Juiz que liderou o “caso Rosema” promete revelações escandalosas que podem abalar de vez o edifício judicial são-tomense

Suspenso das suas funções por decisão do Conselho Superior dos Magistrados Judiciais, Augerio Amado Vaz, exige que o inquérito anunciado pelo auto governo da magistratura judicial, se realize rapidamente e que o resultado seja levado ao público. O Juiz diz que aguarda a conclusão do inquérito para fazer revelações escandalosas em torno da venda da Cervejeira Rosema.

A história me absolverá

É com profunda dor e consternação que tomei conhecimento, por meios de comunicação nacional e internacional, de que o Conselho Superior da Magistratura judicial mandou instaurar um inquérito ao Juiz Augerio dos Santos Amado Vaz, filho de António do Rosario Amado Vaz e de Maria Luisa dos Santos AmadoVaz, natural de Conceição- S.Tome e residente actualmente em parte incerta por motivos de segurança, com alguns considerandos visivelmente atentatórios contra a honra, bom nome e dignidade que qualquer cidadão merece e como medida cautelar decidiu suspender o referido magistrado das suas funções, seguido de  um outro despacho do  “Supremo Tribunal de Justiça”, a margem de qualquer processo, anteriormente já proferido por via telefónica, a fazer fé nas declarações proferidas pelo Administrador e Fiél Depositário da Cervejeira Rosema, nomeado pelo Tribunal Regional de Lembá e que ainda não prestou contas ao referido Tribunal, como consta no Jornal Kê Kuá na pag 4 de sábado 24 de Março de 2012, e  que dava como nula e sem efeito  o despacho do referido Juiz, sem que tenha dado entrada qualquer recurso.

Ambas decisões foram lidas pela Dra Kina Bragança, secretária do Conselho Superior Judiciário, e que para qualquer entendido na matéria é no mínimo estranho que a referida Dra, possa vir em primeira mão,  tornar publico na impressa nacional e estrangeira, um despacho do” Supremo Tribunal de Justiça”  quando a mesma não é funcionária desta “instituição”.

Relativamente a instauração do Inquérito que julgo ser de natureza secreta, alias, se por força do artigo139º do  (Estatuto da Função Pública) o processo disciplinar o é, a sua divulgação na comunicação Social, teve como objectivo principal atingir de forma vil e grosseira a honra, a dignidade e o bom nome do Juiz que fora usurpado das suas funções pelo Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e por inerência de funções Presidente do Conselho.

Seguramente o Senhor Silvestre Leite, que devia por questões de ética,  declarar – se impedido nesta matéria por razões acima anunciadas induziu aos demais membros do Conselho em erro, inclusive gente cliente da Rosema, a tomar tal decisão em clara prestação de serviço a uma das partes, coadjuvado pelo Senhor Roberto Raposo.

Não irei entrar nestes pormenores até a conclusão do Inquérito que rogo que seja dentro do Prazo a contar da data da sua publicidade nos meios de comunicação social e que não seja como os três outros inquéritos e processos disciplinares que me foram instaurados e que até a presente data não fora concluídos, todos com excepção do penúltimo, tinha como instrutor o Senhor Silvestre Leite e aquele que fora intentado pelo Dr.Guilherme Posser da Costa contra o Juiz Augério Amado Vaz, o Senhor Silvestre Leite na veste de Presidente do Conselho Superior Judiciário deixou prescrever para depois vir apresentar ao Conselho.

Em defesa da minha honra, acuso publicamente o senhor Silvestre Leite de faltar a verdade compulsivamente, por quanto o mesmo sabe que o único processo referente a JAR e a Cervejeira Rosema que esteve em acórdão,  despachos, acórdão e mais acórdão no Supremo Tribunal de Justiça é o Processo declarativo de Revisão de Sentença estrangeira, que nada tem a ver com o Processo Executivo 2/2009 que corre os seus termos no Tribunal Regional de Lembá, pois, o referido processo só poderia ficar concluído com a graduação do crédito e o pagamentos ao credor Principal, honorários do Advogado,  o credito reclamado pelas Finanças e o remanescente devolvido ao Executado, perguntem ao Dr.Afonso Varela se o Tribunal Regional de Lembá lhe emitiu algum cheque.

