que os juizes alegam as suas competencias.

    Portanto garanto a todos leitores, isto vai passar em branco.

    Recorde que o juiz é parente do Adelino, porém não devia ser resposável do processo.
    Começou mal e certamente foi td mal.
    Tenho medo do Izildo ser morto pelos caboverdianos em Portugal. Tudo pode acontecer.
    Fui

  53. img
    luisó Responder

    Alguém me pode responder:
    Quando foi solto ficou com termo de identidade e residência?
    Se assim foi o passaporte devia ter sido retirado ou será que ele tem algum português?
    Mesmo assim, no aeroporto o SMF, a PN ou mesmo os funcionários da STP não sabiam quem era o senhor?
    Se calhar sabiam mas como não havia ordem de impedir o senhor de viajar…
    Mas aquando da soltura deveria ter-se comunicado a essas entidades ou não?
    Tantas perguntas sem resposta…

  54. img
    Olhar Crítico Responder

    Este é a nossas maravilhosas ilhas verdes, a terra do leve-leve, onde a justiça tem dois pesos e duas medidas, onde que tem poder pode tudo e quem não tem que se foda. O que o Adelino Izidro fez foi simplesmente usufruir do poder que tem.

  55. img
    feliçio rodrigues cabral Responder

    to atento pra over que o senhor garido ja pedio a sua dimiçao faça isso que deus te abençoa

  56. img
    voz do emigrante Responder

    Aviso ja?? se eu encontrar adelino isidro em portugal irei pagar sigano para lhe fazer a folha é ja aseguir,quem avisa amigo é,vou mandar fazer a folha

  57. img
    Vinho Puro de Batepá Responder

    Mentaliza isso uma vez por toda Justiça no nosso São Tomé e Príncipe nunca irá funcionar para os ditos Boss ai neste país que me estranha é que perante esta zaragata toda, Presidente de Supremo Tribunal, não pronuncia nada Patrice Trovoada não diz nada Pinto também não diz nada então que país temos?

    • img
      Conóbia cumé izê Responder

      A fuga do ADELINO IZIDRO pode ser BANHO!Não se pode compreender,que os Serviços, da SEF,PIC,PN,MP e os Tribunais não sabiam.Quem lhe deu passaporte para viajar? O Banho falou mais ALTO !!!…Fui

  58. img
    Luis Cabo Verde Responder

    Coitado do cidadão de origem Caboverdiano ILIDIO TAVARES MOREIRA. E A cédula profissional do agressor e “Advogado”, pode ser que ele venha a ser morte, algures em Lisboa – Damaia, Burraca ou outras localidades, por cidadãos Caboverdiano radicados nesse Pais Europeu.

  59. img
    economista Responder

    Desculpem mas eu discordo da maioria dos comentários aqui postados.
    É verdade que o Adelino é uma pessoa repugnante. Não gosto do tipo. Ele tem feito muitas maldades. E ele devia estar na cadeia porque é perigoso a sociedade. Mas no caso concreto do tal ladrão…convenhamos, senhores!
    Se Vocês passassem vosso fim-de-semana a plantar na roça como eu, e que quando vai colher só vê bananeira sem um cacho sequer de bananas, ou que tem sua criação e quando chega vésperas das festas, só vê “tripa” no chão, vocês não estariam a apoiar tanto esse ladrão. Se vocês tivessem vossa coisa que ladrão rouba, gente pega, ele dorme na cadeia um dia, no dia seguinte ele volta a rir-se na nossa cara; Esse ladrão tinha seu lote, vendeu e bebeu cacharamba com o lucro da venda, e nada que os outros têm no seu lote não pára; A profissão dele é ladrão e toda gente lá da zona sabe. Ele não precisa do pé para nada, a não ser roubar. Vocês, não deviam estar a defender tanto esse tipo ladrão, seja ele cabo-verdiano, chinês ou jamaicano.
    O que tem a raça a ver com isso? Aliás esse bandido do Adelino tem duas esposas (em pé de igualdade), sendo uma delas cabo-verdianas da roça canavial. Portanto, não é por aí.
    Vocês sabem quantas pessoas desistiram de plantar ou criar por causa dos ladrões? Vocês sabem qual é o impacto disso no nosso desenvolvimento?
    Se eu fosse cabo-verdiano, teria vergonha de defender esse ladrão, porque verdade seja dita, os cabo-verdianos em STP, são em geral muito trabalhadores. Em suma:
    1 O Adelino devia estar na cadeia? SIM
    2- O ladrão merece isso e muito mais, não merecendo nenhuma solidariedade? SIM.
    Disse!

