Sociedade

Este ano não houve laureado do Prémio Ibrahim para a Excelência na Liderança Africana

O Comité do Prémio da Fundação Mo Ibrahim reuniu ontem em Londres para terminar as suas deliberações sobre o Prémio Ibrahim 2012 para a Excelência na Liderança Africana. Após a reunião, o Comité do Prémio informou o Conselho da Fundação da inexistência de um vencedor para 2012.
O Prémio consiste numa atribuição anual de 5 milhões de dólares americanos ao longo de 10 anos e numa atribuição anual vitalícia posterior de 200.000 dólares americanos. O prémio foi criado com o intuito de reconhecer e celebrar a excelência na liderança africana e proporcionar aos laureados a oportunidade de prosseguirem o seu compromisso para com o continente africano após a saída dos seus cargos.  É atribuído a um antigo Chefe de Estado Africano ou Governo eleito democraticamente que cessou funções nos últimos três anos e que serviu o mandato para o qual foi constitucionalmente mandatado com comprovada excelência.

O Comité do Prémio declarou: “O Comité do Prémio analisou vários candidatos elegíveis mas nenhum satisfazia os critérios necessários para a atribuição deste Prémio. O Prémio é sobre a excelência em liderança. Nos primeiros seis anos, o Comité do Prémio selecionou três laureados muito meritórios que continuam a ser uma inspiração e cujos exemplos esperamos virem a ser emulados.”

Em 2011, o Prémio foi atribuído ao Presidente Pedro Verona Pires de Cabo Verde pela sua “visão de transformar Cabo Verde num modelo de democracia, estabilidade e crescente prosperidade”.

Pedro Verona Pires sucedeu a Joaquim Chissano (2007) e a Festus Mogae (2008) como laureados do Prémio Ibrahim. Nelson Mandela foi o laureado inaugural honorário em 2006. Em 2009 e 2010 o Comité do Prémio não selecionou um vencedor.

Fonte / Ibraim Foundation

    1 comentário

1 comentário

  1. Cobra

    16 de Outubro de 2012 as 20:15

    Nem vale a pena porque STP não tem homens pra isso. Somos “Fracos”!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo