Morcegos comprometem as palavras do ministro Osvaldo Abreu

«Achamos que dentro de 15 dias o problema de cortes de energia será minimamente diminuído», garantia do Ministro Osvaldo Abreu, no passado dia 23 de Abril. Maio, está a terminar e os apagões aumentaram. A EMAE diz que são morcegos que estão a mexer com a linha de alta tensão.

Na última quinta-feira, a ilha de São Tomé poderia ficar completamente, as escuras durante várias horas, não fosse o lindo luar que a natureza colocou a disposição dos são-tomenses na  noite de quinta feira.

Por volta das 20 horas, e de repente a rede da EMAE, desactivou-se. A cidade capital, os arredores e o interior da ilha, ficaram sob iluminação e companhia da LUA, chamada vagabunda do espaço, por vozes da música caboverdiana. Foi mais um apagão, como tem acontecido nas últimas semanas.

Em Abril, um forte apagão tinha marcado o país. O Ministro Osvaldo Abreu, visitou a central térmica de Bobô Fôrro, que tinha sido a causa principal da crise de energia, e fez promessas. «Dentro de 15 dias a central de Santo Amaro termina a sua fase mais crítica de manutenção. Teremos em Santo Amaro qualquer coisa como 3 ou 3,5 megawatts. Achamos que dentro de 15 a 20 dias o problema de cortes será minimamente diminuído», anunciou Osvaldo Abreu no dia 23 de Abril.

Um mês depois, ou seja, 23 de Maio quinta feira, São Tomé, voltou a ficar sem energia eléctrica durante várias horas. Situações iguais já tinham ocorrido nas semanas anteriores. O apagão persiste e aumentou de intensidade, pondo em causa as palavras do Ministro Abreu em Abril.

Na quinta – feira a emissão da TVS ficou condicionada por causa do apagão. Cidadãos aproveitaram a luz do luar, para conversarem no quintal ou nas ruas. Na verdade momento também romântico para os casais que quisessem aproveitar a luz da lua, para namorar.

Momento também de desânimo para muitos, porque o mantimento conservado no frigorífico começou a descongelar. Aliás, muitos são-tomenses, estão a ter problemas para conservar peixe e outros alimentos, porque o apagão acontece durante a noite e o corte acaba por ser mais longo durante o dia. E a avaria dos electrodomésticos, por causa da oscilação da corrente eléctrica, nem se fala.

O Téla Nón contactou a Direcção da EMAE, para compreender quando é que o apagão deixará de lançar os são-tomenses na escuridão durante a noite, facilitando também as acções dos assaltantes, e durante o dia comprometendo a actividade laboral e económica.

O Director de Electricidade, disse ao Téla Nón que desta vez são os morcegos, a complicar tudo. « Aconteceu antes de ontem(quarta – feira) e ontem(quinta –feira) foi um morcego que bateu na linha e provocou a rotura. Estamos na gravana e aumenta o numero de morcegos. Quando tentam pousar nas linhas de alta tensão eles abrem as asas, que acabam por entrar em contacto com o sistema de alta tensão. Então acontecem os disparos na rede», explicou o Director de Electricidade da EMAE, Homero Boa Esperança.

O Téla Nón questionou o Director com apelido de Boa Esperança, sobre o facto de Morcegos serem há séculos parte da fauna são-tomense, e nunca antes tinha-se registado tantos cortes de energia por causa da intervenção dessa espécie animal, nas redes de alta tensão. O Director limitou-se a dizer que a realidade é essa, «os morcegos é que provocaram o apagão de quinta feira», retorquiu Homero Boa Esperança.

O Téla Nón sabe que a central térmica de Bobô Fôrro, que até Abril último funcionava com 3 geradores, aumentou a sua produção, estando até a última quarta – feira com 7 geradores operacionais.

A central térmica de Santo Amaro, também já terminou a manutenção de 4 grupos geradores, prevendo-se para Junho a conclusão da manutenção do quinto e último gerador. Aliás, o Director de Electricidade, assegurou ao Téla Nón, que a produção de energia aumentou bastante em relação aos últimos meses, em que a maioria dos grupos estava em serviço de manutenção. «Temos uma demanda de 14 megawatts, e neste momento já garantimos 12 megawatts. É uma produção significativa. O problema tem sido a acção dos morcegos na rede», frisou.