  60. img
    navalhas Responder

    amigo António quem avisa amigo é achas que estemalfeitor do Isidro não vai ter o que merece olha que vai e se quizeres também saber com quantos paus faz uma canoa estamos prontos para dar-te uma lição da vida porque este Isidro tem que pagar e bém pago já que ele é dono da vossa terra mas bateu na porta errada

  61. img
    MÉ SOLO Responder

    Com tipo destes Juízes corruptos, por mais q se faça, os Tribunais continuarão a estar no estado que está.

    Não se combate Doenças Novas com Receitas Velhas.Por isso há muita gente que defende uma limpeza nos Tribunais e meter caras novas.

    Da forma que o Juiz Garrido defendeu-se nas camaras da TVS, fiquei com a impressão que a sua decisão de soltar o Adelino foi feita dentro das leis,também fiquei com impressão que nos Tribunais existe solidariedade e que o Juíz Garrido não teme porque não deve.

    Onde é que anda o Drº LEITE para vir a público esclarecer este triste episódio, quem cala consente.

    O quê que o PGR tem a dizer sobre o caso uam vez que o juiz Garrido disse que tem sido perseguido.

    NÃO TERÁ EXISTIDO SUBORNO EM TODA ESTA HITÓRIA?

    O JUIZ GARRIDO TERIA FACILITADO O ADELINO A CUSTO ZERO?

  62. img
    MÉ SOLO Responder

    Povo de STP não se estranhem com a fuga do Adelino Izidro.

    Quem não se recorda do tal Pinheiro que matou a filha do Pedro Bento e fugiu da cadeia e viajou e ninguém foi punido.

    Quem não se recorda de um cidadão estrangeiro que esteve preso e o seu avião tb preso e o mesmo conseguiu fugir com seu avião e ninguém foi punido.

    È o País que temos, é a Justiça que temos, são os Dirigentes que temos e as Instituições que temos.

  63. img
    emigrante Responder

    s.tome ove bem……. si eu ver adilino em frança os arrabes vao lhe fazer como um papel se taz em portugal nao vem pra frança.

    • img
      bisnerro Responder

      Sr Emigrante,ove bem
      O Adelino é caratece,treinado e praticado,
      vai pegar ele qualquer maneira vais apanhar e bem,
      Pergunta au Juiz o que passou com ele no Papa Figo,são tomé.

  64. img
    Feijoada Responder

    Amigos da terra verde.

    Recordam dos bilhões desaparecidos no tribunal(relatório do tribunal de contas)?

    Todos estão ali curtindo boa vida a solta. Manuel Vaz vem depressa e ocupa o lugar do procurador imediatamente.

    Substituição de todos os juizes do tribunal. Tempos novos….

  65. img
    TAP Responder

    Eu concordo plenamente, com o teu comentário, Economista até que em fim alguém salvou a pátria muito obrigado Economista…!!!

  66. img
    Malébobo Responder

    Enquanto não haver uma reformar geral a nivel de justiça, começando por presidente do tribunal supremo que é outro malandro, figindo que é a pessoa seria, estamos tramado, a justiça nã vai ao lado nenhum com estes grupos de corruptos como é de conhecimentos de todo povo de stp, hilário garido não pensou neste processo sozinho, digo isto com certeza absoluta, ó sr.Abel veiga, não censura o meu comentário estamos em democracia

  67. img
    HLN Responder

    Dia que um desses ou dessas elites da nossa praça tocar na minha familia, não sei não.Ja sei que a justiça não funciona e portanto alguma coisa tenho que fazer.
    O que é só saberão se acontecer, estou farto desta gente e deste país.

