São Tomé e Príncipe já tem organização da sociedade civil para promoção da transparência e combate contra a corrupção

Centro de Integridade Pública (CIP), é o nome da ONG que conta com o apoio da Transparência Internacional, do PNUD e da Embaixada dos Estados Unidos de América, para sensibilizar a sociedade civil no sentido de exigir a prestação de contas por parte dos gestores públicos.

Deodato Capela (na foto), é o responsável máximo da CIP. Uma organização da sociedade civil, que foi apresentada em São Tomé, e registada em cartório notarial, com o objectivo de promover a transparência, a Boa Governação e a Integridade.

Em São Tomé e Príncipe a sociedade civil é considerada como sendo inactiva. Não exerce qualquer pressão sobre aqueles que elege, ou que são nomeados para administrar os bens que lhe pertence. O conformismo da sociedade civil, que deixa as contas dos seus bens entregues em mãos alheias, sem nunca pedir esclarecimento, tem facilitado bastante o desvio, a delapidação, e o abocanhar do bem público por uma pessoa ou por pequenos grupos de interesses. No fundo a corrupção está a solta e até agora sem travão, em São Tomé e Príncipe.

A CIP, que nasceu com o apoio de instituições internacionais preocupadas com a falta de transparência e a corrupção reinantes no país, pretende despertar a sociedade civil do sono profundo, que a tornou apática em relação aos seus bens, ciclicamente devorados por lobos da corrupção.

Em entrevista ao Téla Nón, Deodato Capela, mostrou como é que pretende despertar a sonolenta sociedade civil são-tomense. «A nossa sociedade civil é inactiva, e vamos sensibiliza-la no sentido de pressionar os dirigentes e gestores públicos a serem transparentes nas suas acções. Vamos lançar uma grande campanha a partir de Outubro até Dezembro, para despertar a consciência da população sobre a necessidade de combater a corrupção», assegurou o líder da CIP.

“Prestação de Contas”, foi várias vezes repetida pelo entrevistado. É através desta acção, a exigência de prestação de contas aos gestores e administradores públicos, que a sociedade civil de São Tomé e Príncipe, começará a conhecer a dimensão do buraco que os gestores criam na administração dos seus bens, ou então, a honestidade dos mesmos. «Quando se gere o bem público, tem-se que explicar a sociedade o que se fez e como? Isso até agora não aconteceu no nosso país», pontuou Deodato Capela.

A CIP anunciou com satisfação a publicação no mês de Setembro último, no Diário da República, da lei 6/2012 que é a nova lei anticorrupção. «Vamos publicitar todas essas legislações. Por outro lado o jornalismo de investigação é um elemento fundamental, na promoção da transparência e da boa governação», referiu, pedindo maior colaboração entre a CIP e os órgãos de comunicação social.

No entanto o acesso a informação, é elemento fulcral para que a sociedade civil, possa indagar os gestores públicos. Deodato Capela, disse ao Téla Nón que este aspecto é infelizmente uma lacuna na Constituição Política.

A CIP promete despertar a consciência cívica, e combater o medo que foi instalado no seio da sociedade civil. «Note-se que as pessoas vivem com medo. E o medo não é democracia», sublinhou.

O Tribunal de Contas e a Polícia e Investigação Criminal, são sectores que a CIP considera de estratégicos, para estabelecer parcerias. «Vamos estabelecer parcerias com o Tribunal de Contas e com a Polícia de Investigação Criminal. Temos capacidade de dar formação e meios para que essas instituições sejam capazes de lutar contra a corrupção. O objectivo é sempre combater o sistema corrupto instalado», concluiu.

Para realizar a campanha de sensibilização a nível nacional que começa ainda este mês, a CIP conta com o apoio dos parceiros que apoiaram a sua institucionalização, nomeadamente a Transparência Internacional, a Embaixada dos Estados Unidos e o PNUD.