Morcegos, espécie que nos bons tempos do passado, sobretudo no interior, animava as crianças na caça com fisgas, é agora mais um problema que a EMAE, “procura evitar, mas não consegue”.

Uma espécie muito consumida no país, principalmente na companhia de fruta pão assada. No interior é mais conhecidapor Guembú. Agora está a comprometer as palavras do ministro Abreu, e o fornecimento estável de energia em São Tomé. Isto tendo em conta as explicações da Direcção de Electricidade da EMAE.

Abel Veiga

  1. img
    abigail varela Responder

    hahahahahaha….so mesmo em são tomé

    • img
      Cidadão Nacinal Responder

      O problema do País é pensar pequeno e a população está a crescer e o consumo é maior, enquanto não houver, uma visão larga para construção de uma Barragem Hidroeléctrica a situação vai permanecer e podendo piorar.

      Portugal fez em Moçambique uma grande Barragem se quero desenvolvimento de São Tomé e Príncipe, porquê que não construa a barragem em STP.

      O facto do SR.º Dr.º Pinto da Costa ter criticado a China na Guerra de Vietname em 1984/85, fez-Lhes abandonar a Construção da Barragem na Roça de Milagrosa Bombaim, assim como a cultura de arroz que já esta implementado em STP.

      Tudo ficou perdido, apenas ficamos com a construção do Palácio dos congressos; os Russos na construção de Barragem no Maior rio do País, obrigara-os a suspender porque estavam a exportar pedras preciosas do Rio o Iô Grande, deveria haver diálogo em negociação e dar continuidade da obra, não o fizeram limitaram a expulsar e cortar relações foi burreza falta de inteligência.

      Continuamos não aprender com a lição , o girador não vai resolver o problema energético do país enquanto não houver uma barragem para seleccionar o problema, devem pensar ao longo prazo e não a curto prazo, com a nova cooperação Chinesa espero que seja implementado esta iniciativa.

      • img
        Pléto Lúlúlú Responder

        Sr. Cidadão Nacional ….. O Sr. deu uma grande novidade neste Jornal Digital… ” Pedras Preciosas no rio Ió Grande “…. Julgo que nem o Governo de S. Tomé sabia desta novidade. Aconselho-o a informar o Governo do seu País, pois isto será muito importante para o Orçamento de Estado e outras Obras Públicas. Parabéns por esta ‘descoberta’ ….

        • img
          Ze Responder

          Pois é. Isto é verdade. Foram retiradas toneladas de pedras e levadas nos vôos de aeroflot nas noites clandestinas de São Tomé a URSS. Quem não conhece esse facto então também não sabe que uma potência cham

          • img
            Ze

            ….. Chamada URSS existiu. Agora dizer se as pedras são preciosas não sei dizer. O pai do Gégé Amado Vaz sabe de certeza , pois ele quem mandou prender um cidadão fiscal de autocarro da empresa Transcolmar por ter comentado a notícia que foi radiofundida pela estação VOA

          • img
            Pléto Lúlúlú

            O comentário diz ….” obrigara-os a suspender porque estavam a exportar pedras preciosas do Rio o Ió Grande ” …. não diz que estavam a exportar ‘pedras’ …. não fui eu que escrevi o comentário…

      • img
        abigail varela Responder

        Barragem em STP? Meu amigo aconselho a ver as vantagens e as desvantagens ambientais de uma barragem, Na minha opinião seria mais vantajoso embora o elevado custo a aposta na energia solar.

        • img
          Ze Responder

          Baragem sim. Foram feitos estudos há anos pelos soviéticos. Deviam fazer barragem no rio Yô grande mas na altura STP preferiu fazer palácio dos Congressos. Tens dúvidas, pergunte a Sra Maria de Amorim, ex ministra dos Negócios estrangeiro de StP

    • img
      Вера ) Responder

      Asas do morcego tem evergadura para tocar em 2 cabos de alta tensão? Sim, assim querem que seja a nossa comprencao ! E entao ! Sera que somos dificientes de visao ou de assimilacao !? ))) Nao ! que invensao !