  68. img
    voz do emigrante Responder

    Sou caboverdiano radicado na damaia adelino izidro guera avisada estou a tua procura cuidado,ve la onde andas os caboverdianos todos estao informados vamos te pegar e vamos te fazer como fizeram o nino viera na guiné,vieste mesmo a boca do lobo

  69. img
    Joscon Responder

    Meu Caro José Castelo Branco,

    O Caso do Sr. Adelino Izidro passou da esfera judicial para um case study. O motivo que esteve na génese da prisão preventiva terminou, por isso, o Sr. juiz Hilário Garrido teve uma atitude muito positiva, neste caso, julgou o facto com imparcialidade, pois revogou a prisão preventiva e determinou a liberdade ao arguido, quando verificou que as condições previstas na lei ou quando tinham deixado de subsistir as circunstâncias que a determinaram a prisão preventiva (o artigo 174º do código – Revogação da prisão preventiva).

    Vimos que duração da prisão preventiva segundo o artigo 172º não poderá ultrapassar desde o seu início:
    a) Três meses até à conclusão da instrução preparatória,
    b) Cinco meses até à conclusão da instrução contraditória;
    c) Sete meses até ao início da audiência de julgamento;
    d) Nove meses sem que haja decisão final com trânsito em julgado.

    Esgotando este prazo, o Sr. Hilário Garrido cumpriu formalmente o seu papel, libertando o arguido e esperando que o mesmo aguarde em liberdade a instrução preparatória do seu julgamento. O facto do arguido Sr. Adelino Izidro não se encontrar presente, não anula os actos judiciais, o mesmo pode ser julgado à revelia. Sabemos de antemão que Sr. Adelino Izidro está representado pelo Sr. Aito Bonfim, portanto não vejo nada de extraordinário e tanto alarido sobre o caso. O facto de o arguido encontrar-se em viagem, não anula os actos processuais e jurídicos.

    Quem conhece Sr. Adelino Izidro, sabe de antemão que irá regressar a sua terra natal, atendendo ao facto da sua vida pública, os seus negócios e a sua social, girar em torno desta terra maravilhosa que se denomina São-tomé e Príncipe. Não prevejo a fuga deste cidadão, que aliás faz parte do quotidiano de São-tomé e Príncipe.

    Não concebo e nem tão pouco compreendo que os internautas tenham esquecido as razões que causaram este grande problema. Foi devido ao roubo de forma consecutiva (oito vezes consecutivas) e de forma despudorada que provocou a ira do Sr. Adelino Izidro. Vi muita gente a crucificar o cidadão Adelino Izidro e nem uma palavra em detrimento do ladrão. A sociedade São-tomense caminha para o absurdo e para a barbárie. Até breve

  70. img
    santomense Responder

    Finalmente, aqui esta a imagem mais recente e clara de um Pais governado por um punhado de Corruptos e Incompetentes. Sr.Pinto da Costa e o Mr. Trovoada(Junior)qual e a vossa opiniao nisso tudo?
    Com q. passaporte viajou o “criminoso fujitivo”? Alguem foi pago. Encontrem essa pessoa e facam-no confessar.

  71. img
    voz do emigrante Responder

    So mesmo em s.tomé o senhor adelino isidro ja foi a RDPAFRICA abrir o funda todo,deu ao procurardor geral cinquenta mil dolar,e o senhor procurador geral rasgou o processo? e quanto deste ao hilario garido nao diceste porque? um pais de bananas emfim so com cristo,homen deveria estar na cadeia e ja esta em portugal a ladrar na RDP AFRICA ja viram ????””””””’

  72. img
    voz do emigrante Responder

    ADELINO IZIDRO ja a ladrar na RDP-AFRICA esta manha so com cristo e ja esta a abrir o funda todo,é sa casó,so com cristo emfim

  73. img
    Põe boca não tira Responder

    Isto só mostra tipo de Justiça que temos, tipo de Juizes que temos e principalmente tipo de País que temos….. Uma vergonha….. Mas que vergonha…… Sempre ouvimos os dirigentes a falarem na reforma da Justiça, é essa a Justiça que o espera…. Mesmo assim os dirigente não sentem vergonha de colocar o País na boca de mundo com esses comportamentos iresponsáveis…… Quando que essa corrupção que existe nos tribunais que todos sabem vai acabar…… Será que é necessario cada um começar agir por sua conta para Estado saber que que fazer alguma coisa? Enfim São Tomé e Príncipe quem te viu que te vê………. Um dia esses Juizes corrupto hão de deixar esse país para o seu verdadeiro dono ” O POVO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE”

  74. img
    Cobo Ducu Responder

    Meus amigos em sao Tome e cada um por si,os ricos safam os pobres estarao sempre fodidos pois a politica e a ponte para o enriquecimento inlicito.

