Cerca de 12 mil alunos estao inscritos este ano no ensino secundario.

O ano lectivo 2012/2013 Arrancou esta segunda-feira em São Tomé e Príncipe. O dia do arranque oficial das aulas , foi para muitos alunos do Liceu Nacional e a escola secundaria da trindade  Maria Manuela Margarido, mais um dia de descanso.

No Liceu Nacional onde se concentra mais de cinco mil alunos de 8º ao 12º ano), este ano o ministério da educação introduziu novos métodos como o uso de patentes nos uniformes, para aqueles que ainda não tem um período de graça para o fazerem. «Já me disseram que alguns alunos não vieram para escola, devido as patentes, mas soubemos que houve rotura das fitas que são usadas para confecção das patentes. Já existem estas fitas e os alunos podem vir a escola, têm um período de glória de 15 dias» acrescentou  Emanuel Montoia  director do Liceu Nacional.

Este ano no ensino secundário inscreveram-se mais de 12 mil alunos, que são obrigados ao uso das patentes nos seus uniformes. Liceu Nacional e a escola Maria Manuela Margarido, são os dois centros do ensino onde vão estar concentrados mais de metade do número de alunos inscritos no terceiro nível do ensino nacional. “Temos cerca de cinco mil e cem alunos, que vão frequentar de 8º ao 12º ano. A classe que temos mais alunos é a 9 com 1753 alunos e o 12º tem pouco mais de 400 estudantes”, disse Emanuel Montoia.

Para este ano a 12ª classe não será leccionado  no Liceu da Trindade, o espaço foi cedido aos alunos do décimo ano. Os alunos do último nível do ensino secundário do País vão estar nalgumas salas da universidade Lusíadas e da Escola de Formação dos Professores EFOPE. «Este ano já não temos aluno do 12º ano, o que temos é a 10 classe. Vamos funcionar com 21 turmas, que vão estar preenchidas pelos alunos de 8ª a 10ª classes. O 12º vai estar no Liceu Nacional» afirmou  Amâncio Sousa, director do Liceu da Trindade.


Quanto aos do 7º ano, estes iram estar na escola  Patrice Lubumba, onde escreveram para este ano cerca de  mil  trezentos e oitenta e quatro (1384) alunos.

  1. img
    ZE PEDRO Responder

    Diz-se Patrice Lumumba e não Lubumba

  2. img
    Frustrada Responder

    Espero que este ano lectivo seja melhor em relação ao ano transacto em todos os níveis do Ensino.
    Lamento a continuidade do Senhor Emanuel Montoia como Director do maior Liceu do País, por vários motivos:
    -Não tem no mínimo uma Licenciatura ou Bacharelato;
    -Não é dialogante;
    -É vigarista;
    - Protege os professores fofogueiros e fracos; e
    - Concede horários apenas aos seus amiguinhos.

    • img
      Martins Elba Responder

      amiga frustatada, parece ser fofoqueiro e naõ fofogueiro

  3. img
    Aurélio da Trindade Responder

    Tenho um filho que tem o 12º ano,que matriculou-se no ISP para fazer Direito no Periodo Pós Laboral. Espero que se crie neste ano no ISP, o ano 1º de Direito uma vez que o ano zero é equivalente ao 12ºano.
    Abel Veiga, Bom dia Obrigado pela ATenção.

  4. img
    Sá quê quá? Responder

    “…estes estar na escola Patrice …”

  5. img
    Mina Téla23 Responder

    Vou aproveitar a boleia para emitir uma humilde opinião.
    Tenho lido os artigos e percebo muitos erros de escrita, o que não é de salutar. Portanto, tenhamos mais atenção.
    No último parágrafo, por exemplo, aparece: (…)iram estar (…). ERRADO. O certo seria IRÃO, pois o verbo está conjugado no futuro.
    Além disso, muitas vírgulas mal colocadas separando o sujeito do verbo.

    • img
      viver ke sta la, viver muito éé Responder

      vai escrever teu artigo

      • img
        Martins Elba Responder

        Cala-te. tu também parece seres buro como eles.

  6. img
    MARIA MONNTEIRO SANCHES Responder

    Eu também tenho um filho que tem o 12º ano,que matriculou-se no ISP para fazer Direito no Periodo Pós Laboral, e também espero, a semelhança do Senhor Aurélio que se crie neste ano no ISP, o ano 1º de Direito uma vez que o ano zero é equivalente ao 12ºano, e os que já têm 0 12ºâno têm que estudar o ano 1º e não Zero.
    Abel Veiga, Bom dia Obrigado pela ATenção.

Deixe um comentario

*