Ditadura do “CHEFE”ainda funciona na ENASA

Um funcionário da ENASA denunciou numa Assembleia Geral dos Trabalhadores, o facto da coordenadora para os Assuntos Financeiros, Genoveva José da Costa, ter recebido no ano passado como reembolso de medicamentos cerca de 20 milhões de dobras. Foi suspenso do trabalho com corte de 15 dias de salário.

A denúncia feita por Sérgio Guimarães na Assembleia Geral dos Trabalhadores da Empresa Nacional de Administração dos Aeroportos, realizada no dia 4 de Fevereiro último, contou com a presença do Ministro das Obras Públicas e Infraestruturas, Osvaldo Abreu.

O funcionário da ENASA apresentou documentos comprovativos da denúncia que fez. Facturas e um gráfico detalhado dos sucessivos reembolsos de despesas com medicamentos que a Coordenadora dos Assuntos Financeiros, Genoveva José da Costa, foi beneficiando durante o ano 2012, totalizando 19.801.000 de dobras, mais de 800 euros.

O funcionário Sérgio Guimarães, contestou tal situação na presença do Ministro que tutela a ENASA, e contou com a solidariedade dos trabalhadores da empresa.

Por ter denunciado em Assembleia dos Trabalhadores, e na presença do ministro Osvaldo Abreu, uma situação que considera anormal, numa empresa que se diz deficitária em termos financeiros, foi-lhe instaurado um processo disciplinar, sob orientação da direcção da ENASA.

O processo disciplinar assinado pelo Coordenador Geral da ENASA, Leonel da Costa Cardoso, no dia 7 de Março, diz que é aplicada ao funcionário em causa a sanção de « suspensão do trabalho com perda de retribuição por um período de quinze dias».

Segundo o despacho tal sansão está prevista nos artigos 25º1-d) e 27º-2 do regime jurídico das condições individuais de trabalho.

No entanto no mesmo despacho é dito que Sérgio Guimarães, goza de uma antiguidade de v30 anos de trabalho na ENASA, e que nunca tinha tido antecedentes disciplinares graves.

A mais grave infracção cometida por Sérgio Guimarães em 30 anos de serviço na ENASA, foi ter denunciado uma situação que considera irregular. O reembolso pela Coordenadora dos Assuntos Financeiros, de mais de 800 euros em medicamentos.

Abel Veiga

  1. img
    pau darco Responder

    “A mais grave infracção cometida por Sérgio Guimarães em 30 anos de serviço na ENASA, foi ter denunciado uma situação que considera irregular”.
    Adorei esta frase.

    Nao é esta Sra q saiu da EMAE? Chê corpo nao doi Sra?

    • img
      calacala Responder

      A menina Jenuveva, protejida pelo MLSTP, dilapidou a EMAE, e agora esta na enasa a dilapdar, o q foi exibido foi uma verdade, ate quando SR. 1ª ministro toma uma posição contra A Direcção da ENSA, são um bando de corruptos e incoptente, inventou ai obras e obras e obras fantasma, são somas e somas de valores q esta adminstraçao ja levou, ate quando, e o ministro da tutela me parece que esta aranjando KAPA DE AÇO para protejer esta direcção, manda esses macacos para rua, não temos luz na pista, não temos,caminhão bombeiros, não temos viatura para transportar pessoal no serviço, o Edificio da adminsiraçao financeira que gastaram novicentos e tal milhoes de doibras, chove chove chove chove muita agua dentro

  2. img
    Leopaldo Responder

    Não entendo porquê que a Empresa Enasa tem um CA interina há mais de 3 anos… Qual é o problema do Estado santomense em fazer mudanças dos quadros ?

  3. img
    A luta continua Responder

    Meu amigo Sergio Guimarães devia fazer auilo que muitos fazem em S. Tomé ver ouvir e calar… essa senhora tem capa( protecção)

    • img
      Paracetamol 500mg Responder

      Nem toda gentes esta disposto a isso meu caro. Tu és igual a outros. Falta outro respeito e quer que ele engula frio e a seco.Bobo

  4. img
    Dário Responder

    Sr. Sérgio Guimarães, ofereço patrocínio jurídico, para recorrer da decisão ou para contestar o processo uma vez que ainda esta dentro de prazo.

  5. img
    pedro Responder

    Sindicados de INASA são terrível !!!!

  6. img
    Triste Responder

    Triste ver e ouvir tudo isso,
    Quem denuncia para proteger o país é sancionado! Pouca vergonha.
    Era demissão total. Desde a senhora que está a extorquir o dinheiro do estado, o Conselho de Administração que não pronunciou, o Ministro que estava presente, até ao 1º ministro que não fez nada para proteger o Sr. Sérgio Guimarães. Agora provei que o país não tem saída.
    Tristes pessoas

  7. img
    santos Responder

    enasa ja esta a tempo para mudança. o director geral foi nomeado pelo seu cunhado Varela e financeira tambem,durante os três anos só estão usufruir do dinheiro do espaço aereo,dinheiro este que vem de avc(empresa de cobraça) num momtante de 500 mil dilares mensais que cai na conta de Enasa. mesmo assim aeroporto esta suja nem transporte para transportar funcionario, uma degradação total. existe viatura hilux novos em casa de cada um.sem falar contas bancarias gordas.malta descontente. injustiça no pagamento de salario, os protetores de Direcção tem dois salários e vendem os serviços q prestam.que gestão até quando.

  8. img
    Makukula Responder

    Minha gente.Que país temos.Congratulo com a posição de Ségio Guimaráes.A ENASA esta afundaR-se,isto até parece um aeródromo.Os partidos M.L.S.T.P , P.C.D. e M.D.F.M.derrubaram o A.D.I. devido a corrupção,então,têm dar bons exemplos.Mes tudo acntrário.Continuam a protegeros ladrões” Sra Jenuveva e o Sr Cardoso”.O actual Dr de enasa enviou uma secretária sua para Lisboa em protesto de formação,menina de nome Kátia usou o passaporte de seviço no fundo não era formação.O dito director foi fiscal do projecto de pista,usufruiu o valor de 210milhões de dobras, o resultado diminuiu a largura da pista, situação contestada pela ICAO.Mesmo com a visita dpo ministro á ENASA, cntudo quanto que viu e ouviu, não conseque decidir,só pode um MNHANOTE

  9. img
    Negro STP Responder

    Isto e mais uma prova clara da DITADURA em São Tome e Príncipe.
    Quem denunciar a corrupção e castigado.
    O lema em São Tome e ou junta-te ao corruptos ou ficas fodido e isto que esta dar cabo do nosso pais a; A corropcao a impunidade esta entranhado na nossa sociedade e assim atrasando o nosso desenvolvimento .POVO DE SÃO TOME ABRE OS OLHOS..

  10. img
    Descendente dos contratados Responder

    Não quero ser pessimista, mas já está comprovado.STP não tem saída.Não vale a pena nos stressamo-nos.

  11. img
    Mimi Responder

    Se TODOS os trabalhadores da ENASA têm direito a reembolsos por despesas médicas e se nao há limite estabelecido pela empresa nos montantes destes reembolsos, nao há nada de errado em a funcionária ter sido reeembolsada por despesas efecuadas e devidamente comprovadas como sendo legítimas. O mal seria ter-lhe sido pago indevidamente tal montante ou a despesa nao ser parte dos benefícios a que tem direito.

    Se a empresa tem problemas de caixa, cabe a ela saber onde fazer os cortes e estes com certeza abrangerao todos os benefícios extras de todos os trabalhadores

Deixe um comentario

*