  75. img
    rapaz de riboque Responder

    povo com esta temos que abrir os olhos e começar a agir porque já estavisto que esta terra é só para os poderosos quem tem dinhero faz o que quer quem não tem é que pago por eles vejam só esta pouca vergonha pagar para destruir o processo que pais é este estamos a viver enganados por um bando de curuptos e ladrões até quando pergunto para quê serviu a independencia assim deixavam-nos estar como estavamos pelo menos havia ordem nesta terra por favor p’ovo acorda temos que bater os pés contra isso e deixarmos de criticas destrutivas e invejas já chega . Qualquer dia lembrea-se de começar a enforcar por tudo e por nada, embora não concorde com os ladr~es de bananas e das galinhas mas não somos nós a fazer justiça e a propria lei favorecer os autores . Se votamos e elegemos uma assembleia e um presidente da republica queremos que tomem medidas nestas coisas para bém e para a dignidade dos mesmo basta tanta curupção e ladroagem por favor senhores governantes tomem medidas porque já passou de limite para um pais tão pequeno e pobre que somos : Não queremos violência queremos paz e tudo resolvido com seriedade e resp+eito pelos sãotomenses

  76. img
    emigrante Responder

    mas jovem bisnerro olia pede o maldito adilino izidro para te pagar passagem e tu vem lhe acompanhar em potugal .depos voçe e el venhem pra frança eu rezido em frança conheço bem adilino voçes os 2 serao cortados e nao esqueçe .quando vierem diga el pra fazer mesmo como em s.tome oquei preçizo do seu teino e pratica ca em frança mas tu vem com ele. tu es um satanaz contra a vida umana.

  77. img
    cidadao Responder

    Lamento atitudes provocadoras e, menos recomendaveis.
    O Cidadao em causa, nunca deixara de ter direito a defesa pois, de certo modo o sistema judiciario Stomense necessita urgente de uma boa purificaçao; nem por isso devemos agir de forma covarde, insultando este ou aquile. deste modo so vai servir para desviar dos escenciais.O proprio sistema esta contribuindo para que haja excitaçao ao ponto da retalhaçao. Concelho: Caboverdianos e Saotomenses sao irmaos, ha muitos Saotomesnses que tambem sao Caboverdianos, por isso nao adianta ameaças. Estamos todos atentos! Espero que o Sr, A Izidro sabera dar os proximos passos sem encalacrar mais. Quem crie problemas aqui e ele exclusivamente ele.

  78. img
    helsimas Responder

    meus senhores, acho que a democracia obriga-nos a opinar, mas ensina-nos também a moderar a linguagem e a ter o cuidado com a escrita (muitos êrros na escrita)

  79. img
    frantz cassandra will Responder

    até ja imaginava o fim deste filme Stp esta mesmo no fundo do poço como disse o cantor mas é triste e feio ocha la se eu fizesse parte da familia do imputado eu vos levaria para onde acham que os pobres não chegam bande des voleur

  80. img
    GodZila Responder

    Meus caros, não há mais nada a dizer! S.tomé e Príncipe é o país das bananas! Que se demita o sr.Juíz,o presidente da República,os deputados,ministros,PGRs e afins PARA DAR LUGAR AOS NOVOS QUE SE CALHAR PODEM LUTAR PELO POVO SANTOMENSE já que os outros só querem saber dos seus bolsos ou ñ conseguem trabalhar por causa de boatos e calúnias! A solução é essa meus caros e o poder está nas mãos do povo, que se lixe esse governo das bananas porque em stp macacos já estão em extinção!