      • img
        Ké, di Vá plegá cú pávu. Responder

        Quem deveria tirar-nos desta dúvida, é o Sr. Engenheiro Tomé Vera Cruz, porque ele foi Diretor Nacional desse tal Projeto Russo. Ele é que nos poderia brindar se de facto era pedra preciosa ou não. Ele ainda está vivo.

    • img
      cobocone Responder

      sr ministro tem muita labia ?? amanha que vai desligar a energia talv e macaco de boa entra ????? se morcego delsg o macaco tb pode …povo bilê uê…….

  2. img
    João Carlos Responder

    Kuâ de bobó só, mordomia….lol

  3. img
    inteligente Responder

    Brincadeira tem hora!!!!!!!!!!!!!

  4. img
    Militar Responder

    O ministro deveria pensar 2 vezes antes de abrir a boca para falar besteiras

  5. img
    gualter almeida Responder

    meu Deus onde estamos metidos nem sabem mentir

  6. img
    HT Responder

    Depois vão querer ganhar na urna !!!!!!!!

    • img
      gualter almeida Responder

      nas urnas

    • img
      TONGA de MONTE CAFÈ Responder

      credo meu Deus muitos erros cometem nesses comentários estamos a ficar burros em tudo ou será que é dos professores que não sabem ensinar a porá é que as desculpas de alguns são os teclados dos computadores

  7. img
    Bêtodo Responder

    Morcegos heiiim, rsrsrs,Kêêê.., agora até os bichos são acusados de vándalo, não se faz isso não éé Sr.º Ministro, isto é lata. Não vem culpar coitado do bicho pela Vossa incompetência e falta de lealdade com o Povo. Pena k esses morcegos não conhecem casa desse Ministro.Na próxima semana o Sr.º Ministro de certo virá com outra desculpa, de certo atribuindo culpa talvez à outro animal. Paremos com isso e sejamos sinceros, isto vale muito numa Democracia.

    • img
      Hioster Responder

      Sinceramente comfesso que ri bastante ao
      ler tua explanacao mas conclui que estas completamente correcto
      Sinceros abracos Betodo

  8. img
    O Sr. da Verdade Responder

    Há que tomar uma medida contra esses morcegos. Olha, só uma sugestão… Que tal a equipa da EMAE contratar uns tantos jovens do interior para fabricarem umas tantas armadilhas (Flé e Ido-ido) para ser montada na rede eléctrica de modo a pôr cobro a esse flagelo?!!??

    Bobo na Praça Yon Gato… lol

    • img
      JOAO ALMEIDA Responder

      capuelé seria uma soluçao

  9. img
    original Responder

    Peço desculpas pela ignorância ao fazer esta pergunta:
    Asas do morcego tem evergadura para tocar em 2 cabos de alta tensão?

    • img
      Levy2 Responder

      Este morcego chama-se Incompetência ataca qualquer hora e em geralmente nas Ilhas maravilhosas.

    • img
      Trabalhador Responder

      São morcegos gigantes que nem os da ficção Científica!

  10. img
    bostoner Responder

    hahahaha morcegos propreokokok …. mais deixa morcego com vida dele e natureza deixa gajo viver stp tem que comecar a valorizar a ssuas especie os outros paises estao a procurar ficam nos a perguntar teu pais tem isso tem isso

  11. img
    Ze Responder

    Terra de flá sóóó.

  12. img
    John Smith Responder

    Vir dizer que a culpa de não fornecimento de energia é por causa do morcego é uma falta de respeito a todo o povo de São Tomé e Príncipe.
    É que eu não vejo como isso pode ser possível, as linhas de alta tensão estão bem separadas uma da outra, mesmo si os morcegos abrem a asas, será suficientemente largo para tocar nos dois condutores ao mesmo tempo? A acho que não uma vez que só curtocircuitando a rede é que ela pode desparar. Si por acaso um ser humano puder estar suspenso e pegar apenas num dos condutores, jamais apanhará choque porque não está em contato com a terra, mas si de alguma forma estiver em contato com a terra sim que apanha. O morcego vive no ar e não está em contato com a terra por isso tem que tocar em pelo menos dois condutores de alta tensao ao mesmo tempo, o que acho dificil.
    O que falta a EMAE é um bom Gestor (Gestor de verdade).
    J.S

    • img
      Ze Responder

      EMae tem bom gestor. O Sr Gembú mais conhecido por Yandro. Kwa li bili dêua piá.

    • img
      Ze Responder

      Daí a pouco é agua que vai faltar de uma forma geral, pois ela falta em muitas casas. O ministrinho manteu na Emae o director de Agua de ADI para que este seja espião do grupo gestor. Kwá skabi.

  13. img
    mina di Célivi Responder

    kwa,kwa,kwa! hozé n’ga dá kéblá! este ministro é como moche!

  14. img
    Mamadou Trindade Responder

    Comedia de Aristofan,com esta habilidade penso ja temos pessoa com,todo o respeito,para substituir ate o entao o insubstituivel humorista Bute.

  15. img
    madalenas Responder

    Esta é a hora das demissões, cada um pode falar como quiser . Estes mamíferos, sempre pousaram em alta tensão. De duas, uma coisa é certa, ou não se trata de alta tensão, ou morcegos ganharam resistência, ao ponto de fazer parar uma central.

  16. img
    teu tio Responder

    Coitado do bicho a ser considerado de malfeitor. Convenhamos, ao menos que haja mais honestidade nas palavras que laçam ao publico. Isto demonstra claramente que esses dirigentes não são responsáveis ou por outra mentirosos.

  17. img
    Barão de Água Izé Responder

    A energia eléctrica é uma vergonha em STP.
    O sr. Presidente da República, o 1º Ministro, todos os políticos e ex-políticos, todos acham normal e deixam andar. Preocupados porquê? Todos têm o seu geradorzinho. O Povo que se distraia na rua e beba água quente e cerveja mole.
    STP é um país independente? Sem energia?
    O passado de STP não merece estes administradores da Coisa Pública.

  18. img
    minus Responder

    calculemos entao as solucoes imediatas pra acabar com o perigo iminente da escuridao tomar definitivamente conta de nossas vidas(quer seja escuridao no sentido leigo da palavra,quer seja de caracter mental), se os morcegos estao de facto a vandalizar o negocio da energia eletrica, bem que podia-se consultar os mestres de cozinha e apurar deles que pratos saborosos se pode fazer destes tipos e em poucos dias o cardapio aumentaria a luz eletrica viria pra ficar, viveriamos entao felississimos…contudo,caso esta nao seja a mais sabias das solucoes,as familias santomenses poderiam optar por incluir no seu plano orcamental, a compra de um gerador de 3,5kva( o minimo pra uma familia de baixa renda),que ja e um item indispensavel tal como a vestimenta em toda Angola. devo realcar que as coisas la tambem comecaram quase do mesmo jeito e hoje o negocio da venda de geradores prospera quase tanto como a venda de petroleo…

  19. img
    sun sun Responder

    Osvaldo Abreu seja mais sério e nao brinque com isso, meu colega.

    Dimelo Osvaldo Abreu!

    Sí senor, lo que quieres decir es que ahora tenemos Murciélagos aéreo energéticos, es?

    Mi hijo, deja la boberia esa, pues, te estás haciendo pasar por un autentico payaso. Siempre he creído que no te gustaba el círculo, pero ahora veo que no.

    jajajajajaja…tremendo tropelaje. Eso fue lo que te aprendiste el la CUJAE?

    • img
      Gabon Tlindagi Responder

      Evitemos exibir o nosso saber aqui,nada de espanhol o desenrolar das ideias esta sendo feita em portugues por isso respeiteimos a”ignorancia”dos leitores que nao podem entender outra lingua estranjeira,porque se for para isto eu tambem posso escrever em russo o que e bem provavel que o senhor nao entenda.(извини я просто хотел играть немного )

      • img
        sun sun Responder

        Meu caro,

        prevendo que os nossos líderes também leiam o jornal digital, e por ser contemporaneo de época de estudo e da mesma geracao do Ministro Osvaldo Abreu, e na expectativa que ele lesse ou venha a ler a minha critica, é por isso que escrevi em Espanhol, nunca o fiz com a pretensao de demonstrar mais saber linguistico que ninguém.

        Ademais, nao comparemos, o espanhol é de fácil percepcao para todo aquele que fale, escreva e leia portugues, o que nao se asemelha ao russo, que presumo que escreveu no translater e aqui colocou. Porque atencao, sou fluente em 7 linguas e inclusive o russo que o senhor ali mal escreveu.

        Nao tenho intencao de mostrar nenhum saber linguistico. apenas estive em cuba desde os 12 anos até aos 22, tal como o Osvaldo Abreu. por isso, escrevi em Espanhol

  20. img
    rodrigues Responder

    Neste país identifica-se os problemas, mas nunca se arranjam soluções… Vamos trabalhar meus senhores

  21. img
    ERC Responder

    Claro, é mais fàcil culparem os morcégos, daqui à nada também serão responsàveis pelos casos de corrupção que têm invadido o paìs! Vergonhoso!

  22. img
    suzi Responder

    Osvaldo, você quer enganar quem? Apagões à noite podem ser morcegos, mas de dia certamente que os apagões não são originados por morcegos….

  23. img
    graca Responder

    obrigado pela oportunidade
    nao se esqueçam!…
    eles tambem sao mamifiros
    esses morcergos sao os mesmos de sempre ….
    drurante 35 anos eles desemvolveram tanto no
    tamanho como na forma de pensar…
    pena!… que a classe politica nao tem
    intelegencia para superar a dos murcegos…penso
    nao haver outros adjectivos que podemos atribuir aos
    políticos morcegos ….
    nota …
    havera novos ataques protagunesado
    pelos bichos…
    sao os seguentes:
    assembleia nacional
    palacio do governo
    palacio presedencial….
    quem sabe ¡!…eles poderao
    acabar duma vez por todas com
    politicos de baixo nivel em stp…

  24. img
    giginbre e cola Responder

    Bolama tem muito morcego, mas nunca parou a central em Guine Bissau.

  25. img
    graca Responder

    sao os melhores politicos de sempre
    salvadores da democracia em stp
    premeiro eu,segudo eu 3.eu 4…eu
    10 eu se soubrar ainda sou eu
    isso sim…com eles poderemos
    esperar sentado pelo desenvolvimento de stp

  26. img
    teu tio Responder

    Engraçado, se repararem bem na cara do Ministro Osvaldo Abreu é uma semelhança autentica de um morcego…

    • img
      FILHO DA TERRA SOFRIDA Responder

      NESTE PAIS IDENTIFICAM OS PROBLEMAS MAS NAO SE IDENTIFICAM OS CAUSADORES DOS MESMO

  27. img
    São Tomé Poderoso Responder

    Abel coloca meu comentário por favor.

  28. img
    Toni Responder

    Vamos ser responsáveis Senhores Governantes, não somos estúpidos, e não nos insultem. Façam o Vosso trabalho e resolvam. Os problemas sao sempre identificados, os culpados sao sempre identificados, as SOLUÇÕES e que ninguém as põe em pratica. Trabalhem em prol do Povo… STP agradece .

  29. img
    Tentado a Ler Responder

    Até que esses senhores provem por a+b, que os morcegos sejam a causa do apagão, não acredito que um animal com um sistema de radar mais avançado do mundo embata contra linha de transmissão de alta tentão separadas a uma distancia consideravel, uma da outra. Curioso é que ja ouvi outro funcionario da EMAE no passado justificar apagão com atividade dos morcegos. Isso é moda na empresa?

  30. img
    germana alves Responder

    Ministro de Energia “Play Boy”, Primeiro Ministro ” Fla So”. Sabem onde anda o desenvolvimento em STP? Vao as casas deles. Pinto resolveu dar um “lift face” na casa de Pantufo… muito lixo, 20 anos. Gabriel, de guarita para piscina. Tanta critica ao Benjamin (PCD) pelos mesmos motivos. No fim sao todos iguais. Beijos amigos.

    • img
      Stwart Neto Responder

      Pois é os unicos investimentos que estão em curso são as seguintes: reabilitação da casa do Primeiro Ministro, do Presidente, do presidente da Assembleia.
      Parabens, para isso que anadmos a criticar os outros governos… estrão a dar a cara. Não é nada de mau, quem não lembra como foi reabilitada a casa de Maria das Neves, lembrem…

  31. img
    electricista Responder

    em poucas palavras…. é pena estas situações para um País tão maravilhoso…

  32. img
    madalenas Responder

    cidadão nacional
    Não é nada verdade, absoluta. Ora vejamos.
    Foi dado oportunidade para Portugal construir barragem no rio papagaio príncipe, conclusão, não funcionou.
    Arroz, china nada. Arroz pode ser feito, japao tem arroz, guine tem arroz, malásia tem arroz, etc. A superstição do preto foro, a ignorância, de que o testículo desce e cria impotência sexual, se colocarem os pés na agua fria. guine tem arroz, basta encomendarem sementes.
    Pedras preciosas, falsa questão. Angola tinha cubamos a levarem diamantes, dizem no tempo da guerra, mas continuam a apoiar o esforço do governo. Entao se houvesse mesmo riqueza, um gigante deste a URSS, teria saído assim de animo leve.
    Temos um pais sem historias verdadeiras. Inocentxi ka mole ni liba de odjo.

  33. img
    FILHO DA TERRA SOFRIDA Responder

    SÃO TOMÉ FALTE DE UMA TRIBUNA POPULAR, ISSO É ADMISSÍVEL,SENHORES MINISTRO A POPULAÇÃO GRAÇAS A DEUS JÁ NÃO É MAIS ANALFABETA. PARVOS…

  34. img
    suzi Responder

    Projeto salva vida de aves no Pantanal
    da Agência Folha,

    Dezenas de tuiuiús deixaram de morrer eletrocutados nos fios de alta tensão da rede elétrica, graças a um convênio firmado entre a Universidade Federal do Mato Grosso e a Rede Cemat (Centrais Elétricas do Mato Grosso), com supervisão do Ministério Público Federal.
    O Projeto Tuiuiú, iniciado em caráter experimental há um ano em duas áreas de risco no município de Poconé, consiste na substituição do fio central do sistema trifásico de distribuição de energia por um cabo coberto e isolado, protegendo as aves de choques. O tuiuiú é considerado a ave-símbolo do Pantanal. Tem até 2,20 m de envergadura durante o vôo. A distância entre os fios é de apenas um metro.
    O sucesso do projeto -desde a implantação, nenhuma ave morreu no trecho do teste, que antes registrava 25 mortes por ano- levou a empresa, neste mês, a estender a troca da fiação para todas as áreas alagadas do Pantanal.
    Além disso, o objetivo é apresentar o método para a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), num congresso em junho, para que seja utilizado por outras concessionárias.
    O professor Dalci Maurício Miranda de Oliveira, 42, do Departamento de Biologia e Zoologia da Universidade Federal do Mato Grosso, é o coordenador do Projeto Tuiuiú. Foi ele quem alertou o Ministério Público para a morte das aves há três anos.

