Sociedade

Assaltante é abatido na propriedade do Agricultor e Advogado Adelino Izidro

Tudo aconteceu por volta das 2 horas da última madrugada. 4 homens fizeram uma investida contra a propriedade agrícola de Adelino Izidro, alegadamente para roubarem porcos e cabras que restaram na propriedade, após o assalto da semana passada em que levaram 33 cabeças de borrego. Segundo Adelino Izidro, o guarda da propriedade sentiu-se ameaçado e disparou. Joãozinho, jovem de Monte Macaco foi o alvo do disparo que acertou numa das pernas. Resistiu aos ferimentos até ao hospital Ayres de Menezes, onde acabou por morrer. Antes, quando estava a ser socorrido pela polícia, indicou os nomes de outros 3 colegas, que participaram no assalto, nomeadamente  Nino Angolano, Pinguinha e José de Minha, todos jovens de ascendência cabo-verdiana da Roça Monte Macaco. A polícia está no encalço dos três assaltantes que estão a monte.

    71 comentários

71 comentários

  1. pv

    25 de Novembro de 2012 as 13:50

    mais nada

    • ludmila araujo

      25 de Novembro de 2012 as 20:07

      é de mais até quando os ladroës vao nos deixar em paz com a nossa roça filhos de caboverdianos vcs säo vergonha da nossa descendencia, façam com eu. eu trabalho para sobreviver, msm eu que sou uma camponesa vcs roubam, td tem o seu tempo; deus näo dorme por isso um dia vcs säo apanhados como esses 4, E um era uma vez joäozinho.

    • Afinal

      26 de Novembro de 2012 as 9:38

      Na verdade, o Sr. Adelino Isidro conseguiu alcançar o seu objectivo, isto é, preparar a opinião pública para que esteja da sua parte nesta mais uma sua maquiavélica acção! Contrariamente ao que não tinha feito aquando do caso da amputação da perna direita do Sr. Ilídio Tavares. Afinal, alguns dias passados na cadeia não servirão para a reeducação do nosso “Advogado”…! Meus irmãos, por mais que seja gatuno, ladrão, burlador, oportunista, vândalo, etc., o (falecido) Joãozinho (jovem de Monte Macaco que desta vez alvo do disparo que acertou numa das pernas e que no hospital Ayres de Menezes) que acabou por morrer é nosso irmão, é – infelizmente foi – nosso conterrâneo, nosso co-nacional, filho de São Tomé e Príncipe, em suma, HOMEM, fruto desta actual e péssima conjuntura politica santomense… Não é tirando a vida alheia que criamos ORDEM, DISCIPLINA E TRABALHO…! Vislumbro com pessimismo que a acção perpetrada por guarda, indirectamente, Sr. Adelino Isidro (responsável moral) é somente o início Far West, que será a nossa querida Pátria. Com Humildade

      • Antero

        26 de Novembro de 2012 as 11:13

        Subscrevo na íntegra o seu texto. Não é pelo facto de existirem ladrões de cabra, galinha e porcos, que se começa aos tiros ao torto e ao direito, como medida de materialização da justiça pelas próprias mãos. Onde estamos??? No Far West???? Que país é este??? Nesta caso qual é a finalidade do sistema judicial, pelo menos simbolicamente???? Assim sendo, o povo também vai começar aos tiros, matando políticos que passaram e passam a vida inteira a roubar-nos, praticando sem dó nem piedade, sucessivos actos de corrupção? Acham que é isto que deve acontecer??? Se é isto que deve acontecer, então comecem pelos políticos. Estes, sim, é que semeraram este e outros vícios no país. A corrupção estrutural e gatunagem que tem impedido o desenvolvimento do país é obra criada pelos políticos Sãotomenses. Não é o povo que instituí est aprática no país. O povo limita-se a reproduzir vícios criados pelos nossos políticos. Eu fui criado numa sociedade pobre, sempre me faltou quase tudo, (eu e todos os outros da minha geração) mas, todavia, os exemplos que viam de cima, dado pelos políticos de então, a organização e eficiência do sistema judicial,com menos meios do que existem actualmente,e o papel da sociedade (incluindo a família) facilitavam as coisas e nunca me vi obrigado a roubar para sobreviver.
        O que é que existe agora???? São os príoprios políticos os criadores deste clima de terror sobre os mais pobres e vulneráveis da nossa sociedade fazendo tudo para estes reproduzem tudo de mal que aqueles fazem. Quem introduziu o banho???? Foi Miguel Trovoada e seu pai. Qual é a consequência disto agora na nossa sociedade???? Quem são os maiores corruptos e ladrões deste país???? São os políticos, actuais e anteriores governantes. Eles é que delapidaram o país e destruiram todas as condições para o nosso desenvolvimento. No entanto agora aparecem a dizer que se deve matar coitados que roubam uma galinha ou cabra para a sua sobrevivência. Não!!!! Deveríamos começar por matar os políticos. Eles são os autores morais e materiais de todo o mal que existe no país. Diabo vos leva para inferno!!!! Malditos!!!!

      • Safú Zédu

        26 de Novembro de 2012 as 11:49

        Se o Senhor apanhasse um ladrão dentro da sua propriedade pela enésima vez o que faria?

        • Jacaré

          26 de Novembro de 2012 as 14:16

          E se o senhor apanhasse um político, como o senhor, a roubar ao povo, pela enésima vez, o que faria????