  81. img
    agência funeraria Responder

    muito bém senhor ISIDRO cá estamos ou seja estou consigo para o que for e vier caso aconteça o pior consigo também estou disponivel para a transção

  82. img
    gadhadfi Responder

    Minha gente ajuda-me a compreender o seguinte:
    Se é verdade que o Sr. PGR Raposo recebeu 50.000,00 dolar mais 20.000,00 dolar da mão do Sr. Adelino Isidro, ele certamente como advogado que é terá documentos comprovativos de tais factos.
    Estando ele na posse de provas tentaria uma acção junto do tribunal competente contra o Sr. PGR Raposo.
    Porquê é que não o fez?
    Consta que hoje ele devia ser presente ao tribunal para julgamento. Porquê que ele tendo provas foge a justiça?
    Já agora gostaria de saber o que é que Adelino Izidro anda a fazer em S. Tomé para dispor de 70.000,00 dollar, que não lhe fazem falta e dar de mão beijada ao PGR Raposo, sendo ele um homem que tem 2 mulheres oficiais e outras concubinas que ele sustenta?
    Aguardo resposta.

  83. img
    E.Santos Responder

    hehehe,deviamos apresentar queixa no tribunal internacional contra as autoridades sao-tomenses.
    É uma vergonha….mais palavras para quê.

  84. img
    Lódoma Responder

    Depois de escutar as palavras do Sr. Adelino Isidro tenho a dizer que ele é um dos maiores corruptos. Ora vejamos porquê que ele não denunciou o PGR antes só agora? Um animal ferido ataca tudo que esta em volta. Se o Sr. advogado tem certeza que não cúmplice porquê que fugiu justiça e depois vem a RTP África mandar boca? Porquê que não esperou pelo julgamento? Como advogado sabe muito bem tamanho erro que cometeu, Sr. PGR deve fazer mandato de captura internacional contra este que diz é advogado famoso Adelino Isidro, prender esse malandro, um mandato de captura contra esse malvado ele veio esconder em Portugal, por outro lado onde ele viu tanto dinheiro para dar a PGR? Esse dinheiro é da corrupção,. Adelino Isidro cá em Portugal não a lugar para trabalhares como advogado, porque lugares advogado corrupto esquece, fugiste do julgamento do crime cometido? O vais mandar o teu capanga para balear outro, se fugiste a justiça do homem não fugiras de Deus e que ele o Deus ira ter mão pesada contra si. Adja vida cú saôdje.

  85. img
    fulu do cû Responder

    a coisa esta a ficar preta sera que os caboverdianos vão mesmo sumir o homem ou só blef mas ha um ditado antigo não a fumo sem fogo no meio de tanta conversa quem sabe se vai haver mesmo um maluco quem avisa amigo é Isidro toma cuidado a vida é muito linda ou até pode ficar sem uma perna depois nem a pé nem a cavalo quem voa muito alto quando cai a queda é maior e magoa mais estas a voar muito alto cuidado com a queda este mundo não é dos homens estamos cá de passagem vamos e tudo fica, foste sempre mau mesmo com a tua mãe eras mau até pedradas davas na velhovota cuidado porque a praga da mãe doi muito que ponhas mão na consiência e mudas de feitio um abraço que Deus te perdoi pelas tuas maldades

  86. img
    PETER Responder

    Epa sabem!!! o Adelino Izidro nao fuziu de sao tome, so fui reposar um pouco, sabem que depois de um “cuzu” melhor prisao a pessoa ten a tendencia de um bom repouso, o homen fou repousar um pouca depois volta a terra

  87. img
    emigrante Responder

    mas de onde apareçeu aquel satanas que esta a criar grande pulverizaçao em em nossa terra linda .um peiche quando é podre nao podemos ajuntar com outro que é bom temos que queimar ou deitar fora adilino é peiche podre esta a cheirar mal .ele vai contraminar todos outros peiche.

  88. img
    blek Responder

    coitadinho tem que ter um repouso e o pobre senhor que ficou sem a perna por ter ido tirar duas pinhas de banana para matar a fome : Nós não sabemos ser solidários uns para com os outros: È tudo para os que teem os que não teem que se lixe. Ele com essa mentalização tem que acabar com todos os morcegos e passaros que comem as bananas

  89. img
    Helves Santola Responder

    “Isso leva-nos a concluir que é preciso uma profunda reflexão sobre o sistema de justiça que temos”. Só isso é que mostra que não existe justiça no país???