  35. img
    Fala Serio Responder

    Meus senhores,

    Isso é brincadeira. Andam a gozar com este povo. Neste momento existe uma produção de energia muito maior que no mês passado e os cortes aumentam, querem nos dizer que os morcegos estão a causar estes cortes.
    É curioso que sempre que o ADI sai do Governo acontecem coisas estranhas neste País. Da outra vez foi a Grua da ENAPORT que se incendido de forma misterioso e o Gerador da EMAE que também incendeio-se de forma estranha e que até hoje ninguém consegue explicar. O Director de energia da EMAE não teve é esculhões para admitir o que se passa no seu sector, desmandos, cortes propositados, sabotagem a mando dos Senhores que se acham donos deste Paìs. Isto não é só na EMAE, acontece em quase todos os sectores do Nosso País, Os partidos políticos da oposição têm lá os seus soldados pronto a bloquearem as acções dos Governos. Isso é uma aberração e os técnicos nunca deviam compactuar com estas actitudes.
    Penso que os Jornalistas também deveriam prestar um melhor serviço a nação, investigando a verdadeira causa dos acontecimentos e não se limitarem a publicar absurdos como estes.
    Morcego são os que andam lá na EMAE a desviar óleo, gasóleos e negociar cortes e fornecimento de Energia.
    Não foi a minha intenção ofender ninguém, mas convenhamos que isso é de mais.

  36. img
    desta terra Responder

    O Osvaldo Abreu tem um merito nisto tudo.
    Com a sua gestão, ele cria as condições nas noites mornas de gravana para que os casais fiquem mais tempo a namorar a luz da lua, DEVIDO OS INTERMINÁVEIS APAGÕES.

    BRINCADEIRA, OSVALDO ABREU!

    Foi assim com a visita a pista do aeroporto internacional de STP, onde o ministro disse que em três meses as pistas estariam iluminadas.

    Este GOVERNO tornou o nosso país uma terra de FLASÓOOOOOOOOO.

    Que investimentos directo estrangeiro este país vai atrair se não tiver energia electrica?

    Osvaldo Abreu és jovem, se não consegues, demita-te!
    E dá lugar àquele que pode conseguir!

    • img
      desta terra Responder

      A onde é que já se viu os guêmbus a criarem apagões?

      Desde quando é que os guembus existem em STP?

      Desde o surgimento de STP que os morcegos existem.

      Só agora, com o Osvaldo Abreu é que estão a criar apagões?

      INCOMPETÊNCIA!

  37. img
    Cautela Responder

    De facto é muito estranha essa justificação dos morcegos, penso que há algo que o Director de energia não quer admitir,no entanto penso também que o Ministro de tutela deveria chamar responsabilidade ao director da EMAE para que o mesmo viesse dar uma explicação mais plausível. Não se entende realmente, como pode haver mais cortes agora que a produção de energia aumentou. Estão a esconder alguma coisa e é preciso que os cidadão saibam o que realmente está a acontecer na EMAE. Não se pode estar a brincar com as pessoas desta forma. O cidadão paga energia, mas é confrontado com cortes sucessivos e com prejuízos que ninguém assume, quando se sabe que há energia suficiente para fornecer de forma regular! Isso é um abuso

  38. img
    HT Responder

    常に同じです

  39. img
    Bragança Responder

    Caro jornalista,
    Muitas das vezes fiz critica pela forma como por várias vezes foram feitas noticias nesse jornal.
    Desta vez venho dar os meus parabens. Excelente a forma como esta feita a noticia. Cada um lê e tira as suas ilações, sem nenhuma tentativa de influência por parte do jornal.
    Obrigado.

  40. img
    Curagem Responder

    Sr. Ministro das Obras Publicas, demita essa cambarda de incompetentes que estão a frente da EMAE, em particular do sector de energia. Veja como as coisas estão a lhe cair em cima. si o Sr. Ministro não tomar decisão, o culpado será sempre o Sr. Não dê mais mama a esses delapidadores da coisa publica, seja firme e tenha mão dura com eles, antes que a historia o condene a si.

    Força e Coragem Sr. Ministro

  41. img
    Vitor Hugo Responder

    Esse senhores parecem mesmo morcego, ou nao

  42. img
    sonhador Responder

    hahahaha São Tomé está cheio de iluminados. Toda gente sabe tudo mas não sabe nada.

  43. img
    bostoner Responder

    os geradores ja nao foncionan ‘neste seculo 21 abram vista meus camaradas coisa e pais e nao quintal de cada um

  44. img
    Carlos triste Responder

    Este morcego chama-se Incompetência ataca qualquer hora e em geralmente nas Ilhas maravilhosas.

Deixe um comentario

*