Abel Veiga

  1. img
    Lede di alame ça ua Responder

    Acho bem, so nao concordo com envolvimentos dos USA nisso, pois de currupcao eles sao os Chefes…a diferenca e que determinam legitimidade pra isso…So sabem destruir os grandes valores de nacoes.

    • img
      quase la Responder

      Que a CIP possa realmente ser uma das vozes do quinto poder referido pelo Sr. Horacio Will no seu escrito. Muita força e que não esmoreça frente as dificuldades nem faça parcerias duvidosas. Abraço companheiro.

      Que gritem alto a voz do povo e somente a voz do povo.

  2. img
    REVOLUÇÃO A VISTA Responder

    Em primeiro lugar, felicitar ao srº Deodato Capela ,pela brilhante iniciativa que teve,e desejar êxitos e muita coragem acima de tudo.
    Tenha muito cuidado ,e fica de olhos bem abertos,pois o caminho é árduo, espinhoso ,e vem mexer com a vida de todos os nossos governantes .(LADRÕES CORRUPTOS)
    Pois como tds sabemos, até este preciso momento o pais foi sendo governado por gentes corruptas,ladrões e sem escrúpulos,que possivelmente irão fazer de td ,para que a tão brilhante iniciativa caia por terra,e quiçá tentar algo de mal contra si.
    O tal clima de medo, perseguição,ameaças,ódio e retaliação, instalada no pais fez com que a nosssa democracia tornasse tão fragil a ponto de calar até a oposição,actualmente,como forma de conseguirem de-lapidar o bem publico.
    Nós,o povo estávamos a espera de ONG como esta ,para encorajar-nos a tomar decisões que até agora não fomos capazes de tomar.
    Ha uma luz verde no fundo do túnel,caso a CIP ,conseguir executar com transparência aquilo que são os princípios básicos que norteiam a mesma.
    Actualmente a unica pessoa capaz de abraçar esta causa tão nobre, é o nosso Presidente da Republica,Drº Manuel Pinto Da Costa,e faço ja um apelo ao srº Deodato.
    Procure trabalhar em estreita colaboração com o mesmo,Pois só ele conseguira livrar a sua pele daqueles LADRÕES,CORRUPTOS dos nossos governantes.
    Viva DrºManuel Pinto da Costa
    Viva Deodato.
    Viva a nossa democracia
    Viva STP

    • img
      pagagunu Responder

      Quando é que o Sr. começa a governar para podermos sair disto, o unico que não é corrupto é o Senhor, deixa-te de tretas ” ladroes os ha , o problema é oportunidade para o ser” …

  3. img
    J.Rosário Responder

    “…as pessoas vivem com medo .E o medo não é democracia.” Boa referência,ótimo sublinhado mas espero que o CIP seja realmente um primeiro passo na mudança de comportamentos errados na gestão da coisa pública,um primeiro missil direcionado a corrupção e que saibam de forma equilibrada gerir o controlo de lançamentos.Que o seu surgimento tenha sido bem pensado e programado no sentido de congregar todas as vozes de descontentamento e de revolta da maioria da sociedade são-tomense que tem sofrido com a impunidade dos corruptos e a degradação da imagem do país e da pobreza em aceleração.Muitas formas de desabafo face a situação política,económica,social…atual do país têm sido divulgadas nos meios de comunicação social ,exemplo concreto do Tela-non. O descontentamento é descomunal e com um centro sediado em S.Tomé as ações de pressão terão melhores resultados.Que essa iniciativa faça com que os senhores que se acham dono do pedaço façam uma introspeção e sejam mais prudentes,honestos e verdadeiros patriotas.Espero que o CIP tenha base forte ,que não se converta em uma organização fantoche ou para preencher a lista dos que não fazem e nem deixam os outros fazerem.Não se deixem influenciar.Parabens pela iniciativa e boas ações rumo a desparasitação dos roedores que infestam a nossa sociedade.Manifestação de ruas ,abaixo assinados aos diversos poderes no país e alem fronteiras,luta ordeira mas que as vozes se ecoem.O povo é e sempre será o poder supremo.Bem haja.