  90. img
    bisnerro Responder

    também partilharam uma ligação.

    Entrevista de Adelino Izidro em Lisboa
    http://www.youtube.com

    • img
      luisó Responder

      Acabei de ouvir a entrevista do Adelino Izidro.
      Realmente se tinha algumas dúvidas fiquei sem elas. A ser verdade o que ouvi KIDALAEÓ
      Enfim…

  91. img
    curandeiro mor Responder

    eu nao sei onde stp vai parar cm tanta desordem, o acusado por sua vez tbm acusa o outro de estorçao hahahaha… essa é boa STP tornou-se no palco de stand up comedy, vence o melhor , eu tou aki pra me divertir , por favor n parem “vamos até ao fundo senhoeres venais ” nao será um martelinho na mesa ke nos vai parar mt menos uma mulher vestida de preto cuma bíblia na mão .Prefiro ficar por aki , até o proximo chow!

  92. img
    credo Responder

    Nada disso que os que apoião o sr adilino Izirdo justifica o que ele fez quem tem o direito de mandar da tiro em um ser humano seja ele, Sr Adilino Izirdo, Patricio Trovada, Sr Presidente da Republica,Presidente da Assembleia ou um de nós se for provado tem que pagar por aquilo que fez mais nada o resto é treta e que nada disso vai pagar a perna que o cidadão perdeu que fique bem claro …..

    • img
      luisó Responder

      completamente de acordo contigo irmão.
      só estava a referir-me aos outros factos de que ele afirma na entrevista e sobre os meandros da justiça no País e nas relações entre a politica, a justiça e o dinheiro.

  93. img
    rapaz de riboque Responder

    meus senhores ouvi a entrevista do senhor Isidro qual proferiu declarações muito graves contra o senhor procurador geral da republica acusando-o de vários crimes de curupção activa suborno e abuso do poder.O senhor presidente da república como o mais alto representante da nação, deve tomar medidas severas e mandar averiguar este caso. Assim como mandar investigar a furtuna do senhor doutor Isidro, porque é muito estranho num pais como nosso tão pobre haver pessoas a falar em milhares dolares como ele falou que deu ao procurador para se desfazer de vários processos que tinha pendente no tribunal. Será que o senhor Doutor Isidro acertou no Euromilhões ? para ter tanto dinheiro? se for dinheiro ganho honestamente até fico contentente pela sua dignidade e sacrifico em saber arecardar. Então sendo doutor Isidro com tanto dinheiro porque que não manda o pobre caboverdiano que ficou sem a perna por uma prótese no estrangeiro, e aranjar uma modesta casinha para o mesmo e dar-lhe uma pequena mesada por mês . Assim limpava a sua ma imagem perante o mundo pois sabemos que erar é humano mas podemos arepender e pagar o mal com o bém . Por favor faça isso ao caboverdiano para que o mesmo peça a Deus para lhe livrar das mas linguas. Um abraço rapidas melhoras e que o tratamento que esta a fazer em Portugal lhe faça mudar alguma coisa de mau que tem em si desde pequeno, embora burro velho não aprenda nada .