        • Pumbu

          26 de Novembro de 2012 as 20:40

          Voce deve estar muito podre por dentro, camarada!

      • A verdade que vem de dentro

        26 de Novembro de 2012 as 12:44

        Pelo visto vc tbém é um ladrão, responde tanto pra outro, se fosse o guarda que mataram? Vc diria quê?
        Da ao cezar o que é do cezar. Se fosse com vc? O que farias?
        PARVO……….

      • Amigo da Justiça

        26 de Novembro de 2012 as 15:04

        O Sr. só diz essas belas e enganosas palavras porque não sabe quanto custa criar. Vá trabalhar e através do seu rendimento invista em algo que possa garantir-te o seu sustento para saberes como dói quando o outro venha usufruir do seu suor ser prévia autorização ou consenso.

        se calha dizes isto, por ser um outro que só sabe usufruir do outrem… Não será

      • cartas na mesa

        28 de Novembro de 2012 as 10:30

        Seu AFINAL…Espero q nc+ voltes a ter ésta reação analógica,pq só leva a entender q de uma das duas fazes parte,um grande psicopata,e digo porquê,ou um autêntico ladrão de fato e gravata,e também digo porquê.Psicopata, quando dizes q também passasta dificuldades na vida (acredito porque todos nós passamos)mas que no entanto não és ladrão,até aquí tudo bém porque só rouba quêm quer ser ladrão,porque trabalho é o q nc nos faltou muito pelo contrário,daí q a carência n justifica razão para ser crimenoso,porque roubar também é crime.Ladrão (de fato e gravata)porque estás revoltado pelo facto do circolo estár a se feichar de forma radical para vcs, e aquele que não disistir também terá o mesmo fim.Não sou a favor de MATAR ,mas tens a nução doque é criar 30 cabeças de porcos e cabrito e não lucrar com nêm um ao menos,e ainda ficar com (dívidas) para com os trabalhadores? só um gatuno…ladrão…criminoso não consegue entender isto.E repara que o tiro não foi no peito nêm nas costas (nos pés, que entram nas casas e quintais aleios para rouba)mas que infelizmente ele acabou por não ter tempo para viver de uma forma diferente (respeitando o que é do outro).Repito não sou a favor de MATAR,mas com certeza eles quando lá foram sabiam que se algo dér errado, ou MATAVAM ou seriam MORTOS .Agora diga-nos …..és um psicopata ou um ladrão (de fato e gravata)AFINAL oque és tu? Fui.

    • Lévé-Léngue

      26 de Novembro de 2012 as 12:37

      Lamento pela morte, mas sem ironias, digo isso já era de esperar… Independentemente de ser na propriedade do Sr. Adelino Izidro, abusos desses têm de ser travados primeirmente pelas autoridades competentes e, na sua inoperância, pelos legítimos proprietários.
      Democracia não significa apenas liberdade, também abarca o respeito e a segurança de pessoas e bens.

    • Helder Ferreira

      5 de Dezembro de 2012 as 15:29

      As pessoas não tem como fazer face a miséria que se apoderou do país.
      Os governantes não olham para o povo a passar mal, tem que mudar a visão que têm do país, para dentro como para fora. Bem organizados os recursos do país em 20 anos estariam num patamar muito acima da média em qualidade de vida… Força STP

  2. UTGE

    25 de Novembro de 2012 as 14:21

    Se os mesmo não fazem nada para por cobro a esta onda de assalto tenhem mesmo que ser robado são eles quem tem .

  3. TC

    25 de Novembro de 2012 as 16:03

    Normalmente quando se procura pessoas para trabalharem no campo dificilmente se encontra, mas o roubo aos agricultores e criadores de animais aumenta cada dia que passa, desencorajando o incremento da produção agricola e pecuario em S Tomé e Principe. O governo deveria empenhar em encontrar solução para este problema, porque não é justo que se gasta dinheiro para comprar as plantas e eanimais que custam dinheiro, custear a manutenção e depois para outro virem colher os frutos. É lamentavel a morte do jovem…….

  4. Santomense 100%

    25 de Novembro de 2012 as 16:28

    Meus amigos,
    Lamento sinceramente a morte deste ladrão. Mas digo-vos, pratico agricultura e pecuária e não imaginam quanto gastamos em dinheiro para investir na terra, sem apoio nenhum, sem proteção nenhuma do governo, pois só têm apoio os que fazem parte da cúpula do poder !(É triste). Por isso caros amigos o tratamento a estes ladrões deve ser este. E digo-vos mais, se a polícia e os tribunais não começarem a castigar severamente os ladrões em São Tomé, haverá muitos casos destes. Fui emigrante, arrisquei e vim a minha terra apostar entre outros trabalhos , também na agricultura e pecuária. Tenho gasto soma de dinheiro nisto. Caso um desgraçado ladrão entre a minha propriedade, garanto-vos que o meu guarda não vacilará em castigar severamente o intruso. Por isso, não condenemos o advogado Adelino Isidro, porque só quem trabalha e gasta seu dinheiro, sente a dor do prejuízo que causa um ladrão. Ai se fosse em Angola, esses ladrões veriam como é o tratamento!
    Bem haja a todos. Evitemos que chegue a caso de morte !