É  ponto assente que nunca o referido processo foi alvo de qualquer recurso, apenas a revelia do Juiz de Lembá e do respectivo Procurador, Doutor Correia, foi por diversas vezes ao Supremo Tribunal de Justiça para o rateio das custas que originou o escândalo dos tais vinte tal Bilhões de Dobras. Podem perguntar os Senhores Doutores Guilherme Posser da Costa,  o Senhor Dr. Afonso Varela, e Sr Dr. Pascoal Daio, os demais Senhores Juízes Conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça.

Os mesmos poderão confirmar que se trata de dois processos de natureza diferentes e que correm e correram os seus tramites em Tribunais diferentes.

Esta é a verdade factual e que após a conclusão do inquérito, que desde já autorizo que  seja público,  novos factos virão a praça publica.

Mui, atenciosamente;

Augerio dos Santos Amado Vaz

  1. img
    h silva Responder

    Este ai nem sabe pra que lado joga…conhecia-o uns dos manda chuvas dos irmaos monteiro,Por uma birra do menino agora ja joga do outro lado…Axo k pra ser Juiz esse ai nao serve…tens coisas k nao e compativel a essa funcao.Deve muitos favores a esses meninos da nossa cidade e por isso da sempre nessas cenas.Quando recebes chupetas estas desse lado e quando nao recebes ja fazes birras.Por isso acho bem estares suspenso e nunca mais voltar a esse cargo.Desculpe la mas ainda tem outros teus colegas que deveriam sofrer a mesma consequencia…que tal abrir um escritorio de advogacia?ainda encontras uma duzia de clientes.fui

    • img
      Calibre-12 Responder

      Sr. Augério Amado Vaz, residente em parte incerta(?)!
      Caro amigo.
      Se tens revelações à fazer e se elas são escandalosas, porque não as fez antes.
      Se vier a fazê-las mesmo, se não for “bleff”, e espera-se que as faça, nessa altura até o senhor proprio deverá ser grampiado.
      Se o Senhor é de facto um juiz de direito, se tens informações comprometedoras contra pessoas ou contra instituições e as guardou para tentar usar como represália, então o senhor é cumplice por um lado e por outro pode ser considerado como um chantagista barrato.
      Olha caro amigo, o melhor é tirar da sua casa um gato-caçador de ratos e colocar um rato-castanho, assim do tipo que não caça Raposos, digo, raposas!

      • img
        suzuki 125 Responder

        é melho tares calado! se calhar és da laia do GEGE. vc de ser um dos ninos.

      • img
        suzuki 125 Responder

        oh calibre 12.

    • img
      quemsabe Responder

      JUIS AUGERIO… fala juiz augerio. sei que tens muita coisa a dizer sobre a cervejaria rosema.. como deus nao dorme tudo esta a vir a tona. tudo isso é praga daquilo que voce mais presidente do supremo tribunal SILVESTRE LEITE, procurador geral ALBERTO RAPOSO E AFONSO VARELA outrora advogado dos IRMÂOS MOMTEIRO fizeram com advogados da contraparte ADELINO IZIDRO E POSSER DA COSTA. voces mancomunaram, ajuntaram e dividiram entre vos todo os bilhoes do processo anterior que eles ganharam ligado a rozema…e ainda por cima o procurador anda perseguir dr. adelino mas como deus nao dorme, um dia o barco vai afundar e todos voces irao com ele a pique. aqui é mundo

      • img
        Coladura Responder

        Compatriota Quem Sabe,

        No seu Texto que abaixo passo a transcrever, estão identificados os principais cúmplices das enfermidades do sistema judiciária, será que que quem de direito no seu pleno exercício de funções não se sente capaz de sanear essa situação e só limita a assistir impávido e sereno toda essa novela?
        “ JUIS AUGERIO… fala juiz Augério. sei que tens muita coisa a dizer sobre a cervejaria rosema.. como deus não dorme tudo esta a vir a tona. Tudo isso é praga daquilo que você mais presidente do supremo tribunal SILVESTRE LEITE, procurador geral ALBERTO RAPOSO E AFONSO VARELA outrora advogado dos IRMÂOS MOMTEIRO fizeram com advogados da contraparte ADELINO IZIDRO E POSSER DA COSTA”.