  4. img
    olho grande Responder

    nota positiva pela intenção,
    gostaria para já de saber a localização da sede a o seu phone

  5. img
    Bo ten! Responder

    Boa iniciativa e espero que avance. Pois, só espero que a CIP também não entre nesta sonolência profunda…

  6. img
    HéraLopes Responder

    Boa iniciativa. A nossa sociedade precisa mesmo de uma “chamada à consciência”. Um dos possíveis colaboradores desta Associação (o Tribunal de Contas) é uma instituição que deverá ser muito trabalhada. Isso porque, ela também tem lá as suas falhas, quanto a prestação de contas. Mas apoio a Associação e gostaria que ela abrisse aos Santomenses que estão na diáspora, talvez com uma página no Facebook. Isso como forma de podermos dar as nossas colaborações. Afinal o assunto é GESTÃO DO BEM PÚBLICO.

  7. img
    NAINO Responder

    A iniciativa é boa,mais cuidado para não seres arrastado para dentro da rede dos coruptos a tantas iniciativas boas crianda no país que que depois se envolve com os coruptos um deles é o tribunal de conta que só é figura para marcar presença,um país onde os tribunais não funciona é preciso muita garra da sua parte,FORÇA e espero que consigas levar avante esse projeto junto aos santomenses.

  8. img
    Horácio Will Responder

    Caríssimo Compatriota e Estimado Amigo
    Deodato
    Concordo que o povo seja inactivo, sim. Não me canso de batalhar contra isso. Uso único meio de que disponho: a escrita.
    Não me esqueço de que já vi este povo com energia que os mais novos não calculam. O problema é que a desilusão foi demasiado grande.
    Se conseguir recuperar a energia que está adormecida entre os são-tomenses e orientá-la em direcção ao progresso, progrediremos.
    Se cair na fraqueza humana de ser um ídolo em vez de ensinar ao povo o sentido de autonomia na tomada de decisões em prol do bem comum, o sucesso durará apenas enquanto durar o autor. Queremos uma nação que cresça e se imponha, melhorando em conformidade com a preparação das novas gerações.
    Contamos convosco e espero que acreditem que já existem muitos com quem possam contar.

  9. img
    País da treta Responder

    És um fraco oh Capela, nem falar em público sabes. És outro se um dia tiver oportunidades para mandar, será um grande corrupto e aldrabão!
    Eu já vi esse filme em algum lugar. Calma te rapaz, queres é tacho?
    Você quer combater o quê?? Corrupção, deixa te de coisas… Procura outro caminho na vida. Olha, diz uma coisa, essa organização tem poderes para julgar alguém?? Na ciência a Teoria e prática complementa-se, já no senso comum, a coisa é bem diferente, quer-se os práticos e despreza-se os teóricos!

  10. img
    Pidu Mamon Responder

    Por favor meu caro Deodato evite entrar em comer e beber porque se o fizeres poderá ser o teu fim.abraços.

  11. img
    GingaPo Responder

    Eu esperei este dia desde sempre: un orgão como este em STP só pode ser um sonho!

    Por esso: Parabéns!
    Parabéns pela initiativa
    Parabéns pela coragem
    Parabéns pela esperança que começava a diminuir
    Parabéns!

    do sonho a realidade, conhecendo os inimigos do bem estar do povo santomense e o estado do orgãos de Justiça, tenho que vos dar um conselho: a pesar de toda vossas parcerias, não se esqueça que a “mediatização massiva” das vossas acções, problemas e êxitos, é que é a vossa força de ataque e de defesa.
    Por isso, comuniquem de todas as formas possíveis, se possível via canais diferentes e independentes, seja nacional e internacional! A mensagem tem que chegar ao povo, a diáspora, ao mundo inteiro. E muito importante.

    O combate vai ser difícil,vai haver pressões, escândalos, boatos e ataques pessoas… por isso sejam transparentes para aqueles que apoiam a vossa causa e a causa suprema do nosso pais, para que o povo possa vos apoiar, até nas ruas, se for necessário.

    Eu não sei quais são os vossos meios, e as acções previstas em matéria de comunicação externa, mas como suggerido acima, uma pagina facebook/google+/twitter ou um blog oficial, não custa nada, a não ser os custos do vosso accesso a internet em STP.

    Integridade, honestidade, clareza, transparência é o que nos precisamos para esse pais. O pais tinha e acredito, tem, tudo para que esse povo, que são nossos pais, irmaõs, familiares e amigos, possa viver convenientemente.

    Viva STP… e vamos dar cabo de todos esses inimigos do povo!

  12. img
    fiá guinhô de bodo dáwa Responder

    Força colega,a iniciativa é boa. Mas atenção “vijá baça zaô satáÔÔÔ punda nencalegabÔ dásón ÔÔÔ”.

  13. img
    Filipe Samba Responder

    Há problemas que exigem soluções radicais
    Os primeiros corruptos são os da ONGS que estão infiltrados
    em todos os Órgãos da Soberania Nacional

  14. img
    venancio Responder

    Parabéns pela iniciativa..
    Entretanto, como cidadão santomense gostaria ter uma participação nesta causa que é de todos nós.
    O que devo fazer?
    Como e quem eu possa entrar em contato?
    Onde ?

  15. img
    Emiratos Responder

    Deodato és serio, mas na terra de STP?
    Cuidado.
    Ja terminaste a formação de policia?
    parabens, vizinho!!

  16. img
    Antonio Gonzaga Responder

    A iniciativa é louvável. Mas associando ou não ao Tribunal de contas, a 1ª instituição que deve ser atacada é aquela que julga, OS TRIBUNAIS. Os maiores corruptos estão lá. Por ex: O PR efectuou uma presidência aberta aos tribunais e até então não se viu mudanças de concreto naquele orgão, mas com a ministra de saúde aquilo foi tiro e queda. O PR deve proceder da mesma forma para todos os orgãos. Espero que tenham entendido msg.Força a CIP.

  17. img
    anselmo Responder

    Lamentavelmente, tenho que concordar com a iniciativa dessa tamanha.
    Venho utilizando como a primeira palavra lamentavelmente, porque tudo se parece optimo quando se encontra jovem.
    Depois de historia, porque nao existe vida sem historia.Sem a historia naturalmente nao haveria nacao nem diferentes culturas.
    Espero acima de tudo que quando essa valiosa instituicao fizer a sua historia, que seja coroada de estrelas e que possamos dizer “valeu a pena,gracias my GOD Sao Tome Poderoso, ate quem fim.
    Cetamente se e se chegarmos a esse bom Porto,nos ” fluta de po bobodo” clamamos “amem”

  18. img
    ValumaIdeais Responder

    La esta um do sistema a falar mal de excelente iniciativa! Nao se podem agradar aos gregos e aos troianos. Dato Capela Forca !!! Os terroristas do estado vão todos presos ! A comunidade internacional esta convosco.

  19. img
    Jorge Tavares Responder

    “País de Treta” de certeza absoluta que és daqueles corrupto que vai ser julgado brevemente. Andaram a roubar anos à fio, umas tantas famílias que a tua inclui, saquearam o bem do povo sem piedade e querem continuar.
    No Timor Lorosae a Lúcia Lobato, foi condenada a cinco anos de prisão por crime de participação em negócio. Em França o Obiang da GE, sabe o seu destino.
    A tua Ameaça pode ser considerado como crime de terrorismo. Prepara-te que o teu desfarce no aninimato não chegará muito longe.
    Pelo desenvolvimento de Sãotomense!

  20. img
    Matabala Responder

    E assim vamos vendo luz no fundo do tunel…é bom que tenhamos suporte de forças externas visto que os nossos governantes sabem como corromper o povo com a força do dinheiro e a pobresa e falta de corragem. Força camaradas

  21. img
    Beto Figueiredo Responder

    Temos que reforçar o standard ético dos nossos negócios com iniciativas que aumentarão a nossa capacidade de tomar decisões sempre orientadas pelos nossos valores, e que reforçarão o compromisso com a nossa Norma de Ética e Conduta, para o qual ministraremos formação sobre a mesma dirigida nossos compatriotas.
    A seguir discrimino as acções associadas a este programa, com os indicadores e competência das mesmas:
    1- Reforçar o nosso código de conduta e Ética.
    2- Aumentar a nossa capacidade de tomar decisões sempre orientadas pelos nossos valores éticos.
    3- Reforçar contratualmente o nosso compromisso com o nosso código de conduta.
    Adoptar uma política específica de Fomento da Transparência, Anticorrupção e Anti Suborno.
    4- Cooperar com os sócios majoritários ou gestores de projectos de que participamos na luta contra a corrupção e o suborno.
    5- Adoptar um marco ético para a publicidade e as acções de marketing.
    Tanto é que no memorando da CPLP, assinado pelos responsáveis das Finanças da CPLP, aquando da 3 Conferência Anual dos Organismos Estratégicos de Controlo Interno, realizada em Luanda, em 2010, ficou bem claro que, a necessidade de elaboração de uma series de boas práticas para a prevenção e combate à corrupção na Administração Pública.
    Uma página no facebook seria muito importante para cada um de nós ajudarmos com as nossas ideias.

    Beto Figueiredo,
    Londres 6 de Outubro de 2012.

  22. img
    TC Responder

    Grande iniciativa. Apresento os meus parabens ao senhor Deodato Capela e desejo-lhe muito sucesso e êxito. Eu acho que todas as pessoas de boa vontadade deveriam apoiar e colaborar na iniciativa, porque uma organização não funciona com uma unica pessoa. É preciso uma equipa coesa, isenta e disposta a trabalhar.

  23. img
    a verdade Responder

    Forca Deodato que Deus lhe abencoe.

  24. img
    Mauricio dos Santos Responder

    Boa iniciativa,mas mano cuidado…SAN TOME TELA OOOO.

  25. img
    Mandinga Responder

    Espero que com essa oportunidade faça algo realmente brilha e construtivo, porque todas as novas ideias são no inicio sempre boas cheias de boas intenções, espero que esse não seja o seu caso pois de boas intenções inferno esta cheio e STP esta cansado desses mesmas intenções CALOROSAS NO INICIO espero que o SENHOR não veja essa oportunidade como meio de enriquecer e saltar para a política depois de 1 ano por mas Honeste que seja o senhor tem que ter e Caracter e preservar valor que respeita, Sempre haverá Proposta que tentara destruir a sua determinação e honestidade. fique já sabendo como filho da terra irei espera que AS PALAVRAS HOJES ESCRITAS E PRONUNCIADAS POR SI NAO SERAO ESQUECIDA DE MANEIRA A LHE POR ANOS DEPOIS FRENTE A FRENTE COM ELAS.
    BOA SORTE O SENHOR VAI PRECISAR

  26. img
    gualter almeida Responder

    não metam lá o curupto do LÚCIO AMADO porque senão o pais vai ser vendido

  27. img
    Cidadao com muito orgulho Responder

    Brilhante ideia meu mano.
    Espero que isto funcione como CPI (Comissao Parlamentar do inquerito) no Brasil. Levar os protagonistas de colarinhos brancos para tribunal pagar pelos danos cometidos. Mas a populacao tem que colaborar a denunciar os casos de corrupcao. vamos deixar de ter medo. Ate quando?… Parabens pela iniciativa mano. Vou voltar assim que terminar a minha formacao para ajudar o meu pais a crescer. Bem haja a todos.

  28. img
    STP Londres Responder

    Dato Capela os nossos parabéns!
    Que o Centro de Integridade Publica seja um exemplo de sucesso da sociedade civil saotomense. Vamos apoiar a cem porcento esta causa nobre e de serviço publico de ST&P.
    Da Comunidade STP em UK.
    San Tome ká zúdá tudu non, pundá sá kua pá bên di tela non!

Deixe um comentario

*