  5. Nada

    25 de Novembro de 2012 as 16:43

    Nao ha comentarios para este artigo?

    • Ancrajoty

      26 de Novembro de 2012 as 10:48

      Caro amigo se começar-nos a matar ladroes
      fazendo a justiça com as nossas próprias
      mãos então temos que começar pela ex-ministros,
      os Trovoadas, alguns deputados, enfim, muitos
      e muitos outros que andam por aí a delapidar
      a riqueza do nosso povo. Neste grupo inclui
      também alguns advogados e juízes que dão
      cobertura aos aos peixes gordos na n/cara. Portanto matar não e’ solução assim como discriminar os pobres e deixa-los a sua sorte
      enquanto alguns andam por aí impunes.

  6. São Tomé Poderoso

    25 de Novembro de 2012 as 17:38

    Mias existe Justiça no País…ou não???

    • Tia Velha

      25 de Novembro de 2012 as 17:48

      Meus caros isto é reflexo da impunidade geral. Deputados lutam na Assembleia, faz-se justiça com as próprias mãos, ninguém respeita ninguém… Onde anda o governo??? Uma incompetência total…

  7. Helves Santola

    25 de Novembro de 2012 as 18:09

    Bem feito!!! Descanse em paz!

  8. Non molé

    25 de Novembro de 2012 as 20:27

    Quem procura acha… ja não era sem tempo pk sinceramente estes ladrões tem abusado muito da população ,se fizessem ao menos uns 10 deles assim , outros poderiam começar a tomar consciencia do mal que fazem e começariam a procurar algo melhor e honesto para fazerem.

  9. ZE PEDRO

    25 de Novembro de 2012 as 20:55

    Condenavel, justiça por mãos próprias, acho que se não estiver em causa a legitima defesa, o(s) atirador(e)s dev(e)m ser levados a justiça, senão um dia destes estaremos num autentico far west …..

    • Safú Zédu

      26 de Novembro de 2012 as 11:54

      Lamento a morte do infeliz. Mas ele procurou e viu.

  10. Direito

    25 de Novembro de 2012 as 22:36

    Meus caros compatriotas, a noticia ora publicada
    deve exigir de nós frieza na reflexão,e inquietação enquanto seres ditos civilizados,estamos num Estado de Direito,aonde o Princ. do Primado da lei deve vigorar,os políticos quando lhes convém utilizam este termo,batemos no fundo,é necessário que repensemos as razoes do Estado,porque um Estado que nao cumpre com os desígnios que nortearam a sua própria existência esta desacreditado,estamos a fazer justiça com as nossas próprias mãos…entendo a posição dos que se sentem usurpados no seu património como entendova vitima fatal,governos sucessivos que nao fomentam políticas de emprego,que nao garantem um sistema judicial serio,desculpem,mas oiço dizer quevesta terra tem juristas,sociólogos,engenheiros,Médicos,meupovo, a sociedade civil por favor unamos em prol do bem comum,porque haveremos de nao ter tempo para por cobro ao que estamos a plantar,se nao gostamos do estamos a semear,precisamos mudar o que plantamos,este é o resultado do banho,tomamos banho uns meses para andarmos depois 4 anos sujos…

  11. C&T

    26 de Novembro de 2012 as 7:26

    Enquanto a justiça dorme…. os particulares fazem-na com a própria mão. Adelino avisou …. ele foi teimoso

  12. carlos

    26 de Novembro de 2012 as 7:31

    TRiste

  13. Paulo queiroz

    26 de Novembro de 2012 as 7:34

    Lamento a morte deste ladrão porke afinal é uma vida ke se perde. Mas lamento também aqueles que investem para o aumento da produção ke tanto se apela e não têm protecção. Só ke me estranhei as declarações do Adelino Izidro a TVS. Disse ke o guarda foi atacado e os ladrões o perseguiam e o guarda dispara um tiro ke atinge o ladrão na “barriga do pé”. Ora se o ladrão corria como é ke é atingido na “barriga do pé”? só se corria de costas. E aliás o coitadinho do guarda ke se vê agora metido em “camisa de doze varras”

  14. João Martins

    26 de Novembro de 2012 as 8:06

    No nosso caso, não vejo outro tratamento para ladrões se não for mesmo a morte. O guarda deveria matar os 4

  15. Mimi

    26 de Novembro de 2012 as 8:15

    Graças a Deus!

  16. Verónica

    26 de Novembro de 2012 as 8:41

    É mesmo graças à Deus.
    Nós não somos protegidos. Só os ladrões vão condenar Adelino e o seu guarda por ter morto o Ladrão. Lembrem-se do caso do Ismael. Que ladrão vai roubar o Ismael Neto. Tb se apanha um ladrão na minha roça, o fim será o mesmo.
    Tenho um montante deeserva casoum dia o meu guarda mate umladrão para pagar o Advogado para o defender. É demais.
    Quem sabe se não foi uma acção preparada para liquidar Adelino. Se foi iremos, saber. Porque TELANUMIGO COLONCLO NÁ TÊ OSSO FÁ.
    Meus companheiros Produtores, vamos cerrar a luta contra s ladrões, jáque os Estado não sepreocupaconnosco. Estão sim preocupadosem se enriquecer, protegendo os gatunos, máquinas das suas campanhas.
    Ai vem o Natal, não podemos dormir 24/24. Vamos fazer turno.