    • img
      empreiteiro Responder

      rapaz de Riboque, aquilo que o Dr. Adelino Isidro fez ñ é correcto, mais o que ladrão em S.T.P esta a fazer ñ se aguenta,eu por ex:sou caboverdiano de origem,tenho um lote na empresa uba budo acreditas que trabalho com muito esforço pra ter cacau banana etc acreditas que ladrão ñ me deixa colher nd, eu digo sempre, a população santomense agora deu uma de defender o ladrão no dia em que eu apanhar um ladrão no meu lote,
      vou mais longe que o sr adelino isidro dou tiro na cabeça acabo com raça dele, depois vou sentar na cadeia o resto da minha vida, pelo que sei, ele ñ mandou dar tiro por ser cidadão caboverdiano,e o guarda que deu tiro é um cidadão caboverdiano dizem que ele ñ aguentava mais o homezinho rouba-lhe sempre, td tem limite, e não era 2 pinhas de banana eram dois sacos de banana , ele roubou 8 vezes cabra carneiro porco td que lhe passava afrente ele roubava quem é que aguenta,ladrao que é ladrao ñ importa ,ser forro tonga angolar ou cabovede, é ladrão eu vos digo a embaixada caboverdiana mandou bocas,este não é o 1 causo com cidadão caboverdinomsm aqui em ubabudo os franceses mandaram dar tiro a queima roupa a um cidadão caboverdiano de nome nando o coitado ficou sem a perna a irma de nome minga subiu tribunal nd foi feito a embaixada caboverdiana ñ fez nada,a uma senhora caboverdiana em S.T.P cortaram o braço ninguem fez nd, eu sou testemunha de muitos idosos caboverdiano que passam dificuldade passam fome a embaixada caboverdiana ñ faz nada, a embaixada da alguns idosos 450.000.000 mil dobras equivalente a 17 euros mais ou menos 3 em 3 meses uma casa q tiver um casal se dão marido ñ dão esposa, essa medida sim o governo caboberdiano deveria tomar, em vez de apoiar o cidadão Ilidio ele como muitos filhos caboverdianos receberam lote em vez de trabalhar venderam roça agora roubam na roça dos outros, os pais velhotes trabalhão os seus lotes para sobreviverem vem os filhos roubar e se o pai falar batem humilham. desculpam-me sou descendente caboverdiano mais o que vejo os filhos a fazerem os seus pais caboverdianos, ñ concordo, é aqui que peço governo caboverdiano para tomar medida com os idosos e ñ com o ladrão, aqui os descendente caboverdiano somos muitos mais poucos que trabalham, fui a caboverde de ferias eles me humilharam-me por ter nascido em S.Tome chamaram de nome mandjaco de S.Tomé, agora estão solidarios com caboverdiano ladrão, com tanto caço bode que tenhem em caboverde, fui, ei de voltar paraenviar outras msgm.

  94. img
    conquistador Responder

    empreiteiro tu também deves ser tipo senhor Isidro porque nada justifica tirar algum membro a alguém só se a lei ai facilita aos ricos porque senão apresenta queixa e o ladrão sera punido conforme o codigo penal neste caso os politicos stomenses nenhum tiha braços e pernas

  95. img
    emigrante Responder

    hora bem . senhor empreiteiro tens rezao é duro trabaliar agricultura em s.tome sei porque meu pai é agricultor no prinçipe to ka em frança sei oque é isso . mas pra que egiste justiça tu sabes que a justiça em s.tome nao fonçiona pra os ricos mas pra os bobres fonciona .nao vale a pena fazer justiça com as tuas mao ale que vas ver como se foçiona a nossa justiça .mas a verdade porque taz a menter nao es caboverdiano nao defamas os caboverdianos nao faças isso é un pecado énorme ….refliche antes de menter.

    • img
      empreiteiro Responder

      emigrante em frança desculpa-me mais justiça santomense ñ funciona, repito quantas vezes que poder se pegar ladrão no meu lote dou tiro na cabeça, foi o que guarda do Jõao Gomes fez ladrão foi roubar na roça do patrão, ele deu tiro a queima roupa, foi a cadeia 3 dias saiU por legitima defesa, niguem comentou sobre isso Olha sou descendente caboverdiano, tenho familia em frança nice portugal holanda, falo do governo caboverdiano pork só tenhem garganta disseram que iam aumentar os idosos para 1.000.000,00 de dobra e nada, tenho certeza absoluta, que es emigrante caboverdiano e não envias um tostão aos teus pais, então é melhor calar a boca. dizem q o dr adelino isidro tem aTÉ UMA ESPOSA CABOVERDIANA, TEM FILHOS DESCENDENTE DE CABOVERDE COMO É QUE ELE IA FAZER MAL A UM CABOVERDIANO SE ELE TEM FILHOS CABOVERDIANOS. O GUARDA DEU TIRO CALHOU NUM CABOVERDIANO.

Deixe um comentario

*