        Francamente, só em STP.

        Porque para esse tipo de novela, impõe-se credibilidade da justiça.

        Nos Países onde existem autoridade e o poder hierárquico devidamente organizado, alguns desses nomes que ainda ocupam altos cargos judiciais, deviam ser alvos de inquérito, em consequência, suspensos no exercício das suas funções até ao resultado final.

        Doa a quem doer…

  2. img
    luisó Responder

    Fico, como toda a gente, a aguardar impacientemente essas revelações, ditas escandalosas, e talvez desta vez se descubra os meandros e os caminhos da justiça em STP de que todos falam mas ninguém (aqueles que sabem)tem a coragem de por a boca no microfone.
    Força sr. Juiz…

  3. img
    Mina Piquina Responder

    Isto está pior do que a Guiné Bissau. Sempre a subir. Fui

  4. img
    ag Responder

    Se cerveja de Melo está deixar tanta gente assim se houver petroleo, vai ser desgraça, só com Cristo.

    • img
      Sempre a subir Responder

      Se houver petróleo não, há petróleo. Só que de facto o povo tem que abrir os olhos exigir transparência e pedir sempre informações para estar bem a par. Senão será uma confusão sem precedentes.

  5. img
    Original Responder

    Em S.Tomé e Príncipe,nada mais me assusta porque tudo isto faz parte do dia a dia,lamentávelmente.

  6. img
    Valentim Cravid Responder

    Poxa, esta Guiné Bissau está cada vez pior. Esperem aí, errado, isto passou-se em São Tomé, e estamos no ano de 2012, incrível!!!

    • img
      Paracetamol 500mg Responder

      Serve para todos que compararam STP com Guiné-Bissau.
      Quem faz isso, não é patriota. E mais, não segue com atenção as noticias lusófonas, nem tem conhecimento de causa. Se a tem, não sabe contextualizar nem diferenciar as causas que deram origem aos acontecimentos.
      Guiné-bissau é um País com muita peripécias e razões históricas calcadas no seu quotidiano, sociedade, coisas que não se verifica em stp. Existências de tribos ou comunidades com laços de sangue propios – Mandjacu, balantas,entre outras, são vingativos, e há muitos ex combatentes nas suas forças armadas. Pior não sabem ler nem escrever.
      Em stp, é a corrupção galopante que afecta a sociedade, pior porque afecta a instituição basilar da sociedade.
      Coisas distintas.
      Lê para entender, compreender e apreender., para depois comentar. Se não percebeu, por favor lê novamente.

  7. img
    rapaz de riboque Responder

    só mesmo nesta terra jánão há ninguém serio nesta bendita nação tudo ladrão e o povinho andam de olhos tapados rua com esses ladrões ainda veem aqui crticar e dar lições ladrões entreguem o pais a um pais de gente comptente

  8. img
    JOSE CARLOS Responder

    Como são-tomense, expresso a minha ira;

    1. Estamos “fodidos” com esse Governo

    2. Estamos “fodidos” com esse Tribunal de Corruptos

    3. Estamos “fodidos” com esse Presidente que vê tudo pacivamente

    4. Espero que os são-tomenses não se esqueçam e votem nesses individuos quando vierem as eleições

  9. img
    Nós Responder

    O nosso sistema Judicial é uma Rede de “Inconpetentes”.

  10. img
    Voz da Razão Responder

    Por mais escandalosas que forem as suas declarações Sr. Meretíssimo, cairá sempre nas “águas de bacalhau”, digo “águas de voador salgado”…

  11. img
    Valuma Responder

    Deus nos acuda!!!!!

  12. img
    Leopaldo Responder

    O Sr Augerio Amado Vaz não tem carácter nem perfil para ser juiz…. É desordeiro desonesto, corrupto e pedofolo…sem ética nenhuma, onde só envergonha o bom nome da família…A decisão do supremo Tribunal foi a melhor ….As coisas têm que começar a mudar nesse País… e temos que deixar de brincadeiras….e mandar para casa quem não quer trabalhar…

  13. img
    gostoso Responder

    É sempre bom trazer mais revelações. O povo precisa saber? Mas o tribunal não funciona.Quem vai julgar quem? Vou esperar pacientemente!

    • img
      com verdade Responder

      porque só agora o senhor trazer essas revelações??? pelo que sei o senhor ao menos fui juíz né? e os juizes ñ podem estar a margem das infracções… AXO!

  14. img
    jamaicano Responder

    Que raio de situação! Sempre mesma festa.
    S.Tomé e Principe com ladrões de boa vida e o coitado daquele pequeno ladrão que rouba para ajudar a si e a sua familia em bens alimentares que é punido ceveramente.País com governo mas desgovernado,com presidente não actua e arogante a justiça só tem corruptos,ladrões e cheios de luxo….TUDO QUE NÃO VELEM PC.

  15. img
    eduardo Responder

    Sr. Jose Carlos

    Esse seu vocabulario nao eh proprio para utilizar nesta pagina. Reserve-o lah para casa.

  16. img
    eduardo Responder

    acho que eh hora de colocar tudo em “pratos limpos”. Venham essas revelacoes.Espero sinceramente,que NAO aceite quaiquer pressoes e siga em frente uma vez que jah deram cabo de si. Mas nao desespere. O mundo dah muita volta e voce eh muito jovem.

  17. img
    gualter almeida Responder

    realmente é uma vergonha o que se esta a passar neste pais onde vivemos rodeados de curuptos de bandidos de pedófilos ladrões para não dizer mais.Pergunto quando é que isto vai ter fim parece que nunca vai chegar o dia enquanto o povo não abrir os olhos e banir todo lixo humano nos cargos que ocupam e investigarem tudo e todos poderosos desta terra e serem julgados e punidos severamente assim os que ocupavam os cargos tinham cuidado nas asneiras que possam cometer, e terrem cuidado em colocar os amigos nos cargos que não devem ocupar , caso o professor LÙCIO AMADO pergunto este homem tem qualidades para estar a dar aulas? Credo só para quem é igual a ele é que lhe da aceitação um homem que fugiu de portugal depois de fazer merdas la anda cá só na bruxaria a prejudicar a vida de uns e outros conflituoso complexado meu deus é o pais que temos

  18. img
    keblancana Responder

    Pelos vistos, lamentavelmente prefiro dizer k a Guiné Bissau está melhor k STP. Em STP todos sabem de tudo, desde o PR até ao “Juve”. Mas tudo se passa sob uma HIPOCRESIA LASTIMAVEL.Tudo se passa debaixo do tapete, fingindo k não sabem de nada. Ninguém tem responsabilidades neste País. O Compadrio instalado é de tal forma, que NINGUÉM TEM A CORAGEM DE ACUSAR SEJA LÁ QUEM FOR.Enfim…. Continuamos a fazer de conta k estamos a construir País, mas tudo não passa de uma tremenda farsa e hipocresia. Todos sabem de todos esses escandalos, mas fazer o quê? Maioria tem telhados de vidros, por isso, continuam a fazer de conta….São eles escolhidos pela dita Democracia, somos República Democratica, daí a legitimidade deles continuarem a Governar. Quem sou eu para criticar, se é o Povo que os elege… DAí k prefiro a Guiné Bissau. Está mal, tomam atitude, vai levar algum tempo a recuperar, mas pelo menos aponta-se o dedo aos responsaveis. Viva GB

  19. img
    Pinderko Responder

    isso vae dar em nada,é o resultado de somos todos primos!

  20. img
    DOSsantos Responder

    Nada abala este edificio ou seja informacoes em SAO TOME nao sao sensiveis ,se o que Adelino Izidro contou acerca do Roberto RAPOSO e nada foi tomado em consideracao por isso nao havera novidades mas sim palhacadas.

  21. img
    The Politics Responder

    Tem sido sempre assim. Há muitos bandidos, desgraçados, preguiçoso em S.Tomé. Não querem trabalhar só ficam nessa boa vida, a espera que algum bussiness para dar o golpe e fazer milhores (milhares de dolares) e quando acaba busca outro. Por isso o pais esta como esta por culpa desses bandidos. Começando pelos diputados e termina como os juizes e membros fa função publica.
    O pais esta completamente fora la leia.

  22. img
    Blogonón Paiva Responder

    O caldo vai entornar. Gege Amado Vaz, já começou a meter a boca no trombone, vá ao passante e avenida, terão toda informação dos movimentos financeiros que envolveram altas figuras do Pais.
    A Novela Rosema ainda tem muito para contar.
    Força Gege, seja corajoso explica tudo, o Povo precisar saber, onde é que surgiu os dinheiros para construírem grandes casas no Campo de Milho, Vila Maria e outras novas Urbanizaces. Os novos jeeps, que circulam na nossa cidade. Viagem para Lisboa e compra de apartamento, para as namoradas em Portugal. Muita corrupção com muita promiscuidade a volta. Pinto manda o Patrice para casa com urgência .

  23. img
    INCOMODADE COM ISTO Responder

    Nada eu não ecredito que o Juiz Augério tem algum boló para saltar solfão, alias se o tivesse ja teria lançado ha muiuto tempo.

  24. img
    Frank Responder

    « Doutor Correia,… Senhores Doutores Guilherme Posser da Costa….
    Senhor Dr. Afonso Varela, e Sr Dr. Pascoal Daio, »

    Deve ter sido engano! De certeza que quem não é, passou a sê-lo. A pessoa que se presumia ter, acabou perdendo. O acordo ortográfico não surgiu com o objetivo de conceder títulos académicos aos que não têm.

  25. img
    Piter P Responder

    Man Jecas!!! Man Jecas!! fica calmo compadre, foste pra tuga e umaste a toda massa agora queres organizar outra massa!!Granda Mafioso Man Jecas, eu ja sabia que estavas a planear mais um xicolocolo das esferras Mano!!nunca olvidaste del truquis? ManJecas.
    A bofia vai te abater Puto!!
    sou sempre o teu Avilu.

  26. img
    Ôssôbô Responder

    O que é que esse povo deveu para ser envergonhado desta maneira devido as hipogresias, sinismo, malandrices, aldrabisses desses pseudo-políticos?

  27. img
    C & C Responder

    É sá cada quá.Deveriamos levar abaixo todo esse estado de direito democratico e levantar o outro. Nem esse Presidente que ainda não soprou nenhum apito, nem esse governo parvo de Patrice, Varela e Oscar, essa assembleia de burladores e esse tribunal que produz leite anémico,deveriamos meter bomba nisso e recomeçar tudo de novo.

  28. img
    Francisco Castanheira Responder

    Todos comem juntos, mas, quando da errado. E PROBLEMA. Eu apoio a comissao internacional de inquerito.
    Forca Pinto da Costa

  29. img
    Neto de s. segunda Responder

    Coitado do Pinto da COsta que ainda foi meter cabeça
    nesta lama

  30. img
    dos RAMOS LIMA Responder

    Isto é atitude de um homem sem classe e desonesto, se sabe de algo, que fale agora ou se cale para sempre. Foi sempre cego para diversas falcatruas e agora vem com joguinho sujo. Deixa de tretas, aja como homem , fale agora ou se cale para sempre. BANDO DE LARAPIOS E USURPADORES.

    Os jovens santomenses é que têm q deixar de ser tão medrosos e vos colocarem pra correr ou cadeia a revelia ou se n outro destino, se n estragar jamais concerta

  31. img
    Mina Tela Responder

    Merda mtooo
    Ora vejamos vc um juiz sabendo ou tendo informacoes quente como essa pork k n disseste antes? estas a prometer dizer agora pork?… Vc fica n rua aranja outro taxo… fui..

  32. img
    Fijaltao Responder

    Sinceramente, eu não entendo a classe académica deste país! Se vendem por ninharias, maltratam-se publicamente quando há benéfices ao meio… Pergunto eu, aliás; alguém já fez a mesma pergunta! Por uma fabriqueta de cervejas, o senhor angolano meteu-vos todos em barulho e uns contra os outros! Quando chegar a era do petróleo, os nossos académicos vão se matar muito prematuramente antes do usufruto do primeiro litro ou toneladas de crude! Por isso, convém o governo formar mais homens e mulheres porque vai haver muita morte!

  33. img
    Zé Maroto e Grão de Milho Responder

    Ao danificarmos o carácter de outro, estamos danificar o nosso próprio carácter….

  34. img
    VIOGO Responder

    Ninguém tá reparar no que é mais greve nisso, alem de bandidagem que envolve muita gente da justilça, M.P.. Há no mundo Presidente de Supremo T.J. que acaba com processos por despacho pessoal dele!? Ele jurisdicionalmente tem a mesma competência de qualquer outro juiz conselheiro; são primos inter pares. Um despacho do PSTJ nunca por existir. É de todo inexistente. E é crime de prevaricação. Só em STP. Procurem saber qual o grau de envolvimnto do PGR nisso tudo. Se Augero falar “ADEUA CONGO”. Acho que vão calar-lhe a boca. O inqueritro é bluff.

  35. img
    Sun Dótxi Béngue Lólaê Responder

    Deus deverá escrever certo nas linhas tortas.Quando se diz aqui se deve aqui se vai pagar, pensamos que é mentira.
    Quem podemos acreditar mais neste país? cada faz do poder a sua casa. Vejamos o que senhor raposo faz na procuradoria, depois vem falar da reforma judicial, o que esteve esse tempo a fazer ai? E O Leite, esse sempre irá ser o que habituamos a ver, sem pulso leve leve ou bem devagarinho e o tempo está a passar, vai a reforma com boa reforma, esse é o país. Minha gente quem fala deste juízinho de Lembá fala de muitos outros. Este é o País que temos. Para onde vamos com esta estrutura judicial corrupta?!Sabes?
    Só sei que vou terminar mas uma coisa é certa, só jurista não desenvolve esse país, bem como economistas, políticos, mas sim de todos os nós.
    São Tomé é de todos os nós

  36. img
    Zeca-diabo Responder

    ”’ ISTO ESTA A FERVER…”’

  37. img
    Coladura Responder

    Caros Santomenses,
    Que espécie de espectáculo está-se a assistir neste nosso Pais?

    Será que em STP transformaram instituição por excelência, como é Tribunal, em casa de diversão, isto é, casa de palhaçada?

    Para não influenciar o resultado do inquérito em curso, até faz sentido o Juiz Augério abster-se em revelar mais pormenores.

    Mas ele deixou bem claro no texto que abaixo passo a transcrever a matéria e os nomes, daí que para apuramento da verdade, impõe-se que os indicados nomes sejam ouvidos com vista no esclarecimento e confirmação dos factos:

    TRANSCRIÇÃO
    »Relativamente a instauração do Inquérito que julgo ser de natureza secreta, alias, se por força do artigo139º do (Estatuto da Função Pública) o processo disciplinar o é, a sua divulgação na comunicação Social, teve como objectivo principal atingir de forma vil e grosseira a honra, a dignidade e o bom nome do Juiz que fora usurpado das suas funções pelo Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e por inerência de funções Presidente do Conselho.

    » Senhores que devem ser ouvidos Seguramente o Senhor Silvestre Leite, que devia por questões de ética, declarar – se impedido nesta matéria por razões acima anunciadas induziu aos demais membros do Conselho em erro, inclusive gente cliente da Rosema, a tomar tal decisão em clara prestação de serviço a uma das partes, coadjuvado pelo Senhor Roberto Raposo.
    Não irei entrar nestes pormenores até a conclusão do Inquérito que rogo que seja dentro do Prazo a contar da data da sua publicidade nos meios de comunicação social e que não seja como os três outros inquéritos e processos disciplinares que me foram instaurados e que até a presente data não fora concluídos, todos com excepção do penúltimo, tinha como instrutor o Senhor Silvestre Leite e aquele que fora intentado pelo Dr. Guilherme Pósser da Costa contra o Juiz Augério Amado Vaz, o Senhor Silvestre Leite na veste de Presidente do Conselho Superior Judiciário deixou prescrever para depois vir apresentar ao Conselho.
    Em defesa da minha honra, acuso publicamente o senhor Silvestre Leite de faltar a verdade compulsivamente, por quanto o mesmo sabe que o único processo referente a JAR e a Cervejeira Rosema que esteve em acórdão, despachos, acórdão e mais acórdão no Supremo Tribunal de Justiça é o Processo declarativo de Revisão de Sentença estrangeira, que nada tem a ver com o Processo Executivo 2/2009 que corre os seus termos no Tribunal Regional de Lembá, pois, o referido processo só poderia ficar concluído com a graduação do crédito e o pagamentos ao credor Principal, honorários do Advogado, o credito reclamado pelas Finanças e o remanescente devolvido ao Executado, perguntem ao Dr. Afonso Varela se o Tribunal Regional de Lembá lhe emitiu algum cheque.

    É ponto assente que nunca o referido processo foi alvo de qualquer recurso, apenas a revelia do Juiz de Lembá e do respectivo Procurador, Doutor Correia, foi por diversas vezes ao Supremo Tribunal de Justiça para o rateio das custas que originou o escândalo dos tais vinte tal Bilhões de Dobras. Podem perguntar os Senhores Doutores Guilherme Pósser da Costa, o Senhor Dr. Afonso Varela, e Sr. Dr. Pascoal Daio, os demais Senhores Juízes Conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça.

    Os mesmos poderão confirmar que se trata de dois processos de natureza diferentes e que correm seus trâmites em Tribunais diferentes».

    É imperioso que esse escândalo fique devidamente esclarecido e transparente para o bom nome da Justiça em STP.

    Senhores Magistrados e Juristas, me perdoem, não sou jurista, mas em busca da verdade nessa triste novela, não queria deixar de dar a minha humilde e sincera contribuição, e deixo-vos o meu apelo de tudo fazer para que tribunal funcione e fique limpo de toda sujidade e males que afectam esse nosso órgão de soberania.

  38. img
    agua viva Responder

    a justiça santomense dorme profundamente em cima de um barril de pólvoras.!! a qualquer momento vai explodir. só resta saber quém será a mais atingido.

  39. img
    Angel Responder

    É tudo muito triste… Que imagem terão os nossos parceiros internacionais do nosso sistema judiciário? O que ganha o Conselho Superior a publicar na televisão uma deliberação? Urge uma inspecção a todo o sistema, de alto a baixo.

  40. img
    Coladura Responder

    Meu caro Água Viva, todos esses protagonistas têm consciência da sujeira em que nosso Tribunal está mergulhado. Porquanto, há mais de dois anos que se tem reclamado de que nosso Tribunal não funciona. Mas enquanto isso, os senhores Magistrados que ocupam altos cargos deste órgão, em coluio com os advogados, oportunisticamente tem aproveitado dessa situação confusa e disfrutam, de forma ilícita a grana que daí conseguem para resolver seus problemas pessoais.

    Agora chegou o momento de denunciarem-se. No nosso dialecto costuma-se dizer:“ Bô Modê-Mu Lixi Bô Na Mendu Catalu Mu Fa; Nga Modê-Bô Cadela Na Ca Mendu Zucu Bô-Fa “ Já que desmascarastes-me também eu te desmascaro… que vergonha! Trata-se de criançadas? Não acredito que se trata de homens com formação superior e com responsabilidade de justiça de um País.

    Pois, nessa triste novela, apenas resta esses protagonistas provar que não têm rabo na estrada e mostrar que são Magistrados e não um grupo de intrusos, sem escrupulo ou mesmo não pertencem a esse grupo.

    Permita-me afirmar essa absoluta verdade: -

    É inédito, só em STP!

    Mas creia-me, é sujeira a mais para qualquer Tribunal dum País.

  41. img
    Nando Vaz (Roça Agostinho Neto) Responder

    A vida boa dos filhinhos do papai está a chegar seu fim!..

Deixe um comentario

*