  17. Gente

    26 de Novembro de 2012 as 8:49

    Boa. Caça aos gajos, tanta gente sacrificando e alguns só a roubarem.

  18. david santos

    26 de Novembro de 2012 as 9:06

    Resultado da governaçao de pinta da costa, miguel trovoada, fradique de menezes e agora novamente do mais preguissoso de eles todo P.C. e tambem da má governaçao de MLSTP,PCD,MDFM e ADI, todos fazem a triste trajectoria que temos tomado nesse pais, transformando um alegre como adilino izidro numa triste pessoa, mais que com todo nome que lhe chamam tem criado até animais para de uma forma ou outra alimentar os nossos meninos.
    Mais podemos esquecer ele tambem fez parte da cupla, por isso fica atento.

  19. mario luis

    26 de Novembro de 2012 as 9:07

    só Adilino izildro que pode com estes marginas(ladroes) que anda por ai,quem pode fazer faz, cada um gasta seu denheiro para investir para estes desgraçados virem roubar no meu caso faria o mesmo ou peior…

  20. Anjo do Céu

    26 de Novembro de 2012 as 9:38

    Só agora que STP está no lugar certo. Não há piedade para os ladroes, não só em agricultura como assaltantes das casas de cada um.SE todos empenharem assim com matanças, policia terá que trabalhar mais e governo terá que reforçar mas meios para prender esses gatunos

  21. sol

    26 de Novembro de 2012 as 9:45

    Lamento muito a morte do jovem. Pois aí está. A justiça não se faz nesses casos. O resultado é mesmo abater ladrões.

  22. tlaba so ca da tê

    26 de Novembro de 2012 as 11:04

    ladrão que rouba ladrão…

  23. Tribunal de Adelino Izidro

    26 de Novembro de 2012 as 11:08

    Se a regra fosse essa (matar os ladrões), o proprio Adelino Izidro seria hoje cadaver!!!

  24. Lévé-Léngue

    26 de Novembro de 2012 as 11:50

    Lamento pela morte, mas sem ironias, digo isso já era de esperar… Independentemente de ser na propriedade do Sr. Adelino Izidro, abusos desses têm de ser travados primeirmente pelas autoridades competentes e, na sua inoperância, pelos legítimos proprietários.
    Democracia não significa apenas liberdade, também abarca o respeito e a segurança de pessoas e bens.

  25. luisó

    26 de Novembro de 2012 as 12:08

    Respondam-me por favor:
    Como é que alguém que é atingido numa perna acaba por falecer?
    Ninguém pôs garrote na perna do assaltante?
    Por amor de Deus morrer com um tiro numa perna, só em STP…

    • Anonymous Attack

      26 de Novembro de 2012 as 12:34

      Esta historia no esta bien contada, o algo mas pasó. Un disparo en la pierna, admás ha logrado confesar los nombres de sus compañeros.
      Tres posilidades.
      – O fueron mas de un disparo, especialmente un lugar vital que le provocó la muerte. Un disparo en la pierna no es tan grave para causar la muerte.

      – Dicen que fue socorido por la policia. Conociendo la forma como actuan los de la policia alli, algo mas ha pasado.

      – Y por último, quizás Telanon, no ha contado realmente lo que ha pasado. como siempre lo hacen, la censura…

      Mi pregunta es :
      ¿ La muerte es la solución para evitar los robos?
      ¿ Quien matará a los verdaderos ladrones entonces?

      Es triste que existan personas que hagan unos tristes comentarios, juzgando al fallecido. Seguro que no ha robado mas de 10 Euros.
      el gobierno roba todos los dias y nadie muere.
      ¿A eso los llamais politica?

    • Stp avante

      27 de Novembro de 2012 as 11:29

      Fonte segura…o Individo morreu pk dessa vez o sr Adelino como gato escaldado assim q recebeu a noticia do acontecido ligou a policia em vez d ir ao local de forma a evitar mais complicacoes…sendo assim embora o tiro seja n perna como n foi socorrido tempo deve ter perdido mto sangue e infelizmente morreu…agora d kem a culpa? Adelino? Policia? Sistema? Ou o proprio ladarao? Pk so tenho certeza q o menos culpado o q esta na cadeia agora…o gurda…pk eu contra 4 ladroes n pensava 2 vezes… RIP Joaozinho

  26. Anonymous Attack

    26 de Novembro de 2012 as 12:21

    Joãozinho, jovem de Monte Macaco foi o alvo do disparo que acertou numa das pernas. Resistiu aos ferimentos até ao hospital Ayres de Menezes, onde acabou por morrer.
    Esta história não é bem contada, ou algo mais aconteceu. Um tiro na perna, Admas confessou os nomes de seus colegas de classe.
    Três posilidades.
    – Ou será que foi mais de um tiro, especialmente a vida que provocou sua morte. Um tiro na perna não é tão grave para causar a morte.

    – Dizem que foi socorido pela polícia. Sabendo como o ato de a polícia de lá, algo mais aconteceu.

    – E, finalmente, talvez não Telanon realmente disse o que aconteceu. como sempre fazem censura, …

    A minha pergunta é:
    A morte é a solução para evitar o roubo?
    Quem vai matar os verdadeiros ladrões, então?

    É triste que existem pessoas que fazem um comentário triste, a julgar o falecido. Certamente não roubado mais de 10 euros.
    O governo rouba todos os dias e ninguém morre.
    É o que você chamá-los de política?

    Para Telanon
    Nós somos anonymous.

  27. POPULAÇÃO DE MONTE MACACO

    26 de Novembro de 2012 as 12:42

    Todos nós somos contra aqueles que roubam dos outros.
    Averdade é que a propriedade do Sr Adelino Isidro aqui na Roça MOnte Macaco foi constituida por lotes de elementos da comunidade que oSr tomou a força e outros que o Sr obrigou a vender a preços irisorios e que até hoje ainda não pagou.
    O sr tem mais de 5 guardas armados até aos dentes aonde estavam quando roubaram 33 animais num só dia?
    Maior parte de guardas da roça e guardacostas do Sr são deliquentes que já estavam na cadeia!
    Os ladroes que assaltaram Islnade Bank o Sr é que os defendeu, tirou-os da cadeia, inclusive a vista de todos andavam a sua trás como guardacosta.como vê o senhor sempre defendeu ladrão.
    O sr matou a sangue frio membro da comunidade e cortou outro uma perna.Tudo está a correr como o sr planiou.
    Queremos esclarecimento por parte das autoridades santomenses sobres estes casos.
    Já pedimos apoio juridico a comunidade caboverdiana para seguir este caso até o fim.
    OBS:Espesramos que este comentario seja publicado porque o Tela nom e o Sr abel Veiga só publica comentarios a favor do Sr adelino isidro.
    Deus é grande!!! A justiça será feita!!

  28. rapaz de riboque

    26 de Novembro de 2012 as 13:32

    é de lamentar nunca se deve tirar vida a ninguém apanha-los e dar uma boa sova matar não nem na era colonial

  29. rapaz de riboque

    26 de Novembro de 2012 as 14:45

    todos temos direito a vida independentemente da raça ou cor sw no pais existe justiça deviam ter feito diligências para a captura dos ditos gatonos e serem presentes a justiça e serem punidos severamente tirar vida a um ser humano não é justiça esta é minha fraca maneira de ver porque neste caso houve homicidio e o autor deve ser julgado e condenada : Também que sirva de exemplo para os restantes dos gatunos que andam ai a solta a começar pelo senhor Adelino

  30. gualter almeida

    26 de Novembro de 2012 as 21:11

    LÙCIO AMADO que tome cuidado porque nesta terra há justiça popular que nem o seu primo CAPELA da PJ o pode salvar como tem salvado em algumas coisas quem havisa amigo é

  31. angelo torres

    27 de Novembro de 2012 as 0:41

    A única coisa que reprovo nesta noticia é a menção da ascendência dos presumíveis assaltantes, independentemente da sua origem, são santomenses malfeitores. Este tipo de noticias só provoca xenofobismos.

  32. julayk

    27 de Novembro de 2012 as 0:42

    Para o vosso conhecimento: o senhor, que foi asassinado,ingloriamente, era uma pessoa que apresentava alguma pertubação psicologica,era um cidadão Santomense de origem caboverdiana(filho de pais Caboverdeanos)Nem toda verdade esta dita…Pode se perceber apartir do momento que o Sr. Adelino, foi a tv exibir fotografias de animais que só existiam mesmo nos fotos; Tentado assim, posisionar como a vitima, enfim para tentar limpar de algumas sugeras. Este encontrava se doentado em casa, podem aviriguar. a TV, foi parcial na medida em que não se ouviu outro lado. Tv nacional esteve ainda mto mal quando negou catigoricamente de ouvir uma testemonha e, dizendo a voz alta e boca cheia para não mencionar nome de “Adeleno” é com estranheza! uma pessoa rouba leva 33 animais, deixando o dono no estado de alerta, volta dias depois ao local? as tantas da noite? que tipo de ladrao em que estamos refirir? Somos todos ou quase todos contra ladroes seja de gados ou de…Mas esse caso suscita duvidas a historia mais uma vez ela não esta sendo bem contada. Certamente havera investigações, estamos perante um asassinato, a justiça para bem de todos deve apurar as verdades. Não basta dizer eu apanhei um ladrão e fuzilei o gajo… porque até agora só ouvimos versão de quem não poderia estar adizer que é culpado. Ilustre Adelino, se fosse num outro momento eu jurava que estavas certo e que a razão é sua…

  33. mané di angola

    27 de Novembro de 2012 as 2:17

    Mr, Julayk. o seu comentario que certamente é baseado com intuito de esclarecer ou dissipar duvidas quanto o assunto em questão devo dizer o seguinte: de facto é estranho! como é possivel, uma pessoa roubando o Adelino e conhecendo o seu temperamento,mesmo assim, voltar o local do crime dias depois? a exibiçao das fotos das cabras ou carneiros, queixando de roubo publicamente, logo aseguir acolminar com um crime! aqui há gato… Ora pergunto: o mesmo confissou que eram quatros! confissou a quém? em que circunstacia em que falou? antes ou depois de ser abaleado? o roubo foi dias antes! como é que tiveram conhecimentos de que ele fazia parta da quadrilha? e se sabiam porque aguardar as tantas da noite para capturar e asassina-lo? era assim tão perigoso? Não consigo perceber bém! ele foi apanhado a roubar o qué? se foi morto a tiro num lugar onde não estava animal nenhum,a não ser o que lhe tirou avida. os ladrões pelo visto não vão acabar nunca… matando esses coitados que não tem como defender e deixando os verdadeiros lacaios soltos a fazerem papel de justiceiros! assim não vamos por cobro coisa nenhuma…E, é necessario esclarecimento cabal sobre assunto, sob pena de não sombrar quaisquer duvidas de que estamos perante um crime premiditado.E se defacto o homem sofria de alguma pertubação então ai, é gravissimo mesmo.

  34. jonas

    27 de Novembro de 2012 as 7:05

    Angelo Torres, concordo consigo,
    mas é mesmo tencional, sobre tudo quando se trata de pessoas de origem cabo verdiano, mas muitos esquecem quem trabalha nessa terra são os de origem caboverdiana, algum dia foro trabalhou,forro só gosta de beber vinho palma , por fato branco e ir abusca de mulher, forro sempre foi preguiçoso, olha para grande parte dos politicos, sobre tudo os de MLSTP e PCD( albertino bragança, josé viegas, Elsa Pinto, Alcino Pinto, Angela Viegas, Manuel Sãnzinha, Santa, Filomena Monteiro, Antonio Barros, Delfim, Bano, Prof, Filomena, Filomena Pina,…) o quê que fazem para este país, só falam.
    Olha Fui…

  35. Pantufo

    27 de Novembro de 2012 as 7:56

    O Abel Veiga também está envolvido neste acto criminoso. Ele e o Adelino inventaram a primeira noticia do roubo dos carneiros para preparar a opnião pública e depois fazem esta execução.
    Malditos

    • Stp avante

      27 de Novembro de 2012 as 11:38

      Andas a ver mtos filmes…acorda e tranka porta pk podes sr roubado a qq momento

  36. ê sá focótó

    27 de Novembro de 2012 as 8:27

    QUEM PODE FAZER QUE FAÇA
    FUI OBRIGADO A ABANDONAR O MEU CAMPO NA ZONA DE PRAIA NAZARÉ POR CAUSA DE VANDALOS (LADRÕES)
    TUDO QUE INVESTIA ERA LEVADO ANTES DE MIM

    ABAIXO QUEM APOIA OS LADRÕES

  37. Pidu Mamon

    27 de Novembro de 2012 as 10:17

    E Abel que não se esqueça que ele também é Tonga.

  38. zélagaia

    27 de Novembro de 2012 as 11:26

    Quém rouba é criminoso e quem mata é também criminoso. Nesse caso o ladrão ja pagou e lhe custou a vida. E o criminoso deve ser julgado e condenado. Que seja guarda ao mando do seu capataz ou não. O nornal é aviriguar se não foi o capataz e depois induzindo o guarda assumir para poder afintar a justiça e dessuadir opinão publica quamto ao sucedido. Se tivesem feito a justça que, o 1º guarda fosse preso, certamente não viria aconticer. O homem esta asemear muito ódio, que se cuida. sabemos que ele tem mais planos que pretende por em pratica. avira tempo estade…Descendentes preparem se e mantem unidos; só estão a espera de alguma viravolta politica, para entrarem em acção.

  39. Barão de Água-Ize

    27 de Novembro de 2012 as 11:33

    Dedo fácil no gatilho, é o que se passa na roça do Adelino Advogado. A vida humana vale quantas cabras, quantas pinhas de banana? Este Advogado Adelino, não deveria continuar impune, já que não é a primeira vez que é o autor moral dos disparos que já causaram vitimas. Roubos que têm por de trás pobreza, nunca podem justificar mortes.

  40. lolo di téla

    27 de Novembro de 2012 as 11:57

    Apelamos em nome de boa amizade entre dois povos: caboverdeanos e Santomeses, fomos e somos sempre irmãos, consiguimos a travesar o dezerto de ombros juntos; sou filho de duas patrias, como muitos que estão empenhados em levar avante as nossas condições de serem irmãos. Pois não vamos permitir que, os ditos ladrões e alguma pessoa que pretende instalar de uma forma doentia um tribunal na sua mente, que venha estragar a nossa irmandade. O Adelino é pai e tem filhos também de origem caboverdiano, e quem sabe se no seu sangue fervente não cruza veia verdiana, que ele nem sabe. Vamos com calma, ele tem certamente consciencia que esta a lidar com ser humano e que ele é um verdadeiro candidato que, esta sujeito a pagar cobrança. ele é advogado de profissao e ganhou nome em defender criminos! ora pergunto qual sera o seu argumento na defesa dos seus futuros delinquentes? se no caso houver…esta semendo vento…

  41. RICARDO VIEGAS

    27 de Novembro de 2012 as 12:09

    uma coisa é certa. os politicos venhem nos roubando a mais de 30 a nos e nenhum foi morto. será q o terreno onde foi morto o suposto ladrao é do senhor isidro? tenho fortes convicçoes de q ele apoderou a força desse terreno.até sei duma senhora q ele bateu sou porque ele queria por a marcaçao a todo o custo dentro do terreno dela.quem defende esse homem deve viver a custa dele.

  42. pó di té-la

    27 de Novembro de 2012 as 12:38

    Todos podemos opninar e somos livres de o fazer, agradeço esse espaço que nos é dado para concretizão do mesmo; No meu ver nada justifique ataques indundadas aqueles que nada tem aver com assunto em concreto. devos centralizar no caso “Adelino, guarda e o falecido João” Pessoalmente não acredito na 1º versão, falta de elementos… honestamente nesse caso não vejo e nem entedo como é possivel que tal Falecido fosse capaz de voltar no mesmo local a procura de… essa historia tem semelhança a da a 1º, quando o sr, ilidio foi interpelado, quando ficou amputado. quem me garate que este ultimo também não ficou no contentor aguardar chegada do propritario? não foi apanhado em fragante e nem na companhia dos demais suspeitos! porque que teria que ser asassinado, sendo vivo contribuia para captura dos restantes? Homém deve ter tomado tarreia e depois baleado sangue frio é uma possibilidade. Ele pode até ter filhos de origem Verdiana, mesmo que ele fosse nascido criado e sopultado em cabo-verde. É hora dizer basta!!! Se ele ganha no tribunal, mesmo não tendo razão, ele não podera ganhar ou continuar a ganhar nesse campo… basta! Ele não mais homem que nenhum outro, ha alguma tolerancia e, ele confude, se fosse mais intelegente estaria mais é calado, de que estar a comprar briga. tomem juizo assunto é serio.

  43. fulino

    27 de Novembro de 2012 as 12:56

    senhor ADELINO se precisar de um bom atirador estou disponivel pertence aos quadros dos Comandos portugueses nos anos 78/82 estive em vários conflitos armados também pertence ao Grupo de Operações Especias da Policia Portuguesa mas com um acordo atirar primeiro numa das suas pernas e se aprovar a minha pontaria fico com seu guarda costas mas assim que o senhor agir de má fé contra seja quem for atiro a outra perna e também atiro em todos que são como o senhor porque o senhor ja esta a abusar demais então não existe justiça ai o senhor parece que é o dono de S.Tomé olha que s:tomé é de todos os que la nasceram independentemente da raça e da cor os ladrões roubam devem ser julgados e punidos não é matar esta é a lei da selva o senhor que se cuide

    • fulino

      27 de Novembro de 2012 as 15:57

      pois amigo neste caso tinhas muito trabalho nesta terra porque o que há mais cá é ladrão pedófilos curuptos e bruxos até há deles que são professores cá ja ouviste falar de um tal LÙCIO AMADO é do piorio que exixte na face da terra e é professor cá tudo dito amigo em relação a nossa terra

  44. santuario

    27 de Novembro de 2012 as 14:41

    s. tome ºe principe ja esta na altura de fazer como no meu pais em que propio governo fez limpeza…
    onda de roubo era tanta que governo primeiro avisou as maes e pais:
    APARTIR DE HOJE VAMOS FEICHAR A CADEIA E ABRIR CEMITERIO. comecarao a matanca de todos os ladroes e hoje vivemos em PAZ…

    terra de paz

  45. calema

    27 de Novembro de 2012 as 15:03

    adelino seja louvado. todas as vezes que oico algo relacionado contigo fico enfim..

    nao entendo porque uma pessoa de bem ºe tao perseguido como tu.

    eu nao parro de lembrar aqueles tempos em que voce era DEUS pra cidadao de monte macaco,

    caderno, bata de escola tdo erra cntigo. crianca duente adelino que tem k levar pra hospital, quem dava corpo fogo adelino ligavao pra ti maia noite, madrugada tu que socorria ou seja teu telemovel nao parrava de tocar pelas chamadas do pessoal de monte macaco. enfim bom coracao da dor do coracao. fizeste tanto bem a aquelas gentusas que hoje o agradecimento deles ºe so te roubar, te prejudicar, ou seja ate parece coisa mandado. mas pronto assim ºe a vida deus e que nos da as coisas. forca um dia essa gentes ingratas de monte macaco haverao de te deichar em paz. forca.

  46. fulino

    27 de Novembro de 2012 as 15:11

    é pena que infelizmente vejo pelos alguns comentários que a alguns ignorantes que aplaudem o que acontece: Sou contra os ladrões que roubam o trabalho dos outros mas, existe em s:Tomé vários tipos de ladrões . Pelo que já li o dito ADELINO é um deles (LADRÂO RICO) caso de alguns politicos que se estão a encher a custa dos pobres portanto acho que devia haver uma lei que punise tanto o ldrão rico como o pé descalso roubou devem ser presentes ao juiz e punidos. Tirar a vida a um ser humano é só em ultimo caso caso de violação a menores concordo o que há mais ai, em ligitima defeza, trafico de droga por roubar para comer nunca se deve tirar a vida castigava com cadeia ou serviçoprestados ao lezado

  47. Carlos Jorge da Silva

    27 de Novembro de 2012 as 15:50

    Mesmo fimdeveria ser dado aos ladrões dos bens Públicos instalados no Governo

  48. arlindo fernandes

    27 de Novembro de 2012 as 17:35

    Este caso nao e o primeiro nem sera o ultimo e nao tem nada haver com politica.Mesmo nos tempos das vacas gordas a arte de tirar o que e do outro as vezes acabam mal e isto nao tem nada haver com a descendencia do jovem baleado .Temos que aprender a separar as aguas e lamentar a pela vida perdida.

  49. kapelinha

    27 de Novembro de 2012 as 17:42

    os três individuos que foram ouvidos hoje no tribunal sobre este caso foram dicretados prisão preventiva, tiveram mais sortes…foram presos porque sernhores Adelino e guarda disseram que foi o finado que os diksseram que os três faziam partes. veja só….

  50. odair

    27 de Novembro de 2012 as 18:32

    ladlon QUDA LE OOOOOOO!
    BA TLABA!!

  51. odair

    27 de Novembro de 2012 as 18:39

    esses marginais passam o dia bebendo grogo e jogando bisca , esperando a hora de ponta” noite” para saciar do suor dos outros! isso tem que acabar! a morte não é opção/solução, mas tudo tem seu limite!
    pessoas honestas trabalham arduamente para adquirir seus bens, mas uns inúteis de maos-fina contam os pés para virem roubar!
    isso E ABUSO GRANDE!!

    ABRAM CAMPO,
    FAZ AÇÚCARINHA, DOCE DE COCO , ETC TRABALHO HONESTO. DEIXE A COISA DOS OUTROS. A VIDA TA DIFÍCIL PARA TODOS!
    QUEM HOJE TEM, COMEÇOU DE ZERO!!

  52. jacare

    27 de Novembro de 2012 as 22:36

    nao concordo com o abate do gatuno.
    A outra alternativa.

  53. ZUMBAKUÊ

    29 de Novembro de 2012 as 15:24

    SEQUELAS DA FOME E MORTE DE UM IRMÃO
    O exercício da cidadania pressupõe que os cidadãos participem na vida comum, organizem-se para alcançar o desenvolvimento do lugar onde vivem e exijam o desempenho adequado tanto dos poderes constituídos, quanto dos serviços públicos. A corrupção nas suas mais diversas formas é um dos grandes males que afectam o poder público e, consequentemente, é uma das causas decisivas da pobreza do país.
    A corrupção corrói a dignidade do cidadão, contamina os indivíduos, deteriora o convívio social, arruína os serviços públicos e compromete a vida das gerações actuais e futuras. O desvio de recursos públicos não só prejudica os serviços urbanos, gera o desemprego e leva ao abandono de obras indispensáveis ao país, atraindo a ganância, estimulando a formação de quadrilhas e evoluindo para o crime organizado. Por outro lado, os investidores sérios afastam-se desses países onde vigoram práticas de corrupção e descontrole administrativo.
    Os efeitos visíveis da corrupção são perceptíveis na carência de verbas para obras públicas e manutenção dos serviços, pois se isso fosse feito facilitaria a circulação de recursos, a geração de empregos e riquezas. Os corruptos tendem a aplicar o grosso do dinheiro desviado longe dos locais de origem para não chamar atenção, e isso funciona como um dreno aos recursos da comunidade.
    A corrupção afecta a qualidade da educação e a assistência aos educandos, pois, os desvios desmotivam os professores, subtraem recursos da merenda e do material escolar, prejudicam o desenvolvimento intelectual e cultural das crianças e as condenam a uma vida mais limitada no futuro.
    A corrupção também compromete:
    • os recursos para a saúde,
    • o bem estar dos cidadãos, encurtando as suas vidas e os condenando a doenças que poderiam ser facilmente curadas e tratadas.
    O desvio dos recursos públicos, pelos prejuízos que provoca, deveria ser equiparado ao crime hediondo, pois compromete a vida dos cidadãos de hoje e das crianças, que são o futuro do país, condenando a nação ao subdesenvolvimento económico crónico.
    Por isso, o combate à corrupção deve estar na pauta diária dos cidadãos que têm espírito público e que sonham com um país melhor para seus filhos e netos. Os que compartilham da corrupção activa ou passivamente, ou dela se servem de alguma forma, devem ser responsabilizados não só, civil e criminalmente, pelos danos que provocam, mas também, eticamente, pois, ao admitirem a corrupção, ela passa a ser aceite como um facto natural no dia-a-dia da vida pública ou admissível, como normal, no quotidiano da sociedade.
    Não se deve aceitar que a corrupção faça parte da cultura nacional. O combate à corrupção deve, portanto, constituir-se numa agenda de todo cidadão e de todos os grupos organizados que trabalham pelo desenvolvimento do país e querem construir uma sociedade justa e solidária.
    Dificilmente um projecto social prospera num ambiente onde predomina a corrupção, pois ele acaba sofrendo os efeitos da mesma, e as suas acções se perdem e se diluem na desesperança.
    De que adianta uma sociedade organizada ajudar na canalização de esforços e recursos para um projecto social ou cultural de um país, se o poder político que é o responsável por esses projectos está corrompido pelo desvio do dinheiro público?
    S. Tomé e Príncipe vive de algum tempo para cá, nesse sentido. Alguns políticos aparecem, enganando o povo dizendo que promovem o desenvolvimento social e humano no país e acabam por assumir a liderança, num processo para eliminar a corrupção, afastando outros e assim vão desviando os recursos públicos, cometendo inúmeras improbidades administrativas.
    É necessário criar um movimento de repúdio e um processo de investigação contra esses comportamentos ímprobos e delinquentes.

    Perante o facto relatado, qual será o desfecho ?
    Nguê môlê môlê dê mé?
    Que seja feita justiça.
    Ela deverá estar presente, para que todos nós possamos dormir em paz.
    Hoje morre um por roubar animais.
    Amanhã, poderá morrer alguém por estar perto de alguém que não sabe lidar com a diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo